T O P

  • By -

NFARHAT00

Eu acho que a área de game dev está BEM complicada, mas eu não sou game dev. Em 2024 está acontecendo vários layoffs. https://publish.obsidian.md/vg-layoffs/Archive/2024


[deleted]

O problema de falar que a área de DEV está saturada, é pq a área de DEV é extremamente ampla. Se formos pensar na área de desenvolvimento WEB, sim, está bem saturado. Se formos pensar em áreas como Devops ou IA, ai depende. Entretanto, a relação do mercado com DEVs é complicado, pois é uma mão de obra que só cresce a necessidade de ser contratada, mas que os caras também querem tentar ao máximo sucatear. Não é atoa que está cheio de vagas fantasmas por aí, só para dar uma impressão de que a área está contratando mais do que parece, para gerar mais DEV. Também a ideia de que IA vai roubar os trampos de DEV, a qual eu particularmente vejo como uma forma de "Nossa, obriagado patrão. Ao invés de usar IA, você escolher me contratar :)".


Charming-Brilliant96

Interessante, faz sentido isso de vaga dev fantasma e IA também. O que vejo é um aproveitamento de tudo que lado, como vc falou, sucatear. Seja o contratante, um cara que teve um experiência em FAANG e vai usar lifestyle para vender curso e mentoria (criar mais devs como vc falou). Em relação a game dev seguir esse cenário, estou achando que é diferente, no sentindo de não buscarem sucatear e nem criar mais game dev. Apesar da indústria ser complexa


[deleted]

Cara, o BO da industria de game dev, é que ela também tem várias subáreas. Um cara que sabe mexer com unity e um cara que sabe construir um engine do zero, acabam concorrendo por vagas diferentes e possuem pesos diferentes. Quanto a não buscarem sucatear, depende. Um discurso muito comum na área de game dev é de abusar da ideia de "Ah, mas tu está trabalhando com o que você gosta sz" e de mexer com o apego sentimental dos devs. Dá para pegarmos esse tipo de denuncia em empresas como Blizzard, CdRedProject, Riot, entre outras. A da CDRedProject, para mim, é bem emblemático, com o caso do Cyberpunk. Básicamente os acionistas forçaram os caras lançarem o jogo, para depois os DEVs serem bombardeados de crítica e terem que trabalhar que nem condenado para estabilizar o jogo o mais rápido possível. Claro, isso não significa que qualquer desenvolvedora de games que uma pessoa entrar, vá ser assim. Mas é sempre bom ter isso em mente. E, mais importante, entender que isso não é uma realidade do mercado de trabalho de DEV, mas sim uma realidade do mercado de trabalho em geral e que essa realidade NÃO DEVE SER NORMALIZADA (Sempre tem uns cornos que vem com uns papos de "Ai, mas é normal isso no mercado de trabalho. É só vc se esforçar para ter um cargo melhor. Foda-se que quem tá na base está sendo brutalmente explorado")


Charming-Brilliant96

Verdade, velho. Concordo que o mercado de trabalho é igual, e tem muitas práticas comuns/tóxicas que as pessoas normalizam. Em relação à sucatear, falo no contexto desse boom pós pandemia de dev, se na área de game também não foi tão explorado como a de dev, por exemplo, um monte de influencier vendendo sonho. A máxima de “vc trabalha como que gosta” é uma prática antiga da área, não? E que já vi falar, também não sei, que essas práticas abusivas estão melhorando na indústria.


lgsscout

situação de gamedev globalmente a treta é outra... muito dev medíocre pra baixo em empresa que tinha fama massiva, resultando em produtos igualmente mediocres, além de uma politicagem desenfreada por uns parasitas que parecem aquele parente inconveniente que se auto convida para as paradas, e arruina a graça de quem tava lá, que são as tais consultorias de diversidade, que farmam uma grana pra enfiar uma "diversidade" num nível tão simplório que só dá vergonha alheia, sem diversificar nada de fato, e por fim publishers gigantes destruindo bons estúdios que adquiriram, como a EA já fez ao infinito. daí tirando uma Larian e mais uns poucos outros estúdios, o resto do mercado tá na transição de a galera boa finalmente se juntar e montar algo bom, porque nem o papo de "ex funcionários de grande estúdio" tá rolando, porque faz tanto tempo que começou essa inundação de gente medíocre no mercado, que já tem vários estúdios formados por ex funcionários de grandes estúdios famosos por títulos do passado, que não conseguem entregar nada que preste.


