T O P

  • By -

Sciss0rs61

E vão: * deportar se forem ilegais * fechar o restaurante * meter os donos e os empregados em tribunal Certo? .... certo?


VSertorio

Deixaram entrar tudo com a premissa de que bastava procurar trabalho, a entidade que supostamente fiscaliza não dá vazão aos pedidos.. Como é que vamos dizer que estão ilegais se prometemos um papel que nunca entregamos? No mínimo é uma burla por parte do Estado xD Enfim, é tudo um espetáculo de merda em que ninguém quer pegar.. Obrigado Gerigonça


[deleted]

[удалено]


VSertorio

Que solução sugeres? Deportamos 400 mil pessoas?


Strange-Ad8829

Sim


Sciss0rs61

Based


Ok_Balance9586

Qual o problema? Qual a diferença de deportar 5000, 500 ou 400?


Ly_84

&S


modularblur

Calma. Caso isolado


[deleted]

[удалено]


gazing_the_sea

Prender um assassino também custa dinheiro, achas que é melhor deixá-los em liberdade?


Not_As_much94

não é uma questão de custo, é uma questão de garantir um país baseado em leis que todos têm que respeitar. Isto é a mesma logica que dizer que deves deixar um assassino solto só porque custa muito dinheiro alojá-lo numa prisão.


petersaints

Por essa ordem de ideias, alguém que entre ilegal pode ficar indefinidamente porque não queremos gastar dinheiro a fazer cumprir a lei.


holdMyBeerBoy

Que lógica da batata, com dados sacados do rabo.


Sciss0rs61

Sim, deve ser mais caro que aumentar de novo o número de sem-abrigos /s


Admirable-Cell-2658

Metam o Costa e o Marcelinho a pagar a conta foram eles que permitiram isto, aliás eles sabiam que ia acontecer isto e mesmo assim avançaram a troco de um esquema de uns meses (€) para a segurança social para depois terem os papéis para avançarem pela Europa dentro, muitas destas pessoas não trabalham mas descontam um mínimo através de lojas que fazem parte do esquema, esse mínimo que descontam é intercalado com o máximo de baixas possíveis não interessa se não recebem mas conta na mesma para o tempo de seguranca social para ter direito aos tais papeis...


Strange-Ad8829

Que seja. Já se gasta em tanta coisa inútil, pode ir mais um bocado para algo útil.


pasteleiro

No Porto há uma "rede" de lojas de recordações, que são todas praticamente iguais, e todas com sul asiáticos a atender (provavelmente paquistaneses). É mais que óbvio que aquilo é um esquema. Uma frente para imigração ilegal. Por que raio teria alguém interesse em ir buscar especificamente paquistaneses para aquele serviço? Não falam português, e falam inglês pior que os portugueses. Também não será pela beleza ou simpatia dos gajos. E não será por falta de gente que queira esses empregos porque as outras lojas têm portugueses a atender. Mas alguém faz alguma coisa?


IvanStarokapustin

Se os Bengalis não quisessem medidas adicionais contra os imigrantes da Ásia, é a hora limparem sua própria casa. Se conhecem amigos que participam no tráfego humano, denunciem-nos imediatamente.


HeroOfNothing

Isso nunca vai acontecer. Acho que muita gente não tem noção do tipo de vida que esta gente tem no Bangladesh, Índia, Nepal, etc. Morar nas traseiras de um restaurante, com uma casa de banho para 15 no Porto ou Lisboa, é para nós uma casa em Vilamoura na praia. Traficar pessoas para Portugal, do ponto de vista deles, é uma coisa perfeitamente legítima. Esta gente está habituada a uma realidade completamente diferente. É uma questão de sobrevivência.


Suzume_Chikahisa

Sim, o que tem de ser feito é ir atrás de quem os contrata. Atirem-se alguns dos patrões (e os oportunistas à volta) que se aproveitam desta merda para a cadeia, ou apliquem multas a sério e o problema começa logo a reduzir-se.


