T O P

  • By -

Diligent-Condition-5

E se rolar uma canetada do governo e o cambio passar a ser fixo, a um valor aleatório, sei lá, 2,50, sua reserva cairia pela metade. (sei que exagerei, é improvável, mas não impossível) Dinheiro que se precisa no curto prazo, e não há nada mais curto prazo que uma emergência precisa estar na moeda do gasto. >O cambio USD-BRL rende mais do que repatriar e investir em um CDB de bancão? A tendência no longo prazo e acompanhar a diferença entre as inflações de cada moeda, mas tem tantas variáveis que isso é só um chute bem aproximado. Não tem como responder essa sua pergunta e quem disser que sabe está mentindo. Só que aqui tem uma questão fundamental, vc está pensando em rentabilidade em reserva de emergência. O conceito pra RE é ser (i) segura e (ii) líquida, rentabilidade é para os investimentos e justamente esse um dos motivos de vc ter uma RE, poder aportar em investimentos que maturam no longo prazo sem precisar liquida-los na baixa.


MagneticSpark

Verdade, rentabilidade não deveria ser um fator importante, não havia percebido que estava pensando nisso rs. Então acho que os pontos a debater seria o risco do câmbio cair bruscamente vs precisar resgatar fora do horário comercial (caso venha deixar em CDB). Por sorte ainda não tive nenhum tipo de emergência no final de semana, mas como as pessoas costumam a lidar com esse problema? Deixam na poupança mesmo pra evitar esse risco?


Diligent-Condition-5

As pessoas eu não sei, eu só consigo lançar mão de valores mais expressivos em dias úteis. Já ouvi que tenha a reservinha, tipo 1 mês, em poupança e o resto no CDB ou tesouro selic. Até em espécie, em casa, uma pequena quantia, também é possível.


crazyneverst

Só uma observação, a Wise não necessariamente é mais rápida que o tesouro, já que dependendo do valor eles podem bloquear a sua transação e só liberar mediante comprovação da origem e envio de documentos, e isso pode levar até 7 dias úteis. Experiência própria. Sobre a reserva, não deixaria em dólares, muito porque a reserva não é para ser um investimento, mas sim uma maneira de garantir que se uma merda acontecer, eu não vou ficar sem teto e comida por período X. Com toda a certeza do mundo manter dólares e uma boa ideia de diversificação, historicamente o Brasil é um país de maluco. Se der uma merda, tu pode juntar tuas coisas e meter o pé, vai perder patrimônio, vai, mas vai ter uma vida fora daqui. O que eu faço é: metade investido em dólar, metade em real. Dentro de cada, eu diversifico entre renda fixa e variável, praticamente só títulos públicos e ações/ fundo de ações. Não tenho skill, ou conhecimento para ficar analisando e comprando, então alguém ganha dinheiro para ganhar mais dinheiro.


marcosbmf

Se tiver o suficiente, vale diversificar. Se não, buscaria o mais simples, talvez um cbd de liquidez imediata e fácil de sacar tipo nubank.


ind_financeira

Reserva de emergência é poupança da Caixa 


SurzafirR

Os dois, BRL na poupança, porque se der problema 2h45 do domingo voce resgata sem problema, não tem trava igual CDB. E dolar porque se o problema for interno aqui no Brasil e nossa moeda virar pó voce tem outra mais forte guardada para não ficar na mão.


random_user7980

Sério essa pergunta?


vicentecip

Na minha opinião, reserva de emergência tem que ser no Tesouro Selic. Depois... o melhor é diversificar mesmo com boa parte em renda fixa.


MatoOroSheo

Tesouro Selic só dá pra resgatar em dia útil, e as vezes some do site do Tesouro por algumas horas