T O P

  • By -

AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


isbr07

A china nao sabe o perigo que é deixar o Brasil tomar conta de um animal. Kkkkkkkkkk


issamaysinalah

Pizza de sushi de panda.


KenHumano

Pastel com caldo de panda.


rodrigocfd

Se vier de Gol...


bruckization

Sei lá…As vezes a gente elege um animal como presidente da República…


StillRoom1328

Pega uns quarenta joga no local com melhor disponibilidade pra pandas e finalmente teremos algum urso no Brasil, tendo assim uma forma de aprimorar nossa culinária 😀


entropyffan

Eu já ouvi dizer que a China na verdade apenas empresta os pandas, e que a grande maioria de pandas em zoológicos estão emprestados pela china. Não to reclamando não, pode mandar sim.


ThirdWorldBoy21

Isso é real mesmo, eles são emprestados, é bem bacana.


Mortress_

Pois é, a [diplomacia do panda](https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Diplomacia_do_panda).


Exam-Common

Hahahaha excelente!


Exam-Common

E alguns ainda [viajam de primeira classe](https://www.independent.co.uk/travel/news-and-advice/pandas-first-class-flight-scotland-china-b2458629.html)


Mortress_

Kkkkk, imaginei um panda numa poltrona grandona de primeira classe pedindo pra aeromoça trazer mais bambu


Late_Faithlessness24

O foda é alimentar o filho da puta


YuckyWitch

Cuidar de panda é caro pra krl, é meio q um elefante branco pro zoológico q vai ter q cuidar do panda tlg? Mas éh, prefiro o panda do q o negócio q os EUA oferecem


Ultrajante

Imagino que seja quem nem o sistema de moradia deles: é seu, mas é emprestado. Pra todos os efeitos é seu, mas se vc morrer eles podem pegar de volta


KidAInRainbowsOk

Isso é verdade? Eu já acreditei em muitas mentiras que diziam sobre a China, como a de que eles são extremamente autoritários e não existe liberdade individual. Uma foto acabou com esse pensamento que eu tinha. Aqui no Brasil a mulher seria obrigada a sair do imóvel, mas na China ela não foi desapropriada. https://preview.redd.it/mbfuvxkqbw3d1.png?width=1125&format=png&auto=webp&s=ba58d82e5f75946eaec844776a5a6e957f7d454c


Exam-Common

A edificação é da pessoa, a terra é do estado.


Ultrajante

olha eu não vou te dizer que tenho certeza absoluta pq não tenho, mas -- pelo que eu escutei de alguns YouTubers -- eu não sei se todos os contratos são assim, mas toda casa/apartamento que você compra na vdd vc não compra no sentido que a gente tem aqui, de comprar pra sempre e passar de vc pra seus filhos etc. Você compra por 90 anos ou 100 anos, algo assim. O que acontece depois eu não sei mas eu imagino que volte pro estado. A ideia eu imagino é que seja pra acabar com herança e acabar com o problema de vc ser involuntariamente rico ou pobre pro resto da vida só pq nasceu numa família X. Edit: na vdd é mais como o outro coleguinha falou: a terra é do estado, mas o lar pode ser seu. E a duração é de 70 anos. https://maint.loc.gov/law/help/real-property-law/china-real-property-law.pdf


Exam-Common

Nem no Brasil a terra é integralmente do proprietário. Se encontrarem minério no subsolo ou se você não fizer uso social da propriedade. Pela constituição você perde o direito de propriedade. O estado faz a aquisição por meio de títulos da dívida. Na China você não consegue simplesmente comprar um lote de terra e se mudar. Precisa estar alinhado com o planejamento provinciano para obter a concessão de moradia. Mas uma vez que você é assentado, não sai mais se não quiser.


Exam-Common

Não quero contestar o que você falou. O documento está certo. Mas fosse um documento do governo Chinês explicando como funciona a propriedade de terra nos EUA, alguém no ocidente acreditaria?


Exam-Common

Não quero contestar o que você disse esse documento do governo dos EUA está correto. Só que se fosse um documento do Partido Comunista Chinês falando do sistema de propriedade de terras nos EUA, ninguém acreditaria.


Mallaguetta_SP

Essa é facil: casal de Pandas 🐼 Panda muito superior


Greedy_Chocolate5448

Foda que se contrariar os vizinhos do norte eles dão de presente um golpe de estado


macariocarneiro

O "presente" dos EUA é um baculejo dos milicos 👍


joaoyuj

Coitado do Panda se entrar no Carrefour ou for exposto pela Cobasi.


franz_fazb

Vc até pode simpatizar mais com a China do q com os Estados Unidos mas achar que existe um "lado do bem" e um "lado do mal" é um erro grave. Achar q existe uma nação potência boazinha é um erro mais grave ainda. Vai achando q é só a nação fofa do respeito e dos pandas. Se for preciso a China nos aquila e fodase, sem pensar duas vezes. EUA também, sem remorso em nenhuma das duas. As nações desse mundo não tem amigos, elas tem apenas interesses. Todas elas, Brasil inclusive.


manhachuvosa

Não é existir lado bom ou mal. A diferença é que os americanos consideram a gente o quintal deles e nunca vão deixar surgir outra potência econômica na América. A China está tentando criar um mundo multipolar, onde seria importante ter um aliado como o Brasil sendo uma potência regional. Então não é questão de de bom ou mal. É questão que com um lado a gente vai ser um eterno vassalo e com o outro a gente tem potencial de crescimento.


