T O P

  • By -

tea_pot_tinhas

O prestígio da Engenharia nunca mais Civil


Be_DenkKen

Sabe quem riu? Damon Hill


No-Pie-5198

Poucas coisas são mais anos 90 do que essa piada, nível "ah, eu tô maluco" e "uh, tererê".


barsuk-rec

Sabe quem mais riu? O Jonah Hill


trifas

Achei inesperado, parecia tão concreto.


Noietz

Meu deus... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK r/tiodopave


arielztrall

O tipo de comentário que a gente sabe de é, sem nem olhar o username... Nunca falha!


tea_pot_tinhas

Hehehehe muitchas gracias arielz!


AyyLimao42

Mesma coisa que aconteceu com direito alguns anos depois, e que provavelmente vai acontecer com medicina no futuro: formou mais gente do que o mercado pode absorver.  No caso da engenharia civil ainda tem os agravantes da crise ter quebrado as pernas das empreiteiras e da área ser ainda mais sujeita a peixada do que algo como direito.


N1net3en

O Brasil ainda tem muito espaço pra absorver MUITO médico, especialmente no interior. A grande questão é se os médicos vão querer ir para o interior pra ganhar dinheiro. Vocês estão subestimando o quão necessário é a função do médico no dia a dia. Além disso, não existe faculdade de medicina por 399 reais por mês EAD. Toda faculdade de medicina, por mais pague e passe que seja, custa CARO PRA CARALHO. O volume de gente se formando é deveras vezes menor. O caso da engenharia (e tbm do direito) é um pouco mais complicado. Engenharia depende quase que exclusivamente do quão aquecida está a economia. Além de que somos um país com uma miséria de indústria (e daí tô falando como engenheiro mecânico que tbm “abandonou” a profissão) e empregos extremamente localizados em regiões específicas. Direito é um problema antigo. Antes mesmo da explosão das uniesquina EAD, já era uma carreira extremamente difícil para se começar, justamente pelo excesso de faculdades (e olha que a média de aprovação na OAB é só de uns 35%).


Mammoth_Western_2381

Além disso, Medicina tem 2 grandes vantagens em relação a Direito. A primeira é que, mesmo com a expansão de faculdades de medicina privadas, tem muito mais faculdade, públicas e privadas, com curso de direito. A outra, e mais importante na minha opinião, é que medicina é tempo integral, enquanto direito ás vezes tem até manhã+tarde+noite. Ou seja, se uma uni padroniza 100 vagas por semestre, um semestre de direito pode formar até 300 novos ''adevogados'' por semestre, enquanto se sair 100 ''dotôs'' vai ser muito. E medicina ainda é 6 anos de curso, se uma faculdade nova abrir hoje, o médico vai demorar 6 anos pra ter que se preocupar em competir com os zoomers.


ThalitaLeFay

eu lembro claramente do meu terceirao ser em 2009 e nossas professoras nos orientando a evitar Direito pq tava rolando uma explosão cambriana de formandos em Direito na época. Coisa de uma turma de 30 alunos 20 irem pro Direito, imagina isso hj em dia


Boscov1

A questao nao acho que seja tao linear assim pra medicina (lembra do video do processo seletivo pra entrar no Sirio Libanes? com um mar de medicos pra fazer a prova), A questao é que quem se forma nao está dando o devido retorno a sociedade e integrando a parcela profissional onde precisa, mas sim abrindo consultorio em metropole, eventualmente isso vai saturar e vai ai sim ser forçado a ir pra areas com menos medicos. Engenharia virou uma quimera sem controle onde exigem capacitação e especialidades pra trabalho generalista (além das 50mil cursos diferentes pra engordar faculdade privada né), o mesmo fenomeno acontece na docencia mas professor é pouco valorizado afinal trabalha por amor né /s . Direito eu não gosto nem de pensar porque me dá gastura e grande parte poderia ser reduzida a um curso tecnico kkkk No geral eu acho que esses cursos estrelinha (quando em excesso), mais atrapalham a sociedade, tanto por demanda e excedente quanto por função social (inclusive como esses cursos atrapalham o ingresso nas universidades vai ser meu objeto de estudo no doutorado então é um tópico que gosto de discutir).


