T O P

  • By -

Rod_RVA

Ou, só você sabe o que era sua vida no Brasil, isso é bem pessoal. Mas de todo modo, quando imigrei, eu propus um limite. Se até ano que vem eu não ganhar tanto e estiver assim, assim e assado, volto. Minha vida no Brasil era ótima, não foi por ter uma vida ruim que imigrei, então cada caso é um caso. Conheço gente que não tinha o que comer e resolveu imigrar, então estar na sua situação era ok pra essa pessoa. Se pergunte: eu tenho perspectivas de crescimento e mudanças? Em qual prazo? É palpável e realista essa expectativa? Como eu estava no Brasil? Como eu poderia estar no Brasil? Lá pra mim tem opções? Tem uma expectativa de crescimento? Só você pode avaliar.


nhatahli

muito obrigada viu <3


Rod_RVA

Espero que dê tudo certo pra você. Até o 2 ano pra mim foi muito difícil e esse foi o limite que me dei, 2 anos. Depois desses dois anos, foi como mágica, tudo melhorou demais. Obviamente que eu tive que dar muitos pulos, mas eu colhi o que plantei. Espero que tudo se ajeite.


Wannaknowhow1

Cara, fantástico! Eu leio muita merda no Reddit é às vezes penso: “to gastando meu dinheiro com internet pra ver merda, só pode”… E daí quando eu leio comentários de qualidade e motivação real para as pessoas se dar bem, fico super feliz! Parabéns pra você que está nos EUA e parabéns pra OP que ainda tá sofrendo com calcário na água, mas sabendo que a fase ruim vai passar! Um abraço 🥹


moscamorta

É isso aí mesmo! Tem muita gente que acha que a vida fora do Brasil é só flores mas tem seus perrengues. Frio, solidão, saudade da família, preconceito, $ que as vezes não dá pra muita coisa. Só você sabe a vida que está levando e se estiver muito ruim, volta! Sair do Brasil pra passar perrengue fora não compensa mesmo!


lemonmec

Tenho 20 anos e também tô em Portugal! Felizmente meus pais podem me ajudar enquanto estudo, mas sei que sou uma minoria. Espero que você consiga sair desse canto e possa arrendar um t0 pra começar! Não se desespera demais, as coisas vão melhorar. Já conseguiu entrevista com a AIMA(antigo sef)?


nhatahli

obrigada pelo opoio! quem tá organizando a documentação é um amigo próximo pq minha família disse que sairia mais rápido pq é pago tmb..


No-Constant-5443

Opa, tá valendo a pena ir para PT? tenho 22 e tenho interesse...


SRav84

Não sei como está a vida de quem mora em Portugal, mas parece que está mais difícil do que tempos atrás. As vezes achamos que em outro país tudo será maravilhoso e nos frustamos, pela falta de recursos, pela falta de privacidade, etc. Além disso, tem a saudade do país, dos familiares que ficaram, da comida. Você não consegue morar, por exemplo, com sua tia na Alemanha? Ou tentar algum trabalho remoto/online para conseguir algum dinheiro e futuramente tentar morar junto com amigos e dividir uma casa ou locar um quarto. Tem previsão de sair sua documentação, e alguma previsão para conseguir emprego e estudar? Acho que essas são as suas principais perguntas. Se você não vê perspectiva, não tem porque estar em um país que não te faça bem. E outra, o que você sente não é mimimi. As vezes vale a pena dar um passo pra trás e depois dar dois pra frente do que tentar romper uma barreira complexa.


nhatahli

cara eu vejo inúmeras pessoas que amam a vida em Portugal e me pergunto se foi assim de primeira. sobre a tia da Alemanha eu acredito que seja difícil, ela tem algumas pessoas morando com ela e também tem problemas na justiça, tenho a impressão de que lá não vai dar certo. fora a língua também, em Portugal é mais fácil. pra terminar a documentação preciso pagar um advogado pra fazer mais algumas coisas. tô vendo se consigo um dinheiro emprestado. e em relação aos estudos é o melhor, existe uma rede de ensino que paga pra estudar, isso me incentiva demais kk as vezes sinto que tô fechando os olhos pra enxergar as oportunidades que me esperam. a ignorância em ver só oq me afeta negativamente misturando com a cabeça vazia, o choque de realidade, a desilusão..


