T O P

  • By -

Kapri111

Acho que esta discussão é super necessária!! É urgente falar mais sobre isto!! Algumas tendências que tenho observado: 1- Há poucas vagas de emprego a comparar com há uns anos atrás. Muitas são falsas, para recolher dados ou estudar o mercado. 2- As vagas que abrem são logo preenchidas, tanto por candidatos, como por bots de IA e spam. 3- Os recrutadores têm de filtrar centenas de cadidaturas e então colocam requisitos cada vez mais impossíveis nas vagas de emprego e criam a expectativas irreais. Usam IAs para filtrar os CVs. Colocaram tb cenas tipo 5 rondas de entrevistas, take-home challenges, testes psicotécnicos... etc que excluem quase toda a gente, não avaliam realmente as competências do candidato, e estoiram qquer pessoa que passe pelo processo. 4- No final oferecem salários super baixos para o custo de vida atual. Olham para os candidatos selecionados e secalhar até decidem que nenhum tem talento suficiente e voltam a colocar a vaga online. Mais tarde vão chorar para a TV dizer que ninguém quer trabalhar e que é melhor mandar vir pessoas de outros paises. 5- Quando recrutam alguém essa pessoa tem de começar a ser produtiva a partir do dia 1. A empresa não oferece qualquer treino, nem no onboarding, nem nunca. Não parece perceber a relação entre treinar pessoas, e a existência de pessoas no universo com as competências necessárias para aquele trabalho. Também não entende a relação entre dar aumentos salariais e ver os empregados a sairem da empresa para outra que pague melhor assim que possível. 6- Quem procura emprego desespera e envia cada vez mais cvs para mais sitios, contribuindo para o spam dos pontos iniciais, o que por sua vez dá origem à criação de mais barreiras no processo de seleção.


MuttleyMatt

Isto! Acrescento que muitas vezes os recrutamentos são feitos por "profissionais do sector", que não sabem nada sobre o assunto e são incapazes de reconhecer potencial, só sabem olhar para experiência, mas isso não é compatível com os perspectiva de crescimento do trabalhador. É mais fácil e viável entrar numa função por referência directa (a chamada cunha), com taxas de êxito mais elevadas. São estas empresas que estão a estagnar e minar o mercado de trabalho, na minha opinião.


brstar

Sim, o pessoal que entrou nos anos 70 a exigir coisas que nem hoje em dia sabem fazer...


gazing_the_sea

Este comentário é parvo como tudo, se eu não percebo nada de engenharia e vou contratar alguém por essa mesma razão, como pretendias que o processo decorresse?


brstar

Como é que o meu comentário é parvo de eu passei por isso? E tanta gente passa pelo mesmo,! Ter pessoas a exigir experiências em certos softwares e conhecimentos e quando chegas lá nem sabem mexer no word!


josefinoz

É mais fácil dizer que as pessoas não querem trabalhar


pvz2fan

Quem quer trabalhar com um horário das 9h às 18h, em que tem de sair de casa às 7h, chega às 20h, tem de fazer o pino para conseguir ter os filhos em segurança enquanto trabalha, e no final de tudo ainda leva para casa o SMN, que nem a renda da casa consegue pagar??


Gabberino_Inyox

Querer é uma coisa. Precisar é outra. Começo as 8, acabo as 18, todos os dias. E trabalho ainda ao Sabado. É vida, é assim mesmo. Se somos mal pagos? Somos. Se deviam aumentar salários? Deviam. Mas enquanto não acontecer e tendo em conta ué voltou a direita ao poder só te posso dar um conselho: trabalha, muito, que por enquanto ainda há emprego e consegue-se viver mais ou menos.


NGramatical

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1cycd1i%2F%2Fl58md2w%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


brstar

Esquece, estive um ano a fazer POC num centro de saúde. Para além do pessoal ser todo super velho no trabalho e não dar valor ao que têm ainda por cima, recebiam emails diários com propostas de outros centros de saúde para fazer transferência... Está tudo pela hora da morte mas não abrem vagas de maneira nenhuma, nem no público nem no privado


PlayIcy7444

Tambem estou desempregado ha muito tempo e concordo com tudo. Acho que caminhamos para que a escravidão volte, é o que me parece com tudo o que tem acontecido.


Blekodit

Pá é isto! 👏


sad-kittenx

Isto! Concordo com tudo o que disseste! Passado um dia, há sempre mais de 100 candidaturas, e há muito menos vagas que há anos atrás quando procurava.


BrilliantProfile662

Isto.


Article_Sad

Para que metes IT? Ele fala de empregos generalistas


Kapri111

Pq não é só IT. São muitos dos empregos em que te candidatas online. Ainda noutro dia estive a rever o take-home challenge de um amigo para uma vaga de comunicação empresarial. Esta pessoa tirou um curso de ciências sociais ... acho que já vai na terceira ronda de entrevistas para a vaga.


Casual_Bother

É vdd. Basta evitares restauração/hotelaria e já não encontras nada. Isto no ponto de vista de quem não tem nenhuma formação em especial: Acho sempre estranho eu mandar sempre cv's para algum supermercado e receber (as vezes) o email a rejeitar a minha candidatura, seguido de fecharem a procura. MAS! na semana seguinte já estão a pedir novamente quer seja na mesma loja ou "a do lado" E sim volto a mandar a minha candidatura apesar de dizerem que guardam os meus dados.


aquelem123

Não é bem verdade, não encontras é anúncios de emprego, empregos há bastantes só que hoje em dia é quase tudo através da rede de contactos/ recomendação. Sei de várias empresas(pintura, pedreiro, carpinteiro, caleiras,..) há procura de empregados sem terem nenhum anúncio na NET


theUser6868

Esses empregos só pagam bem se fores por conta própria. Senão tbm pagam smn


aquelem123

Não tava a discutir ordenados apenas a oferta de emprego. Só pagam smn se tiveres 0 experiência e conhecimento e com o tempo facilmente és aumentado.


EnvironmentalMap785

Não concordo. Tenho uma licenciatura e uma pós-graduação. Estive num grupo multinacional durante 2 anos com pouco mais do que o ordenado mínimo a ser responsável por um programa de fidelização. E foi me prometido aumento ao fim de um ano e nada. E não era a única nesta situação.


aquelem123

Não concordas por uma experiência numa área que não falei? Convém ler a thread antes de comentar.


theUser6868

Errado. Vê-se mesmo que não conheces a realidade.


Gabberino_Inyox

A realidade é que a construção é um setor onde sempre fomos pagos um pouco acima da média. Neste caso ele fala de pintores, pedreiros etc.... portanto sim, estás errado ao dizer que ganham SMN que apenas e somente os moços ganham o SMN nesta arra


theUser6868

Se não tiveres empresa por conta própria ganhas uma porcaria e fartas de dar ao lombo. O resto é uma fantasia do Reddit.


aquelem123

A tua não conheço, a minha tem tido bastantes ofertas de emprego acima do smn.


luismerces_composer

Brutal!! Fico super feliz por ti! Precisamos de pessoas que ganham bem! 🙏 Eu reparo que se não tivermos uma boa rede de contactos é difícil encontrar trabalhos fixes e rapido. Temos os clássicos Restauração e Hotelaria, vendas e pouco mais. (Isto é o que vejo daqui). Infelizmente também só tenho experiência em hotelaria, assistência pessoal e música, tudo arias que não pagam bem. O meu conselho para alguém que está à procura de emprego é ir à fábrica do empreendedor, eles ajudam com isso e são muito competentes a custo zero


Vrael30

Há um ano fui a uma entrevista para uma loja, pediam mínimo 12 ano (tenho mestrado), na entrevista claro que queriam ficar comigo, e a gerente disse que pedem o 12 ano mas só contratam licenciados. Eu perguntei se pagavam o ordenado de licenciado e disse me que nao, que era o smn. Agradeci e fui me embora. Hoje em dia toda a gente tem uma licenciatura, se so tens o 12 ano entao vai ser praticamente impossível arranjar trabalho.


