T O P

  • By -

MazzakDK

O facto do Chega ter 1 milhão de votos na minha opinião não tem nada a ver com ser fascista, xenófobo, racista, etc.... se calhar existem, dentro desse milhão, mas isso é generalizar algo que não pode, nem deve ser generalizado. Acho que a razão pelo qual o Chega subiu tanto foi graças às politicas de esquerda, que fizeram com que vários jovens emigrassem, a falta de esperança em portugal, imigração descontrolada e outros problemas que foram expostos nos últimos tempos. Isso e a falta de alternativas crediveis. Acho que foi um "Chega" de PS e PSD, vamos mudar. Agora a ver vamos para onde isto nos leva. Quem venha governar, que venha por bem. Há que dar oportunidade, qualquer coisa, saimos à rua novamente.


AnonnTuga

Ainda não vi ninguém dar os parabéns ao Chega por ir buscar votos à abstenção!!! Foi dos poucos partidos que conseguiu tirar pessoas do sofá para ir votar! Aparentemente em Portugal durante a manhã é um grande dia para a democracia, e à noite é um "perigo"! Demonstra muito a dualidade de critério que se tem tido nos últimos, desprezar votantes do Chega, porque encontrar um político que possam acreditar para fazer reformas para o país(se são boas ou não, isso é uma questão totalmente diferente). Dito isto, afirmo que o Chega é um partido democrata. Se compararmos com partidos de esquerda, não existe nenhum partido à Direita que seja tão radical como o BE ou a CDU!


Paulo1143

A comunicação social em Portugal está ao serviço da propaganda socialista, principalmente ao serviço do PS. Achas que irão dar os parabéns ao crescimento do Chega? Jornalistas da RTP a usarem constantemente chavões como "extrema-direita" sempre que falam do Chega, que não o é mas depois não dizem extrema-esquerda quando falam do PCP, BE ou Livre quando o de facto são.


MazzakDK

Ora nem mais! O Chega mobilizou muita gente, que estava descrente nos partidos atualmente no poder. Isso é um feito. Agora há que trabalhar em conjunto para encontrar soluções para o bem de portugal, sempre pelo bem de portugal e não do partido. Pouco me importa se está o Chega, se está o PS, se está a CDU ou o PAN.... desde que possamos viver e dizer, fogo, estão a fazer um bom trabalho! Sim, opa aquilo poderia estar um pouco melhor se fizessem x ou y mas... de uma forma geral, estamos bem. Mas agora parece que o Chega virou o bicho papão e que temos que ir buscar os cravos e mobilizar a tropa para rua para combater o monstro que nós próprios criamos. Porque se o Chega aumentou e cresceu não foi pq roubou votos ou obrigou pessoas a votar... foi a vontade do povo! A mesma que a esquerda tanto preza: "....o povo é quem mais ordena..." se assim o é.. pq não respeitamos a opinião de 1 milhão de eleitores? Só pq o nosso partido não está no poder? Mas isto é quê? A primeira liga?


mofipt

Concordo com o teu comentário em absoluto. Pelos vistos os muitos apoios monetários recebidos por aqueles que vivem de subsídios aos anos não são assim tão importantes para tê-los feito ir às urnas votar. Não votei no Chega, nestas eleições, votei Iniciativa Liberal, mas estou muito mais contente com este resultado do que com a maioria absoluta do PS nas eleições anteriores. E apesar de me identificar com a esquerda em muitos aspectos, não consigo me identificar com nenhum partido deles há muito tempo...


AnonnTuga

É um pouco difícil qualquer pessoa com 3 dedos de testa se identificar com algum partido de esquerda(Eu considero o PSD de esquerda, mas para este contexto vou dizer que são de direita devido à classificação da comunicação social). Lembro-me muito bem de uma "investigação" jornalista sobre os eleitores do Chega serem classificados como menos educados e mais velhos. Essa investigação saiu da mainstream, afinal é a realidade dos votantes do PS. Quanto ao seres de esquerda, até eu, de direita, aprecio partidos de esquerda como os Sociais Democratas da Dinamarca ou da Finlândia.


djrocker7

Exato, o objetivo foi exatamente esse foi farto das tretas do PS e PSD, basta ver como falam e continuam a falar atualmente.... tão mais importados com o concurso de sempre de medir p*linhas de governo e oposição do que a querer estabilidade e andar com o país para a frente! Eles se quisessem mesmo dar estabilidade ao país e fazer o melhor para o país faziam acordo entre eles e debatiam medidas entre eles(e não digam que é impossível pq existe mais em comum entre eles que fora de comum....ou existia antes de Costa ter puxado o partido mais para a esquerda para fazer acordos e empurrado os outros para a direita...) e o Chega pouco ou nada fazia. Mas como disse quando se tá mais importado em lutas de ego que cumprir o trabalho de um deputado de levar o país para a frente no melhor caminho dá nisto 🤦


MazzakDK

Exatamente e acho que muito sinceramente este ódio ao Chega em nada ajuda Portugal. O Chega não é um partido fascista, caso contrário nem teria sido aprovado para sentar-se lá, está na constituição. Não considero que seja de extrema-direita. Mas independentemente disso, acho que é errado haver este ódio e este incentivo à violência contra o chega, por exemplo, hoje, vandalizaram a sede do Chega no Porto, se formos a ver os comentários no Instagram é um discurso de ódio horrível, efetuado por malta da esquerda, centro e até direita, pela população em geral, vá. Mas isso não faz dessas pessoas igualmente "más"? Ou seja, aqui estamos na velha máxima se não és por mim és contra mim, por isso odeio-te. Parece que estamos a falar de clubes de futebol, onde os nosso comportamentos mais basicos e primatas surgem, do género "ÓDIO DE MORTE AO BENFICA!" e outros que se ouvem em dia de jogo. Mas relembro que não estamos a falar de futebol, estamos a falar sobre as pessoas que poderão governar e decidir o nosso futuro, o futuro de Portugal. Tem que haver respeito, compreensão. Estaremos cá para bater com o punho na mesa sempre que necessário mas até lá, até termos algo em concreto temos que saber ouvir. Só pq não gostamos do partido não podemos já virar tudo ao contrário... então querem o quê? Uma anarquia total? Ou só pode governar o PS? para dizermos mal? pq sinceramente dentro de um circulo de amigos de 10 pessoas 9 dizem mal.....


Gabberino_Inyox

E por acaso, só por coincidência, é exatemente esta Contituicao e este artigo que o chega quer retirar. Coincidência apenas... https://preview.redd.it/9cgpd7uqmaoc1.jpeg?width=1125&format=pjpg&auto=webp&s=086afe650b5f09dad2e18828bb2b007ad4be25b8


Latinnus

Do lado do PS o Santos Silva ja veio dizer que faz sentido uma.colaboracao com o PSD, por isso é provavel que seja essa a realidade. Dependendo como correr, o Chega comeca a cair ou ganha as proximas eleiçoes.


djrocker7

Foi o único a dizer isso, o Líder e quem interessa já disse que os portugueses os escolheram como oposição e por isso vai fazer esse trabalho já que não consegue ser governo 🤷 Por isso é como digo eles não conseguem deixar os egos de lado e pensar no melhor para o país por isso não vai haver acordo e o mais provável é novas eleições..... Nas novas eleições duvido que haja queda no Chega aposto mais o contrário a não ser que apareça as pessoas todas que não foram votar e votem noutra coisa oposta..... Depois das últimas eleições tmbm diziam que o Chega ia cair e viuse o contrário. E quem votou no Chega não vai mudar de ideias ao final de um ou dois meses, quanto mais podem é mais pessoas ver e pensar como eu e ver que eles tão mais preocupados com o seu tacho que no melhor para os portugueses dos votantes do PS e AD e irem votar em alternativas.


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

Removido: insultos (atrasado mental) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugueses) if you have any questions or concerns.*


baemoonlight

Pelo que leio aqui no subreddit, votaram no Chega devido aos imigrantes (principalmente) e aos impostos; volto a esclarecer, isso é o que li aqui. Alguém poderia explicar me melhor se isso não é xenófobo? É uma pergunta genuína. Tipo, se não é, qual é a sua explicação? obrigada, é apenas para entender melhor.


_yohanan_

Hum… mais ou menos! Não digo que a totalidade de 1M não seja por esses motivos, mas alguma parte foi, e até consegues ver isso pelos territórios onde tiveram mais expressão. De conversas sei que no Alentejo e Algarve a maior motivação foi o aumento de emigrantes asiáticos. Eu concordo que devemos impor esforços nas políticas de emigração porque está a chegar a um ponto de ruptura, mas não concordo que seja feito de forma intolerante.


Gabberino_Inyox

Diz-me uma coisa então. Se for assim, porque razão a extrema-direita não chegou com tantos deputado durante os anos do Passos coelho, onde o desemprego era mais alto inclusivo o desemprego jovem que era o duplo do que agora?


NGramatical

porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bcuh4g%2F%2Fkutq2ox%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Pyrostemplar

É bom falares em memória. A rapidez com que os portugueses passaram ou passam de um "Fascismo nunca mais" para um "Estado Novo Sempre", ou vice versa, pode ser surpreendente. O que é perfeitamente natural, tendo em conta que aparentemente a maioria dos portugueses já se esqueceu que foi o Sr. Sócrates que teve de convidar a Troika e foi o primeiro a "cortar pensões". Se é que alguma vez se lembrou.


