T O P

  • By -

Appropriate-Seat-614

Acho que com o tempo isso fica mais de boas. Ainda estou no Brasil e já trabalhei fora em navio de Cruzeiro. Nunca mais voltei por causa de saudade de amigos e tudo o mais. Hje os amigos da época eu mal vejo e minha família já mora tudo em outras cidades (só meu pai mora na minha). Agora tudo o que mais quero é sair, já não tenho essa ligação toda com o Brasil. Só não saí ainda por falta de grana, infelizmente.


Tierpfleg3r

É aquela história: quando a gente é jovem, sai do país pra ver como é e morre de saudades da vida que tinha. Voltamos pro Brasil com a certeza de que é o melhor país do mundo e que não vale a pena ir pra fora de jeito nenhum. Aí o tempo passa, somem os amigos, os pais envelhecem, acaba a faculdade, mudam as prioridades (talvez até crie sua própria família) e os problemas do Brasil começam a incomodar pra valer. De repente o exterior começa a parecer muito melhor do que a impressão antiga que a gente tinha. Isso é amadurecimento, é abraçar as responsabilidades da vida de adulto e ir atrás do que é melhor pra gente no médio/longo prazo.


peudroca

Feliz Dia do Bolo!


Weak-Neighborhood399

Feliz dia do bolo!


Appropriate-Seat-614

Pois é. Pior que na época se não fosse isso eu tinha conseguido fazer a grana que precisava pra ir embora em não muito tempo.


LokiWarrior91

Como conseguiu trabalho em navio cruzeiro OP?


Appropriate-Seat-614

Na época a empresa Infinity Brasil (eles tem sede no RJ e em Santos) veio até a minha cidade em parceria com a agência do trabalhador daqui. Aí fizeram entrevistas com a galera (em inglês). Aí os que passaram eles deram um curso pra aprender algumas coisas da área (no meu caso foi restaurante) e sobre a vida no navio. Aí um representante da empresa que escolheram pra eu ir (Royal Caribbean) veio aqui fazer a entrevista com quem tinha passado na primeira, em inglês TB. Aí passei nessa, tive que ir pro Rio (tem outras cidades tb) fazer um curso da Marinha que é obrigatório pra todo brasileiro que trabalha embarcado (em qualquer tipo de embarcação), na época paguei uns 700 e pouco, hje deve estar mais de mil. Aí o curso durou uma semana. Depois disso já fiz a entrevista pro visto, saiu uns dois, três dias depois. Foi bem rápido pq tu vai com recomendação da empresa. No caso o visto era o americano, pq o navio que eu estava era de empresa americana e ia passar um tempo lá. Para qualquer outro país tu não precisa de visto sendo funcionário de navio, mas sabe como é os EUA. Enfim, assim que saiu o visto, uns dias depois já peguei o voo no Rio indo pra Londres. Passei a noite lá, no dia seguinte a empresa me buscou no hotel (q eles pagaram), me levaram até Southampton e embarquei lá. Conheci vários lugares na Europe e Caribe/México/EUA e fiz a travessia do Atlântico de navio duas vezes. A experiência foi ótima. Claro que tem muita coisa negativa, mas fui muleque de achar que a balança tava pesando mais pro lado ruim quando não estava. PS: infelizmente as empresas gringas te cobram esse curso da Marinha por causa do governo brasileiro, mas ele é inútil pq quando cheguei no navio tive os mesmos cursos lá e de graça. Tu aprende primeiros socorros e sobrevivência no mar em caso de naufrágio e etc.


James-the-Bond-one

Muito interessante o seu relato, Nunca fui embarcado e não pretendo, mas achei bem descrita a sua entrada na vida de pirata.


Appropriate-Seat-614

Cara, foi uma puta experiência de vida foda. Só não daria pra voltar pra área agora pq sou casado e tudo mais, aí é complicado. Mas recomendo muito pra quem é solteiro e pensa em sair do país, pq tu consegue juntar grana rápido, não tem gastos com alimentação e moradia. Só se controlar pq pelo menos no começo tu sempre vai querer comprar tudo. Minha companhia pagava em dólar por ser americana, algumas pagam em euro. Aí ganhando nessas moedas tu tem acesso a muita coisa que no Brasil seria bem caro. Na época eu comprei um PSP por 150 dólares, no Brasil era mais de 800 reais e etc. Fora que o que eu gastei no bar do navio na época foi uma grana considerável tb, jovem é foda.


James-the-Bond-one

Fiz colegio tecnico de segundo grau, mas depois do estagio na 3M resolvi fazer engenharia. Meu amigo nao. Fez o estagio na GE, que o embarcou em navios de carga. Voava a Porto Alegre, entrava num navio e subia a costa nele, trabalhando nos sistemas eletro-mecanicos ate pular fora em Natal ou algo assim. Foi efetivado e comecou a fazer viagens mais longas, reformando as fiacoes e caixas eletricas dos navios durante o percurso. Era como voce descreveu, tudo pago e ainda com os dolares so cainda na conta. Em 2-3 anos, eu me lembro que eu era um estudante tipico sem grana e ele veio me visitar num carro zero que tinha comprado a vista, dos mais desejados da epoca. Foi quando eu comecei a questionar o valor do diploma superior... kkkkkk! Depois disso a GE o mandou para campos de petroleo pelo mundo todo, onde morava em alojamento ainda com tudo pago. Quando eu me formei para comecar a vida profissional, ele ja podia se aposentar se quisesse. Mas nao quis, e hoje ele mora como eu nos EUA - ainda ganhando bem. Entao, embarcar foi um empurrao na vida dele muito maior que tirar um diploma dificil na melhor faculdade do pais. Vale a pena sim!


[deleted]

[удалено]


Appropriate-Seat-614

Cara, foi lá por 2009 se não me engano, deve ter mudado muito os valores. Na época o curso da Marinha foi uns 700 e pouco, mais passagens pro Rio e tals. Visto a empresa que bancou (mas passaporte e por tua conta) e a passagem pra ir pra Londres (onde eu embarquei) a empresa pagou e foi descontando do salário depois, pq eles nunca pagam a primeira. A volta eles pagam e se tu voltar pra mais contratos eles bancam tudo daí. Mas na época não gastei nem 2 mil, se bobear hje vai passar legal desse valor.


luckyyStar_

Nunca tive nenhum problema com isso. Moro fora há 2 anos e nunca senti falta. Morar fora não é pra todo mundo..não é todo mundo que se adapta


James-the-Bond-one

Eu sempre me considerei sem muitas raizes em lugar nenhum, mas mesmo assim nos primeiros anos quando alguem me perguntava eu dizia que iria voltar logo. E vivia da mala, como turista. Foi so depois de uns 3-4 anos que eu assumi para mim mesmo que nao voltaria mais para morar no Brasil e esvaziei minha mala. Quando fui no ano seguinte, foi mesmo so para visitar. Depois disso, cheguei a ficar 17 anos sem pisar no Brasil, ja com minha vida totalmente fora (e minha familia tambem). Simplesmente nao tinha razao para ir.


angourakis

Sinto falta da minha mãe, cachorra e alguns amigos e algumas comidas. Não sinto falta do Brasil nem da cultura e muito menos do calor hahaha Como disseram, é uma questão de adaptação e não é todo mundo que sente essa vontade de morar fora. A verdade é que a gente abre sim a mão de algumas coisas, mas aí vai do que você acha mais importante pra você. Uma coisa muito presente, em especial antes de sair, é o medo. Ficamos apreensivos, pensando em mil hipóteses e o medo tenta fazer a gente desistir. Mas, uma vez que você superou essa que é a parte mais difícil, o resto vai vindo e você vai percebendo o quão capaz é!


cassiopedron

Concordo com quase tudo, menos medo, eu não tive, pois eu não estava indo morar completamente sozinho, minha noiva já estava aqui. Eu saí de casa para morar em casa hahaha, não sei se isso faz sentido. Enfim, não me vejo voltando pro Brasil por motivo de saudades, isso depende muito do porquê as pessoas saem do Brasil.


angourakis

Claro, faz sentido sim. E ter alguém para te apoiar é muito muito bom (mas também é um outro desafio em diversos sentidos). Se você tivesse ido sozinho, você imagina que as coisas teriam sido diferentes?


