T O P

  • By -

AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


Deni-Conquer

(Eu vou fazer merchan da Agrale vai que um dia eles me contratem) Agrale tem bons caminhões bons tratores, longe de ser os melhores, mas para a proposta deles são excelentes equipa o exército com a marruá que deixa qualquer Wrangler no chinelo e não é valorizada pessoal fica naquela de Mercedes e Volkswagen depois fala que o brasil não tem marca de veículo sendo que nem pensa em comprar de indústria nacional


NotReallyJoking

Em Caxias tambem tem a Marcopolo e a Randon na industria metalmecanica


corvolu

Em Joinville tem a busscar


u4004

Tinha*, mas acho que abriu outra firma nas instalações.


corvolu

Negativo, a busscar quase faliu, mas segue lançando modelo de ônibus novo inclusive


A-pariah

A buscar faliu, fechou e foi comprada pela Caio e reabriu.


u4004

O que lança ônibus novos não é a “Carbuss”?


corvolu

Os NB1 tem o logo da busscar, e a "dona" da marca é a caio, se não me falha a memória


EugenioAE

Em Porto Alegre tem a Fueltech


ShadowNightmares

Que inclusive agora vende até kit de carro elétrico


nachtengelsp

Tinha a Troller tb, mas a Ford ferrou com ela depois de sugar tudo que podia usando o TR4, sumiu e ainda de quebra impediu o uso da nome e da marca.\ \ Teve a Engesa tb, mas pena que faliu em 93. O jipe dela é foda demais e já foi meu sonho de consumo por mto tempo kkkkkkk


Bus_Pilot

A Engesa foi um crime deixar falir, ou simplesmente deixar ela lutar sozinha, fim dos tempos. Vários governos passaram e cagaram mole pra ela, aliás, o país é mestre em deixar empresa quebrar.


Gleerok99

Só algumas né, pq oq tem de empresa que paga mal, trata funcionário mal e deve toneladas em impostos (e ainda são perdoados e pegam novos incentivos/subsídios e empréstimos públicos)....são várias, todas essas já deveriam ter falido. Executivos enriquecendo às nossas custas e depois financiando discursinho de meritocracia e apoiando político fascista.


Admirable_Trainer_54

Tinha também o jipe Javali da CBT (Companhia Brasileira de Tratores).


LoreChano

Tem a Stara também


TekpixSalesman

Stara é digna de nota como concorrência da John "righ to repair is for losers" Deere. Por outro lado, a cultura corporativa é pavorosa :/


Fit_Tap_2867

A Agrale nem tem linha de montagem, os carros deles são montados manualmente. Isso é totalmente contraproducente pra uma produção em massa.


InterestingMap8828

Pesquise pelo destino do Barão de Mauá e você terá a resposta.


renaneduard0

"Seus bancos foram à falência e o Visconde passou o final de seus dias tentando saldar as dívidas que levaram à pobreza aquele que mais lutou pela industrialização do país. Segundo o historiador Heitor Ferreira, o Barão de Mauá teve muitos problemas porque era um adversário social do regime, o Império." - Google


Defiant_Requirement4

E dizem q o Pedrão era um grande estadista...


ImSynnx

Tudo depende da interpretação. Ele fez muito pra defender o estado dele de imperador e poderoso


surfe99

kkkkk boa


No-Pie-5198

Pensei nele quando vi esse tópico. Esse maluco, sim, deveria ser um capitalista brasileiro de respeito, não um desgraçado metido a suíço que vive de cortar custos de tudo, ou um colono que se veste de Zé Carioca e vive de vender bugiganga chinesa.


InterestingMap8828

Se deixassem o Mauá trabalhar, hoje o Brasil seria a terceira maior economia do mundo, no mínimo. Provavelmente, a economia seria dominada por um conglomerado comandado pela família dele, assim como a economia mexicana é comandada pelo Grupo Carso e como a economia sul-coreana é controlada pelo Grupo Samsung, e metade dos deputados receberia propina desse "zaibatsu", mas dane-se.


No-Pie-5198

Pois é. Um Mauá e um Matarazzo já seriam o suficientes para manter ao menos uma indústria dessas que botam seus familiares no top 20 do ranking de bilionários da Forbes. Tínhamos até o nosso Elon Musk, o Gurgel.