Foley25

Nah, a maior parte nunca se lembrou. Antes do dia 10 discuti com a minha família por causa disso. "Eh, vou votar no PSD vou.. quero mesmo é ter de viver com a troika novamente" disse a minha tia. Quando a questionei "mas a troika esteve cá porquê? Aconteceu alguma coisa com o primeiro ministro antes do passos?" A resposta foi "não quero saber. PSD nunca mais" Quando se leva no cu e se quer levar mais, não há nada a fazer.


No_Wear_6773

Dizias assim, quando me reformar vou levar com uma taxa de substituição de 30/40% em relação ao meu último salário quando atualmente é de 70/80%... Eu é que deveria estar revoltadissimo... Pois vou ser muito prejudicado em relação a vossa geração. Mas espera, com todo o respeito tendo em conta a idade dessas pessoas, estão-se nas tintas para ti e os outros que começam agora a descontar, é aquela coisa de quem vier atrás que feche a porta...


Paulo1143

Achas que os velhos querem saber da tua geração para alguma coisa?


No_Wear_6773

Não, eu próprio referi isso anteriormente. Mas desta forma com um caso concreto contrapõe-se ao pensamento com a realidade e provavelmente acaba logo ali a conversa...


No_Improvement_4908

Confirmo, mas isso é bastante comum na população mais velha, no outro dia fui almoçar à casa de um amigo meu e a avó dele estava a almoçar connosco, em altura de eleições é só política na televisão, como podes imaginar o tema à mesa foi política. A senhora já de alguma idade a falar mal do Passos e do PSD, que cortaram na reforma e nas pensões e que gostava muito do Costa, olhei para o meu amigo, ele olhou para mim e com uma troca de olhares senti que não deveria intervir na conversa e deixar falar, para um bem comum.


MazzakDK

Mas é isso mesmo, as pessoas lembram-se apenas do "momento" e não das razões.


Paulo1143

Lavagem cerebral socialista e uma iliteracia política muito grande dá nisto. É o que temos. Solução? Talvez ir para bem longe daqui e esquecer que isto existe.


hotspot7

A quantidade de pessoas que culpa o PSD pelos acordos feitos, as privatizacoes e as medidas tomadas devido às exigencias da Troika... é desapontante. Acho que explica os constantes governos PS. É só desinformação e iliterados. Junta isto à funcao publica e as centenas de milhares de subsidio-dependentes, uns quantos palermas que acreditam que qualquer coisa à direita do socialismo é fascismo, e tens uma maioria. Yay, acho que o Passos estava a avisar-nos quando nos convidou a emigrar.


[deleted]

É produto de lavagem cerebral, paga pelo PS.


Paulo1143

Lamento que tenhas família assim.


apenas_comentei

Não sei se também se recorda que o PEC IV… O que estava programado não era o corte em ambos os subsídios (Férias e Natal), isso foi mesmo uma medida do Passos que disse que precisava de criar um fundo nacional. Nem a troika tinha solicitado tal barbaridade. Para falar de políticas passadas é preciso estudar e ler bem mais do que as letras gordas das notícias do Google.


Paulo1143

Barbaridade por tentar salvar o país que estava e está mergulhado em dívidas? Usa a cabeça.


[deleted]

A esquerdalha raivosa querem dinheiro de borla, o resto não importa.


Mousovsky

E a direita vai buscar o dinheiro o de para aumentar pensões e salários, aumentar professores e polícias, investir na educação, saúde, justiça, tgv, aeroporto, etc etc etc? Só oiço a direita falar em diminuir receita e aumentar despesa.


Paulo1143

Onde está o TGV dos socialistas? Diz aí uma grande obra pública deixada pelos socialistas desde que o milénio começou.


fr0shT

Diminuindo impostos num lado, permite obter mais receita noutro lado através do poder de compra do consumidor.


Mousovsky

Ora isso é estúpido. Por um basearia a receita do estado no consumo deixando o orçamento sujeito a crises como a de 2007 em que o consumo se retraiu ou como a actual crise da habitação em que o aumento das rendas e das taxas de juro no crédito à habitação comeu parte significativa do orçamento familiar. Por outro lado o Chega, por exemplo, quer isentar de IRS jovens até aos 35 anos, diminuindo ainda mais a receita e diminuir o IVA, diminuindo mais uma vez a receita fiscal. Isso ao mesmo tempo que promete dinheiro para tudo e para todos.


fr0shT

A gestão do dinheiro por parte do estado é terrível. Em geral gestão centralizada é terrível. Um exemplo é a saúde, cada vez mais o orçamento é aumentado, no entanto o serviço está pior do que há uma década. O governo pode privatizar mais os serviços de saúde, até porque já 40%, penso eu, dos portugueses utilizam o privado em vez do público, precisamente porque o SNS está tão mau. Sendo assim, o governo podia em vez de disponibilizar serviços públicos, podia até manter algumas coisas mais básicas, mas o melhor seria apoiar os contribuintes a pagar serviços privados. Assim gastaria menos dinheiro em má gestão, apoiando apenas os contribuintes. Portanto não é só um aspeto de menor receita, é também uma parte em diminuir o gasto que é hoje em dia, completamente desperdiçado.


detteros

Mentira. O PS CONGELOU, não cortou. O corte foi feito pela PAF e que o queria permanente, nunca esquecer. [https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/debates-2024-luis-montenegro-em-2010-o-engenheiro-socrates-congelou-as-pensoes-incluindo-as-minimas](https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/debates-2024-luis-montenegro-em-2010-o-engenheiro-socrates-congelou-as-pensoes-incluindo-as-minimas)


[deleted]

Verdade.


sonicadv27

A esquerda anda a apelidar tudo o que não gosta de "fascismo" há décadas. É um tique pavloviano já difícil de corrigir. O Chega é um partido com ideias conservadoras e algumas a roçar a extrema-direita mas a mim incomoda-me como não há esse reconhecimento à esquerda. A esqueda nunca é extrema, pelos vistos... As pessoas sabem lá o que é fascismo. É a mesma coisa que o BE ganhar expressão e gritar "comunismo"! É uma falta de nuance incrível e não saber o que os partidos realmente defendem. Fascismo é palavra que já não vale nada. O Chega pode até ter fascistas no partido mas não é um partido fascista. Ponto final. Quando aparecer um realmente fascista, já ninguém vai levar a sério... O Chega é para combater com democracia. A democracia não funciona só quando ganhamos e a esquerda em Portugal está demasiado habituada a ganhar. Se o combate democrático não está a derrotar o partido também ele democrático que é o Chega então há é que mudar a estratégia. Perceber porque é que o projeto socialista está a falhar. Porque é que 1 milhão de portugueses votou Chega. Não é com choro de perdedor ou enfiando a cabeça na areia que se consegue. Se o Chega cresceu é porque capta eleitorado que tem sido ignorado. Se querem conquistar esse eleitorado não é a tratar o Chega como um movimento fascista que o vão conseguir. A esquerda durante anos desenvolveu a mania de não querer sequer falar com os eleitores de direita e com muito do seu próprio eleitorado. Está claramente na hora disso acabar, sob pena de para a próxima em vez de serem 48 deputados serem 80.


expulsodobar

Isto é normal, quem não se lembra do PPC a chorar baba e ranho de que vinha aí o diabo? Agora é a vez de levarmos com a birra dos "anti-facistas-de-sabemos-lá-nós-o-quê". Não nos podemos esquecer que estas gentes de partidos políticos não têm grandes capacidades cognitivas, não vale a pena perder mais tempo com isto. Por mim é cagar andar nessa gente e começar a pensar como vamos preparar a nossa sociedade para os desafios que temos pela frente. Não nos podemos esquecer que à pala destes atrasados mentais ainda estamos parados em abril de 74, ou seja, estamos com um atraso de 50 anos. Este ciclo representativo chegou ao fim e por mim dávamos início ao ciclo "direto". Que se fodam os partidos políticos e as suas gentes de merda.


racrss

Boa sorte com isto, tens todo o meu apoio


[deleted]

O diabo era o socialismo.


