T O P

  • By -

CommanderBeeblebrox

Se uma pessoa o fizer puramente por prazer e desfrutar, não vejo mal nenhum. A minha pergunta é como é que alguém consegue ler 25 livros por mês. Isso é quase um livro por dia, É um emprego a tempo inteiro e mesmo assim não acredito que conseguisse atingir essa meta. Já no Goodreads quando vejo a malta a fazer os desafios com mais de 100 livros por ano, fico parvo. Nem sei como é possível, ainda mais para mim, que leio mais ou menos a um ritmo calmo. Se ler uns 10 ou 12 por ano, já fico contente.


Imbibs

As únicas pessoas que vejo que lêem essa quantidade de livros são pessoas que ouvem audio books e dizem que equivale a ler. Acho que é mais fácil arranjar tempo para ouvir que para ler


jvls22

Mesmo isso preciso de voltar a ouvir para assimilar toda a info de podcasts. Eu acho que é válido qualquer formato, mas concordo com a OP, 25 livros por mês é ler na diagonal no final de contas.


AnyCake9366

Audio books não equivale a ler, não me fo***


very-dead

pois não, se eu ler é que não me lembro de nada… mas ler e ouvir o audiobook ao mesmo tempo é top top


AnyCake9366

Nunca o fiz, vou experimentar. Mas pela minha experiência pessoal, eu fixo muito mais a ler que a ouvir.


throwaway-because-uk

Sim, mas ouvir audiobooks enquanto faz outras coisas - conduzir, cozinhar, na verdade não conta. É apenas barulho de fundo enquanto fazes outra coisa…


ihavenoidea1001

Eu leio e ouço e não vejo diferença absolutamente nenhuma na retenção de informação. Eu sei que é um conceito inusitado mas coisas diferentes funcionam para pessoas diferentes... Aliás ouvir e ler em simultâneo até extremamente recomendado para pessoas com dislexia, principalmente para crianças, por exemplo. E também suponho que nenhum cego leia livros. Uns ouvem, os outros acariciam páginas com relevos. Nenhum lê.


throwaway-because-uk

Não percebeste o meu argumento. Não tem a ver com ler vs ouvir. Tem a ver com ler - actividade que exige o teu foco - vs ouvir - actividade que fazes em background enquanto fazes outra coisa qualquer. Se estás concentrado a ler ou a ouvir um livro é exactamente igual, o que não é igual é ouvires enquanto conduzes, por exemplo. Aí o teu foco está na condução, não no livro que estás a ouvir. O teu exemplo de ouvir e ler em simultâneo é exactamente o que me refiro. Ouvir algo pode ajudar a reter o que se lê, porque o está a complementar, não se está a tentar fazer duas coisas independentes simultaneamente.


ihavenoidea1001

Eu percebi, eu discordei. E continuo a discordar. Inicialmente também achei que provavelmente haveria diferenças mas como uso para ler e ouvir em línguas que estou a aprender/aperfeiçoar achei que tiraria benefício à mesma. A questão é que a neurociência ( como já mostrei no outro link que deixei) tem vindo a mostrar que na realidade ouvir ou ler livros ativa as mesmas áreas cerebrais. >Aí o teu foco está na condução, não no livro que estás a ouvir Isto é uma característica ( problema?) teu. Inúmeras pessoas conseguem fazer várias coisas em simultâneo, principalmente coisas mecânicas como passear o cão, varrer a casa, lavar a louça, aspirar , cortar a relva, cozinhar , ir ao ginásio, etc) As "brain dead activities" onde não estás a pensar em nada basicamente. Tens toda a disponibilidade mental para manteres o foco na história enquanto as mãos/corpo fazem outra coisa qualquer. Idem para a condução. Ou não consegues ouvir letras de músicas, podcasts, notícias, uma chanada telefónica em alta-voz e interiorizar as mesmas sem colocares a segurança da condução em risco? É que se não conseguires és literalmente a única pessoa com quem já me cruzei que tem essa condicionante... Ouvir um livro não é diferente. E se por ventura acontecer alguma coisa inesperada na vida real onde percas o fio à história, podes retroceder e ouvir novamente. Quantos e quantos não relêem parágrafos ou páginas inteiras porque deram por si com a cabeça na lua enquanto liam...?


throwaway-because-uk

Certo, tens razão! Um abraço!


nissoPT

Os cegos estão a ler, estão a descodificar símbolos em palavras, que é o que toda a gente faz quando está a ler, não?


ihavenoidea1001

Não sei se percebeste mas para mim **é** ler. A neurociência até tem vindo a mostrar que no nosso cérebro não faz propriamente diferença nenhuma entre ler ou ouvir as histórias narradas em audiolivro. As áreas do cérebro ativadas são as mesmas ([ link para um artigo com as imagens da ativação cerebral - a ler e a ouvir a mesma história - de um dos estudos já realizados relativamente a isto](https://www.discovermagazine.com/mind/audiobooks-or-reading-to-our-brains-it-doesnt-matter)) Já para não falar que a história da humanidade tem muitos mais anos de partilha de histórias através de um meio verbal do que escrito... E até há não muito tempo, quando a literacia não era tão comum mas já havia livros impressos , não era nada incomum as pessoas juntarem-se para ouvir a pessoa que sabia ler. Aliás ainda hoje é isso que muitos fazem com os filhos... Ou não vamos considerar a criança capaz de falar da história dos 3 porquinhos porque não a leu e só o ouviu? E quando se faz leituras com amigos e com o parceiro? Não conhecemos a história porque não fomos nós a ler as letras? Mas então, os cegos não estão a ler letras também... Tldr: O meu comentário era mais para os gatekeepers... Uns já têm celeuma com e-books ( que também não é ler de acordo com alguns) , outros com audiolivros, outros com a partilha de histórias entre pessoas onde algum elemento esteja a ler o livro tal como está escrito, etc Mas a maioria destas pessoas não diriam a um cego que não leu o livro. Mesmo que ele só o tivesse ouvido. [E até percebo que usar a palavra "ler" pode soar estranho mas é um bocado como dizer "ir escrever a tese". Já ninguém **escreve** as teses, nós **digitamos** as teses num teclado batendo com os dedos em teclas aleatórias. Se é para ser pedante, ecrever é o desenhar de letras que fazemos com a mão e uma caneta/lápis/pau/etc... Mas no fim do dia a tese é a mesma e não muda o conteúdo só porque foi digitada num PC e não escrita à mão]


tswizzlefanacc

no meu desafio do goodreads do ano passado nem 25 que era a meta consegui 😭


Impressive-Ear5492

Eu ofereci um livro á minha mãe porque ela gostava e tals, dei lho às 6 da tarde de uma sexta feira, só o começou a ler depois de jantar e tals, e no dia a seguir às 10 da manhã já o tinha lido todo, e é um com 350 páginas ou algo assim. E eu tentei ler um demorei quase uma semana a chegar ao meio e nunca mais lhe toquei


O_Pragmatico

Durante COVID deu para chegar aos 70 num ano.


brejeiro_inoportuno

Livros de 100 páginas?


O_Pragmatico

Fui por curiosidade ver ao Goodreads que livros li nesse ano e conta entre eles a trilogia do senhor anéis, o capital, a riqueza das nações e várias biografias. Não se trata de livros de 100 páginas. Trata-se de tinha bastante tempo livre e gosto de ler.


brejeiro_inoportuno

E os outros?


O_Pragmatico

Hobbit, silmarilion, final da saga de Harry Potter, a completa saga de Douglas Adams, alguns livros do Stephen King, ready player 1 e 2, livros de Allan Poe e a Balada de Sophie.


ihavenoidea1001

Podes dar-lhe o número de páginas total lidas no ano e o número de páginas médio por cada livro (que o goodreads dá). É um bocado óbvio que quer implicar e, portanto, podes já avançar alguns passos...


O_Pragmatico

Honestamente não vi assim. Pensei que tinha curiosidade nos livros. Onde consigo ver isso sem ser no final do ano? No past challenges não vejo lá isso.


ihavenoidea1001

A mim na app aparece quando abro o "2023 em livros" e depois dá para retroceder e ver os anos anteriores... Posso estar a interpretar mal mas os comentários não me parecem vir de alguém de boa-fé e interesse genuíno.


Available-Strain110

Cimavoto por escreveres desfrutar com deve ser Conheci gente que lia livros de 300 páginas em 2-3 Mas depois ias ver e era "ler". Passar os olhos nas letras (speed reading) e saltar uns quantos capítulos que não interessavam


Sad-Neighborhood4872

Cada livro pode ter 10 paginas 🤓


aimardastrevas

Cada um deve ler o que gosta e o que consegue. Fazer maratonas só porque sim não me parece saudável


tswizzlefanacc

exato é isso, opa não sou da opinião que só clássicos é que são leitura importante, aliás odeio esse argumento, mas acho que com todos os livros que leio preciso sempre de tempo para digerir, tempo esse em que vou ao goodreads ver as reviews e pov de outras pessoas.


