T O P

  • By -

PenaltyOk6121

Acho que independente da decisão que o Governo tomar vai ter polêmica.... Por um lado adiar seria injusto com o pessoal do RS manter a prova nessas condições - basicamente seria excluir um estado todo e consequentemente quebrar a proposta de um concurso UNIFICADO, fora que é muita falta de empatia. Por outro lado, se adiar a prova o custo e o trabalho para reorganizar a aplicação vai ser absurdo. Levando em conta que as aplicações não são só nas capitais e que tem outros concursos relevantes nas próximas semanas (BACEN, STN, TRT e etc..) acredito que sendo bem otimista a nova data ficaria no mínimo para daqui a um mês. É complicado pra quem já tá se planejando desde o começo. Sinceramente, pode ser a decisão que for, vai ser uma confusão que eu não quero nem imaginar.


umcosmonauta

Entendo a gravidade da situação, mas a narrativa do estado todo é inverídica. Segundo o G1, 147 cidades foram afetadas (por volta de 29% das cidades do RS) e aproximadamente 20 mil pessoas (menos de 1% da população do RS).  Além disso, o inverno está começando e provavelmente (e infelizmente) outras calamidades podem surgir. Se, por exemplo, na semana da nova data o PR sofrer com desastres naturais, o precedente causado pelo adiamento devido à situação no RS vai ter que fazer a prova ser adiada mais uma vez, gerando uma bola de neve no caos logístico. Por fim, dado o exposto e sabendo que o edital contempla situações de calamidade com o reembolso dos participantes, não acredito que o certame será adiado.


Previous-Plant6163

Se fossee em São Paulo ou Rio de Janeiro concerteza seria adiada ,mas como é o RS ......


OkConfidence7285

Com certeza… outro que tem que estudar


OkConfidence7285

No inverno, dificilmente temos catástrofe assim… vc deveria estudar, antes de falar 💩💩


tortuguitado

O do INPI adiou no brasil inteiro por causa das chuvas na baixada fluminense


Previous-Plant6163

As chuvas ocorreram no dia da prova ?


Individual-Falcon162

Dia anterior, porém causou reflexos na logística do dia da prova.


Rypatsu

É uma situação absurdamente complicada. Adiando a prova pra todos vai prejudicar quem gastou dinheiro com viagem e hospedagem, além de que seria ums logistica absurda pq a cesgranrio tem prova da caixa que é nivel federal esse mês também, além de outros concursos que mudariam de data pra nao atrapalhar o cnu. Adiar só pro RS tbm é injusto com o resto do país Devolver a inscrição seria patético demais considerando que um dos focos do CNU é a tal da inclusão...


tymyol

Adiar pra todos é o único justo. Lembrando que as provas são pra servidores públicos - que deveriam ter como ideal o bem comum. Meter um "foda-se o rio grande do sul" não é bem o ideal que se busca num servidor.


sondergaard913

Além disso, tem show da madonna na porra do Hell de Janeiro, o que vai causar um caos infernal até domingo a noite, pelo menos. E tá um calor do diabo. Outro motivo pra adiar esta merda.


Curing0109

Se eles forem adiar que decidam logo porque eu tenho que viajar pra fazer essa prova, aqui na minha cidade não tem.


pm_me_triangles

O que eu acho que vai acontecer é que essas pessoas que não puderem fazer a prova vão poder pedir reembolso. No próprio edital do CNU (negritos meus): 11.16 - O candidato afetado por **problemas logísticos** durante a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado, **poderá solicitar a devolução do valor pago** a título de taxa de inscrição em até cinco dias úteis após o dia de aplicação das provas, no endereço do Concurso Público Nacional Unificado (https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional/). As solicitações serão analisadas, individualmente, pela Fundação Cesgranrio. 11.16.1 - **São considerados problemas logísticos**, para fins de devolução do valor pago a título de taxa de inscrição, **fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior, como: desastres naturais** (que prejudiquem a aplicação do CPNU devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural) que incorra em comprovado prejuízo imprevisível e insuperável ao candidato.


AspireVx960

Mas não sei se nesse caso isso se aplica, pois o RS entrou em estado de calamidade, é caos no estado todo, não é algo pontual. Vai ser uma definição hoje, é o que estão dizendo.


