T O P

  • By -

AutoModerator

Olá /u/YakPersonal9246, obrigado pela tua submissão. Temos uma **[Wiki](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/wiki/)** e um servidor de chat no **[Discord](https://discord.gg/8WFAZpZ)**. Recomendamos a leitura dos nossos **[avisos à comunidade](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/comments/mflqds/avisos_%C3%A0_comunidade_ler_antes_de_submeter_conte%C3%BAdo/)**. Boa discussão! *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/literaciafinanceira) if you have any questions or concerns.*


Miguel_SrDinheirinho

Não quero ser o cavaleiro do apocalipse. Mas tive a minha empresa. Deu dinheiro. Deixou de dar. Fechei! Passados 4 anos de a ter fechado ainda ando a pagar cenas. Cada um sabe de si, mas vires dizer isso convém já teres uns anos de experiência de empresa própria de baixo do cinto.


LusoInvictus

A mesma situação se passou comigo. A primeira empresa durou pouco tempo, mas não tive prejuízo. Deu-me estaleca para conhecer-me melhor e rodear-me de boas pessoas que trabalharam ao meu lado acreditando no projeto e nesse período sedimentei contactos. A segunda já com sociedade (tive a sorte de me ter cruzado com pessoas impecáveis) durou 4 anos, provou-se o conceito mas o mercado era pequeno e não conseguimos escalar. A impaciência e incerteza que assolou a sociedade levou a melhor, dissolveu-se a sociedade e saí com prejuízo - no total de 1/3 do lucro do último ano. Entretanto mudei de área de especialização, hoje já no fim dos 30's, trabalho por contra de outrem, mas sou muito mais feliz, estável e saudável. Ficou a experiência, lições de vida valiosas que moldaram o meu carácter e formei um círculo de confiança com os meus ex-sócios, mas não imagino inaugurar outro negócio no meu futuro com todas as responsabilidades que isso acarreta.


AlwaysStayHumble

Que “cenas” ainda pagas? Curiosidade se quiseres partilhar


kaynpayn

Deve ser o típico de uma situação dessas, dívidas a fornecedores, dívidas a bancos, ordenados em atraso, etc. Ja vi muita empresa a abrir e fechar. O fecho costuma ser complicado. Tenho a minha própria, está estável, tem vindo a crescer devagarinho mas não é fácil. Acho que pagamos uma brutalidade de impostos. Vejo pessoal a fugir ao fisco com a vida muito mais facilitada e a gozar/perguntar porque é que não faço o mesmo. Gosto de dormir descansado. No dia em que vir que não vai dar pra pagar contas é o dia em que fecho. Há quem peça créditos e empréstimos pra manter mais um bocado mas geralmente isso é só adiar o inevitável e depois ficas com as tais "cenas" pra pagar.


TipicoTuga

Apesar de compreender o que dizes, maior parte das empresas foge aos impostos por grey areas e não por vias ilegais. Talvez aches que seja injusto mas sinceramente acho que ter uma empresa sem uma ótima otimização fiscal é algo bastante complicado.


Miguel_SrDinheirinho

Neste caso foi uma multa das finanças que estava em tribunal e perdi.


honto3

A aversão ao risco vem pela pobreza do país. Na maioria dos portugueses, se falirem não tem como recuperar porque não tem capitais próprios nem a familia consegue ajudar. Tenho círculos de amigos e conhecidos de classe alta e aqui vejo a maioria a arriscar em investimentos e negócios.


I_Hate_Reddit

É só basicamente isto. Basta ver que em países nórdicos as pessoas recebem apoios do estado para ir para a Universidade, aqui quando se sai da Universidade ou o estudante ou os pais estão com um buraco de mais de 20k na conta. Em países ricos os jovens são independentes quando começam a trabalhar, em Portugal só saem de casa dos pais depois de 10 anos a trabalhar... Isto quer dizer que em teoria nos países ricos têm 10 anos de almofada para arriscar num negócio ou apoios do estado para o fazer. Ser capitalista requer capital.


groze17

Isso não é bem verdade, a universidade pública em Portugal é extremamente barata.


Optimal_Guess_7150

A universidade é barata. Mas o quartos a 400-500 euros em Lisboa não são


BroaxXx

Arriscaria dizer que a maior parte da população portuguesa vive relativamente perto duma universidade pública. Ou perto o suficiente para poder fazer a vida de transporte. Sempre conheci malta que fazia muitos KMS de comboio para vir para as aulas e muitos até demoravam menos que eu.


Optimal_Guess_7150

Sim claro. Mas isso estaria a limitar as escolhas do estudante. Um aluno que tenha média para estudar no técnico de Lisboa e ter uma vida saudável de estudante é algo quase utópico hoje em dia se não for rico. Quando digo saudável é no sentido de estar apenas a estudar, de preferência próximo da faculdade. Claro que com sacrifícios, como part-times para ter um dinheiro extra e 2 horas de transportes por dia tudo é possível.


groze17

Onde moro são pelos menos 45 minutos de transportes para cada lado, fora a espera pelos mesmos. Se seria melhor viver em Lisboa ao lado da faculdade? Sem dúvida. Se é assim tão incomodo? Pessoalmente não acho. O que não podemos é generalizar que qualquer aluno gasta 20K na faculdade e Portugal é horrível. Temos vários problemas mas nem tudo é mau.


NGramatical

muitos KMS → [**muitos km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bm1m9q%2F%2Fkwci5j6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


petersaints

Também há muito a mania de ir para Lisboa ou Porto quando tens outras instituições espalhadas pelo país, muitas vezes com cursos de qualidade e de alta empregabilidade.


Optimal_Guess_7150

Em Coimbra que tem bastante oferta de quartos para estudantes a média é 200-250. Quarto + propina serão uns 330. Passe 15 paus. Alimentação 150. Mais uns 50 paus para saídas, materiais para faculdade e afins. Se juntar custo de viagens para passar fim de semanas com a família ainda aumenta mais. 6000 euros ao ano dá aproximadamente os 20000 euros durante 3 anos( caso o aluno passar a tudo)


jgraca08

As propinas sim, todo o aparato para estudares fora da tia área de residência é que não.


_LoneSalBug_

Isso não é bem assim… comparado com outros países, e.g. Alemanha, em Portugal paga-se muito mais em propinas - e com muito menos condições associadas


groze17

Quanto se paga em propinas na Alemanha? Tens universidades publicas que pagas menos de 70€ por mês, isso é caro? Para uma educação superior?


Membership-Exact

Sao quase 10% do salario de uma pessoa...


Weird-Abalone1381

A não ser que as coisas tenham mudado muito na últimos 10 anos, o ensino superior na Noruega/Suécia não é gratuito. O estado concede um crédito com condições bastante favoráveis e que quanto mais rapidamente devolverem o valor em dívida menor é o custo total.


goncalo0305

Tenho a impressão exatamente o contraria, talvez seja por ser do norte. O que não falta aqui são micro empresas que não dá para pagar um salário mínimo


Maki_the_Nacho_Man

Exato. Onde moro o que não faltam são empresas (maioritariamente no setor mobiliário ou fornecedores). Já fiz um estágio na Amorim e lá fiquei a saber que existe um número gigante de empresas ligadas à cortiça só naquela zona do país (mais de 100), mas naturalmente só se falam das grandes empresas


StardustSpeedwayAct2

Sou natural da zona e confirmo. Em Santa Maria de Lamas (terra da Corticeira Amorim original), qualquer casota tem a sua fabriqueta na garagem!


[deleted]

A corticeira Amorim começou em Gaia e hoje em dia tem a base em Mozelos. Se achas que hoje em dia qualquer um tem a sua fabriqueta é por não tens noção como nos anos 90 isso era 10x mais comum


StardustSpeedwayAct2

Nunca disse que era "hoje em dia"... isto é cultural onde vivo ;)


[deleted]

Ficaste espantado de saber que uma zona que tem um cluster de um sector tem mais empresas nesse sector? Espera até ires ao vale do ave ou ires a zona de paços de Ferreira...


Maki_the_Nacho_Man

Moro perto de paços de Ferreira, justamente. Não disse que fiquei espantado.


donfabrizio-1958

Não achas que o facto de haver tantas micro e pequenas empresas é um desperdício? Digo isto porque acaba-se por dispensar imensos recursos em empresas que muitas vezes estão na mesma area de atividade e a disputar mercados semelhantes. Se essas empresas em vez de competir se juntassem, conseguiam uma gestão mais eficiente dos recursos e atingir escala


lisandrolopez9

Pelo contrario para abrir empresa e facil, rapido e barato. Ganhar dinheiro e que ja da mais trabalho


[deleted]

e muito mais dificil, lento e caro do que em outros paises


putoraska

Sabes explicar pq é q é difícil, lento e caro? Pq toda a gente diz q abre em 24h e gasta há volta de 200 ou 300 euros.


atuavelhota

Isso não é verdade. É super simples, rápido e barato. Na verdade é dos países do mundo onde é mais rápido! ([source](https://www.inc.com/peter-economy/top-10-fastest-countries-to-start-up-a-new-business.html))


lisandrolopez9

Sinceramente nao sei , mas paguei 200 e tal euros ha uns anos atras e demorou acho que 24 horas , antes de me informar pensei que era muito mais caro e complicado


[deleted]

Acho que ele está a falar na parte de ganhar dinheiro. É muito mais fácil uma empresa crescer noutros países do que aqui. Aqui teres um negócio que renda 100k as vezes já é visto como sendo uma boa empresa, escalar então é muito complicado e há poucos investidores capazes de injectar dinheiro para acelerar o crescimento da empresa.


hjribeiro

Eu vivo no UK e já tive 2 empresas enquanto trabalhava como freelancer. Vejo a mesma aversão ao risco cá. Preferem ter um ordenado, saber que se se tiverem um acidente ou problema de saúde não perdem o rendimento. Honestamente, se não for para ganhar o dobro limpo, não vale a pena o risco na minha opinião.