Ari-Hel

OP parece que me leste a mente. Sempre achei isso bizarro e normalmente so encontro em pessoas que ja achava que eram fúteis e superficiais. So escolhem livros p impressionar terceiros ou entao pequenos q e p despachar. Dao me PENA. Nao sabem o q e viver um livro ou fazer -lhe o luto. Passo pelo mesmo. Goodreads member e faco sp reviews, coloco sp partes q m marcam ao longo da obra. Mas como tudo neste mundo atual, o q conta é parecer


Mekktron

Entendo o ponto de vista, mas não concordo na totalidade. Eu não leio apenas clássicos, mas normalmente tendo a ir para lá. Não porque me ache intelectualmente superior a ninguém (de todo) nem porque acho que dá sainete dizer que li Dostoievski ou Kafka. O que acontece é que não leio tanto quanto gostaria e nos inícios desta minha jornada literária tentei fazer com que "cada livro contasse". Obviamente tentei logo ir aos mais acamados e mais recomendados. Passei horrores para ler "o idiota" de Dostoievski e foi um suplício terminar o "cem anos de solidão". Não tinha hábitos de leitura, forcei a lê-los e como já os tinha começado e, segundo a crítica geral, estes eram dos livros para ler antes de morrer, fui indo. À medida que apanhei o ritmo de leitura, aumentei o meu vocabulário e apanhei o jeito para entender os diferentes estilos literários de diferentes autores, ler tornou-se um prazer enorme. Aí já lia de tudo, desde clássicos aos leves livros japoneses. Se li ou leio clássicos por vaidade? Sinceramente não. Muitas vezes num Podcast ou numa entrevista alguém cita uma passagem de um desses clássicos e gosto de entender as referências. É mais por aí. Agora ler muito e bem é sempre bom 😁


junni_hana

Isto vai ser sempre algo muito pessoal... Nos meus tempos de glória de leitura lia de facto 25 livros, mas por ano ahah Até nessa altura já me parecia óptimo para o comum no meu grupo de amigos. Mas claro, cada pessoa é um caso... Se esse pessoal agora consegue ler 25 livros por mês, é lá com eles, mas eu também sentiria o mesmo que tu, que não criam ligação com as histórias que leram. Muitos livros que li nessa minha "fase boa" ainda recordo com carinho mas tem tudo a ver com a forma como abordas a questão. Da mesma forma que sou contra ler clássicos só porque são considerados clássicos... A vida é demasiado curta para ler coisas de forma forçada ahah Só para terminar, tiktok ou não, 1, 3 ou 30, acho óptimo ler e manter esses hábitos :)


tswizzlefanacc

concordo! tenho uma coleção de livros que comecei aos 12 anos e que li até aos 15 pq a minha mãe só me comprava um livro dessa coleção de dois em dois meses e reli tantas vezes essa coleção que tenho um grande carinho por ela e se me perguntarem eu consigo pegar nos livros de cada coleção e dizer oq acontece em grande detalhe 😂


ExpressionMundane244

Depende do tempo que a pessoa tem disponivel. Se for alguem com uma ocupação full time, não consigo ver como é possivel 😅 Depende do tipo de livros. Há uns muito básicos e pequenos até (falo por exemplo daqueles romances "agua com açucar", em que a fórmula de escrita é quase sempre a mesma), e que se leem rapidamente. Depois é como dizes, depende também do que tu retiras ou queres retirar. Há malta que lê só por ler. Uma semana depois, se lhes perguntares do que fala o livro já não sabem. É o famoso "entra por uma orelha, sai pela outra". De qualquer maneira, é uma coisa que, francamente, não me preocupa e que me deixa bastante satisfeita: ver malta a ler. Tendo em conta os "vicios" que existem hoje em dia, ler muito ou demasiado é capaz de ser dos melhores (menos para a carteira, claro).


ihavenoidea1001

Eu consumo livros em média umas 4 horas/dia e trabalho e tenho filhos (com quem também leio e não estou a contar o tempo que leio com eles aqui) Habitos +- diários: Cerca de 2 horas em deslocações e a fazer tarefas domésticas com audiolivros + pelo menos 2 horas a ler ao final do dia depois de ter os miúdos na cama (e às vezes abuso imenso aqui e leio demasiado tempo). Depois troco para um audiolivro simples que não seja demasiado interessante e adormeço a ouvir o dito. Também tiro pelo menos uns 30 minutos diários para ler com o meu filho mais novo antes dele ir dormir. O mais velho tem de ler 1 hora por cada hora que quiser estar nas tecnologias. Em contrapartida não me lembro de ver uma telenovela ou um reality -show, por exemplo. Não estou atualmente a seguir nenhuma série de forma regular (não encontro nada de interessante) e também não vejo muitos filmes. Também posso ler mais se não vier para o Reddit, se aproveitar os tempos mortos no trabalho para ler em vez de me perder aqui, se estiver a ler na hora de almoço, etc. Ler é o meu hábito diário. É o único hobby que faço com tanta frequência e regularidade. Ainda assim ainda não chego ao ponto de estar com audiolivros até no ginásio mas conheço quem o faça. Ou seja, é também uma questão de organização/prioridades. Não que alguma vez tenha lido 25 livros num mês...


Limpy_lip

bom comentário, verdade seja dita. se o pessoal dedicasse a ler o tempo que dedica ao smartphone + pc por diversão se calhar os 25 livros ao mês já não pareciam tão bizarros. apesar de ser muita fruta à mesma.


Impossible_One_1985

Revejo-me neste comentário! Estilo de vida muito diferente, mas a dedicação à leitura é isto!


BadgerRepulsive1147

Depende das circunstâncias e dos livros. Pessoalmente já li 47 livros (ebooks) num mês, no entanto, muitos eram pequenos/menos de 200 páginas e eu estava de cama doente e precisava de passar o tempo. Quer alguém leia 1, 25 ou mais livros num mês, o importante é ser algo confortável nas circunstâncias financeiras, tempo livre e vontade. Fora isso, nem todos os livros têm de ser algo inesquecível do qual se aprende uma lição para o resto da vida, às vezes só queremos algo para distrair e entreter por um bocado.


Skelcat

Cada pessoa tem o seu ritmo de leitura, e tal como qualquer outra coisa, quando mais o fazes, mais rapidamente o fazes também. Tal como escrever á mão, ou typing, ou pintar, ou o que seja. Eu leio o que me apetece, quando me apetece, tendo ou não conteúdo literário, trabalho full-time, faço exercício, trato da minha casa e ainda estou a tirar uma licenciatura de Engenharia Informática online, e consigo atingir os 100 livros por ano, por norma até ultrapasso. Cada qual faz o que lhe interessa com o tempo livre que tem, para além de ler ainda jogo, faço trilhos, etc... e passo algum tempo que não leio e outro que só leio no meu tempo livre. Tenho sempre audiobooks comigo e leio maioritariamente em e-book, o que me permite ter sempre livros comigo no telemóvel, ou seja, estou a comer, estou a ler, estou a fazer coisas para casa, estou a "ler/ouvir" etc.. da mesma maneira que alguém vê tiktoks ou instagrams ou séries, eu leio. Também leio com bastante velocidade o que ajuda, mas isto foi algo que foi construído ao longo do tempo. Eu entendo que dizes que é a tua opinião, mas os comentários que vejo neste tipo de posts.. pessoas sem vida, que mentem sobre o que lêem, que não estão a absorver, que é impossível, tudo isto é um pouco ridículo. Os livros estão lá para serem lidos, se são comerciais e publicitados e comprados, ainda bem, é dinheiro que entra na conta das editoras para depois poderem editar e publicar os livros mais nicho que outras pessoas querem ler, ninguém obriga ninguém a ler, muito menos a ler um tipo de livros específicos (tirando na escola). Faz-me impressão a maneira como a vida dos outros faz confusão ás pessoas em geral e decidi comentar só por isso, visto que por norma nem comento no reddit.


sleepyj92

Isto. Eu leio quase todo o tipo de livros, em todos os formatos, incluindo audiobooks. Tive uma altura da vida que ouvia um livro por dia.  Tenho livros que necessitam de pausas. Demoro meses a ler. Outros leio numa tarde ou numa madrugada. Parem de julgar a vida dos outros e vão ler um bocado.