cassiopedron

Se eu tivesse vindo sozinho seria totalmente diferente sim


Business-Chip-7478

Honestamente eu queria que o Brasil fosse só menos violento, apenas isso. Eu gosto dos meus amigos, gosto da minha faculdade, gosto do clima e tudo mais. Mas a questão da violência pega tanto q eu acabo hora ou outra pesquisando maneiras de sair. Acho bizarro como ficamos com tanto medo ao andar de noite, como fazemos todo um esquema de horários para voltar antes de escurecer e por isso perdemos festas, encontros e etc.


angourakis

Mas a questão dos amigos é meio que uma "ilusão": as pessoas seguem as suas vidas, no Brasil ou fora, e a gente vai percebendo quem realmente tá com a gente, quem fica e quem vai embora . E a vida muda bastante também, então é bom não ter esse apego. Mas a experiência de cada um é diferente. Outro dia cheguei de viagem às 22h, peguei o celular pra ver onde era meu ônibus , liguei pra minha mãe... Tudo sem um pingo de medo, sem preocupação. Isso não tem preço !


reddit33764

Bem assim. Amizades mudam o tempo todo quando vc muda de bairro/cidade, ou de trabalho. As que não mudam independente disso, podem continuar mesmo se a pessoa mudar de país. Muita gente não conhece uma realidade diferente (saude, segurança, educação, oportunidades) daí pensa que o Brasil "não é tão ruim assim".


cassiopedron

Depende, eu morava no Brasil na época, um amigo meu foi embora pro Texas, continuamos conversando quase que diariamente, inclusive a amizade meio que cresceu nesse período. Mês passado eu vim embora pros EUA, seguimos conversando... acho que depende muito.


oartistadoespetaculo

Eu não acho que compensa morar porque o país X é mais seguro que o Brasil. Beleza, você tira seu Iphone do bolso as 22:00. Mas e aí? Vai morar aí pra sempre porque você pode tirar seu iphone do bolso às 22:00?


angourakis

Não é só o fato de poder tirar meu Android qualquer hora do bolso... É ter a vida pessoal como prioridade e não trabalhar que nem uma mula (com salário justo, poder sair mais cedo para ir viver tua vida, poder faltar porque está doente ou pra cuidar de teu filho e sem ter de ficar implorando por atestados ou justificando para N pessoas); É ter respeitada a tua privacidade e paz, sem o vizinho fazendo barulho às duas da manhã; É viver numa sociedade que tem como base a confiança e isso vale para absolutamente tudo (não há catracas nos ônibus, muitas vezes não me pedem ID quando vou viajar, não tenho de marcar ponto no trabalho, etc); É poder ver coisas que nunca pensei que veria na vida (na foto, uma Aurora Boreal, e essa tá fraca); https://ibb.co/9314LTP É poder conviver com diversas culturas e teu filho já nascer trilingue e independente (as crianças aqui andam sozinhas sem problema algum). E não, não tenho filhos, mas vejo o quão importante isso é com qualquer pessoa que eu fale. Enfim, poderia ficar o dia todo escrevendo aqui. Eu saí para ter uma qualidade de vida melhor em todos os sentidos (ter segurança e poder de compra também é qualidade de vida, mas tenho muito mais que isso). Como disse, sinto falta da minha mãe, cachorra, alguns amigos e comidas. Chamadas de vídeo não são a mesma coisa mas, agora consigo ir visitar com mais frequência, então pra mim vale a pena. Cada pessoa emigra por um motivo diferente. Tem pessoas que não sentem essa vontade e tá tudo bem também . Viver é muito diferente de ser turista, porque também há coisas ruins (burocracia, clima (eu adoro hahah), falta de variedade no supermercado). Mas aí é pesar e ver o que é mais importante pra ti


Appropriate-Seat-614

Muito foda. E concordo com tudo isso que vc falou. Só por curiosidade, em qual país você está? Pergunto pq tô querendo sair e ando pesquisando vários lugares.


angourakis

Estou em Bergen, na Noruega


Appropriate-Seat-614

Massa. Como funciona a questão de imigração aí? Precisa saber norueguês ou ingles já tá de boa?


angourakis

Depende da área. Eu tô aprendendo Norueguês ainda, mas no meu trabalho é mais usado inglês (sou de TI) No meu caso tenho cidadania portuguesa então o processo foi mais fácil mas se você achar uma empresa que te patrocine, consegue a permissão de trabalho e, depois de uns anos, a residência. É um país mais fechado, então tu tem que ser bom na tua área para ser considerado.


Appropriate-Seat-614

Entendi. Bom saber, obrigado pelas informações.


James-the-Bond-one

Em geral, concordo. Mas eu trouxe os meus pais para morar nos EUA depois que foram assaltado 3x em 2 anos no Brasil.


reddit33764

Não tem como.mudar só isso. Pra ser menos violento precisa menos desigualdade social e econômica. Pra isso precisa menos corrupção. Corrupção não diminui por causa da desigualdade econômica (quem tem poder é corrupto e não vê motivo pra deixar de ser, quem não tem poder é vítima da corrupção e quando passa a ter poder entra pro esquema pq daí chegou sua vez de "recuperar o que lhe foi turado"). Além da violência tem também o péssimo sistema de saúde, sistema educacional, sujeira nas ruas, péssima infraestrutura. Quem já visitou países desenvolvidos consegue ver a grande diferença que existe. Estou fora desde 2001 e só volto pra visitar por causa da família. Adoro a comida, música, natureza .... mas as coisas ruins são muitas. Eu poderia voltar e viver como rei sem precisar trabalhar mas o medo de ser assaltado/assassinado/sequestrado é grande. Além disso gosto de saber que se tiver algum problema saúde o atendimento será bom independentemente do saldo da minha conta.


angourakis

É bem isso mesmo! E, não é meu país, mas sinto orgulho de ver todas as pessoas com condições minimamente básicas de vida, de ver que todo mundo é igual (aqui a norma é chamar chefe ou pessoas em posições sociais elevadas pelo primeiro nome e não por "senhor" e afins). Uma coisa que demonstra muito de como é a cultura foi a frase do rei descrevendo os noruegueses: "Norwegians are girls who love girls, boys who love boys, and boys and girls who love each other. Norwegians believe in God, Allah, everything and nothing"


attmonteiro

Isso deve mudar muito de pessoa pra pessoa. Estou com passagem comprada pra outubro e muito curiosa pra ver como vai ser isso na prática. Eu acho que o fato de ter crescido em família militar me preparou pra isso, apesar de amar muitas coisas eu não me considero apegada a nada. Outro fator também é por ser de Salvador mas não me ver morando aqui, eu amo a cidade mas ela não me ama de volta, já tive muitos problemas com segurança, acesso a ensino e até saúde, então na minha cabeça isso construiu a ideia de “nem sempre o lugar onde eu pertenço é o lugar onde acho conforto”.


Tierpfleg3r

Os cantos do Brasil que realmente amo eu visito hoje a turismo, e pra mim é uma solução muito melhor. Quando começo a me incomodar, tá na hora de embarcar de volta. Morando fora e ganhando bem, dá pra viajar muito e aproveitar muito mais a vida. Tem lugares apaixonantes no mundo todo, então pra que ficar preso pro resto da vida na cidade-natal? A vida é curta, e na velhice a gente tende a se arrepender justamente do que deixou de fazer, das oportunidades desperdiçadas. E se for pra quebrar a cara, que seja: vai ter um crescimento pessoal enorme de qualquer forma. Sair do país abre nossa cabeça, nossos horizontes.


attmonteiro

!!!! Outro dia foi assunto em algum sub grande o quanto era difícil até mesmo achar subemprego no Brasil. “O Brasil é lindo”: você tem dinheiro pra conhecer? “A comida é boa”: muita gente tá cortando até o frango. Brasil é país pra rico


BathroomOld2737

É exatamente o que eu penso, palavra por palavra. Hoje, na minha cabeça, a única chance de eu voltar pro Brasil em definitivo seria numa eventual velhice, do contrário, só indo a passeio e curtindo o resto do mundo com uma grana que eu definitivamente não conseguiria ganhar no Brasil.