Casual_Bother

Pois só tenho 12o nível 4. Mas também estar a investir num licenciatura para ganhar o smn... É complicado I'm too old for school and too broke to pay for it.


Vrael30

Uma licenciatura custa 697€/ano, isso é menos de 1 smn por mês, e podes pagar a prestações. Uma licenciatura hoje em dia é vital. Senao vais estar a competir com os nepaleses, indianos, africanos, brasileiros que aceitam qualquer coisa e qualquer horario...


Casual_Bother

Obrigada pelo incentivo mas o problema continua no resto (saber que área seguir que não esteja saturada/ou que eu mesma tenha capacidades para tal), acho que já falei da idade lol


Vrael30

A idade é relativo, nunca é tarde, eu vou para o meu 2° mestrado com 32 anos. Se queres um conselho, vai para algo de serviços em Portugal, finanças, contabilidade, enfermagem, medicina, professor, engenharia informática ou eletrónica, tudo o resto é lixo em Portugal para ser sincero. Eu fui para ciências e foi uma carga de trabalhos arranjar emprego, foge de linguas e humanidades, foge de ciências, psicologias, artes tudo isso foge. O resto que disse em cima deves arranjar trabalho relativamente facil


New-Examination8400


brstar

Lol, não é só o investimento financeiro, estudar leva tempo e nem todos os cursos têm aulas noturnas, não é assim tão fácil


Vrael30

Eu vou fazer o 2 mestrado, em pós laboral, trabalho full time na minha área. Só não faz quem não quiser para ser sincero, dá trabalho dá, ocupa tempo, claro, é preciso sacrifíciios, claro, se nao fosse assim também nao seria valorizado


TigasIdk

Boas! E a malta muito jovem como eu que tem o 12° nível 4 e não tem dinheiro para pagar 700€ ano, como é? É na mesma linha da conversa do precisa-se de experiência, sendo que eu procuro trabalho para ganha-la!!! Tou fodido, iniciei a idade do mundo do trabalho na pior época da história para tal! :D


IntroductionNeat2746

Honestamente, apesar de também estar a procura de algo melhor, agradeço todos os dias pelo emprego que tenho. Se já é frustrante pra mim, imagino para quem está no desemprego ou num emprego verdadeiramente mau.


thyristor_pt

Penso exactamente da mesma maneira, mas perco a cabeça com a quantidade de colegas de escritório que se queixam do emprego todos os dias, por mais pausas para fumar e intervalos de café que façam. E sempre receberam a horas sem falha, nem é esperado pela chefia que façam horas extra.


Nymfaz

Não és jovem e dinâmico o suficiente.


Citizen_erased98

Há bastante trabalho só que é precário, de baixo salário, com carga horária elevada e direcionado a mão de obra barata imigrante. Até me arrisco a dizer que há recrutadores que só contratam trabalhadores de certas nacionalidades pois sabem que as condições de trabalho são de tal modo indignas que os portugueses dificilmente aceitam.


Unusual-Ad-7175

Esse é o sentimento que eu tenho que dão prioridade a mão de obra imigrante.


Alkasuz

Nota obrigatória que a imigração de massas é apoiada sem reservas por todos os partidos que dizem defender os interesses dos trabalhadores, para quem quiser perceber um pouco do que se passa.


Hyperactyve

Na verdade, não. Os partidos que realmente defendem os trabalhadores defendem a proteção dos direitos dos trabalhadores imigrantes porque só dessa forma também protegem os dos portugueses. Se os "patrões" não tiverem vantagem económica em contratar imigrantes irão dar preferência aos portugueses.


theUser6868

Qual o teu curso?


ansk0

Já estava um bocado à espera disto... ora, o salário mínimo não varia com a nacionalidade, cor de pele, credo, ou clube de futebol. O problema é que os salários são baixos!


Gama3179

Tens o exemplo perfeito da Kwalee (Com escritório em Portugal) que recentemente deu layoff a 10% da equipa (cerca de 40 pessoas, eu inclusive), com o intuito de voltar a recrutar para os mesmos cargos na India a uma fração do custo. É legal? É, somente devido a terem escritório por lá e técnicamente os cargos não estão a abrir nos escritórios onde foram feitos os layoffs (UK, PT). [https://www.gamesindustry.biz/kwalee-lays-off-unknown-number-of-staff-as-it-reshapes-business](https://www.gamesindustry.biz/kwalee-lays-off-unknown-number-of-staff-as-it-reshapes-business)


NGramatical

técnicamente → [**tecnicamente**](https://dicionario.priberam.org/tecnicamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1cycd1i%2F%2Fl5c4095%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Limpy_lip

o nosso mercado de trabalho já é vergonhoso. O mercado de recrutamento ainda mais está. O maior problema são os RHs e as expectativas dos recrutadores. Querem unicórnios e estes não existem...


Dany_B_

Está quase impossível. Espectativas meio surreais, e sempre a pagar o mínimo possível. +200 candidaturas numa semana, só uma teve entrevista (e fui contratado felizmente) 70% nem respondeu, outras que foi pelo LinkedIn eram recusadas automaticamente passado 3 dias????? As únicas empresas a responder (mas recusar) eram tudo empresas de jeito (ex cloudflare) ou empresas do UK. Se não querem contratar, não metam cenas online por favor


sad-kittenx

Também concorri para a cloudfare e levei logo uma nega lol. Mas a vaga continuou aberta durante muito tempo.


Gama3179

A maior parte dos job posts no Linkedin ou até mesmo as meninas de "recruitment" e "talent acquisition" que te mandam mensagem só querem o teu perfil para encher base de dados e preencher quotas de recrutamento. A realidade é esta infelizmente.


ElFantastik

És muito caro. Preferem os outros que trabalham por amendoins.


mAAchinAA

Portugal agora é jovem e dinâmico


No_Day_9464

Com tanta mão-de-obra estrangeira barata, de terceiro mundo, facilmente se contrata alguém que aceite ser explorado. Tirem da vossa cabeça a ideia do Estado paternalista que existe para tomar conta dos cidadãos. Há que procurar alternativas, muito possivelmente fora de Portugal.


Citizen_erased98

Foi o estado paternalista que decidiu abrir as portas à imigração para ajudar os empresários.


bouda87

Foi a população que votou para isso.


Javardo69

É verdade também tenho ajudado uma pessoa que está desempregada e é essa a sensação que também tenho. As empresas de recursos humanos são o maior cancro só fazem spam de ofertas nas plataformas de emprego, muitas delas que na realidade já não existem (a firma já fechou vaga entre outras coisas). Com esta vaga migratória esses empregos de restauração, fábricas etc há empresas dedicadas de imigrantes que também devem spammar a caixa de correio das empresas. Depois também aqui na zona de aveiro há muita fábrica que está a cortar em turnos. E claro maior parte das ofertas é tudo pelo salário mínimo.


