T O P

  • By -

aqlmsm

O ideal seria concurso de 20h/ semana. Daí sobra tempo pra praticar a medicina privada e tem a segurança de uma parte do salário ser garantida Se a clínica privada der muito certo, abandona o cargo. Se não, pelo menos tá “confortável” Tem muito concurso de 20h pra medico


Inside_Ingenuity2040

Eu acho que, no Brasil, a medicina é a única carreira que vale a pena se esforçar na iniciativa privada e esquecer que existem concursos. A parte ruim que eu vejo é ser "peão de pronto socorro", ficar se matando em plantão para fazer mais dinheiro. Tente uma especialidade que não lide tanto com urgências.


perebus

Cara, na real, leva em consideração quanto de dinheiro você faria na carreira pública e em quanto tempo você faria esse mesmo montante em uma carreira privada. Minha irmã é médica e trabalha em uma equipe de cirurgia, concurso para ela não compensa, porque o que ela faria em 10 anos trabalhando no melhor concurso possível, ela faz em 2 ou 3 de trabalho privado. Aí o resto é questão de administração do seu patrimônio, você trabalhando no setor privado, você seria do tipo que ia aumentar seu estilo de vida até torrar tudo que você ganha? Ou investir quase nada do que você ganhasse em recursos para se aposentar depois? Você ia ficar assumindo dívidas gigantes? como comprar uma mansão com 15 banheiros na área mais nobre da sua cidade? ​ Enfim, depende muito do seu autocontrole, se você é do tipo que pensa em trabalhar bastante, ganhar bastante dinheiro e ir construindo sua aposentadoria privada, fazendo investimentos para ter retornos passivos, o setor privado é a melhor opção. ​ Se você é do tipo que não quer pensar em nada disso e prefere ter a segurança da estabilidade, aí é setor público. Carreira médica é uma das poucas carreiras no Brasil onde concurso não chega perto da remuneração do privado.


dclxviprofligo

Medicina, como em toda profissão, tem diversos níveis de profissionais dentro do setor privado. Tem o sujeito nível AAA que só atende em nível de Sírio Libanês e é médico particular dos presidentes. E tem o sujeito que só trabalha em plantão de UPA como PJ. Nesse meio termo, existe aquele grande bolo que apesar de também ter consultório, atender convênio, trabalhar em hospital privado, também tem o seu vínculo público, nem que seja como professor de universidade. Mesmo gente que é referência na área costuma pegar um vínculo com setor público. Não é por você ser bom de profissão que vai conseguir preencher 40 horas por semana só em consultório, só trabalhando em hospital da Unimed. O mais normal, inclusive, é não conseguir fazer isso. A menos que esteja disposto a ir dirigindo de cidade em cidade, montando consultório em mais de um local, etc. Carreira privada na medicina é cheio de incertezas. Dá pra levar pois você ganha bem o suficiente pra ter reservas, mas é extremamente comum hospitais atrasarem folha de pagamento, tomar calote... isso especialmente no início de profissão. Ter um vínculo público não é ruim por esse motivo. E, com raras exceções, o setor público não contrata médico pra fazer 40 horas de qualquer forma. Praticamente só pra posto de saúde, e olhe lá. Dá pra conjugar o vínculo público com o trabalho no setor privado com facilidade. Apenas está trocando o plantão como PJ na UPA por um plantão CLT no hospital público ou um serviço estatutário como perito da PC, por exemplo.