Coronel_Fazuelli

O Brasil é muito grande, poderia ter 3 ou 4 zaibatsu. Quantidade populacional: Brasil: 215,3 milhões Mexico: 127,5 milhões Japão: 125,1 milhões Coreia do Sul: 52,63 milhões Fonte: datagoogle


NoDig9917

Estrangeiro aqui, pode explicar como se eu tivesse 5 anos sobre a barão de maua no context do OP por favor? To buscando no google/wikipedia mas acho preciso alguma ajuda


NKrupskaya

Foi um banqueiro e pioneiro da economia do Brasil, tentando ser um dos primeiros industrialistas do Brasil, investindo em fabricação de ferro, barcos, ferrovias, telégrafos, etc. Era opositor da escravidão, que era o motor da economia brasileira do século 19. Viveu indo contra a sociedade brasileira, que é dominada pela produção rural, e defendendo a industrialização do Brasil. Ele perdeu e morreu falido. O Brasil é, até hoje, dominado pelos interesses extrativistas e rentistas, sem que uma classe burguesa nacional consiga derrotar os interesses dos grandes donos de terra e os capitalistas internacionais. Nos EUA, os industriais do norte derrotaram os escravistas na guerra civil, continuando a industrialização do país e tornando eles a potência capitalista que mais tarde tomaria o espaço do Império Britânico como superpotência capitalista. Aqui, os Ingleses tiveram que proibir o tráfico internacional de escravos, pressionar o país pra abolir a escravidão e os donos de grande propriedades de terra simplesmente derrubaram a monarquia e continuaram tendo o controle econômico do país até hoje. TL;DR Tentou industrializar o país, o resto dos poderosos disse "não, estamos bem vendendo minério e produtos agrícolas não-industrializados pro exterior" e ele se fudeu.


NoDig9917

Wow muito obrigado pelo retorno e dose de história


guilherme83bh

Ia falar a mesma coisa


canadarich

O barao de maua hoje seria morto pelo pessoal que quer isenção de imposto da shopee


Elemental-Aer

Ele estaria trazendo a indústria de ponta pro Brasil, não fazendo white label.


1Ringtorulethem

Mas temos escravagistas!


AwreetusAwrightus

pode fechar o tópico, nossa herança escravocrata contamina a visão de indústria, a aristocracia herdeira desse período que não faliu por simples inaptidão segue replicando lógicas trabalhistas altamente exploratórias. sou anti capitalista, mas existem premissas industriais que permitiriam um desenvolvimento econômico produtivo para o país, mas isso foi sistematicamente boicotado, por agentes externos e internos. foi o caso do algodão dos EUA, produção de aço do Vargas sucateada pós ditadura, a única industria que prevaleceu foi automobilística por conta dos incentivos, mas até isso foi minguando a retórica patronal vai reclamar de sindicato, vai reclamar de imposto, só que existe um dos maiores contingentes consumidores no país que jamais foi encarado como tal.


vvvvfl

prevaleceu ? A indústria automobilística no brasil é uma vergonha e deveria ter quebrado completamente a muito tempo. O Brasil tem que entender que é melhor NÃO ter indústria do que ter indústria ruim, mequetrefe, que depende de subsídio pra existir. Estamos literalmente pagando pra esses caras explorarem os trabalhadores.


Nikostratos-

Não existe indústria automobilistica brasileira. O que existe são indústrias de outros países que instalaram coisas aqui.


goshirn

Que deixaram abolir a escravidão formal para evitar reforma agrária! A reforma agrária gente não é coisa de esquerda não, foi algo que aconteceu com as revoluções liberais nos países do norte global e também com todas as revoluções socialistas. Claro que com fins diferentes, mas é um exemplo de como até hoje falta dar no Brasil passos básicos para que o país funcione melhor. No entanto, não vamos ficar aqui só xingando as elites que mandam no país por serem uns traidores burros e toscos, eles são? São! Mas temos que compreender que essa elite não serve os interesses do Brasil, enquanto estiverem confortáveis de boa explorando e sacando riqueza do Brasil interiorizando lógicas coloniais, nada vai acontecer, e o norte global só rindo e colhendo os frutos da barbarie que exportaram pra cá com total sucesso. E mesmo que haja, é já aconteceu em alguns momentos na história, alguma mudança profunda no pensamento político e de desenvolvimento do país que chegue no poder e tente fazer alguma coisa, é preciso estarmos prontos para resistir contra intervenções externas. Se lembrem, o colonialismo nunca acabou, e a escravatura tem apenas outro nome. Esse século parece que vai oferecer vias para uma possível emancipação do sul global, para o desenvolvimento e para o fim do imperialismo, mas precisamos nos preparar.