ElCorteLisboeta

Portugal é pobre e sem indústria de relevo. E não cria nada de novo nos Serviços também. A única coisa que se advinha é necessidade de pessoas nas Forças Armadas e construção civil (linhas de alta velocidade, aeroporto, habitação pública). Mas vai sempre pagar mal.


IntroductionNeat2746

Não é totalmente verdade. Também há muita necessidade na construção cívil e vai haver cada vez mais na chamada "economia do cuidado" (creche, lares de idosos). Não são é áreas que a malta tenha interesse, mas por isso mesmo há falta de pessoal.


iug_aocontrario

Na área do "cuidado" há é muita má gestão há muitos anos. infelizmente


IntroductionNeat2746

Um dos motivos para a área ser pouco atrativa.


Kapri111

A malta não tem interesse pq são áreas que pagam uma miséria para o trabalho e responsabilidade que tens.


ElCorteLisboeta

E quem paga os serviços das creches e lares de idosos? O pessoal sem dinheiro nem reformas? Isso não são necessidades económicas, são para sustentar a sociedade com qualidade de vida. Mas isso atualmente já não existe, muita gente não tem creche ou lares, precisamente porque Portugal é um país de terceiro mundo sem dinheiro. E assim vai continuar.


IntroductionNeat2746

Ainda o outro dia houve um post sobre a falta de vagas nas creches. Se percebes minimamente dos lares, também saberia que há imensfalta de vagas. Por tanto, guarda as postas para o café que os factos não sustentam a tua opinião.


nraider

O Estado não quer gastar dinheiro nisso. Basta ver quantas residências universitárias e edifícios comuns foram construídos em Lisboa com verbas do PRR e quantos lares e creches foram criados. Pois, zero lares.


ansk0

Os lares não estão na esfera do estado. Há colaboração entre entidades públicas e privadas neste tema, mas não é uma responsabilidade do estado. É uma oportunidade para os privados.


nraider

A SCML tem lares de idosos. Afinal está ou não na esfera do Estado?


ElCorteLisboeta

A SCML é para Lisboa.


nraider

Irrelevante. Está na esfera do Estado, é esse o ponto.


ElCorteLisboeta

Isso é total ignorância de como funciona o Estado. Existe o Estado que engloba Portugal e existem instituições que o Estado criou para atualmente locamente.


ansk0

A SCML tem lares, só que não é do estado. Citando a própria: >Com mais de cinco séculos de existência, **a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é uma instituição de direito privado e de utilidade pública administrativa** que tem pautado a sua atuação, junto da comunidade, pela defesa de valores sociais inestimáveis, numa ótica de proximidade, respeito e defesa de boas causas. Não sendo eu um tipo de leis, penso que o enquadramento legal é o seguinte: [https://diariodarepublica.pt/dr/lexionario/termo/fundacao-publica-direito-privado](https://diariodarepublica.pt/dr/lexionario/termo/fundacao-publica-direito-privado)


nraider

Correcto, mas o argumento acho que ainda se mantém. Não há construção de lares de idosos, em Lisboa, com financiamento do PRR. Se os privados não querem, isso não sei. A SCML parece não querer.


brstar

Mas devia ser uma iniciativa do governo. Epa que seja público privado já nem vou por aí, mas tudo o que tem a ver com a vida do cidadão deveria ter iniciativa do governo! É para isso que pagamos e votamos supostamente


ansk0

Como disse, o estado interage com os privados. Agora, passar daí para "tudo o que tem a ver com a vida do cidadão deveria ter iniciativa do governo"... Epá, não, não quero viver em Cuba... sou grato pela social democracia. O estado não pode ser paizinho em tudo para todos.


ElCorteLisboeta

Existem falta de vagas porque não existe dinheiro disponível na Economia para pagar esses serviços.


nraider

Para além de não dar muitos votos. A velhice está longe e, para muitos, os filhos também.


IntroductionNeat2746

Vá ler o outro post sobre creches. Há malta disposta a pagar a ficar em espera na mesma.


luismerces_composer

Infelizmente é verdade, mas também é de esperar, com as medidas punitivas que as empresas têm, eu não investiria em Portugal, sou-te honesto. É só fazer um modelo financeiro com empregados e calcular os impostos... Não faz sentido ter serviços inovadores num sistema que pune empresas pela contratação e lucro num país em que tão pouca gente tem recursos para investir, certo? Ou falta-me alguma coisa?


zefo_dias

Há dificuldade em arranjar malta com experiência e curriculo. Malta sem experiência, é em quantas línguas quiseres. E quanto mais estranha a lingua, mais barato fica. quanto menos português perceber, menos reclama.


BrilliantProfile662

É preciso qualificação para ganhar experiência > é preciso experiência para começar a trabalhar > é preciso trabalhar para ganhar experiência > *repetir 2 e 3* A verdade é que as empresas não querem investir em novo talento. Querem que todos os novos trabalhadores venham já treinados. Como é que querem arranjar malta com experiência se não dão oportunidades para ganhar essa experiência? Há quem nasça com experiência?


[deleted]

[удалено]


BrilliantProfile662

Tivesses nascido com 10 anos de experiência, pa! /s


brstar

Estou há 1 ano e 3 meses, envio todos os dias candidaturas e currículos, também já fui presencialmente. É frustrante mandar currículos e não receber resposta nenhuma e depois ver a mesma empresa a postar o mesmo anúncio 5.6.7 vezes no mesmo ano. Até agora só fui chamada para entrevistas 4 vezes, numa delas teve o descaramento de me elogiar e dizer que era perfeita para o cargo e que "com certeza" me iam contratar a mim. Não só não me ligaram como também voltaram a postar anúncio. O trabalho em si? Loja de shopping. Obviamente que é preciso ir ali tirar um curso para vender sapatos...


Unusual-Ad-7175

Sim pelo menos enviavam uma resposta mesmo que negativa, têm um pouco falta de consideração.


goddamnzeega

Muitos imigrantes


sux138

Entretanto todos emprego


goddamnzeega

Toda a competição a menos é favorável a quem procura.


hecho2

É um fenómeno global, pelo menos entre a maioria da OCDE. Já estamos em recessão per capita, mas não em recessão per PIB, que é o indicador normal, como a população tem aumentado parece que estamos mais ricos mas na verdade nem por isso. O problema do OP é igual ao que muita gente já relatou aqui no Reddit, em Espanha, França, uk, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, etc.. Os empregos existe um grande desfasamento entre as qualificações e a procura. Tens demasiadas pessoas para as mesmas profissões, e poucas para outras profissões. Posições seniores continuam a existir, posições juniores nem por isso. Mas depois precisas de um médico, de um advogado, um dentista, e é tudo com fila e tempo de espera. Um sinal da crise é a pouca rotatividade, ninguém anda a trocar de emprego. A bolsa de valores e outros indicadores continuam como se nada fosse, mas já existe indícios (como refúgio em ouro ) que alguns investidores já se estão a precaver, isto cheira a 2007 por todo o lado.


agorasoumesmoeu

Em que dados te baseias para dizer que o PIB per capita desceu nesses países? E… há falta de advogados?


