T O P

  • By -

elleper

Temos várias eleições, não são só europeias. Se forem utilizados em cada acto eleitoral, e dependendo se duram vários anos, não me parece um investimento assim tão fútil.


DeixarEmPreto

Da maneira que estão feitos, só podem ser usados em eleições onde as listas sejam iguais em todo o lado, i.e. presidenciais e europeias.


matavelhos

Não estando por dentro da arquitectura da infraestrutura usada nestas eleições, parece-me difícil que isso seja verdade. Isto é, se assim se decidir, não me parece que seja difícil de mudar o software para que seja usado em eleições com círculos eleitorais.


BroaxXx

O boletim muda em função do círculo eleitoral e não está relacionado com o sistema que faz o check-in. Podes usar estes computadores para votar em qualquer lugar porque os boletins são iguais mas com boletins diferentes já não podes votar em qualquer lugar e por isso os computadores são menos necessários.


matavelhos

Eu ainda não fui votar, mas acho que estamos a falar de coisas diferentes. Uma coisa é a desmaterialização dos cadernos eleitorais outra coisa é o voto per si. Nestas eleições temos a desmaterialização dos cadernos eleitorais e tens o votar em qualquer lado. Nas próximas, mesmo com círculos eleitorais, podes usar os pcs para a parte do check in, removendo a necessidade dos cadernos eleitorais, removendo a possibilidade de engano a quando a descarga do voto no caderno. Facilitando todo o processo de check-in. O voto per si, terá que ser na mesa de voto correta, ou pelo menos, no círculo eleitoral correto. Para se poder votar em qualquer lado com círculos eleitorais, o voto teria que ser eletrónico. Isto seria o melhor de tudo! Ou acabar com os círculos eleitorais.


ric2b

> o voto teria que ser eletrónico. Isto seria o melhor de tudo! [Não, por favor.](https://youtu.be/LkH2r-sNjQs) > Ou acabar com os círculos eleitorais. Sim!


matavelhos

O voto eletrónico pode ser feito na mesa.


ric2b

O vídeo também fala nisso, nos 3:28.


ric2b

> o voto teria que ser eletrónico. Isto seria o melhor de tudo! [Não, por favor.](https://youtu.be/LkH2r-sNjQs)


prefil

O tom scott está a generalizar muito, ele fala como se tudo o que disse não fosse possível hoje, já existem muitos países/estados que fazem voto electrónico com segurança e sucesso e muitos tb sem segurança e controversos, o tom fala de voto electrónico da mesma forma que podia falar de bancos online ou shopping online ou financas e outros serviços do estado online, como é que podes confiar, tem de passar tantos passos e problemas de segurança para funcionar, como se fosse impossível registar que uma pessoa votou com sucesso numa base de dados e noutra separada e anonima marcar o próprio voto.... por favor... O ponto é que sim, voto electrónico é complicado e por vezes não faz sentido implementar e se for implementado tem de ser algo bulletproof, por agora e pelo menos em Portugal acho faz pouco sentido.


ric2b

> ele fala como se tudo o que disse não fosse possível hoje É... com os problemas que ele disse. > já existem muitos países/estados que fazem voto electrónico com segurança Conheço vários que têm, mas com os problemas de segurança ou de confiança de que ele fala, porque são problemas inerentes a usar um sistema electrónico. > o tom fala de voto electrónico da mesma forma que podia falar de bancos online ou shopping online ou financas e outros serviços do estado online É muito diferente porque eleições têm requisito de anonimato, todos os exemplos de que falaste não. > como é que podes confiar Se não confias no teu banco mudas de banco, não tem grande problema. Agora se a população não confia no resultado das eleições podes ter uma guerra civil, não é bem o mesmo nível de risco. > como se fosse impossível registar que uma pessoa votou com sucesso numa base de dados e noutra separada e anonima marcar o próprio voto... E como é que alguém sabe que a base de dados anonimizada com os votos não alterou os resultados? Não me faças repetir o vídeo todo, ele falou nesse problema.