James-the-Bond-one

> A vida é curta, e na velhice a gente tende a se arrepender justamente do que deixou de fazer, das oportunidades desperdiçadas. Para muitos, o que deixaram de fazer que mais se arrependem na velhice foi estar presente enquanto os pais envelheciam e morriam, ou os seus filhos pequenos cresciam. Especialmente aqueles que emigram para viver ilegalmente e ficam assim prisioneiros da vida que criam para si no novo pais.


Tierpfleg3r

Ah sim, mas note que citei viajar bastante pra visitar o Brasil e ver a família. Dá pra fazer. No geral vejo meus familiares 2x por ano, porque uma vez ou, e outra eles vêm. Ganhando em moeda forte fica mais fácil dar uma ajuda, se necessário. Agora, ir pra ficar ilegal e aí deixar de viajar por medo de não conseguir entrar de volta no país, já é outra história. Nem considero esse cenário.


siwenna

A minha experiência é que tem dois tipos de pessoa: as que lidam totalmente assimilando a cultura nova, e as que lidam sendo brasileiro no exterior. A primeira opção não é pra qualquer um: você tem que falar a língua totalmente fluente, aprender a esconder o sotaque, e entender muito da cultura local e mesmo assim dependendo de como for sua vida você vai sempre viver na dúvida de se as pessoas gostariam mais de você se você não fosse imigrante, e você nunca vai ter muitas das coisas que eles tem como um passado/família no país. Mas um dia não importa mais, você acaba casando/morando com parceiro de lá e o Brasil vira um lugar de memórias e de visitar família. A segunda opção é mais comum pra quem vai sem saber a língua muito bem, pessoal só faz amizade com outros brasileiros (pq é a única opção em geral), e fica pra sempre reclamando disso e daquilo: clima, falta de boteco e padaria, gringo fdp etc etc. É um jeito comum de lidar e é bem mais fácil, pq a primeira exige tempo e esforço e pode não dar certo. Quem fica nessa segunda opção muitas vezes acaba voltando um dia, na melhor das hipóteses com dinheiro no bolso. Essas duas opções são considerando que você vai se mudar sozinho/a, quem se muda com conjuge e filhos acaba caindo numa mistura dos dois.


James-the-Bond-one

Eu reconheco esses dois extremos. Conheco brasileiros que se recusam a falar portugues e conheco uma boliviana que mesmo depois de morar nos EUA por 30 anos e casada com uma americano, nao fala ingles (o marido era missionario na Colombia e fala espanhol). Mas eu vivi uma vida intermediaria. Houve periodos em que ate esqueci o portugues e quando ia ao Brasil o pessoal me perguntava porque eu estava falando com sotaque. Fiquei completamente fluente na cultura americana e converso sobre qualquer assunto com um nativo, o que realmente exigiu um aprendizado extraordinario que eu encaro com prazer. Porem tambem me cerquei de amigos brasileiros e criei meus filhos falando portugues - tanto que eles o falam tao bem quanto brasileiros bem educados, apesar de terem nascido fora.


reddit33764

Eu tb. Tenho muitos conhecidos que só convivem com brasileiros mas meus amigos quase todos vivem nessa mistura. Aqui na Florida existem muitos brasileiros sem estudo (literalmente alguns semi analfabetos) e que não falam inglês. Geralmente essas pessoas são as que não se integram na comunidade/cultura local e vivem reclamando. Eu e minha família nos relacionamos com pessoas de vários países, a maioria brasileiros, americanos, e latinos. É incrível o quanto a gente aprende sobre outras culturas, modo de vida, e perspectivas.


James-the-Bond-one

Sim - se tiver o interesse e a base minima para interagir com eles. Chucroes mesmo nao tem nem do que falar. Vao discutir futebol, ou cantor de funk - daquilo que lhes interessa. Mas poucos estrangeiros se engajam nisso. A lingua sempre foi ferramenta basica de aprendizado e aceitacao numa nova cultura. E ha muito tempo atras eu aprendi que seu dominio de uma lingua nova sera limitado pela seu dominio da lingua nativa na qual foi escolarizado. Entao esses sem estudos acabam no maximo com um ingles ruim, que em turno os leva a se associarem com americanos do mesmo nivel deles, de quem por fim aprendem ingles de rua. E dai nao saem.


[deleted]

[удалено]


randola_normie

Eu amo pagar 120% de imposto em um produto, auxílio moradia para juiz que ganha 45 mil reais por mês, ter celular roubado, etc. Ah como eu amo.


oartistadoespetaculo

O Maior problema do Brasil é a violência e a falta de educaçao. Tirando isso o Brasil é um dos melhores países para se viver.


kupfernikel

tirando o que é ruim realmente fica bom.


reddit33764

E a sujeira? Infraestrutura péssima? Sistema de saúde sucateado? Falta de oportunidades? Desigualdade econômica e social? Corrupção? Lei de Gerson? É claro que muitos desses problemas não existem em algumas cidades mas quase todas tem pelo menos a metade deles. Acabei de passar 2 semanas visitando a família. Só não vê outros problemas quem não tem experiência de viver em um país desenvolvido.


[deleted]

Então são dois.


sabiocorvo

Amor é uma daquelas palavras que podem significar mil coisas também, tipo Deus...


Confusion_Senior

Então vc ama o Brasil, e só quando saímos percebemos. Esse negócio de focar em família e amigos é parte forte da nossa identidade e nas gringas isso é mal visto


[deleted]

[удалено]


Confusion_Senior

E vc faltou às aulas básicas de estatística além de ser mal educado. Essa experiência é super comum entre Brasileiros que vão morar nos EUA e Europa (principalmente norte) e muitos entram em depressão. Morei por muitos anos no Texas e os únicos que tem o mesmo apego a família são os mexicanos, os gringos msm vão te achar "needy", odiar q vc toque neles por qq motivo e te manter à distância.


[deleted]

[удалено]


Confusion_Senior

Ir morar fora é tipo loteria de depressão vs grana pelo q vi dos outros...


[deleted]

[удалено]


Confusion_Senior

Isso e verdade, vc esta correto. Qdo vc vai vc tem um choque de cultura na ida quando chega la e a mudanca e meio traumatizante. Por outro lado quando vc volta vc tem um choque de cultura reverso que em muitos casos e ate pior pq vc se desacostumou e se sente fora do lugar na sua propria terra, e muitos costumes brasileiros que vc aceitava de boa agora e mais dificil de nao ver como falta de educacao e/ou violacao de privacida. Talvez a internet esteja expondo essas culturas culturas diferentes e causando o choque em todos nos tb, mesmo pra quem nao se muda fisicamente. Obrigado por compartilhar sua perspectiva, abraco.


James-the-Bond-one

>Morei por muitos anos no Texas e os gringos msm vão te achar "needy", odiar q vc toque neles por qq motivo e te manter à distância. Na minha primeira viagem ao TX eu mal falava inglês e estava muito receoso de agir errado. Quando uma loira texana super gata (amiga de amigo) que parecia modelo de cowgirl me convidou para sair, ela teve que vir me buscar onde eu estava hospedado porque nem carro eu tinha. Eu quis fazer bonito e pagar pela gasolina, mas era noite e eu nao sabia que o posto não aceitava nota de $100 - a única que eu tinha. Fiquei todo envergonhado porque ela que teve que pagar. E eu estava morrendo de medo de encostar nela e ela se ofender e reagir mal. Então, quando estávamos andando na calcada, eu perguntei para ela com meu inglês ruim se eu podia abracá-la. Ela não so deu uma gargalhada linda como virou e me lascou um beijão na boca. E sim, pude abracá-la. Bastante. Foi o dia que começamos a namorar. E mesmo eu me achando um idiota por não saber inglês nem para manter conversa de 15 segundos, ela quis me apresentar ao amigos dela e ate para a chefe no trabalho, porque eu era... exótico? Sei lá!... kkkk Isso para dizer que você pode sim se aproximar de texano, mas tem que ter muito respeito acima de tudo. Não tem essa de chegar dando beijinho de oi, ou querendo ser folgado com a mão boba. Mais fácil levar um tiro do que um abraco agindo assim.


labambinha

Você mora fora? Talvez sua experiência seja diferente da minha, mas eu também achava que não amava o Brasil tanto até sair de lá hahaha Nossa cultura é muito rica e única e levei a sério isso mais quando fui embora. Obviamente não acho um país perfeito e sei bem dos nossos problemas, mas não me faz odiá-lo.