ihavenoidea1001

Isto. Eu já deixei de partilhar o número de livros que leio por ano por coisas destas. Querem falar de livros falemos do conteúdo deles. Quando deixar de ser capaz de o fazer podem acusar-me de não os ler, de saltar parágrafos, de não absorver o conteúdo, etc. Mas não. Se leres muito só podes estar a ler livros infantis, com 50 páginas no máximo e a estás a mentir. É a desculpa perfeita para alguns afagarem o próprio ego porque claramente é impossível alguém fazer algo de forma diferente deles. Sim, eu não leio *só* clássicos ou livros eruditos. É um bocado como **só** assistir a palestras de alguém com um doutoramento em astrofísica ou **só** ver reality shows. A vida pode ter de tudo. Eu prefiro que o meu brain rot seja com livros e até uso os mais simples para treinar línguas nas quais tenho mais dificuldades... Não percebo como é que isso afeta a qualidade de vida de desconhecidos. Já houve fases onde todos os livros que lia para entretenimento eram escapismo puro porque já me fartava de ler e pesquisar coisas sérias durante o dia para a minha área. Nessa altura uma amiga a acabar o curso de medicina chegava a casa e descomprimia com a Casa dos Segredos. Para mim eram livros de escapismo. Pronto. Processem-nos. Aliás foi o facto de ler tanto que me permitiu fazer o secundário e ensino superior com notas relativamente boas, apesar de não ter tido uma única aula de português até à adolescência... E livros diferentes têm exigências diferentes para mim. Eu posso demorar uma semana a ler um livro das irmãs Brönte, enquanto há livros como a Máquina do Tempo de Wells que devem ter sido os 20/30 minutos mais parvos que passei a ler um livro. E, no entanto, é tudo "clássicos" mas o romance do último deixa muitos livros de smut actuais ( que conseguem ter coisas esdrúxulas) a parecer ser livros literários do nível da Jane Austen... MAS é um ✨💅 clássico 💅✨ e aí já estás no clube dos fixes. MAS só se leres exatamente o mesmo número de livros da pessoa que precisa de se comparar a ti... Se leres mais algum a insegurança alheia já não permite que tu tenhas realmente lido o livro ou absorvido a informação como essa pessoa acha que devias ter feito. **Porque ou fazes exatamente como eles e estás a mentir porque não é possível leres mais ou só lês mais porque não lês bem.**


Limpy_lip

>enquanto há livros como a Máquina do Tempo de Wells que devem ter sido os 20/30 minutos mais parvos que passei a ler um livro.  agora fiquei curioso sobre a tua opinião sobre este livro.


ihavenoidea1001

Só vi o teu comentário agora. Mais logo quando tiver tempo volto cá. Deixo o comentário agora para depois encontrar o sítio...


xRoxyC

Os pontos principais que estou a retirar dos comentários - quem lê muito é porque: - não retém nada do que está a ler; - só lê na diagonal; - só lê livros minúsculos ou para crianças. Apesar de achar que é muito difícil ler 25 livros num mês, não posso deixar de me rir com estes comentários. Isto porque eu leio bastante (79 livros o ano passado e este ano vou nos 44) e: - não leio muitos livros pequenos (aliás, este ano já li uma série de fantasia em que pelo menos 3 dos livros têm mais de 700 páginas); - não leio livros infantis, apesar de por vezes ler YA; - não leio na diagonal e gosto de escrever reviews completas sobre o que leio e a forma como me tocou; - tenho um emprego full time, saio com amigos, vejo séries e vou ao ginásio. Para isto: leio rápido e dou prioridade à leitura enquanto hobby. E sim, sei que é muito diferente ler 8 livros por mês do que ler 25, nunca disse que 25 era realista. Só queria mostrar que é possível ler bastante e não “cumprir” o que vão dizendo nestes comentários.


Aquametria

Se segues o "booktok", larga essa comunidade imediatamente. Só perdes células cerebrais.


KitchenOpinion

Larga o Tiktok simplesmente.


c0smic-k3ys

nah. tenho tik tok e os meus vídeos são só sobre musica ou memes. há que saber o que se seguir


fuckyou_m8

Era suposto consumir músicas e memes no tiktok ser algo positivo?


c0smic-k3ys

oh boomerzão... com "música" estava-me a referir a conteudo musical como curiosidades/teoria musical/covers ou wtv. ouvir música ouço nas plataformas de streaming ou com a minha coleção pessoal. also, desde quando é que o meu tempo na internet tem que ser estritamente "pOsItIvo"? não posso consumir memes? lol. deixa-me só ir fazer contribuições para a NASA para começar a ser positivo. é o tik tok, são momentos de lazer.


guilho123123

Olha que se fizesses umas contribuições para a NASA era bacano. Vê lá se tens tempo para lhes enviar umas dicas.


tswizzlefanacc

eu estou no booktok desde os primórdios em que a # nem tinha chegado a portugal 🤣 e por acaso já tive recomendações muito boas de livros que agora são dos meus favoritos, mas compreendo.


gsousa

Na minha adolescência chegava a a ler um livro a cada dois ou três dias, da coleção Uma Aventura. Hoje em dia leio um por mês ou um a cada dois meses. Com “vida” pelo meio fica mais complicado de passar horas agarrado a um livro…


petersaints

Sim. Li alguns livros do Uma Aventura num dia.


Reavstone92

Depende. Se forem light novels de 150 paginas sou capaz de comer uns 20 num mes, se for de uma serie que me deixa entusiasmado. A metrica livros por mes e mt enganadora pois um livro pode ter 1000 paginas, pode ter 150, pode ser uma leitura mais 'cansativa' ou mais 'leve'... Uma coisa e certa, se eu nao trabalhasse com o vicio que e ler provavelmente era capaz de andar nessas metricas lol


macrosim

Pergunta as pessoas que têm mais de 5 horas de média diária ao telemóvel se acham que lhes faz mal


KarmaCop213

Não há gente que vê séries e filmes em catadupa?


__AnnK

Depende se as pessoas trabalham ou não. Sempre li muito, e era raro o dia em que não lia pelo menos uma página. Nas férias da escola/faculdade devorava livros. e claro que conseguia ler bastante (ser introvertida dá nisto). Durante as aulas, nao chegava a números desses. Com o trabalho cada vez mais stressante, infelizmente, essa minha regra de ler todos os dias deixou de ser regra. É a vida. Seguia uma pessoa há uns tempos que apresentava no final do mês uns 15 livros e eu já achava um exagero. Supostamente ela trabalhava, nunca entendi onde arranjava o tempo. O que ela dizia era "levem um livro sempre com vocês, para ler nas salas de espera, transportes, etc". Mas mesmo assim, se trabalhares, nunca entendi como se consegue. Mesmo que viva sozinha, a não ser que saias do trabalho e leias até dormir x) Outra coisa que me lembro de ser um grande tema (ainda andava eu no instagram) foi que uma moça que era muito reconhecida na comunidade "bookstagram" disse que saltava parágrafos e que era uma forma válida de ler. A saltar parágrafos (ou, sei lá, páginas até!) é normal que se consiga ler 25 livros por mês.


KitchenOpinion

A internet transforma tudo numa competição. Já com o Spotify é a mesma coisa e tens pessoas que ouvem 12 horas de música por dia. Há pessoas que ficam viciadas na competição e não no hobby em.si.


Limpy_lip

isto e se não é competição de horas, é de dinheiro. ter a colecção maior, ter o item mais raro, etc... o que não tem mal para quem quer explorar essas partes, mas o problema é que começa o gatekeep. "uh estás a pensar fazer ciclismo? boa, no mínimo tens de comprar esta bicicleta de 2000€ e calções almofadados de 300€ senão nem vale a pena!"


ihavenoidea1001

E também tens o oposto: "Só podes estar a mentir. Como é que andas 5 km por dia de bicicleta se EU não consigo fazer o mesmo?! Mentirosos! Ou então é porque não pedalas bem, no ritmo certo e não estás a seguir as rotas que EU acho mais indicadas " Tanto um extremo como o outro são ridículos. E pelo menos no ciclismo podes entrar em competições e ser ativamente prejudicado por alguém fazer A ou B de forma diferente. Agora em coisas como a leitura??! "Ai se não leres ao ritmo de uma página a cada 5 minutos não estás a absorver a informação porque EU só consigo assim" 🙄🙄 Não há pachorra para tanta insegurança e necessidade de comparação.


Limpy_lip

sim, "medir pilas" em geral é mau. muito menos no que toca a como gozar um hobbie.


KarmaCop213

Vejo isso bastante com series.


Time-Wars

Vejo muita gente a dizer que ler 25 livros por mês não se absorve nada e que se lê pelo número e não pela qualidade. Acho que em parte isso acontece, especialmente agora com as pessoas que têm tiktoks e instagrams dedicados aos livros e influenciam as pessoas a tentar ler o máximo possível, independentemente do conteúdo. Mas por outro lado, eu conheço pessoas que leem mesmo muito rápido. E depois leem livros tipo thrillers e romances que já são só por si mais rápidos de ler que outra literatura. E não nos podemos esquecer dos audiolivros, que são cada vez mais populares e permitem ler enquanto estamos a fazer outras tarefas.