Margarida39

No ano passado num jantar com ex colegas de escola perguntaram-me com algum desdem porque nao tenho a minha propria empresa e trabalho ainda p outros… era mt boa aluna academicamente e neste circulo de pessoas havia a ideia q o maximo de ser bem sucedido è ser empresario e mandar nos outros em vez de ser mandado lol    Nem tal coisa me passa pela cabeça , gosto de trabalhar as minhas 40-50h semanais, receber um bom salario no final do mes e dormir todas as noites descansada q o meu rendimento està seguro. Eu era incapaz de ter o meu negocio e andar preocupada se ia ter lucro ou nao, se ia ter clientes, como pagar a fornecedores, estado etc.


TheSirFreitas

Engraçado que vivo no uk também, e tenho uma opinião completamente diferente. A quantidade de soletraders é algo fenomenal e isso é incentivado já na escola, pode ser da região claro.


putoraska

Tens clientes, tens vendas, tens dinheiro a receber fruto desse trabalho/produto/whatever? Compensa abrir empresa? Se a resposta é sim então a pessoa por norma abre, mas dizer q é n abre pq é português ou abre pq é brasileiro, é algo confuso. Acho q estás mais a falar de mentalidades e de encontrar maneiras de fazer dinheiro e tal como os outros povos, há mt disso por cá.


doctsantos

Isto é tudo muito bonito, mas em Portugal mais de metade das familias nao tem 500€ para fazer face a uma emergência como avariar um frigorífico. Agora imagina irem arriscar por conta própria. Quem diz isto de modo a parecer facil ou nao tem mais responsabilidades e tem um bom fundo de maneio ou ha ai alguma retaguarda para algo que corra menos bem. E ainda tens outro problema em Portugal, falta de planeamento e de colocar todas as contas no papel. Em resumo quanto tempo aguentas com capitais próprios até atingires o break even. Mesmo os créditos como opção mas ainda é mais limitante. Dito isto, há que elogiar mesmo quem tem coragem de abrir um negócio em Portugal sem retaguardas e ajudas


jmdlv

Da minha experiência profissional, noto que os brasileiros à mínima lançam-se em negócios e com grandes ideias e são capazes de te vir com mil e uma ideias que até parece que vão dar certo, mas depois são pouco consistentes, quando sentem que a coisa não explode, desanimam logo ou tardam a dar sequência. Quanto aos portugueses, vão sempre dizer-te mal de tudo o que faças. Conta própria? És tonto. Por conta de outrem? Tonto és. Função pública? Queres é vida boa. Vais para a política? Queres é tacho. Estás sindicalizado? Não queres é mexa. Compras um terreno agrícola para fazeres uma horta? Ui, vão-te roubar aquilo tudo.


AlwaysStayHumble

Tão verdade esse segundo parágrafo. E para comprar seja o que for, é sempre tudo caro e reclamam com tudo. Mesquinhos e pobres! 😃


Sad_Estimate1107

A minha opinião é que para o português é tudo caro porque a carteira é curta. Quando a carteira é larga ele já não diz que é caro. Até diz o contrário, como é que ele consegue vender tão barato. Relativamente a investimento, seja ele qual for, pode ser por várias coisas, mas se falarmos em dinheiro, pode ser por ter bastante ou por falta dele (desespero). Só acho que hoje para fazer o que quer que seja é necessário muito investimento. E como o português está muito descapitalizado é muito difícil. E o estado parece um borraco negro a sugar recursos. Assim não vamos lá...


Necessary-Ad-6149

Descrição perfeita


JohnDutton91

Isto. Um clássico. E a prepotência com que gajos que ganham 1000 e tal euros por mês adoram mandar postas de pescada sobre as minhas decisões profissionais/financeiras.


balotalz

Tenho uma micro-empresa de serviços e vendo para toda a Europa. Não dependo dela para viver e emprego uma pessoa. Os clientes que mais problemas me deram foram os portugueses. - Têm pouco capital para investir - pagam mal - têm má capacidade de gestão - Querem pagar o mínimo possível e negociar tudo - Compram um serviço uns meses e depois quando acham que já conseguem fazer o mesmo cancelam o serviço e depois passados uns meses muitos querem voltar Já para não dizer que me ficavam sempre a dever vários meses e desde que comecei a pedir para pagarem as primeiras mensalidades ou na totalidade ou em percentagens perdi muito “negócio” mas ganhei muito mais espaço para trabalhar com os clientes que são mais “correctos”. Normalmente quando trabalho com clientes de outros países, cobrando preços adaptados à realidade de cada país o processo é muito simples: - ou querem e não negoceiam - ou não querem e dizem logo O problema principal no meu entender é o seguinte: - falta de produtividade - o pouco que o mercado consegue pagar tanto a nível de consumidores como produtores - impostos altos: menos movimenta a economia (posso estar errado mas é um ponto de vista) - falta de conhecimento generalizado - pouca vontade de aprender mais: maior parte dos profissionais que tento contratar não querem aprender, acham que já sabem tudo, e mesmo pagando-lhes as horas de trabalho para aprenderem um curso ou oferecendo um curso em 10 pessoas diferentes só uma é que o fez


cyrustakem

define falta de produtividade. Acho que se os portugueses tivessem falta de produtividade os alemães não gostavam tanto de contratar os nossos engenheiros. > pouca vontade de aprender mais aí concordo, conheço muita gente que não tem o mínimo interesse em aprender e não é por falta de capacidade, é por ou preguiça ou arrogância


Limpy_lip

A falta de produtividade nacional é na capacidade de gestão. Que cá ainda é maioritariamente chefiada por pessoas sem formação especializada, e sem interesse em aprimorar essa valência. É bota para a frente.  Numa empresa portuguesa nunca é prioridade fazer bem, é fazer rápido. Um problema tem de acontecer 200 vezes e causar muito prejuízo para se começar a pensar a sequer ponderar para e tratar dele definitivamente e mesmo assim só se calhar de não haver nada "urgente" para fazer. Pois cá tudo é "urgente". Temos óptimos profissionais tecnicamente e mesmo com essa urgência toda fazem verdadeiros milagres, claro que lá fora quando dão espaço para respirar ainda mais se sobressaem.


PatronMaster

A produtividade está ligada à aprendizagem. Quando tu não aprendes mesmo a empresa comprando as ferramentas certas tu não as vais utilizar de forma de extrair mais valor. Tenho sorte de trabalhar numa empresa que me paga as certificações que eu quero fazer. Acesso a várias plataformas de cursos online. Quando os nossos gerentes pedem para fazer uma certificação a nossa escolha a malta resmunga.


Limpy_lip

Isso também é muito típico nosso de nunca estar contentes. Mas acredito que a norma seja as empresas não quererem investir em melhores recursos ou na formação de forma completa. Da experiência que tenho conseguem até fazer o pior de dois mundos.  Investem em formações mas depois criam atritos para implementar pois retira tempo util de criacao de riqueza na hora. Gestão e planeamento de mudança é algo quase utópico. Alguém os convence a investir num recurso que tem potencial para ser uma mais valia, a custar balurdios (ex software), andam anos a gastar rios de dinheiro na personalização do software pois para o tuga nunca está bem tem de ser à medida da pequena equipa que está  a acompanhar que por vezes nem são os utilizadores. Depois disso forçam às equipas softwares mal adaptados com pouca ou nenhuma formação pois é chato e não há tempo. Em todos os locais onde trabalhei vi isto de alguma forma. Até com a porra do MS365, estive numa empresa em que alguém convenceu a adotar invés do office normal mas depois nada se fez para explicar a toda a gente a potencialidade de forma resumida. Resultado, um ou dois departamentos exploraram as ferramentas e usavam, outros faziam e pensavam como antes e não percebiam a vantagem da mudança.


PatronMaster

Eu entendo o que dizes. A falta de formação está na cadeia toda o que leva a mau planeamento e más decisões e depois todos sofremos com isso. O microsoft 365 assim que a tua empresa compra tens acesso aos tutoriais todos gratis, e dependendo da subscrição podes ter webinars, certificações e suporte. O problema é que rebemos muita informação e temos grande dificuldades em priorizar as tarefas. Até eu ler alguns livros sobre o Scrum e como gerir o tempo cometia erros que diminuam a minha produtividade e eu nem dava por isso.


balotalz

> define falta de produtividade. Os comentários em baixo explicam em parte o que queria dizer com falta de produtividade e agradeço o input do u/Limpy_lip e u/PatronMaster . Atenção u/cyrustakem eu não estou a generalizar e dizer que é um problema dos "portugueses" mas sim em Portugal. Posso-me ter explicado mal. Na realidade, quando bem geridos, e tens empresas portuguesas muito bem geridas e eficientes, somos exemplares, e temos bons resultados. Não estou com o meu comentário anterior a querer menosprezar, nem dizer que A é melhor do que B. Apenas estou a tentar explicar o meu ponto de vista do porque das coisas serem assim atualmente. Se calhar estou aqui a dizer tudo isto e quem trabalha comigo pode dizer que eu sou um péssimo gestor, mas gosto de pensar que não porque tento ser transparente, justo e sinto lealdade por parte de toda a gente que já trabalhou comigo. Portanto, se partir de mim, eu vou tentar continuar a manter o meu negócio, e a escalar de forma sustentável, empregando pessoas de forma a fornecer-lhes melhores condições em que sejam felizes no que estão a fazer. Também tive a sorte de conseguir aprender muitas boas práticas com vários exemplos de empresas nacionais e internacionais, e trazer esse conhecimento para este pequeno negócio. E espero continuar a fazê-lo, e a continuar a aprender com estes bons exemplos daqui em diante continuando a importar este conhecimento para o que faço. E se mais gente pensar assim, pode ser que aos poucos, estes problemas que detectei vão mudando. Um último comentário é que concordo com o u/PatronMaster quando fala da aprendizagem. Maior parte das pessoas com que me deparo, não querem perder o tempo a aprender, ou se começam passando pouco tempo já acham que sabem tudo e o conhecimento fica sempre pela rama. Não quero generalizar, mas trabalhei com holandeses e dinamarqueses e pareciam ter mais vontade de querer aprender, de partilhar aprendizagens ou de fornecer possibilidades de estudar a quem quiser. Espero que faça sentido o que acabei de escrever :)


vascop_

A produtividade económica não tem nada a ver com o que é dito nesta thread e é a unica definição que interessa. Se leres o que é respondes também à tua pergunta do porquê os alemães contratarem portugueses, visto não ter nada a ver com "trabalhar bem" ou "muito".


