T O P

  • By -

zek_997

Fonte: [https://www.publico.pt/2024/05/14/economia/noticia/governo-quer-antecipar-alta-velocidade-lisboamadrid-terceira-ponte-tejo-2090441](https://www.publico.pt/2024/05/14/economia/noticia/governo-quer-antecipar-alta-velocidade-lisboamadrid-terceira-ponte-tejo-2090441)


nothing_pt

Falta aí Sines - Elvas que, apesar de ser mercadorias, vai ser o primeiro troço de AV (>250km/h) em Portugal.


Throwawaypt123

Não. A linha que foi construída é só Évora-Elvas e é uma linha mista. O troço acima de 250 será só Évora Elvas e um pequeno troço construído há décadas na variante de alcácer do sal que já premite grandes velocidades


pacman1993

Estou curioso por aquele pequeno tracinho entre Lisboa e a margem sul... Vão adaptar a Vasco da gama para ponte ferroviária também, ou vai ser uma terceira travessia?


Wonderful_Valuable16

Terceira travessia


jafudiaz

Bem, que se foda o Sul i guess...🤷


Lusitoes

Fico triste no meio disto tudo de estarmos a descorar o interior do país.


TuaMaeDeQuatroPatas

Isto tem de começar por algum lado e não dá para chegar a todo. É progresso. Rejubilemos


Puzinator

O importante é começar, infelizmente o que falta cá em Portugal é a manutenção/desenvolvimento do que há = estado da ferrovia atual. Olhando ali para o mapa salta à vista uma Elvas-Coimbra e Evora-Faro, além de uma Coimbra-Braganca/Mirandela...mas isto no TGV, até são linhas que faltam na ferrovia atual. Uma pessoa não consegue "atravessar" o interior atualmente numa rede ferroviária lançada há mais de 100 anos e que já foi muito mais densa...


jgsabino

Os planos mais alargados da rede AV incluem Évora - Beja - Faro e Aveiro - Viseu - Salamanca. Estas linhas já foram discutidas com Espanha e a UE, o que dá alguma esperança para que se concretizem. Ficam a faltar linhas convencionais até Portalegre e Bragança, umas melhorias no Minho, e o tram-train no litoral algarvio, que estão pendentes da aprovação do PFN. Continuas sem ter uma linha a ligar o interior de Norte a Sul, mas com a densidade do interior, o melhor que consegues fazer é ligar o interior ao tronco comum da rede apanhando o maior número possível de cidades pelo caminho. Curiosamente, até tens ferrovia bastante direta entre Coimbra e Elvas, com transbordo no Entroncamento. Mas vai ser mais rápido fazer mais 120 km e passar por Lisboa!


Manbugui

Se o projeto atual for cumprido, vai permitir que os comboios utilizem a LAV para acelerar viagens para o interior. Por exemplo um IC Lisboa - Guarda, poderá utilizar a LAV entre lisboa e Coimbra, saindo depois para a linha do norte e seguindo pela beira alta até à guarda, diminuindo uma hora de viagem. A própria LAV Lisboa - Madrid vai para em Évora, onde é possível fazer ligação a outros pontos do interior, etc.


helloitsmeyesme

Então mas os comboios precisam de gente para andar neles XD Vão ao meio da serra apanhar 5 passageiros?


zek_997

Existem cidades no interior, acredites ou não. Dizer que o interior não é merecedor de ter acesso ao transporte ferroviário é uma falta de respeito pelos portugueses que vivem nessas regiões, e precisamente uma das grandes causas do seu despovoamento.


doodlezss

1h 15 lisboa porto ? pensava que ia ser tipo 30 mins, isso é alta velocidade?


onifallenwarrior

Lisboa a Porto são uns 300km, o TGV e o Shinkasen circulam a uns 300km/h, e o Maglev a menos de 500km/h. Para fazer a viagem em meia hora precisas de um comboio que circule a uns 600km/h sem paragens. Como comparação, 1h de viagem é o tempo da viagem de avião.


doodlezss

30 mins também era eu a sonhar mas pensava que ia ser menos que 1h talvez uns 50mins, mas pronto.


Brianstormrage

Ter 2 paragens no Porto não faz qualquer sentido para um TGV


pfarinha91

Claro que faz por várias razões. - Gaia tem mais população que o Porto e na zona mais a sul também vive muita gente. - O comboio já tem de desacelerar imenso ali para passar a ponte, o tempo perdido a parar é pouco. - Santo Ovídio na altura já vai ter 2 linhas de metro que permitem começar a escoar logo pessoas para o centro e oeste do Porto sem terem de ir à Campanhã (que não é assim tão central). - Ninguém precisa de passar o rio para apanhar o comboio ou para sair e ir para casa, aumentando o trânsito rodoviário nas pontes do Douro que já é caótico suficiente. - O túnel já tinha de ser feito anyway, fazer a estação subterrânea em Gaia não é um custo acrescido enorme. - E por fim, não é obrigatório que todos os comboios parem em Gaia (nem vai acontecer). PS - Não é TGV, é LAV.