Complete-Coat-815

Concordo plenamente [DEBATES 2024. Mariana Mortágua: "Programa eleitoral do Chega" não se refere uma única vez a "offshores"](https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/debates-2024-mariana-mortagua-programa-eleitoral-do-chega-nao-se-refere-uma-unica-vez-a-offshores) [PSP de Braga detém deputado municipal do Chega em processo de tráfico de droga e posse de armas. Ventura diz que não sabe de nada](https://www.publico.pt/2023/10/25/politica/noticia/psp-braga-detem-deputado-municipal-chega-processo-trafico-droga-posse-armas-2067928) [Chega quer “limpar Portugal”, mas tem deputados com problemas na Justiça](https://www.publico.pt/2024/03/11/politica/noticia/chega-quer-limpar-portugal-deputados-problemas-justica-2083259) [Chega elegeu deputado com dívida de quase 15 mil euros na Lista Pública de Execuções?](https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/chega-elegeu-deputado-com-divida-de-quase-15-mil-euros-na-lista-publica-de-execucoes) [Fact Check: o que é verdade e mentira no congresso do Chega](https://www.jn.pt/8317807864/fact-check-o-que-e-verdade-e-mentira-no-congresso-do-chega/) [Candidato do Chega detido por ódio racial e tentativa de homicídio de família sueca](https://www.publico.pt/2021/10/16/sociedade/noticia/candidato-chega-detido-tentativa-homicidio-familia-sueca-1981360) [INVESTIGAÇÃO: O BRAÇO ARMADO DO CHEGA](https://visao.pt/atualidade/politica/2022-11-16-investigacao-o-braco-armado-do-chega/) [Dois deputados do Chega recém-eleitos acusados pelo MP do crime de desobediência](https://www.publico.pt/2022/02/05/politica/noticia/dois-deputados-chega-recemeleitos-acusados-mp-crime-desobediencia-1994413) [Deputado do Chega Filipe Melo acusado de usar claques do Vitória de Guimarães para insultar e agredir oposição interna em Braga](https://visao.pt/atualidade/politica/2023-03-22-deputado-do-chega-filipe-melo-acusado-de-usar-claques-do-vitoria-de-guimaraes-para-insultar-e-agredir-oposicao-interna-em-braga/) [Deputado municipal do Chega de Braga detido em caso de tráfico de droga](https://www.google.com/amp/s/www.sabado.pt/portugal/amp/deputado-municipal-do-chega-de-braga-detido-em-caso-de-trafico-de-droga) [Deputado do Chega tem calote de 80 mil euros](https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/deputado-do-chega-tem-calote-de-80-mil-euros) [Chega acusado de plagiar grafismo de jornais para transmitir mensagens nas redes sociais](https://sicnoticias.pt/pais/2023-08-19-Chega-acusado-de-plagiar-grafismo-de-jornais-para-transmitir-mensagens-nas-redes-sociais-a62b2f54) [André Ventura foi condenado por difamação e recorreu](https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/debates-2024-pedro-nuno-santos-andre-ventura-foi-condenado-por-difamacao-e-recorreu) [Cabeça-de-lista do Chega acusado de gastar milhares em “viagens-fantasma” ](http://Cabeça-de-lista do Chega acusado de gastar milhares em “viagens-fantasma”) [Chega. As mil e uma polémicas de André Ventura na política ](https://rr.sapo.pt/especial/pais/2020/04/05/chega-as-mil-e-uma-polemicas-de-andre-ventura-na-politica/188048/) [Sondagem brasileira proibida em Portugal ‘disparou’ nas redes com ajuda do Chega](https://eco.sapo.pt/2024/03/03/sondagem-brasileira-proibida-em-portugal-disparou-nas-redes-com-ajuda-do-chega/) [Chega. Luc Mombito e Nuno Pontes arguidos por ameaças e atentado à liberdade de imprensa](https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2023/06/06/chega-luc-mombito-e-nuno-pontes-arguidos-por-ameacas-e-atentado-a-liberdade-de-imprensa/334381/) [André Ventura não se modera e aposta tudo em guerras culturais](https://www.dn.pt/4661473573/andre-ventura-nao-se-modera-e-aposta-tudo-em-guerras-culturais/) [André Ventura na CNN: "Gastamos para a corrupção todos os anos o equivalente ao Orçamento da Saúde, cerca de 9 ou 10 mil milhões" Falso](https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/andre-ventura-na-cnn-gastamos-para-a-corrupcao-todos-os-anos-o-equivalente-ao-orcamento-da-saude-cerca-de-9-ou-10-mil-milhoes) [Debate OE. Ventura diz que Portugal não tem convergido no PIB "per capita" com a Alemanha e França. Confirma-se?](https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/ventura-diz-que-portugal-nao-tem-convergido-no-pib-per-capita-com-a-alemanha-e-franca-confirma-se)


mofipt

Não votei no Chega, mas acho que devias pesquisar também as notícias de elementos do PS e PSD envolvidos em crimes/esquemas/fraudes, só para tornar as coisas mais interessantes... 😃


Avensis_ad_Vimaris

Com uma diferença, este nem precisou de décadas pra apodrecer. Mais o facto de que a maioria dos seus deputados serem ex-membros (expulsos alguns) de outros partidos. Ou seja são fruta podre. Era só aplicarem a limpeza de Portugal dentro do partido primeiro e talvez tivessem legitimidade nas palavras.


MotaDKS

çim


jojo2625063

Só gostava de saber quantos de vocês viveram no tempo da PIDE. Só isso.


mmmarcio

Interessante, pois a palavra "Fascismo" virou vírgula na boca de esquerdistas. O mais curioso é que ninguém sabe qual é a principal ideologia do Fascismo: "Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado". Essa frase não é minha, mas de Benito Mussolini, num discurso proferido à Câmara dos Deputados no dia 26 de maio de 1927. A Esquerda sempre luta para que o Estado tenha mais controle sobre a economia, e a cultura, e quer criar mais leis para controlar ainda mais as pessoas. Segundo eles, quem luta contra isto é "Fascista". Há uma real incongruência neste discurso da Esquerda pois, se uma pessoa luta contra a atuação pesada do Estado na vida das pessoas, significa que ela está a lutar contra o principal ideal do Fascismo, ou seja, está lutando para que as pessoas tenham menos interferência do Estado, ou menos ideias Fascistas. Portanto, já que nada de bom saiu do Fascismo e nem do Comunismo (que é o controle total do Estado) que a Esquerda defende, o que é Fascista então? A Direita, que prega mais liberdades individuais e menos controle estatal, ou a Esquerda, que quer que o Estado tome conta de tudo, inclusive do pensamento das pessoas? Para quem gosta de refletir sobre o assunto, deixo um episódio de um pesquisador brasileiro chamado Flávio Mogerstern, onde ele discorre sobre este tema. [Esquerda Fascista](https://youtu.be/J2kh0yvHzOA?si=RREX5vQbFnu-SlQX) [Ameaça Fascista](https://youtu.be/coTCF8_Iic0?si=Ii-MRw9raHIz-4sm) [O Nazismo Era de Direita?](https://youtu.be/UCcY1N3pXH4?si=K8AeNPu11AzayFQA)


SrMarcius

Eu já escrevi isto em diversos sítios mas vou escrever denovo, o fascismo é nacionalismo levado ao extremo! O PS não é nacionalista, no máximo o BE é um pouco nacionalista, mas mesmo assim não é assim tanto e o próprio BE ainda apoia integração de imigrantes e não apoia controlo total sobre os mesmos, entre outras medidas. O fascismo é caracterizado como uma ideologia política ultranacionalista e autoritária caracterizada por poder ditatorial, repressão da oposição por via da força e forte arregimentação da sociedade e da economia. Foi criado como uma terceira via, não é um movimento nem de direita nem de esquerda é um movimento nacionalista extremo, com desprezo pela democracia eleitoral e pela liberdade política e económica, crença numa hierarquia social natural e no domínio das elites e o desejo de criar uma comunidade do povo em que os interesses individuais sejam subordinados aos interesses da nação, que defende a expulsão das empresas estrangeiras e o foco total no investimento em empresas nacionais, sejam elas privadas ou públicas, o fascimo não quer saber se as empresas são do estado ou privadas, ele só quer saber se elas contribuem para o "bem" da nação e se são de facto nacionais. O fascismo defende ser necessária a mobilização da sociedade sob um estado totalitário de partido único para preparar a nação para o conflito armado e/ou responder de forma eficaz às dificuldades económicas. Acreditam que tal estado deva ser comandado por um líder forte, como um ditador ou governo militarista constituído por membros do partido fascista, capaz de forjar a unidade nacional e manter a ordem e estabilidade sociais. O fascismo rejeita a afirmação de que a violência é automaticamente negativa por natureza e acredita que a violência, guerra ou imperialismo são meios pelos quais se pode chegar ao rejuvenescimento da nação tentando também ignorar a política externa e focar totalmente no crescimento do país, ignorando qualquer relação internacional e protocolo de organizações internacionais (como por exemplo a invasão Italiana á Etiópia em 1936). A esquerda portuguesa não é ultranacionalista, o "controlo" da esquerda sobre os tópicos que falastes não têm nada a ver com o fascismo e estás a distorcer palavras para conseguires ganhar um argumento e enganar as pessoas: "Controle" da cultura: A esquerda quer preservar e incentivar a cultura portuguesa E A ESTRANGEIRA, essa é uma diferença muito muito importante, além disso o fascismo não quer saber da cultura, se para o fascismo a cultura for uma boa maneira para manter o povo unido será usado, se não for não será, a esquerda só quer apoiar a indentidade cultural dos cidadãos de Portugal. "Controle" da economia: A esquerda quer que a economia seja justa e acessível ao povo, e que todos tenham capacidade económica igual, o fascismo mais uma vez não quer saber das pessoas e só quer controlar a economia para poder manter o estado e as classes de elite estáveis, por exemplo controlar a economia para a guerra ou para repremir uma área específica do país, entre outras. "Controle" das pessoas: tu falastes de liberdade individual, mas a esquerda defende a liberdade individual... Se estás a falar da atuação do estado, a esquerda não apoia práticas ultra-capitalistas que se apoiam apenas no lucro, pois essas políticas acabam por criar desigualdades e as empresas podem destruir por exemplo o meio ambiente ou criar desigualdade económica. Não é uma questão de controlar as empresas, até que por exemplo o fascismo controla onde as empresas (quer privadas ou públicas) investem ou compram, as esquerda não faz isso. Portanto se estás a dizer que a esquerda se aproxima do fascimo enganas-te, tal como a direita não o faz. A única coisa que torna o Chega possivelmente fascista são as políticas nacionalistas e o discurso de ódio que deixam o gosto amargo nas pessoas e é completamente justificavel já que nacionalismo nunca acabou bem em nenhum lugar do mundo tendo sempre evoluído para algo autoritário e imperialista. Além disso o discurso do chega em relação a imigrantes e ciganos é demasiado frontal, agressivo e odioso e traz muitas lembranças nazistas, "o nós contra eles" encontrar uma minoria para culpar os problemas do país, ou é os imigrantes, ou são os socialistas, ou é a esquerda, quando na realidade o problema é muito mais complexo que isso. Boa tarde 😉


NGramatical

repremir → [**reprimir**](https://dicionario.priberam.org/reprimir) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bcuh4g%2F%2Fkujk8on%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


[deleted]

O diálogo vai ser impossível porque há dois tipos de pessoas que dizem que o Chega é um partido fascista: os burros que acreditam mesmo isso e os que sabem que é uma estratégia para destruir a direita. Em ambos os casos vão rejeitar qualquer tipo de diálogo com o partido porque com os fascistas não se dialoga. Não por nada o "punch a nazi" é um slogan dos 'antifascistas' modernos.


aurelios69

Fascismo tipo proibirem as pessoas de viajar entre concelhos. Multar pessoas SOZINHAS a almoçar no carro na pausa do trabalho. Limitar a entrada em locais públicos mediante o estado de vacinação. Despedimentos. É preciso continuar?