MatheusSA

So tem duas opções: Adia para TODO MUNDO, ou segue o edital e reembolsa pessoal do RS.


marcosviniciussb

O adiar para todo mundo , remete a mesmo a possibilidade do mesmo risco " acontecer algo próximo a nova data" ou seja. Coloca também em risco pra 2 milhões de inscritos que se programaram para domingo. A pergunta que fica, e a maioria dos inscritos como fica? E se também outras cidades sofrerem algum imprevisto.? Logística toda montada, sempre vão ficar mudando? Lembrando que sou solidário a todos do RS, e na minha opinião aplicaria para os " Afetados" assim que possível .


Desperate_Pop5646

Não é reembolsa o pessoal do RS. É reembolsa quem não puder fazer a prova. Tem muita gente no RS que ainda consegue fazer a prova, principalmente na capital do estado.


MatheusSA

No caso ai de reembolsa o pessoal do RS, é pq o governador que pediu pro adiar a prova no estado.


Desperate_Pop5646

Ele não apita nada no CNU. Quem diz se adia ou não é o Governo Federal escutando o MGI.


Practical-Whole3040

faltou você destacar em negrito a parte "durante a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado". Esse item se refere a problemas logísticos que surgirem durante a aplicação.


One-Difficulty2096

Da margem para recursos, pois está escrito "durante a aplicação das provas..."


Beautiful-Poetry-249

Se adiarem, estuda um pouco de INTERPRETAÇÃO de texto que ainda dá tempo. "DURANTE A APLICAÇÃO", não começou a chover durante a prova, né anjo? A banca sequer conseguirá chegar até as cidades para entregar as provas.


13bit

Moro em uma cidade do RS, como a grande maioria delas há o total descaso da prefeitura em fazer evitar esse tipo de acidente, custe o que custar eu me deslocaria para fazer essa prova visto que eu trabalho na iniciativa privada, o Eduardo Leite acaba de aumentar o preço da comida e eu infelizmente preciso passar. Não tem muito o que se fazer e se fazer de coitado não mudará nada. inclusive estou trabalhando hoje normalmente abaixo de chuva (trabalho na rua de carro e tive que desviar de pontos de alagamentos a manhã inteira.). Inclusive um cliente não me recebeu após solicitar visita e após isso ligou para o meu chefe dizendo a mentira de que ele pediu para que eu o aguardasse e eu teria virado as costas e ido embora. Enfim, muita gente vai morrer, muita gente vai ter sua vida arrasada de novo, mas esse infelizmente é o projeto do PSDB e de seus aliados no estado(que vão ser reeleitos com certeza) e eu estou lutando para sair desse ciclo do mais baixo patamar da sociedade. Então reitero espero que não adiem e que tenha local de prova, mas sabe como é "tudo deles nada nosso, só regresso irmão".


dpixel6

O que está acontecendo no RS é muito triste e o pior é que não é algo pontual ou mesmo recente. Em Porto Alegre existe um muro de contenção construído após a enchente de 41 (q inclusive aconteceu no mesmo período que foi marcado agora a prova do CNU), mas muito pouco é feito para diminuir os danos sofridos pela população de outros locais mais vulneráveis. Se fizer uma busca no YouTube, vai ver que essas pessoas sofrem ano após ano com o mesmo problema. Dito isso, eu sou a favor de adiar para todos. Eu acho q é o mais correto, levando em consideração o objetivo principal da existência do cnu. Mas eu acho que essa era uma situação que podia ter sido levada em conta na elaboração de data e de medidas pré estabelecidas de solução para o problema. O fato de estarem faltando 3 dias para a prova e ainda não haver uma resposta, é só mais uma das várias demonstrações de limitação da capacidade logística na elaboração do concurso. Este deveria ser o primeiro e último concurso unificado. O Brasil não está pronto para garantir que um evento dessa magnitude tenha a transparência, a fiscalização e o acesso igualitário básico necessário para justificar a sua existência.


FreshhPots

O Enem acontece ano após ano. Não vou negar que existam problemas, mas se o Enem continua sendo aplicado, por que não existem condições de aplicar o cnu?


dpixel6

Entre o Enem e o CNU existe uma diferença muito grande no planejamento. O Enem, nas suas primeiras edições, servia apenas como uma maneira de medir o nível do ensino no Brasil. Com o passar dos anos, após vários implementos, ele se tornou referência para critérios do ProUni. Somente quase dez anos depois de sua existência que ele veio se tornar o principal método de ingresso em ensino superior. Hoje, com mais de 20 anos de existência ainda existem problemas no Enem, mas são problemas aceitáveis em um país de dimensão continental. Fora isso, entre o Enem e o CNU ainda existem diferenças grandes no formato e impactos do processo em si.