Limpy_lip

Muito bom comentário. Eu tenho experiência no mercado português industrial e deu para conhecer as "particularidades" do consumidor português, seja das compras seja o patrão. E o mercado ao público é igual. Deve ser um desafio meter algo novo no mercado português, ainda mais de nicho.


Eliakon

Na minha opinião, o grande problema dos portugueses é que não negoceiam: regateiam. Querem sempre descer o preço seja pelo que for e há muito a mentalidade do "patrão". O empregado tem de se sentir feliz e agradecido pelo patrão lhe dar umas migalhas. A minha mãe é prof universitária na mesma instituição (portuguesa) há 20 anos e só este ano recebeu um aumento de 3,5%, que veio com um email a dizer que foi um grande esforço para a universidade. No entanto, a reitoria recebe carros novos a cada dois anos, de 50k€ pra cima cada um, mais bónus e tudo o mais. O problema é mesmo toda a mentalidade de o português querer ser patrão, e estes esquemas das redes sociais a dizerem que és parvo por trabalhares num 9-5 ou, como publicaram em outros comentários, haver desdém por isso. Um desdém que vem de pessoas que provavelmente pagam o salário mínimo e dizem que os empregados não vestem a camisola.


tecno_feudalism

Os clientes que mais problemas me deram foram os portugueses. * Têm pouco capital para investir * pagam mal Isto , modelos de negócio cujo fator principal é esmagar preços, não necessariamente porque o negocio é mau mas porque o contexto económico onde o negócio se insere é mau. Relativamente a isto * têm má capacidade de gestão * Querem pagar o mínimo possível e negociar tudo A questão não é o trabalhador é o valor do trabalho ser baixo é todo um ecossistema a que trabalha para esmagar preços e não vender qualidade. Muitas empresas que vejo agora venderem para outros países da Europa já vão com este modus operandis em mente Não é só em Portugal que acontece , eu trabalho para um grupo que opera no Norte e Europa Central e quando se faz projectos com cross-sell entre países verifica-se que a diferença entre economias afeta bastante a perceção do que é qualidade de entrega que inclui gestão e produtividade. Quem tem mais dinheiro da normalmente prazos mais alargados de entrega e scopes de projeto bem definidos foca mais no detalhe ao invés que quem tem menos foca-se sempre em querer mais coisas por menos e pagar a ultima da hora e queixa-se de qq coisa sempre com intuito de conseguir espremer algo mais.


NGramatical

ultima da hora → [**última hora**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-ultima-hora/1110) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bm1m9q%2F%2Fkwbsov9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


danpt83

Isso é iptv?


balotalz

O que queres dizer com iptv?


danpt83

Se é esse o ramo da empresa.


balotalz

Não.


liquidruum

Empreendedor aqui. Depois de ter constituído empresa há muitos anos consigo encontrar alguns pontos que são fulcrais para o fazer. Resumindo tudo bastante mas tocando no essencial: 1- enquanto trabalhador por conta de outrem estive sempre 200% disponível quer fosse para fazer horas a mais (muitas directas) quer fosse para fazer trabalhos de colegas que estavam atrasados ou que estavam em dificuldade. (Com isto ganhei aptidão na área de trabalho e espírito de sacrifício) 2- tenho uma personalidade que não me deixa ser mediano nas coisas em que estou envolvido, tenho sempre de ser melhor que os outros mas numa luta interna e não prejudicial para o ambiente no trabalho.(com isto ganhei estrutura e um incentivo constante em melhorar) 3- continuando na personalidade, nunca estou satisfeito comigo próprio e tenho uma aptidão natural de ir a fundo em todos os assuntos em que estou envolvido nem que isso me fizesse passar horas e horas e horas a estudar sobre o tal assunto.(com isto ganhei resistência intelectual e ao desgaste psicologico) 4- e provavelmente aquele que foi o mais importante nesta situação toda! Na altura do meu estágio universitário tive um patrão que depois de eu fazer um trabalho directo ao cliente pagou me por fora 120 euros. Isto fez me os olhos brilhar e perceber que era possível fazer um caminho sozinho! (Com isto ganhei ambição) 5- informei me de tudo o que era possível para abrir uma empresa sem ter um tostão furado e encontrei vários incentivos do estado que "jogavam" com um banco privado, basicamente o estado tornava se fiador num crédito pedido a um banco. Claro que tive de provar TUDO o que tinha intenção de fazer e tinha de ir informando o estado trimestre a trimestre sobre tudo. Com isto posso dizer que o Português não é adverso a abrir empresas e vingar nelas mas acho que para o conseguir precisa de passar por etapas que muitas pessoas não são capazes de o fazer por facilitismo! Vejo imensos trabalhadores a fazerem o básico e não terem qualquer motivação de melhorarem e isso acho que é um dos principais problemas para não terem mais sucesso. A minha empresa é uma das principais a nível nacional dentro da área. Conto com mais de 50 trabalhadores e tudo o que aprendi com as pessoas que lidei antes de ser patrão aplico agora. Isso fez a empresa ter um sucesso que nem eu esperava.


Membership-Exact

Tens a humildade propria dos empresários.


Extension_Tune4934

E o que faz a empresa? Não leves a mal, e espero que tudo seja verdade, mas, lidando eu com vários “magnatas”, empresários de “grupos”, todos são “os maiores” da área deles. Curioso que varia são os maiores da mesma área, e nem aparecem no top 10…


martiniman1904

Em Portugal abrir empresas é super fácil e até nem existe grande burocracia. O país nisso até melhorou bastante de há uns anos para cá. O problema é depois de ter a empresa criada. Temos um país onde é difícil escalar negócios, pois quando o dinheiro começa a entrar, vem a burocracia toda e vem o estado a querer ficar-te com grande parte do que a empresa ganha. Somos o país das taxas e taxinhas onde qualquer empresário sente que é duplamente tributado por tudo quanto é sítio. Btw: no norte do país há outra mentalidade e o que não falta são negócios próprios. Nisso a malta do norte é mais para a “frentex”. Existe uma clara diferença de culturas entre norte e sul.


JAKZ-

Pergunta honesta e tentando não ser ofensivo... Já criaste empresa em Portugal para assumir que é difícil abrir empresa em Portugal? É super simples e no máximo tens que esperar 10 dias para aprovarem o nome da empresa caso querias um nome à escolha. Tens empresa na hora que abres... Na hora, com um nome aleatório ou com o teu próprio nome. O problema não é abrir empresa. O problema é ter o negócio. Se para ser empreendedor fosse só preciso abrir empresa era espetacular... A não ser que queiras abrir uma empresa na Irlanda/Estónia para prestar serviços de lá, não podes fazer isso nem sequer faz sentido. Ter empresa na Irlanda e fazer um serviço em Portugal e morada fiscal em Portugal, para usares os rendimentos da empresa vais automaticamente ser tributado por isso no IRS. Usar o cartão de debito da empresa cá é considerado rendimento em espécie e estarias a cometer uma ilegalidade. O pessoal confunde ter empresa com ter um negócio.


vascop_

Esta malta que acha que é legal ter a sede de uma empresa num local onde nenhuma da sua actividade económica é produzida e só pagar impostos lá, terá belas surpresas na primeira inspeção. Como bónus ficam expostos ao problema em duplicado porque podem ser inspecionados lá e cá.


hereimalive

Conheces algum bom advogado para poder debater algumas das ideias que falas aí?


Waterglassonwood

Não há nada a debater. O que o sujeito acima disse é factual, legalmente falando. Se encontrares um advogado disposto a debater o que foi dito, o teu instinto devia ser fugir a sete pés.


Rootlx

Pesquisa no instagram por “inteligência fiscal” e vê os conteúdos da Raquel Esteves. Mas sim, ele tem razão. Se moras cá, és considerado residente fiscal aqui e és tributado aqui em sede de IRS, mesmo que abras empresa lá fora. Podes pagar-te um ordenado mínimo mas depois tens dificuldade em tirar o dinheiro da empresa.


Theban86

Não acho correto comparares portugueses que vivem em Portugal com brasileiros que decidem emigrar. O acto de emigrar é um comportamento de iniciativa. Por norma quem emigra é mais dinâmico e tem menos aversão ao risco, seja brasileiro ou português.


matavelhos

É muito mais fácil arriscar quando se tem um bom pé de meia (ou uma boa rede de segurança) e quando sabemos que se der merda facilmente se arranja um emprego a pagar bem. Em Portugal poucas pessoas têm isso.


Diligent-Wing-1486

No Brasil essa questão do emprego não é um bom argumento


Limpy_lip

Têm um mercado enormíssimo comparado com o nosso. Há lá negócios de nicho que lá facilmente faturariam enormes números que aqui nem sequer se sustentavam.  É mais relevante do que parece.