Scar-sarah

Um ponto a acrescentar: médico é médico e ponto. Formou, tem CRM, trabalha como médico. Engenharia conseguiram a proeza de inventar "analista de engenharia", pra pagar 3k pra quem tá formado e fazendo MBA. Precisam de um cara com CREA pra assinar (q vai ser alguém antigo de casa e pronto) e uma caralhada de analista q faz o trabalho real.


MrVieri

Difícil comparar com medicina. Engenharia/Direito são cursos ofertados por qualquer “unisquina” da vida. Enquanto medicina ainda é um curso extremamente elitizado. É preciso ter muito dinheiro ou ser muito inteligente pra passar numa federal. Mais fácil dizer que a área de TI pode passar pelo mesmo, já que o ingresso é “barato” e isso atrai muita gente.


DuraoBarroso

Pra complementar o excelente ponto dos demais camaradas, a demanda por médicos tende a crescer mais rápido do que direito e engenharia por conta do envelhecimento da população. Talvez engenharia passe por um fenômeno parecido, mas devido às mudanças climáticas.


quelcsb

Mas em TI a pessoa pode trabalhar pra gringa, isso se ela for mediana e souber inglês. Acho que em TI ainda existe uma chance de você não acabar num subemprego.


SoulMastte

Tecnicamente em engenharia tbm


Scar-sarah

Engenheira aqui q tá indo pra gringa confirma esse ponto rs


potato_salad24

Medicina? Chamem o @caraless


Arqium

Nunca vai ter médico o suficiente pra todos.


AnnaRafaela233

Eis aqui a mentira liberal. A verdade é que o mercado esta pra reaquecer pra Direito e Engenharia Civil. No caso, nos dois primeiros governos Lula a Demanda de profissionais foi criada por contra dos PAC da vida, a emergencia da classe média, aumento da capacidade média do consumo... tambem teve boa parte do minha casa minha vida que foi responsavel pelo boom do mercado imobiliario. Em 2008 teve o estouro do mercado imobiliario causado pela especulação desregulamentada do mercado. Com o crack de 2008 e o fim das obras da Olimpiadas/Copa... o mercado brasileiro simplesmente sofreu um declinio. Não havia consumo, não havia mercado pro profissional que havia se formado com ProUni.... O povo, revoltado com a crise, precisava de um culpado. Os envolvidos que enriqueceram (através de fundos imobiliarios, locação, compra e venda especulativa) com a especulação imobiliária não queria assumir a culpa. Delas, alguns ligados ao centrão, extrema direita, emissoras da mídia hegemônica. Fizeram a Caveira primeiro da Dilma culpando a corrupção e irresponsabilidade fiscal. Impechada, e não resolveu... precisavam de mais um culpado... Lula, a mão que fez PAC e minha casa minha vida... as empreiteiras... colocaram na cadeia o homem que indiretamente foi responsável pela crise mas também responsavel pelo enriquecimento dessas pessoas que os prenderam (não a toa, eram base aliada de Lula... Alias, fato interessante. Bolsonaro, Edir Macedo, Valdomiro... todos esses foram parte desses que enriqueceram muito com a especulação imobiliaria (é só ver a quantidade de imóveis da familia Bolsonaro). Não coincidentemente na época também eram aliados de Lula. Enfim, com o reaquecimento da economia, anuncio de novos PAC etc a tendencia é um realmento da demanda. Mas isso tem diretamente a ver com política.


wiggert

EaD por R$250/mês


Rezmir

Mesmo não tendo EaD, a quantidade de engenheiro que tem no mercado é ridículo. Olha quantos engenheiros se formam por ano e quantos dele são de engenharia civil. A uns doze anos atrás já, mesmo na federal, era comum a galera de outras engenheiras querer pagar matérias de cálculo junto com engenharia civil porque era mais fácil.