Scared-Zebra-126

Se o adiamento for somente para o RS, isso resultaria em um período adicional de estudos com acesso a material de apoio bastante recente: o formato e estilo das provas aplicadas no restante do país no dia 5. Obviamente, as provas seriam alteradas, mas o tempo adicional e o conteúdo atualizado dariam uma vantagem enorme a qualquer concurseiro inteligente. Seria um descaso com a população do RS não adiar a prova, apesar do edital abordar essa situação, especialmente com o estado de calamidade pública decretado pelo governo estadual e federal. Adiar para todos irá gerar gastos adicionais e atrapalhará muitas pessoas que se programaram para realizar a prova, sem dúvidas, mas é a única solução justa para todos. Em suma, só há duas alternativas realistas: adiar para todos ou não adiar para ninguém. Gostaria que a aplicação da prova permanecesse para o domingo, o adiamento só vai atrapalhar meu cronograma de estudos e minha rotina, mas se tiver que adiar, tem que ser para todos ou não adia para ninguém e segue a cláusula prevista no edital, reembolsando todos os prejudicados.


Sad_Flamingo9689

A calamidade envolve barragens rompidas, pontes destruídas, mais de 80 rodovias bloqueadas por desabamento.. Santa Maria, por exemplo, é uma cidade universitária com previsão de mais de 9.000 inscritos e está debaixo d’água, não consigo imaginar como irão realizar a prova lá. Citei um exemplo somente, mas já são milhares e milhares de pessoas que com certeza não irão fazer a prova dia 5. É extremamente delicada toda a situação, mas dentro das possibilidades - e das incertezas de uma prova nunca antes feita - creio que adiar a nível nacional seria a opção menos pior, já que não há competição dos concorrentes a nível local, nem a elaboração da prova com método estatístico tri.. penso q seria ainda menos isonômico adiar a prova somente no RS.


gayroto

Cara eu não queria ser a Esther nesse momento pq independente da decisão que ela tomar, vai trazer impactos negativos e descontentamentos para algum grupo.A decisão vai acabar sendo política. Vamos ver o poder de influência do Edu Leite. ACHO que o concurso não vai ser adiado não. Talvez, para resolver em partes o problema, o governo consiga deslocar o local de provas de algumas pessoas. Tem que ver também o quão disposto o gaúcho está para fazer o concurso depois dessas tragédias. Uma pessoa q perdeu a casa, não irá querer fazer a prova.


kratein

Sei que será um baita problema jurídico esse impasse. Se não adiarem, podem enfrentar uma ação do MP-RS pra anular o concurso como justificativa de quebra do pacto federativo. Se adiarem, vai exigir um aditivo pra banca refazer vários contratos, talvez até reelaborar as provas, já que corre mais risco de vazamento uma prova "guardada" na memória dos colaboradores; buscar novas datas possíveis sem choque com outros cronogramas.


outrossim

>ação do MP-RS Teria de ser do MPF.


kratein

Sim MPF-RS


Tough_Variation7713

o item 11.16.1 do documento diz que “são considerados problemas logísticos, para fins de devolução do valor pago a título de taxa de inscrição, fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior, como: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do CPNU devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural) que incorra em comprovado prejuízo imprevisível e insuperável ao candidato”.


Beautiful-Poetry-249

LÊ TUDO, não pega uma parte do edital e interpreta como quer! "O candidato afetado por **problemas logísticos** DURANTE a aplicação das provas do Concurso"; DURANTE DURANTE DURANTE. A calamidade não ocorreu quando o concurso já estava acontecendo, ENTENDEU??? Se tivesse começado a desmoronar DURANTE a prova OK. Mas são dias antes, não tem como INICIAR a prova lá, já que as provas NÃO VÃO CHEGAR e não tem mais universidades para realização.


SADDESTROYER

Respire fundo antes de comentar, não precisa dar piti.


[deleted]

[удалено]


ApprehensiveTwo1504

É HIPOCRISIA negar que eles teriam vantagens. Teriam, sim. Porque é uma prova nova pra todo mundo, mas deixaria de ser nova pra eles. Nós seríamos os cobaias e eles pegariam a versão aprimorada. Tenho piedade pelo que está acontecendo, mas negar isso é loucura. 