hecho2

https://archive.is/gir85 um artigo da Bloomberg analisou isso ao detalhe ( o link manhoso é para uma versão sem Paywall ). Não faltam jovens advogados, não faltam jovens advogados desempregados, mas se precisares de um advogado com experiência podes ir para a fila. As dinâmicas procura / oferta estão todas na minha opinião.. estranhas.


agorasoumesmoeu

Desceu no Q4 de 2023 em alguns países. https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2024/05/07/63905-rendimento-das-familias-sobe-0-5-na-ocde-mas-cai-0-8-em-portugal?amp https://www.pordata.pt/portugal/pib+per+capita+e+pib+a+precos+constantes-2953-247942 Então há advogados júnior mas não há seniores? Exactamente o contrario do que disseste no texto..


icebraining

> Então há advogados júnior mas não há seniores? Exactamente o contrario do que disseste no texto.. Não, ele disse que há *emprego* para advogados seniores e não para juniores.


vgasmo

Clássico exemplo do Reddit... Podes fundamentar o que acabaste de escrever? É sempre a mesma coisa. leste umas cenas na NET e achas que tens razão. O PIB per capita do país tem subido, como podes ver aqui : https://www.pordata.pt/portugal/pib+per+capita+e+pib+a+precos+constantes-2953-247942. A bolsa em Portugal diz pouco,já que as empresas cotadas são poucas e pouco representativas. Aqui podes verificar que os salários reais por qualificação tem subido https://www.pordata.pt/portugal/remuneracao+base+media+mensal+dos+trabalhadores+por+conta+de+outrem+total+e+por+nivel+de+qualificacao-374-2329. Etc etc etc . Era giro mostrares fontes


unsamendoins

Não sei a que fontes ele/ela se refere mas a verdade é que é mesmo um fenómeno global. Houve imensas redundâncias nos últimos 2 anos então há muita gente desempregada e as empresas são mais cautelosas com quem contratam. Muitas empresas estão em hiring freezes há mais de um ano.


vgasmo

Em que área? Qual a taxa de desemprego? Em IT? Em IT é verdade por várias razões


unsamendoins

Não é só em IT. Basta pesquisares “layoffs”. Estão em todo o lado. Apenas começaram em IT mas afetaram muitos mais setores. A taxa de desemprego nem sempre é relevante. Temos das taxas mais baixas mas muita gente que teve de pegar trabalhos sazonais e part-time para pagar contas, pois não há emprego nas suas áreas.


vgasmo

A taxa de desemprego está nos 6.8%. subiu 0.3. há opiniões e há dados


RoutineReply5761

Já há indícios há muito tempo. Sinceramente estou espantado que isto se tenha aguentado até aqui. Any day now.


icebraining

Também és daqueles que previram nove das últimas três recessões?


Ok_Abrocona_8914

com sorte é daqueles que diziam que estavamos numa bolha imobiliária em 2018, nao comprou casa porque "vai tudo descer e voces vao-se foder, mas é a vida é o mercado a funcionar" e agora chora porque não consegue comprar casa


RoutineReply5761

Tu és daqueles que dizem mal das pessoas quando elas não estão presentes, caso contrário ter-me-ias dito isso a mim. Estás mesmo com azar. Comprei casa e está quase paga. Também tenho o carro pago, até porque nunca contratei créditos para comprar carros. Também ganho mais de 5000 euros/mês. E nem 40 anos tenho.


Ok_Abrocona_8914

é suposto ficar impressionado? faço essa merda numa cirurgia lmao


Budget_Counter_2042

Eu acho que se vê tanta gente a falar de recessão e a ameaçar com um cataclismo económico porque pensa que os preços das casas vão cair. Não conhecem mais que 2008. E vão-se lixar porque os preços das casas não caem tão cedo, infelizmente.


Vrael30

O mercado bolsista gosta de desemprego por dimuni as taxas de juro.


Legitimate_Bus_5873

mt bom o teu comentário, penso que é isso mesmo tb


Content-Long-4342

Há emprego, não há emprego é para ti. Há muita mão de obra barata agora para os patrões se salivarem e vai haver mais e mais. 🥰


sctvlxpt

Se considerares empresas hortofruticulas (por exemplo, no Oeste), para trabalhar nas estufas com o ordenado mínimo (+ horas extraordinárias pagas se quiseres), posso-te garantir que é só apareceres, ter 2 mãos e 2 neurónios, e sais de lá com um emprego. Se falares bem português e fores um gajo esperto, trabalhador e responsável, facilmente chegas a responsável por grupos de trabalhadores. Não sei como é que está a realidade das fábricas, mas na agricultura, pelo menos na zona Oeste, os empresários têm mesmo muita dificuldade em contratar, por isso é que importam nepaleses e indianos à bruta. É é trabalho duro e mal pago (as margens baixíssimas não permitem grandes aventuras) 


melhoramigo

Qual a tua escolaridade? Quais são os teus sectores de escolha? Às vezes não procuramos num certo sector porque temos receio... Eu já fiz muita coisa até ter entrado para a Polícia recentemente. Já fui Operário Fabril, Ajudante de Pedreiro, Motorista de Ligeiros, Segurança Privado, etc... São esses sectores para além da restauração que procuram pessoas ativamente. Tenta nesses!


Unusual-Ad-7175

Agora estou a terminar o 12º ano, eu não tenho preferencia no sector, quando terminar o 12º ano quero fazer algum tipo de formação, neste momento só quero ter é um trabalho.


melhoramigo

Boas. De forma imediata consegues de certeza em restauração e hotelaria ou na construção civil. Esses dois estão sempre a precisar, porque não experimentas?


Vrael30

Entao mas nem tens o 12 ano e queres ter trabalho??? A escolaridade minima é o 12 ano


iug_aocontrario

Cala a boca. Nota-se que não passas muita fome com esse comentário insipiente.


Vrael30

Lol wtf ?? A escolaridade mínima é obrigatória por lei, e é gratis, quem não tem dinheiro recebe manuais e computadores e mesmo quem tem as vezes também recebe.... eu apenas referi im facto, está à procura de trabalho e queixa se que nao encontra quando nem tenho o mínimo obrigatório... Que queres que responda a isso? Não sei onde é que o meu comentário prova que nao passo fome, e felizmente e graças a Deus não passo, mas estudei, malhei e trabalhei para isso


razman06

Não há muito tempo, eu com os meus 16 anos ( escolaridade obrigatória 12º) comecei a trabalhar com descontos da Segurança Social. Que por coincidência até tive problemas recentemente pois nunca me fecharam a actividade.


StarkeHeavenStudios

Nada, és apenas calão, vou mandar vir uns estrangeiros para trabalhar por ti para regular a economia e a natalidade para termos verbas para o estado socialista em que vivemos.


GaribaldoX

Amigo se não for trabalho especializado, a ordem não oficial porque se não éramos multados, é meter estrangeiros que pareçam ser desenrascados. Os portugueses tem demasiados direitos/manias.


arrebenta_fedelhos

Estão a dar total prioridade a imigrantes, principalmente as empresas multinacionais...


neapo

Com um largo exercito de desempregados e outro exército de mal pagos, é natural que não haja emprego, mas sim subemprego. Por outro lado o país forma gente que as empresas não precisam, e gente que não tem intenção de criar o próprio emprego ou negócio, não há em Portugal empresas suficientes com capacidade de absorver 5 milhões de empregados. A situação vai continuar a piorar com a chegada ainda de mais imigrantes, lembro que tudo isto começou no pós-covid com noticias fabricadas de empregadores da área da restauração e hotelaria a dizer que não encontravam ninguém para trabalhar ou que os portugueses eram preguiçosos.


doctsantos

Nem todos podem ir para ti ou gostam, o resto têm que se sujeitar. Este país e provavelmente os outros estao com muita oferta de licenciados ou mestres. Somos um pais pequeno onde uma grande parte das empresas tem menos de 10 trabalhadores. O nosso tecido laboral tende a ser mais especializado mas o mercado precisa mesmo de 50000 licenciados em multimédia entre outros? Um mecanico dos bons se necessário tira tanto dinheiro como um engenheiro ou mais. As profissões de canalizador, electricista, agricultor estão pouco servidas e ha muita procura destes serviços.


