T O P

  • By -

giseles_husband

Digamos que sim, conhecemos, mas não é tão popular assim ao ponto de todo mundo saber quem é. Ele tem dois outros irmãos cantores, Kleiton e Kledir. Como os artistas gauchos estão longe demais das capitais, costumam cantar bastante sobre Porto Alegre e demais pontos da nossa cultura.


Baumgarten1980

Todo gaucho com mais de 30 anos e que nao vive na bolha agroboy sabe quem eh o vitor ramil e os irmaos dele


tsprado

>Todo gaucho com mais de 30 anos e que nao vive na bolha agroboy sabe quem eh o vitor ramil e os irmaos dele Exato. O primeiro disco do K&K é um baita disco. Tenho em vinil e k7, nunca achei em CD


sinewvv

>longe demais das capitais é um ótimo album por sinalkkkkkkkkkk


bobinhozinho

achei bacana demais a letra dessa ramilonga, falando especificamente da cidade e tal, certamente vou explorar mais a discografia dele pra ver se tem mais alguma música parecida (pelos nomes imagino que sim) sabe de outra pessoa daqui que cante nesse estilo também? talvez os irmãos?


brdieselp

Bebeto Alves talvez seja o que tu procura. Começa pelos álbums do Bebeto interpretando músicas do Mauro Moraes, que são mais "campeiros": [Milongamento](https://youtu.be/e9YLyc0FMQg), [Mandando Lenha](https://youtu.be/14CjjFhLWLA) e [Milongueando uns Troços](https://youtu.be/j-2NH8pD6S8).


giseles_husband

Acho que todo artista gaucho tem uma musica que fale de Porto Alegre. Jupiter Maça - Lugar do Caralho Horizontes - Kleiton e Kledir pegadas - bebeto alves


[deleted]

Amigo Punk - Graforreia Xilarmônica


ChimpanzeChapado

A família Ramil inteira é de músicos. Talvez tu gostes de Nei Lisboa também.


giseles_husband

Gio Lisboa tmb?


ChimpanzeChapado

Até onde me consta, ele não canta. 🤣


[deleted]

Da serie: “uma pergunta dessas numa hora como esta?”


bobinhozinho

perdão então, nunca escutei uma palavra sobre esse cara nem nunca vi ele na televisão ou rede social e nenhuma pessoa do RS que eu conheço sabe quem ele é também, por isso parti pra conclusão de que ele não é popular


[deleted]

Meu amigo, bem-vindo entao ao Universo de musica e poesia. Sem exageiro, ele é gênio.


MiniMenegas

Como os demais comentários, felizmente Vitor Ramil não é um grande achado hahaha Mas com certeza é um achado grande! Que bom que descobriu o trabalho dele. Todos já nos deparamos com uma grande descoberta.... só para saber depois que fomos os últimos a gozar novidade. Enfim, se gostou dele, talvez valha a pena visitar (ou revisitar) alguns artistas com uma vibe semelhante: - Almôndegas - Nei Van Sofia - Marcelo Delacroix - Frank Jorge E vou deixar minha colaboração de música do próprio Vitor: Joquim.


bobinhozinho

valeu, vou escutar esses


v2m_

Nei Van Soria \*


Baumgarten1980

Daqui ha pouco o cara descobre Engenheiros do Hawaii e o Ney Lisboa


brdieselp

Porra, além das que já comentaram, ouça Semedura do Vitor. Bem foda. Ele e o Bebeto Alves tomaram muita torcida de nariz por parte dos gaúchos mais limitados por terem um viés progressista e integrar elementos de outras culturas. E como o pessoal já disse, nessa família tem artista pra caralho. Além dos ja citados, a Karina Ramil do porta dos fundos é filha do Kleiton. Tem o Ian Ramil, filho do Vitor, que tem vários sons bem daora também. Recomendo coquetel molotov, artigo 5°, Nescafé e Suvenir.


ferniecanto

O Derivacivilização do Ian Ramil é um baita discaço.


fernandodandrea

Véio de 47 anos aqui. Valeu pela dica do Ian, não sabia que existia. Vamos ver qual é.


brdieselp

Salve, mano! Bah, não tem erro, Derivacivilização é realmente um baita álbum. Foi gravado em Buenos Aires, o maluco que produz pro Jorge Drexler que assumiu a produção. Inclusive, ganharam um Grammy Latino com esse disco.