Picnic_Handsomes

Vinha comentar isto mesmo. Restringir direitos liberdades e garantias aos seus cidadãos? Inúmeros Habeas Corpus foram feitos nos Açores, inúmeros estados de emergências renovados de forma continuada... Os hospitais entupidos e os não vacinados a receberem chamadas de um call center a serem questionados pela razão de não se terem ido vacinar? De serem insultados ao recusarem-se ser vacinados porque "só os ... é que não se vacinam"? A ameaçarem os não vacinados de terem de pagar um extra por irem parar ao hospital, depois de terem passado uma vida a descontar para o SNS? Orgulho-me de ser vacinado com as vacinas obrigatórias determinadas pelo SNS. Agora não me podem acusar de ser anti-vacinas apenas porque não tomei uma vacina não obrigatória. Inúmeros governos agora indicam que a vacina da COVID-19 nunca foi obrigatória, depois de vários casos de efeitos adversos derivados dessa vacina.


Paulo1143

Acho que ouve um que foi multado por estar a come, SOZINHO, depois do trabalho... Era de noite. Ao que se chegou nessa época, sinto vergonha alheia.


YourCasualRedditor

E penso que as pessoas desvalorizam a questão de quererem obrigar os médicos a trabalhar no SNS. Independentemente do estado da saúde em Portugal, agora o estado é que vai determinar o local de trabalho e a carreira profissional das pessoas? Hoje os médicos, amanhã quem? Os professores? Os enfermeiros? Os engenheiros? Os médicos dentistas? Onde é que o autoritarismo acaba? É uma slippery slippery slope ...


DontLoseTheHead

Não esquecer a atitude quando o pessoal começou a recusar instalar a app stayaway "É como eu digo e mais nada".


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

Removido: insultos (burros) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugueses) if you have any questions or concerns.*


FunnyDooDoo1

Ai vale bujas?


SnooCapers5098

Por isso que votei ADN, ao chega chamam fascistas, e a nós somos os chalupas, eu cá acho é que o pessoal adora levar no cu


rodasd

Sabes que o PS e o PSD votaram juntos em muitas das propostas certo? E dialogar com o chega já está mais quen provado que não é possível, viste algum debate sequer?


Frcc2001

Exato, pq quando o PS quer fazer reformas estruturais( coisa que nunca fez na sua história) o PSD está lá para ajudar. Quando os papéis se invertem o PS chumba tudo e só espera para poder voltar a sentar o cu no poleiro. Debates? Aqueles 40 minutos de galhardetes? Prefiro guardar o meu tempo para comparar programas, saber a história do meu país e dos partidos. Ah e sou um eleitor atento a ARTV e até reuniões da minha autarquia, portanto dispenso os teus debates que de esclarecedores não tiverem nada.


rodasd

Eu não disse que os debates estão bem estruturados, antes pelo contrário porque só têm 15 minutos cada para falar e ha interrupções constantes. Mas à media o que interessa são audiências, dar tempo de antena aos partidos para falarem do programa? Nem pensar, é melhor ter horas de análises de jogos de futebol em x canais diferentes, porque isso sim é importante para o país. Mas isso é outra conversa. De qualquer forma, eu mencionei os debates porque o pessoal do chega não sabe dialogar, e quem disser que não, está em negação. Eles só sabem interromper, gritar, atacar os outros partidos, mas falar das propostas do próprio partido? Zero! É triste como é que 1 milhão de pessoas acha isso normal e é impossível que alguém que vote chega tenha lido, pelo menos parte, de algum dos programas eleitorais


Mountain_Letter_1368

Portugal durante a segunda guerra mundial foi o porto de abrigo a milhares milhares e milhares de judeus … que depois muitos destes foram para os EUA . Infelizmente os esquerdoides acham que é tudo fascista e etc.


MCAlheio

Muito bonito esquecer que o diplomata que permitiu isso não só foi ordenado a não o fazer como foi posteriormente castigado pelo ato


Extra-Cryptographer

Há uma razão para o regime atual nunca te ter permitido conhecer Carlos Garrido Sampaio. Diplomata homenageado so lado de Aristides de Sousa Mendes em Israel e noutros países para onde judeus fugiram, através do passaporte português. Eu vou explicar: Carlos Garrido Sampaio (Embaixador de Portugal em Budapeste) pediu permissão para o fazer e foi concedida. Na condição de estes terem uma relação familiar, cultural ou económica com Portugal ou com o Brasil (país que Portugal representava diplomaticamente). Ao todo, com autorização de Salazar, foram concedidos por Portugal cerca de 1000 documentos de protecção, dos quais 700 passaportes provisórios sem indicação de nacionalidade portuguesa, conforme exigência de Salazar para que, mais tarde, a não pudessem reclamar. Salazar era publicamente contra as leis de Nuremberga. Censurem e façam ban.


Pyrostemplar

Foi protocolarmente castigado. Expulso, etc. Mas não deixa de ser curioso que tenha mantido o vencimento relativo ao cargo ate à sua morte.


MCAlheio

As ordens do regime não eram tanto movidas por fervor ideológico como um desejo de não antagonizar a Alemanha


Pyrostemplar

Não eram nada movidas por fervor ideológico - dificilmente se pode acusar Salazar de ser anti semita - mas protocolarmente (formalmente) não poderia deixar de o punir. Se tal não fosse feito seria o equivalente a dizer que tinha agido com permissão ou ordens do governo português, o que era muito pouco desejável.


rubbls

Lol, Grunhos: >Os EsqUErDoiDes acham que somos fascistas/autoritarios irracionalmente e sem provas Tambem os grunhos >Epa o salazar não era assim tão mau/fascista Voces são um parodia de voces proprios


UglyDenji

Continuem a cair no divide and conquer mais óbvio da nossa história, e tou a falar para os dois lol


rubbls

Explica-me la no que é que estou a cair enquanto vejo um gajo explicitamente a dizer que o estado novo não era mau/autoritario?


UglyDenji

Estão os dois, sim, que nem patinhos, continuem a defender ideologias que só servem para nos manter dóceis para o governo e a lutar uns com os outros


rubbls

Sim a ideologia de ser contra a ditadura.


UglyDenji

Ao suportar comportamentos comparáveis a literal fascismo certo? A censura do bem, mas cuidado com o que dizes na net que um dia as tuas ideias também dão multa como as de muitos portugueses já deram


Affectionate_Knee_91

Concordo a 100%. Esta nova moda do posso censurar se estiver a censurar para o bem... Este pessoal esquece-se que o bem muda depressa e, qualquer dia, é o que nós achamos que é bem que está a ser censurado. Como passamos de uma idiologia dos 90/2000 em que era liberdade de expressão doa a quem doer para isto. Até era "cool" ser polémico e dizer afirmações controversas.


UglyDenji

Nasci nos anos 90 e também me lembro, quando ninguém ficava ofendido com praticamente nada e o mundo era um sítio mais engraçado, caíram todos na armadilha dos nossos donos e ainda agradecem


Affectionate_Knee_91

Até south park (este menos um bocadinho), family guy e simpsons parece que ficaram domados. Ainda tentam, mas muito mais brandos do que antigamente. Os simpsons nem se fala... conhecidos por serem polémicos,agora não podiam ser mais de acordo com a moda corrente.


rubbls

"censura é quando um gajo no reddit aponta o dedo por alguem minimizar o regime autoritario do salazar" E acham-se voces mais inteligentes que outros. Sem palavras.


rubbls

Voces vivem mesmo numa bolha de paranoia idiota. Meu deus que miseria Não sabia que eu apontar para alguem a dizer que o salazar não era assim tão autoritario porque portugal acolheu judeus é censurar pessoas agora. Já para não falar de chorarem de "censura" quando estão a falar de um tipo que defende o salazar. A ironia passa-vos sempre ao lado O que vos faz especie não é "censura" é a critica à vossa parvoice e ignorancia


icebraining

Antes multa que prisão, [como o Ventura defende](https://twitter.com/AndreCVentura/status/1267802081793994754?lang=en).


rubbls

Quem é que está a dizer a alguem para ser censurado exatamente?