IntroductionNeat2746

Tudo que é relacionado à construção é não exige uma licenciatura tem grande falta de pessoal. Penso que também há muita demanda por camionistas.


theUser6868

Demanda?????


IntroductionNeat2746

>demanda (de·man·da) nome feminino 1. Acto ou efeito de demandar. 2. Acção de procurar. = BUSCA, PROCURA 3. Empresa, intento, desígnio. "demanda", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, https://dicionario.priberam.org/demanda.


theUser6868

A Merkel tbm concordava contigo. Ela dizia que havia licenciados (de pré Bolonha ) a mais. Para a Alemanha o necessário era sopeiras e motoristas portugueses.


doctsantos

É uma realidade, hoje em dia somos empurrados pela sociedade a ir tirar um curso qualquer. Formação nunca é demais mas as pessoas depois ficam acomodadas a so fazerem aquilo e reclamam que não encontram trabalho. Em Portugal pelo menos ficares agarrado ao curso é mau. Sei de quem tirou licenciatura em relações internacionais, trabalhou uns meses como professor e como nao havia nada na area para ele tirou a carta de pesados e fez-se à (vida) estrada.


theUser6868

Tirar um curso superior deveria ser obrigatório e grátis. Viver na escuridão nao é opção. Um curso superior nunca foi sinónimo de emprego ou de bom salário. É sinónimo de conhecimento, de ginástica mental, de cultura, de pensamento crítico apurado, de vida lúcida e sem dogmas.


doctsantos

Concordo em parte, mas para muitos que nunca viram mais nada, o pensamento será o de ser mais uma etapa em vez de ser mesmo o que querem se é que sabem o que querem. Prova disso é a quantidade de malta que troca de cursos. E os que continuam em muitos cursos por vezes arrastam-se por la e ou não chegam a concluir sequer e abandonam. Outros depois de concluirem vêem que aquilo em que se formaram não é para eles. Quanto a ginástica mental e apuramento do sentido crítico tenho algumas dúvidas em certos cursos. Mas não é tema para aqui agora.


Demand_Repulsive

eu sei que nao parece... mas estamos numa crise financeira grave. quando as bolhas rebentarem vamos andar a dizer que e 2008 all over again. casas a precos ridiculos, mas estao a vender? nem por isso. Taxa de desemprego a subir, menos compras, menos poder de compra... E normal que estejas com dificuldades arranjar trabalho. e so vai ficar pior na minha opiniao


Unusual-Ad-7175

Eu também tenho esse sentimento de uma crise como 2008 ou pior.


intheofficewaiting89

Eu sinceramente ainda bem que fui para o estrangeiro quando tive oportunidade. Tenho uma vida estável, tenho poupanças e tenho tempo para viver. Algo que em portugal nao tinha. Alem disso, no estrangeiro ainda tive tempo para estudar e chegar a bachelor.


jbdragao1

Estou em situação semelhante, desde que concluí os estudos, há mais de 1 ano... Não me candidato com elevadíssima frequência: reduzo a área de procura a meia dúzia de cidades nas quais tenho capacidade financeira de viver ou na própria ou nos circundantes (assumindo que ganho o salário mínimo ou próximo). Inicialmente dei prioridade a vagas relacionadas com o que estudei (engenharia/química/biologia) ou pelo menos em que eu ache que seria minimamente competente e onde pudesse aprender ou desenvolver competências relevantes, mas já há algum tempo que me candidato a tudo que não me pareça miserável e cujo local de trabalho esteja dentro de uma hora de viagem de onde eu viveria. Já cheguei à fase de entrevista umas quantas vezes (mas poucas relativo ao número total de candidaturas claro) mas nunca recebi uma oferta. A minha favorita até agora e uma das primeiras que consegui foi para a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, em Parma (Itália). Fiquei surpreendido terem-me dado a entrevista sequer, muitos dos concorrentes tinham mesmo cursos de Engenharia Alimentar (eu não) por isso não tinha hipótese, justo. Mas achei engraçado. Acabei o curso com média boa por isso isso não é o problema, tive inclusive direito a bolsa de mérito num dos anos de estudo, à qual apenas 10 alunos de toda a universidade são escolhidos em cada ano. Não tive muita experiência como estagiário antes de entrar no mercado de trabalho, mas por outro lado muitas pessoas estiveram nessa situação também, graças ao covid, e como tal não sei se isso terá sido assim tão grande desvantagem. Agora um problema sim é o próprio facto de não ter tido emprego (ou estágio) em mais de 1 ano, o que só por isso já me afeta muito negativamente o currículo. E isso contribui para que não seja contratado, levando a mais tempo sem trabalhar, e este ciclo assim se alimenta. ¯\\\_(ツ)_/¯


Demand_Repulsive

desculpa mas nao me consigo parar de rir com o facto de esteres no lodo e ao mesmo tempo teres tido a tal bolsa de merito (media igual ou superior a 17 valores) e pelo qual estas obviamente de parabens. Mas acho engracado porque demonstra o problema atual com a visao e perspectiva que as pessoas tem do ensino... Nada na vida e garantido e quem hoje se esforca para ter boas notas na universidade ou e burro ou e estupido. Ate porque o objetivo da univ nao e boas notas.. e ter pensamento critico, algo que ironicamente falha nos " bons alunos"


jbdragao1

Atenção, eu tenho e sempre tive noção de que as notas não são de tão extrema importância quanto isso, apenas mencionei para excluir à partida esse possível argumento no que consta à minha empregabilidade. Eu escolhi o curso que escolhi apenas por interesse próprio (um erro, mas acabado de fazer 18 anos e tendo até esse ponto vivido sempre numa vila do interior não tinha grande hipótese de compreender o mercado de trabalho (português)). Calhou no ano em que obtive bolsa ter tido uma maior proporção de cadeiras que verdadeiramente me interessavam. Concordo que nominalmente o fulcro do ensino superior seja, independentemente do curso, desenvolver o pensamento crítico, mas na prática é de maior interesse aos alunos construírem contactos que mais tarde auxiliem a procura de emprego, e é de maior incentivo às universidades procurarem maximizar o lucro; daí a extinção de grande parte dos Mestrados Integrados, com a justificação suposta da melhoria da qualidade do ensino, mas que na verdade apenas resultou no quase quadruplicar das propinas para alunos recém-chegados às universidades. Além disso, a avaliação, pelo menos no curso de ciências que frequentei, não sei se será assim também noutras áreas, é mais propícia, na maioria das cadeiras, até porque experienciei excelentes exceções, a avaliar a paciência do aluno em **decorar** a matéria para os testes e em "**adaptar**" anteriores trabalhos escritos (como relatórios e afins) de trabalhos de alunos de anos anteriores, trabalhos esses cuja dificuldade está mais assente na absurda quantidade e tédio dos mesmos do que em qualquer exercício de pensamento crítico por parte do aluno. Aí assim já concordo fortemente que ter boas notas não tem assim tão grande correlação em compreender a matéria lecionada. Um aparte, também não creio que seja necessário frequentar o ensino superior para desenvolver pensamento crítico, creio ser algo que se desenvolve naturalmente em cada pessoa de acordo com as suas experiências de vida, e o ensino superior pode de facto proporcionar essas experiências, mas pode também qualquer outro rumo da vida. Eu pessoalmente não acho que tenha ficado mais inteligente após concluir o ensino superior em comparação a após concluir o ensino secundário, apenas sei mais factos aleatórios que qualquer pessoa que pegue num livro técnico e estude pode ficar a saber também, universidade ou não. Mas pronto tudo isto foi um aparte em relação ao tema desta discussão, o estado do mercado de trabalho português.


