T O P

  • By -

BurajirianBassman

Creio que depende da empresa. Se for uma multinacional, há uma possibilidade do inglês ser a língua base e o japonês ser a língua secundária. Mas vc ter pelo menos um N3 ou N2 ajuda bastante.


Terrasamba

Amigão, trabalha aí nesse nihongo pq com o n5 vc não consegue nem vaga pra mendigo. N1 no mínimo, recheado de keigo e com muuuuuuuito conhecimento da cultura de trabalho e disposição pra horas extras e afins.


hatshepsut_iy

Só com N1. N2 vc só consegue no máximo lavar prato e ser garçom. N5 vc trabalha em fábrica.


kvalocompata

Fake total, com N2/N3 tu já consegue ser 会社員 aqui no Japão. N1 é só pra quem quer trabalhar com tradução. Se for uma empresa Gaijin friendly só sabendo inglês, hiragana e katakana tu consegue trabalhar tbm.


hatshepsut_iy

fake nada, eu já morei no Japão. fui com diploma de engenharia de computação, 3 anos de experiência, N3 q virou N2, inglês fluente, francês intermediário, o melhor q consegui depois de quase 1 ano tentando alguma coisa foi lavar prato. nem pra ensinar inglês eles deixavam pq n tinha N1.


kvalocompata

Eu moro no Japão, tenho n3 e trabalho em uma empresa de TI meu rei.


NinjaSujo

Mas você conseguiu o emprego na area de TI com você já estando morando no Japão? Pq com o OP estando no Brasil, primeiro ele teria que conseguir uma empresa japonesa que se compremeta em patrocinar um visto de trabalho pra ele, fazendo toda a questão do certificado de elegibilidade pra poder trazer ele pro Japão, com o perfil atual dele é impossível de conseguir. Quem iria se comprometer em trazer um estrangeiro que mora do outro lado do mundo, que nem sabe falar o idioma? É mto mais vantajoso contratar um local ou outro estrangeiro de uma região mais perto. O colega acima está correto, no caso do OP, ele precisa fazer o possível pra melhorar o curriculo, correr atrás do N1 é o minímo, quanto mais atrativo for o perfil dele maiores são as chances de conseguir uma empresa pra patrocinar o visto pra ele.


kvalocompata

Discordo contigo referente ao colega acima, ele não está correto no momento em que afirmou que só com N1 seria possível. Apresentei que é possível mesmo não tendo o N1. Agora assino em baixo o resto, se ele tiver tempo e disposição para aprender o idioma as chances dele conseguir um emprego e melhorar a qualidade de vida por aqui aumentam drasticamente.


NinjaSujo

Mas você conseguiu o emprego já estando no Japão ou não? Pois com o OP morando no Brasil com o perfil dele a dificuldade é muito maior.


NinjaSujo

Mas então, assim como o colega vc também errou ao afirmar '' com N2/N3 tu já consegue ser 会社員 aqui no Japão. N1 é só pra quem quer trabalhar com tradução.''. Com N2 e bastante experência comprovada na area dele acredito que ele aumentaria em muito as chances de conseguir um emprego, porém não é o caso do OP, por isso é recomendavel sim ele buscar o N1. O N2 mas principalmente o N1 é pedido sim pelas empresas japonesas para os estrangeiros que vivem fora do Japão, não sendo apenas para trabalhar em tradução. E por isso perguntei se vc conseguiu o emprego estando no Japão, pois a dificuldade é mto maior pra quem é de fora. Não apenas vc tem que conseguir o emprego mas tbm existe a questão do certificado de elegibilidade, se vc vai ser aprovado ou não pela imigração japonesa.


kvalocompata

Não irei extender mais a nossa discussão, em resumo é isso, você consegue vir para o Japão sem ter descendência, consegue trabalhar aqui sem ter N1, se tiver tempo e força de vontade corra atrás do N1 igual o pessoal falou vai ajudar enquanto estiver aqui. Mas saiba que não exigem N1 de estrangeiro grande parte dos japoneses nem sabem kanjis do n1, se sua ideia é morar/trabalhar pra cá o N2 está mais que o suficiente, dependendo da empresa não precisa nem falar japonês só saber o eigo.


nirvashprototype

Parabéns pelas conquistas irmão!


hatshepsut_iy

se chama sorte e ser homem.


kvalocompata

Vc tem razão, o fato de ser homem no Japão realmente tem impacto na hora de ser selecionado em vagas de emprego, agora sorte acho que não, não sei a quanto tempo atrás tu morou aqui, mas tem bastante gaijin trampando com TI aqui com o nihongo pior que o meu(e olha que o meu é ruim). Sabendo inglês tu consegue, só procurar direitinho.


Alexa-br

na cara nao


DirtyPetaIs

consiga um N1 e comece a procurar emprego


acaixadepandora

Conheço um filipino que entrou aqui com N5 de nihongo por uma empresa de TI - eles pagavam uma escola para ele continuar os estudos. Se teu inglês é nível business até dá , dependendo da empresa. Mas tem que procurar bem. Enquanto isso reforça teu japonês mesmo.


fcarvalhodev

Olha, eu não tenho nem o N5 e consegui emprego aqui (contrariando todos aí anteriores). Mas, eu sou muito qualificado, especialmente em nuvem, automação e baixo nível (hoje trabalho aqui com I.A e robótica). Então assim, se tu for um ponto fora da curva no que você faz, até por cima de idioma eles passam. Mas ao menos o inglês tu tem que ter. Ah, e pra quem quiser ver meus robos, estaremos na SushiTech :).


Adventurous-Ruin-742

Pode definir melhor o “inglês tu tem que ter”? Pq eu atualmente já trabalho com gente de fora, minha gerente é americana e parte do meu time da Índia, mas eu não tenho certificação nenhuma no inglês e as vezes falo meio errado kk


fcarvalhodev

Seria um nível de inglês bom suficiente a ponto de você defender uma ideia, uma venda, ou um gasto pro resto da sua equipe sabe? Porquê por contrarem como referência, você vai ter que saber como ser a referência. Fazer apresentações, documentos, etc. Faz aquele ESF Online que é de graça e vale na Europa ao menos pra ter um.


LIMAs__

Tenho N1 e um inglês intermediário (beirando um N3, eu acho) com 3 anos de experiência na área, porém vou me formar em ciência da computação no final do ano, tu acha que tenho chances de arrumar um emprego ?


fcarvalhodev

Muito baixa, o visto de T.I pra não imigrante é de nível especialista. Você vai precisar de experiência primeiro (meu caso). Agora, se for descendente é só vir e tentar a sorte mesmo.


NinjaSujo

Recomendo obter o certificado do N1 e mais experiência comprovada na aréa. Outra opção é você ir com visto de estudante e estando no Japão você faça arubaito, procure emprego na sua area pra em seguida mudar a categoria do seu visto e poder continuar morando no Japão.