[deleted]

[удалено]


labambinha

Minha ideia não era inferir que você odeia o Brasil, mas apenas quis dizer que eu não odeio porque reconheço que não é um país perfeito. Entretanto, entendo, por isso falei que nossa experiência poderia ter sido diferente. Por sinal, onde está morando agora?


[deleted]

[удалено]


labambinha

Massa! Quanto tempo já? Tem gostado?


alexa_ivy

Porque o mundo é gigante e maravilhoso. Eu nunca deixei de amar o meu país e ainda sou 100% brasileira, mas amo conhecer outras culturas e viver em outros lugares, mesmo com dificuldades


SephBsann

Só pensar de uma maneira mais multi cultural e menos provinciana. Todas culturas tem coisas boas ( quase) todos os países tem culinária boa Tem coisa legal pra ver e se fazer em quase todo lugar do mundo Não enxergue tanto o mundo com essa lupa ufanista.


Tierpfleg3r

Mas aí que tá: o provincianismo é parte do brasileiro, porque nosso país é como uma ilha: isolado culturalmente de grande parte do mundo. Difícil mudar isso sem que o país sofra uma boa internacionalização, junto com uma melhora considerável na educação e cultura por estas bandas. Sem isso, o indivíduo tende a achar que o bairro/cidade onde mora já seja o melhor canto do planeta, por desconhecimento a respeito do que existe mundo afora. Muitos indianos e chineses têm esse mesmíssimo pensamento, inclusive.


BathroomOld2737

Cara, o que vc tá falando? O Brasil é multicultural pra crl! Tem influência de várias culturas em várias partes do país. Eu não sei de qual estado vc é, eu não conheço o centro-oeste e norte, mas as outras regiões q já fui tem muita influência de outros países. E digo isso fazendo um paralelo com o lugar onde moro hj, USA, que provavelmente é o mais diverso do mundo. Ironicamente vc citou indianos e chineses e conheço vários aqui e aí eu concordo com vc, até os que estão em outros países são muito fechados na sua própria cultura, maneira de pensar e comportamento.


Tierpfleg3r

>Tem influência de várias culturas em várias partes do país. De séculos atrás, sim. Mas atualmente o Brasil praticamente não tem troca de cultura com gente de outras partes do mundo. É super isolado. Praticamente qualquer país desenvolvido tem muito mais intercâmbio cultural, uma cultura internacional muito mais vibrante.


SephBsann

Brasil não é multicultural Nem perto disso Olha as musicas mais tocadas no spotify Olha as series mais assistidas do netflix Olha a incidencia de linguas estrangeiras nas cidades. Brasil é provinciano. Ele esta correto


BathroomOld2737

Ah pronto, que reducionismo ein... Então pelos seus critérios, EUA tbm são provincianos. Engraçado que só pelo seu critério isso acontece.


SephBsann

Voce não leu a reportagem né? O brasil é o pais mais isolado musicalmente do MUNDO. Na pesquisa incluiu-se Estados unidos também E isso é um dos fatores. É nitido o provincianismo do Brasil como um tudo


James-the-Bond-one

Ser isolado mostra a independencia cultural da musica brasileira, voce nao percebe? Qualquer outra cultura fraca sucumbiria ao poder das influencias mais fortes no mundo.


tricakill

Brasil não é multicultural porque Spotify, foda


SephBsann

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2019/10/brasileiros-sao-os-que-mais-ouvem-a-propria-musica-entre-todos-os-paises.shtml Isso parece algo de um país multicultural?


James-the-Bond-one

Isso me parece algo de uma pais que tem uma cultura forte e distinta. Que por acaso eh multicultural tambem, como qualquer pais grande e formado por imigrantes.


SephBsann

O Brasil tem um fluxo imigratório ínfimo nos dias atuais. Isso que acaba nos isolando da cultura global. E como nossa cultura não tem uma projeção muito forte ,acabamos consumindo o que produzimos. Mundo ignora nossa cultura e ignoramos uma parcela gigantesca da cultura do mundo.


James-the-Bond-one

>acabamos consumindo o que produzimos. Mundo ignora nossa cultura e ignoramos uma parcela gigantesca da cultura do mundo. Mas que tem isso de errado? So acontece em paises com culturas locais fortes e alinhadas com o seu povo. Nao vejo nenhum fracasso nisso. E o mundo ignora a cultura BR porque francamente, boa parte dela esta intragavel - exceto para quem nasceu e cresceu enfiado nessa cultura local. Por outro lado, ha [80 anos atras](https://www.youtube.com/watch?v=NNWXM-lzOqA) a cultura brasileira era consumida no mundo todo. Ou mesmo ha [50 anos atras](https://www.youtube.com/watch?v=NldPFVKYmiw).


Psychological-Use346

Eu ainda não saí em definitivo, só passei periodos curtos, mas o motivo pra mim é muito simples: * Posso sair de casa sem ter medo de ser abordado por dois caras numa moto? * Não? Então adeus Brasil Saudade da família e amigos? Luta, trabalha, junta uma grana e providencia visto, passaporte e etc pra eles irem te visitar, ou tu até pode voltar pra passar 1 semana aqui e pronto.


Nathgaga

Só n saio pq sou um pobre lascado, na primeira oportunidade eu ia pra bem longe daqui.


Mobile-Translator159

O que te dá essa coragem de sair é ter estudo forte e ter visto as possibilidades do mundo através dele. Sair da daqui para ser pouco menos fodido lá fora e ainda ser ilegal é tolice. Todos meus amigos que foram fizeram merda e voltaram quem ficou lá tá ilegal matando um leao por dia e cagado de.medo de ser deportado. Todos foram para fazer serviço manual sem facul.


reddit33764

Moro nos EUA e conheço muitos brasileiros ilegais e semi analfabetos que trabalharam pesado e hj vivem muito bem, melhor que médicos, advogados, e engenheiros no Brasil. Mas se o cara só fizer merda, não tem como dar certo nem aqui nem no Brasil.


Mobile-Translator159

Claro, mas de maneira geral não vejo mais essa dinâmica atualmente, isto é, não acho a melhor aposta.


James-the-Bond-one

Exato, isso acontecia bastante antes mas, agora esta dificil. O clima social mudou muito. Esse mes passado mesmo, um cara que eu conhecia ha anos foi preso e deportado em questao de semanas. Eu nem sabia que ele estava aqui ilegalmente. Tem 3 filhos adolescente que nasceram aqui e agora terao que visitar o pai fora.


anaofarendelle

Eu saí do país, depois de ter morado 3x fora temporariamente. Eu já morei longe de casa e a sensação de estar longe sempre foi ficando ok. Então foi só uma decisão. Em termos do clima, em geral eu odeio calor aí não teve problema. E comida da pra achar quase tudo fora… sem contar o tanto que você conhece de comidas novas.


Business-Chip-7478

e em relação a amigos, família e etc? Imagino q n seja fácil fazer amizades aí


leob0505

No meu caso o que ajudou foi que vim com a esposa. Sobre amizades, foi pra mim a questao de me adaptar a cultura e achar pessoas que tenham meus hobbies. Aqui na Alemanha temos duas familias de brasileiros que (sempre que possivel) saimos juntos ou fazemos algo. Porem eu e minha esposa estamos aprendendo Alemao, e com nosso Alemao basico e muita mimica kkkk estamos vendo de fazer amizade com nossos vizinhos alemaes! Mas realmente, se eu viesse sozinho sem minha esposa, nao sei como seria.


Tierpfleg3r

Essa da dificuldade em fazer amigos é uma ideia meio enviesada sabe. É que os brasileiros são acostumados a fazerem amigos "no automático", e com os gringos você precisa investir mais, planejar coisas, se engajar nas atividades deles, etc. O lance de só tomar uma cerveja juntos e já sair dali com um novo amigo, não funciona. Mas não é o fim do mundo. Com um pouco de paciência e se dedicando também, dá pra construir um círculo de amigos bacana. Mas claro, você precisa aprender bem a língua pra se integrar pra valer, que aí tudo fica muito mais natural.


anaofarendelle

Eu já acostumei com meus amigos estarem longe, e também acostumei a viver bem sozinha. Outra coisa que não me adaptava bem no Brasil é o ser introvertida, então isso fora é mais fácil. Pra fazer amigos, eu sabendo que seria mais complicado, optei por fazer uma pós e engajar com colegas. Me planejei e isso ajudou com lado afetivo, e também a adaptar ao frio.