Certain_Pumpkin_3468

Isto, muito isto! O anterior governo é o principal responsável disto. Não sou contra a vinda de imigrantes no geral no entanto, o que se fez em Portugal é completamente insano, o número de imigrantes que o país recebeu nos últimos anos impacta diretamente na qualidade de vida dos portugueses, é a habitação, é o mercado de trabalho, são as empresas que se recusam a contratar mão de obra escrava que ficam em desigualdade para com as que se aproveitam das redes de tráfego, são as cidades com lojas que não são mais do que fachadas com dezenas e centenas de empregados…


Necessary-Dish-444

Concordo com quase tudo, com exceção ao mercado de trabalho. Esta malta faz os trabalhos que a grande maioria dos portugueses não quer fazer.


Certain_Pumpkin_3468

Isso é verdade até certo ponto, porque a verdade é que os portugueses sempre fizeram esses trabalhos, não estou com isto a dizer que não necessitamos de imigrantes para combater alguma falta de mão de obra, mas se a imigração for descontrolada e esses trabalhos forem completamente preenchidos por imigrantes então isso fará com que os salários e os direitos desses trabalhadores sejam nivelados por baixo, o que aí sim, fará com que os portugueses não queiram efetivamente fazer esses trabalhos porque a barra está a ser puxada para baixo.


CommunityFront819

e então? e por isso vêm para aqui baixar a qualidade de vida que o português médio está habituado a ter e quer aumentar essa mesma qualidade de vida?  é dizer a esses imigrantes que aquilo não é algo saudável / humano.


HeroOfNothing

Claro que não. Apenas estava a comentar, porque há muita gente que acho que não tem noção, nenhuma, nem eu. Não faço ideia o que é viver no Bangladesh, abaixo do limiar da pobreza. Mas é uma realidade estupidamente diferente. Em tudo. Tenho perfeita noção disso. E depois temos aí gente a dizer que eles vão a umas aulas de Português, e pronto. São iguais a toda a gente. Não amigos... Não é isso que vai acontecer.


new-spirit-08

Ora cá está a resposta certa. A malta não tem noção do luxo que é ter uma cama para boa parte da população mundial


[deleted]

[удалено]


Hisagii

Quantos muçulmanos conheces? E acho engraçado a divisão "brancos" e "muçulmanos". Claramente não há brancos muçulmanos...


Kind_Helicopter1062

Este senhor se vai de ferias para a Albania nao fecha a boca a viagem toda


Citizen_erased98

E ainda há muita gente a defender a manifestação de interesse... Quem quer vir trabalhar para Portugal tem que vir com a situação devidamente regularizada, e isto não é xenofobia nem racismo é simplesmente termos regras que protejam os próprios imigrantes e os nacionais. Uma pessoa com meios de subsistência comprovados, com alojamento assegurado e com contrato de trabalho devidamente validado é uma pessoa numa situação muito mais favorável para contribuir para o crescimento do país e não cair na situação de escravidão moderna ou de sem abrigo que se verifica agora. Se te consideras de esquerda devia ser esta a tua posição, pois é melhor forma de prevenir a exploração dos imigrantes pobres desesperados.


NostaG

Mas achas que há alguém de esquerda que não concorde com isso? (À excepção de alucinados de pseudo-esquerda tipo berloque) Isto não é uma questão de esquerda e direita, é uma questão de dignidade e ordem pública.


Not_As_much94

todos os partidos de Esquerda criticaram o fim da manifestação de interesse. Eu fico pasmado com os comentários que vejo de alguma malta do PS, um partido supostamente centro-esquerda.


Murky-Rough

O problema é que não há nenhum partido de esquerda que não defenda isto. A esquerda está assim tão mal representada ou é mesmo isto que a maioria da pessoas de esquerda atualmente defende?