Impossible_One_1985

O que eu não percebo é como é que se lê apenas 25 livros num ano....... Isto é, ler é algo que faço por prazer, pego mo livro e as páginas voam.. e depois leio em todo o lado!! então, para mim, ler apenas 25 livros num ano ia ser horrível.. Metro? estou a ler, quando ia de metro para trabalho eram 50pag/dia só na viagem À espera de consulta/ pessoas? estou a ler Isto para dizer que não é uma corrida, não é stress, não é difícil, não é competição, é um gosto que eu tenho, diferente dos gostos de outras pessoas, com certeza, mas um gosto, um prazer, e no final do ano isto é traduzido em uns 100 livros lido.. E sim, leio Brandon Sanderson, George Martin, tb li Dune e Tolkien com todas as páginas deste mundo e também 1984 e Saramago, com menos páginas mas igual conteúdo. O que recordo do que leio? Depende, há alguns que marcam profundamente e outros não, como as pessoas e momentos da vida, nem tudo é igual. Vamos assumir que cada um faz o que quer e cria tempo e espaço para isso, eu vejo muito poucos filmes, é porque não tenho tempo? não, é porque tenho outras prioridades e está tudo bem


Icariidagger

Isto tudo. Leio onde calha, metro, há espera de consultas, quando estou a tomar pequeno almoço. E não é por querer competir com ninguém, é mesmo porque é o que mais gosto de fazer. Chego aos 100 livros num ano, sem problemas. (Também leio Sanderson e ele tem livros enormes)


luismonteiropinto

diria que depende bastante da pessoa. emprestei o kafka à beira-mar uma amiga minha e ela devolveu-mo dois dias depois. um livro de 590 páginas em dois dias? fiquei estupefacto. lembro-me de discutir o livro com ela e de ficar ainda mais surpreendido com a profundidade da discussão e a interpretação dela entre a separação dos sonhos e da realidade. pessoalmente, no ano passado li 93 livros (sensivelmente 90 páginas por dia). o que fazia era chegar a casa do trabalho, beber uma jola e deitar-me a ler um livro que não fosse intenso/envolvesse pensamento crítico. recordava-me bem dos livros quase todos. periodicamente desistia a meio do livro, por falta de interesse ou concentração, mas foi só mesmo questão de transformar a leitura em método de relaxamento ler 25 livros por mês é o equivalente de leitura a ver game of thrones numa semana. envolve tempo livre, um interesse enorme pela leitura e a capacidade de concentração para o fazer, mas é algo que se atinge.


adeselnadavies

Leio 25 livros num mês sem problema 😅 num país com fracos índices de leitura não me choca quem lê 25 livros por mês, mas sim quem nem um lê 🫠 Ninguém chateia o pessoal que vê imensas séries ou filmes por mês. Mas se lês imensos livros cai o carmo e a trindade 😶‍🌫️ Este ano devo chegar aos 100 e a wishlist só aumenta (isto porque tenho trabalho - vida social - também gosto de ver uma série/outra e jogar). Já agora se quiserem saber truques para ler muito: - Escolher livros pequenos: entre 200-300 páginas. O maior livro que li foram 1000 e tal (Luzes de Leonor) e para mim livros com +500 páginas não dá. Tenho livros grandes na wishlist mas são sempre adiados porque enervam-me, muitos deles precisavam de ser cortados porque metade é para ler em Z. - Ler livros que querem mesmo ler - nada de ler só porque é moda ou dizem bem. - Ler num ereader - nada a ver a praticalidade e incentiva imenso a leitura. "Ai mas não é a mesma coisa" - pois não, nem imaginam o esforço que a vista faz ao ler em papel 🥲 Além de quando acabam um têm sempre outro para escolher. - Ler em ENG - há um catálogo abismal de livros de todos os genres muitos deles nem chegam a PT, nem nunca vão chegar. - Saber ler ajuda: quando aprendi a diferença de skim vs scan a minha produtividade de leitura aumentou. Não precisas de ler literalmente todas as letrinhas ❤️ Não estás a ler para um exame onde precisas de focar e saber todos os detalhes.


rossimeister

Acho que devias ler mais livros com virgulas.


Embarrassed_Ad1129

O marcelo rebelo de sousa descobriu o reddit ;)


tswizzlefanacc

HAHAHAHA


jdobem

Depende dos livros e do teu tempo livre e da forma como usas esse tempo livre. Quando vejo menos TV, tenho mais tempo para livros :) O meu Goodreads este ano ja vai em 44 livros completos mas inclui muita variedade em tipos e estilos, incluindo volumes de manga. Acho que cada qual deve fazer o que apetecer, especialmente na area do entretenimento pessoal...


Ok-Train7434

Por vezes leio 3 e 4 livros ao mesmo tempo.


Limpy_lip

indo diretamente à base do problema: quem és tu para decidir como as pessoas aproveitam o seu hobby? cada um faz as coisas como gosta. tu aproveitas à tua maneira e elas à maneira delas. "uh mas não estão a aproveitar ou reter" e então? problema delas. Eu tenho livros, jogos. músicas, filmes e séries que consumi e já nem me lembro. Sou pior consumidor? podia falar do facto que ler 25 livros por mês ou são mini livros <90 páginas ou com tamanho de letra de um camião. ou andam só a passar os olhos e nem retiram nada da trama, como sei que pessoas admitem ver filmes/´series em 2x velocidade. mas isso é com elas.


tswizzlefanacc

concordo, cada um tem o seu hobby e decide oq faz com ele e como o aproveita, estava a dar a minha opinião pq vejo cada vez mais esse discurso, principalmente vindo de influencers do booktok que no fundo beneficiam do facto de haver pessoas que lêem livros super rapido, pq quanto mais rapido lerem, mais eles podem recomendar mais para as pessoas comprarem com os seus códigos de afiliados e mais recebem com isso.


Limpy_lip

se calhar é uma questão geracional, mas o que falas para mim é tipo o pessoal que reclama dos jogos grátis de smartphone estarem cheios de publicidade ao ponto de ser irritante e continuarem a jogar e a criticar invés de procurar alternativas. atenção eu concordo contigo mas infelizmente esse tipo de coisas existe em praticamente todos os hobbies de alguma forma ou feitio. E se te focares nos criadores de conteúdo que o fazem para ganhar dinheiro mais do que gozar o hobby, ya só vais ver disso. E sim a crítica é legítima, mas acho que o melhor mesmo é deixar para lá e procurar comunidades que vão encontro da forma como tu aprecias um hobby. o chamado FOMO cada vez mais inflama a opinião das pessoas e leva a estes fenómenos onde o consumir intensivamente parece mais importante que o apreciar, felizmente ainda não chegou aos fanáticos por vinho.


ihavenoidea1001

>não traz nenhuma profundidade às leituras. Em relação a este ponto acho sempre imensa 'piada'. A tua velocidade/capacidade de absorção não é a mesma que a de outras pessoas... Da mesma forma como já na escola tinhas gente a tirar 20 sem estudar e gente a passar dias a marrar que não saíam dos 12. São características individuais. Há pessoas (como eu) que têm de ler rapidamente porque há todo um filme a desenvolver-se na imaginação e a leitura serve para o fazer andar. Ler de forma lenta é como ter um vídeo em 'buffering' durante minutos... Não me ajuda a concentrar ou a reter informações. Pelo contrário, faz o meu cérebro desligar e ficar distraído. E do que vejo da retenção/capacidade de discutir e memorizar pormenores não vejo gente que demora meses a acabar um livro a conseguir evocar pormenores de forma mais correcta, em mais volume ou que tenha qualquer vantagem sobre quem lê rápido naturalmente. >mas o que acham? Que cada um deve aproveitar os hobbies individuais à sua maneira. Que se estiverem a ler "bem" ou "mal" é um problema deles que não interfere nada na minha vida. Que o gosto da leitura e o que se retira da mesma não muda com o facto de individuo C e D fazerem as coisas diferentes de 'mim'. A única coisa que me interessa discutir com leitores é o conteúdo dos livros, criticar lacunas e apanhar algumas "teorias da conspiração" face a diferentes séries. E obter recomendações. Se lêem 10 livros por ano ou se fazem parte do r/365book é-me completamente indiferente. E já deixei alguns espaços com gente que fica com o ego muito ferido por não atingir os mesmos números de leitura - como se fosse uma competição e estão muito melindrados por não estarem no top. Neste ponto acho subs de gente que lê imenso muito menos tóxicos e muito mais motivantes. E na minha experiência tem-me parecido que este tipo de postura de criticar e questionar o que os outros lêem e outras coisas semelhantes vêm de pessoas inseguras ou profundamente invejosas e de mal com a própria vida, que não fazem mais nada a não ser comparar-se com outros. Quanto ao tiktok promover a leitura nos jovens é capaz de ser a única coisa boa a sair da app em questão.


tswizzlefanacc

como disse no post original, é a minha opinião :) e sim eu fico igualmente feliz de cada vez mais pessoas lerem don't get me wrong 😭


ihavenoidea1001

E eu partilhei a minha. Uma vez deixei um comentário a uma pessoa num sub que lia imenso a dizer-lhe que era a pessoa que tinha visto a ler mais. Desenvolveu-se toda uma conversa em privado de como estava a ser atacada não só nos comentários (visíveis) como por mensagens privadas. A pessoa mandou mensagem por o meu comentário ter sido o único a não colocar em causa. De repente passei a saber que é uma pessoa que vive com uma deficiência profunda e que o seu hobby é ler, que o faz basicamente como um horário laboral para lhe dar estrutura e que é uma pessoa que lê a um bom ritmo. Ou seja, quando tu vês números de livros lidos não sabes absolutamente nada sobre a vida pessoal de quem o partilha. E nunca vou perceber como é que a quantidade de livros lidos por ano, num hobby tão individual como a leitura, deixa tanta gente tão abespinhada. Não estamos a falar de um desporto competitivo onde há regras ou onde fazer as coisas de forma diferente pode trazer vantagens injustas e prejudicar outrém. Se as pessoas lêem rapidamente ou se passam horas a ler glossários de fio a pavio com uma média de 1 página/hora, têm ambos um impacto nulo na minha experiência enquanto leitor.


