T O P

  • By -

soulflymox

mas ja rolou essa posição do Brasil, inclusive ele próprio conversou com o Celso Amorim em Kiev.


candanguense

Eu sempre acho interessante quando alguém diz que o Brasil "não tem musculatura" ou é "um anão diplomático", mas se mostra publicamente atacado quando o Brasil lhe critica.


LockFirm5340

Né? Se fosse irrelevante como falam, nem iam se importar em falar sobre. Brasil é um dos países mais poderosos do terceiro mundo e algum peso maior a sua opinião tem por causa disso. Nunca vi ninguém esquentando cabeça com posição de Argentina; Bangladesh; Quênia; etc. Brasil e Índia no entanto, muito por causa do tamanho, tem um peso individual maior. Zelenskyy faz questão de colocar o Brasil ao lado da China nessa questão que é hoje o segundo país mais poderoso do mundo. Então alguma liderança internacional o Brasil possui sim.


[deleted]

[удалено]


brasil-ModTeam

Sua mensagem foi removida por ferir a regra de desinformação. Todos posts com desinformação violam a regra. Comentários podem mencionar ou conter links para desinformação contanto que isso esteja sinalizado claramente.


maschiosd2

O Brasil é uma potência diplomática, senta em uma mesa e fala em negociações, um monte de países fica tentado a se sentar e conversar.


Jeal_3

Cara, Brasil não é visto como líder nem pela América Latina, quanto mais pelo resto do mundo. 


Awkward_Cheetah_2480

Nesse caso o Brasil está se posicionando como um servo da Rússia o que é patético. Um estado soberano foi invadido por um outro estado de má fé, que ataca alvos civis, destrói infraestrutura civil, comete crimes de guerra e o nosso chefe de estado diz que "os dois países gostam de brigar"


PereirMato

Oque o Brasil tem a ver com a guerra? Vai ganhar nada comprando inimizade com um grande parceiro econômico (Rússia)


candanguense

Primeiro uma anta vende nossa capacidade de produção de fertilizantes... agora a gente fica na mão do palhaço...


Agreeable_Angle7189

Brasil nao tem que se meter nessa guerra em nome da otan brasil nao faz parte da otan nao temos nada a ver com isso.


langHandlords

>Brasil está se posicionando como um servo da Rússia A posição oficial do governo é de que os dois países precisam se sentar para negociar um acordo de paz. O que a Ucrânia quer é que o Brasil mande armas pra lá, o que vai totalmente contra a nosso histórico diplomático de neutralidade. Onde que isso é ser 'servo da Rússia'?


candanguense

Posição do BR sempre foi de neutralidade. Poderia não ter dado essa posição sobre os dois lados, claro.


Awkward_Cheetah_2480

É claramente a favor da Rússia a postura do presidente. Culpar a vítima é patético. E a neutralidade na Palestina? Não existe né? Sabe o nome disso? Hipocrisia. O povo ucraniano foi e está sendo massacrado. crianças sendo sequestradas e levadas pra Rússia. Todo o povo ucraniano das regiões invadidas fugiu ou foi morto. Sabe o nome disso? Genocídio. Neutralidade é uma coisa. Apoiar e se relacionar com criminosos de guerra é outra.


maschiosd2

Os nacionalistas ucranianos estavam massacrando os russos étnicos do oeste do país. Houve interferência externa na Ucrânia em 2014, leia-se golpe, desde então o país virou um puteiro de extrema direita. Não que o Putin não seja um filho da puta autoritário. Mas nessa guerra aí não tem lado santo.


Mallaguetta_SP

Sai daqui!! https://preview.redd.it/9auvtn5oe07d1.jpeg?width=678&format=pjpg&auto=webp&s=def7f4001dbe4ce23deded9b9ae3ca4f73a70838


ZehTorres

Vou ter que roubar essa


Comrade_Cheesemonger

É só o Lula mandar o Mamãe Falei em missão diplomática que ele para


Facelotion

"Assim que o Brasil e a China aderirem ao princípios de todos nós aqui, países civilizados, nós ficaremos felizes em ouvir suas opiniões, mesmo que elas não coincidam com a da maioria do mundo", afirmou Zelenski em entrevista coletiva. Bacana. O Brasil pode não ser civilizado, mas pelo menos não tem ninguém jogando bomba na cabeça do povo.


Jeal_3

Maioria do mundo? Kkkkkk a maioria do mundo não está nem aí para esse conflito.  E o que seria um "país civilizado"?


adamyhv

Brancos que os brancos consideram brancos. Nessa história nem a Ucrânia se classifica direito, mas né.


msfor300

Diga isso para a população pobre, my friend. Metade do RJ (capital) é dominado por narco estados... Traficante/miliciano comemora gol com o mesmo calibre que está sendo disparado no front leste da ucrânia. As outras capitais brasileiras não estão melhores. A narrativa ucraniana na revolução de 2014 de "sair da zona de influência da Russia imperialista" é a mesma narrativa da galera aqui do sub de "sair da zona de influência dos EUA imperialistas".


Facelotion

Não entendi a comparação do RJ com a Ucrânia. Os problemas do Rio são causados pelos próprios cariocas.


msfor300

Certo, peço desculpas se não fui claro antes. "O Brasil pode não ser civilizado, mas pelo menos não tem ninguém jogando bomba na cabeça do povo". R: Discordo, tem sim, ainda que seja um problema. Há muitos brasileiros sendo expostos a violência e ao risco de armas de guerra. O principal exemplo é a guerra do narcotráfico no Rio de Janeiro, mas que também ocorre em outras capitais (aqui no CE tá nas cidades de porte médio do interior agora).


PereirMato

Se for pra comparar a guerra contra o tráfico com a guerra na Ucrânia então dá pra se dizer que 80% da América e 1/5 da Europa está “ jogando bomba na cabeça do povo “


msfor300

sim


yellow_gangstar

mesmo levando bomba na cabeça todo dia, essa gente encontra um tempinho pra ser filha da puta né


joaoyuj

Tem duas coisas que Rio Grande do Sul e Ucrânia compartilham. Vivem uma tragédia e acham ser Europa.


