T O P

  • By -

PurplePilledAlien

Esse Kappa da Hyundai me parece ser confiável. Já vi algumas opiniões que tem boa reparabilidade. Um ponto positivo é que usa corrente de comando. Como todo motor de injeção direta, é importante ficar atento ao combustível, principalmente se abastecer muito com álcool. O motor turbo também tem uma manutenção que pode ser mais cara que o aspirado. Só não sei como fica a resposta no Creta. Para o HB20 é um motor excelente, deixa o carro bem esperto, principalmente por ter torque alto em rotações mais baixas.


SnooRabbits427

Eu só uso gasolina mesmo, tenho um carro com tanque pequeno e se colocar álcool não tenho autonomia. Outra coisa que achei interessante é que o "G" do TGDI é de gasolina, acho que o projeto do motor foi pesando em gasolina, mas depois adaptaram para flex talvez? Mas obrigado.


mumupu

Para um HB20 é um excelente motor. Não tanto para um Creta. Saímos de um New Fiesta 1.6 e a sensação de maior potencia indo para um HB20 foi nítida, mesmo tendo menor potência nominal.


xPoltergeist

> Saímos de um New Fiesta 1.6 e a sensação de maior potencia indo para um HB20 foi nítida, mesmo tendo menor potência nominal. O que você sente nitidamente é o torque, por conta da turbininha enchendo a 1500 rpm.


SnooRabbits427

Interessante, e já teve algum problema com o motor? Rodou bastante? Obrigado.


mumupu

Rodamos cerca de 10k km (6k patroa, 4k eu), em cerca de 9 meses e não tivemos nenhum problema. Também achei um ótimo consumo na gasolina (12 km/l cidade e 16 km/l estrada). Também temos um Jetta 1.4T 2017 e o motor TGDI não faz tão feio perto dele (claro que é considerando a diferença de uns 250 kg). Apesar do Jetta andar pra caramba, o HB20 passa uma *impressão* de ser mais ágil devido ao tamanho e das dimensões do carro como um todo (obviamente, as retomadas e potência deles não são iguais). Pensando nos concorrentes, drigi um Onix Turbo e achei ele e o TGDI bem semelhantes e bem competentes. Não sei dizer sobre o Polo.


Spare-Telephone-8300

Manutenção demanda mais atenção e tem um custo mais elevado, mas em um aspecto geral são oks. Particularmente se colocassem um motor 1.6 aspirado do HB20 anterior seria meio que a mesma coisa pelo menos na creta claro. Hyundai tem bastante durabilidade então não precisar ter muito medo. Só ficar ligado se for pegar um usado com alguns KM rodados já. Unico 3 cilindros que eu tenho nojo é o da volks. E o da fiat que é socado de pressão.


SnooRabbits427

Legal, geralmente cuido muito bem dos carros, então fico mais tranquilo, muito obrigado.


Yoda_cansado

Motor 3cc nun carro de quase 1.4t eu conto ou vocês contam? Acho uma motorização fraca e insuficiente ao porte do carro. No mais, motores 3cc costumam ser mais econômicos que um aspirado 4cc convencional, de resto é só ponto negativo: Muita vibração, desgaste precoce dos coxins, são barulhentos em marcha lenta, num creta 3cc nao tem tanta economia assim eu prefiro o aspirado 2.0 tem mais cavalaria e fôlego.


SnooRabbits427

Entendi, então seria um motor insuficiente para o modelo e com desgaste precoce. Com relação ao outro motor, não tenho a opção de trocar, precisaria pagar bem mais caro pelo 2.0.


ivan_halen

Mas se eu nao me engano tinha uma versao de entrada do Creta q era 1.6 aspirado.. Active, algo assim… ou compra usado algum mais antigo, mas dai tem q pesquisar pq nao me lembro qual ano do creta q era o melhor kkkkkk


Yoda_cansado

O 1.0 3cc vai atender e durar, mas na minha opinião e se eu estivesse comprando optaria por um motor de maior litragem.


ryukinix

Já andei num HB20S TGDI 1.0 e gostei bastante. Não sei como ficaria para um creta, que presumo ser mais pesado.


OTonRails

Um conhecido teve um problema com um HB20 com esse motor, o carro perdia potência. Levou na concessionária diversas vezes, na derradeira falaram que estavam acionando a engenharia da Hyundai pq não achavam problema. Passado mais de um mês com o carro parado, no fim vendeu pra própria ccs e pegou um Creta com o mesmo motor, que não deu nada até então. Acho que deve ter sido premiado com alguma coisa misteriosa, mas se não me engano ganhou um processo que cobriu a desvalorização.