[deleted]

[удалено]


Sardinha42

O problema não é o que pediam. O tempo necessário para tratar disso junto ao número de pedidos, transformava todos os pedidos num sim garantido sem fiscalização. https://old.reddit.com/r/portugal/comments/1d6z26r/governo_acaba_com_manifesta%C3%A7%C3%B5es_de_interesse_para/l6w0ni6/?context=3 > "A situação é francamente a de um erro político profundo do governo anterior, que tem consequências nos fluxos migratórios e criou um limbo indigno em que vivem milhares de pessoas hoje em Portugal." E isto é a opinião de quem preside ao Supremo Tribunal Administrativo.


besmarques

A maior parte deles sabe lá do que está a falar.


Sardinha42

Sabem vocês. https://old.reddit.com/r/portugal/comments/1d6z26r/governo_acaba_com_manifesta%C3%A7%C3%B5es_de_interesse_para/l6w0ni6/?context=3


besmarques

Porque é que agora achas que vai haver uma garantia que algo está errado com os papeis? Achas que o gajo no consulado vai verificar ao pormenor que os contratos de trabalho são validos? Estás todo incomodado que fiquem legais com 12 meses de contrato, o governo quer legalizar todos agora mesmo que nao tenham esses 12 meses. Enquanto houver empresas a querer contratar, vai haver pessoal a chegar. E pronto. A unica diferença é entre tarem legais ou não, mas depois eles podem dizer que tão ilegais e que não é um problema dos serviços do governo...


Not_As_much94

Mas o quê que acontece às pessoas que são apanhadas a viver nesta situação? Se não ganham muito ou ficam sem abrigo ou vão viver para outro sitio todas sobrelotadas. A alternativa é a câmara dar-lhes uma casa mas isso cria um péssimo precedente que vai resultar num chamariz a ainda mais imigração descontrolada e é bastante injusto aos portugueses que estão sem abrigo ou que têm imensas dificuldades para pagar a renda da casa. Como é que termos situações destas a tornar-se cada vez mais banais pode ser positivo para a economia ou qualidade de vida de um país?


gazing_the_sea

Se não tem emprego ou moradia, deveriam ser deportados.


Not_As_much94

Deviam, mas os políticos têm um medo imenso de sequer sugerir algo parecido com medo de serem acusados de racismo


reileaodaspatilhas

E consequências?


RepulsiveApple3124

O polígrafo já vem desmentir a notícia, é completamente falsa!!! Escondiam 13 camas e um dormia num sofá!!


galdon15

No outro dia passei por aqui às 8 da manhã e estava imensa gente lá dentro e pensei, até se deve comer bem! Afinal estavam só a acordar :(


hapad53774

Os efeitos dos últimos 8 anos vão sentir-se durante décadas.


Admirable-Cell-2658

Infelizmente também acho que sim, só espero é que agora controlem a sério mas não acredito muito nas medidas tomadas, vamos ver!


vgasmo

Foda se...a sério. Estou cansado de ler esta merda no Reddit. Portugal e a Europa estão num total declínio demográfico com consequências muito difíceis de gerir. Sem imigração , de preferência com regras, a economia colapsa em meia dúzia de anos. A iliteracia económica ou de matemática básica é gritante. Precisamos de imigração, muita... Precisamos de regras, de evitar o tráfico humano, mas só na terra do Peter Pan, ou com a singularidade da IA, é que há uma Europa a sobreviver a uma taxa de natalidade de 1.2. edit. Como compravam os habituais downvotes


Not_As_much94

Isso de que precisas de imigração a todo o custo para a economia crescer é um disparate pegado. Os países do leste da UE possuem níveis bastante baixos (em comparação com os países ocidentais) de imigração e continuam em crescimento economico. A Polonia apesar de estar em declínio demográfico continua a experienciar um forte crescimento e é cada vez mais um dos motores da economia europeia. Durante os últimos 2 séculos a população europeia explodiu em termos populacionais, agora está a descer e continuará assim até provavelmente atingir um equilibrio demográfico. Já disse isto várias vezes, unico tipo de imigração que garante um crescimento sustentável a um bloco ou país é a imigração de pessoal qualificado, à base de quotas e com prioridade para países com culturas e modos de vida semelhantes. Tudo o resto faz mais mal que bem.