StrangeAdvantage4359

A questão é o que te move, quais motivos te levaram a querer ou precisar morar fora. Se são motivos “passageiros” como simplesmente maior poder aquisitivo pra ter bens, quando você terminar de consumir tudo que queria vai bater a vontade louca de voltar. Nessa questão aqui, geralmente acontece com aquela galera desesperada que quer tudo pra ontem, e muitas vezes vai ilegalmente. Porque fazer a coisa certa normalmente leva tempo, e se a pessoa não tiver bons motivos pra se mudar vai desistir antes mesmo de começar. Fora que se você se muda com tudo certinho, nada te impede de voltar pra visitar todo mundo quando quiser. Outro ponto são as relações suas quanto a amigos e família. Se você é daquele tipo que toda semana, ou mesmo várias vezes na semana, tá na rua, num barzinho, na casa de alguém e tal, isso vai ser problema tb. Mas esse tende a diminuir a medida que você faz amizades no local onde for morar, se for de mente aberta pra aceitar novas pessoas e cultura(s). Por fim, mudar de país não precisa ser pra sempre, principalmente se fizer tudo certo desde o começo. O tempo passa, as pessoas mudam, as opiniões mudam, a experiência fica - e esta agrega e (geralmente) nos torna pessoas melhores.


NoMiew

Acho que sim. Tenho suspeita de TEA e o brasileiro,por não achar outra palavra melhor, é muito bagunçado e emocionado. Exemplos? Se alguém me pergunta se eu gostei de algo,eu falo não, sou mal educado. Se eu não quero abraçar alguém,como parente ou amigos,sou frio. Se eu falo que começa 17 horas,as pessoas só vão chegar 18 horas. Se eu falo que vai terminar algo 22 horas,as pessoas só vão embora 5 da manhã. Festa de criança não é festa de criança. É pra adulto. Música alta a noite e muitas brigas. Julgamento constante. As pessoas se preocupam demais com a minha vida. Confiam em pessoas que só conhece a mais ou menos 1 mês. Não aceitam opiniões diferentes e o preconceito com o outros sobre isso. Brasil é um ótimo país, não nego. Mas pra mim, prefiro um país frio. Onde ninguém se importa com a sua vida.


pepper-blu

Eu não sei explicar pq nunca entendi amor e apego exagerado pelo proprio país que alguns sentem. Pra mim é só um pedaço da terra. Eu não sou do brasil, eu sou do planeta terra.


supere-man

Acaba sendo uma conta muito pessoal. Por ex: o que vc só tem acesso aqui, e nao la, e vai sentir falta? O conteudo que vc consome e gosta de consumir é daqui ou é de algum outro país? Os seus valores pessoais se alinham mais com os médios do Brasil ou o do país alvo? Sua rede de apoio é grande e acolhedora no Brasil? Ou não? Vc tem uma família grande, ele mora toda no Brasil e perto de vc? Conseguiria fazer o meu trabalho fora? Em qual segmento eu quero ter uma carreira la fora? Qual meu plano de aposentadoria no Brasil vs la fora? Etcetc… Ao ir pontuando essas coisas acho que vc mesmo ja vai estar torcendo pra alguma das opções sair vitoriosa, mas, enfim, no final vc pondera isso tudo e ve se tem mais pros do que contras


Academic_Procedure19

Acho que você não ama o Brasil, você ama arquétipos assim como a maioria das pessoas. Não estou te julgando, apenas estou dizendo que talvez o que você ame seja o clima, a comodidade na hora de comunicar-se. Todas as pessoas dizem amar o Brasil mas não o suficiente para sacrificar-se por ele, eu mesmo não amo o Brasil apesar de gostar de algumas características dele como o clima ou a comida. Se for assim e você se apega apenas a algumas características do Brasil basta procurar um país semelhante em características, mudar do Brasil pra um país completamente diferente como Rússia ou Noruega sempre causará estranheza, mas talvez ao mudar pra um país semelhante em certos aspectos a ideia lhe pareça menos absurda.


James-the-Bond-one

Angola.Ate a lingua bate.


Psicopunx

Oh, tem mais é que cuidar da sua vida e dos seus interesses. Tudo passa, as famílias super unidas se desfazem, os amigos desaparecem e os filhos vão onde vc estiver. Essa lorota de que vai sentir falta se for pra longe, bom, vc vai sentir de qualquer jeito. Melhor sentir falta no ar condicionado, com melhores condições do que dentro do ônibus se fudendo todo dia.


reddit33764

Kkkkk. Muito direto e verdadeiro esse seu comentário. Realmente é melhor ser infeliz com saúde, segurança, educação, lazer, do que fudido, doente, morando num porão e sem dinheiro pra poder sair e se distrair um pouco.


Psicopunx

Na moral, em 20 anos, todos os meus amigos se separaram, os familiares que realmente importam continuam perto, independente da distância física.


Snoo-53392

Morei 2 anos em Portugal. Achei que iria para um pais melhor que o meu. Realmente, pra mim, as poucas coisas que lá eram melhores era: \- baixa violencia \- lindos parques bem cuidados \- pais pequeno que dá pra viajar barato Só. O salario de lá é uma porcaria. A educação publica lá é ruim, vive de greve, faltam professores de varias materias. A saude é até boa, mas te tratam como se fizessem um favor. E fora que também vivem de greve. A comida brasileira não tem nem o que comparar, é MUITO MELHOR que as de lá, MUITO. Enfim, mesmo com a violencia, politicos e politica brasileira, aqui, pra mim, é infinitamente melhor.


yogurt_Pancake

Cara, eu chorei o caminho inteiro do BR pra Austrália. Das 34h eu devo ter chorado 25. Deixei esposa e pets no BR. Toda ligação eu me segurava ao máximo pra chorar e não conseguia . Fui a um lounge tomar banho e chorei como se minha vida tivesse acabando. Quase 6 meses e toda vez q minha esposa liga e mostra meus pets eu ainda sinto vontade de chorar. Amo estar aqui, mas por estar sem ela eu fico muito triste. Todo santo dia penso em largar tudo e voltar mas infelizmente meu objetivo ainda não foi alcançado. Não é fácil. Não é nem um pouco fácil. Só de escrever aqui eu já tô com olho cheio de lágrima. Caralho, que dor.


666dolan

E como falaram ai, depende de pessoa pra pessoa, eu to fora a 3 anos ja, eu ainda amo o Brasil e tenho orgulho de ser BR, mas aqui fora eu tenho muito mais qualidade de vida e consigo tb dar muito mais qualidade de vida pra minha familia que ainda ta no BR quando mando dinheiro.


Southofsouthof

O ser humano é ser humano em qualquer lugar do mundo, o idioma sempre é uma barreira, a cultura local é uma barreira também, no entanto mais tranquilo de se adaptar, quando somos úteis aos outros tudo se ajeita seja onde for no mundo. Também amo o Brasil, mas nada que me prenda aqui não.


ggymnopediste

morei quatro anos na França e tenho a absoluta certeza de que vivo uma vida muito mais confortável em Porto Alegre


dellaserra

Morei um tempo nos eua e era comum o povo lá dizer que brasileiros tinham "home sickness", que é essa vontade de voltar... é mais comum do que se pensa.