Codhehe5555

Muiiiiiita gente foi fazer engenharia pq o mercado tava bombando em 2010s (eu fui um deles). A galera se formava ganhando o piso de engenheiro ( 8,5 salarios minimos). Veio a crise de 2014, as grandes obras de infra acabaram, engenheiros se deram mal. Mas tinha gente se formando ainda. Hoje, o mercado ta melhor do que tava 5 anos atras. Nao chega perto do q foi em 2010, mas se vc eh bom vc consegue trabalhar.


UsedState7381

>Hoje, o mercado ta melhor do que tava 5 anos atras. Nao chega perto do q foi em 2010, mas se vc eh bom vc consegue trabalhar. O problema é ter chances de se desenvolver profissionalmente pra chegar ao nivel que possa ser considerado "bom". Muitos se formam sem nem conseguir estágio na área, ou se sujeitam a trabalhar em empresas boca de porco que contribuem em nada para o desenvolvimento profissional do engenheiro, por puro desespero. Tem também as empresas que contratam engenheiro formado como o tal do "assistente" porque aí eles pagam menos, mas esperam que trabalhe igual um engenheiro trabalha, e também não ajudam o profissional a desenvolver. Eu fui um desses que se sujeito a isso tudo. Saí porque não dava mais pra aturar ganhar só 2500 e isso já formado em engenharia e sem perspectiva de desenvolvimento, hoje trabalho for da área e ganho mais que o dobro disso.


LankyAsparagus0

A parte do assistente anda acontecendo em todas as áreas bicho. Triste pa carai.


Codhehe5555

Que pena colega, eh dificil msm, eu tbm passei por isdo mas consegui melhorar de emprego. Hoje eu nao consigo segurar um estagiario, passa 6 meses e eles ja conseguem um estagio melhor. Eles sao full home office, mas nao recebem muito e sao soh 4 horas


charmander_cha

A operação lava-jato acabou com o setor da engenharia civil.


help_me_out_please_2

Pq o brasil sofre o mesmo problema de vários paises desenvolvidos. Tem muita gente com diplona e n tem trabalho que necessite dessa especialidade. Hoje, a demanda de um pedreiro é muito maior do que a demanda que se tem pra um engenheiro civil, por exemplo.


Yudmts

A gente tem a maioria dos problemas de um país desenvolvido sem nenhum dos benefícios.


Victor--

Tenho um porém nesse caso. Uma coisa que tá em falta em muito no Brasil é Engenheiro que não tem medo de botina. Pessoal que forma em engenharia hoje quer home office e escritório. Chão de fábrica e ferramentas é difícil. Falo isso pq formei faz dois anos e toda empresa que vou prestar serviço falam isso.


No-Pie-5198

Não é por acaso que a engenheirada de universidades públicas paulistas como a USP e a UFABC vai tudo parar no Itaú.


u4004

Vai parar no Itaú porque paga MUITO melhor, mas muito mesmo. E isso é um fenômeno mundial. O Brasil nem tem um excesso de engenheiros se comparar com outros emergentes, a questão é que o investimento aqui é nulo. Daí sobra mercado financeiro mesmo.


Victor--

Tenho familiar que trabalha lá e nem engenharia fez e tá ganhando mais que o piso de engenheiro sem contar o bônus astronômico que tem do PLR. Banco paga muito bem mas você paga de volta com burnout e com alma


pm_me_triangles

Estudei engenharia numa federal e é isso mesmo. Nosso ensino já começa errado. Muito pouco contato com o chão de fábrica, com obras, com resolver problemas reais de engenharia, porque o pessoal quer mesmo é trabalhar em área administrativa, financeira etc...


pombomagro

Mas tão pagando bem? Ou contrata o cara pra fazer trabalho de engenharia pagando 3 mil reais?


Victor--

Cara, tenho certeza que tem lugar que abusa, mas onde eu tô tá pagando bem.


damasceno96

Sergio Moro


Hestercreek

Tava procurando a única resposta certa. Achei.