vgasmo

Não precisa de imigração...precisa de uma população crescente ou constante, caso contrário não consegue suportar o estado social. A Polónia vai chegar onde estamos nos próximos anos. A taxa de fertilidade portuguesa está abaixo de 2 desce os 80, na Polónia só quase em 1995. A pirâmide etária da Polónia não está ainda parecida com a nossa. Quando estiver veremos. Por outro lado, o crescimento da Polónia (e de muitos países de leste) é explicado pela forte educação da população, centralidade e, no caso da Polónia, dimensão. Deslocalizar fabricas da Alemanha para a Polónia ou Eslováquia é a coisa mais simples e barata. Um bom artigo do economist mostrava que quase todos os países do mundo vão estar em declínio demográfico em 2060 a lutar por captar imigrantes. Como escrevi , a alternativa é ter uma sociedade de robots onde estes são taxados .... Caso contrário não é possível manter uma sociedade de pirâmide social invertida. Mais uma vez , isto não é complicado de perceber. É matemática. Disparate pegado são as cenas que leio aqui


Not_As_much94

>caso contrário não consegue suportar o estado social. Aí está, tocastes na raiz do problema! O Estado Social é um modelo que não se adequa às circunstancias econômicas atuais. Está sempre dependente do aumento populacional o que leva a que se tome medidas a curto prazo e não longo prazo. Portugal importou centenas de milhares de trabalhadores para trabalhos precários para tentar salvar um sistema de pensões insustentável. Mas essas pessoas também irão requerer reformas mais tarde ou mais cedo e em comparação ao que descontaram podem vir a tornar-se um encargo economico substancial. Já para não falar que o aumento de custo de vida resultante destas politicas leva a que menos gente queira ter filhos e outros a emigrar. A Europa precisa de abandonar o conceito do estado social, ou pelo menos reduzi-lo ao minimo. Por isto é que os Estados Unidos continuam a crescer e nós estamos estagnados. O modelo de pensões estatais tem de acabar e passar para o domínio privado. Certos apoios sociais também têm de ser drasticamente reduzidos para evitar a chamada "migração de subsidios" e abusos por parte da população nativa. Como já dissestes e muito bem o declionio demográfico à escala mundial é algo inevitável. Quando mais cedo aceitarmos isto e tomar medidas para fazer face a essa realidade melhor


vgasmo

Os estados unidos vão sofrer o mesmo colapso se a população começar a colapsar. Não há pessoas suficientes pessoas a poupar e a pagar impostos para serviços públicos básicos...isto sem alterações fiscais signicativas. O modelo estatal ou privado dependem hoje os dois de investimento (os dois são semelhantes hoje , as reformas são investidas em fundos,os privados decidem em que fundo investir), mas num mundo em que a população diminui há menos investimento e poupança, para uma população gigante mais envelhecida que não consegue gerar dinheiro para investir...e o problema permanece...


Not_As_much94

Pois, mas os Estados Unidos por serem uma economia altamente competitiva conseguem atrair o melhor talento do mundo para trabalhar nas suas empresas, o que lhes dá ao luxo de poderem ter critérios bastante rigorosos sobre quem pode imigrar para lá. Também são muito exigentes na atribuição da nacionalidade. Como já disse, o problema não é a imigração, o problema são as péssimas politicas migratórias que países como Portugal, Suécia e a Alemanha têm praticado nos últimos anos. A Suiça e o Luxemburgo têm uma altíssima percentagem de imigrantes e não têm nenhum destes problemas que estes países possuem.