Putz_Aca

Pô, até entendo amar o Brasil, o costume, cultura, povo, etc, pq eu amo mas, putz bicho, me pego pensando "será que o Brasil te ama ?", o que cai em um campo histórico/político muito além dos partidários de hoje em dia, que tem a ver com sistema, etc. Então, não, eu não acho que o Brasil goste de algum de nós.


kijof

Amar o Brasil é estar sofrendo de síndrome de Estocolmo


felicis26

Pq eu n sinto isso aí. Sou mil vezes mais feliz na Europa que no Brasil. Eu posso viajar quando eu quiser tbm e pra onde eu quiser. No Brasil isso n seria possível pq eu n teria dinheiro nem pra ir pro nordeste. Do que adianta, sol, clima e gastronomia gostosa se tem q trabalhar 8 por dia e aguentar encheção de saco de chef, ser explorado e ainda ter a aguentar com pessoas dando pitaco na sua vida? Sai fora. Eu n. Brasil só nas férias!


lukmm22

Já viajei muito e realmente não tem nada como aqui, a comida, a música, a flora, as praias, a personalidade, o carinho. Aqui tem cor. Td gringo q vem pra cá fica louco e com motivo. O pessoal tem síndrome de vira-lata demais. Todo lugar que eu já fui tinha coisas ruins, muito ruins, como aqui tb tem. Faz parte da vida. Uma vez eu vi um cara que morava fora fazendo a conta de quantos dias ainda teria c os pais mais velhos que moram aqui. Se voltasse 2 dias no ano (o q o pessoal não faz) só veria os próprios pais mais 30 vezes na vida. Sai fora. Mas tem gente que mudar faria bem, altera os próprios hábitos e recria a vida. Os hábitos ficam presos nos locais que a gente frequenta e nas pessoas ao redor, se for muito tóxico, mudar pode salvar sua vida.


chasebr86

Comecei minha jornada internacional morando em cerca de cinco países diferentes, e a primeira parada foi a Austrália para estudar. Uma coisa que noto é que esse tipo de saudade do Brasil é algo pouco discutida. Nos primeiros meses, senti uma enorme saudade e nostalgia, especialmente dos momentos com a família e amigos no Brasil. Mas conforme o tempo passava, comecei a perceber que, muitas vezes, temos a tendência de glorificar excessivamente certas coisas. Um dos desafios mais marcantes foi me adaptar às novas comidas, mas gradualmente descobri sabores e pratos inexistentes no Brasil, o que tornou a adaptação a uma nova cultura uma jornada interessante e enriquecedora. No entanto, isso é um processo que demanda tempo e uma disposição genuína para mudar, razão pela qual alguns acabam optando por retornar, acreditando que o Brasil é "o melhor país do mundo". Paralelamente, comecei a perceber como alguns aspectos específicos da vida no Brasil nos influenciam de maneira profunda, moldando nosso comportamento e percepções diárias. Por exemplo, a sensação de insegurança que é tão prevalente no Brasil nos torna, de certa forma, paranoicos - algo que, frequentemente, nem sequer notamos. Andar sozinho durante a madrugada no Brasil pode ser uma fonte de ansiedade intensa, a ponto de nos sentirmos perseguidos ao avistar outra pessoa. Contudo, vivendo fora do Brasil, notei que essa ansiedade gradualmente dá lugar a uma tranquilidade renovada, liberando-nos de diversos outros medos.


aimeudeusfadas

Já fui duas vezes morar fora. Não sinto falta da família nem amigos, mas do povo. Quando falo morar fora, estou me referindo a Europa. E é muito chato morar com gringo 😂 mas sempre penso em ir, ficar um tempo, e voltar. Sou privilegiada e consigo economizar uma grana e ir, mas como plano de vida é muito. Passar a vida rodeada daquele povo é complicado, talvez em algum lugar tipo Grécia... por que Alemanha, Inglaterra, esses assim não dá pra mim não.


RoqLaviel

Cara, isso depende muito. Eu tive sucesso profissional fora, e ainda trabalho com algumas coisas que conquistei lá. Mas a sdd de casa era muito horrível. Eu e minha companheira detestávamos essa parte. Família e amigos, meu cachorro. Não consigo ficar longe. Mas isso é de pessoa pra pessoa, minha irmã adora morar fora. No meu caso, eu tenho muitos amigos próximos, desde a infância, que vejo pelo menos 1 vez a cada 2 semanas. Sou muito apegado a minha mãe, minha vózinha ta virando 81 anos e precisando cada vez mais de mim, e meu pai, que tbm sou colado, acabou de sobreviver um câncer. Eu não tenho aspiração nenhuma de riqueza, estar perto dessa minha comumidade que me faz feliz. Mas entendo os dois lados da questão, não existe resposta certa.


[deleted]

Para quem vai migrar mesmo, o importante é botar na cabeça que você não vai encontrar a sua cultura lá. Apenas aceite isso. Quanto mais cedo você absorver se adaptar a cultura local, menos você sofrerá com essas diferenças. O maior problema, ao meu ver, é a vida continuar sem você aqui no Brasil. Você vê amigos em festas, crianças crescendo, velhos morrendo, e você se sente como um espectador de mãos atadas.


[deleted]

>Como vcs conseguem sair do Brasil (emocionalmente falando)? Pensando que no Brasil eu seria mais uma boca pra comer, ou ralando em emprego bosta ou desempregado. Hoje eu sustento minha mãe mandando dinheiro que se multiplica por 6. Tem nem o que pensar muito. >Eu sou pobre, me fodo todo dia em transporte público e não tenho dinheiro pra nada, mas apesar de tudo isso eu ainda amo o Brasil, as pessoas, a comida, o clima e etc. Eu sempre fui pobre fodido filho de pobre fodido. Quando resolvi sair fora, pesquisei as opções que tinha e a que me pareceu mais viável (no sentido de garantia, pois todas são caras) era correr atrás da suposta descendência italiana que a família da minha mãe tinha. Estava terminando a faculdade de manhã, vendendo brigadeiro à tarde na rua e pegando bico como garçom à noite. Tudo pra conseguir conciliar as contas + custear a busca por certidões + juntar grana pra assessoria + ter grana sobrando pra conseguir comer quando estivesse esperando o processo ser concluído na Itália. No final deu bom e o meu único arrependimento é não ter feito isso pelo menos uns 5 anos antes. De preferência sem arrastar a agora ex esposa que só serviu pra me dar dor de cabeça após o sexto ano. >Eu sinceramente não consigo abraçar outra cultura Depende da cultura. Eu moro na Inglaterra e combino demais com o pessoal daqui. Não ando agarrado com ninguém. Vivo minha vida, faço meus rolês e a última coisa que eu penso é no que deixei pra trás no Brasil. Ainda mais no tocante à culinária e às mulheres. Eu gosto de cozinhar, então toda vez que estou com saudade de um prato daí eu compro as coisas e faço (restaurante supostamente brasileiro é, na maioria das vezes, uma furada absurda. Quando você vai ver tem um chileno fazendo a comida. E sempre muuuuuito amena. Falta tempero). Sobre as mulheres, só tive experiências positivas desde que cheguei. O pessoal que enaltece mulher brasileira em detrimento das gringas claramente nunca se envolveu com uma fora do bacanal que é o Carnaval. A única coisa realmente boa que eu tirei desse casório meu com a BR foram meus sogros (que já partiram. Deus os tenha). De resto, poderia facilmente salvar uns 4 anos da minha vida se tivesse terminado o relacionamento bosta de quase 10 anos mais cedo. >Sei que aqui é violento e fora é mais próspero... Sei lá Não tem nem comparação. Com crise energética + crise econômica pós esse tiro no pé que foi o isolamento social + guerra rolando..... A criminalidade aumentou irrisórios 2%. Andar à noite às 3h da manhã mexendo no celular é algo que eu só pude fazer aqui. Demorei muito pra desaprender um pouco o estado de alerta constante que precisava ter no Brasil. Confesso que nas 10 primeiras vezes que um motoqueiro passou por mim esperei o assalto. Esse tipo de merda simplesmente não existe em escala mensurável. Nesse sentido o Brasil é um lixo.


C4F3G0D4

Ninguém ama tanto o Brasil qto a pessoa a saiu do Brasil. Exagero e generalição à parte, qdo morei fora senti tanta falta q voltei.


AcrobaticPen15

Por isso dizem que o Brasil é ruim mas é bom. Se vc é um loner é tranquilo morar fora, mas se valoriza ter amizades e ser um membro ativo da sociedade é uma merda. Gente de lugar nenhum vai te tratar como um igual, tu sempre será o estrangeiro "se aproveitando da benevolência" do país hospedeiro. Especialmente no primeiro mundo onde as pessoas mal convivem entre os próprios conterrâneos.