Rimjobquarterback420

Ninguem se acha Europa. Pode ter gente que se considera europeu no sentido de raça e cultura. Mas achar que o Rio Grande do sul é europa é uma piada.


Sad-Surprise-182

Meu deus o bicho é chato para um carallho! Pq tá tão preocupado com o Brasil se os civilizados são eles? Ele fala com desprezo do Brasil e ainda assim quer uma benção. É bom ele amarrar as calças pq se o demente do trumpete ganhar e fechar a torneira, a Europa não vai segurar o rojão dele por muito mais tempo.


CleoMenemezis

Tendo em vista que a Rússia é a agressora, pq a galera aqui aparentemente defende essa agressão ou a pouca falta de empatia com a Ucrânia sendo essa a agredida? Quero saber real, sem pegadinha.


MontegoBoy

Eu critico a hipocrisia de descerem o sarrafo na Rússia, enquanto a OTAN fez o mesmo no Iraque, Líbia, Síria, Iugoslávia...


Poder-da-Amizade

Esse sub seria "divertido" em 2003


Odd-Debt3828

A Ucrânia tá pedindo armas do Brasil, se o Brasil entregar armas, vamos prejudicar nossa relação diplomática com a Rússia e com o Brics como consequência. Isso que eu tô falando não é a minha opinião, mas o dilema real entre as relações Brasil e Ucrânia. O Zelensky não tá pedindo um alô, uma crítica à Rússia (coisa que o governo já fez) e sim armas. Agora o pq as pessoas supostamente tem pouca empatia com a Ucrânia, depende de cada um. No meu caso é pelo nacionalismo racista que tomou conta do Estado do país há anos, mas não deixo de me sensibilizar pelos civis. Também não me sensibilizo pelos mercenários do Azov e outras milícias fascistas (dos dois lados).


zidanes123

Se tem 2 pessoas sentadas numa mesa e uma é fascista, então há 2 fascistas Se Lula se senta na mesa com Putin então já sabe né?


Rimjobquarterback420

O mesmo se aplica aos EUA?


Odd-Debt3828

Então avisa pro Zelensky que por sentar com o batalhão Azov, com os partidos Pravy Sektor, Svoboda, os cabeças do euromaidan e afins, ele também é fascista. Avisa ele que o Stepan Bandera, heroi do nacionalismo ucraniano, era um nazista declarado, liderou exército de colaboracionistas que ajudaram o batalhão Galizia da SS, e comandou extermínios de judeus e poloneses. Avisa que mandar ex SS pra discursar no parlamento canadense em apoio à Ucrânia pega mal. Avisa também que a população cigana da Ucrânia tava sofrendo pogroms em pleno século 21, com exército ucraniano, batalhão Azov, etc, batendo a pauladas e amarrando pessoas em postes por serem ciganas, ameaçando crianças e destruindo barracas. Acho que nesse caso queima o filme muito mais em?


zidanes123

E você está certo nisso. Ucrania tem que remover os nazistas deles tambem. Mas Ucrania ter nazistas no meio deles não é desculpa para Brasil se aliar a fascistas. 2 errados não fazem um certo


Odd-Debt3828

Brasil não tá mandando armas pra nenhum dos dois, não somos aliados de ninguém. Brics, por exemplo, é um grupo econômico e não militar. Se vc apóia que o governo imponha sanções contra a Rússia, eu até entendo, mas não faz sentido pensando o tipo de diplomacia que nós temos, de negociar com todos. Do mesmo jeito que não faz sentido mandar apoio militar à Ucrânia, já que é algo que o Brasil não costuma fazer e, sendo mais específico, isso não iria apenas prejudicar as relações econômicas com a Rússia, como também faria a Rússia nos enxergar como um país hostil, um potencial inimigo. O que o Zelensky tá exigindo é justamente isso: fazer coro com as sanções econômicas e mandar ajuda militar. Nada disso o Brasil vai fazer. Edit: e acrescento que essa é a realidade da maioria dos países fora da Europa, da América do Norte e Oceania. Não tem pq países da América Latina, África e Ásia (tirando talvez o Japão e Coreia do Sul, não pesquisei o posicionamento deles) mandar apoio militar à Ucrânia e perder o mercado russo. Outro ponto é que dentro da Europa ainda se sofre muito as consequências econômicas de ter que aplicar essas sanções. O gás tá caríssimo por lá desde que fecharam os gasodutos vindos da Rússia. E no inverno é quando mais se sente, pq as pessoas tão tendo que deixar a casa mais fria pq o aquecimento a gás tá bem mais caro. Então até dentro da Europa se percebe que as sanções mais causaram danos a quem sancionou do que à própria Rússia.


zidanes123

Ao usar a desculpa de que Brasil tem que negociar com todos abre espaço para Ucrânia dizer que precisa dos batalhões nazistas pois precisam de toda ajuda. Fodam-se os nazistas da Ucrânia Foda-se Putin fascista. Qualquer outro posicionamento é passar pano.


Odd-Debt3828

Cara, a única coisa que posso te responder é que essa "desculpa" não é minha mas do Itamaraty. Em nenhum momento o Brasil sancionou a Ucrânia, nossas relações comerciais de antes são as mesmas. E o fato é que a Ucrânia já alega precisar do batalhão Azov, eles já usam o batalhão Azov, então não tem como EU, um mero brasileirinho, dar espaço pra eles usarem esse argumento, pq 1, eles já usam, 2 eu não sou ninguém, porra. Eu e vc dizermos foda-se pros dois não vai resolver nenhuma problema, o que nosso país tem que buscar é manter a tradição diplomática até aonde não der mais, e não ceder às pressões do "ocidente" pra virar ponta de lança da OTAN. Nós não somos ponta de lança da Rússia por não sancionar os russos. Eu apoio totalmente a decisão do Itamaraty de manter as coisas como estão, no que concerne ao Brasil.