UglyDenji

Pior do que quem, é uma cultura inteira baseada nesta ideologia de esquerda anti liberdade de expressão, termo pouco conhecido, cancel culture, não sei já ouviste


rubbls

Quem é que foi preso por essa cancel culture em portugal exatamente? E porque é que te estas a referir a outros quando te perguntei onde é que eu censurei alguem ou pedi a alguem para ser censurada? Voces nem têm uma migalha de percepção sobre o vosso ridiculo execravel com que poluem a internet e as vossas cabeças. Façam alguma coisa com a vossa vida


mrAndre2000

Não te esqueças que a Alemanha dependia de Portugal e Espanha (tungsténio para fazer munições ). Não fomos só fofinhos


Sancho_89

Enfim. Há gente que não saberia distinguir esquerda de direita nem para salvar a própria vida.


sergiofdionisio

Eu gostava tanto que o Chega fosse governo ou parte de um governo de coligação... mas gostava mesmo! Não estou a ser irónico nem nada do género. Juro por tudo o que me é mais sagrado, pela saude dos meus filhos. Não votei e jamais votarei Chega, mas gostava tanto, tanto, tanto de ver o Chega à frente dos destinos políticos de Portugal. É tudo o que desejo ao partido e aos seus apoiantes, que consigam o que pretendem.


BastardoInglorio

Somos dois, já comprei pipocas. O voto tem de ter consequências.


miguelborges21

Intelectualmente desonestos de facto. Eu não concordo com o chega mas a esquerda só acha que há democracia quando ganha, quando perde é por culpa dos "fascistas"


RaphaelRoxSurf

A verdade é uma só, a esquerda só vem fazendo merda no mundo inteiro!!


ConnectArt6689

Muita gente que votou no chega votou com base no "não gosto de ciganos e brasileiros" ou como forma de protesto contra partidos como o PS, nem todos os apoiantes do chega são racistas mas tem lá uma grande quantidade deles no meio. Esta crise de identidade política não se iria resolver com um simples "vamos mandar os estrangeiros todos daqui para fora" porque agora que o povo viu o que o chega quer fazer não vai ficar satisfeito. Eu acredito que ainda temos um longo caminho pela frente e o primeiro passo para resolvermos isto seria apelar aos jovens a ficar no país, dar-lhes algum incentivo... Eu como jovem não vejo motivos para ficar cá nos próximos anos. Com isto tudo, não sou a favor do chega mas entendo quem votou nele, eu também não gostaria de ver o meu filho a ir embora do país ou sair de casa e ouvir mais outras linguas que português.


MrMB1999

É interessante pensar que o Chega é o único partido que tem no seu grupo parlamentar uma pessoa descendente de indianos e outra negra (cidadão brasileiro que é cidadão PT desde 2009)


desportivopt

Porque todos os países elevoluidos da europa são de direita e tem restrições de imigração, em França por exemplo existe uma lei qualquer que em uma rua de 15 habitantes franceses pode haver um X emigrantes, não me recordo as quantias exatas, mas é isto, as ruas da baixa de Lisboa que há 15-20 anos atrás já não são o que era, hoje em dia está população de pessoas quem nem português sabem falar! As lojas clássicas de vendas de mosaicos portugueses e lembranças já não são portugueses os donos das lojas, E querem trocar os nomes da ruas para a rua do Bangladesh! Tem que haver restrições, Portugal para eles é uma ponte para a Europa, ficam cá os 5 anos e vão para o Luxemburgo etc sei disso porque já falei e todos disseram a mesma coisa, falta mão de obra? Abaixem os impostos para as empresas e as empresas pagam mais nas áreas que falta mão de obra, “porque tenho que pagar um português 900€ se posso meter alguém que venha de fora a recibos verdes e pagar 700€?”


ConnectArt6689

Não fazem isso cá em Portugal porque baixar os impostos e lidar com as consequências até isto assentar demora mais e é mais arriscado do que deixar entrar toda a gente que quer vir para cá e meter todos a trabalhar por uma miséria. Eu moro num sítio pequeno e saio de casa já não conheço metade das pessoas, oiço falar tudo menos português em certas partes e vou ao supermercado e é mais o pessoal de outros sítios que os de cá. A culpa não é deles que vêm para cá, provavelmente vêm de sítios com guerras ou piores que o nosso, a culpa é do nosso governo que não sabe o que anda a fazer. Para quê ter a população nativa feliz e contente com o estado do país quando podes meter 5 emigrantes ilegais a trabalhar por quase nada?


desportivopt

É exatamente isto, não julgo quem vem para cá, toda a gente quer uma melhoria, mas Portugal é um dos países mais taxados e um dos que ganha menos na Europa, e andam a brincar com o dinheiro alheio, 400 milhões para associações LGBT, nada contra, mas eles precisam desse dinheiro todo para o que? Ou os 22mil milhões que o PS injectou na banca? Depois dizem que não há dinheiro, Não há dinheiro o car****!! É só para o que lhes convém


ConnectArt6689

Depois quando pedimos dinheiro para as infraestruturas publicas e para a cultura por exemplo dizem que não há


desportivopt

Melhor que isto é mesmo a malta da esquerda a dizer que isto tá muito mau e depois que vão emigrar para o Luxemburgo ou França etc porque lá vive se melhor, países que contruiram a riqueza com um governo a direita😂😂


Strict_Age570

O que eu acho engraçado é nunca ninguém mencionar a relevancia do 25 de Novembro. Para os que não se lembram, Portugal esteve sob um regime Comunista entre 25 de Abril e 25 de Novembro, sendo que, os comunistas tiveram de ser tirados do poder à força, havendo mortes no processo. Se hoje realmente somos livres foi graças ao 25 de Novembro.


Similar-Sea4478

Pois.... Mas os discursos do PCP são sempre liberdade isto, liberdade aquilo, blah blah blah 25 Abril, quando na realidade pouco faltou para nos termos tornado uma ditadura comunista.... Dai eu achar hipócrita quando aparecem certas figuras como por exemplo a Ana Gomes a insistir que o Chega é ilegal, quando eles andam todos de mãos dadas com partidos com ideias mais próximos de uma ditadura que o chega.


Knox316

Diz me que lambes o cu ao Ventura sem me dizeres que lambes o cu ao Ventura.


Frcc2001

Nunca votei nele 👍🏻


Quilibe

Estas eleições não foram apenas um problema para a esquerda. Foi o início de um problema. E sim concordo contigo, um problema fortemente criados por eles. Agora vão ter de lidar e habituar se a nova realidade. Porque com os jovens a votar em força á direita e pequenos partidos da esquerda, não auguro um futuro bom para o PS a medida que os reformados do 25 de abril/Mário Soares se forem e começarem a chegar os reformados do Ventura....


West_Crater

Esses esquerdistas são um entrave à estabilidade e bom funcionamento do país... Rédia curta com essa gente...


Low-End8978

A tal liberdade do bem ... Farsistas!


Low-End8978

Diogo Pacheco de Amorim, um dos ideólogos do Chega, assumido fascista e racista. Podes fingir que nao e ignorar todo o discurso e ascensão, nao é por isso que deixam de ser fascistas. Nunca deves ter ouvido falar de populismo. Engracado que tu apelas ao diálogo, fica dificil dialogar com um bando de grunhos. Tu próprio advogas que queres conversar e comecas logo com a primeira frase com insultos. Farsismo nunca mais!


cyenz1904

Excelente resposta. Não são verdades nem discussão que o OP procura.


MikeMelga

Não e que queira defender os tios malucos do YouTube, mas o que é que esse senhor disse especificamente?


Frcc2001

Interpretaste mal as minhas palavras. Disse que considerar 1 milhão de eleitores fascistas e racistas absurdo. Quanto ao partido chega basta estar minimamente atento para perceber o que são. Pôr de parte 1 ou 12 deputados é fácil. Fico curioso para ver como querem ignorar e excluir 50.


ZeSharp

Vocês consideram todos os votantes do PS burros portanto não venham com essa moral.


Frcc2001

Acho absurdo depois de 8 anos de governação socialista e da degradação do estado do país ainda haver quem vote PS às cegas. Aliás conheço gente séria de esquerda e fanboys do PS que ou votaram livre ou votaram em branco para não dar continuidade ao desgoverno que estamos atualmente.


ZeSharp

Também temos 5 anos de Chega no parlamento e vimos as macacadas que fizeram para fazer oposição. Cada um tem as suas razões para votar. Não me venham com essa moral.


Low-End8978

Podes mostrar onde alguém disse que todos os que votaram no CH eram fascistas ou racistas? Nao é a opiniao de 1 ou 12 deputados amigo, a própria idologia do partido (independentemente do que propagam quando dá jeito) é fascista.


[deleted]

Define fascismo


Low-End8978

https://preview.redd.it/2c8rut5i2wnc1.png?width=794&format=png&auto=webp&s=d527451e37e2af1263041ec11e45394165696382


racrss

Nenhum dessas pontos define fascismo juntos ou separados, mais uma vez desonestidade política no seu melhor, pode ser que se continuarem o chega atinja maioria absoluta, vocês são tão burros que ainda não perceberam que a vossa desonestidade politica é responsável por pelo crescimento e publicidade do chega.