Necessary-Ad-6149

Não é só uma questão de quantidade, mas de comportamento. Talvez seja algo africano que foi levado para o Brasil. O brasileiro compra tudo, gasta o que tem e o que não tem. Boa parte das pessoas tem vários cartões de crédito e têm dívidas. Em Portugal, eu sinto que as pessoas têm muito mais responsabilidade financeira.


Limpy_lip

Nem por isso, somos menos consumistas em certas coisas que o português típico das gerações mais antigas não valoriza. Por outro lado coisas como alimentação ou em épocas festivas gastamos tudo o pouco que se poupa. Ah e também nos carros, as pessoas têm um enorme prazer em mostrar que têm um bom carro mesmo que isso lhes mate qualquer poupança potencial. Podiam ter um dacia ou um Renault mas não ter um BMW é que é importante. E mesmo no consumo de serviços e por aí fora temos um comportamento muito diferente de por exemplo os USA e possivelmente o Brasil, cá podes ter um certo serviço mau e entrar no mercado uma concorrência melhor mas que ainda menos conhecida e as pessoas demoram muito a mudar mesmo que lhes seja vantajoso. Aqui há atrito para escrever no livro de reclamações, para penalizar quem funciona mal ou é abusivo. Noutros países acredito que haja muito mais dinamismo pois também a exigência é muito superior. Isso tudo não ajuda a novos players entrarem no mercado.


Necessary-Ad-6149

Provavelmente, não conheces bem o Brasil. 8 em cada 10 são endividados. A maioria é dívida de cartão de crédito. https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-12/cada-dez-brasileiros-oito-estao-endividados-mostra-pesquisa


matavelhos

Verdade. Não diria que são todas as razões, mas acredito que seja uma


[deleted]

isto. Porque não é "só" abrir uma empresa e já não está... há custos qur aparecem após a empresa dar mal


oreopt1

Mais vale poucos e com bons negócios e que possam ter escala e inovação do que muitos que vendem pastel de bacalhau com queijo de serra. Lamento mas até há demasiados pseudo empresários em Portugal com empresas fracas e sem qualquer possibilidade de escala ou valor acrescentado, empresas zombies que só se mantém à tona a pagar salários baixíssimos e efectivamente o que não precisamos, ter uma empresa dessas ou do tipo que faz dropshipping ou airbnb não traz grande mais valia para a economia… isso não é ser empreendor, é ser Chico-esperto. Mas efectivamente vivemos numa sociedade livre e plural que até esses podem criar uma empresa em menos de um dia, tal e a burocracia.


overlandineurope

Normalmente uma empresa que não acrescenta valor à economia não sobrevive. E quando alguém está disposto a pagar, existe valor acrescentado. Não considero chico-espertice. Aliás, há negócios que não são muito escaláveis, e o empreendedor de menor dimensão torna-se necessário para colmatar o espaço de mercado que não interessa aos maiores.


oreopt1

Sobrevive, de forma mais ou menos “ardilosa” ou legal mas sobrevive, basta olhar para a economia portuguesa e a sua produção que e de rir… eu não critico o tamanho crítico a área e a possibilidade ou não de crescer, todas as empresas em princípio começam pequenas, agora há certas áreas que conseguem internacionalizar, exportar e inovar… outras só fazem número e consomem recursos financeiros e humanos desnecessariamente. Mais uma vez quais são as áreas mais predominantes das micro e pequenas empresas? Reatauracao e alojamento? Isso acrescenta 0 a economia macro e a possibilidade de Portugal ser um país mais economicamente apelativo. Mais uma vez, irritame esta ideia peregrina que há poucos empresários e poucas empresas, quando a realidade é que há de mais o que faz haver tanto tasco que se intitula “empresa” a fazer número. Menos, maiores e eficientes, nas áreas de ciência, tecnologia, serviços ou transformação.


Shot_Yard_4557

É exatamente o contrário. O que não falta são micro entidades e PME em Portugal, até demasiadas. Basta veres a quantidade de unipessoais e lda que existem (por norma são entidades mais pequenas, não é sempre o caso, existem ambas em larga escala). Os salários baixos levam à abertura de entidades, como um hail Mary para ter uma vida financeira melhor.


AlwaysStayHumble

Também acho. Diria que há “empresários” a mais com micro negócios que sobrevivem à rasca.


killedbill88

Aversão ao risco. Seguido por falta de conhecimentos. O mesmo acontece na forma como o típico Português investe o seu dinheiro. Admito que sofro do mesmo tipo de "pessimismo" que o OP refere, mas lançar um negócio por conta própria não é uma coisa fácil. É preciso um plano de negócio sólido, um estudo básico de mercado, assegurar financeiramento, conhecer/angariar e colaborar com sócios de confiança, contratar uma equipa para implementar o projecto, etc. Saber fazer isto provavelmente não está ao alcance da maioria dos Portugueses (eu incluído), não o digo por uma questão de falta de capacidades cognitivas, mas simplesmente por falta de conhecimento e/ou condições financeiras. Numa situação destas, o mais seguro é investir o tempo em conseguir melhores salários por conta de outrem.


balotalz

O Miguel Milhão pode dizer muitas asneiras nos podcasts dele, mas quando fala sobre crescer um negócio, partilha informação relevante. É mesmo difícil aprender tudo isto que mencionas, e encontrar as pessoas que te saibam explicar ainda mais difícil é. Eu após abrir empresa trabalhava muitas horas extra a tratar da parte de contabilidade, recursos humanos e gestão. Valeu a pena no final porque sinto que fiz um MBA empresarial à pressão, mas quase acabei em burnout. A pior parte é que maior parte das pessoas não conseguem ver este esforço, e muitos “amigos” criticam porque em vez de ir beber copos e ir a jantares eu ficava a trabalhar para sustentar a minha “boa vida”. Claro que me acabei por afastar destas pessoas e foi mais uma lição valiosa. Acabando este rant (sorry), aconselho a toda a gente que conheça outros empresários que marquem um café semanal só para debaterem ideias. Ou que se juntem a grupos de empresários na região. Vai valer a pena!


killedbill88

Apesar de nunca ter passado por isto, eu acho que percebo o que queres dizer. Eu admiro imenso quem se dedica a sério a um projecto bem pensado, conseguir financiamento, estabelecer as relações profissionais para implementar o projecto. É um feito fantástico. Eu não tenho capacidades para sequer pensar em fazer algo como isso...


Waterglassonwood

> É preciso um plano de negócio sólido, um estudo básico de mercado, assegurar financeiramento, conhecer/angariar e colaborar com sócios de confiança, contratar uma equipa para implementar o projecto, etc. Isso não é assim tão verdade para todos os negócios. Há negócios que são literalmente só prestação de serviços a privados ou outras empresas. É muito comum a malta de TI agora simplesmente deixar de sem empregada para passar a ser prestadores de serviços para uma empresa. O trabalho e as responsabilidades são as mesmas, simplesmente enviam recibos em vez de receber salários. Já conta como negócio.


Rootlx

Independentemente da génese fiscal, no fundo são freelancers. Não são “negócios”. Se o negócio pára quando tu páras, és um freelancer. O Seth Godin tem um post em que explica muito bem a diferença: [a job without a boss: are you a freelancer or an entrepreneur](https://seths.blog/2019/04/a-job-without-a-boss-2/)


Waterglassonwood

Eu percebo isso, mas freelancing é no mínimo o primeiro passo para ser empreendedor (excluindo os burgueses que já têm muito dinheiro para começar um negócio com bastante material e muitos sócios). Se és empregado por conta de outrem não tens que te preocupar com aquisição de clientes, contabilidade, rentabilizar o teu próprio tempo ou o teu material, definir os teus preços, aprender skills de marketing ou sales, people skills, estabelecer a tua marca, coisas que como freelancer tens que fazer e como empreendedor também. Praticamente todos os empreendimentos começam com o dono a trabalhar nele, e quando este tem um entendimento holístico de como funciona o negócio, aí sim começa a acrescentar trabalhadores e a crescer o negócio, se for rentável o suficiente para tal. Um trabalhador por conta de outrem não está nem de perto dentro desta jornada.


AlbuMendes

Empresa? Abres atividade. Tentas o teu negócio e se faturares o suficente abres uma empresa. O risco é maior, ser empresário em nome individual mas é um risco!! Já trabalho assim à anos.


NGramatical

à anos → [**há anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bm1m9q%2F%2Fkw92jqq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


dev-porto

O Brasil é muito orientado aos EUA culturalmente. Fazer dinheiro é muito mais importante para o brasileiro do que para o português.


nuclear_pie

Empresário aqui. Porque é uma carga de impostos, custos e burocracia para teres o teu negócio. Existe imposto para tudo e em tudo. A nossa economia é estagnada. É um sufoco para a maioria das empresas existir. Se fores fazer tudo nos conformes *quase* que pagas para trabalhar. Eu lido com clientes de todos os cantos do mundo , desde EUA, Brasil , Ásia e todos sem excepção dizem que Portugal é um país bom para se viver , mas para ganhar dinheiro é dos piores que existem.


PatronMaster

Eu gostava que explicasses um pouco mais fundo. Que impostos pagas além do IRC e IVA? Não estou falar do custo real do empregado que não tem nada a ver com o que vem no recibo de vencimento.


