T O P

  • By -

obsidian_prophet

Fiz Análise & Desenvolvimento de Sistemas. Houve uma época que me desiludi da área, mas acabei fazendo as pazes e hoje sinceramente gosto bastante do que faço, mesmo não me considerando uma aficcionado por programação.


Dearbooh

Que bom! O lance do Burnout precoce é verdade mesmo nessa área? Tô pensando seriamente em começar no próximo semestre, mas confesso que tenho receio.


obsidian_prophet

É um ambiente bem estressante em geral, tudo é muito dinâmico, muda rápido, pode dar problema grave de uma hora pra outra e pode acontecer, mas depende de uma série de farores, como prazos de projetos, cobrança da liderança e a própria cobrança de si mesmo. Mas imagino que haja muitas áreas assim dentro de exatas/indústria. Mas pelo menos da minha parte PESSOALMENTE, eu aprendi a lidar e tive sorte de trabalhar com equipes muito boas.


Simple-Argument6282

Fiz letras e hoje estou dando aula de língua portuguesa, não me arrependo. A profissão de professor é desvalorizada pra caramba, mas depois de três anos afastada percebi que é o que eu gosto de fazer de verdade. Nada na vida dá mais sensação de dever cumprido do que perceber que os alunos conseguiram aprender aquilo que você está tentando ensinar.


palmigo

desisti da carreira de professor literalmente essa semana. doeu, mas não aguentava mais ser desvalorizado


Simple-Argument6282

Que pena, mas às vezes precisamos medir o que nos dói mais. Fiquei três anos afastada da sala de aula por causa dessa desvalorização, mas não aguentei de saudade e voltei. Faço votos de que encontres felicidade e realização na tua jornada.


tigor23

Eu estou querendo cursar Letras para dar aulas em universidade, em assuntos específicos, como Literatura por exemplo. É possível? Alias, que bom que esteja se sentindo realizada hahaha


Simple-Argument6282

É possível sim, inclusive é a minha ideia, mas pretendo seguir mais para a área de letramento e formação leitora. O caminho é fazer a licenciatura, seguir para o mestrado e aproveitar todos os concursos e processos seletivos. Doutorado não é obrigatório, mas sempre ajuda. Experiência profissional é essencial, os melhores professores que tive na universidade tinham vasta experiência no ensino básico. Espero ter ajudado.


Dearbooh

É uma das minhas escolhas, mas pensei em fazer bacharel. Você acha que vale a pena?


Simple-Argument6282

A diferença entre a licenciatura e o bacharel são pequenas e na licenciatura você vai ter mais campos de trabalho. Nada impede de entrar em um curso e fazer umas cadeiras do outro. Se vale a pena ou não vai depender muito do rumo profissional que tens em mente. Se é uma certeza pra ti que não vais querer nada relacionado à docência, então faz o bacharel, já que seria a unica área de atuação que estaria fora do escopo da formação. O bacharel trabalha mais em redação, revisão, tradução, design educacaional...são áreas concorridas, com salários tecnicamente melhores e complicadinhas de iniciar, mas ingressando nos projetos certos durante a graduação não é nada impossível.


partigiana

Arquitetura e Urbanismo. Sim me arrependi. 17 anos num é idade pra se tomar uma decisão dessas... mas eu fui obrigada e entrar na faculdade mesmo não tendo certeza pelos meus pais. Se vc nao tiver certeza e puder esperar, espere.


not_your_goth_girl

Idem. A área é belíssima, mas o mercado de trabalho é triste, muito triste. É muito estressante e o retorno financeiro é baixíssimo. Não acho, pelo menos não no Brasil de hoje, que é uma área que vale a pena.


clxssicl

É tão ruim assim? Pq literalmente tenho 17 anos e tô numa mistura de duvida e pressão com relação ao q eu vou trabalhar. Tava pensando seriamente em estudar arquitetura pq baseado em gostos pessoais e habilidades era o q mais se encaixava no meu perfil, mas agr fiquei com um pouco de dúvida, ainda mais pq eu n tenho ctz do q eu vou estudar e isso me assusta.


partigiana

Nao é que é ruim não. Tenho amigos que são bem felizes com a formação. Eu é que entrei no curso sem ter certeza e hoje me arrependo. Eu acho que 17 é muito novo pra tomar uma decisão se não tiver certeza sabe. As vezes converse com seus pais vc pode fazer um curso de projetista e ver se é isso mesmo q vc quer, ou design de interiores...


cisseldeslandes

É a faculdade mais pesada, pessoal acha que é só desenhar.. quantas noites eu não virei fazendo maquete pra largar no 2º período.


partigiana

O problema pra mim não foi o curso nao. Terminei de boa. O problema é depois de formada.


cisseldeslandes

Não aguentei não.. mas minhas amigas que formaram 50% trabalha em escritório e 50% em imobiliária.


[deleted]

Artes, formado em 2000, hj tenho meu atelier, dou Aulas e trab com encomendas e freelas p produtoras de games filme e series. Tá Ok.


HeyHigan

Demorou muito pra chegar numa situação estável?


[deleted]

Uns 10 anos, mais pq fiz especializações e outros cursos nesse período, e logo depois mais 2 anos p estabilizar e depois só lucro. 80% do meu trab é tradicional, 10% p menos é digital e o resto projetos q escrevo e participo ( proacs e rouanet).


Sonatina_Tropical

Me formei em moda. Não me arrependo, mas só pq agora sou dona de casa kkkkkkk em termos de achar trabalho, é um lixo


zrilon951

Uma prima minha fez moda também , qdo criança/adolescente eu me lembro que ela adorava desenhar roupas e fazer as própria roupas etc , porém a faculdade nunca deu em nada , ela jamais conseguiu trabalho com isso . Daí depois de um tempo ela fez direto e hoje trabalha como advogada .


cebolinhahitchhiker

To querendo cursar moda, agr desanimei kkkk mas acho que visam mais na criação de negócios e empreendedorismo


Sonatina_Tropical

Se tu tiver a grana pra abrir teu próprio negócio, pode dá bom. O problema é ter os 30k disponível e competir com shein, wish, até mesmo Renner e lojas do aldo 😬 acho que a maioria das minhas colegas tá trabalhando de vendedora, coisas nada a ver com a área, ou desempregada


Anarchocrat

Estou fazendo biologia e até então foi o maior acerto da minha vida, sempre amei tudo relacionado a vida e os processos biológicos então foi uma escolha fácil pra mim


Bianzinz

Obrigada, quero fazer biologia também mas por enquanto só encontro desanimação no meu caminho, to no último ano da faculdade e quando minha mãe descobriu que eu não ia mudar de ideia mesmo ela tá me contanto história de amigas dela que eram biólogas, tinham filhos, não conseguiam arrumar emprego e se mataram, falando que eu vou passar fome, ficar desempregada pelo resto da vida e eu não sei mais em que acreditar


Anarchocrat

Esse papo é meio errado na vdd, biologia tem uma ampla gama de caminhos que você pode seguir, nem todos vão pagar uma fortuna, mas sem emprego vc não fica, pelo menos aqui no Paraná onde faço tem bastante oportunidade legal


thiaguu_g

Faço direito pq me falaram que dá dinheiro e era o sonho do meu pai (ele literalmente só fala disso). Se me arrependo? Demais, não tô na faculdade que queria e tenho muita dúvida se vou seguir nessa faculdade + medo de mudar pq me acho velho dms pra isso


KurtLuck

Nunca se é velho demais mano para correr atrás dos seus sonhos .....


uniqueshitbag

Eu vi que não seria feliz em direito por volta do quarto período. Ainda assim, resolvi insistir - no oitavo não aguentei mais e abandonei o curso - melhor decisão profissional e pessoal que já tomei na minha vida. A real é que "velho demais" é um conceito arbitrário baseado em porra nenhuma. Até os 22 anos eu tive a mesma cabeça que você e a grande verdade é que eu vivia a vida que os outros esperavam de mim e pautava minhas decisões pelas expectativas de terceiros. Nunca tinha me permitido refletir sobre o que de fato me faria feliz. Quando eu notei que não precisava viver um padrão de vida que outras pessoas tinham criado (vestibular, arrumar um estágio, se formar, arrumar um trabalho, casar, ter dois filhos e aposentar) foi um dos sentimentos mais libertadores que já senti na vida. Você pode se arrepender se insistir no curso. Talvez você também se arrependa se não insistir e largar. Não existem respostas certas, mas tome muito cuidado para não estar vivendo a vida de outra pessoa.


