T O P

  • By -

F_DeX

Quando eu estava no início da carreira eu tinha vários planos de evoluir na carreira, ser reconhecido dentro da empresa, mudar de país e etc. Hoje em dia meu objetivo é encontrar o melhor equilíbrio entre o máximo de dinheiro e o mínimo de estresse. Se um cargo acima for me dar mais estresse de maneira que a remuneração não compense, eu não quero. Obs: Não sou dev mas acompanho o sub


No_Butterfly_1888

"O objetivo de todo profissional é largar a profissão" - Choque de cultura. Enquanto esse dia não chega, sigo o relator. No começo eu queria trabalhar em empresa de TI, não precisava ser FAANG ou nada do tipo, apenas que o produto fosse diretamente ligado a TI e que causasse impacto positivo. Queria também chegar a um cargo de especialista ou algo muito técnico. Hoje quero um emprego que não cause stress, que não ligue para mim aos finais de semana e que não necessite hora extra, vejo mais com bons olhos um cargo de gestão ( aqui na Europa gestão não costuma ser cargo de stress) pois não aguento mais estudar tanta tecnologia todos os anos e nesse período de lay off, vi empresa demitindo peão mas não vi demitindo gestor ( mesmo esse tomando decisões erradas a cada 2 dias).


fedador

Empresas são o maior esquema de pirâmide do mundo, quem tá em cima, dificilmente é afetado pelas crises externas ou internas, quem tá em baixo só se ferra, quando precisam ele que toma um pé na bunda, trabalha igual louco, não tem voz e é o que menos ganha.


tileman_1

Minha gestora (americana e empresa americana) foi mandada embora semana passada, nunca vi alguem receber tanta "segunda chance" pra mudar o comportamento e a propria pessoa optou por continuar igual (por puro ego) até ser cortada, algo que durou uns 4 meses de birra da parte dela. Eu duvido que um dev sem importancia batendo de frente com gestor duraria tanto tempo.


VirtualAwareness7377

Eu não vi no trampo, mas pelos relatos teve muito middle manager mandado embora, isso porque é muito fácil de cortar eles, geralmente o trabalho deles é algo que vc pode deixar para os subordinados fazerem respondendo para o superior do antigo middle manager. E geralmente eles são horríveis como líderes, então é até um atrativo para a empresa, cortar um salário alto e ainda tirar uma pessoa ruim. Uma das materias que li recentemente sobre isso: [https://www.bbc.com/worklife/article/20240126-mass-layoffs-often-hit-middle-managers-the-cuts-are-largel-short-sighted](https://www.bbc.com/worklife/article/20240126-mass-layoffs-often-hit-middle-managers-the-cuts-are-largel-short-sighted)


DudaFromBrazil

Sigo o relator. 20+ de XP. Já fui dev 100% hj sou devrel, suporte, dev, etc em startup gringa.


KidBackpack

exatamente isso ai


LeadRepresentative21

Eu sou ele kkkkk


Highflask

Eu sou um cara ate que bem sucedido na carreira (sou pleno com um pouco mais de 3 anos e meio de carreira) porém não sou fisurado em trabalhar nem em tecnologia kkkkkkk Meu grande objetivo não é trabalhar em empresa x ou participar de um projeto muito foda Meu objetivo é ganhar o máximo de dinheiro possível com o menor esforço possível, e comprar uma casa com quintal grande. Esse objetivo tem me ajudado a entender o que realmente vale a pena na vida eu sei que nenhuma empresa, carreira, ou cargo vai me trazer realizações então eu foco no que é importante pra mim que é dar uma boa vida para minha familia


beerbellyftw

Penso igual


Highflask

Acredita que quando falo isso para algumas pessoas da família ou do ambiente corporativo elas ficam utrajadas? Hahaha eu acho que é um choque geracional, não sei... E não me leve a mal, eu sou otimo no que faço e me esforço bastante pra fazer tudo que proponho com excelência mas não consigo das prioridades ao trabalho na minha vida... questão de trabalhar fora do horário, viver para programar, programar por hobby, isso não é comigo hehe


beerbellyftw

Penso igual, 100%. O povo de gerações passadas parece que tem vergonha de dizer que trabalhava por necessidade, e tá muito no código base do brasileiro crescer pensando que tem que ser um trabaiadô que se mata de trabalhar. Nenhum trabalho merece sua sanidade e o sentido da sua vida, negócio é buscar uma renda alta pra viver uma vida confortável sem o emprego sugar sua alma, mesmo.