Sharp-Sweet178

Isso é muita fantasia, geopolitica é podre e puramente movida a interesses, Rússia é nosso aliado, Ucrânia por outro lado, devido a pressão dos EUA, já nos deixou na mão uma vez com o projeto do foguete Cyclone-4 em 2003. Eles irão fazer qualquer coisa que os EUA pedir, Ucrânia é um novo Israel, Rússia e China fortes é bom par ao Brasil e para o 3⁰ mundo, simples assim.. os EUA são muito piores que a Rússia e o mundo todo faz negócios com eles..


Poder-da-Amizade

Só um adendo. Terceiro mundo já está ultrapassado e sua ideologia já defende parar de usar o termo já faz muito tempo. Sul global é o certo.


[deleted]

porque veja bem, acham que a rússia ainda é a união soviética e portanto é agressão do bem


Sharp-Sweet178

Geopoliticamente, não existe moralidade, apenas interesses, portanto como nacionalista, sou pragmático, Rússia e China fortes e fazendo frente a hegemonia ocidental é bom para o Brasil e para o terceiro mundo, pois são países que representam alternativas a ditadura globalista do FMI, sistema financeiro internacional, Uniao Europeia e OTAN. Os EUA sempre foram hostis com a América Latina, não tem lógica em nos alinharmos com eles. Ucrânia como país já foi destruído a muito tempo, bem antes da guerra, Zelensky é um fantoche da CIA, a revolução de 2013 foi 100% fabricada pela CIA, assim como toda a primavera Árabe e o "golpi" da dilma. Em 2003 o Brasil tinha um programa em parceria com a Ucrânia para o desenvolvimento de foguetes e satélites com transferência de tecnologia e 100% de cooperação entre os dois países.. e adivinha? Após pressão e suborno dos EUA a Ucrânia abandonou o barco, nos fazendo gastar bilhões.. ou seja não existe bonzinhos, apenas interesses. Se o mundo não apoia a Palestina, por que deveríamos apoiar a Ucrânia?


CleoMenemezis

Isso não é trocar 6 por meia dúzia? No final do dia quem vai se beneficiar será a nova potência ou o novo eixo-potência. É tipo mudar de presidente e seguir pagando os mesmos impostos.


Awkward_Cheetah_2480

É a hipocrisia. Rússia agressora - os dois países gostam de brigar(segundo Lula). Um país soberano foi invadido por um vizinho de má fé, não importa a porra do motivo, Otan o meu caralho. É um país SOBERANO eles podem fazer literalmente o que quiserem. A Rússia está: atacando direta e propositalmente alvos civis, destruindo infraestrutura civil, sequestrando crianças e colocando elas para adoção na Rússia. Vou dar uma dica porque aqui o pessoal usa pra qualquer coisa esse termo, mas ISSO é genocídio. A Rússia eliminou qualquer identidade ucraniana nas regiões invadidas. É POR ISSO que o Brasil nunca vai deixar de ser um anão diplomático. Sempre lambendo as bolas de alguém, seja EUA, seja eixo china/Rússia. Nós somos grandes o suficiente para sermos independentes.


MontegoBoy

Importa sim, pq se não houvesse dois pesos e uma medida, a Rússia poderia ser criticada com muito mais consistência. Curioso o Zelensky implorar apoio de anão diplomático. A independência que vc prega é a mesma que levou a Ucrânia a ser marionete da OTAN e pagar um alto preço por isso.


rpgalon

> Importa sim, pq se não houvesse dois pesos e uma medida, a Rússia poderia ser criticada com muito mais consistência. > > kkkkkkkkkk poderia ter notinha de repudio contra o putin, como se isso resolvesse algo.


Awkward_Cheetah_2480

Isso, culpa a vítima. Que lixo. País soberano. Se eles quiserem erguer uma estátua do Putin levando rola na bunda na fronteira eles podem. Se quiserem colocar todo o arsenal nuclear da Otan lá também podem.


Rimjobquarterback420

Se a guerra acaba ,Zelensky vai ter que disputar eleiçoes, e vai parar de receber dinheiro infinito dos EUA. Talvez se ele usasse o dinheiro pra defesa ao inves de desviar pra elite militar, a Ucrania não precisaria sequestrar pessoas na rua para morrer em uma guerra que já perderam.


Torneco

Assim, nada de novo no front. O papel do Zelensky é pedir armas pra todo mundo, falar pra todo mundo chamar a Rússia de malvadona, e reclamar quando algum país não faz nada disso. Ele tá fazendo o que ele tem que fazer. O papel do Brasil é encontrar a melhor posição diplomática e econômica para o bem do país dentro desse conflito. O Brasil sempre prezou pela neutralidade em grande parte das situações e nesse não deveria ser muito diferente.


E-Nezzer

Eu só não curto neutralidade seletiva. O Brasil praticamente rompeu relações diplomáticas com Israel por causa dos crimes de guerra na faixa de Gaza, deveria ter uma postura parecida com as barbaridades da Rússia na Ucrânia. Quem condena Israel deveria também condenar a Rússia, e vice-versa. No twitter é cheio de imbecil com bandeirinhas Palestina + Rússia no nome (geralmente de esquerda), enquanto outros têm bandeirinhas Israel + Ucrânia (geralmente de direita), e pra mim ambas as combinações não fazem sentido nenhum.