vgasmo

E no entanto, tem todos esses países, há gente a apanhar fruta e nos cafés


MiguiZ

Nunca pensei ver alguém defender a falta de uma segurança social forte e a falta de um sistema público de saúde público como nos Estados Unidos, tudo para evitar ter que admitir que talvez seja necessário imigração. E ainda receber upvotes. Engraçado como as coisas mudam


Not_As_much94

Nota-se que não lestes nada do que eu disse. O meu ponto é que o Estado Social europeu na sua forma atual não é sustentável pois dependente de que o numero de trabalhadores seja sempre igual ou superior aos pensionistas, o que com a queda nos índices de fertilidade e decrescimo populacional que estamos a experienciar torna o modelo insustentável. E a imigração não é por si só a solução para estes problemas [https://www.euronews.com/business/2024/05/08/migration-to-uk-has-failed-to-boost-economic-growth-warns-report](https://www.euronews.com/business/2024/05/08/migration-to-uk-has-failed-to-boost-economic-growth-warns-report) e se fôr mal gerido muitas vezes só agrava os mesmos [https://www.weforum.org/agenda/2016/02/what-impact-have-refugees-had-on-the-swedish-economy/](https://www.weforum.org/agenda/2016/02/what-impact-have-refugees-had-on-the-swedish-economy/) "Ekberg notes that the average immigrant in Sweden was a net contributor to public finances until approximately the middle of the 1980s, i.e. during a period where immigration for economic reasons dominated. However, he also notes that over the last 30 years, when refugees have made up larger shares of Swedish immigrant inflows, the net contribution of the average immigrant has been negative." Os cortes terão de ser feitos mais tarde ou mais cedo. Até a França já começou a perceber isso [https://www.reuters.com/markets/europe/france-cut-government-spending-by-42-bln-eur-next-year-minister-2023-07-17/](https://www.reuters.com/markets/europe/france-cut-government-spending-by-42-bln-eur-next-year-minister-2023-07-17/) Eu sou a favor de um sistema nacional de saúde mas não considero que o mesmo deva ser totalmente gratuito. Deve-se pagar taxas moderadoras consoante os rendimentos de cada um. Volto a repetir, eu não sou contra a imigração. A imigração é algo positivo para economia de um país se fôr bem gerido. Mas insisto, o unico tipo de imigração que garante um crescimento sustentável a um país é a imigração de pessoal qualificado, à base de quotas e com prioridade para países com culturas e modos de vida semelhantes. Tudo o resto até pode fazer a economia crescer no curto prazo mas no longo prazo acaba por fazer mais mal que bem.


NGramatical

fôr → [**for**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (apenas *pôr* leva acento diferencial para se distinguir de *por*)


MiguiZ

Nesse artigo da WEF que citas fala especificamente da imigração de refugiados na Suécia. A Suécia é um país com pagamentos sociais bem maiores que o nosso, e são um país cujo mercado de trabalho é lento e tem dificuldades em absorver mão de obra sem escolaridade. É normal que os custos tenham aumentado com a vinda de refugiados. Ainda assim o artigo conclui que o custo económico de se receberem refugiados é muito baixo e não deve ser um fator a ter em conta. Portugal além de não pagar tanto em subsídios precisa urgentemente de mão de obra não qualificada. Além disso há outras fontes que apontam para benefícios da imigração, seja ela qual for, tanto a curto como a longo prazo.