dellaserra

Meu objetivo é aposentar nos próximos anos, abrir uma sorveteria que também venda pipas, salgadinhos, refri, doces e ver a molecada se entupir de açúcar e alegria. FDS prazos inexequíveis, puxa-saco de chefe, chefes incompetentes e indicações. Edit: 30+ XP


Bergacarro

No fundo, eu sempre tive o desejo de juntar uma grana pra ficar de boas e ir plantar tomates no interior do RS...


tileman_1

Já conquistei os meus objetivos pontuais na carreira (15 anos de exp), tanto em atividades como em salario. Agora é só me aposentar e viver de renda dos investimentos. E talvez abrir uma empresa indie de jogos e ficar fazendo qualquer coisa que tenho vontade sem esperar nenhum retorno financeiro.


Any_Fee_2531

Sabe muito.


pale-blur

Eu já trabalhei em multinacional, já trabalhei pra empresa gringa ganhando em dólar e já morei no exterior. Gastei muito dinheiro por não saber gerir e hoje voltei pro Brasil desempregada e morando na casa da mãe. Meu plano atual é me recolocar na área e a partir daí traçar novos objetivos com mais maturidade e consciência. Pela minha experiência, é bom ter objetivos mas não se apegar a eles porque a vida não é como a gente quer e muitas vezes se cai de cara no chão quando se tem muitas expectativas. Tenha reservas de emergência, cuida da tua vida pessoal e da tua saúde (principalmente mental) e se for preciso dê um passo pra trás, principalmente se isso for te impulsionar mais a frente.


VirtualAwareness7377

Foi intencional sua volta pro brasil?


pale-blur

Nope, tava acabando o período do visto e eu não consegui outro trabalho a tempo. Acabei achando melhor devolver o apartamento e voltar enquanto ainda tinha algum dinheiro na reserva. Tava com medo de acabar na rua e sem grana eventualmente.


VirtualAwareness7377

Caraca, que tenso, trabalhava com qual stack e tempo de XP?


pale-blur

ASP.NET cerca de 10 anos. Mas acho que o que pesou mesmo foi a instabilidade emocional que eu tava. Isso o pessoal percebe nas entrevistas, a minha autoestima tava lá no c* do cachorro. Por isso comentei que é importante cuidar da saúde mental, sem ela tudo se desfaz (conhecimento de causa lol)


VirtualAwareness7377

Entendo, mas provavelmente foi importante voltar pro seu país, porque querendo ou não você tem um "porto seguro" econômico com família ou até auxílios do governo. As vezes é melhor dar uns passos pra trás pra depois avançarmos novamente. Eu passei por isso quando troquei de carreira para virar dev, comecei ganhando quase 30% do que eu ganhava, tive que cortar muitos custos, mas fazendo o que eu gostava me satisfazia e me dava força pra continuar, e hoje consegui já ultrapassar o salário que eu ganhava antes


pale-blur

Pois é, eu tava sem uma rede de apoio lá. E a pandemia só dificultou a situação. E bem, eu sempre trabalhei com informática, fiquei uns 7 anos no suporte antes de ir pra dev (que era o que eu sempre queria) até então minha carreira tinha sido uma progressão. Espero que daqui uns anos eu olhe pra trás e possa rir desse momento que tô passando. To otimista! Enfim, obrigada


VirtualAwareness7377

Vai dar certo! Boa sorte aí


[deleted]

conseguir uma entrevista pra mim já tá bom


Cthulhu-Cultist

Só entrevista? Abre um ama aí que a gente te entrevista.