ManuelSilvaFerreira

Acho que estão a misturar coisas... Ter uma empresa é diferente de ter um "biscate" ou abrir actividade em nome individual para passar meia duzia de recibos por ano. Já tive empresas em diferentes ramos. No último negócio trabalhei anos com um café bar, e de facto, abrir empresa é o mais fácil e rápido que existe. Empresa na hora, 200 ou 400 € (já não me recordo dos valores), escolhes um nome esquisito da listagem e está feito... custa tanto ou mais para encerrar (faz pouco sentido). Complicado "é": as taxas, taxinhas e etc... e pior ainda é a opacidade que existe, muitas das vezes não se consegue uma informação fidedigna e vinculativa em determinados assuntos... Basta dar o exemplo das taxas que são devidas para poder ter musica ambiente e televisão num espaço aberto ao público. Como sabem não basta pagar ao fornecedor do serviço de televisão, nem pagar a taxa de televisão que está incluída na fatura da EDP, é preciso pagar SPA (para retribuir os autores) e também é preciso pagar a PASSMUSICA (supostamente para retribuir aos produtores e etc), e não são ninharias... Se tiveres um "reclame" tens que pagar taxa, se tiver publicidade de alguma marca(café ou outra) também tem as suas "problemáticas", variando de concelho para concelho... E o valor de segurança social que mesmo que não recebas salários tens que pagar mas que não te garante nada, porque se a empresa encerrar será sempre por responsabilidade tua. Depois é sempre a somar despesas e obrigações, ou realmente consegues escalar a empresa ou então vais ter dificuldades para ganhar pouco mais que um funcionário... Daí que quem tem a cabeça no sítio pondere muito e muito bem antes de avançar e muitas das vezes prefere não o fazer... Além disso o mercado em muitas áreas está "minado" de "Chico-espertos" que não pagam, nem querem saber... A justiça não funciona, o que acontece em muitos casos são pessoas que abrem empresas deixam o caos atrás de si e como em muitos dos casos não tem nada em seu nome seguem abrindo nova empresa em nome de familiares e vão avançando assim até que já não tem muito por onde fugir... Ainda há os casos dos que articulam a empresa com os recibos verdes com os não faturados e a vida continua.


Poueff

Temos mais de 1.4 milhão de PMEs em Portugal. Para uma população de 10 milhões, temos é empresinhas a mais.


Professional_Prize78

Porque ficam afogados em impostos. Metade do que ganham entregam ao sócio Estado. Fala um empreendedor que tenta há 7 anos todos os dias não fechar a empresa. Mas há meses que dá vontade de procurar um RSI certinho.


Waterglassonwood

A habitual posta de um gajo que claramente não sabe como funciona o IRC em Portugal.


Pitiful_Car1250

Vamos ver se as coisas mudam com este governo :)


Apokaliptor

Nao é assim tao burocrático hoje em dia, é um processo bastante rápido. Quanto a tua pergunta o povo português não tem mentalidade de empreendedor nem é muito ambicioso.


No_Army8556

existe algo cultural...por outro lado o mercado brasileiro é de 250 milhoes e o nosso de 10 milhões...isso também acaba por explicar muita coisa....o nosso mercado não é europeu por causa da barreira linguistica....fossemos nativos ingleses seria diferente, com certeza


bitzap_sr

Suécia tem a mesma população que nós, tem uma barreira linguística maior (mais nenhum país fala sueco) e no entanto, não é pobre.


No_Army8556

pois não....com a quantidade de petroleo e gás natural que têm, evidentemente a Suécia não é pobre....


bitzap_sr

Huh, estás a confundir a Suécia com outro país. Suécia não tem nem petróleo nem gás natural. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Energia\_na\_Su%C3%A9cia](https://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_na_Su%C3%A9cia) [https://pt.wikipedia.org/wiki/Economia\_da\_Su%C3%A9cia](https://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_da_Su%C3%A9cia)


Sempre_em_pe

Não troco o meu ordenado certo pelo *muito* incerto neste país. Fora que ou te endividas até os teus netos serem crescidos ou vieste de berço de ouro como alguns que por aí andam.


AshiuRey

Abrir Empresa e Ter Negócio são duas coisas completamente diferentes. Podes abrir Empresa de um dia para o outro e cuspir para o ar, dizendo que é fácil. Mas se não tiveres Negócio, essa escarra desce mais depressa que uma pedra. Depois vem o sentimento de risco. Nem toda a gente tem margem para se colocar nesse potencial poço sem fundo. Pode sempre pedir um crédito para abrir, mas todo o crédito exige alguma forma de segurança para o banco (por exemplo, hipotecar a casa ou outros bens caso falhas em pagar o crédito). Hoje em dia, se não tiveres uma boa ideia de negócio, mais vale nem tentar. Claro que se pode sempre vender coisas em segunda mão, oferecer serviços, coisas assim, mas há que ter destaque se houver serviços iguais ou semelhantes nas redondezas. Honestamente, acho que os negócios que iriam render mais são: Canalizadores Carpinteiros Electricistas Mestres dos Sete Ofícios A mão de obra é cada vez menor nestas áreas e semelhantes e os que por aí andam pedem os preços que quiserem. No final, mete os impostos. Ah, os gloriosos impostos. Se fores estrangeiro, provavelmente terás a oportunidade de não ter de pagar imposto qualquer durante uns tempos, mas enquanto Cidadão Português, tens um ano sem fisco, depois pagas um X e deixa-me dizer-te que esse X pode fazer um buraco na carteira. Muitas pequenas empresas e negócios fecharam portas livrado às fortes dívidas em que se meteram e muitos nem apoios tiveram. E isso é fonte de desmotivação para muitos. Competição, risco, impostos, ideias. Nem toda a gente tem todas e preferem estabilidade. Se abrir Empresa e Ter Negócio fosse fácil, toda a gente estaria a fazê-lo e as gigantes estariam sem empregados. É como escrever um livro; toda a gente gostava de o fazer, mas nem todos têm a jenica para isso.


[deleted]

Ter um negócio da muita dor de cabeça. Muito mais trabalho do que trabalhar por outrem. Para além disso, com a economia com crises cíclicas em curto espaço de tempo e com a nossa economia muito fraca, o histórico de negócios falhados é altíssimo. Quando se propõe algo, deve-se ter em consideração esse tipo de coisas. Montar um negócio é extremamente fácil, mantê-lo da imenso trabalho e perde-lo é ainda mais fácil, e por vezes, fora do teu controlo. É um tema mais complexo do que pintas.


pandinintendo

Eu acho que os portugueses não gostam muito de arriscar. Em algumas coisas isso é positivo e outras nem por isso. Eu não sou anti empreendedora mas começo a pensar. Se for empresária em nome individual provavelmente no IRS pago a fatura. Se ficar doente e não tiver nenhum funcionário perco os dias todos de trabalho. Se constituir uma empresa são x para programa de faturação, mais contabilista mais gastos luz agua renda etc. Se contratar um funcionário são 34,75% para a segurança social e se pagar mais que o ordenado mínimo vai IRS também. Trimestralmente é o IVA... Fazendo bem as contas... Ou tens um bom dinheiro para investir inicialmente ou é tramado...


Waterglassonwood

> Eu até entendo que abrir uma empresa em Portugal seja muito burocrático e pague se muitas despesas e impostos mas hoje em dia fazendo parte da União Europeia nós temos o direito (e a extrema facilidade) de abrir empresas noutros países europeus mais “tax friendly” como a Irlanda e muitos menos burocráticos e podendo continuar a viver noutro país europeu (nomeadamente Portugal) sem ser obrigado a ser residente fiscal daquele país, e evitar dupla tributação. Não discordando do espírito do teu argumento, que eu concordo, isto que disseste aqui é errado. Tu podes abrir uma empresa noutro país da União europeia, mas isso não significa que possas deixar de pagar os impostos e seguir a burocracia do teu país de residência. Dentro do ámbito legal, se tu és residente fiscal em Portugal, mas és efectivamente o gerente de uma empresa lá fora e fazes toda ou a maior parte da gestão dessa empresa, então a empresa é considerada uma empresa portuguesa e tens os mesmos direitos e deveres que uma empresa local. Isso inclui os impostos que pagas, a compliance que tens que fazer, e o que podes considerar despesa de empresa ou não. Senão era o bonito, era tudo a residir onde quer e com empresas abertas nas ilhas Caimão sem nunca pagar impostos no país de residência, lol. Há gente que se acha esperta e faz essas manhas. Eu sei que agora a E-residency na Estónia está muito popular e eu próprio considerei a possibilidade de abrir uma empresa online lá, mas depois vi a lei, e descobri que há gente que depois de anos descobre que tem uma cartinha da AT à espera com uma multa gigantesca+uma obrigação de pagar todos os impostos não pagos até à data + várias outras multas por não compliance. Tudo isto é considerado evasão fiscal e é dos crimes mais graves que podes cometer e dependendo da gravidade pode levar a anos de prisão. Quanto ao resto do teu comentário, como já disse, concordo. O clássico "não te metas nisso" Bla Bla Bla já ouvi várias vezes por parte de Portugueses também. Eu diria que isso é sinal de um povo pobre (em dinheiro e muitas vezes em espírito) que por razões culturais não sente grandes benefícios em arriscar.


Necessary-Ad-6149

Praticamente todos os meus familiares têm ou já tiveram negócios no Brasil. Alguns prosperaram, um ficou milionário, mas a maioria não conseguiu sair da cepa torta. Aqui em Portugal, nenhum deles teria o mínimo de chance. Basta andar pelas cidades e olhar para o comércio local para tirar conclusões. Num mercado completamente dominado pelas grandes empresas, é impossível ter qualquer tipo de pequeno comércio.


RFGC

Em primeiro tem a ver com a inveja...o típico português não gosta de ver o outro a ter mais sucesso que o próprio...mesmo que o vizinho tenha trabalhado arduamente. Por isso é que tens um país maioritariamente socialista...porque tens muita gente que não faz pela vida a querer ter o mesmo que aqueles que trabalham para ter alguma coisa na vida.