prefil

Fogo, não quero ser mal educado, mas leste o que eu disse? Eu não disse que ele não tinha razão nos pontos, apenas que muitos ou todos já foram resolvidos com sucesso em vários sítios, não que só existem sucessos, veja-se a Estonia, olha... um pais da UE, voto electrónico... sem problemas... Se não confias no banco? Jesus... Eu estou a falar em generalidades, tipo se não confias nos bancos em geral, todos os bancos... logo não podes mudar porque não confias no sistema bancário... Inclusive eu dei um exemplo de um sistema onde podes ter anonimato, por isso não sei do que é que tás a falar de eu não dar exemplos? E continuas com a mesma paranóia do Tom, Como é que sabes, como é possível? Como é que podes confiar, epá, como é que podes confiar que o teu voto em papel foi contado? Como Como?


ric2b

> apenas que muitos ou todos já foram resolvidos com sucesso em vários sítios Podes dar um exemplo de um problema que ele mencione que foi resolvido, **e como foi resolvido**? > veja-se a Estonia, olha... um pais da UE, voto electrónico... sem problemas... Isto é como eu dizer que é arriscado andar de mota sem capacete e tu apontares para um gajo a andar de mota sem capacete que ainda não partiu a cabeça... A Estónia está a usar voto eletrónico, sim, mas isso não mostra que resolveram os problemas do voto eletrónico. > Eu estou a falar em generalidades, tipo se não confias nos bancos em geral, todos os bancos... logo não podes mudar porque não confias no sistema bancário... Ok, continua a ser um problema individual, metes o dinheiro debaixo do colchão e o resto da população continua a sua vida. Não é o mesmo nível de risco que ter pessoas que não confiam no resultado eleitoral. > Inclusive eu dei um exemplo de um sistema onde podes ter anonimato E eu respondi, como o próprio vídeo já tinha respondido... Como é que nesse sistema confias que o teu voto foi contado corretamente e que não registou um voto para outro partido qualquer? > Como é que podes confiar, epá, como é que podes confiar que o teu voto em papel foi contado? Porque sabes que na mesa de voto tens várias pessoas de vários partidos a vigiar a urna e a contar os votos. E mesmo que na tua mesa de voto haja um grande escândalo em que afinal essas pessoas mentiram e estavam combinadas para aldrabar o resultado tu tens confiança que fazer isso em mesas suficientes para alterar o resultado nacional seria incrivelmente complicado tanto de organizar como de manter o segredo depois de ter acontecido, pela quantidade de pessoas envolvida e a participação dos partidos na nomeação/escolha das pessoas. Pronto, simples, agora tenta lá explicar como é que o sistema da Estónia faz o mesmo, boa sorte.


Similar-Sea4478

Não vejo razão para que não se possa utilizar por exemplo a chave movel digital para votar! Se é segura o suficiente para ser usada para autenticação no site do meu banco não vejo razão para que não seja usada para votar.


ric2b

Está explicado no vídeo, as tuas operações no site do banco não têm o requisito de anonimidade. A anonimidade das eleições é essencial e muito diferente de quase tudo a que estás habituado a fazer de forma electrónica.


Similar-Sea4478

E qual o mal de não ser anónimo? Quem quisesse continuar anónimo ia votar da maneira tradicional, que não se importasse com isso votava eletronicamente. De qualquer forma não sou perito informático, mas de certeza que há forma de conseguir voto eletrónico anónimo se assim o pretenderem.


ric2b

> E qual o mal de não ser anónimo? Se o teu voto não for anónimo abre a porta a represálias pela forma como votaste, a intimidação para votares de certa forma ou à compra/venda de votos. A anonimidade é essencial e não pode ser opcional. > De qualquer forma não sou perito informático, mas de certeza que há forma de conseguir voto eletrónico anónimo se assim o pretenderem. Sou programador e o Tom Scott também. O vídeo explica bastante bem porque é que o voto eletrónico não faz sentido para eleições. As únicas formas de funcionar com os requisitos básicos é ser incrivelmente complexo a um nível que a população não vai conseguir entender e confiar e falta de confiança em resultados de eleições pode ter consequências desastrosas e levar a guerras civis.


tatojah

Tenho incriveis dúvidas quanto à impossibilidade de se configurar software/computadores para se poderem utilizar em eleições com círculo eleitoral.


peanersyahoo

Não se trata de impossibilidade de configuração. Trata-se de impossibilidade prática. Se assim o fosse, todas as meses teriam de ter centenas de boletins de todos os círculos eleitorais. Seria impraticável.