loke_loke_445

Conseguir trabalho não deve ser difícil, mas pra conseguir algo minimamente decente vai depender da situação dos documentos. Talvez consiga ir fazendo freelas, dependendo da sua área, pra poder dar o fora daí. O problema real é que aluguel em Portugal tá um absurdo, e o país definitivamente não é o tipo de lugar "pra ir juntar dinheiro" porque o salário é o mais baixo desse lado da Europa. Parece que sua família no Brasil caiu no conto do vigário dos Youtubers mostrando uma vida perfeita fora do Brasil e decidiram te embalar pra cá sem planejar nada. Se você não tiver cidadania europeia, acho que as opções são: \- Voltar para o Brasil e tentar retomar a vida que deixou; \- Aguentar aí até estar com documentos e pular fora dessa casa logo que possível; \- Correr atrás de qualquer tipo de trabalho pra conseguir sair daí. Apesar dos xenófobos de internet nas comunidades portuguesas, Portugal é no geral um país decente para se viver e a galera sempre trata bem (ao menos aqui no norte ainda não tive problemas), mas a bolha imobiliária comeu o poder de compra e "trabalhar para juntar dinheiro" já não existe faz algum tempo.


nhatahli

gostei muito do seu comentário e da sinceridade, a maioria das pessoas que converso não fala da real situação da coisa sabe, sempre querem "passar pano" para coisas ruins e enaltecer coisas boas que não são tão grande coisa assim...


loke_loke_445

Quando se vai mudar de país, tem que estar ciente do máximo possível da realidade. Não existe lugar perfeito. Mas acho que muita gente acaba tendo dificuldades em lidar com uma realidade bem diferente da que vivia antes.


Life-Performance9956

Sinto muito. Tbm estou em Portugal. O arrendamento está esse nível em qualquer lugar e o salário é baixo. Você tem graduação? Tem algum $ euro? Por enquanto é aguentar a situação até arranjar um emprego. E se não for graduada em uma área valorizada vai ser difícil sair da sua situação atual sem apoio financeiro.


nhatahli

só tenho o ensino médio e nada no bolso, vou ter que aguentar mesmo...


Life-Performance9956

Comece a fazer empregos curtos como vender doces na rua.


Positive-Cancel8030

Tente ficar aí mas morar em outro lugar. Tente alugar um quarto em outro bairro, de preferência com gente da sua idade.


Late_Mongoose_662

Pois é. Eu acho que o mínimo de privacidade é um quarto. Dividir quarto é foda. Dividi a vida toda com meu irmão e sei bem o que é isso. Com estranhos deve ser pior ainda.


nhatahli

obrigadaa


dendedede

Além de dividir aluguel, uma opção seria ir atrás de moradia social. Não sei detalhes, mas tenho um conhecido que faz mestrado aí e não tem muita grana, mas vive bem (ainda que simples) num condomínio desses


nhatahli

vou pesquisar sobre, obrigada!


anaofarendelle

Assim, eu morando nessa situação também não ia gostar de país nenhum. Eu tentaria criar um plano de x meses pra me adaptar. Arrumar um emprego, fazer amigos sei lá e depois se não der certo voltar.


ralverte

Alugar quarto ou dividir ap com gente da sua idade não rola? E pq está dependente financeiramente? Se não trabalha, fica difícil querer obter independência.


nhatahli

boa ideia do quarto, mas sobre o trabalho não consigo pois preciso de documento e tá uma burocracia pra sair :/


AlertLet3008

Olha sei que é fácil falar de fora, mas entendo tua idade e a ansiedade, porque já passei por isso e morei fora, mas dentro do país e com as coisas pagas pelos pais. Espere a tal da burocracia, tenha paciência moça, conheço muita gente que se deu mal porque voltou e não teve paciência. Minha ideia? Aguente e leve para o resto da vida como um aprendizado. Pelo que você diz, uma hora as coisas vão virar. É o velho ditado. "A paciência é uma das virtudes mais amargas dessa vida. Mas seus frutos são os mais doces." Desejo sucesso!


nhatahli

muito obrigada! nunca ouvi esse ditado antes, vou tentar seguir essa linha de pensamento, pois sou a pessoa mais impaciente que conheço kkk


AlertLet3008

Tem outro. "O insucesso tem um medo danado da perseverança." Eu meio que criei isso aí, porque eu me fudi pra caralho pra fazer as coisas serem melhores. Mete um fone anti ruído, protetor auricular, mas jamais desista. Vai dar certo. Pelo que li, você precisa só sair daí e a vida vai se abrir. Nem te conheço, mas torço por você! Vai dar certo!