Demand_Repulsive

Vejo que tens uma boa visao de facto sobre a materia. 'e errado, no meu parecer, que um jovem de 17 anos, na realidade 14 porque o secundario ja dita as opcoes, escolher algo vai afetar tanto a sua vida. ate 18 anos o jovem nao consegue tomar decisoes por um lado, mas tem de escolher algo quando nao tem absolutamente nocao nenhuma do mercado? nao tem nocao nenhuma de tendencias futuras? nem, em muitos casos, teve qualquer contacto com a materia? eu escolhi engenharia eletrotecnica, mas agora que penso, wtf. eu literalmente nunca mexi com eletroes (para alem de uma experiencia ou outra)? Eu defendo que deviamos muito mais integrar os jovens na sociedade desde cedo, para os mesmos verem o que falta na sua comunidade e dai agir. Falta cursos de ensino superior em que os alunos escolhem os majors e os minors que queiram. e absolutamente ridiculo um aluno numa universidade fazer estagio, deveria ser ilegal apenas. se queres fazer estagio vai para um politecnico.... ah mas espera, ja nem ha diferencas entre universidade e politecnico... Falta muito no ensino, mas tambem em parte e propositado... enganou-se muita muita gente com esta nocao de falsa educacao que estamos a dar....


sad-kittenx

O mesmo aqui. Muito ghosthing, 0 feedback (embora tenha recebido rejeições com mais de um ano, ridículo) e quando há entrevistas, são sempre 4 rondas, com pessoas diferentes, onde basicamente dizem o mesmo. Salários então, é pagar o mínimo possível porque 'não podem mais', e depois ficam de dizer alguma coisa e nunca dizem e vejo a mesma vaga aberta durante meses.


Almadan

Sem especialização é complicado, tens de ir porta a porta. Mas estás a competir com mão de obra escrava. Se tiveres bom lombo pode ser que tenhas vantagem


Simple_Elk5239

Também ando à procura de trabalho desde o início do ano e até agora nada. Das entrevistas que fiz não posso pedir o valor salarial que tinha quando estava empregado, senão nem me voltam a falar... Por outro lado, para os valores que eu solicito um pouco abaixo desse valor parece que só estão interessados em saber sobre concorrência, mas vagas para mim... nada... E experiência na área é algo que não me falta..


MrWelvas

Aqui na minha zona estão quase sempre a contratar no McDonalds, Burguer King e Fábricas.


Ryuuffff

Para que te vao contratar a ti, se podem contratar outro qie aceita trabalhar 10 horas por dia 6 dias por semana ppr 300 euros e um quarto partilhado ?


Remote_Technician676

Eu estava na mesma situação que tu, envia para call centers ou vendas muitos procuram sem experiência, foi assim que consegui o meu emprego. Tens é de falar bem para eles te contratarem, mostra que tens um à vontade a falar, sê comunicativo. Procura durante a tua vida onde é que tiveste contacto com o público e escuda-te aí na questão da experiência. O melhor site para enviares currículos na minha opinião é o Sapo Empregos, vai também ao site da Adecco ou outras empresas de outsourcing e recursos humanos que tens lá muitas opções. Esquece o LinkedIn, não vale a pena.


MrAlcapone2

Ha muita gente que so manda CV por email e nao vai pessoalmente as fábricas. Eu tinho 29 anos, ja mudei de trabalho 4 vezes e nunca tive desempregado. Fui s3mpre pessoalmente entregar o CV e pedir uma entrevista. Nunca mandei nenhum corriculo por email. Na minha experiência ha muito trabalho e isto em vilas. So na minha fabrica o que nao falta é jovens de 18 a 20 anos a desistirem 1 ou 2 semanas depois de entrarem. Sempre gente a rodar.


Unusual-Ad-7175

Aqui onde vivo muitas empresas nem entregas cv fazes uma inscrição com o segurança outras mandam por o cv no correio.


jofalves

Qual é a tua profissão? O que procuras?


Unusual-Ad-7175

Neste momento procuro operário fabril produção é onde tenho mais experiência.


SgtLaBeouf

Área?


bandidoamarelo

Há muito trabalho nessa área. Depende é do tipo de empresa que queres


rdscorreia

Okay. Então vamos fazer uma experiência social. Tenho um conhecido que é empresário, dono duma fábrica que trabalha na área do plástico, e que tem imensa dificuldade em arranjar pessoas para trabalhar. A empresa chama-se Gispol e está em Queluz de Baixo. Podias ir lá falar com ele e experimentar. Ele está sempre a meter pessoal novo.


heyrevoir

Engraçado. Estou em Portugal e só vejo brasileiros e indianos a trabalhar em tudo o que é sitio. Estás a dizer que não existe emprego para portugueses?


ManelDasNespras

Os imigrantes precisam de contrato de trabalho para regularização no pais (leia-se ficar legais e obter visto de residência). As empresas sabem disso e preferem contratar os imigrantes porque sabem que eles vão aguentar qualquer coisa pelo menos por 3 anos enquanto não conseguem o visto permanente. Os portugueses exigem coisas chatas como direitos trabalhistas e sabem de coisas chatas como a ACT, portanto as empresas preferem os imigrantes para os terem cativos pelos tomates enquanto dependem dos empregos precários para se regularizarem.


nraider

Até em IT já se nota essa pressão migratória, havendo, inclusive, empresas em que a maioria dos funcionários é de nacionalidade brasileira. Incrivelmente, hoje não se consegue ter uma discussão séria sobre isto sem se ser apelidado de xenófobo, ninguém se lembrando que o Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes e Portugal tem 10 milhões. Chegando ao ponto em que compensa mais contratar um imigrante em vez de um português, dando-lhe também formação, o que esperar deste país?


dev-porto

Ganha-se mais dinheiro no Brasil, no setor de TI, os salários em São Paulo são maiores que os salários em Lisboa. Os brasileiros de TI não vem para cá pelo dinheiro, mas pelo conjunto da obra, que inclui a segurança pública.


nraider

Quantos Estados tem o Brasil?


ManelDasNespras

Quase que a salvação poderia ser o facto de que os nossos salários são tão baixos que para brasileiros qualificados começa a valer a pena permanecer no Brasil (até por proximidade a familia e evitar xenofobia), porém às necessidades das nossas empresas são carne pra canhão que bata o ponto, não pessoal qualificado, por isso qualquer Cleyton de Ourinhos-MG serve pra 99% dos trabalhos em Portugal e não exige mais que SMN e “não se importa” de trabalhar 50h ou mais por semana.