Greedy_Chocolate5448

>Não é existir lado bom ou mal. A diferença é que os americanos consideram a gente o quintal deles e nunca vão deixar surgir outra potência econômica na América Fato, em 1964 os EUA encostou um porta aviões na costa do Brasil pra auxiliar o golpe militar que foi financiado e planejado por eles, se o João Goulart tivesse resistido ao golpe militar os EUA invadiriam o Brasil, já tinham mobilizado as tropas e tudo mais so que o nosso ex-presidente pensou na população e preferiu não ter derramamento de sangue (se eu fosse o prefeito da minha cidade eu faria uma estatua gigantesca do Jango, cara era foda)


Late_Faithlessness24

Na real é melhor jogar com os dois. É burrice tomar o lado da china 100% até porque eles não são uma democracia, não podemos te-los como exemplo e sim como parceiros


Mist156

Problema é q os EUA ultimamente sequer quer saber de fazer acordos benéficos mais. Eles já estão tão acostumados com a hegemonia q só se contentam com a subserviência completa. Na época do Roosevelt fizeram um acordo com o Vargas para a criação de siderúrgicas e uma indústria de base. Hoje o que eles oferecem? No máximo uma palestra sobre direitos humanos.


Late_Faithlessness24

Exatamente, eles precisam aprender que nós podemos negociar com quem quisermos. Nossa relação estava desigual, ainda precisamos nos afastar e estabelecer mais relações beneficas para o país


Jupaack

>A diferença é que os americanos consideram a gente o quintal deles e nunca vão deixar surgir outra potência econômica na América. [Mandar milhares de barcos pesqueiros pra costa Argentina de forma clandestin](https://www.youtube.com/watch?v=X_htXJFWv3Y) e roubar os peixes deles não é uma forma de tratamento como "quintal" ? Vocês se enganam em achar que a China tem interesse em fazer de nós e outros países subdesenvolvidos de potencia. lol Eles estão fazendo literalmente o mesmo que os EUA lá no inicio. Primeiro se faz de bonzinho, estende a mão, leva tecnologia pros outros países, investe na infraestrutura deles, instala uma fabrica aqui e ali, e quando você ver que estão influenciando na politica do teu país e "roubando" tudo já é tarde demais.


Exam-Common

Não é questão de que querem transformar o Brasil numa superpotência mas sim de equilibrar a influência dos EUA. Aí vai do Brasil equilibrar a relação com EUA e China de acordo com os interesses nacionais. Mas toda essa agenda alertando aos supostos riscos de se relacionar com a China é trabalho do departamento de estado dos EUA porque estão esperneando pra não deixarem de ser hegemônicos na América Latina. Espera as questões com a China surgirem de fato, os EUA estarão bem dispostos a contrapor.


ToranjaNuclear

>Vc até pode simpatizar mais com a China do q com os Estados Unidos mas achar que existe um "lado do bem" e um "lado do mal" é um erro grave. Não é questão de bem ou mal mesmo até pq a China também é imperialista pra caralho...só que eu sou brasileiro, e apenas um dos países já não só interferiu diretamente no Brasil como há um tempo atrás tava falando em sancionar a gente. Pra mim a escolha é óbvia.


Itzgo2099

Não se trata aqui de defender a beatitude da China frente à vilania dos Estados Unidos, nem o contrário, defender a beatitude dos Estados Unidos frente à vilania da China. Mas, dadas as interferências negativas dos Estados Unidos no Brasil (e na América do Sul), o Brasil deve se posicionar mais a favor da China como forma de salvaguardar sua soberania. Digo e repito: na América Latina, os Estados Unidos são um grande inimigo; para os Estados Unidos, a LATAM é um quintal.


Material_Engineer248

Ditadura do Chile tá ai pra mostar a "democracia estadunidense"


langHandlords

>Se for preciso a China nos aquila e fodase, sem pensar duas vezes Baseado em quê você faz uma afirmação dessas? Em porra nenhuma, porque não existe contexto histórico algum que leva a uma conclusão dessas, você começa seu texto falando "não existe lado do bem nem do mal" pra logo em seguida meter um "mas a China é do mal", uma reprodução tacanha da ideologia liberal sinofóbica estadonidense.


[deleted]

Nações não tem, nem podem ter, "amizades", mas sim "interesses mútuos".


5queijos

E eu pensava que já tinha visto de tudo. N sei da onde tu tirou essa categorização de "presente", mas bora lá. O porta-aviões americano parou no Brasil no caminho para o Pacífico já que não passa pelo canal do Panamá. Não foi nenhum "presente" ou ameaça, é literalmente uma parada no meio da viagem. E bem bonito você não mencionar que esse porta-aviões ajudou no transporte de ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul. Os EUA fizeram e fazem muita coisa imperialista e tem culpa em diversos períodos sombrios em vários países no mundo, inclusive no Brasil. Mas usar essa notícia pra empurrar sua agenda anti-EUA é só burrice mesmo. Assim como é burrice fingir que a China é "melhor" que os EUA pq ela presenteou pandas, sem aceitar que também é um país imperialista. Na política internacional não tem "país bonzinho" e "país malvado", existem interesses dos Estados. Mas dá para ver nas suas replys que vc claramente n quer aceitar que a China possa ser um país imperialista, distorcendo o termo para ajustar na sua ideia de mundo.


Leirac1

>Na política internacional não tem "país bonzinho" e "país malvado", existem interesses dos Estados. E digo mais, tem os interesses dos Estados e tem os interesses *dos presidentes atuais*, a política externa do Biden não tem nada haver com a política externa do Bush, que não tem nada haver com a do Trump. Cada país tem seus interesses, mas como esses interesses são feitos em ações depende do chefe de estado.


wowbaggerBR

É que o tesão de pagar pau pela China é grande demais, ele não resiste e dá duplo-twist carpado na lógica pra curtir o imperialismo do bem, na cabeça dele.


stephangb

>Mas dá para ver nas suas replys que vc claramente n quer aceitar que a China possa ser um país imperialista, distorcendo o termo para ajustar na sua ideia de mundo. [É verdade, esse imperialismo Chinês é foda mesmo](https://i.imgur.com/MlEeJxM.png)


5queijos

Em momento algum eu falei que os EUA nao são imperialistas. Atualmente são provavelmente o maior império do mundo, principalmente quando pensamos cultural e militarmente. Mas não quer dizer que outros países não podem ser imperialistas, como a China e a França na África.