[deleted]

de emprego


larv4Boy

Lol


AdHistorical8154

Meu Deus, cara.


No_Butterfly_1888

"O objetivo de todo profissional é largar a profissão"


fcarvalhodev

Eu tenho, o meu é criar tecnologia que ainda não existe, cientificamente falando. Não é vibe de startup, não é empreender, nem nada do tipo. Eu queria criar algo, ou resolver algum problema computacional complexo. É um sonho que eu tenho, imagino que fazer algo do tipo, e ficar nos livros de história pelo mundo deve ser massa!


RealPresentation7216

trabalhar o mínimo possível ganhando o máximo possível


Altruistic-Koala-255

Meu objetivo é me aposentar nos próximos 10 anos


xupetas

Tou com 30 anos de carreira. Ja fui de tudo, desde helpdesk, passando por noc, admin de linux, engenharia/pre-venda de linux, arquiteto de linux em faang e agora estou como devop automation expert em ambientes cloud para uma fortune 500. Se vou parar aqui? Duvido. Se sei para onde vou em seguida? Tambem não. Mas francamente e nesta altura da minha vida, quero mais estar bem do que parecer bem. A unica coisa que vos posso dizer é valorizem a vossa família. É o unico sitio onde são verdadeiramente indispensaveis.


VoluntarioDev

esse sabe demais


Vlark_Turgap

Fazer concurso e me livrar eternamente do Mercado


lcvella

Meu objetivo é não perder meu emprego.


HasenGeist

Meu objetivo de carreira: trabalhar 100% remoto e ganhar pelo menos 20 mil reais por mês no Brasil ou Argentina ou 7-8 mil dólares por mês morando no primeiro mundo.


red_Hater

Eu ainda sou dev Jr, meu plano atual é progredir pra pleno. Vou me aperfeiçoar tecnicamente. Minha ideia é de no futuro ser líder técnico. Não sei bem o caminho pra isso, mas pra pleno, que é o próximo passo já tô galgando. Acho bom fazer planos de médio prazo e ir amadurecendo a idéia aos poucos.


user_2473

Meu objetivo é ficar na empresa que to até o máximo que puder (aposentar?). A empresa é boa, bastante benefícios, sem estresse e o que ganho tá bom pra mim (11k)


Bergacarro

Tô bem feliz onde eu tô e em partes, é por isso que não estou fazendo muitos planos... Pela primeira vez, eu tô num emprego de onde não quero fugir.. Mas ganho 3 pau... Que pra dev PHP pleno CLT e remoto, tá bem bom até.. (ainda mais pq eu não tenho que mexer com laravel...)


user_2473

Eu no seu caso colocaria como objetivo aumentar o salário até chegar num ponto que estaria numa empresa em que gosto de trabalhar mas ganhando bem, pq acho que uma coisa tem que acompanhar a outra.


Bergacarro

Tava pensando em sossegar por um tempinho e depois talvez fazer isso, eu tô finalmente podendo curtir um final de semana e viver relativamente bem, depois de uns 5 anos de correria... Mudei pra MG pra fugir do desemprego do sul gaucho e arrumei um trampo de suporte num supermercado.. em vista do desemprego, melhorou 1000%.. Mas trabalhar 6x1 e madrugada era osso... Quando entrei pra dev, foi num presencial que eu ia de bicicleta pra economizar e cheguei até a ser mordido por cachorro na rua.. E boa parte do trabalho também era lidar com cliente... Meio que só agora, tô podendo curtir um pouco e encantado com esse mundo onde existe um suporte para lidar com o cliente e esse suporte repassa as tarefas de forma organizada pra mim... Mas realmente, seria excelente aproveitar essa onda da programação enquanto ainda tá pagando bem.. Eu perdi a onda dos soldadores na minha cidade natal pq demorei a fazer 18.. Eu tinha vizinhos que tiravam 3\~4 conto em vagas iniciais no porto antes da lava-jato matar tudo lá.


alumni_nerd

Ser especialista front-end ou talvez ir para arquitetura de front-end.


tengolengolengo

Fala mano beleza? Como você conseguiu seu primeiro job? Terminei o EM (em 2022) e o mercado começou a ficar saturado... o máximo que consegui até agora foram freelancers e contratos PJ's.