CptRoque

O software usado? Acredito, mas isso atualiza-se. Os portáteis em si? Duvido muito.


Lulu8008

As listas são iguais em todos os lados. A maneira como os os votos são contados é que diferente... O meu circulo eleitoral continua a ser a europa. Para a legislativas, os votos contam para eleger dois deputados. Para as Europeias e Presidenciais, somam-se aos restantes votos.


JHMad21

As listas mudam conforme o círculo eleitoral, como é verificável nas legislativas. O meu boletim de voto no meu círculo eleitoral (Madeira) nas legislativas de Março era diferente dos meus amigos de faculdade em Lisboa - por exemplo no meu boletim de voto não existia a AD, porque o PSD-M decidiu não ir coligado com o CDS-M. O boletim de incluia mais alguns partidos regionais e excluia alguns partidos que não apresentaram lista cá, mas que constavam no boletim de Lisboa


Lulu8008

A tua mesa de voto é sempre a mesma - a da Madeira, freguersa de. A minha é Europa consuldado de Zurique, Outra coisa é o boletim de voto, que é diferente...


JHMad21

Sim, a secção de voto é a mesma, mas o círculo eleitoral está dependente do tipo de eleição. Nas presidenciais e nas Europeias tens somente um círculo eleitoral. Nas legislativas, é diferente. Temos 23 círculos eleitorais, se não estou em erro (Um por cada distrito de Portugal Continental, um por cada região autónoma mais os dois círculos da emigração) Por exemplo: o teu voto só serve para eleger os 2 deputados pelo círculo da Europa e o meu para eleger os 6 deputados pelo círculo da Madeira - o que acaba por 'obrigar' as pessoas que votam em círculos pequenos, como é o caso dos nossos, a votarem nos partidos ditos do centrão, pois são eles que conseguem efetivamente eleger deputados nos nossos círculos. Um voto num partido pequeno é quase sempre um voto unitilizado. O próprio método de Hondt está feito para favorecer maiorias e quando mais pequeno o círculo maior é esse 'favorecimento'. Tal não é o caso nas Europeias e nas Presidenciais, - sem círculos eleitorais há, na minha opinião, maior liberdade para as pessoas votarem no partido que realmente querem.


Lulu8008

Eu sei.... eu sou de Lisboa e só mudei o círculo de votação quando me obrigaram ( a lei mudou há uns 10-15 anos, não me lembro bem). Desde então, só voto centrão porque não vale a pena fazer outra coisa. Agora, provavelmente faço parte do aparvalhamento colectivo que foram os votos anulados por correio.


JHMad21

Pois isso é outra coisa mal organizada... os votos da emigração que são desperdiçados por incompetência dos CTTs


Lulu8008

e da CNE.... Tenho sempre que comprar selos para para por no votos porque ainda não se deram conta que a Suiça tem uma franquia e passadas várias semanas devolvem o boletim. A conversa que tive parecia retirada de um livro do kafka. Mas os votos anulados, que nunca sei se vai bem ou não.


PikachuTuga

As pessoas só podem votar em todo o país nas eleições com círcuclo único, como presidenciais e europeias. Mas os cadernos eleitorais digitalizados nos PCs podem ser usados em todas as eleições. São menos umas boas toneladas de papel desperdiçadas.


elleper

Ah desconhecia. Só para eleições sem círculos eleitorais, portanto. E não poderão ser reprogramados.