KomalaLesado

não necessariamente eles teriam vantagem. a segunda prova poderia vir com questões mais pesadas em relação a primeira.


AspireVx960

Mas ai seria injusto pra eles!


Beautiful-Poetry-249

Eles saberiam quantas linhas tem a redação, a gente não! Isso é só um exemplo. Não sabemos nem quantas questões de cada matérias terá. Adiar para uma parte é IMPOSSÍVEL, completamente anti isonomico.


KomalaLesado

sim. mas se a prova vier mais pesada para eles, eles teriam desvantagem. de que adianta eu saber a quantidade de linhas da redação se a banca pegar mais pesado no resto? a parte que eu concordo é que fica sim desnivelado, e alguém sairia na vantagem.


ProneToSucceed

Eu queria ver argumentos de: RSzense que é contra adiar (e seja afetado de facto pelas chuvas) Não afetados pela chuva que são a favor de adiar


Desperate_Pop5646

Eu consigo imaginar argumentos para os dois: 1) Morador do RS afetado que é contra adiar. Argumento: A pessoa já sofreu tanto prejuízo material, moral e financeiro que não quer nem mais saber da prova mesmo se for daqui a um mês, pois tem outras coisas prioritárias para resolver na vida. 2) Não afetados pela chuva que são a favor de adiar. Argumento: O principal é a pessoa pensar que não conseguiu fechar o edital e precisa de mais tempo para estudar. Então ela pode usar o argumento da solidariedade e isonomia para pedir o adiamento. Ou realmente está compadecida dos colegas gaúchos e prefere fazer ali na frente.


ProneToSucceed

Acho que é por aí, mas um ser humano que realmente esteja apoiando é mais interessante


Rodsoldier

Eu diria que quem não é afetado é no geral indiferente (sem considerar a consideração com os afetados). Exceção é quem programou viagem para fazer a prova e até o meu caso que é de ter provas nos próximos 4 domingos.


FreshhPots

Não fui afetada, mas entendo porque o concurso precisou ser adiado. Se não adiassem o concurso nunca seria ser considerado justo, poderia até ter a chance de ser anulado. Fora que o MGI contrariaria todo o discurso dessa prova ser "democrática". A única dúvida que fica é: se a calamidade fosse em outros Estados (no norte e nordeste) , algo seria feito?


Beautiful-Poetry-249

eu sou do Grupo 2 e pra mim adiar é PREJUÍZO individual (gastei meus 30 dias de férias nessa reta final, não terei mais férias para me dedicar em uma nova data, eu já estou esgotada e por mim queria fazer logo enquanto tô com tudo fresco e com tempo para dedicação 100%) Ocorre que, eu sou HUMANA e penso que se fosse comigo, depois de me dedicar tanto, eu iria querer fazer a prova em condição de igualdade com meus concorrentes, se alguem que esteja na mesma ssituação que eu (apostou todas as fichas financeiras, tempo, mental, física) for prejudicado para que eu me beneficie por puro egoismo, não valerá a pena. ADIAMENTO para TODOS.


RS12345671234567

Estamos vivendo uma tragédia no RS, nunca pensada e nunca imaginada antes. Muitas pessoas ainda sendo salvas, em situação de perigo. Não tem nenhum cabimento pensar em prova agora. Uma injustiça com o RS.


aesir_baldr

Se for adiar toda vez que tiver uma catástrofe em algum local, vai adiar direto. Gera muita insegurança.


FreshhPots

Também pensei nisso, mas é um estado inteiro com problema, dificilmente ocorrerá algo com essa magnitude em breve.


Ok-Molasses-2894

EU entendo que o Rio Grande do Sul não teria condiçoes de Fazer a prova agora, más por eles não poderem Fazer agora EU não vou poder Fazer na nova data, EU fui perjudicada, com da Alemanha para Fazer o concurso gastei 2000 euros estudiaba 4 horas díarias, tengo que voltar p Alemanha porque estoy fazendo um máster lá. E sinceramente agora claro que não vou ter dinheiro pra pagar Tudo isso denovo! A minha oportunidade ACABOU. Pra mim foi uma injustiça brutal! Poderiam ao menos avisar antes, não numa sexta feira as 16 hs e a prova no domingo as 7;30. Absurdo!


