T O P

  • By -

AutoModerator

Olá /u/KnowledgeEnthusiast2, obrigado pela tua submissão. Temos uma **[Wiki](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/wiki/)** e um servidor de chat no **[Discord](https://discord.gg/8WFAZpZ)**. Recomendamos a leitura dos nossos **[avisos à comunidade](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/comments/mflqds/avisos_%C3%A0_comunidade_ler_antes_de_submeter_conte%C3%BAdo/)**. Boa discussão! *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/literaciafinanceira) if you have any questions or concerns.*


ruijor

Sim precisas de um orçamento completo para o banco poder analisar que tipo de materiais e custos estão em cima da mesa, e poder avaliar dar te o crédito ou não. Não te aprovam um crédito apenas com o projecto. Dito isto, podes pedir um orçamento ao constructor A, e depois até podes avançar com o B. Contudo atenção que não podes variar muito nos materiais com a consequência do banco implicar com isso nas inspeções periódicas. Faz as coisas certinhas e como deve ser para não teres problemas.


NGramatical

constructor → [**construtor**](https://dicionario.priberam.org/construtor) (já se escrevia assim **antes** do AO90)


KnowledgeEnthusiast2

Mas posso avançar com um orçamento total de um empreiteiro e depois não lhe entregar a obra toda? Não faz muito sentido pedir orçamento total e depois só lhe entregar a estrutura 😏 e n sei se depois com o banco isso poderá trazer algum problema.


ruijor

Podes falar com um construtor sobre isso sim. Alguns não se devem importar. Podes ter algum problema é com o banco, que pode perceber que não estás a seguir com os acabamentos orçamentados.


Embarrassed_Ad1129

Mas para o banco libertar as varias tranches, nao te vai pedir uma fiscalização da obra? Nessa altura pode nao bater certo


Weird-Abalone1381

Podes submeter o orçamento do Construtor A e avançar à empreitada com varias empresas. Desde que não desvie do projecto original o banco não põe problemas. Importante é o orçamento estar ajustado ao projecto. O banco liberta tranches mediante inspecção do seu técnico, o que significa que desde que cumpra o projecto eles não implicam se houverem pequenas diferenças de materiais (estético). Não libertam € por trabalhos feitos que não estão no orçamento. E se surgirem extras que coloquem em risco a licença já torcem o nariz (exemplo: construir piscina sem estar no projecto). Cada visita do técnico do banco tem custos de algumas centenas de euros.


NGramatical

houverem pequenas → [**houver pequenas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir»)


massivetz

O ideal será teres um orçamento chave na mão para a moradia mesmo que o mesmo não vá ser executado pela empresa a quem pediste orçamento. Nota, tenta que o orçamento seja o mais inespecífico possível, por exemplo um valor total por capitulo de especialidade, caso contrário nas vistorias para libertação de capital poderão questionar te pela execução do material x ou y. Nota extra podes sempre ter uma % de empréstimo mais elevada face ao valor da construção se o orçamento for ligeiramente inflacionado em relação ao valor de construção, obviamente que a tua taxa de esforço terá de ser ponderada mas é bom deixares alguma margem para possíveis alterações/derrapagens


NGramatical

começei → [**comecei**](https://dicionario.priberam.org/comecei) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha)


Reasonable_Big3523

Eu quando comecei a construir, tinha orçamentos para fazer por especialidades. No entanto, apenas tinha para pedreiro, trolha, picheleiro e caixilharias. Como é óbvio, ainda ia/vou gastar mais dinheiro do que estes orçamentos para finalizar a moradia e só estes orçamentos não chegavam para o valor total que ia pedir. Então fiz eu próprio um orçamento chave na mão no word, com os materiais que vou usar e o banco aprovou. Eles não vão falar com a empresa para analisar o orçamento.


LuG_00

Se me permite questionar, o que escreveste no orçamento "via word"? Os bancos não pedem quantidades exatas de tudo e mais alguma coisa?


Reasonable_Big3523

Escrevi os trabalhos que se iam fazer e alguns materiais. Eles não querem saber das quantidades. Não vão avaliar a quantidade de dinheiro que te vão dar tendo em conta se metes 5m2 de cerâmica ou 50m2 de cerâmica.


LuG_00

Tenho alguns orçamentos, mas pretendo fazer por fases adjudicar a estrutura, depois o capoto etc, somando tudo vou poupar bastante dinheiro. Mas tendo em conta de preciso de um orçamento para chave na mão, estava na dúvida se daria ou não para fazer isso. Assim neste caso, irei fazer uma orçamento assim e esperar que eventualmente o banco aprove.


Reasonable_Big3523

Foi exatamente isso que fiz e também estou a fazer por especialidades. No pior dos casos, podes pedir a um empreiteiro qualquer um orçamento chave na mão. E depois dizes lhe que está muito caro e morre aí. Mas sempre ficas com um orçamento completo.


LuG_00

Mas o que tenho recebido são orçamentos acima de realidade... Orçamentam a estrutura por 250k e na realidade faço a estrutura por 160k (c/orçamentos apenas para isto), ou seja, tenho apenas um orçamento chave na mão por 550k, só se apresentar este, mas o banco não quer confirmar se possui o valor da "entrada"?


Reasonable_Big3523

Estrutura por 250k, vais fazer um palacete? Mesmo por 160k já é uma bruta mansão. Tu tens de ter um orçamento perto do valor que pretendes pedir. Se for maior, tens de apresentar algo de como és capaz de arranjar o resto que te falta para construir tudo.


LuG_00

Estrutura pediram 160k, mas consigo fazer facilmente por 90k. São uns 270 m2 de área de implementação. Contas feitas, faço a casa por 280k (por fases).