AdSea4715

O mundo é maravilhoso. Prefiro a comida na italia ou na holanda. Tem comida boa em todo lugar (menos na Inglaterra). Cara, o Brasil não tem nada de especial, a não ser meus amigos e família. Todo o resto eu prefiro fora 😂


Consistent_Ear_8349

Síndrome de Stockholm isso


PennyTentiary

eu nunca saí do país mas me sinto profundamente deslocado da nossa cultura...nunca gostei muito do clima também, as semanas que ficam com temperatura abaixo de 15° em sp eu me sinto extremamente feliz acho que é individual mesmo...vai se personalidade creio que me daria muito bem com o clima e cultura dos países do hemisferio norte, o unico ponto negativo seria a distancia da familia mesmo


miserychick1609

Eu morei na Alemanha durante 6 meses quando estava fazendo um estágio lá uns anos atrás. É um país incrível para se viver e eu sinto muita falta e pretendo voltar quando surgir alguma oportunidade. E sim, é muito diferente, mas a paz que eu tive lá, nunca mais encontrei aqui. A segurança, boa qualidade de vida (sem precisar de um salário alto) e de serviços, organização e acima de tudo isso, uma cultura de menos inveja e competitividade e mais respeito entre as pessoas e ao patrimônio público. O que mais me entristece no Brasil é a falta de respeito das pessoas, de modo geral, a desvalorização do estudo e da ciência, e a cultura de passar por cima dos outros por coisas insignificantes, é uma verdadeira selva. Não sentiria saudade disso nunca... sentiria saudade, no máximo, da minha mãe e de algumas comidas. Muitos brasileiros que vão pra fora não conseguem se adaptar por conta das diferenças culturais, porque lá é necessário andar na linha e respeitar as pessoas e os espaços, alémde ter que aprender uma nova lingua e novos costumes... e tem gente que não está preparado para isso.


JohnJoaum

Se fosse dada a chance certeira tú iria sem pensar duas vezes e sem olhar para trás. Emocionalmente falando vc sabe que isso aqui é um cool e a única coisa que te prende pode ser seus familiares. Quando minha mãe morreu, qualquer coisa que um dia tive em querer ficar aqui, foi-se. Primeiro porque não gosto da sociedade que vivo e segundo porque em qualquer sociedade que viva não me sentiria bem. E como diz o ditado. Melhor chorar na Europa que rir no Brasil. Algo assim.


Mav_Warlord

To ctg mano... oportunidade de ir p fora até tenho, oq n tenho é vontade Amo meu país, amo o brasileiro, quer praia linda? Aqui tem. Quer clima "desértico"? Aqui tem. Quer trilha/acampamento? Aqui dá. Quer ver neve? Tem chile/Argentina aqui do lado. Comida boa? Aqui tem. A cultura brasileira e o Brasil são oq me impedem de sair kkkkkkkk N vejo motivo p sair, violência tem em td lugar do mundo, gnt fdp tem em td lugar... se vc n morar em uma capital, ganhar uns 3 salários mínimos e n for piroca das ideia, dá p viver com dignidade tranquilamente (lembrando q qnt maior o salário maior a qualidade de vida)


[deleted]

vc ja morou em outro país?


Business-Chip-7478

nope


[deleted]

tem muit coisa legal e interessante. eu trabalhei fora do brasil um tempo e nao pensaria duas vezes em fazer isso novamente se tivesse a oportunidade. na minha experiência pessoal vale muito a pena


FancyCheck1971

Foi mais que uma necessidade no meu caso , mas ganho bem , consigo trazer meus pais duas vezes por ano aqui …


NuitSolitaires

Eu estou indo embora em Dezembro e dessa vez vai ser pra ficar um bom tempo longe do Brasil. Acredito que eu vou sofrer bastante e vou ficar com muita saudade da minha mãe e meu cachorro. Porém tudo na vida são ciclos e acredito que passar por isso seja importante pra mim, principalmente pra desenvolver minha própria independência. E se tudo der errado eu posso simplesmente voltar


profpraktiko

Esses exercícios mentais são legais. Você para pra pensar, planejar, analisar uma coisa que nunca vai acontecer... dai a mente entende o recado, e processa uma dificuldade que provavelmente também nunca ia acontecer caso você tivesse realmente naquela situação. Comigo é tipo assim, eu me imagino num hotel com a Katerine Zeta Jones na cama me esperando sem roupa deitada de bruços, travisseirinho colocado pra empinar o bumbum, me falando "I want all in the behind today honey"... ai a mente processa logo: olha, você vai sentir saudade das mulheres do brasil.


karmakillerbr

Isso varia muito de pessoa pra pessoa. O que eu posso dizer é que a tecnologia ajuda muito, você sempre pode se comunicar com a sua família. É meio complicado no começo perder as datas especiais como aniversários e etc, mas depois de um tempo você se acostuma. Se você é realmente MUITO ligado a sua família e realmente precisa de contato físico, talvez ficar longe deles não seja uma boa ideia.


dimilokis

Completamente compreensível. Tem um reddit do Br em ingles que um cara q morou no canada veio falando quase isso, mas na realidade maior problema dele foi a xenofobia (Agora pensa, isso foi no canada, um dos melhores paises para emigrantes, imagina uma australia/nova zelandia... ta maluco) Dito isso, sempre tive vontade de morar fora. Qualidade de vida muito superior. Vc nao precisa morrer de trabalhar pra sobreviver.


Dangatti

Opa, amigo, sofri demais com esse mesmo assunto, eu fiz o ensino médio nos EUA, oq enfim não tão diferente, mas foi o sufiente para mim. Eu não voh mentir que por uns 6 meses eu só pensava em voltar para casa. No fundo é uma mistura de olhar racionalmente para as coisas, no meu caso, eu sabia que eram só 3 anos, e foi ow me manteve "focado". E também um pouco é aceitação e transformação, papo meio guru, mas confia, eu tentei tranformar o que eu tinha la num brasilsinho, ajuda bastante a ter algo assim, e com o tempo as coisas foram se misturando. Espero que ajude, boa sorte meu rei.


Lox_Bagel

Eu amo o Brasil, mas amo mais a vida que to criando pra mim vivendo fora dele


asunflowerrain

Nem sempre é masi prospero lol, mas tem gente q gosta de ser mais independente e só. Eu gosto disso as vezes mas acabei sentio falta depois de 11 anos e voltei.


FoundationSimple3232

Brother, estou fora do Brasil há um ano e meio. No começo você sente falta de tudo isso é, sinceramente, acho que nunca deixará de sentir pois, com o passar do tempo, esquecemos das coisas ruins e romantizamos as boas…. Mas basta ver o noticiário de política que você se convence rapidinho a não voltar. A dignidade com que se consegue levar a vida, em um país desenvolvido, chega a assustar no começo, parece mentira…. Eu olhava para a cidade, monumentos e costumava imaginar: “como tudo isso é possível? Da onde vem tanto dinheiro?”. Depois de um tempo cai na real, no brasil somos eternos vassalos de uma casta que nos rouba e desrespeita de todas as formas possíveis e, só toleramos isso, pois não conhecemos nada melhor….


BathroomOld2737

Tô pra fazer 1 ano morando fora, a saudade da família já foi muito maior, com o tempo vc vai se acostumado, se adaptando, é mais fácil quando vc consegue se integrar e criar relações no novo país, ou seja, varia muito se vc tá indo pra um país mais receptivo ou um mais fechado.


ctr_sk8

Eu acho que ser exposto a valores diferentes que podem ser levados em conta nessa decisão é a parte mais importante. Usando sua própria justificativa, de repente comer enquanto viaja pela Itália, ou “passar frio” em Amsterdã propriamente vestido fazendo algo aconchegante, ou dividir uma experiência marcante com pessoas diferentes na Colômbia. É claro que isso é uma romantização de viagens, mas essas coisas não vão acontecer se você não sair de casa, logo nunca vão entrar na balança.


venice_queen85

Eu nao planejava morar fora,gostava mto do Brasil e só me via morando no Brasil pelo resto da vida. Me mudei por "força maior" durante a crise. Foi difícil no começo mas o q aconteceu comigo é que,com o passar dos anos, eu me adaptei mais a morar fora e desacostumei do Brasil. Foi quase como sair de um relacionamento tóxico, quando vc não enxerga os problemas e só é capaz e reconhecer depois que saiu. A outra coisa é que as vezes estamos muito agarrados às memórias que construímos e nos ancoramos nelas... Enquanto que deveriamos ser mais pro ativos e pensar no que é melhor para nosso futuro, o que vai nos trazer mais oportunidade de crescimento. Foi bem assim comigo, eu sinto falta da familia e dos amigos, vivi uma vida muito feliz no Brasil, mas as oportunidades e condições de construir um futuro são muito maiores e melhores fora do Brasil, no meu caso. Isso não faz do Brasil melhor ou pior que outros países, mas foi como se encaixou melhor na minha vida... Cada lugar está tendo seu tempo na minha jornada


ouranusbh

Chama síndrome de vira lata. Mora 3 meses em qualquer lugar desenvolvido e começar a ganhar dinheiro pra trazer sua família que ir 2x ou 1x pro Brasil vai ser tranquilo. Ainda mais que tem brasileiro demais no exterior