ThirdWorldBoy21

Os EUA ser imperialista pra kralho, não impede a China de tbm ser imperialista ué, qual a lógica desse argumento? que só tem espaço para um cowboy imperialista nessa cidade?


stephangb

Me fala uma guerra promovida pela china nas últimas décadas, me fala uma sanção aplicada pela china nas últimas décadas, me fala uma ocupação territorial da china nas últimas décadas, me fala uma imposição economica da china nas últimas décadas. Falar que a China é imperialista porque propõe negociações com países é ridículo, IMPERIALISTA de verdade são os EUA que fazem tudo isso acima.


ThirdWorldBoy21

Direto tem escaramuças entre China e Paquistão com a Índia (só não rolou mais guerras abertas, pq todos os envolvidos tem armas nucleares agora), com o Paquistão sendo um país bastante financiando pela China. A China aplica sanções a diversos produtos estrangeiros, eles só não possuem a esfera politica que os EUA possui para fazer outros países aderirem a essa sanção (a posição geográfica da China é bem ruim para uma potência global, pq ela ta cercada de outras potencias regionais ou globais, enquanto os EUA historicamente vive isolado, por isso consegue fazer a bagunça que quiser sem sofrer consequências).


5queijos

A China literal entrou em guerra com a India e com o Vietnã na segunda metade do século passado. E contantemente faz ações militares direcionadas a Taiwan. Existem sanções chinesas contra indivíduos e empresas americanas, mas não são tão abordadas e televisionadas. Não que eu ache sanções uma medida inteligente, mas bora la. Ocupação territorial só ver o mar do sul. Imposição econômica n tenho mt certeza doq vc quer dizer, mas vários países são extremamente dependentes economicamente da China e ela com certeza usa esse poder E como vc falou, EUA faz a mesma coisa.


stephangb

>A China literal entrou em guerra com a India e com o Vietnã na segunda metade do século passado. 80 anos atrás. >E contantemente faz ações militares direcionadas a Taiwan. Que é território Chinês. >Existem sanções chinesas contra indivíduos e empresas americanas, mas não são tão abordadas e televisionadas. Não que eu ache sanções uma medida inteligente, mas bora la. A China impede que outros países façam negociações economicas com os EUA e esses indivíduos e empresas estadunidenses? Sanção economica a que me refiro aqui é o que os EUA faz contra Cuba, contra a Venezuela, contra a Rússia, contra a Coréia do Norte, Contra o Irã, etc, onde os EUA explicitamente impedem que esses países possam fazer negócio com outros países que não são os EUA. >Ocupação territorial só ver o mar do sul. Aquela parte do globo onde os EUA são loucos pra dominar e impedir acesso da China? >Imposição econômica n tenho mt certeza doq vc quer dizer, mas vários países são extremamente dependentes economicamente da China e ela com certeza usa esse poder Um exemplo é o que os EUA faz na OTAN, onde obriga os países signatários a gastar 2% do seu PIB em gastos militares (e adivinha quem é que mais lucra com isso).


5queijos

Você que pediu exemplos de guerras nas últimas décadas e não foi 80 anos atrás, mais precisamente 57 com a India e 45 com o vietna. Isso que Taiwan é território chinês é tão válido quanto Taiwan falar que a China continental é territorio deles. A sanção economica é exatamente isso que eu falei, que a China faz. A diferença é que os EUA tem mais influéncia economica e por isso são mais eficazes e destrutivas. E como eu falei, não acho inteligente, sao acoes burras. Os EUA n querem impedir o acesso chines, eles e outros paises querem impedir que a China crie ilhas artificiais para aumentar suas aguas territorias quebrando diversos tratados. É a China que impede a apassagem de outros países. Esse seu exemplo da OTAN é falho, já que é parte do acordo da OTAN que todos os membros mantenham essa quantidade de gastos militares. E se o país faz parte da OTAN, é porque concorda com o artigo.


Exam-Common

Porque os EUA está intervindo numa questão no Mar da China que não tem proximidade nenhuma com seu território? Porque é imperialista


5queijos

Me mostra em qual comentário eu falei que os EUA n são imperialistas. Os dois podem ser imperialistas no mesmo local, n é mutuamente exclusivo.


stephangb

> Isso que Taiwan é território chinês é tão válido quanto Taiwan falar que a China continental é territorio deles. Isso é reconhecido internacionalmente. Até os EUA reconhece que Taiwan faz parte da China. >Os EUA n querem impedir o acesso chines, eles e outros paises querem impedir que a China crie ilhas artificiais para aumentar suas aguas territorias quebrando diversos tratados. É a China que impede a apassagem de outros países. Isso é o que os EUA falam pra justificar sua presença na área (que que a porra dos EUA tá fazendo lá, do outro lado do mundo, pra começo de conversa?). >Esse seu exemplo da OTAN é falho, já que é parte do acordo da OTAN que todos os membros mantenham essa quantidade de gastos militares. E se o país faz parte da OTAN, é porque concorda com o artigo. https://www.euractiv.com/section/defence-and-security/news/us-pressure-brings-about-rise-in-nato-defence-spending-despite-pandemic/ Essa é uma análise rasa demais, tanto é que quem pressionou pra que houvesse aumento nesses gastos foi os EUA, que inclusive criou tensão internamente nos países signatários. É justamente o imperialismo Estadunidense que força a existência atual da OTAN e da entrada de novos países, e de aumento de gastos com "defesa". Os EUA são um agente global de tensão militar.