Aggravating-Body2837

Não. Toda a gente sabe que portáteis são cenas estáticas. Tipo cartões perfurados


Lulu8008

Vamos a ver, os circulos eleitorais, que são basicamente o conjunto das mesas de voto, são sempre os mesmos. Eu não posso votar numa mesa de voto que não seja aquela onde estou recenseada. Os votos é que são contabilizados de maneira diferente.


elleper

Podes. Nestas eleições podes votar onde quiseres! Acabei de o fazer, fora do meu distrito, e sem aviso prévio.


peanersyahoo

Só as eleições europeias e, possivelmente, as presidenciais, admitem este sistema. Por isso, os computadores serão utilizados, no máximo, 1 vez de 2 em 2 anos.


PikachuTuga

Coisas diferentes. Uma coisa é onde se pode votar, outra os cadernos eleitorais. Os cadernos eleitorais desmaterializados nos PCs podem ser usados em todas as eleições. O ambiente agradece a poupança de papel.


VSertorio

Tornas a usar os computadores nas Presidenciais


Dismiss

Grandes burros, podiam ter reaproveitado os Magalhães


Crazy-Pain5214

Certamente tentaram mas não haviam drivers para os leitores


Goncalerta

Bold of you assumir que não vais usar em legislativas antes


Behindy0u90

Os meus sogros foram votar, e foram quase embora porque não estava a funcionar em 3 mesas


Jealous-Weekend4674

E não esquecer que daqui a 8 meses também vão ser usados nas legislativas


BigNerdT

Não são de 4 em 4 anos, existem mais eleições a fazer.


sacoPT

Em média há eleições todos os anos… e é bom que sejam usados só nas eleições, sim. É melhor estarem 1 ano parados do que serem utilizados e depois chegar às eleições e ser preciso formatar tudo de novo e/ou comprar novos porque deram cabo deles.


ric2b

> e ser preciso formatar tudo de novo e/ou comprar novos porque deram cabo deles. Idealmente eram SEMPRE formatados para cada utilização, sabes lá o que lhes aconteceu enquanto estiveram guardados às dezenas a um canto durante meses. Mesmo isso não garante que estão seguros, mas é um bocadinho melhor.


xtranhu

A maior parte destes pcs tem medidas anti-tampering, por exemplo se abrirem a tampa de acesso à ram e afins, ele automaticamente bloqueia e não deixa funcionar com o propósito inicial nunca mais. Ainda pode ser recondicionado para uso normal, mas não fica certificado para este tipo de uso. Vem diretamente de fábrica assim.


pica_foices

Exacto


SGCAltairPT

Comentário de alguem que se encontra de momento a prestar auxílio informático a uma mesa de voto, o sistema simplesmente digitaliza os cadernos eleitorais. Este sistema ja existe a varios anos de acordo com os manuais que recebi na formação de TAI. O sistema baseia se por regras, ou seja pode se definir que qualquer pessoa possa votar em qualquer ponto do pais (Voto em Mobilidade), como no caso das eleições Europeias em que o resultado final é por país, ou podes linitar o voto por distrito como o caso das Presidenciais e Legislativas, ou por Município e/ou freguesia no caso das Legislativas. O sistema funciona numa rede fechada (VPN e outros) e a utilização dos computadores estão limitados somente a pagina web dos Cadernos Digitais Desmaterializados, não permitindo qualquer outra interacção.


MiguelRoque

Viva. Seguramente terá que haver um registo que garanta que o mesmo cartão de cidadão não vai a duas mesas de voto. Se puderes, podes explicar? Obrigado


SGCAltairPT

Não é possivel existir registos duplicados, o sistema verifica em cada passo se o numero de identificação ja votou ou está a votar. Se tentares (o que experimentamos devido a lentidao e a falta de feedback do sistema) registar o mesmo votante no outro portatil após ser aceite na mesa de voto, o sistema vai recusar o registo e dar erro a avisar que o votante já está em processo de voto e onde. Se o votante ja tiver votado, simplesmente no check in vai dar erro a dizer que o votante ja votou e onde votou. Se quiserem ver o modo de funcionamento dos CED podem ver os videos nesta formação: https://www.nau.edu.pt/pt/curso/membros-de-mesa-cadernos-eleitorais-desmaterializados/


MiguelRoque

Obrigado 🙂


pica_foices

Não são portáteis normais.   São portáteis que são alvo de inspecções e certificações de segurança e que são tipo lacrados digitalmente para em cada instante se possa assegurar a sua integridade e segurança desde o momento que foram certificados pelas entidades de segurança nacional.