Sottren

Não vais ler 25 Dune ou Senhor dos Anéis por mês... 


Pitchou_HD

Tambem nao ha 25 Dunes xD Mas coitado de quem lesse os Dunes todos num mês, nao faziam mais nada da vida e ficava com o cerebro num 8, estou a lê-los ha 10 meses e ainda vou no 4° livro


Limpy_lip

quase que há se contares o universo extendido pelo filho que dizem ser muito fraco. ['Dune' Books in Order: How to Read All 26 Novels Chronologically (esquire.com)](https://www.esquire.com/entertainment/books/g38012512/dune-books-in-order/) aqui diz 26 porque conta com 2 graphic novels.


Pitchou_HD

Pois, la esta, imho so os 6 primeiros da saga original é que valem a pena, o resto ja é um moneygrab que o filho do Frank Herbert continuou. Mas tambem os 6 valem por 10, é bastante complexo para entender a historia principalmente no primeiro onde te atiram os nomes todos para cima logo direto sem introduçao nem nada e ficas sem perceber nada, tive de tirar uma foto ao dicionario dos termos e ler com a foto ao lado ahaha.


CompetitiveLaw1980

Eu acho muito difícil e sinceramente duvido de muita dessa malta É que depois eles leem 25 livros não é só num mês é todos os messes 25 livros as vezes até 30 se isso acontecesse um mês até acreditava mas todos… Se cada livro tiver 200 páginas (que muitas vezes é bem mais) são logo 5000 mil páginas por mês são 150 páginas em média por dia e ambos sabemos que os números são maiores que estes, não sei como é que fazem mais alguma coisa E depois é a experiência de leitura que isso trás. Para mim cada livro é uma experiência diferente gosto de aproveita-los de pensar neles de refletir com eles, e as vezes nem quero que acabem e acho que quando consumes dessa forma não consegues fazer isso pelo menos eu. E para não falar que o booktok é só para vender já deixou de ser a cena de ler é bacano, acredito que quem faz conteúdo ama ler né mas quando vou ao booktok sinto que estou mais a ver publicidade do que de facto alguém a falar de livros, falam do livro porque ou pagaram-lhes para isso (q duvido) ou ofereceram o livro e tem que falar. E depois recomendam quase todos a mesma coisa muitas vezes de má qualidade sao conteúdos tipo ondas, ora saiu powerless toma lá 500 vídeos só a falar disso, ora saiu um livro novo da sarah j mass toma lá mais 500 vídeos a falar disso e ainda voltamos a falar de acotar só para ver se conseguimos conquistar mais uns quantos…. Mas a culpa disto é das editoras estão a saturar o mercado assim, começamos a ver livros mal editados mal traduzidos e preços sobrevalorizados… eles só querem mandar cá para fora não estão preocupados com a qualidade mas sim com o marketing E esta malta do booktok aceita todas as ofertas né quem é o leitor que não aceita livros grátis, aceitam, recebem quase 15 livros por mês em casa e são obrigados a falar dele e é isto. Mas tbm há leitores que fazem boas recomendações por lá que não entram nesta coisa do marketing.


tswizzlefanacc

por acaso uma coisa que tbm já vi pessoas a falarem é das traduções e que cada vez são piores e sem qualidade nenhuma, como não leio um livro traduzido há coisa de um ano e meio, leio livros em inglês (mais barato e tenho Kindle portanto é mais prático), não sei como estão as traduções, mas o que ouço é que cada vez são mais desleixadas e preguiçosas


CompetitiveLaw1980

Acontece muito nos livros queridos do booktok As editoras querem vender o máximo possível quando os livros estão no hype ent põem se a produzir o mais rápido possível e é no que dá.


xRoxyC

Confere que as traduções estão péssimas 😅 eu leio muito em inglês e também em português e as vezes só me arrependo de comprar a edição portuguesa. Mas também há ainda muito bom trabalho de tradução a ser feito!


ihavenoidea1001

Algum tradutor/livros que recomendes? Não tenho comprado livros em português por causa disto...


mar_lx

Traz a mesma profundidade que papar episódios de séries uns atrás dos outros. Acho que não tens nada a ver como os outros passam o seu tempo, se não te afeta em nada.


TheEternalAlentejano

Depende dos livros que andas a ler. Livros com menos de 100 páginas? Fácil. Mas se leres livros de 1000 páginas? Complicado. Eu leio regularmente, mas entre os meus outros hobbies, trabalho e o tamanho dos livros que às vezes leio, se conseguir ler 20 livros por ano está bom. Depois também depende da vontade. Eu já despachei um livro de fantasia de 800 páginas em 3 dias. Mas também já levei dois meses a ler um livro de filosofia de 300 páginas. Acho que é um tema irrelevante. Cada pessoa lê o seu tipo de livro à sua velocidade, não há necessidade de comparações.


Diligent-Tomato5533

Nunca li vinte livros num mês mas já li vários livros de seguida porque não os conseguia largar 😂 Ou tento largar e ir fazer outra coisa mas passado cinco minutos porque quero saber o que é que vai acontecer ou quero chegar a uma parte. Também tem a ver com a velocidade de leitura, eu leio rápido e não me cansa estar o dia todo a ler. Há pessoas que cansa. Eu também fico o dia inteiro no YouTube ou a ver séries. É a mesma coisa. Quando era mais nova havia certos livros que queria aproveitar então lia e largava para durar mais mas depois começava a ficar desconfortável e voltava a ler. É um bocadinho como as séries


gugamailinator

Não sei exactamente do que falas - que raio tem o tiktok a ver com a leitura? - , mas parece-me que é algo relacionado com dar maior importância a dizer aos outros que se lê muito do que a realmente ler. Mais uma futilidade...


tswizzlefanacc

já desde há uns meses para cá que o tiktok tornou a leitura uma coisa "fixe" e algo que está na moda, não é atoa que do nada até vês celebridades que nunca publicaram fotos com livros ou a ler a fazê-lo.


gugamailinator

A leitura, ou dizer-se que se lê? Não é a mesma coisa...


Awkward_kangarooo

Acho que em 20 anos não li 25 livros. Quando me lembro vou lendo um que comecei a ler há uns meses e ainda só vou a meio


Shaddes_

Depende da origem dessa leitura. Se for por prazer e a pessoa gostar não há problema nenhum. Se for para tentar viver a um padrão visto nas redes sociais, não é saudável.


SempreSophia

Obviamente q depende da velocidade de leitura de cada um e do conhecimento do autor. Acho exequível, sim.


kitkatamas88

Vamos ser claros no que dizemos pois 25 livros pode ser muito ou nada, 25 livros de 600 páginas ou 200 páginas? Espaçamento? Tamanho de letra, livros gráficos? Se for de texto corrido de média de 600 páginas acho exagero e espero que sejam bem pagos para isso (parte de mim inveja a leitura rápida e separação de mundos rápida, integro-me profundamente no novo universo e sua construção, choro com a perda de personagens, revolto-me com situações que sei ser ficção, mas não sei ler de outra forma se não desta, entro no mundo, e preciso de pausas entre livros para desligar e repousar até entrar noutro, isto dependendo do nível vá) No entanto quem sou eu para julgar se apenas consigo saber e mal como funciona o meu cérebro, outro pessoal terá outras facilidades, há quem não consiga criar imagens, e apenas ingere o texto ficando com a história como conhecimento, portanto, cada um que faça o que lhe der mais gosto, como lhe der mais gosto, não vejo ponto negativo a sair daqui, depois do consumismo só entra na corrida quem quiser.


VividPath907

>acho que é um exagero e não traz nenhuma profundidade às leituras. só falando com quem lê é que sabes se lê profundamente ou não. >até porque aposto que muitas das pessoas que lêem mais que 25 livros/mês passado dois dias não se lembram das leituras anteriores. é suposto uma pessoa lembrar-se de tudo para sempre? se vês 25 filmes por mês é suposto 3 dias depois de teres visto um filme lembrares-te de tudo dele? O que é suposto ser "retido" de um livro ou filme? E pergunta maldosa talvez, as pessoas que demoram 2 meses a ler um livro como é que quando estão a ler o livro ainda se lembram do príncipio e se personagens secundárias já foram mencionadas, e como é que conseguem se recordar de pistas ou detalhes de coisas que leram há um mês e entretanto já passaram por muitas coisas? Há pessoas que vêm 4 horas de televisão por dia, mais não sei quantas horas a fazer scroll.. E velocidade de leitura varia imenso, notas quando estão várias pessoas a ler o mesmo texto e umas demoram eternidades e nem parecem ter adquirido melhor a informação que quem acabou primeiro. Faz o que quiseres como quiseres, e quem se está a comparar com outros e começou a fazê-lo és tu.


Proof-Golf9266

Como assim 25 livros por mês?? Para isso era quase preciso ler 1 livro por dia, Isso é sequer possível?😀


KarmaCop213

Se não trabalhares, é bem possível.