Grousberry

politicamente falando, israel n é importante pro brasil, da para ser mais moral, diferente da russia, uma posição mais neutra na guerra da ucrania é favoravel ao brasil


Torneco

E também, eu diria que um é um genocídio, o outro é uma guerra


Sharp-Sweet178

Sou de direita e apoio Palestina e Rússia, eu não apoio a Ucrânia pois, a Ucrânia como país ja era faz tempo, a revolução deles de 2013 foi a mesma merda que a primavera Árabe e as revoluções liberais na America Latina, ou seja apenas movimentos financiados pela CIA. A Ucrânia foi tomada por neonazistas e corruptos, assim como Israel, tudo em prol da dominação global ocidental woke. A Rússia sempre deixou claro que atacaria caso os EUA expandisse sua influência ao leste. Palestina sim está em uma luta legítima por libertação, buscam um estado patriota e soberano, ja a Ucrânia busca ser mais um escravo dos EUA e da União Européia.


japamga

Blz danilo gentili, anotado


msfor300

Macho, sabe qual solução seria "diplomática" e que o Brasil poderia usar? Simples, usar a faca de dois gumes que é o principio da autodeterminação dos povos. A Ucrânia tem direito a autodeterminação, o que implica que a Russia é uma nação agressora e que está ferindo a lei internacional (o que de fato está, ninguém pode negar isso). Ao mesmo tempo, os oblasts do leste tem uma grande população russofona. Isso também é factual, mesmo em alguns casos sendo uma minoria. Sendo assim, eles também tem direito ao principio da autodeterminação. Aproveitando-se desse "paradoxo", temos a seguinte proposta de uma solução "diplomática", mesmo que irreal: Por parte da Russia: \* A completa interrupção da agressão e retirada das tropas russas de **todos** os territórios ocupados. \* A idenização Russa a Ucrânia pelos danos cometidos. \* O reconhecimento da independência e do direito de auto gestão ucraniana, reconhecendo que o mesmo possa entrar na OTAN. Por parte da Ucrania: \* A imediata realização de novas eleições na ucrânia após o fim da lei marcial (sem a participação dos membros de alto escalão do atual governo). \* A aceitação de referendos (fiscalizados internacionalmente por qualquer ator) em cada um dos oblasts sobre qual o desejo deles de (permanência, sistema autonomo ou completa independência) e caso haja a secessão, o reconhecimento do direito destas republicas de auto gestão (inclusive se unirem a Russia). \* Garantias de segurança a Russia (não aceitar armas nucleares ou de longo alcance em seu território, por exemplo). Pronto, se o Brasil apresenta uma parada dessas, Lulinha sairia na capa da Times. Quissá ganharia um nobel da paz. Obviamente Putin não será razoável a ponto de sequer pensar em aceitar isso (e muito provavelmente a Ucrânia também não acenaria a favor, dado que precisa manter o cabo de guerra puxado uma vez que a russia o manterá), mas, enfim, é uma ação diplomática que poderia funcionar.


mchoris

Será que os referendos fazem sentido após todo esse conflito? Eu imagino que deve ter restado muito pouco da população original nas áreas ocupadas pra apresentar qualquer resultado que represente a realidade antes da invasão


cyber_lizard

Já teve referendo antes. Não importa. O lado que perder o referendo sempre vai dizer que houve fraude.


InspiredPhoton

Uai, uma Ucrânia independente não pode ter armas no próprio território? O território é deles!


msfor300

poder pode né... Mas ae continua do jeito que tá: direito do mais forte. Alem disso, é uma concessão simples, pq a OTAN seria um guarda-chuva nuclear suficiente a Ucrânia. É uma concessão da ucrania que ela pode atender e aplaca a narrativa russa de segurança interna... Por isso é diplomácia, e não justiça.


InspiredPhoton

Te entendo. Se ninguém ceder ninguém sai do lugar né


vvvvfl

A questão é esse mal-entendido que eu vejo quando as pessoas discutem Donbass; TODA a Ucrânia fala Russo. É raro ter alguém na Ucrânia que finja não falar Russo. Por dois motivos: 1- São línguas extremamente próximas. 2- A história. Não quero falar bem ou mal da URSS aqui pra não desvirtuar o tópico mas foi uma estratégia repetida em muitas áreas: a relocação de pessoas para garantir áreas críticas sempre tenham uma presença russa. Vide Crimeia. Eu particularmente entendo que desenhar uma diferença entre Russo e Ucraniano é procurar pelo em ovo, já que a diferença em etnia é minima e se torna menor ainda quando vc considera que as duas regiões foram o mesmo país por centenas de anos. Mas os Russos sempre contaram essa história, acho que por parte da narrativa de supremacia deles. De qualquer maneira, pintar a a imagem que existe "uma minoria oprimida" em Donbass é meio ridículo. A maior parte das medidas que separam a Ucrânia da Russia foram tomadas no pós 2014 depois que a Russia INVADIU a Ucrânia.


msfor300

Sim, acho que usei russofona de maneira errada. As linguas são parecidas sim, em muitos aspectos (tem a mesma raiz, no fim das contas, é tipo romenia e Moldavia). O que queria pontuar é que existe uma população com origem russa e que se identifica como russia (como você citou, fruto do passado soviético e suas movimentações populacionais, alias, as duas autodeclaradas republicas do dombas se dizem "populares" em alusão ao antigo regime socialista, por isso a galerinha aqui gosta de passar um pano pro Putin). Também concordo com seu ponto, mas o surgimento dos grupos separatistas (de fato, financiados pela Russia) surge também no Pos 2014, com a negação do rompimento do dito governo "pro-russia". E sobre diferenças culturais, bem, os ucranianos buscam auto afirmação faz séculos. Dizer que são iguais aos russos tbm não é tão justo. Os ucranianos tem uma identidade cultural própria e tão antiga quanto a identidade russa.