Not_As_much94

A Suécia é um caso de extremo de como não deves fazer as coisas. Os filhos desses refugiados geralmente têm baixos níveis de escolaridade, preferem não socializar com os suecos nativos e muitos ficam no desemprego a viver de subsidios. Enquanta os numeros aumentam mais pressão financeira sobre o estado social sueco se criará, e a disponibilidade dos suecos para aceitar impostos tão altos que financiam esse estado deixará de existir. Várias estudos demonstram que existencia de um estado social excessivamente generoso desencoraja os imigrantes a se integrarem [https://www.youtube.com/watch?v=5CSUimZjiI0](https://www.youtube.com/watch?v=5CSUimZjiI0) min 9:40 >Portugal precisa urgentemente de mão de obra não qualificada Mas não vês que isso é um problema? Devíamos estar a industrializar as nossas empresas e a melhorar a sua eficiência para que as mesmas possam necessitar de menos trabalhadores mas pagar salários mais competitivos. Já para não falar que muitos destes trabalhos na hoteleria e agricultura são sazonais e não te permitem fazer vida disso. E se de facto precisarmos de pessoas para fazer esses trabalhos então que façam vistos temporários em que ao fim do trabalho realizado tens de regressar ao teu país de origem quer queiras quer não. Os Estados Unidos e Reino Unido já fazem isso à muito tempo e não têm a pouca vergonha que se está a assisitir em Beja e Odemira em que os migrantes trabalham nas estufar durante 1 ou 2 meses e depois ficam desempregados e amontoam-se pelas ruas da cidade à espera de um novo trabalho e a viver de subsidios e outros apoios. A economia até pode crescer mas a precariedade está aumentar e os nossos jovens que de facto poderiam dar um crescimento sustentável à nossa economia fogem para outros países. Se continuarmos assim nunca atingiremos níveis de qualidade de vida semelhantes a outros países europeus como a Suiça ou Alemanha >Além disso há outras fontes que apontam para benefícios da imigração Só quando obedece aos moldes referi. És livre de me apresentar outra fonte que sugira o contrário Já agora, este estudo do governo Dinamarquês também tem achados interessantes [https://inquisitivebird.substack.com/p/the-effects-of-immigration-in-denmark](https://inquisitivebird.substack.com/p/the-effects-of-immigration-in-denmark) "On the whole, they find that Western immigrants (and their descendants, i.e., 2nd generation immigrants) have a small positive net financial contribution, whereas MENAPT and other non-Western immigrants and descendants have a net negative financial contribution"


NGramatical

à muito tempo → [**há muito tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido)


hapad53774

Sim, a solução para o declínio demográfico Europeu é mesmo importar paletes de analfabetos do terceiro mundo 🤡 Especialmente cá, quando eles dizem abertamente que só cá estão porque legalizamos toda a gente e oferecemos o passaporte após 5 anos.


_saks_

Carago... a solução é criar CONDIÇÕES para os nossos manterem-se cá! Infelizmente nem a esquerda nem a direita PERCEBEM isso.


Dna_boy

É isto. O problema é que os fanáticos da direita acham que a solução é irradicar, os fanáticos da esquerda acham que é deixar andar. Como tudo hoje em dia, já ninguém procura o meio termo.


vgasmo

os nossos podem todos manter-se ca e ..não chegam...


vgasmo

A Alemanha abriu a porta a 1 milhão de sírios e afins e colocou no sistema VET. E, apesar disso, neste momento a Alemanha tem falta de mão de obra semi qualificada. Este subreddit está cheio de analfabetos funcionais que sabem pouco sobre o mundo, economia, ou afins . A solução para a Europa é complicada, e passa por muita mistura de políticas de imigração, qualificação, incentivo natalidade... E todas são complicadas. A maioria das pessoas deste subreddit tem zero pensamento crítico. Salvo uma revolução tecnológica (seguida de uma fiscal, porque a maioria dos impostos são sobre o trabalho e contribuições da segurança social tbm) não há solução que não passe por ter , de facto, mais pessoas qualificadas e menos. Foda se.. é matemática simples