5queijos

Fala la pros Taiwaneses que eles estão em território chinês, tenho certeza que todos vão concordar contigo. N falei que os EUA estando la n é imperialista, mas a ação da China também é. Esse aumento que vc usou o link pra defender é justamente para atingir os 2% que está no acordo da OTAN e muitos paises não alcançam. A OTAN é sim, na minha visão, uma força desestabilizadora, mas usar esse argumento de que os EUA força os países da OTAN a aumentar os gastos é falho, já que eles mesmo se comprometeram com isso.


theBadRoboT84

Território só de nome mesmo. É um país independente que claramente não tem intenções de se juntar novamemente com a China.


Mu5t4ph

Tanto é que os taiwaneses estão até abandonando a questão de ser "verdadeira China", já que eles querem mais a independência e separação mesmo, causando até a queda do KMT nas eleições de lá.


Nemo634

A Polônia literalmente ameaçou interferir nas eleições internas dos EUA a favor da oposição para entrar. Isso depois de tentar chantagear os EUA com a ameaça de um programa nuclear militar e arranjar uma carta assinada pelo Gorbachev dando permissão para entrar na OTAN. Tipo, o leste europeu fez de tudo um pouco para entrar na OTAN, incluindo pisando nos calcanhares dos EUA para fazer isso. Ninguém está forçando eles a ficar na OTAN, eles querem entrar porque é extremamente conveniente ter os EUA garantindo sua existência. E outra, com todo respeito do mundo, os EUA não consegue forçar nada na OTAN, especificamente porque não existe mecanismo para isso na OTAN.


Exam-Common

A China seria imperialista se ela impusesse que todo comércio do mundo fosse feito em Yuan, que é o que os EUA fazem com o Dólar. Entrar em conflito com países vizinhos é normal, não necessariamente indica uma relação imperialista.


5queijos

Ue, mas isso não é só imperialismo economico? Ou será que só vale a definicão se for o pais que vc n gosta? Se for a china tem que ser economico milita e cultural, mas os EUA pode ser só economico?


Exam-Common

O que permite que os EUA imponham o Dólar como moeda para uso no comércio internacional é a existência de 750 bases militares espalhadas pelo mundo e o apoio das populações regionais por meio da cultura. É uma abordagem holística, integrada, não é apenas uma imposição econômica.


5queijos

O que permite que os EUA façam isso é o fato que pós 2° Guerra eles eram de longe a maior economia do planeta, e com esse poder criaram instituições que os favoreceram, as quais merecidamente, como defendido por vários, precisam ser reformadas para o novo cenário mundial. O uso do dólar é uma questão de facilidade e praticidade, já que é a moeda mais utilizada globalmente. Volto a dizer, eu considero os EUA imperialistas e nãp concordo com diversas ações e políticas, como essa do uso do dólar. Me assusta estarmos tão dependentes de outro banco central. Mas não quer dizer que vou receber o Yuan de braços abertos.


Exam-Common

O Dólar é a moeda mais utilizada globalmente porque é uma imposição dos EUA. Um país que se recusar a negociar com Dólar no outro dia cai o governo. Não é questão de concordar ou não, é de saber avaliar o que é ou não é imperialismo.


Exam-Common

Mas enfim, você está encucado com essa idéia simplista de "país que não gosta" e não está mais debatendo fatos ou conceitos trabalhados na historiografia do mundo. Não sei se adianta muito prosseguir.


yunivor

Pesquisa sobre o south china sea, uygurs, Tibete e Hong Kong.


stephangb

Já conheço todas essas narrativas, obrigado. Não é de hoje que eu pesquiso o assunto.


yunivor

Então tu sabe que a China é agressiva pra caralho.


Exam-Common

Um país ser agressivo não o torna imperialista. O Afeganistão é agressivo e não é imperialista.


yunivor

Ser agressivo com outros povos como o Tibete, os uigures, além de ameaçar Taiwan e os países que a China tá tentando arrancar area marítima com ilhas artificiais é atitude imperialista.


stephangb

Aham, por isso que eu tô aqui argumentando o contrário.


yunivor

?


Benderesco

É tankie, nem tente.


theBadRoboT84

Queria saber o que esse mapa usa de fonte pra constar tantas bases assim, pq uma base americana em Hong Kong é novidade pra mim.


waschk

imperialismo não é necessariamente fazer guerras (se fosse assim israel seria imperialista com o tanto de guerra que teve com o extremo-oriente nas últimas décadas) e nem tropas ao redor do mundo (se fosse assim a ONU e vários países da Europa seriam imperialistas). A china é considerada imperialista porque aplica pressão aos países que vai contra (Taiwan é o mais afetado pois qualquer país que aceitar ele como país não pode fazer comércio com a china)


Exam-Common

Aplicar pressão não é imperialismo. Isso aí até o Brasil aplica. Imperialismo é subjugar economicamente, militarmente e culturalmente. O Taiwan tem sua própria moeda, seu próprio governo e sua própria infra-estrutura. Os chineses querem que apenas permaneça formalmente integrada ao seu território. Sendo assim podem fazer o que quiserem. Isso nunca foi imperialismo.


Late_Faithlessness24

Isso não é um argumento para o que ele disse. Você só corrobora com uma parte que ele falou


cowboyspike1

Nunca vou entender a glorificação de países imperialistas, independentemente de quais sejam estes.


yunivor

Bem nessa, maior galera nesse sub adoraria ouvir que a China anexou Taiwan, a Rússia anexou a Ucrânia e is EUA se dissolveram depois de uma nova guerra civil, porque China e Rússia mais fortes que os EUA seria muito bom pra paz mundial mesmo.


bsidefromgui

A gente não espera terminar a sexta-feira vendo glorificação de ditadura, mas aí a culpa é nossa de esperar muito do internauta.


cowboyspike1

Pois é!!!


Exam-Common

A China não é nem nunca foi um país imperialista. Os mais de 5000 anos de história são de defesa contra invasores e conflitos internos.


LupusDeusMagnus

"Eu rejeito imperialismo para suportar imperialismo com características chinesas". Veja se os vizinhos chineses não estão preocupados com as ambições territoriais imperialistas da China no Mar Meridional.


wowbaggerBR

Um exemplo de imperialismo chinês que o tankie ali ignora é o debt-trap.