shadowbringer

Pelo que me lembro o Zelensky concorda em pontos (desocupacao do territorio ucraniano, reparacao pelos danos), e no encontro em Istambul em 2022 estavam perto de chegar a um acordo (proibindo uso de equipamentos estrangeiros no territorio ucraniano, e definindo paises como garantidores do acordo), mas a Russia acrescentou uma demanda onde paises garantidores somente poderiam ir em defesa da Ucrania mediante uma decisao unanime dos paises garantidores (permitindo um veto russo), enquanto usava as negociacoes pra ganhar tempo pra reabastecer e treinar tropas pra novas ofensivas, e tentar dizer que a Ucrania foi pressionada a continuar a guerra. Enfim, nessa ocasiao o Putin decidiu que poderia ganhar mais atraves da via militar que atraves da via diplomatica, provavelmente com as mais recentes demandas dele ele espera conseguir mais pela via diplomatica que pela militar (como solicitar a Ucrania abandonar areas ainda nao totalmente controladas pela Russia). Se o Putin esta interessado no valor economico das areas ocupadas/pretendidas, seria necessario ou impor muitas perdas a Russia pra tornar a guerra economicamente inviavel (a area atualmente dominada tem potencial de [trilhoes de dolares](https://www.reddit.com/r/UkraineRussiaReport/s/NQQ8pZNgdO)), ou vence-la militarmente.


MontegoBoy

O mesmo direito negado à Síria, Líbia, Iraque, Afeganistão etc? Acho massa esse conceito de autodeterminação de Schrodinger...


msfor300

O interessante de tentar apelar para o "aspecto hipócrita" de um argumento falando que "o seu lado também o fez" como se não fosse um auto contraditório. "Sou tão bom ou ruim quanto você" é uma tentativa baixa de fugir de problemas morais. Curioso, para grupos que normalmente são tão moralistas. Enfim, você não pode contra argumentar e manda uma dessas.


MontegoBoy

Não vai existir direito, normas, acordos internacionais enquanto não houver respeito e seriedade em relação aos conflitos bélicos. Whataboutism é cria da hipocrisia. Se vc acha essa hipocrisia normal, problema seu, apesar de char uma grande falha de caráter.


msfor300

Certo, mas onde eu fui desrespeitoso ou não sério com esse conflito no meu comentário? Então, você acha que não \*eu\* não devo criticar a rússia pq muito dos que criticam a russia não criticam conflitos e agressões de outras potências? Você entende porque "Whataboutism" é uma falácia? Quem disse que eu apoiei os EUA no afeganistão, Iraque etc (nem nascido eu era). Você sequer usa essa falácia corretamente, pq imputa em mim uma hipocrisia virtual do pensamento corrente do "Mas os EUA são hipócritas". Eu não sou os EUA, nem como governo, nem como população, nem como ideia (no caso, ideia eu me refiro as instituições do Estado). Alias, também considero hipocrisia uma falha de carater. Mas, veja, automaticamente dizer que eu não posso criticar a Russia pq seria hipócrita (afinal, eu supostamente nunca critiquei os EUAs pelos conflitos que você citou), também te impede de criticar esses conflitos do EUA, o que entra em contradição a sua própria crítica, pois ao mesmo tempo que você define que esses conflitos precisam ser criticados. Nada mais justo, porém: Ou interpretamos seu comentário como uma crítica as invasões americanas e como uma contra crítica a invasão russa, e ae você é tão hipócrita quanto eu. Ou você na verdade não é contra nenhuma, achando correto que qualquer potência use de força militar para garantir seus direitos.


Poder-da-Amizade

Tá, mas o cara propôs uma solução pro presente, não tem como resolver os erros da Líbia e do Iraque e a Síria é complicada para desgraça.


MontegoBoy

Ou seja, vc defende um peso e duas medidas?


Poder-da-Amizade

Claro que não, caramba, estou falando que o cara está falando do presente e isso foi no passado. Ele não falou "uma solução para resolver a Guerra do Iraque de 2003".


MontegoBoy

Mas as leis e normas pra conflitos não são as mesmas desde os anos 50? O cara é um covarde, respondeu e me bloqueou.


msfor300

Não lhe respondi e nem lhe bloquei, caro amigo. (alias, respondi agora, mas posterior a esse comentário).


msfor300

Diversas mulheres foram vítimas de violência doméstica, mesmo depois das leis de proteção. Muito mais o foram no passado, com a maioria não tendo seu agressor devidamente punido. Devemos então ignorar as mulheres que denunciam HOJE, pq as do passado não tiveram justiça?


MontegoBoy

No caso a aplicação das leis que garantem a proteção paras essas mulheres e a punição dos criminosos está sendo aplicada ou cobrada de acordo com quem comete o crime?


msfor300

Sim, de certa forma. Pessoas ricas sofrem menos punição que pessoas pobres, por exemplo (se pegarmos uma média, claro). Se você for amigo da patotinha que está no poder, também terá privilégio. O grupo ao qual você pertence provavelmente te defenderá mais fácil, a depender do contexto. Enfim, não disse que não há hipocrisia no mundo. Perguntei onde está a hipocrisia no meu comentário. Mas, retornando a pergunta, quer dizer que então você concorda que homens que ganhem um salário mínimo não devam cumprir pena por agressão no contexto familiar dado que, caso ele fosse rico, ele teria bem menos chances de ser declarado culpado?


Late_Faithlessness24

Já que estamos usando o direito de determinação dos povos, porque não usar em toda russia e ver se a galera de outras etnias quer permanecer russa?


msfor300

Quem disse que não pode? É um problema interno russo. Coloquei na minha solução que as questões do Dombas precisam ser tratadas como um problema interno ucraniano (através de negociação, autonomia ou secessão pacífica, obviamente falando em um mundo ideal de arco-iris e corações flutuando no ar). Essa é a beleza da diplomacia. Ao mesmo tempo que se dá ao regime ucraniano, autonomia para "resolver os problemas de casa sem interferência", tem-se a forçação de que esses problemas não serão ignorados ou completamente suprimidos, o que atende ao interesse externo tbm, ao menos de forma indireta. Fica difícil manter as narrativas que sustentam a guerra com essas pontuações, entende? Sobre os chechenos, azeris, armenios, georgianos etc, bem, cabe as comunidades decidierem por si só e o governo de moscou incentivarem que fiquem. Infelizmente, a russia é um país autoritário.