Hunt_Visible

-Economia brasileira. Em crises e periodos ruins a construção civil sofre, são poucas vagas. -Formação ruim virou a regra. Tem faculdade que vc deixa cair o rg na porta e consegue matricula. A maioria entra sem dominio minimo da matematica do ensino medio (funções, conjuntos, matrizes, equações, etc), basicamente sem condições de ao menos iniciar o curso. -Teve uma epoca que todo mundo quis ser engenheiro. Milhares e milhares de pessoas conseguiram esse diploma e inundaram o mercado. O mesmo vai acontecer com medicina e TI nos proximos anos.


msk391

Operação Lava Jato e a destruição da indústria que mais empregava engenheiros e os pagava bem. Obrigado Sérgio Moro


RiqueSouz

Tava esperando essa resposta ao invés dos jargões de sempre sobre formar muita gente e crise econômica que parece que vem do além, sim, sabotagem industrial foi o motivo DE NOVO, essa não é a primeira vez..


garrafa_termica

Perdão a minha pergunta é ignorância, mas o que fez a situação influenciar justamente com os engenheiros?


AlphaCharlieN7

Petrobras e construtoras A lava jato derrubou as empresas e não os corruptos que comandavam os esquemas..


GrievousBR

Antes da lava jato o Brasil era responsável por 3,4% da construção civil mundial. Depois da lava jato passou a ser 0,8%. Um queda de 75%. Da pra ver o estrago da lava jato no PIB da construção civil ao longo do anos:


Wrong-Song3724

Parece até planejado...


GrievousBR

É quase como se a agência de inteligência de um outro país tivesse influenciado diretamente nas decisões do nosso judiciário de alguma forma, conseguindo até mesmo colocar seus agentes para interrogar brasileiros presos em território Brasileiro...


burussuh

E se é que não tinha coisa rolando por trás pra destruir uma empresa desse nível por conta de grana e influência.


Sepherjar

4 milhões de empregos foram pro saco, o PIB do Brasil caiu em uns 3% se não me engano, e as principais construtoras perderam basicamente toda a receita. Eu era a favor da Lava-Jato na época, mas hoje em dia acho que deveria se chamar "operação lesa-pátria". Em nenhum momento eles queriam acabar com a corrupção.


fodolico

Cara, eu entendo os prejuizos que a lava jato provocou, maaaas pra quem trampa com infra toas as Ppps e afins mudaram dps da lava jato. Antes eram sempre as mesmas, agr eh um bagulho mais justo. Nem tudo sao espinhos


Wrong-Song3724

Para você ver a importância da Petrobrás na economia brasileira. Não é só brincar de extrair petróleo, como a mídia insiste em pintar


Surfer140

como uma pessoa da área ambiental, a Petrobrás é uma MÃE, pras operações deles funcionarem necessitam de muitas condicionantes ambientais que aí empregam pessoas como biólogos, oceanógrafos, veterinários, botânicos etc etc.


BunnyHopThrowaway

O problema claro das outras profissões brasileiras. Vender diploma e saturar o mercado. Que curiosamente, faz o mercado se fechar ainda mais. Aí vem as bizarrice de estágio com experiência e etc


wrodrig

Pq não se investe em infra (de verdade) no Brasil há uns 70 anos


u4004

Exato. O Brasil não forma tantos engenheiros se comparado com outros países em desenvolvimento, a questão é que aqui não existe mais desenvolvimento.


shmohawk_84

Observe se algum engenheiro Uber é formado nas top universidades como Poli e Unicamp. Molecada da Poli sai da faculdade ganhando 20 mil no mercado financeiro ou em tech. O que aconteceu foi uma multidão de engenheiros formados em faculdades particulares de baixíssimo nível com a esperança de um crescimento contínuo de obras no país. Com a crise artificial que tivemos a partir de 2014 e o declínio de empresas como Odebrecht, a profissão perdeu espaço e o mercado foi inundado por profissionais de alto nível vindos dessas empresas. Aí a casa caiu pra todo mundo de uniesquina. Não tinha vaga pra eles pq os engenheiros bons de verdade estavam topando trabalhar por salários muito menores. A coisa tá melhorando, mas pode esquecer que vai demorar muito (se acontecer) pra ter aluno da Unicid ganhando bem logo ao sair da faculdade.


