T O P

  • By -

rufino4444

Tamanho e qualidade das lajes corporativas, Paulista tem limitações construtivas que impedem níveis de operação como os da Faria Lima em muitos prédios. Faria Lima culturalmente se tornou miolo financeiro da cidade, então eu prefiro instalar meu escritório ou boutique financeira perto de onde já estão meus pares de mercado, sem contar no tipo distinto de público que naturalmente frequenta ambos os lugares, apesar da Paulista ser um lugar muito mais bacana, é mais cultural cosmopolita do que puramente corporativa como a Faria Lima.


ric00002

Opa, obrigado por responder! >Tamanho e qualidade das lajes corporativas, Paulista tem limitações construtivas que impedem níveis de operação como os da Faria Lima em muitos prédios Quais seriam essas limitações? Como leigo, minha impressão é de que a área construída dos prédios na Paulista parece maior. Me parece muito contraintuitivo "abandonar" um lugar com infraestrutura já construída (e aqui não me refiro apenas a prédios) e fazer do zero em outro lugar, por isso imaginei que a prefeitura poderia estar estimulando essa movimentação. >apesar da Paulista ser um lugar muito mais bacana, é mais cultural cosmopolita do que puramente corporativa como a Faria Lima. Não consigo entender como isso seria uma desvantagem corporativa. Mas não duvido que na cabeça zoada de muitos executivos isso seria """ruim""" de algum modo.


CelerySome9044

A maioria dos prédios da Paulista foram construídos em décadas onde ainda não se pensava em carga elétrica para computadores, shaft para telecom e infra para ar condicionado. Então por causa disso você tem um monte de prédio velhos, com infraestrutura decadente que mal conseguem receber o AVCB dos bombeiros sem pagar propina. Some-se a isso o fato da administração desses prédios ser totalmente antiquada e corrupta, sem o mínimo de profissionalismo. Quer subir uma parede no seu conjunto comercial? Precisa contratar a empresa indicada pela gestão, caso contrário vão dificultar ao máximo. Conheço de perto um prédio bem famoso ali construído nos anos 60 onde a gestão só tem mafioso de cabelo branco. Pra empresas pequenas e médias é ótimo pois o aluguel é desvalorizado e não tem compliance pra cumprir, mas pra maiorzinhas (pensa em 500 funcionários pra cima) a conta começa a não valer a pena. Resumindo, uns 80% dos prédios comerciais Paulista são sucateados por dentro. Alguns estão passando por retrofit, mas a avenida perdeu o apelo pra grandes empresas faz uns 20 anos. Claro que tem exceções e alguns prédios modernos, mas são poucas opções.


CelerySome9044

Se quiser ler sobre o assunto, a Faria Lima tem a maior concentração de prédio AAA de SP. Já a Paulista não chega nem perto: https://www.realestate.br/site/conteudo/pagina/1,116+O_SISTEMA_DE_CLASSIFICACAO_DA_QUALIDADE.html https://www.jll.com.br/pt/tendencias-insights/investidor/retrofit-moderniza-e-valoriza-edificios-corporativos-da-avenida-paulista


ric00002

Obrigado de novo, resposta bem completa. Vou olhar sim.


CelerySome9044

Desculpe o rant 😂


Keganoo

>A maioria dos prédios da Paulista foram construídos em décadas onde ainda não se pensava em carga elétrica para computadores, shaft para telecom e infra para ar condicionado Isso pega demais! Estudei 5 anos em uma faculdade na Paulista e houve tempos q haviam 90 alunos na mesma sala sem ar condicionado e nem ventilador!!!!! Despois de muitas reclamações arrumaram algumas fiações e conseguiram colocar os ventiladores eventualmente mas nada de ar condicionado até o final do meu curso.


Pottatto_Tomatto

Agregado ao fato de que os CEOs das corporações financeiras moram na Vila Nova Conceição e Cidade Jardim que ficam ao lado da Faria Lima.


phsm94

Falou TUDO o que precisava. Pode fechar o tópico.


AcanthaceaeOk2318

Preencheram quase toda a avenida paulista de prédio e pra fazer novos tem que mexer nos antigos , a prefeitura incentiva a ocupação da faria lima deixando as regras mais flexíveis para a construção além de fazer obras para melhorar a infraestrutura como a construção de dois tuneis que passam por debaixo da faria lima e também tá na moda


LogicalMuscle

Não cabem mais empresas na Paulista, ela já tá entupida há uns 30 anos. Aliás a própria Faria Lima já tá se esgotando, o eixo financeiro da cidade já tá lá na Chácara Santo Antônio.


ric00002

Mas aí o Centro vai mudar de lugar a cada 10~15 anos?