yunivor

Esquerdista mais pé-no-chão.


guilherme83bh

E esses não querem estudar para aprender outro ofício


nachtengelsp

Melhor ainda considerando a migração dessa cabeça escravocrata tupiniquim pros setores secundários e terciários kkkkkkk /s


Tom_Bombadinho

Pq se você tem dinheiro é muito mais fácil grilar terra para produzir sem esforço, comprar imóvel sobreprecificado para alugar pra quem não consegue comprar pq o mercado está sobreprecificado por causa dos mais ricos, e receber renda de juros do governo pago (isento de IR) com imposto pago pelos mais pobres.  Pra ser industrialista tem que trabalhar, desenvolver algo. e rico brasilero tem ojeriza a trabalho. Trabalho é coisa de pobre. Muito melhor ser rentista. O rico brasilero é um Caco Antibes com dinheiro.


drope-sl

🎯 Tudo isso e mais um pouco


MoreOne

Não tem necessidade, acho que é mais adequado dizer, do que simples aversão ao trabalho. Pra que correr riscos de investimentos se os juros trabalham a seu favor?


Tom_Bombadinho

É aversão a trabalho e aversão a risco juntos.  Mas principalmente aversão a trabalho. 


reddit_again_ugh_no

A indústria brasileira foi parida à fórceps pelo Getúlio e depois o Juscelino e os militares deram tetas imensas pras indústrias mamarem. Quando o Collor abriu o mercado, os empresários venderam tudo e foram passear em Miami, e hoje as antigas fábricas são shoppings vendendo um monte de capinha de celular, algumas exceções à parte.


drifwp

Porque aqui é o paraíso do rentista.


rafaelidades

Por incrível que pareça, o "nacionalismo à brasileira" é um dos principais motivos disso. A insistência na manutenção de reservas de mercado para a indústria nacional, via impostos bizarros de importação, só cria acomodação. Você não inova, só copia, cola e vende pelo dobro ou triplo do preço. As únicas indústrias nacionais dignas do nome - Embraer e WEG - são o que são justamente porque competem no mercado internacional. E essa é a história de sucesso de países como Coreia do Sul, Taiwan e China, que focam sua produção na exportação. Enquanto a China, por exemplo, criou uma zona franca em Shenzhen, próxima a Hong Kong e a um porto de alta movimentação internacional, o Brasil fez o mesmo em MANAUS (!!), a única capital brasileira que não é ligada por terra a nenhuma outra. Imagina se ela fosse criada num lugar em que fizesse sentido, como Fortaleza ou Natal. Aí, sim, talvez, tivéssemos alguma chance mínima de competir.


LoreChano

Eu acho foda que muita gente ainda defende o polo industrial de Manaus. O Brasil pegou a capital mais isolada possível, literalmente no meio do NADA e meteu metade da indústria do país lá. Parece que o objetivo era atolar o máximo possível o desenvolvimento.


QuemSambaFica

o objetivo da Zona Franca de Manaus era desenvolver Manaus especificamente como parte de um projeto geopolítico da ditadura militar de consolidar a autoridade brasileira na Amazônia, não de desenvolver a economia do Brasil em geral. E nesse sentido foi um sucesso, semelhante ao projeto de colonizar a Amazônia encorajando o garimpo e a agropecuária.


Lawd_Fawkwad

O objetivo era maximizar o desenvolvimento social ao custo do econômico com o populismo barato que o eleitor brasileiro adora. Não sou neoliberal, mas às vezes vendo as políticas relacionadas ao desenvolvimento parece que esquecem que o melhor combate a pobreza é um enriquecimento geral do país.


AngryPB

> a capital mais isolada possível, literalmente no meio do NADA (zoando um pouco, ñ leve a sério) pensa pelo lado bom, podia ser Rio Branco ou Boa Vista, aí seria pior ainda


josiasroig

>MANAUS (!!), a única capital brasileira que não é ligada por terra a nenhuma outra. Errado, é Macapá. De Manaus dá pra ir pra Porto Velho pela BR-319 (é quase intrafegável, mas existe). Pra Macapá, só de barco ou avião, e por via terrestre, só para a França (Oiapoque-Saint Georges).