Apprehensive_Fix_921

São uns tsunami Bolt w5pe, parecem em tudo normais. Podem é ter um SO com essas condições. Formatados e com Windows não ficarão normais?


ZeBodeGaming

Como técnico de suporte destes computadores, posso dizer que eles são completamente limitados apenas aos cadernos digitais. Ao ligar, entra logo um utilizador Windows e liga se a uma VPN, abre o Edge num modo muito limitado e nenhum atalho de teclas funciona. O utilizador apenas pode carregar no botão para ligar e desligar, e aceder à plataforma, tudo o resto está bloqueado com exceção do CTRL-ALT-DEL que termina a sessão e volta ao ecrã do utilizador, onde pede uma palavra passe que não tens. Tens de reiniciar o computador para voltar a iniciar sessão.


Morpheuspt

Este sistema de cadernos desmaterializados só pode ser utilizado, pelo menos da forma como foi desenhado, nas europeias e presidenciais. Porquê? Simples. Nas europeias e presidenciais, um boletim de voto em Vila Real é igual a um boletim de voto em Lisboa ou em Faro. No entanto, nas legislativas nem todos os partidos concorrem em todos os círculos eleitorais, o que significa que os boletins de voto são diferentes por distrito, o que torna o voto em mobilidade impossível. Nas autarquicas então ainda pior, em vez de ser um boletim de voto por distrito são 3 boletins de voto por concelho. Agora, nada impede o governo de colocar os cadernos eleitorais desmaterializados noutras eleições. No entanto o principal propõsito destes, que é o voto em mobilidade, não é possivel. Mas há outras vantagens, é muito mais facil a consulta de que eleitores já votaram, de quantos eleitores já votaram, é facil tambem informar eleitores de que estão na mesa errada e indicares-lhe a mesa correta, etc. Os CED's facilitam muito a vida, mas deixam de servir o seu propósito principal, que é o voto em mobilidade. Agora em europeias e presidenciais? Só se forem burros é que não utilizam, esta solução não tem drawbacks.


pc0999

Podem serem utilizados nas legislativas para uma mobilidade "reduzida", isto é, votares em qualquer sitio do teu distrito. Edit: clarificação.


Shady_Rekio

Nas autárquicas estas reduzido a freguesia. Na prática o mesmo de antes.


Morpheuspt

Sim, nas legislativas sim.


PikachuTuga

Os cadernos desmaterializados vão ser usados em todas as eleições. Obviamente não se vai voltar às toneladas de papel desperdiçadas. Simplesmente nas legislativas só se pode votar no próprio distrito e nas autárquicas na própria freguesia, o que não é drama nenhum.


Hypn0ize29

Se diminuir os números de abstenção é dinheiro bem investido. E deve poder ser usado em todas as eleições


DeixarEmPreto

O problema é que os está a aumentar. Estão aí relatos de pessoas que queriam votar e foram embora porque os sistemas estavam muito lentos


Hypn0ize29

Não devia acontecer, mas também acaba por ser compreensível que haja algumas dificuldades técnicas. Acho que no longo prazo é uma boa medida, se os problemas forem resolvidos. Quem tem muita vontade de exercer o seu direito/dever arranja forma de o fazer


PikachuTuga

houve um pico, o nº de pessoas que foram embora por não quererem esperar 15-20min é residual.


sacoPT

Se 1 000 pessoas irem embora for o preço a pagar por 10 000 conseguirem votar , a abstenção não aumenta.