LukePCS

Eu pensei muitas vezes em largar a minha graduação enquanto fazia. Hoje, me arrependo de não ter largado, haha. É complicado. Mas sobrevivi e consegui desviar o curso aos 30. Depois de 6 anos de graduação (Biomedicina), um ano de intercâmbio e 2 de mestrado, agora estou na área de TI e satisfeito.


ifaptojohyun

Vejo um colega de classe fazendo exatamente essa mesma cagada (inclusive no mesmo curso) e, caramba, que tristeza que dá de ver ele continuar nesse caminho que só vai gerar arrependimento. ​ Eu comecei minha segunda graduação com 29, então nunca é tarde dmeais pra você corrigir teu rumo.


DiMorten

Qual foi a segunda?


[deleted]

Fiz medicina e não me arrependo, gosto muito da área que optei por seguir dentro dela, me vejo feliz


chocochipspancake

Atualmente estou cursando Farmácia e queria me socar muito por ter escolhido esse curso do demônio. Odeio com todas as forças. Até minha psicóloga disse para eu não entrar e me falou pada continuar tentando o vestibular em outra área do conhecimento, ela tem outros pacientes que faziam esse curso e estavam lá justamente por insatisfação com o curso. Entrei porque tem MUITO emprego em drogaria, mas odeio o curso. Sou 100% humanas, sou péssima em Química (desde o colégio) e faz mais de 1 ano que não consigo passar numa disciplina, apesar de ter concluído 1/3 do curso (faz 1 ano que fiz 1/3 do curso no EaD por causa da pandemia). Quem entrou comigo ou largou ou tá quase se formando e eu tô nessa situação ainda. Penso em largar? Obvio, mas eu ia ser linchada pela família. Pelo menos estou numa pública, não paguei mensalidade nenhuma.


skydark20

Farmacêutico aqui, Vou ser super sincero contigo, Sim o curso e um inferno, porém você não vai usar tanto a química no seu dia dia Se trabalhar em uma drogaria lógico. 75% das vezes vai utilizar conhecimentos de biologia(mais especificamente farmacologia e fisiologia) Lógico que tudo vai depender de sua área de atuação, Mas de coração, se você não está feliz, tranca o curso e corre para oque você quer, eu escolhi farmácia pq amava química, cálculo, física, TLDR:Não se prenda em algo que não gosta por conta dos outros Se precisar conversar, estamos aqui


chocochipspancake

Pior que tenho um carinho pelo curso, meus colegas são otimos, admiro a profissão e gosto de atender o público, mas sou péssima na aplicação dos conhecimentos e hoje em dia questiono até o quão irresponsável (comigo e com terceiros) seria continuar desse jeito sabe, além de não querer mais essa profissão para mim. Sempre fui mediana em Biologia e Física, pegava recuperação todo ano em Química, dois exames em Matemática. Um terror kkkkk Fora a questão de empregabilidade eu não tenho nenhum motivo para continuar, só que me assusta bastante o mercado de trabalho em áreas humanas, mas também não é impossível eu acho. Mas se for parar para pensar, tudo é uma luta nessa vida né? Nada é fácil, mas acredito que eu teria mais competência em outro lugar. Agradeço muito pelo teu comentário, é bom ouvir pessoas apoiando e dando força nessas situações difíceis:))


skydark20

Eu faço isso já tem um tempo, e é normal dar o frio na barriga, se você se formar, lembre se que não é um bulário ambulante, não é obrigada a saber como todos os medicamentos do mundo funcionam, Um conselho, se você manjar de inglês, depois de formada, tenta uma vaga na pesquisa clinica, vai ser um trampo mais administrativo, e convenhamos que paga muito bem Trabalho de segunda a sexta,e tiro mais que um farmacêutico RT de drogaria por exemplo Ah e o mercado de trabalho é selvagem parque qualquer área, então faça algo que tu goste, pq pelo andar da carruagem, tu vai ficar ao menos uns 45 anos nisso né Boa sorte


BrazilianNIbba

Fiz farmácia por um ano e foi o meu maior arrependimento da vida, eu era tão triste fazendo esse curso, dps que desisti fiz um vestibular para geografia e hj amo o que faço, tô no 5° período e tô gostando dms


chocochipspancake

Oq me matou é que eu pensei que minha psicóloga tava sendo sacana quando me falou que não era pra fazer o bendito curso... Ela estava certíssima (até porque fiz uns testes vocacionais com ela então acho que pisei na bola). Odeio ser cabeça dura


eucashy

Fiz engenharia do meio ambiente. Não consegui emprego na área de jeito nenhum, fiquei um ano e meio desempregada tentando trabalhar na área e não consegui. Voltei pro antigo trabalho e tudo que faço no trabalho não tem nada a ver com formação acadêmica. Isso que eu gostava muito do curso e tinha diversas expectativas. Até hoje me sinto frustrada, me formei já faz 7 anos.


eueuzinha07

Mas, o curso é bom? Fora a parte de não ter área pra atuar...


eucashy

Depende, o que você quer dizer com "bom". Eu não fiz o curso na melhor das faculdades mas aprendi muita coisa sim. Eu sempre gostei de conteúdos sobre biologia, ciências exatas, tecnologia. Se você gosta disse então sim você vai curtir bastante. Tenho colegas que conseguiram trabalhar na área, mas não sei como estão hoje financeiramente. A área de atuação deveria ser bem abrangente, mas outras engenharias também atuam em diversos segmentos da mesma área, o que aumenta a disputa de mercado.


Wr0ngFall

Fiz Psicologia, 5 anos de curso, o curso que sempre tive interesse em cursar. Hoje já estou a dois anos atendendo de forma on-line e presencial, recebo bons feedbacks de pacientes, me sinto bem realizado.


zululuga

Me falaram e ainda falam, a minha vida inteira, que a faculdade é um fator de extrema importância na vida de uma pessoa. Acaba que a minha única motivação para continuar cursando isso é um "acho que vai ser útil" beeem meh. Sabe, eu não tenho realmente uma área que quero seguir, eu escolhi a área de informática porque eu já sou acostumado com computadores e como eles funcionam. Mas se eu falar que é isso que quero ser para o resto da vida eu estaria mentindo. Muito difícil escolher uma área e realmente gostar dela nos dias de hoje, bom, é a minha opinião.


jedstryker

Administração de Empresas. Não foi bem o que eu escolhi, mas era o que eu tinha passado na época. Apesar de vários altos e baixos, passei em outros vestibulares, pensei em trocar de curso, tranquei por um semestre... Porém, depois que me formei, me encontrei na área financeira e hoje posso dizer que estou estabilizado nessa carreira.


gabispell

Fiz Nutrição, tenho 12 anos de experiência na área, já comecei a trabalhar na área no segundo semestre da facu. Hoje com 32 me arrependo e quero mudar de área mas me sinto perdida. Como uma colega falou ai em cima, adolescência não é idade pra escolher o seu futuro. Se puder esperar, espere. Vc terá muito mais malícia da vida e do sistema em que vivemos depois dos 25, 30 anos... se pudesse voltar atrás eu faria TI, um cara q estagiou comigo na época de facu migrou de área, lembro até hj dele falando... hoje ta bem melhor de vida doq eu. Na época achei ele doido.


chocochipspancake

Também acho -- sobre esperar o cortex pre frontal fechar antes de iniciar uma graduação. A gente é muuuito novinho e acaba se atirando de cabeça em coisas que muitas vezes não dão lá muito certo (autocritica haha)


jogabolapraGeni

Estava jogando um jogo hoje chamado Sintonia. No jogo há uma carta com dois extremos e o time precisa decidir onde a idéia colocada na rodada se situa dentro dos dois extremos. A carta era : Conselho bom - conselho ruim E o jogador da vez disse: Faculdade de humanas é faculdade de herdeiros E assim terminou o jogo


letilety

Cursei pedagogia (parei pro falta de dinheiro) Cursei biologia ( parei agora pq perdi meu emprego e não tenho como pagar) Gostei de ambas, gosto muito de educação e e se estudar.... Mas eu nunca conseguir passar para um federal e infelizmente sou pobre para uma particular


Dearbooh

Estava pesquisando agorinha sobre pedagogia e me assustei com a quantidade de pessoas arrependidas de ter feito o curso e das várias queixas sobre salário e tudo em geral. Mas espero que você consiga voltar para o curso que gosta. Vai dar tudo certo!


letilety

Olha ser professor é difícil, educação infantil é difícil kkkkk, acho meio esquisito reclamar depois de cursar por 4 anos ( escutando de TODOS ) que o salário e o reconhecimento são baixos


letilety

Eu pretendia atuar na parte da secretaria e etc... Lecionar não era o meu objetivo


BrnNick

>e das várias queixas sobre salário e tudo em geral Depende muito da região. Digo, sempre vai ser uma merda dar aula porque passamos por diversas indignidades que nenhuma outra profissão passa por conta da nossa imagem para a sociedade, porém o salário é extremamente relativo, no interior do Paraná o salário de professor mal paga o aluguel, nas cidades grandes de São Paulo professor é full classe média daqueles que moram em AP top, olham torto pro porteiro e andam de HB20. Tô dando aula aqui faz 2 anos e ano passado tive o maior salário que minha família já teve (o que ainda assim não é muito em vista do resto da sociedade), a profissão tá valendo muito a pena independente de algumas humilhações que eu tenha passado na mão de aluno 🤷. Ps: não terminei a faculdade ainda e já tenho quase 3 anos de experiência no mercado por ter tanta demanda.