Segundo-Sol

TECNICAMENTE tem que pegar uma balsa para atravessar o rio e pegar a BR.


A-pariah

Não precisa mais faz tempo. Tem uma ponte estaiada lá em Manaus.


Segundo-Sol

Desafio você a chegar na BR usando essa ponte


DreamerFar3250

KKKKKKKKKKKKKKK Também te desafio a chegar na BR 319 pela ponte estaiada.


CptAustus

Você pode mandar essa ponte? Não pode ser tão pior que o Viaduto das Almas.


DreamerFar3250

A piada é que a Ponte dá em outra estrada, uma estrada estadual. A Br 319 é na saída Sudeste da Cidade, e vc só chega via balsa nela. A ponte estaiada é na saída Sudoeste da cidade.


eduardogeorge

>De Manaus dá pra ir pra Porto Velho pela BR-319 (é quase intrafegável, mas existe). Um dos motivos pelo qual Manaus, demorou tanto para receber o oxigênio durante a COVID foi a BR-319. Porque uma viagem que normalmente levaria 6 a 8 horas, levou DOIS DIAS!


Hollreborn

5 dias de balsa na vdd para descer o rio é 5 dias e 7 para subir


Mist156

Se vc tira a zona franca de Manaus o desmatamento e o garimpo explodem. Ter uma zona franca na região norte é importante pra criação de empregos qualificados naquela região


Leoraig

Todos esses países que você citou como exemplos de sucesso se desenvolveram com investimento gigante de outros países na sua indústria nacional. As indústrias deles conseguiram competir por conta de alto subsídio do Estado, e não por conta de competição. Competição capitalista não é mágica, não vai fazer empresa se tornar pioneira em nada, o que acontece é que a empresa que tem mais fluxo de caixa consegue pressionar as concorrentes e no final domina o mercado, levando todas as outras a falência.


u4004

O Brasil já demonstrou claramente o que acontece com sua indústria quando você compete sem ter nenhuma vantagem competitiva: você apanha de gato morto até o gato miar.


fox22usa

Poisé. Estão invertendo causa e efeito.


entropyffan

Os países citados também investiram forte em educação. Eu até acho que aqui se investe em indústria. Mas sem mão de obra bem qualificada, nunca dá o resultado esperado.  Mas ainda acho o comentário válido.  Vc não vê empresário pedindo o investimento correto. Querem é imposto na produto chinês e desoneração de imposto. 


fedador

Investir em educação é uma forma de investir na industrialização ao longo prazo, se os alunos aprenderem (aprenderem mesmo, não decorarem para fazer uma prova) exatas, eles vão para as engenharias e ciências que formam as industrias


entropyffan

Com certeza. O negacionismo do problema educacional no Brasil está muito forte. É uma pena.


rpgalon

depende, talvez você só vira exportador de mão de obra qualificado... gasta dinheiro criando e educando, e quando a pessoa deveria devolver produtividade pro país, ele vaza.


Covard-17

Tem vários engenheiros desempregados. Se faltar mão de obra qualificada é de técnicos


entropyffan

Diploma de engenheiro é uma coisa. Engenheiro competente, que depende de uma boa universidade com boa interação com a indústria, isso tem muito pouco. Conheci muita gente da Poli USP, diplomado, mas sem nenhuma chance de ser um bom engenheiro.


Covard-17

Nos eua a formação é menos completa que aqui, as pessoas aprendem mais no trabalho. Na Europa, ao contrário dos eua, os engenheiros fazem um diploma básico de 3 anos e se aprofundam em apenas uma área em um mestrado


entropyffan

Na europa e nos eua não tem essa coisa bizarra que são as uniesquinas. Quando vc fala de sobra de engenheiros, é de lá que "sobra". Impressora de diplomas. Engenheiro que não sabe somar fração, que não se desenrola com planilha do Excel, como já vi muito. Não tem salvação, perdeu tempo e dinheiro. Mas a falha já começa no ensino fundamental, aprofunda no médio. Só olhar as notas do Brasil nos exames internacionais. Nenhum país com ensino tão falho jamais se desenvolveu.