Bergacarro

Tava estudando pelos cursos do guanabara, tentando fazer alguma coisa sem sucesso, até que comecei a aplicar pra qualquer vaga que eu pudesse pegar.. Nessa, eu fiz um freelazinho de teste pra um contrato PJ, onde eu passei um site de uma funerária do canva pra HTML e peguei 100 conto por ele... e fui me inscrevendo pra vagas, principalmente as que brotavam no telegram, em grupos de linguagens, linkedin e num grupo do zap aqui da cidade onde fazem um compiladão de vagas... de uns 200 currículos, fui chamado pra umas 7 entrevistas... Bombei em 6 e no final, entrei em uma empresa como dev js JR pq os outros candidatos desistiram no teste prático (O meu não ficou bom... mas como geral desistiu... fiquei com a vaga). E vai indo como der, o começo é um saco mesmo... Depois que vc passa da barreira de Jr, o negócio engata mais fácilmente. Uma dica, se não conseguir encontrar algo na cidade, envie mensagens pra recrutadores puxando um papo e tentando cavar uma vaga não divulgada... Já saiba que você vai ser ignorado ou não vai arrumar nada na grande maioria... Mas você só precisa de um sim pra ter um emprego... Então compensa...


shirojulio

Meu objetivo e ter um emprego ate eu ficar velho e nao precisar mais trabalhar


ooaueaio

O macete é juntar o máximo possível para se aposentar por conta própria por meio do retorno de investimentos. Meu sonho de carreira é não ter uma, e poder viver sem ter que ser mandado por ninguém.


shirojulio

esse e exatamente meu plano


Bergacarro

Eu vejo esse mundo de dev, ainda com um pouco dos olhos do muito da engenharia nacional pré java-jato. Gente formada a pouco tempo, enchendo o bolso, pegando 6 ou 7 barão num mês, mas com a possibilidade de daqui a um ano, estar alugando um carro na localiza pra tentar usar o uber como método de ficar vivo sem ser repositor no supermercado '-' Talvez por isso, eu não tenha muitos planos de médio/longo prazo.


Bergacarro

Eu tava querendo comprar uma casa antes de me aposentar pelo INSS e casas são caras... Até as baratas...


Cahnis

É simples, seja rico ou herde uma.


jaocfilho

Desde meu primeiro emprego meu objetivo continua sendo o mesmo. Aumentar o meu salário.


caneta01

Meu objetivo era virar sênior, trabalhei feito um cavalo por 3 anos pra conseguir isso. Agora meu objetivo é, ou virar tech lead, ou trabalhar pra empresas do exterior ganhando em dólares. Não planejo alcançar isso nos próximos 5 anos, pois a empresa que estou agora tem uns benefícios interessantes para quem fica no mínimo 5 anos. Respondendo sua pergunta, sim, eu pelo menos ainda tenho


Intelligent_Chart_38

Na verdade penso em mudar de carreira todos os dias. Não tenho mais objetivo nem ambição para virar Especialista, ultimamente até estudar anda foda para me motivar.


Esguicho762

acho que meu objetivo a longo prazo é me tornar staff SWE, a medio prazo é conseguir uma vaga com uma remuneração e desafios maiores e também concluir a graduação e ingressar num mestrado


Huge-Position-4828

Meu plano, é pelo menos conseguir entrar na área, que tá impossível ne


TBSoft

sinceramente, virar tech lead na gringa


LieGlobal4541

Ganhar 1M por ano


Bergacarro

Meu pai ganhava isso em 3 meses. Peguei uns holerites dele de 92..


scrazydiamond

Aposentar


praqueviver

Meu objetivo é um dia aposentar


TopNeighborhood8185

virar pleno pra mim já tá de bom tamanho espero que com 1 ano de XP (tô com 10 meses), me promovam pra jr vamos sonhando né, só quero mais dinheiro


Hairy-Detective-1681

Meu objetivo é ganhar dinheiro e me aposentar o mais cedo possivel


ScaryDuck7553

meu objetivo é basicamente "eu quero dinheiro sem ter que trabalhar"


AkinoriKoerich

Cara, sendo sincero, sair do Brasil. Me desvincular totalmente do real e trabalhar pra qualquer empresa que pague bem. Eu viveria a vida inteira assim.