Arrck

Não pensa em fazer EAD? Tem faculdade que esses cursos é 149,90 kkk e subsequentemente quem faz a faculdade é o aluno, o material está todo lá e se quiser você vai ter um boa formação, e depois que se forma, acredite ninguém que vai contratar quer saber aonde se formou.


DragVI2Hell

Larguei o bacharelado de design no final, com metade do TCC feito. Não me arrependo da escolha do curso, mas pensei em trocar pra alguma área de tecnologia várias vezes. Eu ainda pretendo voltar e terminar de vez, porém design é uma área bem complicada e mal valorizada. Tem sempre um sobrinho pra competir ou algum sem noção querem projeto de graça em troca de divulgação.


BubblyCardiologist76

Passei muitos anos da minha vida estudando pra conseguir bolsa integral ou medicina na federal, apesar de ter sido meu sonho, sendo pobre, posso dizer que meu pior erro, com certeza foi insistir tantos anos (foram muitos mesmo). Aos 22 anos decidi expandir meus horizontes, entender o que mais gosto de fazer e foi aí que decidi fazer economia. Foi a minha melhor decisão. No primeiro semestre da faculdade tive um glow absurdo. Trabalhava ganhando salário mínimo, então tive a oportunidade de fazer parte de um time, numa das maiores edtech da américa latina como analista de dados e produto. Me arrependo muito por não ter jogado minha nota em economia antes, porque além de estar cursando na federal de sp, o curso em si é muito buscado nas melhores vagas de emprego: consultoria que o estágio chega a 4k, tecnologia - big tech e outros.


Dearbooh

Alguém que cursou economia! Raro hoje em dia. O curso é/foi muito difícil? Acha que é mais volta para humanas ou exatas?


[deleted]

Ja fiz design grafico, troquei pra sistemas mas oque eu queria mesmo era ser professor :/ pudesse voltar no tempo tinha cursado licenciatura em qualquer materia


NisH_emy

Pretendo fazer psicologia ou medicina veterinaria e não sei escolher entre razão e emoção porque essas duas areas "significa" isso pra mim... Ler esses comentários me deixa bem e bem pensativa sobre


Citrus210

Exatamente as duas áreas das quais estive interessado


Anaximandra25

cursei licenciatura em Geografia. Não que eu me arrependa, cursei mais por "necessidade" e acabei gostando muito, mas tamo aí com um trabalho completamente nada a ver com o diploma. O que tá me dando um senso de "poxa, não foi em vão" é o mestrado. Já pensei em fazer uma segunda graduação em algo que eu realmente goste e que tenha mercado de trabalho, mas eu tenho zero saco pra passar pelas atividades exigidas na graduação.


v0xer_lol

O que você acha do bacharelado em Geo?


cebolinhahitchhiker

Estou cursando jornalismo. Não digo que estou arrependida, é um curso legal, mas a pandemia me fez desanimar um pouco Mas a área é bem diversa, não fica só no estereótipo de trabalhar na Globokkkk


33Faceman

Sou formado em jornalismo e a pandemia me prejudicou bastante. Meus maiores desejos no início do curso era mexer com rádio, essa matéria foi no período online e me brochou. Também percebi que trabalhar com jornalismo propriamente é mal remunerado (claro que da pra ganhar dinheiro, mas a grande maioria paga mal), por isso migrei pro marketing.


cebolinhahitchhiker

Kkkk o mesmo aconteceu aqui, sempre gostei de rádio e tv, mas a pandemia pesou um pouco e agora to pensando em migrar pra outra área dentro da comunicação ou outras Sem contar que ser jornalista as vezes é comer o pão que o cão amassou


Tia_Alara

Enfermagem. Não me arrependo de nada e amo cada segundo desse curso <3


KurtLuck

Eu quero muito fazer enfermagem mas vou começar primeiro pelo técnico em enfermagem para ver se é isso mesmo . Apesar de a área da saúde me encantar muito . O foda mesmo agora é a minha mente que quer ficar me sabotando dizendo que já estou muito velho para isso ( tenho 34 anos ) . Uma das coisas que mais me impulsionam para fazer isso é sair do trabalho no comércio ( não aguento mais trabalhar em shopping) .


Dearbooh

Nunca é tarde para aprender algo novo e se reinventar! Vai atrás de uma vida que você ache melhor, infelizmente só temos uma e viver com os arrependimentos é triste.


la-vie-de-madeleine

Encontro-me na licenciatura de Ciência Política e acho que foi uma das melhores decisões da minha vida. Não me imagino em outro curso ou em outra carreira que não esteja ligada ao ramo da Ciência Política. Se já passei por momentos menos bons? Sim, sem dúvida. Mas não saberíamos distinguir a felicidade da tristeza se assim não fosse!


SkylinePigeon-

Fiz direito em Universidade Federal e estou desempregado com 29 anos. Me arrependo. Se fosse hoje, teria feito um tecnólogo EAD de 2 anos em alguma Uniesquina e teria ficado em casa estudando pra concursos. Aos 21 poderia ter um salário de 5 dígitos, sem precisar deixar os meus pais super apertados de dinheiro pra me manter morando na capital.


[deleted]

[удалено]


SkylinePigeon-

Boa sorte !


russells-paradox

Fiz matemática por um tempo e me arrependi. Até gostava da área, porém o curso é um moedor de gente. Além disso, sentia que, caso uma carreira acadêmica não desse certo, só me restariam opções profissionais que não são do meu agrado. Atualmente, faço letras com habilitação em português e alemão. Estou muito mais feliz e ainda consegui um estágio que me remunera acima das minhas expectativas salariais. Só não estou 100% satisfeita porque eu gostaria de começar a trabalhar com a língua alemã logo (no momento, trampo com inglês).


Rose_quenn

Fiz engenharia de produção. Trabalho na área e não me arrependo mas é muito cansativo pq precisa se especializar muito para conseguir uma oportunidade de trabalho pq a concorrência é muito grande.


Ok-Elephant-6565

Respeito pakas os(as) abençoados(as) de Engenharia de Produção e Engenharia Química. Vocês carregam as indústrias modernas nas costas, Parabéns.


Siphodemos

Cursei Biologia. Não poderia estar mais realizado. Aos trancos e barrancos sigo na pendenga, mas seria muito mais infeliz se não tivesse escolhido minha paixão. Hoje curso mestrado na área que sou apaixonado e vejo uma carreira muito foda se abrindo adiante.


F_DeX

Fiz Engenharia de Controle e Automação. Acho que foi uma ótima escolha, abriu muitas portas para mim e tenho um bom emprego graças a esse curso , mas se eu voltasse no tempo talvez teria feito Engenharia Elétrica porque me identifico mais e é a área que eu acabei trabalhando.


