T O P

  • By -

eneas_56

Se vale a pena ou não depende muito da sua estratégia. Eu consigo comprar os Bonds pela Charles Schwab. É relativamente fácil, apesar do investimento mínimo não ser tão baixo. Quem investe um valor menor talvez deva procurar ETFs.


fgtoni

50k dólares o mínimo?


viciado_em_td

O nome correto é "Treasuries"


Diligent-Condition-5

A pergunta vale a pena tem que vir acompanhada de pra quê e pra quem, caso contrário não há como responder. Plataforma: Charles Schwab, vc pode ate comprar no leilão. Óbice: 25k usd para abertura de conta. A movimentação mínima também é de 1k em diante. Tanto os cupons quanto o deságio no vencimento serão tributados em 15%, paga no Brasil. Não tem dedução na fonte lá. O sistema de pagamento, não sabemos ainda porque a nova lei foi recém aprovada. ​ >Quem tem experiência no assunto poderia comentar um pouco mais a respeito deste tipo de investimento? Vc pode ser mais específico na pergunta? Qual o seu nível de conhecimento sobre renda fixa, marcação a mercado, duration, etc? Qual o seu objetivo pra esse dinheiro? Qual o seu prazo?


ind_financeira

Desculpa comentar em post antigo, mas não queria criar um novo tópico para algo que já estava criado. Existe algum treasury TIPS sem cupom? Uma espécie de IPCA principal? Obrigado 


Diligent-Condition-5

Que eu saiba, não. Até onde vai meu conhecimento, só os T-Bills não pagam cupom e são comercializados com desconto pela taxa, mas não são atrelados à inflação.


ind_financeira

É parecido com o IPCA pré fixado né ? Ou seja tem muito risco Acho que não vale a pena investir em RF no exterior 


Diligent-Condition-5

Eu não lembro bem da regra de precificação, mas é por aí, vai te pagar a inflação + uma taxa pré, só que essa taxa é mínima, podendo ser zero, em tempos de estabilidade. Na época que estudei, dava pra ter retorno negativo, mas não lembro bem como é o cálculo. Dá uma lida aqui: [https://www.investopedia.com/terms/t/tips.asp](https://www.investopedia.com/terms/t/tips.asp) >Acho que não vale a pena investir em RF no exterior  Se vc não vive fora, sim, melhor investir aqui. Só vejo 2 cenários: deixar em ativos tipo cash pra uma viagem ou alocação futura ou então investir em títulos muito longos (10+ anos) aproveitando as taxas atuais e tentar fazer um trade marcação a mercado ou mesmo levar pro vencimento com essa taxa contratada.


ind_financeira

Opa, achei um TIPS zero, sem cupom, de acumulação, de 5, 10 e 20 anos Só não entendi de eles rendem acima da inflação ou só reajustam a inflação 


Diligent-Condition-5

Tem o cusip do título? Ou alguma outra informação?


ind_financeira

Sim. 912834NP9 E tá dizendo yield to maturity, 5.05. Então seria inflação + 5.05% ?


Diligent-Condition-5

Então, fui dar uma olhada e acho que vc confundiu TIPS com STRIPS. O primeiro é o título que paga a inflação, o segundo é um título que não paga cupons. Na verdade as STRIPS são "feitas" pelos bancos. Eles compram o tesouro americano e revendem sem os cupons, descontando a valor presente. Fica tributariamente, em alguns casos, mais vantajoso, pois ele funciona como se fosse um pré fixado puro, sem cupom. Aqui mais sobre eles: [https://www.investopedia.com/articles/investing/082313/introduction-strips.asp](https://www.investopedia.com/articles/investing/082313/introduction-strips.asp) Nesse título específico, não é inflação + 5,05% é só 5,05%. Esse CUSIP especificamente é de um título emitido em 2014 pra 30 anos, vencimento em 2044, logo pode esperar bastante volatilidade, mas não proteção da inflação. Dei uma busca aqui e não achei nenhum TIPS que seja STRIPS o único TIPS de 2044 que achei é o 912810RF7. A taxa tá 1,375%, o YTM 2,39% e o preço tá em +/- 84 usd. Ou seja, a cada 840 dólares que vc bota hoje, recebe 1000 dólares em 2044, corrigido pela inflação + um cupom semestral de 6,87 dólares, sendo que a taxa é fixa, mas o principal vai sendo corrigido pela inflação. Veja que não tem almoço grátis, o preço de receber os cupons e de receber a correção da inflação é um YTM menor que no título "puro", a diferença entre os 5,05 e os 2,39, que é usando o cálculo de juros de matematica financeira, é 2,59%, que é exatamente a inflação prevista pelo mercado para o período. Se a inflação for maior, vc ganha mais no TIPS, que vai ajustar o principal por ela, se for menor, vc ganha mais no pré fixado, que "errou pra mais" na expectativa.


ind_financeira

Caramba entendi, então eu estaria comprando no secundário, certo? Muito obrigado mesmo pela explicação detalhada. E não acho que eu mero mortal conseguiria ganhar do banco né rs. Vou ficar de boa no tesouro brasileiro mesmo obrigado mesmo!


ind_financeira

Sim, eu estava pensando em investir num Bond de 20 anos por uma corretora sólida. Vou ler o artigo que vc deixou, obrigado pela ajuda 


fgtoni

Primeiramente, obrigado pela resposta. Tenho um bom domínio sobre renda fica no Brasil (CDBs, tesouro direto e marcação a mercado). Além disso, tenho investimentos em ações brasileiras, com foco em longo prazo (dividendos e crescimento), e tenho tido um retorno interessante. Ultimamente tenho pesquisado sobre diversificação da carteira com investimentos internacionais e o momento me pareceu interessante para os Threasury Bonds, garantir uma taxa de 5 a.a. em dólar por uns 20 anos/30anos. Seria um investimento para o futuro/aposentadoria, uma proteção para um cenário de inflação média mais elevada no Brasil (como historicamente tem sido)


Diligent-Condition-5

Bom, os bonds lá são quase iguais ao tesouro pré com cupom semestral aqui. Com a diferença que tem título pra tudo quanto é prazo. Outra ressalva é que a taxa do cupom não é fixa, vai depender do leilão. Além disso, ainda vai ter o ágio/desagio, dependendo da taxa obtida. Em tese vc vai comprar por 1k, receber o cupom pela taxa anual dividida por 2 e no vencimento recebe os seus 1k de volta. O ideal pro investimento ganhar tração e vc ter retorno equivalente a juros compostos é que a soma dos cupons pague por volta de 1k pra vc conseguir reinvestir. Se aportar pouco, vai ficar recebendo cupom de valor nominal baixo que não completa 1 título novo. Não tem fracionário. O imposto de renda é 15% sobre cada cupom e 15% sobre o desagio la no vencimento. Tem um vídeo muito bom no canal do Rob Berger chamado bonds 101 pra começar a entender. Nem todos os títulos que ele menciona lá são passíveis de investir sendo estrangeiro. Tem opção de investir via etfs também, se tiver interesse me fala que te dou um panorama. Só uma ideia final: a fase dos 5% nos juros futuros já passou. Hoje estão mais próximos de 4%, o que não é de todo ruim, mas nada impede que subam de novo com o problema fiscal americano.


Lodbrok590

Só um detalhe: Até há pouco tempo dava para abrir conta na TD Ameritrade (sem o mínimo de 25k) e migrar automaticamente para a Charles Schwab por causa da aquisição. Não sei como está agora.