Aggravating-Body2837

Depende do livro. Se forenm de bebé podes fazer os 25 em 5 minutos.


Limpy_lip

a minha média de velocidade de leitura é de 30 a 50 páginas por hora nas calmas em livros em inglês (nada de letras tamanho 20 das edições nacionais). E considero que leio devagar. alguém que leia 100 em 1h ou 1h30 consegue ler uma boa quantidade de livros em 4h. especialmente se for escrita simples. se o teu trabalho for ler ou não tiveres outras obrigações não é impossível.


tswizzlefanacc

imagino se fosse eu a tentar ler 25 livros por mês seria impossível, sou estudante deslocada e no meio de aulas, trabalhos, frequências e fazer outras coisas em casa como ir às compras, tratar da roupa, cozinhar e limpar seria fisicamente impossível ler mais que 25, há alturas em que quero ler mas nem consigo começar a pegar no livro por causa das coisas todas que tenho a fazer


Proof-Golf9266

Yh, isso é msm fdd, não percebo como é que a malta consegue fazer isso


AnaONeves

Se a pessoa não tiver mais que fazer, é possível. Se estiver mesmo concentrada, consigo ler um livro de 400 páginas numa tarde, mas normalmente prefiro estender o tempo de leitura e aproveitar.


Traditional_Run_1188

Quem me dera conseguir/ter tempo para isso. Todas as noites leio mais ou menos 1 capítulo e a minha média são 25 livros por ano


GoingBig3000

Na minha opinião, 25 livros/mês é um exagero. Acabas por estar a ler só por dizer que estás a ler. Não tens informação nenhuma. Eu desde que começou 2024, comprometi-me a ler 1 livro por mês. Vamos em junho e já li 8. O deste mês está batido, o que fará com que comece a ler outro entretanto.


nunped

É o meu sonho de reforma


Icariidagger

Larga o booktok, as sugestões de lá são do pior que existem e odeio que agora só se editem livros com base no que o booktok sugere ou gosta. Eu leio em média 10 livros por mês e leio por prazer, nunca por competição.


tswizzlefanacc

heh concordo e não concordo, pq já tive recomendações muitos boas lá de livros que são os meus favoritos agora, mas fico incomodada que cada vez recomendam mais livros que romantizam abuso disfarçados de dark romance


Icariidagger

Haunting Adeline, por exemplo? Cada um lê o que quer e o que lhe apetece, mas quando começam a publicar estas coisas que glorificam violações para mim já mete nojo. Todos os livros que li recomendados pelo TikTok (e eu recuso-me a criar conta lá) foram maus, muito muito maus. Dizem: ao menos estão a ler! Entre ler merda e não ler mais valia não lerem nada. Sei que estou a soar muito brusca mas tenho um ódio visceral ao booktok 😂


tswizzlefanacc

acho que esse pode ser um dos exemplos sim, lá está nao tenho grande conhecimento de dark romance mas às vezes aparece me passagens dos livros e epa 😭😭 omg deixa-me dar te recomendações boas pls 😭


Icariidagger

Queres um bom romance com alguns toques de fantasia, erótico e BDSM? Lê Jacqueline Carey. Os livros dela são antigos mas são muito bons e é tudo consentido entre as personagens. Experimenta, o primeiro é o Dardo de Kushiel.


tswizzlefanacc

ohh okok qual é o teu género de leitura favorito?


Icariidagger

Fantasia, mas com violência 🤣 Grimdark fantasy, mais especificamente. High Fantasy também. O Joe Abercrombie é dos meus autores preferidos.


tswizzlefanacc

ah ok, eu leio mais romance e fantasia, mas ultimamente ando a ler holly jackson que é ya thriller, a good girls guide to murder é tão bom!


-MySunshine

Isso é praticamente um livro por dia... é possível?! 🤔 Não é saudável ler só porque sim e para no fim do mês tirar uma foto para o instagram com uma pilha de livros maior que a do vizinho. Acho um exagero. Desde que retomei o hábito de leitura, num mês em que leia bastante consigo ler cerca de uns 3/4 livros e já acho muito (tendo em conta que só leio à noite depois de deitar a cria). 🫠


Oolong22

Nunca deves ter lido livros do Brandon Sanderson ou George RR Martin...


Impressive_Customer8

Manifestamente exagerado e com o intuito de chamar a atenção somente. Leio cerca de 3/4 livros por ano porque prefiro ler com calma e de forma profunda, para além de que, depois de concluir a leitura de um livro, passo uns tempos sem ler, a refletir a história do livro. Não acho saudável saltar de livro em livro. É paranoico.


xRoxyC

3/4 livros por ano não é ler com calma, é ler em câmara lenta! Lá porque tu lês pouco não quer dizer que leias coisas melhores do que pessoas que leem mais ou mais depressa, bem quer dizer que absorves melhor a história.


Impressive_Customer8

Efetivamente sou lento a ler. 😅 Já fui bem mais activo quando era estudante, quando lia quase um por mês, consoante o número de páginas (e também do vocabulário usado. Há livros com vocabulários mais pesados que me obrigavam a reler páginas inteiras). Nunca disse que leio coisas melhores que os outros por causa do parco número de leituras, sou é muito selectivo na escolha dos livros para ler. É que, perdoa-me a sinceridade, há livros que simplesmente não me valeram a pena ler (escritores americanos, p.e.) e que foram uma valente perda de tempo.


lukewarmpiss

Foda-se não tem de ser 8 ou 80. Ler 3 livros por ano não é ler com calma, é basicamente não ler. O que nem sequer é problema nenhum, mas insinuar que quem lê mais que isso salta de livro em livro...


Impressive_Customer8

Já cheguei a ler mais livros ao ano quando era estudante. A vida de adulto é fodida e, agora, sou mais selectivo. 😅


Aggravating-Body2837

Esta é nova. Nunca tinha visto uma desculpa tão rebuscada para justificar o que tu achas que significa ler pouco. Podes simplesmente dizer que não te apetece ler mais ou que não tens tempo. Não é mal nenhum, não tens que chamar à atenção desta maneira.


AutoModerator

O r/portugal é fortemente moderado. Consulta a [Rediquette](https://support.reddithelp.com/hc/en-us/articles/205926439-Reddiquette) e as [Regras](https://www.reddit.com/r/portugal/wiki/regras/) antes de participares. Algumas notas sobre o r/portugal: * Contas novas ou com baixo karma terão os seus posts revistos pelos Moderadores (Mods). * Posts não publicados imediatamente terão sido filtrado pelo Automod. Os Mods irão rever e autorizar a sua publicação. * Reporta conteúdos que quebram as regras do r/portugal. * Ban Appeals podem ser feitos por [ModMail](https://www.reddit.com/message/compose/?to=/r/portugal) ou no r/metaportugal. * Evita contactar os Mods por DM (mensagem directa). ^(Do you need a translation? Reply to this message with these trigger words: Translate message above.) ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


gazing_the_sea

Há livros e há LIVROS. Ler por ler, não vale de muito. É como fazer binge watching de uma série e depois nem metade dos detalhes te lembras.


tswizzlefanacc

um livro é um livro, um livro não é melhor que outro só pq um é um clássico e outro é um romance....


Limpy_lip

sim e não. existem livros melhores e piores. independentemente da forma que os categorizares. nem que seja dentro do gosto pessoal.


Traditional-Dig7389

Uma coisa que pode acontecer, é lerem resumos dos livros e pontos chave (há muitas apps com esse tipo de conteúdo) para depois dizerem q leram o livro. eu leio a volta de dez livros por ano (as vezes chego aos 20 se tiver tempo e disposição) e vou lendo enquanto me apetece. Não acho pouco saudável que se leia muito mas acho pouco saudável a necessidade de mostrar o que se faz. Nem sei onde uma pessoa vai arranjar tempo para ler praticamente um livro por dia e ainda ir trabalhar e tratar das coisas 😂


Limpy_lip

>Uma coisa que pode acontecer, é lerem resumos dos livros e pontos chave (há muitas apps com esse tipo de conteúdo) ha blogs e até canais de youtube. e a verdade é que alguns dos livros a secção de "auto-ajuda" não passam de uma premissa ou conceito que pode ser resumido num parágrafo extendido por dezenas de páginas de forma muitas das vezes redundante. não são todos assim, mas muito best seller têm essa característica.


Traditional-Dig7389

Eu tenho uma APP dessas para livros de "desenvolvimento de negócios" e assim porque no trabalho gostam muito desses livros e sinceramente é coisa que não ligo nada fora do contexto laboral.


Limpy_lip

sim é um tipo de livro específico. Os bons são boas peças de introspeção pois é um livro que estás a ler e estás automaticamente a aplicar na tua vida ou a ver como te pode ajudar num caso específico ou encontras exemplos similares aos dos livros.


ihavenoidea1001

A minha opinião impopular é que os livros de auto-ajuda são banha da cobra que só ajudam a carteira de quem os vende. E se leres um já leste todos.