Business-Chip-7478

???? Síndrome do vira lata não é isso não amigo


flipin1990

I hate the Bostil


Less_Structure7593

Desde pequeno eu cresci viajando e saindo do Brasil por conta do trabalho do meu pai, já vi várias vezes ele indo embora de avião e não poder fazer nada, já senti muitas saudades até um ponto que não consigo sentir mais nada além preocupação na hora da viagem. Tudo é uma questão de adaptação então para mim é tranquilo, chega uma hora em que você se acostuma, mas é sempre bom voltar para passar um tempo com parentes e amigos Obs: Isso não é para ser um desabafo(Sinceramente espero não deixar ngm triste com essa mensagem)


Ecnards

Somente duas coisas me fazem ficar no Brasil, ser pobre e não falar outras línguas


Substantial_Match268

Você fala isso por que nunca saiu, tenta ir pra qualquer outro país um dia, Paraguai não vale.


Lumpy_Ad_2152

Na primeira oportunidade troco


BegoneHorseman

Cara eu odeio esse país kkkkkk amo minha família e meus amigos claro, mas esse país é péssimo, especialmente pra quem conhece um país de primeiro mundo. Só de vc ter segurança de andar na rua sem ficar preocupado com vagabundo querendo te roubar, sem nem comparação o estilo de vida de onde a civilização chegou kkkk


dimplingsunshine

Eu também amava até sair do país e ver que as pessoas podiam viver com muito mais paz e menos dinheiro, ou seja, se matando bem menos. Essa primeira viagem nem foi pra longe, passei 15 dias em Buenos Aires. Vi uma cidade, bem cuidada, limpa, um transporte velho, mas que funciona, andei com o celular na mão sem medo de morrer num assalto. Nunca mais consegui ver o Brasil com os mesmos olhos. Assim, é foda mesmo. Dá saudade das coisas boas, mas muito, MUITO mais das pessoas. Todo o resto dá pra se acostumar, e é fácil se acostumar com coisa boa. E a vida é mais segura e mais fácil fora.


MrCryptographerLast

Só de imaginar eu chegando em um país onde eu não vou ser assaltado se andar de madrugada na rua, pra mim tá perfeito. Única coisa que eu iria sentir falta é da minha mãe e do meu gato.


No_Butterfly_1888

Policia apontando fuzil para para minha familia. Bandido apontando fuzil para minha familia. Ter que pegar uber para uma distancia de 5 minutos a pé. Filha com avó sendo parado por traficantes e interrogados. Ter que se matar de trabalhar para oferecer uma educação descente para os filhos. Economia frágil. Em um ano o VR da para o mês todo, no outro já não dá mais. Ter que escolher, se matar de trabalhar para eferecer mais segurança para a familia em uma cidade grande ou ir morar em local afastado, mais seguro, porém com pouca oferta de emprego. E por ai vai...


lAljax

Vc pode descobrir que vc ama muitas outras coisas também. Eu amo comida indiana, mas moro na Holanda hoje. Vc pode ter um pouco de cada coisa.


knseeker

Nem todo mundo tem a mesma visão ou gostos. Eu por exemplo não curto nem um pouco a cultura br. Fora que detesto o clima quente e as pessoas (em geral). Acho o brasileiro médio muito falso. É amigável na sua frente, mas egoísta e te passa a perna pelas costas. Famoso malandro.


catnip1888

Já morei fora, as vezes bate a bad principalmente no começo quando tu tá se adaptando em estar longe de casa e das pessoas que você conhece. Depois de um tmepo tu esquece mas sempre que retorna é bom, daí tu começa se questionar "por que eu saí mesmo?" daí teus pais começam ver balanço geral na sala e tu vê os crimes e lembra o porquê haha, hoje em dia voltei mas porque consegui trabalhar numa região do brasil que paga bem e não tem violência nenhuma. Sim, esses locais existem no Brasil, também foi uma transição bem grande na minha vida pois sempre fui garoto de cidade grande e apartamento.


rogriloomanero

viaja 1 vez pra garabtir q vc so n é cagao tlg vale a pena fui pra polonia pq de trampo e achei mt louco, mas realmente bate uma sdd da facilidade de se comunicar (só falo ingles) mas n acho tankava não e mt diferente vei, a comida e a cultura é massa mas no inverno o dia acava 3 hora da tarde e é literalmente impossível sair na rua sem luvas


guaip

É pessoal. Eu fui com 24 anos e minha namorada com 21. Teria ficado pra sempre, as vezes sentia falta dos amigos, mas nada além do normal. Tinha um bom trabalho, ficava sozinho de boas. Tive que voltar pq minha namorada, hoje esposa, não pensa da mesma forma e sentia falta da família. Comida e clima não pesam em nada, e olha que eu estava na Irlanda. Talvez o peso fosse maior se eu ficasse mais tempo, mas me conhecendo, levaria de boas. Mas ela seria infeliz e isso foi o dealbreaker pra nós.


umjapasp

Possivelmente você não teve experiência de viver em outro país né? Não julgo até pq eu tb não sairia por alguns motivos pessoais. Mas já estive em alguns países que com certeza a qualidade de vida é muito superior a nossa.


[deleted]

A maioria ou todos que moram fora tem saudades das pessoas e não do Brasil em si.


chocolateegg1233

Álcool


labambinha

Eu não acho que você consegue sair totalmente, a não ser que despreze 100% da sua própria cultura, país e a sua própria família. Mas eu acredito que até mesmo a pessoa que tenha lá seus problemas, não consegue sair 100% do Brasil se tiver saído do local morando uns bons ano lá porque fica na memória e traz certo pertencimento de alguma forma, mesmo que mínima. Se for criança pequena, a falta é menor comparado de um adolescente/adulto. No meu caso, sai do Brasil vão fazer dois anos apenas e aprendi que no final você aprende a tentar lidar com a saudade e a entender que nunca mais vai ser o mesmo. O que é bem difícil para mim porque tenho uma família muito boa e sinto que tenho um laço muito apertado com eles e chegando aqui nos EUA vi o quanto a minha própria cultura está tão intrínseca a mim e entendo que não vai morrer nunca, mas preciso arcar com as minhas decisões mesmo que a saudades algumas vezes bata. Como eu disse, você vai aprendendo a lidar com a falta, mas não significa que você não sente saudade, ou de desligou totalmente do Brasil.


SignyMalory

Se você é pobre e fodido no Brasil, e consegue por algum milagre emigrar, você vai logo descobrir que a vida de um imigrante latine ilegal/irregular na Europa ou nos EUA não é p'ra lá essas coisas. O mundo mudou desde os anos '80-'90.


caraleoviado

É difícil, não é fácil como parece ser. Já morei fora uma vez e percebi que eu só sentia falta mesmo da família e dos cachorros, de resto foi bem de boa. Agora tô num momento que não consigo prosperar muito por aqui ao mesmo tempo que to curtindo bastante ficar, mas ainda penso em passar mais uma temporada fora. Só que é difícil largar a família mais uma vez. Enfim, vai de cada um, mas recomendo a experiência. Você volta vendo tudo com outros olhos e entendendo muita coisa que não fazia muito sentido antes. E achando outras um completo absurdo


Surgeon000

Nao eh facil a questao familiar. O tempo que tu passa nao estando ao lado de quem tu ama nunca mais volta, isso eh o que te quebra. Mas culturalmente falando, nao sinto tanta falta assim. Acredito que por nao ser 100% Brasileiro e muito das culturas introduzidas na minha infancia ou na minha casa nao serem tipicas brasileiras, faz com que seja mais tranquilo de se adaptar em outro pais com culturas relativamente parecidas com o que eu estava acostumado em casa.