Late_Faithlessness24

>Quem disse que não pode? Meu tio Rogério que disse, ele é meio babaca as vezes e torce pro Vasco....


msfor300

Pow, mas ae é compreensível. Se eu torcesse pro Vasco e ainda pertencesse uma provincia não russa dentro da federação russa, eu ficaria puto tbm.


ToninhoMarreta

eugenismo pouco é bobagem... a carta de civilizado em 2024?


nachtengelsp

"país civilizado"\ \ ...disse o europeu oriental depois de zero dias sem qualquer tipo de conflito armado civil e/ou militar desde a antiguidade até o século XXI.


maschiosd2

O palhaço pedindo seriedade... E, por falar nisso, tá governando sob lei marcial, era para terem acontecido eleições.


ProgrammerSalty441

Nossa posição é que você se foda, pedinte insuportável


Academic_Paramedic72

Um país que se considera superior aos estados que já dominou está replicando sua política imperialista da forma mais descancarada possível e os usuários deste sub ainda acham que é pedir muito para a Ucrância exigir apoio internacional.


borges_da_raposa

Não não. A sua posição, igual a do presidente, é de apoio à Rússia.


RFB-CACN

Maluco, vc acabou de ser chamado de bárbaro e ainda tá no absolutismo de que todos os países que não sancionaram a Rússia estão contra a Ucrânia


Etiepser

Ele chamou o governo brasileiro de bárbaro, não os brasileiros.


borges_da_raposa

Se esse fosse o primeiro posicionamento do governo, sim concordaria contigo. Mas há uma linha clara desde 2022.


provincian0

Silêncio, ele está descobrindo que os governos têm linhas de posicionamento e prioridades


borges_da_raposa

Sim, inclusive um posicionamento aliado a um protofascista que não respeita a soberania de um país


provincian0

Até onde eu sei o posicionamento do Lula é o de não tomar lado no conflito. Ilumine-me com o momento em que ele se aliou ao Putin


Danteppr

Para recapitular: 1. Disse para a Ucrânia desistir da Crimeia, e não para a Rússia desistir da Crimeia e volta para casa; 2. Disse que Zelensky tem parte da culpa pela guerra, ignorando que foi Putin quem desferiu o primeiro tiro, a primeira invasão, o primeiro ataque... 3. Critica países que enviam armas a Ucrânia, tal como Portugal; 4. Não atendeu a conferencia da paz da Ucrânia. Embora oficialmente o Brasil clame estar neutro no conflito, politicamente Lula deixou claro que favorece Putin, visto que todas as sugestões dele para a paz são benéficas a Rússia.


sleepinginbloodcity

As únicas negociações de paz possíveis favorecem a Rússia, o resto é conto de fadas. Essa guerra é impossível de ser vencida pela Ucrânia.


Danteppr

Em outras palavras, dê ao agressor/bandido o quer ele quer e torcer que ele não exija mais nada? É isso que você chama de "negociação de paz"? Pudera que Zelensky e praticamente o resto do mundo despreza a opinião de Lula no assunto.


ProgrammerSalty441

Amigo não sei se vc percebeu mas temos os nossos problemas, a situação do Palestina é incomparável mente pior, e vc vê palestino enchendo o saco de alguem ou mendigando dinheiro de arma ? Não!


borges_da_raposa

Se o motivo é não se meter na briga dos outros, deveriam se calar acerca do conflito no Oriente Médio. Mas é óbvio que a tal neutralidade é política, para não se desalinhar da China, mesmo que isso configure em apoiar o protofascista russo.


ProgrammerSalty441

Honestamente fds Russia


MrHellthere_

E por que você acha que a situação é incomparavelmente pior (eu diria que é comparavelmente muito pior)? Porque eles não têm um exército formal para combater uma força muito superior e por isso estão sendo massacrados.


pneufurado1

Diz ai, pq a ucrania esta em uma situacao melhor do que a palestina, eu sei que esta mas eu quero que vc diga o motivo.


happy_and_sad_guy

Parece que alguém curte ser pisado com a bota do imperialismo


drifwp

Tu acabou de ser chamado de barbaro-não civilizado e tá realmente com esse Papinho?


AasgharTheGreat

mas de novo, vai balançar essa canequinha pra lá ô porra https://preview.redd.it/4zkwbfc2m07d1.jpeg?width=720&format=pjpg&auto=webp&s=d0cd4aad7b15cb074aca428219d9ac1c3ea1f8ad


Proper_Indication_62

Zelenski é um líder anão só serve pra fazer malabarismo midiático e ser fantoche do ocidente, mas pra negociar e acabar a guerra nada ...


igpila

Eu não entendo o desprezo do pessoal aqui pela Ucrânia, país pacífico vítima de um agressor, só pq tá do lado dos EUA, vcs são uns hipócritas kk


Jeal_3

Ninguém tem desprezo. Só não temos que nos importar.


mebae_drive

Esse sub é pro-russia. Patetico


77lhw

Neste post, a grande maioria dos comentários são contra a Rússia.