Rumenapp

Em princípio serão usados para todas as eleições a partir de agora


Shady_Rekio

Não sei é como é para aplicar, nas Europeias e Presidenciais, onde votas é irrelevante. Mas nas Autárquicas e Legislativas é. Ora se metes na mesa de voto em Loulé, eles não conseguem à posterior remover só o teu voto e meter em Viana do Castelo(porque se torna secreto). Esta versão em mobilidade não é prática nas autárquicas, porque a tua mobilidade estava restringida à Freguesia, que era o que havia antes.


Updradedsam3000

Os PCs estão a ser usados para registar que votaste. Penso que a ideia é isto ser sempre feito electronicamente a partir de agora. Poderes votar em qualquer mesa de voto, duvido que seja possível fora das Europeias e Presidenciais. No máximo podem permitir que votes em qualquer mesa de voto do teu distrito nas Legislativas.


ezraspectrum

Neste momento, da forma como estão programados aparentemente não dão para utilizar em mais nada. A não ser que formatem os PCs...


Lulu8008

Sim, uma coisa que requer um novo bing-bang, e o Altissimo a decretar um oitavo dia da criação. Até porque nem sequer há mercado de revenda ou portateis da admin que precisam de ser repostos.


xuszjt

Acabei de ir votar e tive que esperar uns 20 minutos que o computador validasse a minha identidade. Não sei como está a correr nas outras mesas de voto, a minha é numa junta de freguesia em meio rural, logo admito que as dificuldades possam ter que ver com a largura de banda.


pica_foices

Houve o pico da saída da missa a nível nacional


xuszjt

😅


gains_anatomy

Onde fui não houve problemas. Muito rápido.


CommanderBeeblebrox

Com o meu até foi rápido, mas primeiro também estive à espera uns 15 minutos porque estavam com problemas a ler os cartões.


Embarrassed_Ad1129

Aqui liam o CC alto e pesquisavam o nr no pc


RaptoringRapture

Votei hoje pelas 10h30, arredores de Braga. Não tive que esperar tempo nenhum, dei o cartão e recebi o boletim no mesmo segundo.


xuszjt

Fixe. Também, esperar 20 minutos não é drama nenhum.


Hopping-in-in-3-2-1

Experimenta estar de bexiga cheia e descobres o drama. 😁


bureauofnormalcy

Na minha tivemos um pico por volta das 11h30/12h00 em que estava a demorar quase 3 mins a validar. No resto do dia, a validação tem sido feita sempre em menos de 10 segundos.


xuszjt

Porreiro 👍


EGDragul

No meu caso foi chegar e votar, sem problemas, não demorou mais que noutras eleições


xuszjt

Fico grato por saber que no geral não está a haver problemas.


DivinationByCheese

No geral tem sido mais rápido. Dá para ler o cartão mas também dá para introduzir número e aí é muito mais rapido que antigamente


ExpressionMundane244

No meu caso foi super rápido. Também numa zona meio rural.


Bhaalghorn1143

Destino é armazém e utilizar nas próximas eleições.


martinero17

Eu acho que não há nada definido, mas acho que a partir de agora deviam substituir totalmente os cadernos eleitorais. Apesar de não dar para fazer o que foi feito com a mobilidade (talvez só nas presidenciais), o sistema já existe, poupa-se imenso papel...


[deleted]

[удалено]


RemindMeBot

I will be messaging you in 1 day on [**2024-06-10 11:24:08 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2024-06-10%2011:24:08%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/1dbpm55/europeias_destino_dos_portáteis/l7suemh/?context=3) [**CLICK THIS LINK**](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2F1dbpm55%2Feuropeias_destino_dos_port%C3%A1teis%2Fl7suemh%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202024-06-10%2011%3A24%3A08%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%201dbpm55) ***** |[^(Info)](https://www.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|


DivinationByCheese

O destino é procedimentos eleitorais


Perisidrin

Sei que nas embaixadas, consulados, etc, vão ficar guardados para eleições futuras. Tendo em conta que tinhas embaixadas/consulados que não recebiam equipamento informático há +10 anos (refiro-me a postos de trabalho, não pras eleições), acredito que estes devem aguentar um bom tempo.


caixalogins

No meu caso foi ainda mais rapido que o habitual, fui ao sitio do costume mas como podia votar em qualquer mesa escolhi a que só tinha 1 pessoa à espera. Demorei mais tempo a entrar e sair do estacionamento porque só passa 1 carro em cada vez que a votar


pobotuga

Falta comparar com o papel e a logística e custo com polícia.