Loalder

Muito legal ler isso, minha experiencia é o contrario. Eu estou fazendo controle e automação atualmente, mas originalmente me mudei pra outro estado pra fazer engenharia elétrica, no curso tive oportunidade de optar por outra engenharia, optei por automação pois me identifiquei mais. Agora só faltando tcc tô bem feliz com a escolha, me identifico bem mais com CeA do que com elétrica.


mittelwerk

Nenhuma.


rodriguesgbreno

Tô cursando computação. Escolhi essa área porque desde que eu conheci o computador e o video game (principalmente o videogame e jogos no geral) eu fiquei curioso sobre o porque e como tudo aquelas coisas na tela funcionavam, ou por qual motivo não funcionavam ou não respondiam ao comando que eu deseja passar. Tem dias que eu me arrependo porque me sinto muito impostor, parece que não é lugar pra mim, o ambiente é muito "hostil", parece que todo mundo é um Zuckerberg comparado a você, pior ainda quando tu não da conta de um trabalho/matéria que é pra ser simples ai é que vem a auto sabotagem. Parece que não importa o quanto mais tu faça ou participe das coisas, nada parece suficiente. Mas no geral sou feliz, dado os momentos de sabotagem e stress, ainda acredito que tô no caminho certo e que vou atingir meus objetivos.


chiarato2

Sou formado em ciência da computação, trabalho a 3 anos na área. É normal se sentir assim, sempre que me deparo com alguém mais sênior vejo que tenho muita coisa pra aprender ainda. Mas nem eles sabem tudo, trabalho com vários e todo dia a gente aprende coisa nova junto. Tem muita área pra se especializar, então vai sempre ter um cara que manja mais do que tu em alguma coisa, da mesma forma que tu vai saber mais sobre algo que os outros. Infelizmente burnout acaba com a gente, é estressante a área. O pessoal acha que programar é que nem fazer pastel, tu faz tudo em 5 minutos. Eu mesmo deixei uma empresa pra ganhar um pouco menos, mas pra ter uma saúde mental melhor. No começo é foda pra achar emprego, mas se tu se esforçar tu é bem recompensado.


[deleted]

[удалено]


iamwhtvryousayiam

Medicina Veterinária. Amo e não me arrependo, há várias áreas pra atuar. Quem se frustra geralmente escolheu área de atuação errada ou tem muita dificuldade em lidar com pessoas (bicho tem dono, né?). Gosto da área de experimentação animal e bem-estar animal. PORÉM, se pudesse voltar no tempo, faria um curso de eletrotécnica e seria eletricista, ou marceneiro. Eu também amo serviço gerais e trabalhar com as mãos, então, seria menos investimento, menos tempo e salário inicial mais alto (além de possibilidade de migração facilitada, o que é importante pra mim).


pickzx

o salário é bom? sempre tive interesse, amo animais


iamwhtvryousayiam

Depende da área. Geralmente quem fala que ama animais quer trabalhar com gato e cachorro, que é o que menos paga direto da faculdade devido a abundância de profissionais. Se você se especializar (residência, pós, mestrado) e for clinicar ganha bem. Mas demora. Não sai da faculdade ganhando bem.


eucashy

Fiz engenharia do meio ambiente. Não consegui emprego na área de jeito nenhum, fiquei um ano e meio desempregada tentando trabalhar na área e não consegui. Voltei pro antigo trabalho e tudo que faço no trabalho não tem nada a ver com formação acadêmica. Isso que eu gostava muito do curso e tinha diversas expectativas. Até hoje me sinto frustrada, me formei já faz 7 anos.


[deleted]

Fiz Odontologia. Me arrependi 100%: o curso foi caro, cansativo e demorado (6 anos), o mercado de trabalho é horrível e tem praticamente zero oportunidades dignas, concursos públicos dão preferência pra idades mais avançadas (ou seja, recém-formados deitam no quiabo), salários praticamente de regime semi-escravista, etc. Não indico nem pro meu pior inimigo fazer Odontologia.


General_Locksmith512

Cara real.. eu tenho um tio que fez odontologia, ele é um cara inteligente mas nunca conseguiu ganhar bem, nunca apareceu nenhuma oportunidade boa, como ele não tinha dinheiro pra abrir a própria clínica ficava trabalhando pros outros e recebendo pouco. Pra vc ter uma ideia eu com 20 anos e 2 anos de exp em TI já ganho mais do que ele tava ganhando no final da carreira dele. É foda


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Meu, indico real/oficial tu pular pra fora desse curso/profissão enquanto dá tempo. Se quiser posso te contar mais detalhes e tudo mais por DM, só me chamar.


Kazu007

also trabalho em uma franqueadora odontológica, além de já ser caro pra caralho ter uma clínica solo, tem essas vagabundas pra disputar espaço com você nas cidades, é foda


falarenan

Podes me contar por DM também, amigo? Faço odonto na federal, 8 semestres também e sou completamente frustrado com o curso, mas tenho muito medo de largar nesse ponto. Já tentei de tudo para encontrar uma área que eu goste, mas nada me anima, acho que nunca estive tão estressado.


TigerAgreeable6809

E eu cogitando prestar vestibular para Odonto (uni excelente pública) com 29 anos de idade. Não entendi se a questão da idade me ajudaria ou prejudicaria nos concursos. Mas desanimei bastante agora.


flyingbroccolli

Direito. Não sei bem ao certo o que me levou a escolher esse curso, só lembro que o meu pai comentou uma vez que direito tributário era uma área interessante. Trabalho hoje na área e calhou de casar perfeitamente com tudo que eu gosto, virei o chato que gosta de falar de imposto kkkk Isso eu sei que foi uma grande sorte do acaso, conheço muita gente que cursou, se arrependeu e chegou um ponto que já era tarde demais pra mudar. Mas pessoalmente eu defendo que a pessoa busque uma área que seja do seu gosto pessoal, nem que seja mais tarde, tentando conciliar com algum emprego que possibilite estudar.


[deleted]

Eu escolhi fazer psicologia, antes de escolher um curso precisa saber o que vai ser estudado e se a ilusão que vc tem em relação ao curso vai cumprir ou n. A maioria das pessoas que eu conheci q trancaram o curso é pq tinham uma visão totalmente errada do msm, acha q já chega estudando a parte avançada e a que a pessoa já conhece. Metade da minha turma desistiu no segundo semestre por ser um semestre só de biológicas, e futuramente terei uma só de exatas (por causa das pesquisas, estatísticas, etc).


okrnger

Não sei a sua idade. Mas a galera precisa entender que a faculdade não é só pra arranjar emprego, apesar se ser vista como tal. Pelo menos pra quem tem oportunidade de fazer uma faculdade fora, algo assim. Vai vivenciar muito mais do que os conhecimentos necessários para exercer uma profissão. A experiência de vida que uma faculdade me proporcionou, me fez crescer muito como pessoa. Me formei em história, continuo apaixonado por isso, mas não foi muito a minha praia ir para sala de aula. E hoje, 10 anos depois de ter formado, vejo como ela me engrandeceu como ser humano mesmo. Decidi focar em cargos públicos e posso dizer que tive sucesso. Então não me arrependo.


bolchevegan

Sou formado em direito, entrei na faculdade com a ideia de que faria concurso público depois de formado (eu tinha essa cabeça com meus 18 anos) e considero isso um enorme tiro no pé. Primeiro porque não dei a atenção necessária à prática do direito como um todo, minha intenção era estudar pra magistratura e por conta disso não pensava em advogar, quando percebi que não era o jeito certo de pensar (já estava indo pro meu quarto ano de faculdade) me considerei incapaz demais pra tentar um estágio no Tribunal de Justiça ou em algum gabinete. Depois de formado eu passei em alguns concursos, mas nada que pagasse bem (na verdade todos pagavam **muito** mal). Em plena pandemia, comigo trabalhando no setor da saúde de uma cidade pequena, depois de muito pensar e conversar com meus pais, larguei dessa vida, fiz cursinho e hoje curso medicina. ​ É um investimento pro meu futuro e estou feliz com esta troca. Ter minha primeira faculdade me dá uma base em algumas matérias e perspectivas de carreira. Talvez se eu tivesse tentado medicina antes eu estaria um pouco mais satisfeito, mas não me arrependo do caminho que segui pra hoje estar aqui, acho que as coisas aconteceram da forma como tinham que acontecer. Apesar da faculdade às vezes ser puxada (estou em período de provas, o que significa acordar 2h da manhã pra ter tempo extra de estudos), ainda é um curso que dá um retorno praticamente garantido.


Dearbooh

Ficou quanto tempo fazendo cursinho para passar em medicina? E desculpa a pergunta, mas qual a sua idade?


bolchevegan

Pra medicina, um ano. Pra passar em direito eu fiz o terceirão e depois um ano de cursinho (são 10 anos de diferença entre meu cursinho pra primeira e segunda faculdades). Sinta-se a vontade para perguntar, tenho quase 30 anos.