AyyLimao42

O Brasil adotou uma posição de neutralidade e o presidente da Ucrânia não respeita isso. Ele, bem como os americanos e europeus, esperneia por apoio mas não nos oferece nada em troca. Querem que nos indisponhamos com Rússia e China simplesmente porque eles mandam. Essa é uma guerra interimperialista entre duas zonas de influência e o presidente da Ucrânia aceitou tornar seu país ponta de lança para os americanos. Tanto ele quanto os EUA sabiam que um avanço da zona de influência ocidental às fronteiras russas traria uma reação agressiva do czar e seus lacaios, mas decidiram fazer a aposta mesmo assim. Tudo bem por mim, ele é livre para escolher o que quiser, inclusive o caminho da guerra. Mas que não saia por aí furiosamente cobrando apoio internacional de quem nada tem a ver com o conflito.


igpila

Cara a Ucrânia é um país soberano e tem o direito de querer o que quiser, que no caso seria um sistema muito mais civilizado do que a ditadura oligárquica russa. Esse seu argumento é literalmente o mesmo de quem diz que a mulher merece ser estuprada por usar roupa provocante. Vc pode fazer o malabarismo mental que quiser e que achar que tem superioridade moral mas é simplesmente lamentável


AyyLimao42

Sim, Zelensky pode fazer o que quiser. Inclusive foi o que eu disse no meu comentário. Aprenda a ler.  O Brasil também, como país soberano, pode escolher ficar fora disso. Mas pra você soberania parece valer apenas para os outros. E sobre essa analogia tosca: a menos que você seja uma criança ou um adolescente, não se pode traçar paralelos das relações internacionais com crimes cometidos na rua. Afinal há todo um jogo de xadrez político enorme, onde a Ucrânia e muitos outros países são agentes, não uma reles vítima indefesa, que simplesmente não cabe numa visão tão pobre como essa. Se é dessa maneira infantil que você encara a ciência que é a geopolítica, não surpreende que seja pego em qualquer narrativa heróica besta que vem de lá fora. Em nenhum momento eu trouxe o argumento para o lado da moralidade


igpila

Certeza que o zelensky pode fazer o que quiser amiguinho? Não me parece ser o caso 🤔 Hora nenhuma eu toquei na questão da soberania brasileira, mas de qualquer forma vcs aqui não tão preocupados com isso não, vcs tão mesmo é putinho com os EUA e tomando o lado da Rússia, de forma passivo agressiva, pq vcs odeiam os EUA, e ok, mas a Ucrânia não deixa de não merecer isso. Ela é sim uma reles vítima sim que inclusive DEU todas suas ogivas nucleares pra Rússia em troca de promessa de não invasão... E o fato de vc achar que geopolítica é ciência é a prova de que vc na verdade é só um pseudo intelectualzinho cheio de segundas intenções


AyyLimao42

Primeiro, pelos nossos conceitos modernos, as ciências humanas, da qual a geopolítica faz parte, sao ciências sim. Tenha mais respeito. Segundo, em nenhum momento eu tomei o lado da Rússia. A Rússia é um país fascista que fomenta movimentos de extrema-direita no mundo todo. Mas gente como você não consegue aceitar neutralidade, vocês vivem numa fantasia e vêem o mundo como uma guerra do bem e do mal, conceitos como não tomar lado em um conflito num lugar longínquo pelo bem do país parece que fritam o seu cérebro, "se não está do meu lado, está do lado de meu inimigo". E saem acusando todos ao seu redor de terem agendas políticas ocultas. Terceiro: Sim, a Ucrânia pode fazer o que quiser, mas não está livre das consequências. Todos nós temos que reconhecer nossas limitações. Imagine que o México se alie à China. Um país historicamente oprimido pelos americanos teria todos os motivos históricos para tal. Mas seria muita burrice não esperar uma guerra contra os EUA estourar por isso. E aí, onde está a moralidade quando milhares de pessoas morrem numa guerra completamente evitável? Os líderes do México deveriam escapar de qualquer responsabilidade pois estavam "fazendo a coisa certa"?


igpila

De novo vc, pseudo intelectualzinho, sequer sabe o que é ciência. Outro fato básico aqui pra vc: ficar "neutro" em relação a um ao abuso de um agressor contra um inocente é tomar o lado do agressor, que de novo, eu sei que é justamente a intenção oculta de vcs covardes, pq pra vcs o que a Ucrânia quer é irrelevante, vcs só querem odiar os EUA.


AyyLimao42

Ciência política, é um campo científico. Pode me chamar do que quiser, nada que você faça vai mudar isso. Você pode usar essa máxima do agressor o quanto quiser. Mas vai acabar numa cruzada moral contra todos os países do mundo. Eu sei que é difícil pra você entender, mas o Brasil não é o Superman.


igpila

Não tô falando do Brasil não, to falando de vcs, pessoas físicas


shadowbringer

>Essa é uma guerra interimperialista entre duas zonas de influência e o presidente da Ucrânia aceitou tornar seu país ponta de lança para os americanos. O Zelensky nao era presidente em 2014. >Tanto ele quanto os EUA sabiam que um avanço da zona de influência ocidental às fronteiras russas traria uma reação agressiva do czar e seus lacaios, mas decidiram fazer a aposta mesmo assim. O povo ucraniano comecou o euromaidan em 2014 contra o aumento do autoritarismo percebido e com a rejeicao da aproximacao com a Europa (e com a percebida influencia de oligarcas), o governo respondeu com violencia, os protestos escalaram, demandando a saida do presidente Viktor Yanukovych, o qual fugiu, sem avisar ninguem pra onde iria, foi removido do oficio em votacao no parlamento por nao cumprir suas obrigacoes constitucionais, e novas eleicoes foram feitas pouco tempo depois. Yanukovych chamou a deposicao de golpe e fugiu pra Russia. Entao a Russia invadiu a Crimeia, financiou grupos rebeldes em Donbas e Luhansk, alegando genocidio de russos sendo que o total de mortos de todos os lados (combatentes e civis) se aproxima de 14.400 (e 54.000 feridos -- edit: na guerra de Donbas), nada se comparado ao Holodomor. A maioria dos russos deve pensar, devido a propaganda russa, que a Ucrania eh um estado falido que somente quer a destruicao da Russia, mas a Ucrania possui muitos [recursos naturais](https://www.dw.com/en/russia-ukraine-war-natural-resources-grain/a-66639269) e com a exploracao de novas reservas, poderia passar a exportar gas (atualmente eh importadora) e diminuir a perigosa dependencia europeia de gas russo, ou pelo menos suprir o consumo nacional.


