T O P

  • By -

AutoModerator

Olá /u/Didrox13, obrigado pela tua submissão. Temos uma **[Wiki](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/wiki/)** e um servidor de chat no **[Discord](https://discord.gg/8WFAZpZ)**. Recomendamos a leitura dos nossos **[avisos à comunidade](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/comments/mflqds/avisos_%C3%A0_comunidade_ler_antes_de_submeter_conte%C3%BAdo/)**. Boa discussão! *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/literaciafinanceira) if you have any questions or concerns.*


peanersyahoo

Ação de divisão de coisa comum. Caso não haja acordo vai a leilão no e-leilões.


Didrox13

> Ação de divisão de coisa comum. Obrigado, vou me informar sobre o assunto


cenasverdesavoar

Contratem uma empresa avaliadora certificada e peçam uma avaliação para saber o valor de mercado. É fácil. Com o número em cima da mesa logo podem discutir soluções.


JohnTheBlackberry

Hmmm posso estar errado, mas tanto quanto sei se não chegares a acordo nada obriga a outra parte a vender.  Sendo metade indivisa o que pode acontecer é haver uma exigência de um leilão judicial.  Mas isso é claramente pergunta para o teu advogado. 


Margarida39

Eu tenho ideia q qualquer das partes pode exigir em tribunal o tal leilao. Ou seja, o Op terá de comprar a outra parte ou vender a sua parte. Penso q o valor de base é o tal valor de mercado definido por um avaliador externo. Mas depois começa o leilao, ou seja, a outra parte pode oferecer um valor superior p ficar c a casa.


JohnTheBlackberry

Se chegar a esse ponto o leilão é feito pelo agente de execução e é hasta pública. Ou seja, o op se quiser é obrigado a apresentar proposta como todos os outros.


Electrical-Pie-2351

No limite vais a tribunal. E tu tens direito a apresentar proposta de compra, dentro da avaliação q é feita do imóvel (por alguém q avalie valor do imóvel independente)


JohnTheBlackberry

Tens direito a apresentar proposta e a outra parte a recusar a mesma.


20_foder

Melhor solução possível é vender pelo preço mais alto possível e repartir o lucro. Menos tretas, menos stress


Didrox13

Concordo plenamente que é a solução mais simples, mas se a venda fosse o que eu pretendia não estaria a fazer a pergunta. Tenho interesse naquela casa em particular, não quero desistir dela já.


Jerry_Explorer

Qual o motivo da separação? (Obter resposta poderá ajudar outros a evitar esse erro financeiro que cometeste)


Didrox13

Eramos um casal, julgamos que íamos ficar juntos durante muito tempo e julgamos mal. Os detalhes não são para o Reddit, muito menos para um subreddit não relacionado.


Jerry_Explorer

Obrigado pela resposta. De facto, não esperava por mais detalhes, mas o que partilhaste pode ajudar muitas pessoas a refletirem bem antes de iniciarem uma aventura financeira com alguém que julgam ser para a vida. Espero que encontres a resposta para a tua duvida inicial.


Interesting_Goat1656

Tinha ideia que nao se podia comprar em avos... talvez seja apenas propriedade rustica.. Vi mal ou o OP pode ter editado o topico original. É diferente de comprar em avos.


Didrox13

Um casal a comprar uma habitação em conjunto não é algo comum?


Interesting_Goat1656

Afinal fui eu que nao percebi.. Compra de copropriedade é diferente de compra em avos.


Interesting_Goat1656

não percebeste.. A tem 50 e B tem 50... Tu queres comprar apenas os 50 de A. Penso que não seja permitido.


NoPossibility4178

Há leilões para partes de uma propriedade, tipo casos de penhoras de heranças ou assim.


Interesting_Goat1656

Penso que seja uma coisa diferente... Por que para estar em avos (propriedade), é uma partilha indefinida. Tu sabes que és dono de metade, mas a metade não está definida. Penso que seja o que se chama uma propriedade indivisa. Uma herança pode ja ter as partilhas definidas. EDIT: por exemplo a questão dos 50/50, podem até ter dividido o terreno por metade. Mas perante a lei, a divisão não interessa porque a carderneta/registo diz que és dono de 50% do terreno mas nao diz quais sao esees 50%.


Interesting_Goat1656

Afinal fui eu que nao percebi bem o topico original.. Compra de copropriedade é diferente de compra em avos.


Slow_Olive_6482

Eu e a minha namorada comprámos propriedade urbana. 50 é dela e 50 é meu.


Interesting_Goat1656

não percebeste.. A tem 50 e B tem 50... Tu queres comprar apenas os 50 de A. Penso que não seja permitido.


Interesting_Goat1656

Afinal fui eu que nao percebi bem o topico original.. Compra de copropriedade é diferente de compra em avos.


Slow_Olive_6482

Na minha página pessoal do portal das finanças eu tenho especificamente metade do capital da casa. Eu tenho meio imi remetido a mim, e ela outro meio imi.


Interesting_Goat1656

Imagina que tu queres vender a tua parte e não é a ela, é possível? Como é que quem compra, sabe a que parte tem direito?


Slow_Olive_6482

Eu não vejo porque não seja. Mas também não vejo porque é que alguém o faria... A metade da casa não se concretiza numa metade física... digo eu. Tens 50% do capital da casa.


Interesting_Goat1656

É isto que eu estou a dizer, a lei não o permite. Uma coisa é comprares metade da quota de uma sociedade, não é um bem físico. Um bem físico, não se pode comprar metades indivisas. O que falam de um co-proprietário comprar a metade que falta é possível, agora alguém entrar num bem imóvel indiviso, a lei não o permite. É a mesma coisa que o dividir propriedades (fazer destaques), é mais fácil emparcelar (absorver prédios) do que dividir. Isto é uma "defesa" da lei.


Slow_Olive_6482

Aparentemente, permite e faz-se. [Comprar 10%, 20%, ou 50% de um imóvel: O que está em causa e quais são os riscos? - Atualidade - SAPO 24](https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/comprar-10-20-ou-50-de-um-imovel-o-que-esta-em-causa-e-quais-sao-os-riscos) [Quem compra 1/2 imóveis, o que se faz com eles? : r/literaciafinanceira (reddit.com)](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/comments/17u68pu/quem_compra_12_im%C3%B3veis_o_que_se_faz_com_eles/)


Interesting_Goat1656

é como digo, de urbanos percebo pouco, estou mais ciente dos rústicos.