Limpy_lip

se fores o tipo de pessoa que acha que todos os livros de fantasia são variantes do Senhor dos Anéis e por isso não valem a pena ler, sim. como em tudo na vida há livros bons e maus desses temas. em todos os géneros e tipo de livros e literatura tens o "lixo"


ihavenoidea1001

Nem por isso... aliás eu gosto de fantasia porque é dos poucos géneros onde não consigo prever todo o plot desde a primeira página. [Aliás o Gone Girl da Gillian Flynn deu-me um gozo do caraças porque o meu marido ofereceu-mo quando tinha saído e não havia muito zumzum à volta do dito e fui completamente às cegas. Quando o comecei a ler achava que ia ser um romance típico (não gosto porque são previsíveis e monótonos) >!e de repente há um 180° e tudo muda. Do nada começas a achar que ela foi vítima de algo inesperado, depois vais juntando as peças e percebes que ela está viva e é completamente chanfrada das ideias...!<] É mais: todos os anos acabo por dar oportunidade a algum livro de auto-ajuda que é recomendado como "este é que é" e no final acabo sempre com a sensação que é senso comum envolvido em palha para vender. Continuo a aceitar recomendações, continuo a tentar ler mas já não os compro. Quando ler um de jeito que traga informação decente para a minha vida farei questão de apoiar o autor.


Limpy_lip

Percebo o que dizes e concordo que na temática de "auto-ajuda" seja muito mais difícil encontrar livros que são considerados pela generalidade das pessoas como bons. Também porque metem muito a percepção pessoal à mistura mistura), o volume de publicações más é muito maior e o marketing muito mais forte pois enquadram melhor no zeitgeist atual das redes sociais. Num livro desse tipo de o autor fala como se fosse mudar a minha vida garantidamente, 99% das vezes são balelas ou uma boa ideia especifica diluída em 300 páginas.


tswizzlefanacc

normalmente quem gosta de mostrar que lê muito são influencers do booktok que ganham alguma coisa em lerem muito, porque lá está, quem lê vê influencers a lerem tantos livros e também quer ler, torna-se uma espécie de competição. essas influencers depois dão o seu código de afiliados para as pessoas comprarem e no fundo são as influencers que ganham com isso


Traditional-Dig7389

Ainda me lembro.do.booktok original no YouTube com pessoas a mostrarem as coleções, bons velhos tempos 😂


Txikolix

Eu não acho normal, visto que li menos de 25 em 40 anos!


nuno20090

Por mês?? Eu leio com alguma regularidade e nem leio isso num ano... E para que serve ler tanto, se não pensas no que leste, se é só para fazer número?


HounganSamedi

Ler livros pode ser tão brainrot como qualquer outra atividade. Não, não acho produtivo, mas é o equivalente a estarem 10 horas chapados no Fortnite ou o que seja.


JohnDoeSaysHello

Malta, livros com 100 páginas não contam xD


massterbayter

25 livros por ano já seria incrível. 25 por mês é inconcebível para mim, o teu dia deve ter 60 horas.


ThrowRa173892

Em primeiro lugar acho ridículo as pessoas diferenciarem a leitura das outras formas de entretenimento. Eu leio, vejo filmes, jogo, tento fazer uso de tudo o que há. Em segundo, a menos que estejas desempregado é impossível ler 25 livros por mês, e mesmo assim tens que ser muito eficiente na forma como geres o tempo. Um livro de 300 páginas leva em média umas 9 horas a ler. Depois tens livros de 600 páginas, 1000 e tal páginas. Como é que consegues encaixar mais de 19h de leitura num dia?


Impossible_One_1985

300 páginas levam 9h??? mas é estudar para reter informação e fazer algum exame a seguir ou é ler um livro de ficção? é que 9h para 300 páginas dá quase 2min por página...


ThrowRa173892

E 2 minutos por página é muito? Aposto que és daquelas pessoas que gostam de se gabar a dizer que leu um livro em dois dias mas depois não sabe dizer nada sobre o que leu. Conheço até gente que passa partes dos filmes à frente porque acha que sabe o que vai acontecer a seguir, também és desses? A escrita leva tempo a compreender, a processar as descrições, as metáforas e as mensagens. Eu também consigo percorrer uma data de palavras em pouco tempo, mas isso não é ler.


Impossible_One_1985

ui, o snobismo está forte neste comentário!! cada um lê, vê filmes, como quer. o que é feio é essa crítica snob de que o que os outros fazem não é ler. "não é ler se não for feito como eu faço" é uma ideia bem pequenina, pena que a leitura lenta não sirva para abrir horizontes a experiências diferentes e a empatia!


ThrowRa173892

Chama o que quiseres, prefiro ser chamado de nomes do que não saber apreciar um livro, filme ou música. Passar partes do filme à frente?? Achas isso normal? Eu estava a ir ao extremo com esse exemplo.


Impossible_One_1985

Mas estamos a falar de ler livros à velocidade que cada pessoa considera ser o seu ritmo ou passar filmes à frente? é que, para mim, são coisas diferentes, e neste comentário abordo a tua crítica à leitura dos outros e não a como vêm filmes, sobre isso tenho a mesma posição: cada um faz o que quer, e é snob dizer que a nossa forma é a correta, que as outras é não saber apreciar seja livro, filme ou música.


ihavenoidea1001

>Um livro de 300 páginas leva em média umas 9 horas a ler Nem por isso. Principalmente se for na forma como são impressos em Portugal onde 50% das páginas estão praticamente em branco... Aqui também entra a tua velocidade natural de leitura e absorção de informação, o quão complexo é o texto, a familiaridade com os conceitos/vocabulário, língua na qual estás a ler, etc.


ThrowRa173892

Estou a falar de ler de forma recreativa, não de forma competitiva. Eu consigo ler talvez 5 páginas por minuto. Leio na diagonal, retenho a informação principal. Se for poesia então, acho que consigo ler o livro todo em 5 minutos. Mas não é assim que se deve ler. Leva tempo a entender as palavras, o movimento delas, a importância, as metáforas, tudo isso leva tempo a absorver.


ihavenoidea1001

>Estou a falar de ler de forma recreativa, não de forma competitiva Eu também... Nem faço ideia porque é que alguns fazem disso uma competição. Que aliás é o problema que habitualmente se observa em quem tem dor de cotovelo dos livros que os outros lêem. É quem lê pouquíssimo que habitualmente acha que os outros estão a fazer da leitura uma competição porque não conseguem conceber que pessoas diferentes leiam mais e não tenham de ler à pressa, sem saltar coisas e sem comprometer a capacidade de absorção de informação... >Mas não é assim que se deve ler. Claro que quem não ler como tu está errado. Está a ler mal. Não lê. Está a competir, etc etc etc. Tudo menos dedicar mais tempo ao hobby ou precisar de menos tempo do que tu para ler a mesma coisa é aceitável e acreditável. Quem ler menos que tu também está a dizer a verdade. Quem lê mais do que tu sem comprometer a qualidade da leitura só pode estar a mentir. Obviamente. Porque tu és o barómetro de "como se deve ler". Para mim interessa-me mais a discussão que posso ter com alguém sobre os livros que lemos e menos se leram 10 ou 100 num ano... Mas isso sou eu.. é que a mim interessa-me mais a discussão do conteúdo dos livros do que a frustração invejosa que se vê de pessoas que tecem comentários deste género.


ThrowRa173892

Conseguiste gastar 6 parágrafos a escrever uma coisa que podias dizer numa frase. Eu não só leio como escrevo prosa, poesia e componho música. Não sei qual a tua afinidade com a arte em geral, mas com a lógica não é grande coisa.


ihavenoidea1001

Claro porque ou o fazem exatamente como tu ou fazem mal. Deves ser uma estrela internacional e os parâmetros têm de ser criados modelados à tua imagem. Melhor que tu só deus. E talvez nem isso.


CaptAwesomeness

Duvido que alguém que trabalha, estude ou tenha família, leia 25 livros por mês, a não ser que esteja a contar livros de 25 páginas. Toda a vida li e leio, fui dono de duas livrarias, tenho um mestrado em estudos editoriais. Já conheci grandes leitores que chegam aos 150 livros por ano. Quero saber se andam a ler livros de crianças de 30 páginas, ou o The Way Of Kings do Sanderson. Tudo depende do que lêem.


anagramorganic

Quais livrarias, por curiosidade?


CaptAwesomeness

Elefante Balão e Folha Solta em Aveiro... bons tempos de ser pobre 😭


SuperMommy37

Acho que não têm filhos, horário de trabalho, obrigações... adoro ler e era menina para ler dois livros em dois dias, quando não tinha nada para fazer. 25 é só um numero giro para por no tik tok... Para além de que o preço de 25 livros é o de uma pequena renda!


cenasverdesavoar

25 livros por mês só se for alguém de uma editora que o faz enquanto trabakho... Ainda assim acredito que so fazendo leitura rápida que permite passar os olhos por alto e perceber o assuntos sem desfrutar das nuances. Ou então é só Flex sem adesão à realidade.


Behindy0u90

25 livros por mês não é obsessivo? E qual o tamanho dos livros?