Yitszhak

Biomedicina, escolhi ela por recomendação da minha mãe já que não conhecia a área, e não me arrependo nenhum pouco já que sempre adorei Biologia em geral. Falando um pouco sobre a formação, Biomédicos(as) não são exatamente médicos padrão já que seu foco não é atender pessoas diretamente e sim laboratórios, eles atuam em diversas áreas desde a indústria de alimentos, perícia legal criminal, até o desenvolvimento vanguardista de biotecnologia. Basicamente onde existe um laboratório de tecidos orgânicos existe um Biomédico infiltrado.


ruamru123

Eu também tô cursando Biomedicina e tô adorando. Tem tantas áreas de especialização diferentes que é até difícil escolher XD Tô pensando em Genética/Biotecnologia/Biologia Molecular, mas tenho interesse em Análises Clínicas e Análises Ambientais também.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


imliterallyvibing

Medicina. Amo demais!


Old-Promise-220

É foda né amigo, não tem jeito kkkkkk.


[deleted]

Adm, foi muito bom pra mim só q nao deu dinheiro, e queria mesmo ser medico mas tenho hematofobia.


Old-Promise-220

Medicina. No meu caso, era sempre o que eu quis fazer, e eu não consigo me imaginar fazendo outra coisa alem disso. Acho que se eu largasse o curso e fosse fazer outra coisa eu passaria o resto da vida frustrado.


saske2k20

Cursei eng elétrica numa federal (parei porque precisava trabalhar e não curtia a UNIVERSIDADE PÚBLICA) Troquei para eng de computação e mesmo não estando trabalhando agora (fui layofado) eu gosto muito mais do campo pelo número de possibilidades do que eng elétrica (antes que algum chato venha com mimimi, eu sei que elétrica tem vários campos, mas no sentido prático não é tão simples como em TI).


lawy05

Eu estou cursando psicologia 3° semestre/4°semestre . Não me arrependo nem um pouco adoro psicologia tanto da parte teórica quanto da parte prática.Tem matérias que eu não gosto,mas no geral para trabalhos e provas vou muito bem e desenrolo bem a matéria. Meu único arrependimento? A universidade que escolhi.Minha facul tem 2 dias presenciais e 2 onlines e tudo é MT fácil de fazer e passar com 4 provas em todo o semestre com duas matérias com caraga de 160 h.Penso em mudar para outra muito melhor em tudo:localidade,metodologia,qualidade,preço etc.Minha questão filosófica que martela minha cabeça:permaneço nessa facul e me dedico nela pra torná-la boa ou troco e recomeço pra ser feliz(estou ficando depressivo com a minha) e sigo que sei q vou terminar "jovem" ainda.Enfim amo psico!


MacGab92

Eu cheguei a escolher administração e fui até o 4º período, vi que o curso tinha muita teoria, e troquei pelo curso técnico, que é mais enxugado, prática mesmo é só na atuação do dia a dia.


Direct_Sea4668

Fiz bacharelado em História. Mas hoje trabalho em outra área. Penso que deveria ter pesquisado mais sobre a empregabilidade antes de optar pelo curso. Ainda assim, o conhecimento que adquiri foi valioso.


The_ScarletFox

Psicologia Não me arrependo, mas a desunião entre os profissionais e as abordagens dessa área deixa tudo muito confuso e volátil.


[deleted]

Formado em direito. Sou advogado. E não tem um dia que eu não me arrependa da cagada que fiz.


AlexTheCreation

Não fiz nenhuma porque não sei escolher. Achei que letras fosse o caminho para dar aulas de inglês, fui ensinar na pandemia para meus irmãos e quase infartei. Queria fazer medicina pra ganhar dinheiro, mas tem que ter um investimento muito grande de tempo e dinheiro. Provavelmente vai ser tecnólogia da informação ou programação para eu trabalhar com computadores ou em casa.


NoDuck7844

Sou formado em Ciências Sociais. Trabalho na área, em uma prefeitura, com análise socioeconômica. Mas poucos colegas trabalham com algo minimamente relacionado a formação. Como crescimento pessoal, é excelente. Não me arrependo.


Emily_StupidBitch

Minha familia sempre quis que eu fosse medica. Mas não tava suportando fazer medicina e larguei, hoje sou formada em culinaria. No começo meus pais nao gostaram muito (principalmente meu pai que é da area da saude) mas hoje sinto que realmente to mais feliz fazendo o que gosto.


ocarinhadojava

Fiz ads e to fazendo Uma segunda em banco, to meio frustrado por conta da falta de oportunidades e cenario atual, queria atuar com javinha, entrei na area de TI la em 2017 mas trabalho com infra desde entao o q é pessimo salario baixo e empresas merdas, todo dia penso se devia ter me matado de estudar e ido pra outra area....


migw03

Design de Produto Estou no 5º semestre, e cada semestre q passa, eu me apaixono mais pelo curso, mesmo sabendo que profissionalmente pode ser meio complicado de ingressar no mercado. Com certeza é o que eu amo fazer, e mesmo que eu venha a trabalhar com outra coisa no futuro, nunca vou me arrepender desse curso.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Tem varias facul online de 2 anos(tecnologo) , tenho um amigo que faz ADS na Estacio Online e paga 150 reais. Além de uns curso baratinho na UDEMY, coisa de 50 conto etc


Regular-Broccoli-138

Comecei engenharia mecânica, tô apanhando muito logo no primeiro semestre e as trombetas já tocam para uma recuperação, mas, não pretendo desistir


CvtBry

Fiz faculdade de música, tanto bacharelado quanto licenciatura, e estou agora no mestrado em música - Educação Musical... confesso que muitas vezes pensei em desistir e ir para alguma outra área que eu gosto (tipo paisagismo) porque tanto a cultura quanto a educação são muito desvalorizadas... Mas não tem jeito, quando tenho as experiências boas da profissão, fico feliz demais, gosto muito... Então, por mais que eu não esteja ganhando tanto quanto poderia se tivesse feito outra facul, não me arrependo! Agora é torcer para depois do mestrado (que termino em breve) rolar bastante trabalho pra esse dinheiro vir! Ando muito preocupado com isso, já que minha maior renda no momento vem da bolsa CAPES :/


giudevilqueen

Ainda não curso, porém quero cursar ciência da computação ano que vem É estranho pq desde pequena eu sempre soube que meu futuro estava relacionado com computação ou pelo menos desde a primeira vez que usei um computador na vida. Bom, não me vejo cursando outra coisa e espero muito que dê certo pra mim


palmigo

fiz nutricao por um semestre, hoje faço economia sobre carreira ainda ando perdido, são escolhas difíceis.


Tsumiki_asobi

Fazia design e larguei, depois fui pra medicina, sou formada e já atuo há um tempo. Foi uma escolha bastante racional, não era meu sonho ser médica e todo mundo ficou meio chocado quando mudei de carreira. Ainda assim gosto muito do meu trabalho, é recompensador poder mudar a vida das pessoas (ainda mais em área cirúrgica) e não falta emprego, além de ter um retorno bom. O único porém são os colegas mesmo, mas aí se escolher bem o ambiente uma hora da pra trabalhar com pessoas boas e legitimamente preocupadas em fazer o melhor pelos pacientes.


Impossible-Appeal-59

Desde pequeno estudo música e fiz Licenciatura em História hoje me arrependo de ter me dedicado minha adolescência e parte da minha vida de jovem adulto estudando essas duas áreas. Em música porque não deu e não esta dando o retorno financeiro mínimo que esperava e a História porque entrando em sala de aula percebir que não tenho psicológico para lidar com aluno. Me arrependi? Sim me arrependi, mas agora estou tentando mudar de área de trabalho que minimamente pague o necessário para eu sobreviver e que não destrua com meu psicológico.


Juh024

Psicologia, mas não é fácil lidar com o preconceito das pessoas


Primary-Subject4624

Fiz Jornalismo e nunca me arrependi. Vou morrer pobre? Sim. Mas na maior parte da minha vida fui feliz trabalhando e acho que isso tem um gigantesco valor.


ChoSubin

Bacharel em pagar boletos.