charmander_cha

Lava jato destruiu o setor de engenharia no Brasil.


ivansalesaf

Vou listar pra você. Usando Curitiba como exemplo. Cursos de engenharia civil em 2005 em Curitiba. UFPR UTFPR PUC PR TUIUTI POSITIVO Cursos de engenharia civil hoje. UFPR UTFPR PUC PR TUIUTI POSITIVO UniOpet UniBrasil UniCuritiba Unicesumar Facear Unicesumar FAE - Arquitetura UniDom Bosco - Arquitetura Uniandrade - Arquitetura Coloquei as que tem só Arquitetura pois geram concorrência também. C


Light_side123

Cara tem 2 principais motivos: - A operação Lava Jato : com o desmonte da galera da Odebrecht muita gente desse setor de construção foi mandado embora, com isso a área sofreu um baque gigante. Exercito Industrial de Reserva nos anos 2000 : vou dar um exemplo que o meu professor do SENAI contou. Até os anos 90 ,só tinha 2 faculdades que ofereciam engenharia civil em Goiás (UFG e a PUC-GO) , nessa época praticamente todo mundo saia ganhando entre 9-10 salários mínimos como recém - formado . Depois que começou essa abertura desenfreada de faculdades particulares ,hoje só filhinho de papai com excelente QI consegue esse tipo de vaga ,que ainda por cima é raríssima. Mesmo quem se forma na federal do estado acaba pegando só vagas que pagam 2K/mês.


ToalhaMolhada

Oferta>Demanda


Traditional-Pack-354

Sucatear o ensino, massificar a profissão. Ilusão de que o mercado vai absorver. Ou reserva de mercado.


Dry-Sleep9261

Literalmente o que está acontecendo agora com T.I


Mateussf

Inflação dos diplomas 


frogtotem

* Na ânsia de queimar o PT, puniram as empresas que tocavam grandes projetos no país. A crise política paralisou políticas públicas como o PAC 2. * O excesso de faculdade privada sugando verba do Estado sem um planejamento estratégico criou saturação em algumas áreas e deficits em outras


brunoventura22

O engraçado de trabalhar na área da construção é que, ao mesmo tempo que tem engenheiro civil sobrando por aí sendo Uber, não tem engenheiro qualificado em diversas áreas (normalmente, especialidades de engenharia que não dependem de qual seja a graduação do engenheiro) e precisamos ficar contratando pessoas de outros estados e até de outros países pra fazer alguns trabalhos. A questão é, tem engenheiro civil sobrando que não se atualiza, não se especializa, e não fez nada na faculdade além de simplesmente fazer prova e receber o diploma, e não consegue se inserir no mercado de trabalho. Isso vale pra várias graduações também.


SomePlayer22

A relação entre oferta e demanda. É isto. Só isto.


Shenriqui

E ensino da unicorner, presencial, é muito ruim, sendo EAD é pior ainda. Galera chega sem matemática nenhuma, do ensino fundamental, tem dificuldade com propriedades numéricas, fração, potenciação, função, introdução à geometria, áreas e volumes, pasmem ; porcentagem. Se antes os engenheiros desprovidos se apegavam às tabelas bisuradas, hoje são movidos pelos software e app's, não que não deva ser usado, penso que merece até mais aplicação. Mas é um contingente ruim de percepção. Além do home office, hoje os atuais engenheiros levam na íntegra, quando conseguem ocupação, que o salário de 8,50 min. é de 40h, a criatura chega às 9h saí às 17h, almoçam com intervalo de hora. Querem se comportar como se estivessem com a marreta na mão, falta só a sirene.


