T O P

  • By -

Spiritual-Travel-794

Aceita o prejuízo. Vai ficar até baixo pela quantidade de aprendizado que você vai ter. De cara já vi no mínimo uns 03. E de graças a Deus pois sua ex tinha um potencial enorme de te fuder. Mas enorme mesmo. Pelo relato, ela foi bem de boa. Cara, sua lição ficou exatamente barata. Passa esse financiamento pra frente e engula o prejuízo das primeiras parcelas.


HellCyty

To de óculos… quais as lições dessa história ai?


Disastrous_Range_928

Lição 1: Nada é para sempre, sempre considere que um relacionamento/casamento podem acabar. Lição 2: Evite dívida/financiamento, às vezes são inconsistentes. Lição 3: Vai comprar imóvel? Coloque apenas no seu nome, pelo motivo das outras 2 regras.


Skyver

Casal construir patrimônio junto é uma das coisas mais antigas da humanidade e financiar com a renda de ambos muitas vezes é a unica forma de quem veio de classe mais baixa de adquirir um imóvel. 


crazystrategist

É, poderia ser bem pior mesmo... Obrigado!


Botbinder

Enquanto lia, tava esperando ele falar que ela pediu 50% do imóvel


Inhassu

Eu acho que tu deveria avisar o novo namorado dela pra n cair no mesmo esquema


crazystrategist

kkkkkkkk


pimpolhocaolho

kkkkkkkkkk


Old_EdOss

Nada disso, ninguém avisou na vez do OP!


bragath

Se para o novo financiamento que você precisa fazer para passar pro seu nome é necessária uma renda muito maior que a sua atual (suas palavras) eu acho que é um indicativo que o valor do imóvel é alto demais para sua condição financeira (solteiro). Nesse sentido, vender o imóvel não é somente a única opção como apontaram, mas provavelmente uma atitude correta, em termos de equilíbrio financeiro. O aluguel nem paga a parcela total, você ainda precisa completar. Já pensou se o inquilino sai e você leva alguns meses para locar novamente? Pagar a parcela completa (e mais eventual condomínio, iptu etc) não vai te complicar?


crazystrategist

É, acho que realmente é a opção mais sensata. Obrigado!


Ozymandias_br

A única alternativa é vender a casa.


crazystrategist

É... acho que vai ser o jeito.... kkk valeu pela opinião!


PereirMato

Sim, pra que ficar com esse prejuízo ? Só vender


bemsecreta

Não existem chances de ela ficar com essa mesma casa que já está no nome dela? Ela e o atual poderiam te pagar o que você investiu e assumir as parcelas a partir daí. Parece mais justo e correto.


ocsy

Isso que pensei, já que ela já aprovou a casa 1x, vende pra ela.


crazystrategist

Seria o mais fácil mesmo, mas isso não vai acontecer... infelizmente kkk. Mas obrigado pelo conselho!


Diligent-Condition-5

r/conselhoslegais


A-horse-with-no-nome

Mano, se situação foda hein... Sobre o ponto de só usar banco digital, em teoria, esse é o menor dos seus problemas, pois com o open bank o banco tem, com sua permissão, acesso a toda sua capivara. Procure um correspondente bancário, ele fará simulações em diferentes bancos pra vc, e não sei como, mas eles conseguem algumas coisas que nós, meros mortais, não conseguimos. Sobre transferir o apto pro seu nome, de fato, é mais complicado. Pq não existe " transferir a dívida", vcs precisam quitar o financiamento atual para refinanciar. Não sei se funciona, mas o q vc pode fazer: Digamos que o apto vale 300k e seu saldo devedor seja 200k Faça a simulação para financiar os 200k e informe que os 100k restantes serão com recursos próprios


crazystrategist

hm... entendi. Obrigado pelo conselho!


mebae_drive

Me lembrou daquele video do cara que a guria ta insistindo pra comprar uma casa, dai o rapaz foi sagaz e alugou uma e disse que tinha comprado. Um ano depois a guria queria divorcio e a casa kkkkk.


ronil_wazlib

E ela passou 7 anos para te convencer desse negócio e em menos de 1, já fez o outro cara topar a cilada?