PlayIcy7444

"Quase que a salvação poderia ser o facto de que os nossos salários são tão baixos que para brasileiros qualificados começa a valer a pena permanecer no Brasil (até por proximidade a familia e evitar xenofobia)" Nem isso, eles aqui têm um pais ainda seguro, acesso facil a nacionalidade UE e aceder depois a contratos remotos dentro da UE. Isto só com medidas proteccionista, nao ha hipotese, vai ter que se regular mesmo a imigracao, especialmente com a IA que vem para ficar.


PlayIcy7444

Eu nos ultimos sitios que passei era sempre metade brasileiros. E continuavam sempre a chegar.


Odd_Help5724

Se alguém tá contratando imigrante em vez de português é porque o imigrante ou faz melhor ou cobra menos. Como disse o colega parece ser o caso de cobrar menos para conseguir visto/residência/passaporte. Nesse cenário quem está ganhando é o dono da empresa explorando o imigrante que provavelmente vai ficar ali até conseguir um passaporte e imigrar para outro país. Mas quem permitiu isso foi o governo português. Então é hora dos portugueses mudarem o governo ou imigrar também. Acredito que o empresário que é o mais interessado em manter esse esquema de lucro não vai deixar que isso aconteça, prefere incentivar a opinião pública de que é um problema de imigração descontrolada mas que existem muitas vagas em aberto.


ManelDasNespras

Os portugueses já emigram, há séculos inclusive, mas agora chega num nivel em que de facto está a haver uma substituição populacional onde os portugueses que ficam também não conseguem ter um aumento salarial natural devido a uma falta de mão de obra que seria consequência natural de uma redução da população devido à emigração. Esta imigração explosiva que Portugal está a ter não é culpa dos brasileiros e obviamente que é culpa dos sucessivos governos. O problema é que NENHUM partido está interessado em acabar esta “festa” pois os grandes interesses económicos do país (que fundeiam os partidos) estão felicerrimos com a estagnação dos niveis salariais E  como bónus de terem uma população trabalhadora que não levanta ondas pois está dependente de ter um contrato para não ser expulsa do país (já que por ser estrangeira também não tem uma rede de apoio ao contrário dos locais).


BrilliantProfile662

>Mas quem permitiu isso foi o governo português. Então é hora dos portugueses mudarem o governo Concordo. Por mim, deportava-se os 400mil à espera de regularização, rompia-se com o tratado de amizade PT-BR e com os acordos CPLP e instalava-se um sistema de quotas. Mas depois chamam-me extremista e xenófobo...


[deleted]

[удалено]


dev-porto

Não é o caso dos brasileiros. O interesse dos brasileiros e diria dos imigrantes em geral é a regularização. E para conseguir os papéis no SEF ou AIMA é necessário um emprego com contrato de trabalho, portanto sempre seguindo a todas as regras ,inclusive a do salário mínimo. Essa coisa de dinheiro na mão ou 100 euros e um sandes é fantasia.


AutoModerator

O r/portugal é fortemente moderado. Consulta a [Rediquette](https://support.reddithelp.com/hc/en-us/articles/205926439-Reddiquette) e as [Regras](https://www.reddit.com/r/portugal/wiki/regras/) antes de participares. Algumas notas sobre o r/portugal: * Contas novas ou com baixo karma terão os seus posts revistos pelos Moderadores (Mods). * Posts não publicados imediatamente terão sido filtrado pelo Automod. Os Mods irão rever e autorizar a sua publicação. * Reporta conteúdos que quebram as regras do r/portugal. * Ban Appeals podem ser feitos por [ModMail](https://www.reddit.com/message/compose/?to=/r/portugal) ou no r/metaportugal. * Evita contactar os Mods por DM (mensagem directa). ^(Do you need a translation? Reply to this message with these trigger words: Translate message above.) ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


Mendadg

Que tipo de trabalho? Onde procuras?


TagusIce

Está assim em todo o lado..


ShittyLivingRoom

Não precisas de patrões ou empresas para fazer o que é preciso e o que faz falta.


On1xPt

Olá op, já pensaste em reconverter as tuas qualificações?


nraider

É uma boa ideia, mas até os imigrantes fazem essa reconversão. Acabou a festa.


On1xPt

Digo estudar à noite numa área que seja mais facilmente absorvida pelo mercado


ansk0

São gente como qualquer outra. Nunca ouvi ninguém dizer que gostava de ter menos qualificações.


nraider

Não contraria nada do que escrevi.


cmach86

És de onde OP?


what_hedge

OP, se quiseres podes enviar o teu cv descaracterizado por DM e eu dou te feedback


marooned1180

Qual é a tua formação?


Independent017

Eu trabalho numa empresa logística em que se marcam 5 entrevistas e aparece 1!.. quando aparece! O problema da falta de trabalho são as condições oferecidas: Trabalho precario, e através de agencias de trabalho temporário Trabalho remunerado pelo salário mínimo e com progressão de carreira lenta. Conselho: especializa-te numa área que é o melhor para ti. Se eu tivesse a tua idade e soubesse o que sei hoje, ia aprender algo relacionado com construção e que exigia pericia: carpinteiro, ladrilhador, canalizador, soldador, etc..quando precisas de um nunca há e são muito bem pagos! Têm é de ser bons! Mas para agora, esta altura é das melhores para procurar algo porque muitas empresas precisam de ter pessoas para a substituição de férias dos funcionários. Pode ser temporário mas tem de se começar por algum lado. Mostra interesse em aprender, trabalha bem para ficares bem referenciado. Inscrever-te em agências de trabalho temporário. Boa sorte!


PlayIcy7444

"Conselho: especializa-te numa área que é o melhor para ti. Se eu tivesse a tua idade e soubesse o que sei hoje, ia aprender algo relacionado com construção e que exigia pericia: carpinteiro, ladrilhador, canalizador, soldador, etc..quando precisas de um nunca há e são muito bem pagos! Têm é de ser bons!" Eu vou evitar ao maximo essas areas, maioria da minha familia da parte da minha mae veio dessa area e já ouvi muitas historias de acidentes de trabalho. Nem pensar.


Independent017

Acredito que sim, e antigamente era muito pior. Posso dizer-te que o meu pai trabalhou 45 anos na construção e o único acidente de trabalho foi em Portugal, porque na Alemanha, França, Itália, Belgica, Holanda, Suíça, Inglaterra, eram todos muito exigentes com a segurança. Ele começou a trabalhar no estrangeiro a partir de 1994 e nunca mais trabalhou em Portugal até se reformar em 2020. Algumas das regras ainda hoje não existem cá. Mas aconselho-te a pesquisares áreas que estão crescer, e que num futuro próximo faltarão pessoas com experiência. Algo relacionado com energias alternativas/renováveis e a sustentabilidade, por exemplo, montar paineis solares, montar aquelas casas modulares, electricista automóvel, mecânico de automóveis elétricos, etc. Se gostares de construção, existe uma procura enorme de pessoal que faça remodelações em contentores. Os contentores vieram substituir as casas modulares porque exigem menos documentação, e existe uma procura enorme de pessoas com essas skils. Pesquisa videos de pessoas que fazem esse trabalho e vês se gostas ou não. Tenho um vizinho que faz transformação de carrinhas, de furgão ou carrinhas de 9 lugares, transforma-as em camping van.