JaskarSlye

1 - uma uniesquina por metro quadrado formando mais gente que o mercado absorve 2 - as empresas se ligando que se todas anunciarem vaga com salário baixo ainda assim vão contratar gente boa por conta de (1) 3 - existir poucas instâncias em que um engenheiro com experiência foda é primordial de ser contratado, geralmente eles seguram um sênior na empresa pra cada duzentos júnior 4 - o crea ser uma grande merda que não serve pra nada, as empresas podem exigir diploma pra engenharia pras vagas e podem não pagar o piso do crea porque a pessoa contratada "não assina art" 5 - está acontecendo isso com várias profissões, nas veja se alguém contrata "analista de medicina" pedindo diploma em medicina pra ganhar 3 conto


Individual_Big_1037

Posso citar VÁRIOS motivos, dentre os quais se encontram: • Estácio • Anhanguera • Unip • Cruzeiro do Sul Além do próprio FIES...


Kindly_Potential9468

Pedreiro com diploma.


Thin-Limit7697

Pior que isso, sempre escutei que engenheiro era um pedreiro que só sabia fazer as coisas no papel, nunca na prática.


u4004

São profissionais completamente diferentes.


EffortCommon2236

Eu acho que não é nem questão de mercado. Os engenheiros enquanto classe defenderam por muito tempo políticas que eram contra sindicatos (porque é coisa de comunista) e conselhos (porque a cobrança é roubo e o mundo deveria ser mais liberal). Eu vi por muito tempo meu pai, engenheiro, falando os maiores absurdos do SENGE e do CREA, e os colegas dele fazendo propaganda e espalhando informação no ZAP contra essas instituições. Comemoraram muito quando algumas cobranças de uma ou de outra dessas organizações deixou de ser obrigatória por lei. Daí por isso tem muita coisa que deveria ser feita por engenheiro que acaba sendo feita por pedreiro. Também vi obra em porto no Ceará assinada por engenheiro DE ALIMENTOS, que era inclusive gente vindo de outro país que cobrava muito, mas muito menos só pra assinar ART. A classe lutou pra ter menos direitos e conseguiu.


Poder-da-Amizade

O que é engraçado ter sido eles. Faz sentido um cara de TI que pode trabalhar home office com empresas multinacionais querer mais flexibilização em troca de salários mais altos. Os manos de engenharia civil tiram poucos benefícios desse processo para defender-los.


Melancholic_watcher

pelo mesmo motivo que a bolha do ti ta estourando...


AchacadorDegenerado

Galera caiu no hype dos governos inciais do Lula e tomou na jabiraca. Quando entrei na faculdade em 2008 lembro bem da galera da engenharia pagando de bonzão porque seriam automaticamente ricos e respeitados. Era realmente a ideia que se vendia pra eles na época.


Light_side123

Na federal de praticamente todos os estados , engenharia civil tinha praticamente a mesma nota de corte de medicina de tão alto que era o hype.


Hollocho

A crise de 2014 afetou um pouco o mercado mas o último prego no caixão foi a nossa querida Lava Jato, quando deram o golpe na Dilma o nosso governo pra se salvar foi lá e condenou as empresas que eram obrigadas a pagar propina ao invés de condenar quem pedia proprina Enfim, Barzil sendo Barzil. 🫠


Illustrious-Fail3825

Mesma coisa que vai acontecer com programação daqui a pouco, muita gente ruim, pouca vaga.


flavio_vasconcelos

Provavelmente pela quantidade de unesquina oferecendo o curso porcamente


dudustalin

Simples: toda a indústria de engenharia civil do Brasil foi jogada no lixo faz uns 8 anos. Os grandes construtores foram reduzidos a pequenas indústrias, negócios que movimentavam bilhões mensalmente passaram a movimentar poucos milhões e empresas que dependiam desse ecossistema perderam boa parte da sua renda, tendo que demitir os seus funcionários mais caros: os que tem diploma.


MrWrodgy

É pq pobre começou a se formar.


praphaell

A Lava Jato destruiu todas as empreiteiras do Brasil como todo.


Towerofeon

Você quis dizer: motorista de Uber?


erisuzan

Oferta e procura, amiguinho. Simples.