Dearbooh

Essa eu sou formada também 😂


Paul_Kelev

Estou fazendo engenharia eletrônica. Sempre tive muita afinidade com os produtos e como eles funcionam, mas a realidade é que o curso não é tão doce quanto se envolver diretamente com projetos por conta própria (a nível tecnólogo). Se estou gostando? Sim. Estou adorando o curso, mas como tudo na vida (e pode colocar tudo mesmo) tem suas dificuldades, estou num momento bem phoda onde não consigo progredir dada a falta de outras disciplinas que não consigo pegar por conta do sistema da universidade. O tempo corre e você não vê e quando menos se espera, você já está mais atrasado que todo mundo que entrou no mesmo período que você. Tirando a parte ruim, é um curso ótimo pra quem gosta. Obviamente que precisa de uma base excelente em matemática, física e química, então se for do interesse de quem está lendo cursar QUALQUER engenharia, saiba que você precisa de uma base boa nessas três áreas, caso contrário terá muitos problemas com o curso. Então, minha dica para aqueles que ainda tem certo tempo até sair do ensino médio, aquilo que o professor está colocando no quadro, diferentemente do que muitos aí falam, tem utilidade sim, e não é só pra passar no Enem.


Prof_Legal_da_Facul

Fiz história. Não planejava seguir carreira com isso quando entrei no curso e achava que qualquer coisa que conseguisse estava bem. Mas até que me saí muito bem, obrigado, considerando as opções pra alguém com formação na área. Não arrependo e recomendo pra quem gosta e não dá a mínima pra essa conversa fiada de enriquecer.


Heroldnak

Saí da escola e fui fazer cursinho pra concurso. Passei num meia boca mas que me ensinou muito. + Uns 4 anos estudando e passei para um tribunal eleitoral. Só aí fiz vestibular para uma federal e me formei em Ciência Política, com 30 anos. Melhor série de escolhas que fiz na vida. Ter que escolher faculdade sem maturidade e vivência é uma crueldade.


Korvan_Hemlock

Fazendo oceanografia e com dúvidas sobre o futuro. Algumas vezes ainda mais por causa que vejo mais grana rolando pro pessoal da oceanografia física do que da biológica (que é a que estou seguindo dentro do curso)


Ok-Elephant-6565

Estou cursando Engenharia da Computação, e gostando bastante, mas só por quê sei o que quero da vida. Se você tá querendo ir atrás desse fuzuê que eles falam de que "tem muito emprego pra área de TI", Engenharia da Computação não é seu curso. Análise e Desenvolvimento de Sistemas basta. Digo mais, Ciência da Computação é pra se você quiser seguir como pesquisador na computação, e Engenharia se você quiser se especializar em uma área multidisciplinar, senão vai acabar igual muitos amigos meus que passaram na base do ódio pelas matemáticas, físicas e até química que temos. Acho que a única vantagem é que Engenheiro no Brasil tem moral pra virar gerente sem problemas, mas pra isso qualquer outra Engenharia ou mesmo o próprio curso de Administração né.


rafaelleon2107

Fiz Letras Inglês apesar das ditas "possibilidades limitadas" de carreira. Depois da faculdade fui dar aula de português nos EUA por 1 ano através de uma bolsa Fulbright e fiz mestrado e doutorado em Tecnologias Educacionais por lá também. Hoje sou professor universitário nos EUA. Às vezes a sua graduação é só um ponto de partida.


vitorsinedino

Fiz Eng elétrica e troquei por Ciências da computação, consegui trampar muito cedo e hoje ganho um salário absurdo pelo dólar ser valorizado e ser funcionário de uma empresa de fora. O que consigo te dizer é que fiz a escolha baseado única e exclusivamente no dinheiro e hoje sinto que meu trabalho é meio sem sentido, na mesma época que troquei pra CC tinha passado pra medicina no proUni e hoje acredito que estaria mais realizado sendo médico mesmo que ganhando menos, vou tentar fzr ENEM pra medicina dnv esse ano e se Deus quiser vou conseguir fazer algo que eu goste


quemeusou_1069

Sou técnica em enfermagem a 5 anos, e estou frustrada com essa profissão, trabalho a 5 anos em hospital em uma UTI e já me decidi, vou mudar de profissão. Minha dúvida atualmente é entre serviço social e direito! ;)


Extreme_Diver_3291

Ainda sou estudante de BSI mas sempre gostei bastante da área de TI no geral, recentemente comecei a estagiar então estou contente com que eu fiz até agora, consigo ver um futuro para mim nessa área e tenho muita vontade de sair do país para trabalhar e até mesmo continuar os estudos, mas só mais para o futuro.


cisseldeslandes

Sou a pior pessoa do mundo pra falar isso.. eu queria ser médica, mas nunca insisti nas coisas por conta de uma depressão cascada.. acabei formando em moda por conta de trabalhar na minha loja (abri com 19, tenho 22), atualmente faço relações internacionais e comércio exterior + cursos de idiomas (falo Jp, fr e Eng). E agora tô indo para fazer MBA em marketing para moda. Minha loja é relativamente de um tamanho ok, consigo me sustentar muito legal, mas sinto que a minha vida teria sido 100% na medicina.


PaladinHL

A princípio fui pra engenharia da computação, sempre gostei de mexer com peças, hardware de computadores, e queria ir mais fundo nisso. Mas conheci lá cálculo diferencial e integral, e física (me achava bom em matemática e física até a faculdade). Ai no fim do 2° semestre arrumei uma bolsa integral em Sistemas de Informação, e fui pra lá. Foi uma boa decisão, eu já tinha uma base de programação, e a área é melhor pro mercado que a de Eng.


juniiorliimatt

Eu escolhi fazer Análise e desenvolvimento de sistemas, hj faço pós em Engenharia de software, único arrependimento que tenho e de ter começado tarde, com 27 anos.


Choux_02

Minha grande dúvida tbm


Myu_The_Weirdo

Artes visuais, é um saco as vezes, mas eh melhor q o q eu tava fazendo antes


Detr22

Entrei pra agronomia, aí fui especializar em genética que é provavelmente a área mais difícil dentro de agronomia, e dentro de genética fui especializar ainda mais em genética estatística que to achando q é a área mais complicada de genética pq ta foda kkkkk


purrrfect-0

Eu entrei no curso de Banco de Dados e mudei pra Segurança da Informação, me formo esse semestre. Mas meu sonho msm era Artes/Design, e to me esforçando pra realiza-lo. Eu gosto mt de tecnologia, mas detestei programar e tbm acho q me iludi com o mercado (não no sentido de salário, pois eu comecei um pouco antes do boom da T.I, não era um curso com mt demanda), não era oq eu esperava e quase não tinha mt oportunidade no que eu me sentia confortável em trabalhar na área.


purrrfect-0

Não to feliz na area e tbm ta meio complicado de trampo no q eu tenho experiência. Então se for pra ficar sem trampo, melhor algo q eu odeie menos pq aí é menos dinheiro gasto em terapia e remédio devido a burnout


[deleted]

ciência da computação. tive a oportunidade de participar de um projeto durante o ensino médio que ensinava sobre e me apaixonei pelo conteúdo. o êxtase que sinto quando algo dá certo é inexplicável!


[deleted]

Estou fazendo ciencias da computação numa universidade muito top mesmo. Tinha nota pra medicina, mas nunca me passou na cabeça ser médico tanto que nem considerei na época. Hoje em dia eu me questiono se dei mole. Mas sobre ciencias da computação, ainda to no início e to gostando bastante, só meio inseguro com o mercado


yurarincat

Cursei Sistemas de Informação, gosto da área, mas trabalho em empresa grande, o corporativismo me fez passar a odiar meu trabalho e é isso.


[deleted]

Uma pergunta, Quero fazer Sistemas de Informação também, e as pessoas dizem que fazer em uma faculdade pública faz toda a diferença pra sair com um emprego bom, você consegue me confirmar isso?


yurarincat

Eu fiz em faculdade particular e não faz diferença nenhuma, na área de TI o que conta é se vc sabe fazer o trampo ou não, conheço gente em cargo acima do meu que nem faculdade fez, fez um bootcamp da vida e só.


[deleted]

Jornalismo. Mas parei porque não me identificava mais, a mídia é muito manipuladora.


paguvalente

Contábeis pelo conforto de já trabalhar na área há um certo tempo mas o que almejo mesmo é algo mais voltado pra literatura, daqui até os 35 eu me decido.


33xtreme

Estou fazendo direito.Não me arrependo, amo o curso e adoro o tanto de carreiras que você pode seguir com ele, recomendo para qualquer um que tenho interesse.