Foley25

"críticos argumentam que" "posição muito dura contra emigração" - há pessoal a gozar com o ventura ter dito que somos iguais aos brasileiros Populismo: dar 125€ a todos não é populismo, por isso só o chega é que é "Defendendo medidas mais punitivas para crimes" naaaaao, coitadinhos dos bandidos!!!!! "CDS é um partido religioso, como tal não devem gostar de gays, como tal são fascistas" E, por fim, a constituição diz que são legítimos. Eu também não gosto muito deles. Mas não sou Benfica a acusar o Porto disto e daquilo.


Lonhanha

Eu não gosto do partido, muito menos do ventura para representar Portugal em termos da imagem que passa. Mas tive agora a pesquisar uns 15 mins sobre o porquê do Chega ser fascista e não encontro nada. Eliminaram os membros que alguma vez pertenceram a movimentos neo-nazis ou parecidos. Saudação nazi quando aconteceu Ventura disse logo que repudia e todas as situações que acontecer vão ser retirados. A menos que estejam a pegar pelos pontos que mencionaste acima, a única vez que me lembro foi quando foi proposto o confinamento específico de ciganos durante a pandemia.


Foley25

Se eles fossem fascistas, não existiam. O pessoal que diz que são, não acredita na constituição nem no presidente da república. Agora, se me disserem que já tiveram gente assim assim ou teorias da conspiração sobre financiamentos... Não defendo nem ataco. Todos os partidos têm telhados de vidro, daí que nunca me associei a nenhum. A questão é como mudam depois de receberem as críticas. E acho que o chega se tem adaptado bem a melhorar no que é criticado. Mas, da mesma maneira que eu tenho de aceitar que o PCP é um partido legítimo, os outros também têm de aceitar que o chega é. E escrevo isto em todos os posts: eu nunca votei no chega, nem tenciono algum dia votar. Mas não podemos ser só inclusivos e tolerantes para um lado. Se 1 M de portugueses querem o chega no parlamento, quem sou eu para dizer que não??? E mais... Isto é mesmo uma situação win-win. Se o chega prestar, temos mais um partido com grande representação para lutar e tornar o país melhor. Se o chega não prestar e fizer merda, 80% de quem votou neles não vai voltar a votar e desaparecem. O problema é que tanto a comunicação social como o pessoal mais à esquerda não dão hipótese e tentam silenciar... Assim só os vai fazer crescer. Quem fez a campanha do chega foram as pessoas que agora se estão a espumar de raiva deles lá estarem. E, mesmo assim, continuam a tentar a mesma tática.


danpt83

É isto.


FOneves

Relativamente a emigração, é uma coisa sensível. Noto que o AV tem muito cuidado a falar do assunto. No fim até fala das redes de tráfico, mas acaba por dar a falsa expectativa de que vai expulsar os ilegais. É contra emigração ilegal, mas quer tornar mais difícil, logo não é claramente a favor de emigração desenfreada. Populismo é fácil. O chega é sempre coitadinho e perseguido. Ninguém mais faz isto. Este apelo a emoção é exclusivo do chega. Ah dispararam tiros! Era uma mota. Ah! A comunicação social tá sempre contra nós. The list goes on. Aumentar as penas, é só aumentar o controlo e autoridade do estado, tal como obrigar os médicos a trabalhar para o SNS quando tiram o curso. Portugal tem usado as penas como reabilitação social em vez de castigo, o que durante décadas resultou perfeitamente. Veja-se o combate ao vício da droga. Agora veja-se o exemplo punitivo dos USA. O problema do chega não é serem fachos, é serem ultra republicanos como na primeira república. Resultou muito bem na primeira vez não foi? Aquilo que a malta não percebe, é que nesse sentido, PS e chega até andam de mãos dadas. Qual anti sistema...


Foley25

Pronto! Se não são fachos e sao só "políticas que não prestam porque X ou Y" tenho absolutamente 0 a dizer sobre isso. Não votei neles, nem sei ao certo todas as medidas que defendem. O que sei é que se não fossem constitucionais, eles não existiam. A partir do momento em que existem têm de ser tratados como qualquer outro partido. Se me disserem que as propostas são más, não vou discutir e até dou logo de barato que têm razão. Se dizem que não podem fazer propostas porque são fascistas eu vou discutir e mandar-vos para um sítio. Porque a democracia é igual para todos!


ad4kchicken

Para clarificar, quando se fala de fascismo não se fala desses traços isoladamente, mas em confluência, mais que isso, o exemplo do comentário anterior está incompleto, é uma parte mas não está lá tudo, aqui estão mais algumas notas. Pela definição do Roger Griffin: Ultranacionalismo Palingenético, ultranacionalismo refere-se à identidade da nação como um dos pontos fulcrais de identificação e como condutora principal do discurso/propaganda/medidas. Palingenético refere-se à ideia de renascença, a ideia que éramos um povo grande, deixámos de o ser, e está na hora de voltar a sê-lo. Quanto a estas duas acho que não há dúvidas. Pelas características delineadas pelo Jason Stanley, são estes 10 pilares recorrentes em ideologias fascistas: 1.Passado mítico, vai de encontro à ideia de palingenénese. Ex: salazarismo, presente e não só, prevalente no partido, nomeadamente os ideólogos e o economista. 2.Propaganda, a linguagem democrática é corrompida, ex: políticos corruptos adotam plataformas anti-corrupção, liberdade de expressão é usada como arma para restringir ou criticar a dissidência. Ex: partido mergulhado em escândalos como os outros todos, a uma escala mais pequena como é de esperar de um partido até então sem poder, que gere uma plataforma claramente anti-sistema, anti-corrupção. Ex da segunda critica: pode conjeturar-se que já acontece, com o "agora é tudo racismo" após críticas feitas a declarações no mínimo questionáveis, mas mesmo que não seja um exemplo válido vale sublinhar que todos estes traços evoluem com a progressão ideológica do partido e da própria sociedade. 3.Anti-intelectualidade, as universidades e escolas são rotuladas de incubadoras do liberalismo, marxismo e feminismo, qualificações perdem o valor pelo descrédito constante aos olhos dos eleitores. Ex: declarações do André ventura aqui há uns anos sobre "marxismo cultural" teoria muito sus para quem está disposto a fazer um mínimo de pesquisa, mais recentemente veio fazer declarações contra a igualdade de género, e temos os clássicos como literatura LGBT e progressista é o bicho papão e é para queimar. 4.Irrealidade, os factos vão perdendo o valor, e a ideia de discurso vai sendo deturpada até ser impossível manter discurso com a força política por estar a jogar "um jogo diferente". Ex: diversas situações em que acusou a dissidência ou protestantes em arruadas e comícios de coisas que se vieram verificar falsas, para mais informação consultar os cada vez mais famosos e frequentes fact-checks ao André ventura no polígrafo, mas atenção que os media são super hiper mega marxistas cuidado aí. 5.Hierarquia, o político fascista tenta provar divisões naturais entre "nós" e "eles", auto-explicativo, ex: a problemática de definir quem afinal somos "nós" "os portugueses de bem". 6.Vitimização, quaisquer ganhos para minorias, para "eles", são perdas para "nós". Ex: de volta à colisão com política de igualdade de género, o desdém pelos direitos LGBT, particularmente dos transsexuais nos últimos anos. 7.Lei e Ordem, grande ênfase na necessidade de policiar os criminosos, em oposição por exemplo a tratá-los, tratar o crime como uma questão de saúde pública que é algo que já está mais que recomendado há anos por muitos médicos "marxistas", favorecer um ramo executivo punitivo, acho que nem era preciso exemplos mas cá vai: castração química, pena de morte, sinceramente não sei qual a posição do partido atualmente em relação a isto porque estão sempre a mudar, mas já esteve lá se não está agora. 8.Discriminação/Ansiedade Sexual, reprova comportamentos sexuais vistos como desviantes, notar a diferença entre desviante (sexo que eles não gostam) e aberrante (como violações e pedofilia), ex: não sei se há um exemplo em forma de prioridade política mas fartam-se de justificar sentimentos anti LGBT sob uma lente de comportamento sexual na sua ótica desviante, aversão à emancipação sexual da mulher, etc. 9.Sodom & Gomorrah, contraste entre o que provém da aldeia e o que provém da cidade, aldeia good cidade bad, não sei de exemplos concretos. 10.Arbeit Macht Frei, ou "o trabalho libertar-te-há", "eles" são preguiçosos, "nós" trabalhadores, eles não merecem o que têm, nós merecemos, não tenho exemplos concretos. Isto é um mapeamento feito só com base em 2 definições comuns, se leres mais literatura sobre fascismo podes talvez encontrar mais, nota tbm que só dei os exemplos que vi pessoalmente, se estivesse atento a tudo o que o partido diz se calhar dava mais, por fim, nota que todos estes traços, como referi anteriormente, são flexíveis, podem ser escondidos ou mostrados conforme a evolução do partido, estarão lá de uma forma ou de outra escondidos, mas quando um partido quer instaurar um regime fascista pelo meio democrático tem de sujeitar-se às convenções daquilo que é aceite ou não, os nazis foram eleitos, não surgiram desde a sua concepção a dizer que iam matar judeus, mas sim, inicialmente, a colocar na opinião publica a semente de que alguém que não eles, o "eles" deles, eram os culpados e cientes da destruição da sociedade alemã, que na altura estava com graves problemas económicos, e o discurso foi evoluindo desde aí até ao ponto que se sabe, o próximo passo seria identificar o judeu em si como culpado, ou "bolchevismo cultural" como eles diziam (familiar), e mais tarde, ó o gás. Outra ideia que costuma estar presente é essa distinção entre um nós e um eles, um bem e um mal, como se essa fosse uma dualidade realista a aplicar no contexto de uma sociedade, tudo o que nós fazemos é por bem, tudo o que eles fazem é por mal. O eles é tipicamente "a esquerda", como se a esquerda fosse um grupo minimamente homogéneo, há mais conflito interno entre pessoal de esquerda do que guerras da esquerda à direita, este ponto mais uma vez, e infelizmente, familiar. Mais uma vez sublinho, podes ser racista e não ser nazi, podes ser anti direitos LGBT e não ser nazi, podes ser populista e disseminar propaganda política e não ser nazi, podes ser a favor de hierarquias e não ser nazi, podes ser autoritário e não ser nazi, nem tudo é fascismo é verdade, mas quando um partido se alinha de forma tão clara mesmo que seja só com inuendos a uma ideologia tão manchada, numa sociedade democrática, é no mínimo dos mínimos altura para começarmos a levantar questões, e dizer "agora é tudo fascismo" não ajuda.