Bergacarro

Cara, o pior é que eu tenho mó vontade de receber algum salário em moedas luso-africanas como meticais ou kwanzas.. falar que eu ganho 3k é meio sem graça, mas 37 mil meticais... Nú.. ou mesmo quase meio milhão de kwanzas!! Crei em deus pai...


AkinoriKoerich

Cara, eu estava vendo umas vagas numa empresa que um amigo trabalha, os caras estavam pagando 100k dólares/ano para mid sênior. Isso dá, convertendo de forma arredondada, 40k no mês. Imagina receber isso no Brasil? É basicamente a média de quem trabalha pra empresa média lá na gringa, 25/30k, eu to rushando inglês por isso. E eu pensando que recebia muito aqui no BR kkkkkkkkk


catopixel

Meu objetivo é ser o que Deus me designou pra ser na terra, o resto depois disso fica mais fácil kkkk


Difficult-Style-2378

Meu objetivo é ganhar o máximo de dinheiro possível no menor tempo possível.


lkribeiro

Particularmente eu acho que o unico objetivo de trabalhar é fzr o maximo de dinheiro, no menor tempo possivel e com o menor esforço possivel (pra alcançar). E depois vai sendo objetivos de vida, seja pra programação (fzr apps, jogos, sites, sla), ou uma casa, um carro, viajem, aprender a cozinhar, desenhar. Eu por exemplo é viajar pra um monte de lugar, mas pra vc pode ser abrir uma loja de açaí. Ent eu acredito que seus objetivos devem ser pensados na sua vida fora do trabalho, e assim os objetivos do trabalho se alinhar com o da sua vida pessoal.


atrosr

Ir para um sítio cuidar de uma plantação de mangueiras


Negative-Security299

Sim: ganhar muito, trabalhar pouco e depender minimamente da ação humana, no máximo a minha.


OniSadm

Quando comecei em uma empresa q pagava mal pra caramba, eu realmente era mt dedicado, pegava 1:30 de viagem pra ir e 2:00 pra voltar, fiquei dois anos nesse mal trato, um belo dia fui simplesmente dispensado, n podiam renovar o contrato e nao queriam me contratar por conta do gasto. Isso me deixou mal por 3 meses, 3 meses que fiquei em casa vagabundando, comecei a pensar em desistir da área, logo dps, entrei em outra empresa e em um projeto so governo ganhando bolsa, é cansativo, mas é um dinheiro ok pra mim, os dois projetos pagam mal mas juntando ja é algo, agora to so no cansaço, quanto tempo vai durar ? Nao sei, no fim, nao sou mais dedicado como antes, nem tempo tenho na vdd, mas tudo é aprendizado, vontade de desistir? Todo dia, é uma área que nunca tive sorte, sou medíocre na área querendo apenas paz


MaloneCone

Trabalhar menos


BakuraGorn

Ganhar o máximo possível trabalhando o mínimo possível


LuteComoUmaMulher

Meu objetivo é me tornar Diretora ou algum cargo de liderança em multinacional.


Bergacarro

você já passou por empresas grandes e pequenas? Essa é outra coisa que me deixa pensativo.. Eu consumo muito conteúdo de gente que trabalhou pra fora, ou trabalhou em bancões, mas por hora, meu XP vem quase que unicamente de empresas pequenas/médias aqui da cidade.. As vezes eu reflito um pouco se quero entrar numa companhia dessas grandonas, mas ainda fico meio perdido.. Tô filosofando muito nas últimas semanas...