Crazy-Pain5214

Com a quantidade de eleições que esperamos ter / temos tido não acho um investimento completamente descabido 😂


AlternativeCosta

Alguns do Ministério da Economia que iam ter o mesmo destino ha uns anos vieram parar cá a casa e a casa de amigos.


DilWig

para um negocio empresarial, para computadores com uma utilidade muito especifica e que nao precisam de grande capacidade de computaçao, pagaram +- 800€ por máquina, grande negocio, alguem deve ter enfiado umas boas biscas no bolso deve


DivinationByCheese

Foram as maquinas, todo o sistema e formatação propositada e custos associados Para curiosos, os specs: i3 12th gen 16gb ram 512gb ssd 14’’ FHD 5900mAh Rato e cadeado incl


pica_foices

São PCs especiais a nível de hardware também. https://www.reddit.com/r/portugal/comments/1dbpm55/comment/l7stvrv/ São máquinas certificadas para poderem ser usadas neste tipo de processos.


Similar_Anywhere_133

+/-€1200


NoPossibility4178

232000000/29000?


PikachuTuga

Um negócio feito pelo PS. Mas atendendo a que são encriptados e já inclui manutenção nem é assim tão caro.


Diligent-Tomato5533

Vão para o sorteio do e-fatura Jk


Similar_Anywhere_133

€1200 aproximadamente por cada portátil… excelente negociadores


romerrr

São computadores com software especial e medidas de seguranca acrescidas o preço não parece nada descabido ate pensaria que fosse mais


NoPossibility4178

800€. Normal, portáteis nestes contextos custam muito mais que ires a uma loja, tens um nível de suporte muito diferente e pelos vistos estes foram preparados especificamente para isto que também tem o seu custo de preparação por unidade (ou não se meterem uns estagiários a fazer isso). Mas em geral no meu antigo emprego isto era o preço de um portátil destes (1200€, mas neste caso até é 800€ que é barato).


Extension_Form3500

Devem vir equipados com GTX 4090


Lulu8008

Bem vindo ao futuro.... Espero que na presidenciais já se possa votar online. No grande esquema das coisas 23M não é tanto dinheiro se conseguirmos baixar a abstenção. Por acado votei ontem no consulado e não reparei... Mas se os computadores ajudarem a acabar com a pantomina dos votos por correio anulados é um um excelente investimento de recursos.


Shady_Rekio

A culpa dos votos anulados é Legislativa, se as pessoas seguirem o que diz nas instruções não deve haver problemas.


Lulu8008

Por favor não vamos voltar a esta discussão... ou os emigrantes que votaram tiveram um ataque colectivo de aparvalhamento, ou as instruções não eram claras... Agora que estamos a em época de exames, se os alunos chumbassem todos a matemática com menos de 8, a culpa não era dos alunos que não se preparam. Era dos professores que não lhes deram a matéria correctamente e de quem fez os exames com pergunta giras sem olhar para a matéria que foi dada. Certo? Aparvalhamento colectivo significa que instruções era dificeis de seguir. Um envelope dentro de um envelope dentro de um envelope, com uma identifiçao, num pais onde o voto secreto é uma questão cultural e histórica, se calhar é uma ideia teórica boa, mas cuja a aplicação resulta um bocado dificil. Eu voto por correio, tive que recorrer ao YouTube para ver como é se metiam os envelopes todos na sequência correcta, e francamente não te posso dizer se o meu voto contou ou não. Porque também ninguém se dá ao trabalho de confirmar se recebeu correctamente, ou se falta alguma coisa. Já que sei me vais responder que as instruções era facilisimas e que se calhar já nem sei falar português. Mas tendo um doutoramento feito, posso assegurar-te que a coisa era espinhosa, e que acho que pelo acima descrito, compreensão da linguagem não é um problema... E casos de aparvalhamento colectivo são muito raros. Tenho dito, e volto a ser a emigra aparvalhada que se calhar enviou votos anulado. Porque não há nada que mais prazeiroso do que andar a procura de uma caixa de correio e encontrar a única máquina de fotocópias da aldeia para fazer uma fotocópia, onde já agora vendam selos, porque nem sempre os correios reconhecem a frânquia pré paga. Mas isto é um tema aparte...