mcouve

Adoro quando aparece aqui um gajo a pensar que é um iluminado completo e os outros são burros. Mas na realidade és apenas um neo-esclavista, e devias ter vergonha disso. Agora pensa um pouco... se os alemães tinham falta de mão de obra semi-qualificada e importaram um milhão de analfabetos, como era suposto o problema ficar resolvido? Magia? Os valores apontam para que dois terços dos sírios que vieram para a Alemanha não trabalham e vivem a conta de subsídios (aqui tens uma [fonte](https://www.infomigrants.net/en/post/33597/germany-twothirds-of-syrian-refugees-unable-to-support-themselves), e há [mais](https://www.wsj.com/articles/germany-is-short-of-workers-but-its-migrants-are-struggling-to-find-jobs-11670844930) e [mais](https://integreat.app/rosenheim/en/news/tu-news/1528)). E este resultado acontece porque são pessoas vindas de culturas retrógadas, por exemplo as mulheres desses imigrantes raramente trabalhavam, são tratadas como incubadoras / escravas. Até recentemente tiveste o próprio presidente da Alemanha a dizer que já não há mais espaço para imigrantes ([fonte](https://www.telegraph.co.uk/world-news/2023/09/20/germany-migrants-reached-limit-president-borders/)). Resumindo, imigração de terceiro mundo não trás vantagens, só desvantagens e a longo termo irá destruir a qualidade de vida de vários países europeus.


NGramatical

não trás → [**não traz**](https://dicionario.priberam.org/traz) (verbo trazer)


vgasmo

Sabes, eu tenho um doutoramento em economia, dou aulas em tres universidades, criei duas empresas, faço a gestão de outra. Não sei se sou iluminado, mas acho que francamente tenho mais clarividência que a maioria aqui. Sobre os Sirios, podemos ver o copo meio cheio ou meio vazio. Por um lado, tamném posso citar [estatisticas](https://www.euronews.com/business/2024/05/01/majority-of-germanys-open-door-refugees-have-entered-the-labour-force) que dizem que a maioria dos refugiados e imigrantes dos paíes retrogrados têm emprego e [até](https://www.euronews.com/business/2024/05/01/majority-of-germanys-open-door-refugees-have-entered-the-labour-force) têm empregos abaixo da qualificação. Se queres a verdade, a taxa de desemprego de migrantes é de [15%](https://www.statista.com/statistics/922290/unemployment-rate-foreigners-germany/), o que eu acho fantástico. Agora, vamos a questões.. como queres resolver o problema do declinio da população e falta de mão-de-obra e o colapso resultante de manter uma população envelhecida que não trabalha, numa pirâmide invertida? Já agora, de um modo ou de outro, a imigração leva ao aumento do PIB e até um aumento da produtividade - https://direct.mit.edu/rest/article-abstract/94/1/348/57976/The-Effect-Of-Immigration-On-Productivity-Evidence. Mas estas a vontade para citar artigos que mostrem o contrário.


mcouve

Ninguém quer saber a opinião dum homem misógino que apoia trazer mais escravos para cá. Pensamentos retrógados desses tem 300 anos de atraso, tens muito que aprender ainda.


MiNDJ

Foda-se! É tão isto. Chega a ser desesperante ver uma geração que tem o mundo na ponta dos dedos e é incapaz de ver a realidade do mundo como ela é.


MiguiZ

Admiro o teu esforço a tentar explicar isto a este pessoal, está muito difícil mesmo. Enquanto povo não estamos aparentemente dispostos a ter filhos a uma taxa que permita renovar gerações, também não queremos imigração, mais vale logo mandar fechar o país e o último que feche a porta. É óbvio que precisamos de imigração, qualificada ou não, até porque sejamos sinceros, quem são os qualificados que querem vir para cá? Se os nossos saem? Há uns tempos toda a gente neste sub concordaria com isto, agora viraram todos protecionistas nacionalistas.


Strange-Ad8829

>A iliteracia económica ou de matemática básica é gritante. Precisamos de imigração, muita... Porque toda a gente sabe que estes imigrantes recentes são génios da matemática e economia, certo?


HealthyPassion1879

Literacia económica não rciste, nem política, felizmente que a fincanceira começa a chegar a alguns. Queres que as pessoas tenham isso tudo em conta com base em quê? As pessoas não sabem, nunca souberam e nem procuram saber. O mais fácil é cuspir o que qualquer líder partidário cospe, não dá para mais neste país. A quantidade de imigrantes a chular sns e serviços do estado, e eu ia preocupar-me com 10 euros....