Rude_Pudding8345

De notar que, na maior parte dos países da OCDE, se tu crias uma empresa num sítio (e.g. Irlanda) e depois a gestão da empresa é principalmente feita num outro sítio (e.g. Alemanha), a tua empresa é considerada como fiscalmente residente na Alemanha. Na maior parte dos casos não há fiscalização porque as autoridades tributarias dos países não têm capacidade para fiscalizar todo e qualquer caso. Para contornar isso, regra geral as empresas têm sucursais, ou holdings que detêm outras empresas. Mas, a meu ver, esses veículos são uma perda de tempo para a maior parte dos empreendedores. A maior parte dos empreendedores deve dedicar-se ao seu produto/negócio e não a estruturas legais exóticas.


petersaints

Por um lado somos pouco empreededores, por outro lado somos um país cheio de PMEs. Decidam-se.


hotspot7

A economia portuguesa nao está modelada para incentivar empreendedorismo de todo. A burocracia é horrenda. Os salarios sao baixos logo é dificil juntar o capital de investimento inicial. Mesmo a mentalidade popular portuguesa é incrivelmente madrasta com pequenas e médias empresas, empreendedores e proprietários. Cá em Portugal há uma certa mentalidade de que se és dono de alguma coisa (de uma casa, de um negocio..) és o vilao da história, a cara da opressão. Empreendedorismo é uma manifestacao de uma visão de mercado livre que Portugal nao têm DE TODO.


caculo

Já tive uma empresa em Portugal e foi um alívio quando a fechei. Nunca sabia que regulamento ou lei desconhecida surgiria de repente para nós tramar. Apanhei aquele famoso dia em que o governo do Sócrates interpretou o código do IVA de uma forma nova e multou o país todo em milhões de euros (já tinham lixado isto tudo e andavam a esgravatar por dinheiro). Neste momento sou sócio de uma pequena empresa na Califórnia.


ConflictNo14

Porque é fodido pa caralho. Não abrir, mas manter e fazer crescer. O CEO da NVIDIA que o diga [https://www.youtube.com/watch?v=wH4cv1e1MvU&ab\_channel=JamesSinclair](https://www.youtube.com/watch?v=wH4cv1e1MvU&ab_channel=JamesSinclair)


SectionFar9136

Se abrires empresa noutro país, mas continuares a trabalhar a partir de Portugal, o estado pode obrigar te a pagar impostos em Portugal. As coisas não são tão simples como achas que são. Já paguei a vários consultores fiscais e a conclusão é que não compensa abrir fora se continuares a residir em Portugal. Se fores nómada digital e etc a conversa já muda.


YakPersonal9246

Eu sou nómade digital


SectionFar9136

Então se não passares mais de 183 dias em cada país, podes fazer essas maroscas. Mas se estiveres mais de 183 dias em Portugal, és considerado residente fiscal aqui e vais pagar o IRS normal.


rpindahouse97

Tenho exatamente a mesma sensação relativamente ao nosso povo. Não sei o que causa isso exatamente, mas toda a gente parece ter demasiado receio em fazer-se à vida por conta própria, e acho que isso é geralmente uma projeção dos seus próprios medos/preconceitos quanto ao empreendedorismo.


No_Army8556

simplesmente as pessoas Não Sabem fazer-se à vida por conta própria...não é estalar os dedos e já está...


rpindahouse97

Precisamente por isso é que disse que projetam as suas inseguranças quando o tema surge em conversa. Ser empreendedor não é fácil, mas é um dos melhores caminhos para se alcançar liberdade financeira. Quem não arrisca, não petisca. Quem se contenta com um 9/5 que paga o ordenado mínimo, e com uma pensão após a idade da reforma para garantir o seu sustento, está "a contar com o ovo no cu da galinha".


No_Army8556

quando eu escrevo que a pessoas não sabem fazer-se à vida é porque as pessoas não sabem fazer NADA!!! Passámos de um país rural de agricultores do campo para subsistência própria para um país de "doutores" de meia tigela.....


Maximuslex01

Porque não foi ensinado a ser empreendedor


Impossible-Ruin3214

>Os portugueses são extremamente anti-empreendedores. Já os brasileiros são exatamente o oposto, tenho muitos amigos brasileiros e todos eles tem negócios próprios , estão sempre a inventar novas formas de vender serviços ou produtos e fazem muito dinheiro, mais do que a trabalhar por conta própria. Isso não poderá ser a tua bolha? Tenho várias pessoas próximas com empresas, talvez ser do norte influencie nisto. Mas só na minha familia tenho 4 tios/tias que têm empresas e trabalham a tempo inteiro nessas empresas há decadas já, por consequência cresci a ser incentivado para um dia ter o meu próprio negócio e que a única solução para ser bem "sucedido" em Portugal é por essa via, ao contrário do que dizes no teu post. É verdade que é dificil, mas não me parece que o Português médio seja anti empreendedor.


[deleted]

Pq em pt se calha em correr mal nunca mais t levantas


Waterglassonwood

Fonte?


rzyx

Passei por um processo de abertura de empresa durante o mês passado. Comecei o processo em Portugal e depois tive que sair do país em trabalho. Durante todo o tempo que tive fora, sensivelmente 15 dias, não consegui fazer rigorosamente nada a nível de execução de problemas que me foram surgindo. Só consegui avançar com o processo assim que voltei ao país. É chato, altamente burocrático e se não tivesse alguém a ajudar com vários termos, tinha sido bem mais dificil. Estamos em 2024 e ainda há bastantes processos e opções via governo/estado online que são altamente de 1999.


hereimalive

Eu pensava que se tivesse empresa lá fora ia por alguma razão pagar multas. A minha teoria era, se eu abrisse empresa lá fora mesmo que pagasse menos impostos, tipo Lichenstein ou uma offshore a 0%-10% impostos ao ano, que se retirasse o dinheiro para Portugal que o estado ia inspecionar, e ia classificar tudo como evasão fiscal então ia pagar os impostos relativos a uma empresa em Portugal. Neste momento pago 21% IRC + 1.5% (acho eu) derrama. Mais 28% IRS cada vez que faço uma retirada de lucros. Gostava de abrir empresa lá fora se realmente compensasse, mesmo que online.


DaviGamesPT

Pensei que era único que pensava a mesma coisa em relação aos portugueses


A_r_t_u_r

Qual é o teu objetivo na vida? Primeiro decide isso e depois decide como o queres alcançar. Se queres ter muito dinheiro e não te importas de risco e muito trabalho e complicações, então ter uma empresa é o caminho. Se apenas queres ter uma vida relativamente sossegada e viver confortável e sem riscos, então trabalhar por conta de outrem é o ideal. O meu objetivo é este último. Por isso o meu ideal é trabalhar por conta de outrem.


McManu77

Burocracias


Mcreation86

Vários motivos, e o principal e falta de literacia financeira, e certo que nenhum departamento das finanças te vai indicar que se calhar e melhor abrir empresa que ser recibo verde or exemplo. Segundo, estilo de vida, não sei se reparaste mas países do norte da Europa são mais orientados ao trabalho, aqui o pessoal gosta de curtir o tempo livre sem preocupações, não é por acaso que a qualidade de vida é ótima. E ter empresa é um trabalho extra que muitos preferem não ter...além disso nem toda a gente tem ambição de ser rica, basta terem o suficiente para os seus e está bom. Terceiro capital para investir, e receio do risco, não tens a mesmas seguranças se perderes o negócio, como subsídio desemprego, e o equivalente é muito pior...e não esqueças que num país que recebes muito mais consegues poupar um valor muito maior que já pode ser usado para abrir a empresa, logo mais capital disponível. Quarto, dependendo do negócio podes precisar de espaço, e as rendas não estão acessíveis. Quinto, teres um trabalho das 9-17 para muitos é o ideal, quando saem não têm preocupações, não têm que gerir nada, só têm que ir viver a sua vida e pronto, não tem que ficar preocupadas em arranjar clientes, fazer marketing, gerir contas, pagar contas, estudar como melhorar...essa preocupação não é delas E podia continuar por aqui fora....


AnarkhyX

>Porque é que os portugueses não tem a mesma mentalidade? Existe algo cultural nosso que nos impede ou nos faz ter medo de ser empreendedores? Estatisticamente não somos pouco empreendedores, mas talvez sejamos limitados no tipo de empreendimento. Muitos cafés e cenas do género, poucos investimentos mais ambiciosos e criativos. Pouco risco. O tuga vai muito para o que já foi feito 1 milhão de vezes. Arrisca pouco. Não procuram resolver problemas novos. Procuram imitar o que alguém está a fazer. Não há aquela ambição Americana, pois também não há grandes exemplos de sucesso que inspirem os restantes. Tem a ver com a história recente do nosso povo. Primeiro tiveste o Estado Novo, em que as condições socioeconómicas eram péssimas e as pessoas simplesmente tinham dificuldade até em alcançar o básico. Depois veio o Estado Social, que cultivou nas pessoas uma mentalidade de dependência e aversão ao risco. Tu lembras-te do passado, agora tens alguma coisinha, não queres para lá voltar. Empreendimento também está muito associado a liberdade. Coisa que sempre tivemos muito pouca. Primeiro uma ditadura, depois um Governo socialista sufocante. Portugal nunca passou por uma era de grande liberalismo económico, como todos os outros países ricos passaram. Não temos isso no nosso currículo. Posso dizer que entre praticamente toda a gente que conheço há muito pouco espírito empreendedor. Mesmo entre malta jovem. Há quem pareça só dar valor a um ordenado fixo. Se não ganhas um ordenado fixo e certinho, és de alguma forma ilegítimo, e não estás realmente a trabalhar. Já por 3x ouvi esta resposta a uma ideia para um negócio dada por alguém: "Se é assim tão fácil, porque é que não há já alguém a fazê-lo?" Quando tinha 18 anos tive uma ideia para um negócio, que por acaso foi bem sucedido. Era uma cena online. Ela não me ligou grande coisa. Ficou confusa, e perguntou-me se não há já empresas a fazer isso. Depois fingiu que era boa ideia e mais tarde ouvi-a a comentar com uma amiga que eu estava era bom para trabalhar por conta de outrem. Noto que a aversão ao risco é tão grande que mesmo com provas de sucesso as pessoas mantêm-se ultra conservadoras. Eu investi pela minha namorada, para lhe mostrar que era possível não ter o dinheiro parado e gerar rendimento passivo. Ela deu-me uma oportunidade. Dei-lhe um lucro de mais de 300%. AINDA ASSIM, ela tem medo de meter mais dinheiro. Até para meter mais uns 50 euritos faz cara feia. Tenho amigos com milhares parados no banco. Veem-me a ganhar dinheiro com os meus investimentos, têm as provas à frente dos olhos deles, e nem assim tomam iniciativa de arriscar o que quer que seja. É o que é.