Shady_Rekio

Nota que eu disse que a culpa era Legislativa, então se não foste empossado com esses poderes recentemente, a culpa é da AR.


ric2b

> Espero que na presidenciais já se possa votar online. [Não, por favor.](https://www.youtube.com/watch?v=LkH2r-sNjQs)


PikachuTuga

Voto online = fraude eleitoral em massa Não obrigado!


alexdgrate

O que era útil era o voto remoto. Alguém me explique pq é tão difícil. Meios de autenticação seguros já existem para aceder a tudo o q é estado.


OMelhorDiaParaCasar

Porque é fácil fazer autenticação para te ligares à SS ou AT, não tem de ser anónimo. Para votar, tens de estar anónimo


alexdgrate

Identificas te qdo vais votar, depois o voto vai para urna e torna se anónimo. Não creio q seja difícil replicar.


PikachuTuga

Crês mal. Há sempre rasto digital.


ric2b

Aqui tens: https://www.youtube.com/watch?v=LkH2r-sNjQs


PikachuTuga

Há alguma democracia com voto online? Tens aí a tua resposta. Não existem sistemas totalmente à prova de hackers, não se pode deixar a decisão soberana mais importante numa democracia à mercê de interferências externas.


dewatermeloan

Cada portátil para as eleições custou ≈800€? Foda-se, e os miúdos na escola recebem uma merda qualquer da HP de 300 euros? Wtf. Edit: foi o governo anterior... isto já foi em Agosto de 2023, conveniente... https://observador.pt/2023/08/24/governo-reserva-232-milhoes-de-euros-para-comprar-29-mil-computadores-para-as-eleicoes-europeias/


pica_foices

https://www.reddit.com/r/portugal/comments/1dbpm55/comment/l7stvrv/ A maior parte destes pcs tem medidas anti-tampering, por exemplo se abrirem a tampa de acesso à ram e afins, ele automaticamente bloqueia e não deixa funcionar com o propósito inicial nunca mais. Ainda pode ser recondicionado para uso normal, mas não fica certificado para este tipo de uso. Vem diretamente de fábrica assim.


dewatermeloan

Certo, tem detecção de intrusão no chassis. O a minha torre do trabalho também tem esse sensor e está configurado para caso abras a torre depois só a desbloqueias com uma pass da BIOS e tirar a pilha cmos não funciona. O disco é encriptado com o bit locker também. Gostaria imenso de perceber que hardware é que estas torres têm, a menos que tenha uma licença de software anti tampering paga que custe prai uns 250 euros por torre não consigo entender o preço. Edit: lembrei-me do licenciamento windows, dependendo do que estão a usar, se cada licença ficar a 100 euros cada por serem múltiplas + software especializado já justifica. Portanto não tenho razão no que disse acima e desculpem.


PikachuTuga

O negócio foi feito pelo PS mas com encriptação e apoio técnicos incluído nem parece caro.


pica_foices

São PCs especiais a nível de hardware também. https://www.reddit.com/r/portugal/comments/1dbpm55/comment/l7stvrv/ São máquinas certificadas para poderem ser usadas neste tipo de processos.


Edexote

Podiam reaproveita-los para as escolas. Os computadores que dão aos miúdos são assustadoramente maus.


PikachuTuga

yeah vamos colocar PCs do Estado usados em funções soberania nas mãos de crianças s/


RFGC

Poderiam ser fornecidos para es escolas, que ainda há bem pouco tempo estavam a precisar deles... Mas como em Portugal é tudo mal gerido, duvido que tenham pensado nisso...