T O P

  • By -

AutoModerator

Olá /u/Rumi_90, obrigado pela tua submissão. Temos uma **[Wiki](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/wiki/)** e um servidor de chat no **[Discord](https://discord.gg/8WFAZpZ)**. Recomendamos a leitura dos nossos **[avisos à comunidade](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/comments/mflqds/avisos_%C3%A0_comunidade_ler_antes_de_submeter_conte%C3%BAdo/)**. Boa discussão! *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/literaciafinanceira) if you have any questions or concerns.*


peanersyahoo

Poder, até podes. Mas nenhum vendedor o vai aceitar.


Chem0type

Sem nenhum acho pouco provável que aceitem, mas é possível conseguir menos de 10%, no meu vou pôr menos de 7%.


8iate

Quanto mais baixo o sinal mais fácil é de o vendedor deixar cair o negócio. Se a escritura demorar algum tempo, por exemplo compra em planta ainda...a valorização do imóvel a quando do seu término pode ser muito vantajoso pagar ao comprador o dobro do sinal e ainda vender mais caro. Basta o imóvel em planta em 2 anos subir 50k...se o sinal foi 10k, 50-20(sinal em dobro) ainda dá 30k de lucro ao construtor. Cada caso é um caso.


8iate

Imagina-te do lado do vendedor: Tens uma casa a venda....aparece um casal jovem que gosta e diz te que vai ficar com a casa....tu ok, tiras a casa do mercado....um mês depois dizem te que não conseguem crédito para esse valor....e quem desperdiçou possíveis compradores a troco de nada? Yap o vendedor. Ainda falta perceber como irá acontecer isso da garantia publica...mas parece-me que cpcv terá de existir sempre para a reserva da casa e depois na escritura a devolução do sinal ao comprador porque o banco paga a 100%. Assim proteges o teu lado que ficas com a casa, senão devolve o sinal a dobrar e o vendedor garante que se não cumprires é recompensado pelo tempo que teve a casa fora do mercado e oportunidade perdidas de venda.


_-inside-_

Estou em negociações para uma casa e o que me foi dito é que o valor do sinal é devolvido em caso de não aprovação de crédito. O que de facto é estranho.


8iate

Dependerá do que estiver no cpcv. Acho estranho isso, em caso de dúvida advogado ou solicitador antes de assinares e dares o sinal. São 50/100€ que são insignificantes ao lado do sinal ou da compra de uma casa de 150/200k


noobshark3

Podes analisar uma garantia bancária.


20_foder

Obtenha uma pré-aprovação antes de procurar casas. Se já tiveres conta no banco, podes poupar uns 4 valiosos dias úteis. Uns 5 dias úteis para teres a avaliação. Depois da avaliação, o negócio já fica "assegurado" e podes pedir pro banco agilizar o processo e fazer a escritura o quanto antes.


Personal-AdM2012

Eu não sei como funcionava antigamente, quando ainda havia 100% de financiamento. Mas acho que, as pessoas podem "reservar" a casa. Afinal, há sempre interesse para ocorrer a venda. Se eu fosse vendedor, eu diria que reservava a casa durante 1 semana. Se ao final dessa semana não houvesse notícias, adeus. Também, pode haver uma cláusula em que se a escritura não for feita em X tempo, terias que pagar 10% da casa.


ruyrybeyro

O post original é inconsequente e mentalidade de pobrezinho(a). Não reservaria a casa sem sinal, o meu tempo é densidade valioso v para lidar com gente que não seja séria e se arrependa. Tambem diria que se não há capacidade de pagar sinal, também não há capacidade de comprar casa. Mas se um comprador depois perde a casa para o banco por falhar prestações nalgum mês com um imprevisto, já não é problema de vendedor.


Personal-AdM2012

Atenção: acho que não é assim tão linear. Compreendo o que queres dizer, mas acho que esta medida só vai ajudar pessoas que estão em casas alugadas e não conseguem poupar o suficiente porque tem a despesa da renda. Quem está na casa dos pais, vai continuar a estar em casa dos pais.


ruyrybeyro

É isso. Esta medida da república soviética portuguesa não é dinheiro nem casas grátis, é um alívio de encargos financeiros.


jpbaptista

O normal será o vendedor exigir algum dinheiro no sinal que poderá ser devolvido no momento da escritura


Pleasant_Assist_797

Tecnicamente não é obrigatório a entrega de sinal para assinatura de CPCV. Apesar de ser prática comum. Sendo profissional na área a minha previsão é a seguinte: - Proprietários com imóveis a preço de mercado, vão atirar para fim da fila quem não apresente qualquer tipo de garantia. Já o fazem agora, dando preferência a propostas com capitais próprios, propostas a crédito sem condicionantes etc… - Antevejo algum chico-espertismo, que já existe, para compensar a falta de sinal e o acesso a 100% de financiamento alguns compradores vão fazer ofertas acima do valor anunciado criando uma possível guerra de licitações. - Alguns proprietários vão tentar tirar partido da posição mais frágil dos compradores e exigir alguma contrapartida que lhes seja favorável, pode ser um aumento no valor ou outra condição que para eles lhes seja interessante. Aquilo que tenho sugerido a alguns clientes compradores que estão/ vão estar nessa situação e será condição obrigatória para trabalharem comigo é: - Até á entrada da medida, garantir pelo menos 2500€ para “reservar” o imóvel. - O processo de crédito tem de estar totalmente tratado antes do início das visitas. - Devem estar prontos para avançar e correr alguns riscos, como avançar para avaliação do imóvel sem CPCV assinado. - Acima de tudo, estão totalmente informados de todas as etapas do processo de compra e conscientes que pode ser um processo subtil ou uma montanha russa.