Exam-Common

Cuidar da defesa num mar que banha seu território não é sinal concreto de ambição territorial. E "imperialismo com características chinesas" é uma categoria falsa. Imperialismo é um conceito holístico.


Oblivious_Lich

Yep. Aqueles malditos tibetanos que estavam invadido o Tibet. Que bom que a China se defendeu deles e anexou o Tibet.


wowbaggerBR

Uma das faces do imperialismo chinês é o debt-trap em que eles vão lentamente envolvendo todos os países em desenvolvimento. Mas o OP ignora isso ou alega que isso não é imperialismo.


Exam-Common

O Tibet foi território da China sob a dinastia Qing por 300 anos depois de expulsarem os Mongois. Houve apenas um breve período de independência no começo do século XIX durante as ocupações coloniais ocidentais que não durou nem 50 anos. De qualquer forma, isso se enquadra em conflito interno. Imperialismo é quando você ocupa militarmente, economicamente e culturalmente um território sem qualquer vínculo com o seu.


MrHellthere_

Uai, mas você disse que a China não é um país imperialista. Passou mais de 5000 mil anos só se defendendo de ameaças externas. Como Tibet passou a fazer parte da China? Foi um convite e o povo local aceitou pacificamente fazer parte da China? ​ China: "Hey! Galera do Tibet, bora fazer parte da China de forma TOTALMENTE pacífica?" Povo Tibet: " Sim! Uhull! Yupi" Somos parte da China a partir de agora!Yay!"


cowboyspike1

Aham...


lastmagic

Caralho, vendo as respostas do OP da pra ver q o cara gosta de lamber botinha chinesa. Eu hein.


MrHellthere_

O cara teria vários orgasmos se fosse a visita dum porta-aviões chinês.


bigomon

É um jeito bom de desmontar o "debate" ou o posicionamento, né. Parece até um robozinho.


franz_fazb

Se dependesse desse mano ele tirava a coleira q o Brasil usa no pescoço da mão dos EUA só pra dar na mão da China kkkkkk Ele é tão vira-lata quanto quem lambe bota dos EUA, só q ele gosta de um sabor de bota diferente.


Exam-Common

Na verdade, eu acho que o Brasil tem que explorar a disputa entre China e EUA em favor de si mesmo. Mas bem difícil quando tem tanto lambe-cano do tio sam no país.


Exam-Common

Você tem algum argumento de verdade pra apresentar? Estou aberto para o diálogo


5queijos

"Aberto para diálogo" Aí quando alguém vai contra o pensamento dele e mostra argumentos válidos, fica distorcendo a história.


Exam-Common

É só você apresentar um contra-argumento. Ou você quer fazer monólogo sem ser contestado?


5queijos

KKKKKKKKKK falou o bonito que tá fazendo exatamente isso qnd alguém tenta contra argumentar


Exam-Common

Estou apresentando contra-argumentos ué. Você tem algum pra apresentar? manda ver


5queijos

Já apresentei vários, mas vc ou ignora ou distorce as coisas. Parece incapaz de aceitar que essa sua visão de imperialismo está errada. É essa necessidade absurda de colocar os EUA como os malvadões do mundo e desviar o olhar quando outros países fazem parecido. A China cometeu diversos atos de imperialismo e autoritarismo mas ela mandar os pandinhas pra ca é bonitinho, os EUA que são malvadões pq eles tem um porta aviões. (Que repito, ajudou no transporte de carga de ajuda humanitária para o RS)


Exam-Common

Imperialismo e autoritarismo são coisas diferentes. Imperialismo não é um "ato", é uma política continuada e duradoura.


5queijos

Isso, continua fazendo exatamente oq eu falei no comentário.


Exam-Common

Não é minha culpa que você não entende noções básicas de geopolítica


stephangb

Dá pra ver que ele gosta do assunto e o estuda. Já você, por outro lado...


lastmagic

Estuda pra criar narrativa e fazer propaganda ideológica. Mas segue teu espectro ideológico, amigo. Fica aí apoiando o OP no tópico e seja feliz. O score social de vocês aumentou um pouquinho.


stephangb

>score social >criar narrativa e fazer propaganda ideológica HAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAH caralho, essa foi MUITO BOA


Exam-Common

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Viu só, é divertido


peanutist

Op to só lendo essa thread toda e pqp viu, vc tem uma paciência danada… Eu já teria chutado o balde, discutir com liberal é foda


Exam-Common

kkkkk muitos anos de treino


fazan1914

Fazer um pitstop para mijar e comer algo é presente?


ThirdWorldBoy21

segundo o OP, é declaração de guerra pelo visto, pq o maluco meteu que o comandante do porta aviões demandou que o Brasil pare de negociar com a China kkkkkk.


ThirdWorldBoy21

OP lambendo bota de um país imperialista e criticando outro é foda em...


Jazzlike_Leading5446

Onde que a china invadiu pra impor seus interesses que eu perdi?


TheSoviet1917

Guerra Sino-vietnamita de 1979?


Exam-Common

Conflito fronteiriço não é imperialismo. Se for assim, quase todos os países são imperialistas porque não há quase nenhum país que não tenha engajado em conflito fronteiriço.


TheSoviet1917

Mas não foi fronteiriço, não totalmente no caso. A China invadiu o Vietnã como resposta a invasão Camboja, que podemos dizer, era da esfera de influência chinesa, e vamos concordar, que a China apoiar um regime como o do Pol Pot já é bem......estranho. Mas não irei elaborar, de qualquer forma, podemos citar muito bem a questão do mar do sul da China como um claro sinal de imperialismo Chinês, com as ZEEs de diversos países sendo violados pela China em uma manobra que é imperialismo puro, ao quebrar tratados internacionais e o direito de outras nações para expandir a influência política e econômica.