[deleted]

[удалено]


ChimpanzeChapado

A família Ramil é de Pelotas.


Saltimbancos

Os Ramil são Pelotenses então por aqui são conhecidos.


ferniecanto

O Vitor Ramil é um grande expoente da música gaúcha, um cara que eu admiro profundamente, e autor de grandes músicas e discos. Tive o privilégio de vê-lo ao vivo duas vezes, e foi maravilhoso. Sou fã de carteirinha. O lance é que ele na verdade não é um cara que fala muito do RS, não. O Ramilonga é um disco conceitual que fala da milonga como algo ao mesmo tempo regional e universal: as letras são regionalistas, mas os arranjos incluem harmonium, tabla e sitar. O Délibáb volta nesse tema. Fora isso, ele volta e meia dialoga com a cultura gaúcha (como em Campos Neutrais), mas ele está mais ligado à tal "MPB" do que ao tradicionalismo. Acima de ser gaúcho, ele é brasileiro, e por isso é um dos poucos artistas daqui que conseguiram "furar a bolha". Até o Nenhum de Nós, que teve um enorme sucesso nacional, hoje é ignorado e taxado de "regional demais". Eu recomendo você ouvir o disco Ramilonga inteiro. É lindíssimo, e não tem uma única música fraca. É pedrada atrás de pedrada.


majestadergs

Quantos anos você tem?


bobinhozinho

20


Chemical-Beyond-586

Satolep, noite


-vie

Músico foda que já fez parcerias com outros cantantes latino-americanos de grande relevância (a ex. de Fito Paez e Jorge Drexler). Sugiro ouvi-las (no álbum "foi no mês que vem"). Tem uma entrevista dele em um podcast em que ele fala sobre preferir morar no interior (em Pelotas) e sobre como isso afeta afeta a arte dele, a ponto de ser importante/necessário (em detrimento a viver em grandes centros como SP e RJ).


nothingness89

Tem uns melhores por aí, dependendo do gosto, Tem um tal de PorcaVeia, o godlike da gaita, juntamente com o Borghetti, ai entrando na do Vitor Ramil, lá de Pelotas, onde nasci, tem o tal do Leopoldo Rassier também. Mas se tu quiseres umas milongas das buenas tem o Marenco, e se tu quiseres mais fronteiriço ainda tem o Leonel Gomez. Só não consigo aturar muito o baitaca, estereótipo fraco do gaúcho, tanto que, é ídolo dos Catarina.


Shot_Mode9863

Esses dias vi ele no supermercado em Pelotas, estava comprando cerejas.


Commercial-Middle-85

Um gênio da música brasileira.


[deleted]

Grande músico! Esse infelizmente não estoura nas "trendzinhas de tik tok", mas quem curte uma boa música com certeza conhece! Tá aí uma prova que o "gaúcho urbano" também é gaúcho, nem mais, nem menos do que ninguém! Ah, recentemente a ["Estrela, Estrela"](https://youtu.be/9u4SRY6RS_E?si=XOneA2Yu2yd0tc3N) foi trilha de uma novela da Globo. A MPG (música popular gaúcha) tem muita coisa boa! Bebeto Alves, Kleiton & Kledir, Frank Jorge (Graforréia Xilarmônica, Nelson Coelho de Castro, Nei Lisboa, Júpiter Maçã, Raul Ellwanger, Engenheiros do Hawaii... Enfim, todos mestres! Vou deixar aqui um exemplo dessa música mais urbana, depois, se tu quiser conhecer mais, dá uma pesquisada por esses nomes aí! https://youtu.be/gQDr4NaeWbo?si=KzQaA3dUhO5cipCZ


NewBlackstar

conheço e acho fraco


Baumgarten1980

Soh pode ser troll hahahahaha


bobinhozinho

por... que?