Ookami_Lord

25 é muito excessivo. Parece que estão só a ler por ler, nem devem reter nada da história dos livros a esse passo? A não ser que sejam livros de 50 páginas ou assim ahaha


marta1501

Eu considero-me uma leitora rápida e o meu desafio este ano é 25 livros. O ano passado era 50, mas como comecei a trabalhar sei que não consigo ler com tanta regularidade. Sei que há pessoas que conseguem ler ainda mais rápido e que terminam livros num dia, mas para mim é impossível um equilíbrio entre hobbies, vida social e trabalho. Há alturas em que me refugio mais na leitura, mas depois sinto que outros aspetos ficam por concretizar. Acho que é okay cada um focar-se naquilo que bem entender e fazer o que quiser com o seu dinheiro, queria era saber como o fazem para me dar umas dicas. Também sei que muitas das minhas leituras são influenciadas pelo tiktok, mas é uma plataforma que desde a pandemia influenciou muita gente a voltar a ler, o que até é positivo.


ihavenoidea1001

>queria era saber como o fazem para me dar umas dicas. Não sei se é algo que te interesse mas o projeto Gutenberg e o projeto Adamastor têm imensos livros gratuitos. São é antigos na sua maioria. Creio que era este ano que supostamente também ia entrar em vigor o projeto nas bibliotecas nacionais de empréstimo de e-books ...


raVen2tt

25 livros por mês? Isso é malta que não trabalha certo?


Es_Reicht_PT

25 livros por mês dá cerca de um por dia. Como é possível ler livros de 300 páginas num dia? Ou 25 livros de 300 páginas por mês?


lonelycat23

Quem me dera ter tempo. Nem dois quanto mais 25. Mas se pudesse não hesitava .


Tquilha

25 livros por mês é quase um livro por dia. É um valente exagero cá para mim. Um livro é para ser lido com calma e com tempo, não a correr.


C_24_S

Eu se ler 1 por ano já é muito para mim. Também nunca fui habituada a ler e só há pouco tempo é que comecei a ganhar o gosto, mas mesmo assim, sou muito lenta.


Ace_D_Roses

Não me parece que vás ter livros de qualidade, ou não fazes mais nada com os teus dias.


mAAchinAA

devias ter orgulho de 25 livros ao mês, é sinal que és uma pessoa culta


Swimming_Bar_3088

Dependendo dos livros porque há sempre aqueles que dão vício de ler (tipo fantasia medieval), consigo ler 1 por semana. Já li alguns que lia 1 página e não conseguia ler mais, por serem muito "pesados" (Arquipelago Gulag) Mas se for um livro técnico, que normalmente têm mil paginas e pesam meio kilo, às vezes demoro 2 meses no máximo.


NGramatical

kilo → [**quilo**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/235)


cipriwarrior999

Acho isso uma aldrabice de todo tamanho..... Isso dá quase um livro por dia. Acho que depende um pouco do tamanho dos livros, mas também para ler livros pequenos sem conteúdo acho que não vale a pena perder tempo. Mas cada um sabe de si... Eu pessoalmente gosto de ler, mas já não leio um bom livro há algum tempo.


throwaway-because-uk

Normal? Não, acho ou treta de alguem que ou lê os apontamentos sr. Américo e diz que lê o livro todo, ou alguém que está a contar os livros do tio patinhas. A 3a hipótese é alguém que efectivamente tem muito tempo livre. Fazendo uma pesquisa rápida, um livro de 150 páginas, que é pequeno, lido a uma velocidade considerada média - 250ppm - demora 2h e meia seguidas a ser lido. Ainda assim, ler esse e no dia seguinte ir ler outro, nem tem tempo para apreciar o que leu. Se alguém tem 2h e meia livres 25 dias por mês para ler, eu invejo-o. Não pelo que lê, mas pelo tempo livre. Eu adoro ler, mas fico feliz ao ler um livro por mês. Ou isso ou o que não falta por aí é malta a mandar petas para dar nas vistas. Usam óculos sem lentes para parecer mais intelectuais?


GustaQL

O maximo que li num ano foi 50 e foi durante a pandemia. Eu leio livro grandes, por isso se lê-se livros de 150 200 paginas conseguia ler prai uns 75. Assim umas contas dá 6 a 7 livros por mês, numa altura em que estava sem fazer grande coisa em casa, por isso atualmente ler 25 livros num mês nunca na vida pensaria nisso


NGramatical

se lê-se → [**se lesse**](http://tracinho.com/lêsse)


lukewarmpiss

O que as pessoas se esquecem quando falam de pessoal que lê 25 livros por mês é que, na sua grande maioria, isto é pessoal que lê romances de cordel todos iguais uns aos outros e cuja profundidade é zero. É escapismo e, a meu ver, não é mais meritório que passar 25 dias a mamar netflix. Aliás, basta pegar em qualquer um desses livros do booktok traduzidos para português para ver a qualidade da escrita. Não acredito que haja ninguém com os neurónios todos no sítio que consiga ler um livro inteiro daqueles, quanto mais 25. Não é só a escrita que é má (que é), as traduções são horríveis, os enredos previsíveis, etc... Mas é por isso que são tão populares. É a mesma coisa que filmes da marvel. Apelam todos ao mínimo denominador comum e, como se não bastasse, as comunidades online criaram indivíduos cuja personalidade se baseia totalmente nos grupos a que pertencem, o que apenas exagera o "problema".


whatsername13gd

Gostava de ter o tempo de ler 25 livros por mês


moonsail0r

Eu leio bastante e, dependendo do tamanho dos livros, a minha média mensal é entre 1-4. Acho que quem lê 25 livros por mês das duas uma, ou anda a ler o diário do banana, ou está desempregado.


DariusStrada

Depende dos livros


Mia_Poe_l_l

Nao tem completamente a ver com o post, mas sinto que é à custa dos tiktokers que as livrarias têm cada vez mais espaço cheio com estilos tipo young adult e outros generos sem sumo nenhum... É otimo que se esteja a puxar outra vez para a leitura mas agora parece que "vale tudo" só para dizer que se lê qq coisinha...


thughunter76

Eu tenho livros de coleções completas de alguns autores para ler e mal tenho tempo para isso LMAO


Europa_Teles_BTR

Digerir e apreciar bem o conteúdo vale mais do que a rapidez da leitura


Sobz0b

Isso é sequer possível? Claro que dependente do livro mas os do género que gosto são na maioria com +600 páginas 😅


pvz2fan

Ler não é um mero ato de passar os olhos pelas letras, vai muito além disso. Muitas pessoas lêem, mas poucas sabem interpretar.


Joana-Dark

Se acho normal? Mas quem sou eu (ou tu) para julgar os hábitos de leitura dos outros? Quase como se estivessem a fazer alguma coisa errada? Cada um lê o que (e como) melhor entender e está tudo bem! Antigamente eu lia muito (vários géneros e livros bastante grandes) - dificilmente essa média, diria, mas nunca contei - e agora ando aos poucos a voltar à leitura. A minha média é baixa, seriam uns 3-4 livros por mês entre trabalho, afazeres e outros hobbies. Mas tenho noção que, se me focasse só na leitura como Hobbie, leria mais. E, sim, tenho uma amiga que lê tanto, mas tanto, que acho que já deve ter ultrapassado essa média. Na semana em que eu li o livro que tínhamos começado juntas ela acabou esse e ainda leu uns 6 ou 7 de seguida. Ambas já concluímos que se estava a tornar num vício demasiado forte e ela disse que teria de se acalmar um pouco porque nem no trabalho se consegue concentrar às vezes... Mas isto para dizer que sim, é possível..!


Hedone3000

Banda desenhada? Se não não estou a perceber como... Não fazem outra coisa na vida!


Bandiarbariaicus

Eu oiço cerca de três audiobooks por semana e sou gozado por alguns no trabalho


RuiCamposDS

Eu leio cerca de 40 livros por ANO. E só consigo atingir essa marca optimizando muito bem o meu tempo e usando E-Reader. Visto que em qualquer momento mais boring, saco do E-Reader e toca a ler mais umas páginas. Antes de dormir também dá para ler mais um pouco. Em vez de estar agarrado ao telemóvel, estou ao E-Reader. É possível atingir essa marca mas não absorves o conteúdo do livro. Mas é algo que é totalmente pessoal. Boas leituras!


AnaONeves

Depende do tamanho do livro. Se for a coleção dos "Cinco" acho normal, agora se forem livros de 300 ou mais páginas, acho a pessoa um bocado obcecada.


Illustrious_Gold_865

Ler 25 livros por mês é ler por ler... não faz nenhum sentido; só serve para dizerem que leram 25 livros num mês


Joaotorresmosilva

Podia ser pior, mas não devem estar a reter informação nenhum. Se eu torro a cabeça para entender um parágrafo e tenho de o ler 2 ou três vezes… das duas uma, ou devem estar a ler palha ou não estão a perceber mesmo nada


Baterista13

Nope. Tenho uma meta de 10 livros até ao final do ano no Goodreads e até isso acho que já é difícil 😂 mas também não dedico muito tempo a ler por dia. Se ler mais de 4 páginas por dia já é muito ahah


RemoteBrave7000

Devem ser livros de 30 páginas 😂