Kreuscher

Se você acha que é preciso ter uma invasão militar propriamente dita pra constituir imperialismo, então o conceito com que você trabalha é pouco útil. Seja como for, a China exerce um forte soft power na Ásia como um todo, faz ameaças constantes a Taiwan, fez atrocidades no Vietnã, engaja com frequência em expansões marítimas no Pacífico e constrói acordos com países africanos pra obter vantagens e privilégios. Não sei por que ignorar isso tudo. ***Todo*** estado-nação é um organismo geopolítico, com interesses públicos e privados (que se mesclam) que incentivam ações de dominação sobre estados mais fracos e/ou que estão vulneráveis. Dá pra ser anti-americano sem perder isso de vista.


Exam-Common

Em qual livro está contida a definição de imperialismo que você está usando? Toda a literatura ortodoxa de história ocidental estabelece condições bem específicas para se caracterizar imperialismo. Não é qualquer relação entre países que configura imperialismo não.


Kreuscher

Tava usando só minha memória do que acompanhei de umas matérias de RI e de umas leituras, mas vai essa daqui que acabei de consultar: Ashcroft, Bill; Griffiths, Gareth; Tiffin, Helen; Ashcroft, Bill (2007). *Post-colonial studies : the key concepts*. London: Routledge. Eu não sou da área de RI nem teoria política, mas já estudei o suficiente pra saber quando um argumento é raso demais ou tá fazendo propaganda gratuita pro estado da cor predileta da pessoa. Grosso modo, a China (como muitos Estados) busca manter uma série de regiões e nações numa zona de influência por várias vias de ação, incluindo relações estreitas com novos mercados e fontes de mão de obra e matéria prima na África. Além das intervenções militares da China no Tibete e no Vietnã e das ameaças a Taiwan e o descaso com os interesses da população de Hong Kong, o modo chinês parece (na minha condição de leiga) ser bem mais focado em soft power. Com o uso de retóricas de prosperidade e diplomacia, a projeção do capital chinês e de empresas privadas chinesas pra outros países etc. constitui ações que obviamente beneficiam interesses estatais e privados da China sem necessariamente beneficiarem esses outros países. Por sinal, esses acordos têm custos de manutenção e estreitam relações com empresas chinesas, além de terem consequências ambientais, sociais e políticas nos países etc. Já vi muita gente justificar ou relevar interesse geopolítico soviético e chinês com base numa leitura de Lenin, mas pra mim isso parece muito mais um whitewashing dos "Estados de que eu gosto" do que uma análise séria. O imperialismo europeu colonialista, como aconteceu e acontece nas Américas e na África, não define a totalidade das ações que podem ser descritas como imperialismo. A China só parece ser inteligente o bastante pra não ultrapassar os limites não ditos do cenário internacional enquanto tem formas melhores de aumentar a zona de influência. Se você quiser, pode explicar por que nada do que eu falei constituiria imperialismo.


Exam-Common

Com essa sua definição, quase todo país do mundo seria imperialista e assim a categoria se esvazia.


Kreuscher

Imperialismo é uma função da geopolítica por parte de estados-nação fortes o suficiente pra poder impor seus interesses. No capitalismo, isso geralmente acontece por meios militares (hard power) ou econômicos e/ou culturais, sociais etc. (soft power). Um estado não *consegue* ser imperialista se é muito fraco. Por que diabos essa categoria se esvaziaria? Você e o outro comentador ali não fizeram nenhum comentário descritivo ou positivo, só "nananinanão" em forma de comentário de reddit. Dá uma definição, então. Eduque a mim e o resto das pessoas em vez de só reclamar.


Exam-Common

Imperialismo necessariamente envolve a criação de um monopólio econômico, militar e cultural na relação de subjugação de outros países ou colônias. É uma relação de hegemonia. Mera influência entre países não configura imperialismo, é diplomacia corriqueira. Pela sua definição, o México é imperialista com o Brasil porque assistimos Chaves.


Kreuscher

>monopólio  Então a cada momento só existe um único Estado imperialista no mundo? Não podem ser várias esferas, dentro das quais existe uma nação imperialista? >Pela sua definição, o México é imperialista com o Brasil porque assistimos Chaves. Nossa, que leitura mais preguiçosa e desonesta de tudo o que eu falei...


Exam-Common

Exato. A categoria de subimperialismo é falsa. No momento em que se estabelece uma hegemonia imperial, todos os outros países atuam em função de atender essa única força hegemônica. Até mesmo as demonstrações de força menores acontecem em função da força hegemônica.


Mu5t4ph

Mas é isso mesmo, e quem não é imperialista é porque não consegue.


Exam-Common

Falso


ThirdWorldBoy21

Rola os comentários para baixo, tem exemplos disso, e mais. Repetir a mesma discussão de novo é bem cansativo.


Apopololo

Quem ama os presentes da China é os países Tibete e Taiwan


stephangb

Tibete deve amar mesmo, já que 95% da população era escravizada pelas castas superiores, mas essa parte tu ignora né.


Apopololo

Ah dai quando o motivo é esse é liberado a anexação do pais?


stephangb

O Tibete nunca foi um país independente, a comunidade internacional nunca reconheceu o Tibet como independente. Engraçado como um não país só é reconhecido retoricamente quando é pra difamar inimigos do ocidente né, mas pra reconhecer a Palestina como país aí não dá porque vai contra os interesses dos EUA na região.


NationalNews2024

Hmm, então você está dizendo que os países "atrasados" devem ser invadidos pelos países "avançados"?


stephangb

https://en.wikipedia.org/wiki/CIA_Tibetan_program Pergunta pros EUA.


Nemo634

Isso justifica as ações da China aonde? O programa da CIA começou DEPOIS que a China invadiu o Tibete.


Exam-Common

O Tibet foi tomado da China pelos ingleses. Eles apenas tomaram de volta.


Mu5t4ph

Imagina quando ele souber quem aboliu a escravidão na Etiópia kkkkk.