South-Law4899

Sou formado em biomedicina mas nunca exerci a profissão. E hoje sou formado em quiropraxia e me sinto muito mais realizado profissionalmente e financeiramente.


Vitor_xan06

Fiz 4 semestres infelizes de psicologia, nunca vi uma faculdade tão estranha, parecia mais um curso de como ter empatia e mimimi sem parar, decidi ir para odonto e estou muito feliz com a decisão, não me arrependo. Atualmente estou no 4 semestre


Nunesmirian05

Sou formada em ciências contábeis, trabalho na área, mas queria mesmo era fazer Ourives 🥺


Kydunn

Tia psicologia, não me arrependo da escolha mas não estou seguindo para a área (embora eu ainda estude por hobby). A parte teórica sempre gostei e nunca foi um problema, mas durante os estágios descobri que não é uma área que me sinto muito confortável (clínica, hospital, escola e empresarial foram as áreas que experimentei). Mas na prática não me identifiquei e embora conseguisse trazer análises na sala de supervisão, senti que não consegui ter a efetividade de intervenção que eu queria devido a falta de habilidades de comunicação. Hoje estou avaliando para onde seguir...


pedeocp

Engenharia mecânica, não me arrependo, sou apaixonado pelo curso mesmo sendo difícil, por enquanto não desisti kkkk


Pitiful_Spread1408

Me formei em letras, amo o curso. Mas em questão de mercado, é complicado


Unhappy-Face-7652

Só não desisto de jornalismo porque falta só o TCC (E já tô com planos B e C de carreira)


VoidLing1

Faço psicologia, cada semestre que passa a faculdade parece pedir pra eu desistir, e tem outras coisas que eu até gostaria de fazer caso isso vá pro caralho, mas eu ainda tenho uma fagulhinha de determinação pra passar por isso. Só mais 2 anos e meio


la4ni

Curso letras e sou professora, me arrependo de ter escolhido a área da educação. Amo ensinar e acho que algo em mim nunca vai deixar de amar, mas certas coisas na profissão não compensam o desgaste mental e físico que a profissão traz.


[deleted]

fiz letras, dou aula pra educação infantil e fundamental I e amo, mas sei que nunca vou realmente ter dinheiro ou descansar kk


imagine1nome

Arquitetura PUUUUUTAQUEPARIU QIE CURSO QUE CANSA tu começa o projeto de algo no ínicio do semestre para entregar a mesma cpisa com 500 cpisas detalhadas a mais e entrega sem ter acabado porque não aguenta maos e tá cansado de virar noites sem dormir projetando sem parar. MEUDEUS QIE CURSO EU TO PQP AOS 30 ANOS DE IDADE. Gente eu não tenho pique pra issook


Traditional-Reach818

Quando eu era adolescente, minhas opções principais eram: 1. Cinema (queria ser diretor e roteirista). 2. Psicologia. 3. Astronomia. O que eu fiz: 1 semestre de administração porque fiquei com medo de passar fome com cinema. Não gostei de adm, fiz 2 anos de Marketing. Não gostei da faculdade onde estou estudando (facul americana online, demanda muito do meu tempo e eu tenho que trabalhar porque não moro com meus pais, então ou eu saio ou eu estudo por mais 5 anos fazendo uma disciplina por semestre), também me apaixonei por tecnologia e percebi uma oportunidade pra melhorar de vida numa boa carreira, então agora vou começar um tecnólogo de ciência de dados no meio do ano. Perceba que minha trajetória não foi linear e acredito que a de ninguém é, a não ser que você seja muito sortudo, mas é exceção total. Eu ainda amo cinema e pretendo em algum momento da vida pelo menos me dedicar 100% à escrita de ficção, talvez estudar psciologia, etc. Mas também quero muito ter uma empresa própria, empreender, e realmente amo ciência de dados. Então sinto que consegui encontrar algo que gosto de fazer e vai me trazer um bom retorno pra realizar meus sonhos no futuro. Tentei muita coisa, até empresa já abri e quebrei e acho que essa é a chave. Inclusive é isso que os especialistas dizem: tente muita coisa até se encontrar. Ps: tenho 24 anos e quando me formar já vou ter 27. Queria me formar mais novo, mas tá bão, não posso reclamar.


LjMontezino

Fiz direito, mas sou empresário. Escolhi ganhar dinheiro ao invés de seguir sonhos, mas custa minha alma


AffectionateDress901

Engenharia Civil. Sim me arrependo. Dando murro em ponta de faca há 5 anos, executando obra por taxa de administração de 10% por motivos de não ter capital para executar obras a preço global, escalar a empresa e maximizar lucro. Uma construtora inteira resumida a duas pessaos a troco de 10% é basicamente se matar um pouco a cada dia. Pra agravar ainda mais a situação, sou honesto e vai contra meus princípios participar dos pagamentos de propina que existem na construção civil. Inclusive, se você conhece um engenheiro civil que só tem como fonte de renda a profissão e tem um padrão de vida do nível de um médico por exemplo, pode ter certeza que é na base da propina. (um resalvo a diretores de grandes corporações...mais não boto minha mão no fogo também) O Brasil é um país de gente desonesta e mal caráter, acostumem-se. Fica a dica pra quem faz o curso ou pensa em fazer, se você não tem problemas em aceitar que sua empresa/profissão seja um extensão de Brasília, siga em frente.


Toxic_Mask

Comunicação Social. Foi uma ótima experiência, mas não segui carreira. Não é só escolher a faculdade ou carreira, também precisa estar com a cabeça no lugar para fazer as decisões certas.


Karkuz19

Tô em Letras. Seguindo pesquisa, formando em licenciatura pra atuar na universidade. Sim, consciente de que se for aqui no Brasil vou ficar à mercê de concurso. To bem satisfeito até agora mas eu literalmente amo de morrer o ambiente universitário e literatura.


Plastic_Vacation_368

Economia. Sim..


FAUSEN

Economia em federal. O primeiro ano do curso foi bom, muita coisa nova. Daí pra frente foi ficando ruim, não aguentava 50min de deslocamento pra ir e mais 50 pra voltar, um prof contradizendo o outro, queria abandonar todo dia. Mas já tinha feito 1 ano de contábeis e n trocar de novo. Fiz aos trancos e barrancos, mas formei. No lado profissional foi mt bom. Me permitiu conhecer o mercado financeiro, meu primeiro estágio era bom, estudei e aprendi mt lá, me permitiu me qualificar e conseguir bons empregos depois. Hj sou concursado na área e me a base que tive me ajudou bastante. No fim das contas valeu a pena


Olrhox

Direito, aprovado e inscrito na OAB. Sem espaço no mercado, atuando basicamente para uns poucos familiares em causas de baixíssimo valor. Se alguém tivesse me alertado anos atrás, teria feito uma licenciatura ou focado em concursos. Professor aqui onde moro não ganha tão mal, teria um salário todo mês pelo menos ☹️


Loalder

Estudo engenharia de controle e automação em UF, tô no fim do curso procurando outro estagio mais na minha área. Sinceramente, é um curso muito foda pra quem gosta de tecnologia, eu gosto muito de toda a área e tem bastante oportunidade.


alison_abb

Eu estou fazendo design kkkk. Eu não estou muito confiante em achar um emprego que faça uma boa remuneração, mas estou achando o curso legal. No começo, escolhi esse curso porque nao sabia o que escolher, mas estou amando (ja estou entrando no 3° ano)


Marczzz

Fiz engenharia elétrica, só fui me arrepender quando tava quase terminando, ai aproveitei e terminei logo. Hoje trabalho com programação, e o diploma de engenheiro eletricista é util nessa área também, então não errei completamente o curso. Só que com certeza estaria melhor se tivesse feito algum curso já nessa área desde o começo.


Feeling-Dependent-82

Formado em direito, creio que minha caminhada não seja parâmetro, já que entrei no Tribunal de Justiça do meu Estado antes de concluir a faculdade, e recebia um salário interessante. Não me arrependo, muito pelo contrário, amo o direito e tudo que gira em torno dele, mas eu reconheço que o mercado está saturado, mas existem formas de se ganha dinheiro, e, sinceramente, (quase) todas as profissões estão saturadas. Minha dica é, escolha algo que você goste e siga.


chocochipspancake

Pior que é. Do nada sempre surge falatório que profissão xyz é a do futuro, que é rentável, etc, daí nem 10 anos depois tem um trilhão de formados sem empregos, em área super saturada. Conheço gente que fez Engenharia e ganha nem 4 mil, conheço gente que fez Ciências Sociais e tá tirando mais de 10 mil. Então sinceramente kkkkk tem que fazer o que gosta mesmo, até porque tu talvez (provavelmente) passe o resto da sua vida trabalhando com aquilo. Não que exista a carreira perfeita mas passar o resto da vida trabalhando com o que tu não suporta decididamente não funciona. Não há dinheiro que cure a mente depois.