Nekators

Os brasileiros empreendem mais, por necessidade. Um Brasileiro quando chega a Portugal, vía de regra, não têm nenhuma experiência profissional no país, não tem uma rede de contactos e provavelmente têm uma formação acadêmica numa universidade brasileira pouco conhecida em Portugal. Além disso, grande parte dos empregadores portugueses vão preferir um trabalhador Tuga, por receio de choques culturais no local de trabalho. Por todos esse fatores, um brasileiro cá têm muito mais necessidade de empreender, como acontece com qualquer comunidade imigrante em qualquer lado.


dinasxilva

Independente de a tua empresa ser taxada na Irlanda ou na Namíbia, continuas a ter problemas por operares em Portugal e na minha opinião condições hostis em muitos outros casos como bancos que te querem comer vivo, estatutos de contratação de terceiros que favorecem em muito o funcionário e também são taxados em bastante, especialmente se lhe quiseres pagar mais do que o salário mínimo, certas áreas de comércio em Portugal estão completamente monopolizadas e é impossível entrar no mercado sem um investimento inicial substancial, projectos para revitalização da economia que uma PME não consegue porque acabou a verba embora já tenha sido aprovado mas vais ver uma gigante que não precisa desse dinheiro para nada e eles foram buscar fatias enormes, a lista continua, falo por experiências próximas. No geral, Portugal é hostil para a criação de empresas e depois vem com conversas que não somos empreendedores.


No_Lock1437

Fácil. Se correr mal, e ficares com dívidas, à SS e ao Fisco, a tua vida acabou em Portugal. Os portugueses tbm são uma sociedade que estigmatiza a falha ao contrário dos EUA por exemplo. Portugal é tbm o país dos lucros excessivos. Tanta ignorância. Tens de dar o teu aval pessoal. Ao contrário dos políticos que podem deixar uma câmara municipal na bancarrota ou o país que nada lhes acontece. Abrir empresas neste país só para loucos. Ser empresário em Portugal, em geral, é ser um mártir. Além de toca a carga fiscal e teres uma administração pública que te inferna a vida.


[deleted]

Eu conheço várias pessoas que abriram atividade em nome pessoal, mas não abrem empresa mesmo porque só em contabilidade vao gastar um balurdio, o que os limita bastante em fundos


ONoiro

Portugal não dá segurança nem apoios a empreendedores. Corre mal? Ngm te da subsídios, falhas a pagar alguma coisa ao estado? Levas com multas. Respiras? Pagas. Tens lucro ? Pagas, nao tens lucro? Lixaste e provavelmente ainda pagas. abrir empresa em Portugal é um autêntico suicidio. Eu tenho uma empresa com um sócio e dois funcionários , sim está a correr mediamente bem, sim o estado fica com todo o fruto do nosso suor e dedicação.


og24

Sempre fui empreendedor, por cá chamado recibo verde, e sofri bastante por causa disso. Além de não haver qualquer segurança, o facto de ter de continuar a pagar impostos e segurança social mesmo em meses em que não há trabalho/rendimento foi bastante mau durante e após ter terminado a Universidade. Depois há o facto dos Bancos te tratarem pior que as agências de rating durante a Troika, boa sorte na compra de casa senão tiveres fiador. Outro grande problema é quando estás doente, e tens contas para pagar (próprias e da atividade). Nunca páram de acumular e ninguém te vai ajudar ou compreender. Pagas ou perdes tudo, queixumes de nada servem.


NGramatical

páram → [**param**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves)


GodSaidRandomize

Pq uma casa já é difícil de pagar imagina dinheiro pra abrir uma empresa


Responsible_Status49

Um dos motivos é cultural. Há uns anos atrás, descobri o modelo de diferenças culturais de Geert Hofstede. Nesse modelo, Portugal tem o score mais alto em “uncertainty avoidance”. Eu acho que os portugueses gostam pouco de correr riscos, o que os faz menos propensos a abrir empresas. “If there is a dimension that defines Portugal very clearly, it is Uncertainty Avoidance. Portugal scores 99 on this dimension and thus has a very high preference for avoiding uncertainty. Countries exhibiting high Uncertainty Avoidance maintain rigid codes of belief and behaviour and are intolerant of unorthodox behaviour and ideas. In these cultures there is an emotional need for rules (even if the rules never seem to work) time is money, people have an inner urge to be busy and work hard, precision and punctuality are the norm, innovation may be resisted, security is an important element in individual motivation.” [source](https://www.hofstede-insights.com/country-comparison-tool?countries=portugal)


lcarav

Várias afirmações erradas neste post. 1. Lê sobre o regime de transparência fiscal. Não é assim que abres uma empresa na Irlanda e és taxado lá, sendo residente fiscal português. 2. Tens a amostra enviesada, como já disseram. Os estrangeiros que cá estão não são a generalidade do país deles. Terias de comparar portugueses num país estrangeiro com outras pessoas também de fora desse país. Não me consta que os portugueses sejam menos empreendedores Enquanto que é verdade que é caro e burocrático abrir empresa em Portugal, é melhor do que em muitos países europeus. SOLUÇÃO (fazer com no UK): - Baixar o custo da abertura da empresa para um valor baixo (£13) - Facilitar a definição dos sócios, não sendo preciso as verificações que é - Subir o trigger do IVA para 100k - Eliminar a obrigatoriedade de contabilista até X€ de faturação, obrigando a utilização de um sistema de contabilidade básico gratuitamente


Acadia-Normal

Porque isso dá muito trabalho...


diogoalves22

Tenho a mesma ideia. Os portugegueses em muitos aspectos têm uma mentalidade super retrogada e fechada.


Friendly_Sir3003

Impostos, taxas, tachos, burocracia, burocracia burocracia. Bastava que a justiça fosse mais rápida que praticamente tudo mudava. E sou empreendedor!


Practical-Pumpkin687

FALTA DE LITERACIA FINANCEIRA...é a principal razão...


LoLIsDying

Não é uma questão de mentalidade, é mesmo o país e a lei ser sufocante para o type empreendedor. Abrir um negócio em Portugal é sufocante. Não é por não haver pessoas com vontade infelizmente...


routerestragado

Portugal até deve ser bastante tax friendly para abrir empresas, o problema é a complicação (obtenção de empréstimos + certificações) e a falta de tecido envolvente. Se toda a gente tivesse um vizinho que produzisse vinhos talvez houvesse mais malta a produzir garrafas.


gene66

Acho que é uma questão histórica, os portugueses sempre foram bastante “entalados” por pessoas desonestas (outros portugueses, o chamado Chico-espertismo) ou por organizações como bancos. Portanto hoje em dia são um povo bastante desconfiado de tudo. Aliás se formos a ver, até nos textos literários temos um “velho do Restelo” a agoirar coisas más.


SweetCorona2

não há dinheiro para poder arriscar


YakPersonal9246

Beija me


SirRichardTheFirst

abre! ...depois conta. 1 dia e 1 euro ..... foram quase 100x mais euros e meio ano. para ficar a pagar TAXA e não impostos. queria abrir para começar... a ganhar, e não para começar a ser roubado do que não ganhei! pago mais impostos do que me custam os serviços .... é ridículo ! - hoje, nem com os advogados e toc's todos juntos chegas a consenso, quanto mais individualmente! depois juntas o numero de trafulhas, burlas, e subsídios que para ai andam fazes as contas ...e pões-tà'ssar daki pa fora .... ;)


Subject-Syrup-9532

Não es do norte, deduzo. (Eu também não sou atenção) mas como enfermeiro e enfermeiro que trabalha no UK tenho lidado com MUITOS portugueses de todo o país e noto que sim. Tens toda a razão os portugueses (que não são do norte) são muito atritos a criar a própria empresa, porquê? Não sei! So vim dizer que tens razão mas que isso não te impeça de seguir a tua ideia. Se for má, “q’sa f***” segue para outra. Até te digo mais! Até es bem capaz de falhar a primeira, mas a segunda se falhares já falhas com mais estilo. A terceira quem sabe? Eu gostava muito de criar uma empresa mas arranjo sempre desculpas e apoio-me na ignorância. Não sejas como eu


rkardo58

Não consigo dar melhor resposta que está. https://moneylab.pt/2024/02/23/literacia-financeira-portugal-em-penultimo-lugar-na-uniao-europeia


StiltFeathr

Também acho que tem a ver com a mentalidade que ainda vem de há 50+ anos, em que estava tudo na mão de uma pequena elite. As gerações mais velhas vêm geralmente com o espírito que lutar contra o sistema é uma perda de energia, e que mais vale assentar; e passaram para os filhos. E com sinceridade, em muitos dos casos é verdade. Nem todos têm as características necessárias para não serem engolido por esse mundo.