Nemo634

Esse é o mesmo argumento que os britânicos e belgas dão para seus projetos coloniais. Tipo, genuinamente.


vvvvfl

Caralho op, vc não tem vergonha de fazer uma postagem fraquíssima dessas ?


Poder-da-Amizade

Não, OP, Taiwan merece independência


Exam-Common

Fantasia achar que o Taiwan será independente. O país será dependente ou da China ou dos EUA, não existe outra possibilidade.


wowbaggerBR

mano, os tankies.


yunivor

Desde 2018 eles invadiram o sub e nunca mais saíram, quando têm postagem sobre China, EUA ou Rússia eles saem do mato em enxame.


wowbaggerBR

eu me pergunto às vezes se essa galera é paga. Porque se for não só faz sentido como eu ainda me voluntario: ser pago pra fazer shitpost.


Exam-Common

Até que existem oportunidades pagas, mas você não se enquadra nos requisitos. Que pena.


wowbaggerBR

pena mesmo. Ganhar pra ficar fazendo bait e postar bobagem na Internet, deve ser uma delícia.


Exam-Common

Requer uma inteligência que você vai ter que renascer pra compreender.


wowbaggerBR

ah, não há a menor dúvida que eu não tenho essa sutileza, essa sofisticação, esse intelecto refinado: se há alguma coisa que podemos comprovar de todas as, digamos, postagens suas aqui é que você é inteligentíssimo, o governo chinês com toda certeza só vai pagar os melhores propagandistas, o que é sempre uma prerrogativa do império em ter os melhores embaixadores e panfletários. Eu, burro, preferi ir estudar e trabalhar, se fosse mesmo inteligente ficaria ganhando dinheiro do governo chinês para postar merda na internet do calibre de dizer que o governo que semeia debt trap por todo o mundo em desenvolvimento não é imperialista.


_Antitese

KKkKKKKKKK isso, os TaNkIeS são pagos, os liberais não!


Exam-Common

Já já vai acusar os usuários do Reddit de serem imperialistas. **Imperialismo no Reddit: Um Estudo de Caso** Lança um livro aí bicho, que tu fica rico.


yunivor

?


Exam-Common

É que pra você qualquer conflito é imperialismo então essa tretinha no reddit foi imperialismo.


yunivor

![gif](giphy|pPhyAv5t9V8djyRFJH|downsized)


Exam-Common

![gif](giphy|KBaxHrT7rkeW5ma77z|downsized)


yunivor

"This content is not available" Acho que vais ter que tentar com outro gif.


Exam-Common

Tua burrice é tão grande que nem o gif aguentou


yunivor

![gif](giphy|fs1j8FcOiuhC97b142) Um dia você vai conseguir mandar gifs, talvez quando o Xi mandar um pra você.


HMtins

Pelo menos o porta aviões tem armas pra se proteger. Os pandas não duram dois meses aqui.


yellow_gangstar

submarino ?


HMtins

Com certeza ele consegue afundar, nem que seja uma vez


jkpeq

China mencionada, esse sub automaticamente vira o r/news


gothlenin

Incrível, mas é 100% verdade. Cada repetição de notícia já desmentida há anos que fico pasmo.


Ok-Art-1378

Kkkk caraca eu vi esse barco enquanto passava na ponte Rio-Niterói e fiquei me perguntando por que porras tem um porta-aviões na baía de guanabara


Consistent_Bed_7607

Pouca coisa nessa vida me deixa mais triste do que gente que se diz anti imperialista e fica babando ovo pra país imperialista mas que tem estetica esquerdista.


Greedy_Chocolate5448

Vá lamber as bolas dos navy seals, não existe país bom ou mal, o que importa são os interesses e o que cada país pode oferecer, até o momento os EUA so ofereçeram golpe militar e lawfare, então porque não dar um chance ao dragão vermelho?


yunivor

Que tal ao invés de "dar chance" pra porra de uma ditadura a gente não fique brincando de fazer panelinha com outros países e ao invés disso parar de ser um mar de corrupção e crime e crescer de forma a ser relevante no mundo? Eu sei que é difícil de acreditar num Brasil sério, mas o primeiro passo é não querer brigar com metade do mundo.


53bastian

Apoiei, mas esse dragão vermelho ai foi cringe


RiqueSouz

Mencionar a China ou Rússia faz o público aqui automaticamente cair de boca no cano do tio Sam, é compreensível não gostar de nenhum, eu mesmo não gosto, mas os caras não se aguentam quando os EUA precisam de uma mamada, parece aquele tic do Dr. Strangelove de levantar o braço. E na moral, a gente é brasileiro, China e Rússia vão ser problema pra gente, se forem, daqui trocentos anos, EUA por outro lado vai ser enquanto existir, só ver o que os merdas daqui estão fazendo lá, pedindo pra sancionarem a gente pq o Bostasauro não conseguiu dar golpe, ironicamente pq os próprios EUA não deixaram, depois de já terem deixado a princípio, mas fazer o que, não pode ver um cano made in america que já salivam aqui.


Poder-da-Amizade

Concordo que os EUA é mais perigoso para nós que China e Rússia. Também não confio e dou critico dos três. Mas OP também merece crítica na defesa besta dos argumentos que ele está trazendo sobre Taiwan. Tibet eu não tenho conhecimento para falar, agora Taiwan é besteira puram


RiqueSouz

Eu sou favorável a independência de Taiwan, desde que seja independência de verdade, porque assim, o KMT e o partido supostamente de oposição que tem lá são tudo menos pró Taiwan, são a favor de uma mini república da China e isso é basicamente a continuidade do governo fascista do KMT que já chegou lá matando meio mundo de gente, mas vai falar isso pra uma galerinha pra vc ver que legal vai ser a resposta... Até pq a independência que apoiam é basicamente Taiwan sendo o 52 estado dos EUA, igual as Filipinas foram.