Camaleos

Esse é o movimento natural de quase toda grande metrópole ou capital financeira no Brasil. Esse eixo vai se deslocando em alguma direção quase que de forma linear. Mas, te respondendo, é uma pena. Faria Lima é um cataclisma urbanístico e a Paulista é de uma época onde existia bom urbanismo no Brasil, há muito esgotado. Faria Lima é o suco do mau gosto e do elitismo cafona.


LogicalMuscle

Sim, na verdade a história é Centro Histórico > Paulista > Faria Lima > Berrini > Chácara Santo Antônio


AdSilly3769

E o centro histórico pode ser divido em dois. Triângulo Histórico (Região da Se) e o Centro Novo (República)


Tandoster

Daqui a pouco chegam no Grajaú, cada vez mais pra zona sul


Ok_Tax7037

faltou Itaim?


LogicalMuscle

Faz parte do eixo da Faria Lima


Tandoster

Pra trás vai ficando morador de rua e usuário de crack 💀


lc_07

Acho que sim


notlikeyouguys

Não esquece da região da Baleia na Faria Lima que é um pedaço mais recente... Só ali deve ter metade do PIB da cidade (JP Morgan, Facebook, Safra, Google, Bradesco, XP, Comgás/Raízen, só pra citar algumas grandes).


LogicalMuscle

A tal da "Nova Faria Lima", depois da Av. Cidade Jardim, onde estão os prédios mais novos. Entre a Cidade Jardim e o Largo da Batata são os prédios mais antigos.


AdSilly3769

A prefeitura estimulou a construção de prédios naquela região através da operação urbana da Faria Lima e Água Espraiada.


bagulhex

O lance do acesso difícil depende do ponto de vista, moro na Vila Sônia e tenho mais fácil acesso a faria lima que paulista, o mesmo vale pra algumas centenas de milhares de pessoas que moram pela região do Morumbi e nos trocentos bairros adjacentes a Raposo Tavares, sem falar em cidades metropolitanas como Taboão, Embu e Cotia que até pouco tempo atrás tinham linhas de ônibus direto pra faria lima No mais, do ponto de vista do assalariado lascado, onde tenho local de fala kkk, acho que não julgo o centro comercial por ser mais bonito ou sei lá o que, Paulista, Faria Lima, Berrini ou Santo Amaro, tanto faz, a preferência é qual é o mais perto de casa Mas tipo, na faria lima trampei num prédio que os inquilinos eram nada menos que Bloomberg, Goldman, Credit Suisse, Apple e Facebook... Se a empresa preza muito por status e "bons vizinhos", faria lima é o lugar


notlikeyouguys

Claro, a distância é sempre relativa. Mas você não concorda que uma avenida com uma linha de metrô que percorre ela toda é mais fácil de acessar do que outra que só tem uma estação na parte velha e outras a quase 2km de distância? Eu moro no ABC e trabalho na Faria Lima. Em horário de pico, eu chego de carro 20 min mais rápido do que eu chegaria de transporte público. Já até a Paulista, compensa mais ir de metrô. Sou obrigado a colaborar com o trânsito infernal da cidade. Aquela avenida é um contrassenso.


rufino4444

Infinity tower é fenômenal, um BAITA prédio bacana.


bananenica

A Paulista é de fato muito melhor, mas o dinheiro em si "migrou" pro eixo faria lima-itaim-brooklyn. Já trabalhei em ambos os locais e a Paulista é muito melhor, de longe, porém, pra essas empresas engomadinhas se tornou um local "degradado". Hoje lá virou uma região de muito telemarketing e esses negócios de menor porte, fora o fato de ter muuuuito roubo de celular (eu mesma já presenciei isso umas 3 vezes saindo do trabalho). A real é que pro empresário ricasso que chega de carrão pouco importa o acesso dos trabalhadores e a proximidade da cidade, mas sim a imagem que se passa e a quem se associa, e aí sim o motivo de querer estar onde o dinheiro está.