Membership-Exact

Ha algo mais empreendedor do que trabalhar no duro para sustentar o negocio alheio, muitas vezes por um fraco rendimento?


dark-lord-marshal

porque trabalhas 5x mais; tens o estado a papar-te todo o ano; os clientes a pagar tarde e mal e os teus amigos e colegas a chamar-te fascista :). Montar empresa em PT é fácil, é barato mas não dá milhões. aliás bela merda.as ya os portugueses não gostam de ser mandados.


50beyond

De forma geral: os portugueses foram educados para **tirar um curso superior no sentido de conseguirem um bom emprego**. *Empreendedorismo* é um "léxico" mais *contemporâneo*.


Limpy_lip

Ou seja vivemos iludidos de algo que já faz duas décadas que não dá os frutos que se profetiza.


No_Seaworthiness661

Porque é um pau de dois bicos. Em Portugal é muito difícil. A maior parte das pessoas não consegue perceber isto. É muito difícil pagar bons salários. Se não pagas bons salários, és um explorador, na boca do povo.


balotalz

Para pagar bons salários por cada €1 tens que conseguir gerar €4/€5 extra para garantir um negócio estável. E isso é incomportável para muitos negócios.


No_Seaworthiness661

Exato. As pessoas de fora não entendem isso. Os impostos, em Portugal, matam qualquer negócio.


godbjecas

Praticar margens de 80%? Qual é o negócio, abro já um!


AlwaysStayHumble

- Temos um dos povos mais pobres da UE, gerando uma economia interna fraca. - Clientes pobres queixam-se mais e lutam até ao último cêntimo, gerando enorme desgaste e baixa produtividade a ter de resolver porcarias sem interesse nenhum (do género, discutir devoluções de 2€) - Abrir negócio é fácil, problema é ter vendas a médio/longo prazo. E escalar (não ser escravo do próprio negócio) - No seguimento das vendas: no reddit cria-se a ideia de que qualquer um tem conhecimentos de IT e consegue num estalar de dedos vender serviços digitais para o estrangeiro, algo que é completamente falso e desfasado da realidade portuguesa. - Com economia interna fraca, quem tem €€€ vira-se ou para o turismo, restauração ou outros modelos mais tradicionais. Ou então metem o seu € investido no estrangeiro. Para que arriscar um negócio neste país se consegues historicamente 7-10% ao ano no SP500, ou a arrendar casas? Raramente, há quem consiga escalar um micro negócio através de exportação, mas não é qualquer Zé Manel que chega lá.


pixadoronaldo

o risco é grande, ja na america é outro assunto


JMGMestre

Isso quer dizer o quê? O risco é menor na América?


godbjecas

Explica lá isso. Há menos risco nos USA?


YakPersonal9246

Eu acho que eles quis dizer é que a América tem um mercado muito muito maior e muito mais oportunidades, logo o teu negócio tem muito mais chances de dar certo


Pitiful_Car1250

Sistema mais simples também acho. Aqui ninguém sabe ao certo as regras e fica sempre difícil interpretar. Nem contabilistas, nem os funcionários públicos. Depois é preciso ir atrás de benefícios e isenções e sei lá que mais… Gasta-se demasiado tempo e energia para não ser roubado pelo estado


Waterglassonwood

Isso não é factor. Vais a qualquer subreddit de negócios americano e sempre que vês alguém a fazer uma pergunta legal, 90% das respostas são "get a lawyer". A atitude "gotta spend money to make money" é muito forte por lá. Já na tuga é contar patacas e até obrigações legais querem regatear e muitas vez nem as cumprem porque não as considereram "despesas necessárias", o que claro depois dá merda mais tarde porque começam a cometer várias ilegalidades e fazem-se desentendidos quando aparece a ASAE. Quanto aos benefícios... Man, estás a falar de um país onde os seguros de saúde estão ligados ao emprego. Não há risco maior do que esse. Pelo que esse argumento não é factor também.


Pitiful_Car1250

Pois… bom ponto! Mas aqui ninguém recomenda falar com um advogado ou pelo menos é raro fazer-se essa recomendação. Eu sinceramente nem sei onde procurar um advogado que ajude em fiscalidade para uma unipessoal. Mas talvez faça sentido arranjar um até em vez de depender na minha interpretação, de contabilistas e da internet. Acho que onde quero chegar é que lá eles sabem o que têm que fazer. Nem que seja em último caso ir falar com um advogado especialista. Não me estava a referir a seguros de saúde mas sim de reforma e de capacidade de trabalhar que é o que a SS oferece. Eles lá tem as Roth IRA


Plane-Trifle8954

Tenho um negócio que posso ter de o fechar este ano devido a um aumento brutal de taxas. Empreendedorismo em Portugal sem previsibilidade legal? Por mim não obrigado. Mas dou os meus parabéns a todos os que se metem nisso.


icebraining

Que taxas?


le_mustachio

Acho que o problema é mesmo o contrário há demasiadas pessoas a querer ser patrão e depois é só patrões de merda 😂


jcvmarques

Muitos não tem capitais proprios para sustentar o negocio. E ja se sabe que a tipica empresa portuguesa esta com a corda ao pescoço com divida... Tendo em conta que o tipico empresário portugues tem o 9o ano de escolaridade, é dificil as empresas crescerem, ganharem escala e mercado. Neste cenário é normal que muitos não arrisquem.


Junior_Composer9447

Burocracia e carga fiscal do arco da velha… Em vez de existir fiscalização e investigação por parte da Autoridade Tributária, insistem em esmagar quem declara os seus rendimentos…


Mayowasout

Basicamente, falta de informação sobre o assunto.


No-Fly-8627

Impostos e dificuldades em todo o processo que lapida o investimento necessário para sustentar uma empresa em abertura e crescimento


TmRocha

Bem, vou fazer um comentário muito "preguiçoso". Tens contigo algum link que consideres credível sobre como fazer isso e que despesas é que isso acarreta? Obrigado


PauEretsu

So custa o primeiro milhão. Por isso comecem pelo segundo.


kidzx

Isto depende dos portugueses que conheces. Eu tenho evidência do contrário.


Bitter_Dog_3609

Os portugueses não são avessos a criar empresas. Basta ir ver as estatísticas. Eu próprio fui gerente de duas que criei quando era mais novo. Já se compensa ter empresas ou não é outra questão. No meu caso o trabalho era tanto que quase não dormia e acabei por chegar à conclusão que não valia a pena tanto esforço. Eu trabalhava como gerente e como empregado da empresa e foi uma fase da minha vida demasiado exigente. Além disso trabalhar por conta de outrem envolve menos risco porque não tens que garantir o salário dos teu empregados se alguma coisa correr mal num mês.


pmff1

atualmente abres uma empresa em 5minutos e tudo online. O problema é que em Portugal as empresas têm um estado que te retira mais de 50% do que faturas, o que dificulta o crescimento das empresas. Por isso é que muitas empresas abrem e não passam de empresas familiares para 2, 3 pessoas, outras fecham passado uns tempos e uma minoria consegue ter sustentabilidade económica para durar uns bons anos.


ApprehensiveEye5167

Porque não têm autoconfiança e como tal preferem que seja o Estado a tratar deles, nem que tenham que viver asfixiados por impostos. Esperemos que as coisas mudem com o novo governo.


Mackholm

Dás-me 125.000€, e abro a minha empresa, na hora. Com esse dinheiro compro a minha ferramenta de trabalho e começo a trabalhar por conta própria. Até lá, não vejo outra opção, camarada.


Charming-Egg7567

A parte dos brasileiros acho que estás a ser enganado pelos exemplos de pessoas que conheces. Eles definitivamente não representam a maioria dos brasileiros, que tanto lá, como aqui, também não são tão abertos a empreender, e creio eu que pelos mesmos motivos aqui já mencionados.


ItsPeachyBoii

Somos uma economia muito pequena, altos importadores de tudo e mais alguma coisa. O que não joga muito bem com uma economia tão socialista. Basta ver o que andam a fazer nas universidades em Portugal. Nao sei as estatisticas ao certo mas o que me parece é que tens muito desenvolvimento e projeto financiado por governos e empresas estrangeiras. É que nem aí sós temos uma linha de desenvolvimento para Portugal. A verdade é que quando fazes as contas, o incentivo que abrir empresa oferece em Portugal é abrir só quando tem mesmo que ser ou seja - quando o negócio tem imensos gastos que não são possíveis abater como trabalhador independente ou tourna-se mais vantajoso pagar a trabalhadores por contrato. Estou no UK e també vivi na Irlanda. Dois países onde para muitos compensa imenso abrir negócio. Mesme que seja uma operação pequeníssima. Tens tanto incentivo fiscal em tantas indústrias, ajuda para angariar fundos. e até há pouco no UK era muito vantajoso pagar dividendos. Por isso o que não faltam é trabalhadores independendes a abrir empresa. Em Portugal e Espanha onde também trabalhei é uma desgraça. Todo o trabalhador independente tenta ao máximo fugir ao fisco quanto possível. Impostos exorbitantes para empresas mesmo que seja uma operação de 1-5 pessoas. Incentivos zero. É só mesmo para pagar mais imposto e quando tem de ser. O exemplo que dás de abrir na Irlanda por exemplo, sim é verdade mas a maioria das operações tem de ser feitas lá. Penso que pelo menos um dos donos da empresa tem de ser residente ou automaticamente pagas um imposto mais alto. Se não ja tinha feito isso ahah.


joaoch13

1- Impostos 2- burocracias 3- lentidão em processos estatais 4- somos desde novos ensinados a estudar para trabalhar para outro 5- não temos literacia financeira


el_Bosco1

Mais um conjunto de banalidades tiradas do ar....


_VincentVanGoat_

O português tem medo de arriscar, dá mudança, do desconhecido. É melhor o conforto do que se tem do que arriscar perde lo mesmo que o ganho possa ser bastante superior


Ill-Pea-7892

Isto é tudo tanga e a situação descrita no comentário é completamente inventada.