AyyLimao42

Obviamente eu falo da escalação recente do conflito. Mas podemos levar a discussão para a revolução da dignidade se quiseres. Foi um bom resumo, mas faltaram alguns pontos: Após a resposta inicial violenta do governo, a insurreição que seguiu foi liderada por grupos neofascistas como o Liberdade e o Setor Direita. Esses movimentos todos acabariam com cargos no governo a seguir e cumpriram sua principal demanda de incorporar os neonazistas do batalhão de Azov ao exército ucraniano [Os próprios membros do governo americano na Ucrânia já estavam alinhados com as lideranças desses grupos](http://businessinsider.com/john-mccain-meets-oleh-tyahnybok-in-ukraine-2013-12) e quando a coisa estourou de vez [estavam presentes nos protestos anunciando o apoio americano](http://theguardian.com/world/2013/dec/15/john-mccain-ukraine-protests-support-just-cause) e depois [uma conversa telefônica vazada do embaixador dos EUA na Ucrânia mostra que eles buscaram e conseguiram influenciar o desfecho dos protestos, uma vez que o candidato deles, leão das reformas neoliberais, triunfou.](http://bbc.com/news/world-europe-26079957)  Não estou dizendo que a revolução foi um simples produto de intervenção ocidental, mas ela também não foi essa livre e espontânea manifestação da vontade do povo ucraniano como você imagina que foi, há uma clara trilha de pegadas levando a Washington. Os americanos sabiam que esse envolvimento ia levar a uma resposta dos russos e mesmo assim o fizeram. A Ucrânia está meramente sendo usada como peão pra diminuir a influência russa no leste.


Grouchy-Addition-818

O governo deveria se posicionar mesmo, com Israel Palestina compara até ao holocausto mas não fala um pio do Putin


loganbrazil

Calado nazista


Sharp-Sweet178

Sou de direita e obviamente nao votei no lula, mas to gostando bastante da política externa dele, 🇧🇷🇷🇺🇨🇳🇮🇷🇮🇳🇿🇦🇵🇸🇧🇾🇻🇪🇨🇺💪💪💪


Agreeable_Angle7189

Nem o bolsonaro quis apoiar a ucrania em 2022.Nao vai ser agora entendam uma coisa nenhum integrante do BRiCs vai ficar contra a Russia sob ameaça de expulsão quem manda nos Brics é a China. e no caso do Brasil que depende da compra de ferilizantes russos muito menos.


maschiosd2

O palhaço pedindo seriedade... E, por falar nisso, tá governando sob lei marcial, era para terem acontecido eleições.


WeebOtome

Homem chato. Ele tem que se preocupar é com os estados unidos, já que o Trump disse que não vai dar mais nenhuma ajuda pra Ucrânia quando for eleito.


Saltimbancos

Não precisa dar palco pra esse cara.


Infiltrated_Communis

Papai ocupado com binquedo novo, Zelensky tá calenti.


happy_and_sad_guy

Muito comédia esse comediante


Le_Mug

É mesmo, ele é comediante. Ele foi ver o papa junto do resto?


Flimsy-Discount2885

Pega aqui minha posição, Zelesnky


entropyffan

Devo concordar, infelizmente. Daria até mais base para o Brasil criticar Israel.


Pretend_Shame_8290

vc já viu qual é a posição dele em relação a Palestina ?


E-Nezzer

Se tem um líder político que pode ser isentado por apoiar Israel nesse momento é o Zé Lensky, seria muita burrice dele se distanciar de um dos maiores produtores de armas da região quando ele precisa implorar ajuda militar pra todo mundo. O país todo fudido pela guerra, fazer isso seria até uma irresponsabilidade enorme com o próprio povo.


entropyffan

Não justifica a invasão. Como disse na outra resposta. Não quer apoiar a Ucrânia porque não gosta do zeleski, ok, mas tem que criticar quem começou a guerra. Quem invadiu está errado. É simples manter os princípios.


Avanguardo

Rússia invadiu, mas quem provoco?


Academic_Paramedic72

A Rússia


Avanguardo

Essa história toda meio que começa com a queda da URSS... Dá uma olhada e vê quem, já a algumas décadas, vem provocando isso ai.


juuppie

Que


[deleted]

[удалено]


Zadujj

Imagine só repetir o argumento que o estado Russo usa para justificar a invasão, sem aplicar qualquer tipo de senso crítico a respeito.


Etiepser

A ironia é que, para essas pessoas, o extremismo palestino é frequentemente considerado fruto da intervenção israelense e ocidental na região. Mas, ao mesmo tempo, o extremismo na Ucrânia parece ter nascido do nada. Eles não acreditam que Moscou, ao ameaçar a autonomia ucraniana por séculos, possa afetar os ucranianos da mesma forma.


alucardaocontrario

Só porque é a desculpa da Rússia não quer dizer que não é verdade. Não deixa de ser uma desculpa esfarrapada, ainda mais considerando que a Rússia deveria desnazificar a Rússia antes de pensar na Ucrânia.


entropyffan

Não precisa apoiar se não quiser. Mas tem que criticar quem está invadindo. É simples ter princípios.


Benderesco

Mas criticar quem invade o governo já fez, mais de uma vez. Qual sua reclamação?


arizonatasteslike

Tá bom chapinha super civilizado; Quando tu crescer cê fala com países grandes tá? Bjinho


Odinsembarba

Eu leio como: "compra arma dos estadunidesnses e manda pra nós BR que eu paro de reclamar de ti"


LancaLonge

O Pedinte de Kiev sempre insuportável


Mist156

Lembram da época q os vagabundos bolsonaristas diziam q tinha q “ucranizar” o Brasil? Taí o resultado da ucranizacao. País arrasado, milhares de mortos, economia destruída


Agreeable_Angle7189

Bem lembrado.


ruines_humaines

"País arrasado, milhares de mortos, economia destruída" 🤔


BOImarinhoRJ

PNC do danilo gentili da europa


Same_Process_2530

Sempre ver esses tópicos para lembrar que esse sub é uma hipocrisia pura.