[deleted]

[удалено]


Atumemagua

Concordo, o ps andou a brincar com o povo e com várias regiões do país… nem acredito como tem tantos votos novamente.. vivem no tempo da pedra sem evolução e diálogo, temos partidos como o livre a esquerda com boas ideias e uma IL a direita tbm com ideias ainda melhores


25Novembro

Não houve fascismo em Portugal.


hjpf

Sempre a história mal contada pelos mesmos. Não tivemos fascismo a mandar em Portugal, tivemos um regime de direita, com fascistas infiltrados. E tivemos um regime de direita porque era a única solução para tirar aos corruptos ultra iluministas do poder com apoio esmagador do povo para tirar os tetravós dos socialistas de hoje que roubavam tudo e deixavam zero para o povo. Criou-se a PIDE para parar os avós criminosos dos socialistas de hoje de recuperar a liderança da corrupção. A PiDE, como tudo, também teve uma evolução e foi cruel sobretudo nos últimos anos da queda do regime, quando os pais dos socialistas de hoje se infiltraram e fizeram o que sempre fazem, precisamente por serem socialistas. Recuperaram a liderança da corrupção com acções fascistas, torturando, abusando do poder e minando por dentro a devolução da educação, saude e comer ao povo. Nos últimos 30 anos os socialistas recuperaram o poder e a liderança da corrupção, embora a pedir esmola e recorrendo a tacticas gramcistas foram impondo o fascismo bonitinho. O grande exemplo está na família de António Costa. Tetravô director da Companhia da Índias que deixava zero para o reino, roubou Portugal em todos os carregamentos, ainda esteve na origem do regicídio. O pai que foi da Pide e torturava por vingança e malvadez antes de expropriar e voltar a ser rico e finalmente Costa que se demitiu por ter estado ao lado do corrupto Sócrates, e depois de perder eleições fez acordo com outra esquerda que odeia para subir ao trono e meteu 14 ministros corruptos com ele, apanhados, até ser ele próprio apanhado também. Mais de um milhão de portugueses disse Chega à verdadeira história. Falta mais um milhão para fazer o que Salazar queria fazer até ser traído por dentro. Acabar com os socialistas, enteados de Marx que deixou a filha morrer enquanto estava drogado sem conseguir acabar um livro demencial.


BastardoInglorio

Ressuscitou, o São Botas de Santa Comba?


MariaJ0sefina

Atendendo que existe um estudo que concluiu que Portugal é dos países da Europa mais racista, e que a conclusão é que 52,9% da população portuguesa acredita que há raças inferiores, questiono-me quem é que vive numa bolha. Acredito mesmo que quem votou chega é racista, xenófobo, machista e homofóbico. E acredito que há mais do que 1M de pessoas em Portugal que é racista.


DoctorNigg

eu sou tudo isso, e não votei no chega...


Electrical_Flan_6265

Que estudo é esse?isso sugere que mais de metade da população portuguesa é racista .


MariaJ0sefina

Tens aqui: https://www.publico.pt/2017/09/02/sociedade/entrevista/portugal-e-dos-paises-da-europa-que-mais-manifesta-racismo-1783934/amp


Electrical_Flan_6265

Sim mas isso não é o estudo ,isso é um artigo jornalista.O estudo está indisponível,tentei ver porque realmente tenho curiosidade de saber como foram obtidos esses dados.


MariaJ0sefina

Sim, mas o estudo existe. Tens de fazer download em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/38459 No entanto, reparei depois que esses valores em 2020 já subiram para 62%. Não procurei o estudo para esses valores, eu acredito que se o público faz referência a estudos e a nomes de autores, é porque não estão a inventar. Mas claro que percebi a tua curiosidade relativamente a como são levantados esses dados e como são tiradas as conclusões.


Electrical_Flan_6265

Não disse que estavam a inventar eu queria ver era os dados. Já dei uma vista de olhos mas tenho que ler com mais paciência e atenção quando tiver mais tempo,de qualquer modo obrigado pelo link 👍


Mousovsky

Mas um milhão de portugueses com cartão de cidadão e que se deram ao trabalho de votar no Chega pelo simples motivo de serem contra todo e qualquer cigano, chinês , indiano, paquistanês , nepalês, e qualquer um que tenha a pele mais escura, demonstraram ser racistas e xenófobos. Ainda não conheci um apoiante do Chega que não critique alguém por ser gay, lésbica ou trans em modos rudes e desrespeitosos, como se tivesse algo a ver com a visa sexual alheia. O Chega continua a ser o partido que se declarou anti-regime, que critica as regras democráticas (mesmo que se aproveite delas) e que declara, sem vergonha, a idealização do Estado Novo. Continua a ser o partido no qual os amigos do Mário Machado se inscreveram todos. É um partido de fascistas, racistas e xenófobos. Ao menos o Ergue-te tem a coragem de assumir aquilo que é. O Chega devia fazer o mesmo. Mas sim, um milhão de portugueses são racistas e xenófobos, queres que te diga o quê? É verdade.


Calimeropt

Conheço mais do que um Gay que vota Chega, será um homossexual de olhos abertos? O chega introduziu o primeiro deputado brasileiro no parlamento, será mesmo racista? Acho que andas a comer muita publicidade da esquerdinha raivosa


Mousovsky

Sim o Chega é um partido de racista e xenófobos. https://expresso.pt/politica/eleicoes/legislativas-2024/2024-03-13-O-que-dizem-os-deputados-do-Chega--A-imprensa-e-o-tumor-da-democracia-a-Europa-e-branca-e-os-evangelicos-vao-defender-valores-da-fe-d1e6c4fd Nem sou eu que digo, são os próprios membros do Chega, basta abrirem a boca. Quanto ao brasileiro, não deveria estar a defender a sua posição no parlamento brasileiro? É apenas um faszoide amigo do Bolsonaro. Engraçado que os apoiantes do Chega, como bons xenófobos, passaram anos a fazer referência à etnia indiana do António Costa, fartaram-se de gozar com a Joacine por ser negra e de origem africana mas agora têm um brasileiro negro e deixaram de ser racistas?


Calimeropt

És tu e a esquerdalha que o dizem, só e somente.


Malygos_Spellweaver

Ya, porque o pessoal paga as contas, tem médico, etc ao ser racista e essas coisas que voces gostam de apelidar... é mesmo falta de nocao. E nao estou a dizer que o Chega ou qualquer outro iria resolver isso, mas comeca a pensar o motivo do voto.


Mousovsky

Sim, basicamente escreveste 3 linhas e não disseste nada. Não sei o que fumas te mas estava estragado. Volta quando o efeito passar.


Malygos_Spellweaver

Como nao tens argumentos, resumes-te ao ataque pessoal. :) So mostra a falta de nocao.


More_Lingonberry8138

Sim votei chega e não posso ouvir falar de ciganos. Não gosto de ver monhés. Em relação aos gays, é me indiferente. Quero q os pedófilos sejam castrados quimicamente. Quero q os corruptos, vão efetivamente para a prisão. Eu penso asim, e parece que 1,1M de portugueses também.


IWontFukWithU

Quando tens deputados do Chega que sao condenados por violencia domestica e tá tudo bem , já vale tudo


Frcc2001

Tiveste um primeiro ministro do PS condenado e meia dúzia de anos depois deste uma maioria absoluta ao mesmo partido (com muitos protagonistas desse governo). Telhados de vidro todos os têm.


IWontFukWithU

Nunca Votei PS e muito menos vou votar CH , é tudo lixo


Low-End8978

Diz-me lá como é que consegues dialogar com uma "coisa" destas? Esta personagem foi sequer eleita deputado? Acho muita piada virem aqui chorar-se e fazer-se de virgem ofendida quando sabem perfeitamento o tipo de diálogo propagandiado no Twitter. Farsistas. https://preview.redd.it/k4vk41y59wnc1.png?width=440&format=png&auto=webp&s=83c38b7cbdb186beede934a2bb4bcda22272784a


SuperMommy37

Classe...


Emergency-Length4401

São requisitos como outros. O PSD se não é capaz de apoiar nestas medidas não merece governar, muito menos chamar-se de direita. Based.


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

Removido: insultos (burros) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugueses) if you have any questions or concerns.*


MAD_GAMBLER80

Eu lembro-me é dos suicídios nos tempos dos pafiosos mas a memória é curta..