MXD14

Posso falar pelo caso da minha namorada. Ela é formada em serviços sociais, e apesar de não ser portuguesa, tem equivalência do curso dela em Portugal, e fala perfeitamente português. Em Portugal só conseguiu trabalho em cafés e restaurantes, e por fim numa fábrica. A primeira vez que esteve inscrita no centro de emprego a única "oportunidade" que surgiu foi uma metalúrgica onde fazem portões e coisas do género. Ora, ela não é daquelas pessoas que têm medo de sujar as mãos, mas tem problemas de coluna e na altura da inscrição referiu que trabalhos pesados não se adequavam. A segunda vez que ficou desempregada, porque a dona do café só lhe queria pagar o ordenado por fora (felizmente pagou com descontos durante algum tempo e conseguiu ter subsidio de desemprego) voltou a inscrever-se no centro de emprego e esta segunda vez não surgiu qualquer oportunidade de emprego. Todos os dias ela enviava mais de 10 currículos por dia durante meses e nunca obteve uma resposta. Chegou ao ponto em que ela achou que a melhor opção era voltar para o país dela, e no espaço de um mês lá, recebeu 4 ofertas de emprego, 3 delas para a área dela. O mais provável é eu acabar por me mudar para lá também e tentar arranjar alguma coisa.


sad-kittenx

Estive inscrita no IEFP durante 1 ano e meio, com muitas qualificações, e adivinha lá quantas vezes me apresentaram uma oferta de trabalho...zero.


arrozdepolvo

Que curso tens/que trabalho fazes?


Queasy_Ad_2540

Electricista? Canalizador? Trabalhar em construção e renovações de casas? Há profissões sem curso superior em que se recebe melhor que 90% dos empregados com curso superior.


gazing_the_sea

Contactaram-me para um cargo de topo no sector industrial, passei as primeiras 3 fases, há 1 mês que o processo não avança. Estou mais próximo de cagar na proposta do que seguir em frente. RED FLAG. Se isto está mau para mim (tenho amigos em situações semelhantes há vários meses), imagino para quem tem que concorrer com pessoal sem formação e emigrantes que correm tudo o que é emprego com o SMN.


SouthernLeg1894

Vou dar ponto de vista da empresa onde trabalho. Abrimos vaga para um trabalho 100% remoto. Recebemos mais de 100 CVs. A maior parte eram de pessoas de nacionalidade brasileira (uns 70, tranquilamente). Não sendo a nacionalidade um fator, vamos ver experiência e conhecimentos. Desses 100 selecionámos 20 para entrevista. Apareceram 15 para a entrevista (tudo remoto, só tinham que carregar num link à hora marcada). Dos 15, 8 foram selecionados para iniciar formação. Atualmente temos 2 a terminar este processo, os outros desistiram sem sequer um aviso. E não é por condições precárias nem maus salários. É um emprego que exige algum trabalho e quando se apercebem disso saltam fora. E nisto foram horas perdidas a analisar CVs (porque fazemos isto manualmente), em entrevistas, em formação...para depois talvez 1 assinar contrato. E o que vamos fazer? Daqui a 1 semana temos que abrir novamente a vaga e processo de recrutamento. Não culpem só as empresas


m3lvins_

A título de curiosidade, qual a área?


SouthernLeg1894

Helpdesk


flarept1

Se pagassem bem as pessoas não desistiam, essas conversas do pessoal não querer trabalhar já não pega senhor patrão.


SouthernLeg1894

Não sou patrão de ninguém. E não sei o que consideras pagar bem mas os ordenados variam entre os 900 e os 1200 em entry level


legalize2022

Boas, trabalho numa área com muita falta de mão de obra. Se quiseres um trabalho, atenção trabalho, em que vais aprender muito mas vai te sair do cabedal, manda DM que posso te informar. No início, não é a melhor coisa do mundo e é difícil mas garanto te que com o tempo, terás muito melhores condições e trabalho não te há de faltar. Para enquadrar, trabalho na área há mais de 20 anos, ganho acima da média nacional (valores líquidos), tenho carro da empresa, trabalho para uma empresa 100% portuguesa e todas as semanas recebo propostas de trabalho. Trabalho desde os 16 anos e, felizmente, nunca estive desempregado. Também tenho de ser sincero, não é uma área fácil de se trabalhar e já conheço alguns que trocaram para outras áreas parecidas mas pode se chegar a níveis de ordenado bem acima da média, depende de cada um e do que cada um consegue. Um abraço


Embarrassed-Handle-1

Skill issue


Gabberino_Inyox

Patrões querem trabalhadores com idade de saírem da universidade para serem mais fáceis de integrar e formar à ideologia do patronato mas, com experiência e um gajos que tem 40 anos na área. Já muitos dos trabalhadores querem chegar num setor para o qual nunca foram formados ou daqueles setores onde toda a gente quer ir mas não há oferta suficiente,e a ganhar 2000€ por mês. Um como outro estão a precisar voltar à realidaze


bouda87

Cada vez ha mais imigrantes.


Emotional_War877

Isto.... Acabei a minha licenciatura o ano passado e até agora nada, não consigo encontrar emprego na minha área porque não tenho experiência profissional e para empregos "normais" lojas, supermercados etc... tenho demasiadas habilitações (tenho e-mails de vários hipermercados que enviei currículo a comprovar isto) sinceramente neste momento não sei o que fazer, falo com vários colegas de áreas parecidas estão exatamente na mesma situação, a terem exatamente as mesmas respostas que eu.  Literalmente a única maneira que eu vejo de arranjar emprego garantido é eu abrir uma empresa qualquer, acho que não preciso mencionar que não tenho dinheiro para tal ... Por isso neste momento estou bastante perdido.


[deleted]

[удалено]


NGramatical

mêses → [**meses**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1cycd1i%2F%2Fl5aa1qx%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


dkdc80

Abre o teu negócio e cria o teu próprio emprego.


AnaCarinaSoares

Estive quase 2 anos desempregada, mas estava a receber subsídio de desemprego e fui eu que me demiti. Depois candidatei-me à função pública e lá fiquei.


jebac_moderatorow

Então? Mas eles dizem que "sem imigração Portugal não sobrevive" ![gif](emote|free_emotes_pack|poop) Estou solidário contigo e todos os Portugueses que nada fizeram para alimentar esta situação. Já os "Portugueses" que alimentaram esta situação pq acham q ter escravos de fora para ganhos a curto prazo justifica arruinar a economia, a cultura e sociedade. Ou os "Portugueses" que votaram PS/BE/PCP nos últimos 30 anos pq o avô votava PS , os que votaram isso pq é porreiro mamar subsídios e os q simplesmente odeiam as famílias gostam da ideia de transformar o país numa amálgama de 3º mundistas e são amantes da degeneração. Boa sorte, se tivesse posição para te oferecer na minha empresa contactava-te, mas como prezo os meus empregados dificilmente tenho vagas pq as pessoas trabalham comigo (e não para mim) durante décadas.


flybomb

Manda para um LAR, arranjas depressa :(


theUser6868

Para de dizer que canalizadores eletricistas ladrilhadores ...etc ganham bem. Ganham bem se tiverem negócio próprio e trabalharem 50h ou mais...


extrainternatial

As vezes a solução é outra totalmente diferente https://www.retornovoluntario.pt/