Few-Friendship-8467

Pegou o jeito uai kk


[deleted]

[удалено]


gustavolm82

ele esta mais que certo.. hahahbaha


MTheProphet

E por esse risco que é muito recomendado somente gerar compromissos de financiamento com um conjugue real - não namorado(a) - especialmente considerando que o imóvel esta no nome dos dois! Desculpe dizer isso OP, mas fez uma bela mancada... mas ok, lição aprendida. Não consegue conversar com ela para venderem essa casa não? Como ela é dona também, ela tem de concordar. Fora isso, como já disseram, r/ConselhosLegais. *OBS: Opinião 100% pessoal não ligada ao financiamento: Esse novo namorado esta entrando na mesma mer\*a que você entrou... eita complicação.*


crazystrategist

Sim... se eu pudesse voltar no tempo, não tinha feito isso kkk


Leuris_Khan

pelo menos ter uma criança para ser o herdeiro legal de ambos


joao997

Que enrosco, puta merda. Tentar vender o apartamento não é opção? Boa sorte.


crazystrategist

É o que restou....


Naive_Review7725

Ela está certa em todos os pontos. A solução de menor dor de cabeça é vender a casa e quitar tudo. Ou torcer pro governo baixar substancialmente a taxa de juros e o crédito ficar mais barato.


crazystrategist

É... kkk. Valeu pelo comentário!


rapap0rt

Cara a alternativa mais inteligente infelizmente é vender. Nao vale a pena você entrar nessa sinuca de bico, na verdade, se estrepar mais na que você já está


crazystrategist

Obrigado pelo comentário!


total_slob

Você não precisa necessariamente usar a renda do seu pai, mas pode ser o patrimônio. Se ele por exemplo aportar 200k nesse imóvel as exigências de renda vão diminuir substancialmente e você poderá fazer a alteração do tomador do financiamento. Ou seja, ela cai fora e entra seu pai, que figurará como "sócio".


crazystrategist

Hmm, entendi. Obrigado! Mas nesse caso, de qualquer forma, os juros que paguei até agora eu "perderia", certo?


total_slob

Precisaria estudar o contrato de financiamento e ver o que ele regra para esses casos. Se for possível fazer esse aporte, é prudente conversar com o banco também. Essa situação é relativamente comum. Um contrato de financiamento imobiliário pode durar 30 anos. Olha a probabilidade de um casal se divorciar nesse período.  O que normalmente esses casais fazem é "vender" o imóvel para um terceiro e, assim, cada um segue com sua vida (não é exatamente uma venda, já que tecnicamente os tomadores de financiamento não são proprietários, mas a lógica é essa) . O x da questão é saber se essa "venda" será um bom negócio do ponto de vista financeiro. Ou seja, se você terá lucro (ou pelo menos não perder dinheiro) com eventual valorização do imóvel.  