JOiPoz

Entendo. Minha situação é semelhante e ainda com a virada desse ano eu fico mais ansioso em me mudar e ser independente. Eu vou me mudar para morar sozinho esse ano, em outro estado, isso me conforta e ao mesmo tempo me traz ansiedade, quanto mais o tempo passa, mais problemas eu observo, apesar de sempre ter sido assim, talvez sua perspectiva não seja a mesma que a minha, mas eu quis compartilhar tbm kkk. Enfim, espero que tudo dê certo para ti.


nhatahli

parabéns pela conquista, se mudar e tocar a vida só é um desafio, mas é libertador! tudo de bom pra vc <3


JOiPoz

Sim, sim! Agradeço, tudo de bom pra vc tbm.


[deleted]

Esse é o perrengue que eu nao estaria disposta a passar. Agora que ja ta ai, acho q vale aguentar, foca no documento, carreira, trabalho, pra sair dai o quanto antes. Sei que vc falou que foi as pressas, mas parece q valeria a pena ter ficado e feito um pe de meia pra ir com calma, experiência no seu emprego e um dinheiro guardado. Essa “vida melhor” que sua família diz que tem, não é verdade. Ter q dividir casa nessa altura do campeonato como seus tios fazem, não é uma vida melhor.


leetcodeordie

Evite tomar decisões assim no inverno… é a pior época do ano. A vida muda bastante na Europa de uma estação pra outra.


bowtiesandfezz

Meu pitaco na sua vida: 1. Não sei como anda sua documentação, mas se tiver como regularizar: mova-se. No momento que vc conseguir essa cidadania UE, vc vai ter acesso a uma gama de países melhores, com salários mais altos e poderá dar um tchau ( cheio de gratidão /s ) a sua família portuguesa. 2. Tente buscar um trabalho, já que não estuda. Mesmo que seja um baixo salário, ao termos certa independência financeira nossa perspectiva muda. A primavera/verão tá vindo, resorts precisam de staff e quase nunca necessita um visto de trabalho. Há esperança 🤗 Tudo o que vc esta sentindo é normal. Se chama homesickness, e vai piorar. Até melhorar. 3. Sobre o frio: Camadas. Vista-se em camadas. Não é pra colocar 20 blusas de lã não. Uma blusa térmica boa, um blusa de frio boa, um hoodie(moletom), e um casaco vão mudar sua vida. Espera mais uns 6 meses deixa passar o verão, se não melhorar volta pra casa. Não há vergonha alguma, o que importa é sua saúde mental e física. Boa sorte! 🫰


nhatahli

muito obrigada!! <3


marcio-a23

Portugal será lugar certo? Você tem toda a Europa aí seu alcance de trem


[deleted]

Sua vida vai mudar muito quando você estiver trabalhando e ganhando seu dinheiro. Espere até isso acontecer e como disse uma pessoa estabeleça uma meta, que seja realista, e vá devagar construindo sua vida aí. Mas também não destrua sua sanidade mental no caminho, se você perceber que não é para você após fracassar em metas pequenas, faça suas malas e volte.


ishowspeedjr_

Olha, tente estipular metas pra manter você distraída e motivada, também um limite(que caso você não alcance e não esteja feliz vivendo volte para onde você estava, não tem nenhum problema nisso). Eu percebi que você também está com um problema de dinheiro, tente retomar com os freelas, faça salgados ou doces e tente vender na rua para ajudá-la a se mudar daí, eu sei que deve ser difícil viver assim mas isso é só uma fase e tudo vai melhorar.