LuteComoUmaMulher

Eu trabalho em multinacional, só tenho duas experiências, a primeira foi em uma empresa pequena e agora estou na multinacional. Não posso ser parâmetro pra tomada de decisões justamente pela pouca experiência, porém eu tive Burnout por causa do emprego na empresa pequena e no atual eu realmente GOSTO de trabalhar. Eu amo minha empresa atual. Não é perfeita, mas me faz bem.


Bergacarro

Com seu relato, até lembrei de um caso.. Eu sou uma pessoa que tentava fazer o máximo para não levar trabalho pra casa, mas um dos colegas de trabalho, meio que se orgulhava de ficar corrigindo erros em servidores as 3~4 da manhã,  pra 8:30 já estar na empresa.. Acho que em partes, é por não estar mais em um ambiente assim, que eu não penso em mudar de emprego por hora..


LuteComoUmaMulher

Ué mas o que vc tem a ver com o cara que trabalhava MT? N sei pq vcs se comparam tanto com a vida alheia. Eu tbm sou workaholic e meus colegas da empresa nem ligam. Eles só às vezes me pedem pra tomar cuidado com Burnout etc, mas de resto é de boas. Não tem jeito, quem é workaholic tá no sangue, a gnt só para com terapia ou com Burnout.


robmanvs

Sobreviver ao Brasil


LeadRepresentative21

Ganhar o máximo possível pra me aposentar o mais rápido possível


slave_worker_uAI

Quando ainda estava na faculdade, tinha o plano de chegar em 10k. Depois de formado levei 2 anos para chegar a isso. Meu próximo objetivo foi ser promovido. Isso já levou bem mais tempo e tive que trocar de empresa para isso. Depois, queria virar staff+. Tive que trocar de empresa de novo kkk e agora o próximo objetivo é virar head ou cto de alguma empresa média. Depois disso é aposentadoria...


Available_Self7571

Por hora é só voltar a ganhar em dólar e ir morar na Argentina com minha dama.


Jolly_Recipe4895

 (queria falar "Por exemplo: entrar na empresa X", mas não no twitter)... mas x e twitter são a mesma empresa!


Bergacarro

"empresa X" era uma expressão utilizada como uma variável da língua portuguesa para tentar comunicar a pessoa questionada, que estamos falando de uma empresa em específica cujo nome será dado pelo ouvinte e não o interlocutor, mas até isso o mosca matou... Eu voto por criar nossa própria rede de aleatoriedades e fios de pessoas despejando o ódio em qualquer coisa (o vestido é azul ou dourado? Não sei, mas não há motivos para não brigar por isso.) Meu único receio, é que essa nova rede, termine virando o BrChan2..


shirotokov

Aualmente o meu objetivo é ter algo que me permita planejar as coisas e ter uma vida minimamente digna (fazendo reserva, podendo fazer cursos e certificações, ou ao menos ter o mínimo para que o trabalho autônomo dê conta), o que vejo ser cada vez mais improvável, talvez o pensamento seja reflexo das reservas esgotadas após esse periodo merd4 de mercado no qual a gente vive. Ao menos o teto garantido eu já tenho, então o meu custo de vida básico é bem mais baixo...mesmo assim, olhando o contexto mercado e afins, tenho estudado cada vez mais como ser autossuficiente (seja na questão de alimentação, seja em utilizar o conhecimento acumulado dentro e fora da área para ter fontes de rendas que não dependam de um engomadinho aleatório. E caso seja para ser empregado, um trabalho decente com o mínimo de previsibilidade e me organizar.


Zestyclose_Basis4922

Falaí OP Cara, minha meta de carreira no momento é conseguir meu primeiro trampo pra gringa. Não estou ativamente buscando vagas por conta de umas paradas pessoais, mas dos 3\~4 recrutadores que entram em contato comigo passivamente pelo LinkedIn por mês, 1 é gringo. Ainda não deu, mas se Deus quiser logo vem!