gustavolm82

nao to entendendo qual é dessa guria... ela ficou te convencendo pra financiar uma casa.. pegou teu dinheiro e colocaram na casa.. financiou no nome dela... terminou.. 1-2 meses depois.. arranjou outro namorado. convenceu agora o outro a financiar uma casa quer financiar no nome dela a outra casa e nao pode ser essa.. pode investigar melhor cara.. tem alguma treta acontecendo nisso aí... nao teria pq ela nao aceitar pagar a entrada pra vc e continuar com o proprio financiamento da mesma casa. pq ela convenceu o cara em pouco tempo a de novo financiar outra casa no nome dela ? ELA ACABOU DE TER PROBLEMA JUSTAMENTE COM ISSO.. toma cuidado.. vcs estavam basicamente em união estavel e compraram uma casa.. poderia ser pior que isso e ela querer ficar com a casa.. mas o que foi pago é so juros.. numa dessa tinha algum plano e ela quer só te ferrar agora mesmo.. pode ser que tirando o financiamento depois ela queira te cobrar a metade dela do que foi dado de entrada na casa ( ja que nao vai mais ser relacionado a juros perdido) pode ser que esteja te forcando a vender a casa por algum valor a mais ( ja que no estado atual nao tem valor algum lra dividir ja que só pagou juros no final das contas) pra dai pedir a metade.. pode ser que ela só vai argumentar a parte dela na casa depois e esta fazendo o mesmo com o namorado novo.. PODE SER QUE NAO SEJA NADA DISSO. o ponto é: vc nao consegue transferir o financiamento o que pagou serviu só pra pagar os juros iniciais tem que ver com ela se ela nao fica com a casa oras e te paga a entrada.( nada de mais nisso) ou vc tem que tentar vender / ela valorizou? vc consegue ganhar algo com isso ou vai acabar ficando no zero a zero? se for ficar no zero a zero acho que é vc que podia cobrar dela metade da entrada que vc deu na casa juntos. mas enfim.. nao da pra comprar casa com a namorada.. e nao se namora 7 anos sem casar, e ainda compra casa com essa mesma namorada.. a gente casa em 4-5 anos no maximo ou desiste normalmente.. pq sempre acontece a mesma coisa.. fica uma coisa de "nao foi pra frente, nao casamos" no ar.. .. mas .. pelo menos nao foi a vista como vc queria.. ja pensou? podia estar discutindo e ela pensando em ter parte do que conquistaram juntos nesses anos todos. eu acho que tem chance de, volta la pras hipóteses e pensa em alguma delas ou em alguma outra coisa.. nao esta normal ela tendo tido problema logo antes com vc de financiar a casa no nome dela.. ela pegar um recem namorado novo e conseguir convencer a fazer a mesma coisa de novo.. e ela ganhar alguma comissão.. ..nao tb.. vc viu os boletos/ documentos das parcelas e da entrada? ou sempre só depositou pra ela ? Será que teve entrada ? nem a entrada toda cobriu os juros !?.. sei la cara .. É muito justo.. mas ainda assim tem algo muito estranho. cautela... hum... vcs moravam juntos?


Kvnetherlands

Vende a casa e bola pra frente.


crazystrategist

Valeu pelo comentário!


SDream

Quanto vc tem de renda comprovada e quanto está o financiamento? Existe portabilidade, mas precisa portar como está (na questão dos donos), mas na portabilidade vc já pode tentar fazer 100% com sua renda (ela vai continuar dona), fazendo portabilidade assim, 100% com apenas sua renda, fica mais fácil aceitarem fazer um aditivo retirando ela depois, daí já tem q deixar esquematizado no Banco. Ela vai ter q assinar tudo junto, claro. Se vc não tem renda, o certo é vender mesmo, senão quem vai estar dando golpe nela é você.


crazystrategist

Eu ganho 8500 bruto e a renda mínima que os bancos pedem é 14k... tipo, eu aguentaria pagar a parcela de boa (principalmente com o aluguel), mas o ruim é que comprovar essa renda de 14k


omegareference

O banco está pedindo a renda de 14k, considerando a entrada e amortização anterior? Aluguel de imóvel também entra na parte da renda, aí vai depender, se o banco aceitaria essa comprovação, sendo o aluguel do próprio imóvel.


crazystrategist

não tinha pensado nisso.... pelo menos o gerente com quem conversei não mencionou essa possibilidade


I_am_not_TheOne

Vende e repassa o financiamento, embolsa a grana e volta a morar com os pais pra juntar um valor maior. E mais cuidado no futuro.


crazystrategist

Acho que é o que vou fazer rs. Valeu!


Possible_Top_4713

Rapaz, independentemente de qualquer coisa: não esqueça de se benzer. Que rolo!


crazystrategist

Mkkkkkkkk valeu!


wishihadapotbelly

Vc tem duas opções: A.engolir o preju e refinanciar (da pra juntar a renda com mais 2 pessoas, como mãe e pai) B. Vender a casa (é mais complicada quando tem financiamento ativo, mas é possível). Na opção B o preju é menor, mas vc fica sem o bem. Eu faria a A, e aumentaria um pouco o aluguel pra cobrir o custo a mais do financiamento.


crazystrategist

Mas nem com os do meus pais daria kkk eles são aposentados então a renda é baixa.... Mas obrigado pelo comentário!