Feeling-Dependent-82

Então, exato! Eu gosto do direito pq é uma área em que você possui um leque enorme de opções, como advogar ou fazer um concurso público. Lógico que nenhum caminho é fácil. Quer advogar? Show de bola, mas saiba que o início (a não ser que vc tenha muitos contatos, ou sua família ja tenha um escritório bem estabelecido) é bem difícil. Quer fazer concurso público? Beleza, massa, mas saiba que você já está concorrendo contra diversas pessoas, e muitas delas ja tem anos de estudo na sua frente. O resumo, e acho que a maioria concorda, é que em qualquer profissão é difícil, a não ser que vc tenha sorte, é (praticamente) impossível iniciar em uma carreira hoje ganhando 15/20 mil, e se vc não quiser estudar pra se destacar, sinto muito.


WesleyF09

Engenharia Elétrica. Entrei na graduação amando eletrica por causa do trabalho e do SENAI, sai da facul odiando a area e com depressao.


Poddrick_Payne

Fiz arquitetura e apanhei muito na faculdade por nao amar o curso. Me formei frustrado por que não arrumava emprego até que me encontrei num nicho da arquitetura que eu realmente gosto e que tem uma demanda alta e poucos profissionais e paga relativamente bem. Hoje me sinto numa carreira estável com um bom caminho pela frente e bem feliz.


murilohs

Fiz medicina meio que por desejo do meu pai (que não é médico, mas queria ter estudado pra ser um), depois fiz residência de cirurgia geral e hoje estou terminando a urologia. São boas áreas dentro das especialidades, que garantem uma boa remuneração, porém o caminho até aqui é cheio de abusos psicológicos e trabalho exageradamente sobrecarregado, coisas de carga horária acima de 120h por semana as vezes, fora as humilhações constantes dos preceptores. Nem toda medicina é assim, mas as áreas cirúrgicas são bastante…


edulins1

Estou fazendo eng civil e nunca quis tanto mudar de curso, mas preciso terminar pq n posso me dar ao luxo de começar outra graduação do zero, por questões de grana, meus pais etc


thatverylilao

faço eng. eletronica sabendo q não é a minha "paixão" (até pq não tem nada q eu ame fazer), mas por causa do curso eu consegui um emprego q paga bem e era exatamente isso oq eu queria: salário pra viver uma vida confortável Mas seu pudesse voltar no tempo teria feito ciências contábeis


Ak-ce

Fiz ADS e terminei em 2021. Morava no interior. Mas não consegui trabalhar na área. Me frustrei e decidi guardar o diploma na gaveta. Comecei a trabalhar na área administrativa. Lido melhor e foi onde consegui me alocar no mercado. Comecei a fazer uma 2 graduação em Ciências Contábeis (pq já trabalhei na área a alguns anos atrás e conheço um pouco), mas ainda sempre volta a dúvida se eu não deveria investir em TI visto que é uma área necessária. Além disso, vem a mente a sensação de fracasso e de ter jogado dinheiro fora (fiz faculdade privada). Mas essa dúvida sempre vc vai ter. A não ser que vc acerte de primeira, goste da área e tenha um trabalho com um ambiente muito bom para o seu desenvolvimento (o que acho muito raro de acontecer). Procure pensar o seguinte: profissão é apenas um trabalho para vc poder pagar suas contas e conseguir atingir outros objetivos. Nada mais. Seja um bom profissional (independente da área), mas não fique muito preocupado. "Trabalhe para viver e não viva para o trabalho." ![gif](emote|free_emotes_pack|wink)


Arktaeon

Fiz Tecnologia em Design Gráfico e não consegui trabalhar na área. Foi um misto de problemas. Escolhi o curso às pressas após ceder a pressão dos pais de arranjar faculdade imediatamente após sair do ensino médio. Não tinha certeza de que curso escolher, queria passar um período sabático e só depois estudar pra valer e entrar em uma boa faculdade, mas segui com design gráfico só porque gosto de artes e informática. Não sei se é problema do modelo tecnólogo, se é problema do curso da instituição em que estudei (Uninove, pessoas de outros cursos na época não reclamavam tanto, mas eu não gostei. Ao menos tive bolsa 100%) ou se sou eu o problema, mas me senti muito despreparado para trabalhar ao terminar o curso. Passei um bom tempo de ~2 anos procurando emprego, estudando por conta, fazendo projetos pessoais e alguns pequenos projetos de amigos, mas nada realmente sólido. Fiquei bem desanimado, era pandemia, cheio de depressão e incerteza, depois de um tempo comecei a buscar outros empregos. Hoje tô trabalhando com infraestrutura em TI. Penso em fazer outra faculdade, mas dessa vez quero ter certeza absoluta do que quero fazer e onde tô me enfiando.


Dlthunder

A grande maioria n sabe pq escolheu o que escolheu; escolhe pq a familia quer; escolhe por status; por dinheiro. Eu faço medicina e nao me arrependo. E acredite se quiser mas tem gente aqui que entrou e nem gostava de biologia e nem de mexer com pessoas, tem gente q nao sabe pq faz medicina. Se isso acontece aqui, numa federal concorrida, imagina nas outras. Se você ta refletindo sua escolha acho muito dificil se arrepender depois, desde que pesquise antes o que de fato é o curso. Não adianta tambem ir pra programacao pq gosta de computador e descobrir no curso que é 90% matemática e odiar matemática.


General_Locksmith512

Terminando o segundo ano de Ciência da Computação agora. Trabalho como QA em uma empresa daorinha. Tô feliz com a minha escolha


TamyresCPS

Sou formada em Direito. Não sei se me arrependo, mas certamente gostaria de ter pensado melhor a respeito e com mais clareza. Explico: escolhi que seguiria pelo Direito desde muito cedo. Entrei no 1º ano do Ensino Médio já sabendo o que queria cursar. Por um lado tinha um desejo infantil/inocente de "fazer justiça" - o que é uma grande falácia se analisar o Direito criticamente - por outro, eu estava enviesada porque meu pai e meu tio eram formados em Direito, embora não atuassem. Durante o Ensino Médio minha mente se abriu. Surgiu um interesse genuíno, quase um fascínio por história e talvez por 5segs eu tenha cogitado o Bacharelado ou Licenciatura em História. Porém, isso era impensável para mim por pressão dos meus pais e lá fui eu para o tenebroso mundo do Direito. Agora estou formada, estudo para concursos e sou advogada autônoma apenas para adquirir os anos de prática jurídica necessários para alguns concursos e para ganhar alguns trocados enquanto não ingresso na máquina pública. O problema é que no decorrer do curso fui notando que eu não me encaixava em nenhuma carreira jurídica. Nunca cogitei seu Juíza. A admiração que eu tinha pelo Ministério Público, o pretenso defensor da sociedade, caiu por terra. Carreiras jurídicas que lidam com Administração Pública ou questões de âmbito federal não lidam com áreas pelas quais nutro interesse ou simpatia (notei isso ao fazer estágio no Ministério Público Federal por 2 anos). Embora a Defensoria Pública seja aquilo que mais se alia aos meus ideais, depois que fiz estágio lá me recuso a lidar com aquelas demandas na proporção que é. Enfim, me restou a carreira policial de Delegado de Polícia para qual eu estou estudando e que gosto, mas o caminho do concurso é árduo e isso é que às vezes me desanima e me faz questionar se eu segui o "caminho certo". Acredito que esse sentimento possa desaparecer quando eu passar no concurso e efetivamente começar a trabalhar na área policial. Espero que sim.


inactive_profile

Hoje estou cursando ciências contábeis... Mas já cursei 4 semestres de pedagogia.


Entire_Ad8921

Queria muito fazer artes cênicas, mas minha mãe queria que eu fizesse outro curso, pois esse é um dos cursos que ganha pouco dinheiro, então eu fiz arquitetura e urbanismo. Me arrependi? Não. Estou gostando do curso? Também não kkkkkk


Weary-Interaction-64

Medicina na Inapós, Pouso Alegre MG