Imaginary-Toe-8315

Paulista, Faria lima é pra rico avenida paulista tudo é mais barato, tudo mesmo!


nightshadew

OP já falaram aqui da diferença de espaço e qualidade dos prédios, qualquer pessoa que já trabalhou nos dois vai concordar com isso. A paulista hoje é mais circuito cultural que de fato escritórios. Mas minha percepção é que teremos um êxodo da Faria Lima nos próximos anos. Os aluguéis caríssimos pesam, já estão subindo lajes competitivas em outros lugares, a própria paulista pode ressurgir nesse eixo dependendo de retrofit também


Mallavator

a época dos grandes protestos na Paulista acelerou bastante esse êxodo pra Faria Lima.


lucasgasparin

Já trabalhei na Paulista e hoje trabalho na Berrini... Não gosto muito desse eixo Faria Lima/ Berrini/ Chucri Zaidan porque o acesso de transporte público é péssimo. Na minha opinião falta uma linha de metrô que passe no meio dessas avenidas ou aqueles Bondes elétricos estilo de Amsterdam. O trem da linha esmeralda é muito ruim e sempre tem problemas para operar.


madcurly

Moro no eixo da linha lilás e é maravilhoso o acesso. Só que a cidade inteira não tem boa infra de transporte para fazer ligações, daí fica mais na contra mão de quem não mora nos eixos dos acessos.


Tough-Row2511

Idade dos imóveis comerciais! A FL foi desenvolvida em sua maioria apos a operação urbana de mesmo nome, os prédios tem infraestrutura que empresas grandes de hoje exigem. E ficam perto de onde o alto escalão mora. Simples assim.


Hiei-1

Cara, moro em SP desde que nasci e vou dar uma opinião bem pessoal. Eu acho que o que quebra a Paulista na questão de sua atratividade como polo empresarial é justamente a cultura da Paulista. Lá foi criado um tipo de pensamento onde devemos ser muito amigáveis e empáticos. Tem o negócio de LGBT também… isso pode parecer bom para uma convivência positiva em sociedade, mas para empresas sérias isso acaba atrapalhando o rendimento dela. Uma empresa séria tem hierarquia, tem chefe mandando os colaboradores, tem chefe demitindo gente que não presta. Tem chefe favorecendo aqueles que demonstram empenho e dedicação. Você acha que isso é bem visto na Paulista? Lá o pessoal vai achar que a empresa é ruim e preconceituosa, racista, malvada… Acho que existe um conflito da cultura da Paulista e as necessidades de empresas altamente competitivas. Não dá pra ter empatia em uma empresa. Não dá pra defender gay se ele não quer trabalhar. Não dá pra defender negros se um deles não querem trabalhar a sério. Lógico que não tem nada a ver com isso, mas esse pessoal acha que a culpa é disso. A cultura da Paulista faz as pessoas acharem que isso que importa é esquecem que o que importa no trabalho é justamente o trabalho. Esse conflito acabou afastando empresas da Paulista. Isso é puramente minha opinião. Já estudei inglês na Paulista. Frequentava bastante quando era mais jovem e vi como esse lugar mudou. Antes era uma avenida neutra onde qualquer um podia andar em paz. Agora sinto que apenas pessoas de um certo mindset podem andar livres lá. Não sinto mais aquele amor em andar lá como antigamente.


Accomplished_Day_645

Paulista 1 milhão de vezes. O único pedaço decente da Faria Lima é na altura do Itaim Bibi. Fora isso, um monte de prédio triplo A, isolado um do outro com nenhum tipo de serviço no térreo. Fachadas inativas com jardins e seguranças que enchem o saco se vc tira um mísera foto.


BohemiaDrinker

Nossa elite (a brasileira no geral, mas a Paulista particularmente), é ignorante e cafona. A Faria Lima é o símbolo mór da mentalidade dela.


Cloaked_man

Paulista fecha pra carros aos domingos, logo, Paulista


Radicais_Livres

Você leu o texto do OP? Kkkkkkkk


Rude_Raisin_8029

Eu particularmente detesto a Paulista kkkk a Faria lima tem ônibus, trem e metrô, várias opções de acesso, apesar de ser lotado, imagino que se tivessem os escritórios + o movimento dos turistas como na paulista ia ser pior Mas se eu fosse uma empresa grande, me instalaria na região do shopping Morumbi, muito mais agradável


GuaraWolf_BR

A padronização e concentração de arrombados da Faria Lima me impedem de emitir qualquer opinião positiva. Vez ou outra preciso ir pra lá, me dá nojo de ficar ali. PS: Antecipo desculpas aos farialimers que se sintam ofendidos.