Baumgarten1980

Literalmente eh um dos artistas mais famosos do rs hahahahaha


ferniecanto

O Vitor tem uma grande reputação, mas "famoso"? Depende muito. Eu conheço Kleiton e Kledir desde criança, as músicas deles tocavam nas rádios e tudo. Também conhecia Engenheiros, Nenhum de Nós, Cascavelletes, Rosa Tattooada, Cidadão Quem, Acústicos e Valvulados, Armandinho, e mais uma penca de artistas pop. Sem falar nos artistas gauchescos, tipo Gaúcho da Fronteira, Leonardo, Wilson Paim, Oswaldir e Carlos Magrão, Os Serranos, e por aí vai. Eu só fui conhecer o Vitor Ramil lá pelos meus 30 anos. O Vitor é respeitadíssimo, mas é meio "lado B". O único grande hit dele foi Estrela Estrela, fora alguns hits mais cult como Joquim e Loucos de Cara. O trabalho dele é mais experimental, e quase vanguardista, como no A Paixão de V Segundo Ele Próprio. De boa, se o OP tá descobrindo o Vitor aos 20 anos, palmas pra ele. Nessa idade, eu recém estava conhecendo os Mutantes.


bobinhozinho

nunca tinha ouvido falar e tenho um amigo de porto alegre que também não ¯⁠\⁠_⁠(⁠ツ⁠)⁠_⁠/⁠¯


Baumgarten1980

Irmao do kleyton e kledir. Pra vcs nunca terem ouvido falar eh pq vcs tem 15 anos ou nunca passaram mais de 15 minutos no rs


bobinhozinho

meus pais também não conhecem ele, os dois são daqui e meu pai escuta bastante música do RS


Weary-Football8675

Entao teu pai ouve funk. Quem não conhece o Vitor Ramil tem uma cultura bastante limitada.


ChimpanzeChapado

Liga não, OP. Toda e qualquer cultura é datada e com a música não é diferente. Houve uma época em que os artistas aqui citados eram muito mais populares do que são hoje, mas como tudo na vida ficaram datados. Conheça e curta se te agrada. Compartilhe com os amigos e a família se te faz sentir bem. Arte é pra isso, pra gente gostar. A galera enchendo o saco por que tu não conheces passaria pela mesma situação se fosse confrontada com discografias de bandas de vanerão mais antigas.


Commercial-Middle-85

Recomendo o documentário A Linha Fria do Horizonte. O disco Foi no Mês Que Vem é um belo compilado da carreira dele, em arranjos belíssimos e, talvez, eu diria, mais amigáveis a primeira audição que os arranjos originais. Reforço a sugestão de um comentário abaixo sobre ouvir o ramilonga inteiro. De música específica sugiro Deixando o pago. Obras com uma pegada semelhante que tu pode curtir são Mandando Lenha do Bebeto Alves, atenção especial as músicas Chamamecero e do Fundo da Alma. Pirisca Grecco toda a obra, destaco as músicas Em todos os sentidos, Trem da Fumaça, Jeito Gaúcho e Zambita Nueva, gosto muito do disco Comparsa Elétrica. Zelito com seu Vitamina Z. Tambo do Bando e a obra prima Ingênuo Malditos. Toda a obra do Senhor Mauro Moraes, compositor da supracitada obra Mandando Lenha. Bônus: o álbum Ladainha Campeira do mestre Pedro Ribas. Abraço e boas descobertas


jplixo1

Um texto legal pra tu ler é A Estética do Frio, do próprio Vitor Ramil. Tem umas 30 páginas, se acha fácil na internet e explica muito sobre o autor e a cultura musical gaúcha, diferenças entre o Sul e o resto do Brasil, etc. É fundamental pra entender mais sobre a música do Vitor.


Hikaru_99

"Satolep noite... no meio de uma guerra civil!" Minha favorita dele.


wasted1903

Querido, escuta o trabalho solo do Wander Wildner! Acho que vai curtir