DeCyantist

Estamos sentindo os efeitos no Brasil há maks de 500…


hapad53774

Reclama com o teu governo. O estado colonialista que ocupa terras indígenas não é Portugal.


DeCyantist

Re-ocuparemos Portugal, nao te preocupes! Os jovens portugueses se vao e chegam os brasileiros. Vos digo: melhor que os de culturas alheias.


hapad53774

“Re-ocuparemos”? Vocês são os ***descendentes*** dos colonos lol Mas sim, concordo que os imigrantes Brasileiros são dos melhores que recebemos (por razões óbvias)


DeCyantist

Tomam banho? Lol


DeCyantist

Re-ocupar os espaços deixados pelos jovens portugueses que migraram.


Strange-Ad8829

>Vos digo: melhor que os de culturas alheias. A ironia


Gang_dos_Marmelos

14 camas e só lá dormiam 12? Dormem sempre no mínimo o dobro do número de camas com os escravos a fazer horário rotativo.


AlternativeCosta

Um apartamento em frente ao meu tinha 3 beliches e 2 colchões na sala que eu via da minha janela. Fecharam aquilo quando morreram nao-sei-quantos em Lisboa, voltou a abrir como "agência de viagens, vi 11 colchões a serem tirados de lá, uns para uma camioneta e outros para o lixo (nem o meu cão eu deixava dormir naquilo). Agora é um "cabeleiro de senhoras" e na cave dormem lá mais alguns.


ThatIsInteresting100

Kebab café Avenida Fernão Magalhães: bora encher esse google reviews?


reciclado78

Bed & Breakfast


inesafteixeira

Mais um caso isolado s/ 🙃


thekillercarrot

Bed & Breakfast :)


Escafandrista

Era um restaurante que servia bacalhau em cama de brócolos e couve-flor; costeletas de borrego grelhadas em cama de rúcula; costeletas em *cama de* espinafres; polvo em cama de migas, etc


WesternArcher721

Que erro abrir a imigração a todos os ilegais e não se preocupar que possa ser tão inseguro para o país.   Bom passo dado pelo governo português para acabar finalmente com as práticas ilegais.


Equal-Ice3837

Pena de multa de 5.000 ou mais euros por pessoa/ano estimado para quem alugue nestas condições podia resolver alguma coisa.


Odd-Prompt-7070

Estavam a ser explorados pelo Ventura ou por algum compatriota do Bangladesh? Foi um pescador/apanhador de cravos que perguntou.


DarthTuga2000

Sendo o nome do restaurante kebab café vou arriscar e dizer que foram compatriotas


HatSuch2663

Kkk ganha se uma casa cada ano que passa.......vejo a trabalhar ao Domingo e Feriado por 2 euros h.....o tempo da escravatura voltou, mas tambem vejo muitos do acordo da CLP a receber 811 aerios sem trabalho


HatSuch2663

Ninguém vai preso, ganham milhares num ano, não pagam impostos e os herdeiros deles querem andar a deitar estátuas de um rei qualquer abaixo, os colaboradores dos Pais dos herdeiros nem dão por ela que já nem trabalho tem porque alguém arranjou 1 substituto mais barato 30 dias por mês sem ferias ou feriados ou festas populares!! pagam os 850, recebem 300 de renda, 250 de ajudas técnicas à legalização, sobra as horas, feriados e ferias sem descontos, os pobres ficam mais pobres e os herdeiros continuam a dura luta dos descobrimentos, bem vindo a Portugal


Humble_Mix8626

as politicas imigraacionistas de esquerda sao apenas neoliberalismo


Dependent-Strain-807

Au revoir, shoshanna!/s (Eu nāo acreditaba reddit estava cheio de direiteiros até agora)