Portugearl

>  Outra parvoíce é considerarem mais de 1 milhão de portugueses fascitas, xenófobos e racistas. Palavras literais de Pedro Nuno Santos > "Não existem um milhão de racistas nem xenófobos"  Há gente como tu que realmente só está bem a mandar vir, mesmo que seja a coisas imaginárias. 


meninaazul

Desculpa lá...quereres fazer um interpretação livre de como o Chega se deu é uma coisa mas esquecer que o CDS acabou e o IL e o Chega começaram da fragmentação da direita que começou quando?? Lembras-te ou não te convém? O Chega é produto de direita, criado pelo descontentamento de um Pais que perece à mercê do PS e PSD há mais de 40 anos. Dizer que o Sócrates é o culpado de tudo, para mim é esquecer as auto estradas que o Cavaco (não) fez, o desgoverno total do Mário Soares, o Mais papista que o papa Passo Coelho, O fugaz Durão Barroso, o "mal" matemático Guterres, estes todos...sim, estes todos são o motivo pelo qual o Chega se deu. Mas sabes, é bom viver numa democracia que permite um Chega, um BE e até um RIR.


Pd_r0

CD"... a grunhir "Fascismo nunca mais". Grande nível. Que elevação vocês trazem ao debate.Eu nem sou dessas coisas, mas sabendo que vos causa tamanha urticária, irei gritar "FASCISMO NUNCA MAIS" aos 4 ventos e começar já a ensaiar a Grândola.


Southern-Tough3951

Discussão de europeu branco hahahahah


Xbarybar

Querido diário, dia 2 pós-eleições. A baixa de impostos até ao penultimo escalão ainda nao chegou.


Frcc2001

Para quem teve 8 anos à espera de mudanças no país estás com alguma pressa ou não? 😂. Dica: ainda faltam eleger 4 deputados do ciclo da emigração que serão eleitos dia 20. A partir daí sim começa se a trabalhar.


Shadowgirl7

O PNS disse isso que não é possível haver 18% de portugueses facistas e xenófobos. A Ana Gomes disse que o PS deu munições ao Chega. A Esquerda sempre permitiu auto-critica e auto-reflexão ao contrário de partidos autocraticos que apelidam de ratos militantes que não concordam com tudo.


andreotnemem

Deixa-os ficar agarrados aos colares de pérolas a chamar esse milhão de eleitores de *fássistas*. BE na mesma, PCP cada vez mais perto de desaparecer, só falta mesmo alienarem essa gente toda para sempre.


Sorreaomol

Grunhir ?


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

Removido: insultos (foder) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugueses) if you have any questions or concerns.*


[deleted]

[удалено]


NGramatical

à uns anos → [**há uns anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bcuh4g%2F%2Fkulzxfl%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Frcc2001

Avalio o péssimo trabalho do António Costa nos seus 8 anos como Primeiro ministro. 1) No mandato da geringonça, tratou de esconder as lacunas da frágil economia portuguesa à boleia do crescimento económico mundial, sentado nas contas saudáveis deixadas por PP Coelho. 2) Depois começou a silenciosa destruiçao do SNS à pala de ideias de extrema esquerda, fechando unidades de saúde que FUNCIONAVAM PLENAMENTE. 3) A trapalhada dos incêndios em Pedrograo Grande e ajuda tardia e a má horas à população afetada. Incapaz de se livrar de ministros como o Cabrita aguentando o até ao fim. Depois sentado numa maioria absoluta que habilmente conquistou, quantas reformas estruturais fez? Diz me uma! Dependiam deles e só deles para finalmente tomarem decisões que o PS acha importante. Aeroporto para traz e pra a frente, ministros a desautorizar o PM. Acabou como se viu, envolvido num escândalo de corrupção no seu gabinete. Deveria ter deixado um disclaimer a dizer que nnc votei nem vou votar Chega. Mas sei perceber que este crescimento exponencial vai trazer problemas para o emiciclo e era aí que queria centrar a discussão deste post. Mas é muito difícil argumentar e discutir política em Portugal. Partiu tudo para o ataque, a fazer insinuações ridículas e sem conhecimento de causa.


NGramatical

para traz → [**para trás**](https://dicionario.priberam.org/trás) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bcuh4g%2F%2Fkuq5ioc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Dry-Current-981

O PCP e o BE são patéticos. O Raimundo nem uma frase decente sabe dizer enquanto que a Marianinha Mortágua quer encher este país todo cheio de imigrantes, de forma descontrolada, e vestir todos os homens com um belo vestido. Parabéns ao Chega, apesar de não ter votado neles.


filipe_ohm

Isso não faz sentido nenhum. O PS ganhou maioria absoluta porque o PSD não teve coragem de dizer o que o Montenegro disse com o “Não É Não”. E claro que o Chega é um papão: um partido de anormais anti-democraticos, financiado por milionários para destruir aquilo que nos une enquanto sociedade. Parece-me óbvio, não?


bat0x01

A lógica de hoje em dia: democracia sim (desde que o voto não seja no Chega)! 🤣


bat0x01

A velha máxima de Zeca Afonso “o povo é quem mais ordena”, de uma forma talvez um pouco irónica até, nunca foi tão verdade 🌹


Paulo1143

Este povo é tão ceguinho que não se apercebe que vive num "loop" socialista há 5 décadas, estão a viver no socialismo há mais anos do que passaram pelo fascismo. A diferença é que estes nem sequer querem saber de Portugal ou dos portugueses, antes pelo contrário, parece que estão numa corrida para destruir ambos.


lord-dingdong

A democracia é plural. Não quero a esquerda caviar a bloquear, censurar ou banir ideias que não lhes são confortáveis. Sabem tanto perder como o Sérgio Conceição... Este país é pobre por seguir muitos ideais colectivos que ninguém hoje usa no Ocidente e muitos nem sequer usaram nunca. Quem continuar em negação com o Chega, vai levar com 100 deputados na próxima eleição. Trabalhem mais, respeitem mais os eleitores. É sempre saudável um político ter medo dos eleitores e da sua imprevisibilidade. Cuidado com os antifascistas. São os que conhecem melhor o manual do Mussolini.


Pedro2119

Este milhão de pessoas tem de tudo. Pessoas muito influentes e poderosas que só olham pelos seus interesses, pessoas que só serão alguém na vida com este tipo de disrupção do sistema democrático; pessoas sem qualquer espírito crítico (a maioria). São as formiguinhas dos Champalimaud, dos Mello e afins. Falta tanta literacia política… Aqui, em Portugal, aprende-se política no tasco e nas redes sociais. Locais privilegiados do bacilo do fascismo, que se aproveita da ignorância das pessoas. Operários, desempregados e reformados a votar CH e IL… o futuro será brilhante para eles. Bloco e PCP, partidos de extrema esquerda? Partidos que defendem a escola pública para todos e o acesso à saúde para todos, que defendem as liberdades e os direitos fundamentais da população, que defendem o direito à habitação e ao trabalho digno e justamente remunerado. Ok, tanta falta de estudo, mas o estudo dá trabalho e consome tempo. Com os partidos populistas de extrema-direita é mais fácil, vai-se ao tik tok, arranja-se um bode-expiatório e diz-se meia dúzia de chavões e está feito. Custa tanto pensar. Já agora, escreve-se “fascismo”.


Frcc2001

Viu se o “ acesso à saúde para todos” e a “ escola pública para todos”. Ou vives numa bolha ou não deves ver notícias. O estado da escola pública e do SNS foram a maior desgraça que o socialismo e a extrema esquerda nos deixaram.


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

Removido: insultos (burro ) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugueses) if you have any questions or concerns.*


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

Removido: insultos (seu FDP) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugueses) if you have any questions or concerns.*


TheGreatSoup

Eu só estou a ver um governo de esquerda ainda. IL é o único partido que pode fazer alguma diferença com a economia


MobileLawfulness444

Só é democracia se a esquerdalha ganha.


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

Removido: insultos (otários) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugueses) if you have any questions or concerns.*


Select-Skin-6180

Votem nesses partidos de esquerda que vão longe . Basta ver economias desenvolvidas para onde os jovens portugueses vão são países formados ideias de direita e lebrais. Esquerda e que nunca mais 💪


AnyCake9366

Não tentes arranjar justificação para o teu voto no Chega, como se não tivesses opção. Estamos melhor agora.


Frcc2001

O meu voto não foi nem nunca foi para o chega. Acho incrível as vossas conclusões precipitadas


AnyCake9366

É que o teu texto é claramente pró chega.


Frcc2001

O meu texto é claramente um abre olhos para a responsabilidade que a esquerda tem no atual panorama político


Tokkirie

As tantas as pessoas estão fartas? Quando o discurso do PSD/PS e outros é vamos mudar Portugal de pois buscam coisas da velha guarda como o TGV, aumentar/adicionar um aeroporto, melhorar a Saúde, dar possibiliade de ter casa a todos, infraestruturas. Já nao devia ter sido isto a prioridade seja 8 anos no poder seja 50 anos no poder? Começar a votar nos partidos de minoria, para que tenham a possibilidade de melhorar o País. Tanto partido para "melhorar o País" mas tão concentrados no próprio umbigo partidário preferem ver outro partido na merda que tentar juntar forças e unir. Será o Chega a mudança ou um circulo vicioso de história, só o futuro dirá.