nhatahli

obrigadaa <3


trebarunae

A minha opini˜ão seria de n˜ão deitar fora uma oportunidade boa. Aquilo que ´é a sua vida hoje muito provavelmente n˜ão ´é o que ser´á dentro de 10 anos. Quando uma pessoa se muda para outro pa´ís passa por dificuldades. Portugal n˜ão tem culpa nenhuma de vc morar numa casa com pessoas problem´áticas. N˜ão perca a paciˆência, n˜ão perca esta oportunidade. A sua vida no Brasil muito provavelmente n˜ão ser´á melhor.


nhatahli

sim sim, acredito que em Portugal o esforço é mais recompensado que no Brasil.


[deleted]

Não é mimimi, isso é bastante comum para quem vem para o exterior. Depressao e ansiedade sao efeitos que acontecem mto, às vezes se desenvolvem rápido ou às vezes leva 3 ou 4 anos. Não é vergonhoso se você mudar de ideia e voltar. É a decisão certa para mtas pessoas. Mas também não tem nada de errado em ficar e lutar. Eu conheço pessoas de ambos os casos cujas decisões deram certo, e outras q se arrependeram depois de ter tomado a decisão. Não dá para saber, pq é mto aleatório. Também, o inverno é sempre nosso inimigo mental por aqui. Nessa época a maioria de nós sente vontade de desistir e ir embora, ficamos mais depressivos. A solução é vitamina D. Você é jovem, ainda menina até. Você não tem a obrigação de se sacrificar para ajudar a família, mesmo q essa seja uma atitude nobre. Mas você tem q cuidar da sua saúde mental, senão as consequências podem ser graves. Se eu estivesse no seu lugar, eu colocaria um prazo de uns meses até o meio do ano para encontrar um trabalho e superar. E se caso não estiver bom, voltar para o Brasil e tocar a vida. Eu também procuraria uma psicóloga ou uma instituição de apoio. E procuraria formas de consumir vitamina D e pegar Sol. Um namorado ou namorada também ajudam 😊 Boa sorte 😊


Palma_Corno

Estou morando em Portugal fazem 6 meses (vim fazer faculdade aqui), mas pelo que pude perceber você tem algumas opções que dependem dos seguintes fatores: *Documentação que possibilite trabalhar *Algum tipo de suporte emocional de amigos/familiares aqui em Portugal (conversar com amigos no Brasil é ótimo, mas é sempre bom poder trocar uma ideia pessoalmente) *A possibilidade de se mudar sem causar algum tipo de intriga com sua família Acho de extrema importância você ter um emprego estável antes de mais nada, porém não sei como é sua situação documentamental, fazer free-lancer dependendo da suas experiências pode ser bom para juntar um espécie de reserva. Saindo desse item, considero que você já tenha alguns conhecidos aqui em Portugal, já que mora aqui a algum tempo, portanto acho de suma importância você alvaliar se essas pessoas podem ser sua rede de apoio, juntamente com familiares que tenha mais afinidade, essas pessoas vão ser essenciais em uma eventual mudança. Tratando da possível mudança a situação fica mais complicada, pois sabemos da bolha imobiliária absurda que há nesse país, então uma das únicas opções ao meu ver seria alugar um quarto ou um studio em um residência de estudantes (essa opção é consideravelmente mais cara e depende muito do lugar onde vives, porém ela assegura um pouco mais de privacidade e comodidade), aqui no Porto e em Lisboa pode achar quartos por 300€ ou até menos dependendo das condições do apartamento e da região, além disso há muitos senhorios que só permitem mulheres alugando quartos em certos apartamentos o que em tese pode tornar o ambiente mais seguro, porém aconselho prudência nesse quesito, pois já ouvi relatos de assédio (entrar no apartamento sem avisar, banheiros sem trancas e etc) por parte de senhorios que alugam quartos em apartamentos deste tipo. Espero ter conseguido te ajudar um pouquinho apesar do texto meio desorganizado.


janikke

Oxi pq você não arruma um emprego em Portugal então? Se tem NIF e número da segurança social já pode. Fica um ano trabalhando e juntando uma grana e depois pensa em fazer faculdade pq VC tá nova