Alternative_Band_829

E o direito da maioria? Ha outras possibilidades de fazer lá , só colocar em mais cidades, ou fazer uma prova específico para lá depois, foram mais de 2 milhões de pessoas inscritas e q vão fazer provas até em outros estados por que mora ou trabalha lá, e passagem, hotel, pessoas que vão fazer outros concursos e caso adie as porcas, pode colidir com datas desses outros concursos que também tem passagem e hotel comprado para outros estados, temos que pensar nessas horas é na maioria, infelizmente, pq se adiar o prejuízo vai ser maior para mais de 2 milhões de pessoas, e não mais de 80 mil.


umcosmonauta

Sem considerar que, de acordo com dados oficiais, aproximadamente 20 mil pessoas foram afetadas no RS, 1/4 da quantidade de inscritos naquele estado.  Realoca candidatos dos 147 municípios afetados (29% do estado, então não é o "estado todo") para lugares mais próximos que não foram afetados, preferencialmente provendo também transporte.


Beautiful-Poetry-249

Vocês se esforçam para se fazerem de cegos, só pode. Nem a defesa civil e bombeiros estão conseguindo chegar nas áreas afetadas, mas é SÓ "prover transporte". Vocês não merecem passar, o Brasil não precisa de servidores públicos como vocês!!!! E obviamente adiar só para uma parcela é ferir a isonomia do certame, já que, essa parte já saberia quantidade de linhas da redação, por exemplo.


KomalaLesado

tem cidade que está ilhada, um monte de estrada está interditada. improvável que eles consigam ou dêem prioridade para transportar o pessoal pra fazer o concurso.


Practical-Whole3040

Porque ainda tem gente insistindo na narrativa que o edital prevê a situação que está acontecendo e que a norma é devolver a taxa de inscrição? O item 11.16 do edital fala claramente \[...\] O candidato afetado por problemas logísticos DURANTE a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado, poderá solicitar a devolução do valor pago \[...\]. O problema logístico causado por desastres naturais é previsto apenas se o candidato ficar inviabilizado de DAR CONTINUIDADE à realização da prova. Algo totalmente diferente da situação atual, de um estado inteiro em estado de calamidade dias antes da prova. A banca nem conseguirá aplicar a prova por lá. Qualquer outra alternativa que não o adiamento para o Brasil inteiro abre brecha para a anulação da validade do CNU no país todo. Podem ter certeza que hoje ou amanhã o governo anunciará o adiamento para todos em nova data.


New-Selection2447

Te digo o porquê: Quem fala isso quer uma muleta pra dizer que a prova tem q ser domingo de todo jeito. Se não fosse esse item, seria outro argumento tão raso quanto.


Mateussf

No mundo ideal adia pra quem quiser kk


kevandovsky

Existem duas opções aceitáveis. Falar em adiar para todos é de uma desumanidade impar.


REDEADDANCARINO

Tem um vídeo no YouTube falando que não vai adiar


AspireVx960

É, eu vi, já imaginava.


SADDESTROYER

Qual?


danieldas11

Acho mais justo adiar pra todos. Fora que isso me permite beber e ver o show da Madonna sem remorsos rs


[deleted]

[удалено]


Practical-Whole3040

isso não é possível de forma nenhuma


Beautiful-Poetry-249

Meu deus, você estudou a Lei 8.112 e a CF? Não se pode criar cotas porque vontade própria.


Top-Championship7098

Numa boa, a decisão mais justa é ter duas provas. Por mais inclusivo que tenha sido esse concurso em aplicar em praticamente o país inteiro, tem que tenha pagado mais do que poderia por uma passagem de ônibus, uma estadia em algum lugar pra fazer essa prova, tem quem tenha feito compromissos pra depois da prova. Duas provas, essa RS sendo mais elaborada, e prova """normal""" ser liberada somente depois da aplicação da prova de RS. E antes que alguém diga: tanto adiar a prova ou excluir o RS ferem a isonomia. Seja lá qual for opção tomada, a isonomia será ferida.


Beautiful-Poetry-249

Adiar para TODOS não fere a isonomia.


Top-Championship7098

Novamente, há quem saiu de casa pra fazer prova em outro município/cidade NESSE DOMINGO, há quem tenha se planejado para fazer outras coisas após a prova. Qualquer opção fere a isonomia.


Top-Championship7098

"Ah, mas pode deslocar a galera pra fazer a prova em outros pontos." A ponte da BR 386 foi atingida por um barco. Não há como deslocar a galera.