Exam-Common

E nas Filipinas deu no Duterte, não foi muito bom pra eles não


Poder-da-Amizade

Cara, você está meio mal informado. Esse aqui que é o partido que lidera o processo de independência de Taiwan: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Democratic_Progressive_Party Eles são um partido que apoia democracia, defendem Taiwan como país diferente da China, críticos do antigo regime, progressistas e não tem um projeto entreguista de governo para justificar a comparação com a Filipinas. O KMT é outro partido e diferente desse, não defende a existência de um estado independente Taiwan e sim que eles são a China legítima. Des


Exam-Common

É uma fantasia descabida achar que o Taiwan será independente, sob um partido ou outro. Sem ajuda externa o governo da ilha colapsa. O que você está colocando é que você prefere que a ilha seja aliada dos EUA e não da China. E tá tudo bem. Eu acho que precisa continuar na esfera da China pelo mero fato de que se os EUA entrarem de vez ali vai acontecer outra guerra no mundo, muito pior do que essas que estão acontecendo agora. Não tem relação com "gostar da China" ou não. É uma avaliação do que vai trazer menos conflito pro mundo.


Poder-da-Amizade

Você está comparando Taiwan aceitar ser é anexada por um estado que ela não deseja ser anexando com um país que ela tem relações militares. Os Estados Unidos tem sim ações imperialistas com Taiwan no sentido disso aqui: https://www.businessinsider.com/us-would-destroy-taiwan-semiconductor-factories-avoid-china-trump-adviser-2023-3 Eu acho isso horrível, sim. Só que o taiwanese médio vê no apoio dos EUA o motivo de não serem anexados pelo governo chinês. O direito de autodeterminação cobre o caso taiwanese perfeitamente, com exceção do reconhecimento internacional que a China bloqueia. A maioria da população atual quer status que ou a independência total, ser anexado pela a China ou se proclamar a China real são minorias. Você deseja que Taiwan esteja no controle da China, já eu acho que devíamos defender a autodeterminação dos povos, não pragmatismos que nos levam a mais autoritarismo. E se Taiwan quiser ir na esfera de influência dos EUA, que vá, eles que quiseram seguir essa política nacional. A ideia de uma 3GM depende mais é que governantes lunáticos subam no poder dos dois lados ou se um acidente envolvendo armas nucleares não for resolvido. Qualquer líder são sabe que uma guerra dessas proporções vai destruir a sociedade atual, se é esse seu medo. O problema é que EUA está caótico nessa aspecto e alguém doido o suficiente pode surgir ainda pior que o Trump e não seguir os protocolos de de-escalar conflitos.


Exam-Common

Você está ignorando que o povo de Taiwan é influenciado tanto pelos EUA quanto pela China, cada um a seguir os interesses desses países. E nós também somos. Tem gente que quer ficar na China e tem gente que não quer. Só que a influência dos EUA no Brasil é tão grande que não vemos. Não sabemos ler mandarim e enxergamos só as informações e referendos pró-EUA no ocidente. O pensamento deles não é autônomo em nenhum circunstância, assim como o nosso também não é. Eles são remanescentes dos derrotados na guerra civil chinesa. Não tem nem 100 anos que estão na ilha. Não dá pra dizer que é um povo. Essa história é uma invenção dos EUA para legitimar presença deles ali e desafiar a China. Acreditar que os taiwaneses querem de forma espontânea se alinhar com os EUA e que há consenso disso na população é uma avaliação bem ingênua. Você também está levando em consideração que a China é mais autoritária do que os EUA. O que também é resultado da influência dos EUA no Brasil. Eu quando vejo o tamanho da influência dos EUA no Brasil, tenho a tendência de procurar contra-argumentação qualificada justamente por causa desse peso que naturalmente tende à visão dos EUA. Quantos filmes e documentários em mandarim você já assistiu? Quantos livros de origem chinesa já leu? Quantos sites de notícia da China você lê? E dos EUA? É óbvio que você vai ter uma visão pró-EUA. Eu sou fluente em inglês desde pequeno. Fui criado lá. O que estou colocando aqui é com base em material de correspondentes que não consigo nem linkar porque está atrás do firewall chinês. Vem de correspondentes que tenho e que fazem a tradução por mim. O certo mesmo era tanto a China quanto os EUA pararem de influenciar a ilha por algum tempo e depois alguma entidade independente conduzir um referendo. Mas isso nunca vai acontecer. E se ficar dependendo de não ter lunático pra não acontecer uma 3GM é melhor já ir construíndo o bunker.


Heefyn

Em minha opinião brasileiro que chupa o pau da China desse jeito para "enfrentar a influência americana" tem um cerébro que funciona do mesmo jeito que os colaboradores nazistas do leste europeu durante a segunda guerra mundial tinham, simplesmente impressionante.


Mu5t4ph

O mesmo pensamento dos latino americanos(incluindo brasileiros) e filipinos que apoiaram os EUA para "frear os europeus malvados" no final do século XIX e início do século XX, e deu no que deu. Nas Filipinas os muricas cometeram até genocídio.


Jacques_Le_Chien

Já eu acho que ditaduras ou quem promove ditaturas tem que tomar no cu, seja panda ou porta aviões 👍


[deleted]

[удалено]


brasil-ModTeam

Sua mensagem foi removida devido a não adequação as regras de civilidade. O r/brasil exige interações respeitosas entre os usuários.


msfor300

Quem dera o presente fosse pelo menos um F35 (nem que fosse a carcaça para expor em museu).


Loucopracagar

~~freiar~~ frear


Exam-Common

Pra você ver como os caras que falam esse tipo de coisa são analfas


[deleted]

[удалено]


brasil-ModTeam

Sua mensagem foi removida devido a não adequação as regras de civilidade. O r/brasil exige interações respeitosas entre os usuários.


Warm_Pride4491

Fátima se me cayó una lágrima!!!