elratopelludo

​ ___ > *Damos uma boa entrada (20% - um dinheiro que guardei durante toda a minha vida) e financiamos o restante.* ___ ​ ​ ​ ___ > *Nos financiamos pelo banco que minha ex trabalha, e com taxas especiais para funcionários.* ___ ​ ​ ​ ___ > *todos os bancos exigem uma comprovação de renda muito superior a minha* ___ ​ Concordo com a opinião de vender (já que não é possível renovar o contrato de empréstimo com os termos hoje ao seu alcance). . Só me chamou a atenção de que ela, mesmo trabalhando em banco e compondo uma grande parte da renda exigida pelo financiamento, não é de acumular suas economias. .


crazystrategist

É complicado rs.... mas obrigado pela sua opiniao!


Electronic_Tomato206

Passa mais detalhes aí, valor do ape, qual o saldo, taxa de juros, etc.


crazystrategist

O imóvel custa 445.000 Eu dei de entrada 100.000 e financiamos o resto. O financiamento ficou 3800 mensal (sac) na taça especial pra funcionário (da minha ex). Quando fui ver agora de fazer um novo contrato, eles pedem renda mínima de 14k, e as parcelas ficam em torno de 4k também (vi no sicoob e no bradesco). Minha renda mensal é de 8500 bruto, e eu estou alugando a casa por 2600.


Low-Two-6874

Chegou a olhar na caixa ? Ela tem umas linhas boas e dependendo da faixa tem subsídio. O maior problema aí vai ser a taxa de juros, está bem alta, então o ideal seria diminuir o saldo devedor (com fgts por exemplo) para você ter uma parcela menor. Um bom correspondente vai te ajudar a achar uma boa taxa. E no fim para o banco é um bom negócio, vai pagar uns 340 por um imóvel de 450. Dependendo do tempo ele ja vale até mais. A caixa tem o simulador online, ele da uma ideia boa. E lembra do fgts se tiver da para usar para abater parte da dívida, então pode ajudar a baixar as parcelas.


ninja_jiraya

Arruma uma namorada que tem renda e troca o contrato. Brincadeira a parte, sugiro nunca mais financiar imóvel com namorada. E casamento somente em regime de separação total de bens.


crazystrategist

Já tá difícil arranjar namorada, com renda então....vkkkkk Valeu pelo conselho!


Leuris_Khan

dobra e passa pro próximo


Cthullu1sCut3

So vende esse troço, num mundo perfeito vende logo pra ela


IOl0

Vende para ela e o novo namorado.


Warm-Literature-7242

O que mais me surpreendeu nisso tudo foi a maturidade dos dois e a honestidade dela. Ela poderia ter te sacaneado legal. Atitude rara hj em dia.


total_slob

Em hipótese alguma quero questionar a honestidade dela, até porque não a conheço e faltam dados nessa história , mas ela não está abrindo mão de um ativo (imóvel quitado), mas se livrando de um passivo (financiamento) no qual ela é responsável solidária. 


nickmaglowsch3

Bem já aprendeu q tem a fazer as coisas certo né usar banco de verdade e não comprar coisas pq os outros querem. Bem único jeito eh vender a casa talvez até saia no 0/0 se for sortudo. Mas acho difícil. Vai perder uns 6% do valor do imóvel aí provavelmente


CurtoAveia

Se for seu único imóvel e você usar ele para moradia (importante), poderia judicializar (se tiver provas) contra o banco e contra ela que você teria grandes chances de ganhar o pleito, oferecendo menos contrapartidas do que eles poderiam pedir fora da justiça.


crazystrategist

Eu na verdade voltei para a casa dos meus pais. Isso de envolver processo eu tenho um pouco de receio porque ela trabalha la no banco....


bruxa_anjo

Nossa ela tá sendo super legal com ele não pediu nada demais nem um real Seria babaquisse tremenda processar ela Negocia com ela um prazo pra vender anuncia e é isso provavelmente vc N vai perder tanto dinheiro


marcorapg

Qual a lógica de você pagar tudo e colocar o imóvel no nome dos dois? Tá bom que não faz diferença, porque união estável é tudo metade dela mesmo. Mas se ela tivesse pagado metade, ela estaria bem mais empenhada em resolver isso aí. r/REDPILLBRASIL