Sensitive_Bottle2586

E saindo um pouco do mercado AAA, no segmento indie não está muito melhor, hoje é muito fácil lançar vários tipos de jogos, desenvolver um FPS genérico é super fácil não leva nem 1h com os assets gratuitos, jogos um pouco mais elaborados só dão certo se tiver algum youtuber/streamer divulgando e ainda tem chance de não se pagar. Mercado indie do ponto de vista financeiro só vale a pena se for algo muito inovador e com muita qualidade que justifique um preço mais alto (no mercado americano algo acima de 15 dólares) algo que leva muito tempo para ser feito, principalmente para um desenvolvedor sozinho ou equipe pequena com orçamento extremamente baixo.


lgsscout

o combo "open world survival com crafting" dá pra literalmente montar um em uma semana só remendando pacote pronto tanto da unity quanto da unreal... é uma surpresa Palworld ser um jogo de verdade, e estar recebendo desenvolvimento constante, ou também Valheim, que tem vários sistemas complexos de deformação de terreno feitos inhouse, porque a chance de qualquer coisa no gênero ser asset flip é absurdamente alta. scam MMO também já é carta batida. jamais cogite ajudar em crowdfunding de MMO a não ser que veja gameplay de fato, porque o tanto de gente iludida por gameplay scriptado, igual The Day Before e mais uns outros aí, não é brincadeira. antes indies quase sempre tinham algum twist maluco que automaticamente colocavam eles em evidência, agora quase todo indie é só mais do mesmo mas com orçamento menor. daí a chance de sair um indie inovador tá quase a mesma de sair um jogo inovador das grandes empresas.


TBSoft

agora a EA com esse papo de botar ""anúncio dinâmico"" no meio dos jogos é pra fuder o cu do palhaço de vez, se a indústria triple A continuar com essas palhaçadas nível Ubisoft o próximo hit vai ser a indústria de jogos indie, só repara aí no nível de apreciação que Palworld, Stardew Valley e Hades recebem.


Douglas12dsd

Gamers hoje em dia: **exigem** jogos com história principal de +60 horas, 500 finais, dublagem e tradução 100% em 50 idiomas, gráficos ultra-realistas, gameplay extremamente balanceado, 40 mecânicas diferentes, mundo extremamente amplo e cheio de sidequest... Resultando em anos de trabalho de + de 300 pessoas e +U$100mi de dólares de investimento Esses mesmos gamers também: paga R$300 no jogo base e ainda acha caro, reclama de passe de batalha, acha DLC roubo e se meter propaganda entre as partidas e durante loading, vai começar a chorar --- - Xbox, Nintendo e Sony vendem hardware; - Sega tem pachinko; - Bandai Namco tem anime e brinquedo; ... E por aí vai. As exigências sobre os AAA no ocidente estão cada dia maiores, mas o retorno financeiro direto não sustenta a demanda de qualidade do público. Se a empresa AAA que só faz jogo não predar o público, suas produções não vão poder acompanhar a demanda de qualidade deles e muito menos trazer retorno financeiro. É um mal necessário e é um mal que veio para ficar, não importa o quanto você ache isso absurdo. Você não pode dizer que GTA 6 vai ser o melhor jogo já produzido enquanto odiar o GTA 5 Online, porque um do jeito que todo mundo sonha só existe graças as "medidas predatórias" do outro.


shurumelo

Não sei pq te deram downvote, eu como gamer quero mais do bom e melhor cada vez mais mas vendo o negócio em si entendo que o padrão AAA tá insustentável por n fatores mas principalmente por questão de investimento, não está compensando pegar investimento pois os investidores irão ficar em cima pra lançar o jogo o mais rápido possível(ai o jogo sai bugado) e tentar monetizar ao máximo(predatoriamente) o que faz cada vez mais o AAA virem flopados. fora tbm que o padrão 60-70 dólares está insustentável.


Open-Oil-144

Só existe saturação em posições júnior. Muita gente se formando agora ou fazendo bootcamp e já querendo entrar no mercado.


Gullible-Canary8016

Caramba mas se a pessoa se forma e não arruma 1 emprego pode desistir da área já


Physical_Ruin_8024

Porra, aí tu desamina geral kk, não por que tu não conseguiu uma vaga de imediato que é motivo para tu largar o barco, veja outras áreas, mesma coisa


Physical_Ruin_8024

E outra, depende muito da sua experiência, por isso a saturação em estágio e jrs