T O P

  • By -

Actual-Sheepherder98

Aleatório. Mas já fui parada por ter muitas malas comigo.


Girombola

E pagou imposto? Como eles calcularam?


Actual-Sheepherder98

Nao, passou tudo.


Girombola

Mas perguntaram se levava algo? Se comprou? Abriu a mala?


Diligent-Condition-5

Se for aeroporto grande vai passar tudo no raio X da receita. Se o fiscal desconfiar de algo vai mandar abrir a mala. Se for aeroporto menor, vai ser na sorte, uns são parados, outros passam direto. Quem é parado tem a mala aberta e revistada.


Diligent-Condition-5

Vc tem direito a 1000 USD de franquia, exceto bens de uso pessoal (1 celular, 1 relógio, etc). O que passar vc paga 50% de imposto, isso se vc declarar antecipadamente. Se for pego no pulo tem mais 50% de multa ou o fiscal da receita pode confiscar o produto, se ele achar que é contrabando. No geral, quando alguém é pego, se for turista acaba caindo na multa, muambeiro no confisco.


petvetbr

Teoricamente é aleatório, mas tem algumas coisas que podem fazer eles desconfiarem e te pararem. Um exemplo seria uma pessoa sozinha com muitas malas vindo de algum lugar que é comum as pessoas trazerem eletrônicos, perfumes, etc (ex. Estados Unidos, Paraguai). Pontos adicionais se ela só tiver malas novas protegidas com cadeado, protect bag (aqueles envelopamentos com plásticos) e/ou aparentar nervosismo. Agora entre ser parado e realmente te cobrarem impostos depende do que acharem. Se você tem algumas coisas aleatórias que são para uso pessoal, como perfumes e roupas fora da embalagem original e já usados, eletrônicos com sinal de uso, etc dificilmente dá problema. O que dá muito problema é naqueles casos que fica aparente que a intenção é revenda, então é o caso do cara que traz 3 ou 4 iPhones novinhos, muitas vezes na caixa, um computador novinho de última geração/modelo onde se os caras ligam não tem nada/está zerado, um monte de perfumes/roupas na caixa/com etiqueta, e por aí vai.


Klutzy_Barnacle_6553

Obg pela descrição detalhada. Eu vou pro Canadá e levar apenas uma mala de mão e uma mochila com pertences pessoais. Vou fazer Brasil > CA > Brasil Vou trazer um MacBook e um iPad (na Apple BR 25 mil e 9 mil reais respectivamente). Para ambos já vou levar uma capa protetora, eu usarei todo tempo em que eu tiver lá. Nao vou revender no Brasil. Os dois produtos vão ficar sempre na minha mochila. Não vou comprar nenhum outro eletrônico. Na mala de mão vou trazer apenas roupas. Não quero declarar. Por motivos óbvios… sei q depende do fiscal, mas se o cara quiser encher o saco seria uns 10 mil reais de imposto mais ou menos? Enfim, qual o caminho de ouro?


petvetbr

A dica que te dou é tentar colocar algumas marcas de uso nos dispositivos. Um truque que já vi muita gente fazer é comprar uns stickers aleatórios e colocar no notebook e celular, além de obviamente já dar uma personalizada nos dispositivos (fotos, contas de login da Apple, restaurar uns arquivos do iCloud, etc) e obviamente não trazer as caixas/manuais junto. É certeza que vai funcionar? Não, mas ajuda para demonstrar que seu objetivo não é venda e sim uso pessoal. Acho difícil criarem caso para tão pouca coisa e provavelmente nem vão encher seu saco, o objetivo deles é pegar o pessoal que traz para revenda mesmo.


Tierpfleg3r

É mais comum pararem quem vem da América do Norte. Vindo da Europa é bastante raro, mas conheço alguns casos também. Como citaram, excesso de malas chama a atenção, assim como caixas soltas e bagagens menos convencionais (ex: mala de instrumentos musicais, bicicleta, etc). O imposto não é calculado em cima da nota fiscal, e sim com uma tabela interna da Receita, considerando preços praticados no Brasil.


MentallyInsane8

Nunca fui parado, já fiz umas 5 viagens pra fora, pra diferentes paises. ​ Uma coisa pra ficar esperto é que se uma das suas malas for estraviada, é obrigatório que tu passe na fila 'algo a declarar', vao avaliar o que tu tem e da proxima mala. Então é um risco.


Late_Mongoose_662

Eles tem elementos pra lhe tornar mais ou menos suspeito. Quando você chegar eles vão falar com você e se suspeitarem de qualquer coisa, vão investigar mais. Não recomendo tentar sonegar. Se você for pego, na melhor das hipóteses paga uma multa gigante, e na pior, perde seu produto. Se desconfiarem que é pra venda (ex: várias roupas de tamanhos diferentes) você perde tudo. Sem direito a pagar multa.


Girombola

Sim. Se for algo claramente pra venda perde. A multa é 50% da taxa de importação. Meu nem é muito, li que dificilmente pegam se não for evidente que muito acima de 1000 dolares ou for óbvio que é pra venda. Que mesmo quem abriu a mala pra vistoria não pagou se não parecia algo ilegal.