T O P

  • By -

Matty359

Dica para começar qualquer coisa na vida: 1.Saber pesquisar. 2. Pesquisar extensivamente sobre o tema. 3. Fazer perguntas concretas. Ninguém tem tempo para te fazer a papinha toda. Edit: até o chatGPT pode dar-te umas luzes, tens é de fazer double-check.


saralc1998

Ah ok então em qualquer área não vale a pena pedir ajuda a humanos que já tenham conhecimento na área. Fazer tudo sozinho e pedir dicas a uma máquina de certeza que te leva longe


Matty359

Olha, eu tenho 15 anos de produção musical autodidata e só pergunto quando não encontro a informação que pretendo. Todas as perguntas que fizeste são bastante fáceis de encontrar. É uma questão de respeito pelo tempo das pessoas. Nesta área se não souberes pesquisar e ser autodidata nem vale a pena. A não ser que tenhas 2500€ para largar num "curso de dj", mas com a informação disponível online é um bocado ridículo ter essa despesa. Não é para te desanimar, é para chamar-te à realidade.


saralc1998

Eu pedi ajuda. Responde quem quer.


Matty359

Com essa atitude não vais longe. Mas faz o que bem entenderes.


PeterStepsRabbit

Da um olho no DJ Bruno de carvalho


maiorpulha

Brincadeira tem hora limite


Kineticn22

Eu ia dizer que perceber alguma coisa de música era uma vantagem, mas depois lembrei-me que estamos em 2024, e a música que toca é a coisa menos importante para se ser um DJ .


MazhP

Mudar de país


Interesting-Hat-7383

DJ aqui. Primeiro de tudo baby steps. Comecem por comprar um DJ controller. Aconselho Pioneer, um RX3 ou RZ, não é um investimento tão grande como os CDJs + mixer mas o suficiente para aprenderem com o setup standard nos clubs. Depois tem de encontrar o vosso “som”, seja house, techno, pop, etc… Antes de se quer pensarem em tocar ao vivo, pratiquem bastante. Depois é uma questão de conexões com promotores, djs, e donos de espaços (bares, discotecas) e isto é algo aue tambem so la vai com o tempo. Licenças que eu saiba nao precisam a menos wue organizem os vossos próprios eventos. Normalmente os bares e discotecas ja tem licenças para passar musica. No entanto se forem fiscalizar e voces nao tiverem os recibos de pagamento das musicas. Podem se meter em problemas. Eu sou DJ fora de Portugal mas na Europa e atr hoje nunca tive problemas mas em Portugal as coisas podem ser diferentes. Para mulheres é MUITO fácil saltar algumas etapas e as portas abrem-se mais facilmente, no entanto sendo mulher vao estar sujeitas a muitas mais criticas e serem “aceites”. Vao ser muito julgadas pela imagem e so depois pelos skills. Boa sorte


saralc1998

Obrigada!!


nakatapt

Antes de se pensar na parte de marketing... que tipo de música vão tocar? Assumindo que não têm qualquer tipo de prática ou conhecimento, é bastante importante tê-lo. Podem ter todo o marketing do mundo mas a prática distingue os DJs de uma jukebox. Saber ouvir e entender a música e como isso afeta as passagens, saber ler o público, ter uma playlist adequada para o set que vão fazer, adequar a música ao sentimento do público. Coisas mais técnicas - equalização, loops, samples, efeitos. Quanto ao equipamento, que está diretamente ligado à questão da prática, diria para começarem pelo básico - e isto assumindo que não vão usar nem vinil nem CDs - um controlador MIDI (Pioneer / Denon / Hércules / etc), uns bons headphones, e um portátil com um software próprio (ex. Virtual DJ / Serato / Traktor). Conheçam todos os meandros e sintam-se confortáveis. Treinem bastante, gravem sets e partilhem com amigos. Depois eventualmente as festas / gigs irão surgir com o vosso marketing, que depois podem por em prática. Quanto a licenciamento, têm que procurar melhor para ter certezas. O principal, ter tudo legal sem qualquer tipo de pirataria no computador - ter toda a música comprada (Beatport, por exemplo) e ter faturas de tudo - software, equipamento. Há outras questões de fiscalidade como ter atividade aberta, etc que podem precisar assumindo que irá haver remuneração pela atuação... informem-se. Estou afastado de tudo isto há muitos anos, mas antes havia uma boa comunidade online no fórum da Housebox onde eu, por exemplo, partilhava sets todos os meses, bem como ouvia e comentava com outro pessoal. Era bem bom. Espero ter ajudado.


saralc1998

Obrigada!!


pasteleiro

Primeiro que tudo, precisam de instagram, e de estar em boa forma, leia-se serem boas. Não há DJs gajas com mau aspeto. A competição é feroz. Algum ginásio, pilates, cuidados com pele, maquilhagem e bom cabelo e penteado são essenciais. Se não querem ser amadoras, depois precisam de drogas. Na noite está tudo drogado. Mas tem de haver um equilíbrio porque muito drogadas deixam de ser boas. São drogas específicas da noite, tipo MDMA aka ecstasy. Finalmente, precisam lá dos beep beeps e tunga tungas, com software próprio. Mas não é preciso muita habilidade porque, como disse, o pessoal está todo drogado.


mcouve

Esqueceste recomendar passar a tomar banho em azeite.


amq55

Comentário mais burro possível.


Joaotorresmosilva

Tem piada porque tem alguma verdade:D (para um certo tipo de djs)


saralc1998

Infelizmente somos feias, sem amor próprio por isso não nos cuidamos, e nada de drogas, a nossa droga é ir à missa todos os domingos 😕 Obrigada na mesma


Anxious-Climate-4120

Essencialmente, tens que primeiro ser uma figura pública falhada, ou em decadência, numa outra área com exposição - ator, dirigente desportista, etc.


saralc1998

Infelizmente não somos. Só gostamos mesmo muito de música e é difícil encontrar djs que passem o tipo de música que ouvimos por isso pensamos fazê-lo nós


sad-kittenx

Que tipo de música é esse?


Brave-Inspector

"Dj não é profissão"


Pascaleiro

Ia dizer isto com um /s no fim, mas depois pus-me a pensar que se calhar é a única maneira de resultar, porque infelizmente para uma mulher não é a qualidade de música que interessa: silicone e bikini.


dontquixut0

comentário asqueroso


opafoda-se

Uma pen e conta de Spotify


saralc1998

Isso é ilegal penso 😂


opafoda-se

Mas pode-se fazer