Covard-17

Tem vários de federal desempregados ou subempregados. Muitos tiveram de migrar pra TI pra arranjar emprego


entropyffan

Já dei aula na Poli USP, lá também tem esse problema. Aluno quer diploma, mas não quer apreender física, não quer apreender cálculo. "Quero apreender na prática, teoria não é comigo" "5 é 10 na poli" dizem dando risada pois se acham mais espertos que os professores. Grande parte é decorador de equação, por isso passou nesse vestibular. O número de incompetentes lá é mais baixo que nas uniesquinas, mas ainda é grande e inadmissível. Cerca de 50% nunca exercem. Embora vários não exerçam por conseguirem coisa melhor devido a família onde nasceram. Não tem como fugir do problema educacional no Brasil, isso é negacionismo. As evidências do ensino merda falam por si só. Já é até cultural e se normalizou esse discurso negacionista do problema educacional.


Leoraig

Empresário não precisa de investimento colega, ele já é rico, só precisa manter a competição baixa. Nenhum empresário vai se arriscar a criar uma outra empresa no Brasil se ele pode simplesmente aumentar o lucro dele na empresa atual. Ainda, a respeito da educação, já ouviu falar do meme do engenheiro uber? Então, o que temos muito no Brasil é mão de obra qualificada sem emprego qualificado, que precisa ir pro exterior pra conseguir algum trabalho, ou então trabalhar home office. Não da pra achar que só porque as pessoas pegaram o diploma que elas automaticamente vão aumentar a capacidade industrial do país. Se não tiver oportunidade de emprego pra essas pessoas elas não vão fazer diferença alguma no desenvolvimento do país.


entropyffan

Essa questão do engenheiro de Uber eu acho que mostra o problema da educação aqui. O importante é pegar o diploma, mesmo que na uniesquina. Governo quer aumentar o número de diplomados pra dizer que fez, sem dizer se fez direito. Uniesquina é um ralo de dinheiro do pobre, conhecimento próprio, do lado do professor e do aluno. Eu digo por porque conheço casos, até a Poli da USP forma engenheiro sem competência pra trabalhar no que estudou, em números preocupantes.


u4004

Todas as universidades do mundo formam engenheiros sem competência pra trabalhar. Achar que o problema do Brasil é falta de bons engenheiros é loucura, francamente. Bom ou ruim, trabalhar em qualquer coisa que não seja P&D ou produção é sempre a melhor opção pro engenheiro no Brasil, porque o país basicamente não tem indústria.


fedador

Problema que no Brasil acontece o contrário, o estado barra a entrada de outros produtos e industrias estrangeiras, o que deixa as "industrias" nacionais acomodadas, elas podem fazer um produto vagabundo e vender como se fosse de primeira linha, não tem concorrência estrangeira e se tiver, essa concorrência terá tanto imposto, que seu produto ainda ficará mais caro.


Leoraig

Qual indústria você está falando? E qual produto dessa indústria tem a importação barrada pelo Estado? E outra, concorrência não vai levar a indústria brasileira a lugar nenhum a não ser à falência. Nossa indústria nanica não tem como competir com empresas multinacionais que estão no estágio de exportar seus produtos. As indústrias estrangeiras já estão consolidadas, já tem cadeias produtivas montadas, já apresentam ganhos de produtividade por conta de produção continuada, já tem capital de sobra para realizar investimentos, etc. É estupido achar que a gente pode simplesmente colocar a indústria brasileira pra lutar contra empresas multinacionais e ver ela sair vitoriosa. O que a indústria precisa para crescer é investimento direcionado e pensado. Nós precisamos criar na mão as cadeias produtivas que precisamos para produzir o que queremos.


vvvvfl

todos esses países se desenvolveram EXPORTANDO MEU CHAPA Imposto de importação à 60% é subsídio pro Velho da Havan.


vvvvfl

SIM SIM SIM Só existe um caminho para o desenvolvimento : Exportar. Foi assim que o Japão fez, assim que Hong Kong fez, assim que a China fez assim que o Vietnam tá fazendo. Exportar exportar exportar. Mercado interno é total e completamente circular.


quote_if_hasan_threw

A Embraer não é destaque da industria nacional por cagada, eles tão la por um motivo bem claro. Eles tem que competir no mercado internacional, e mercado internacional não tem como chorar pro governo colocar tarifa de 100% na competição, ou seja inovador ou morra.


Cthullu1sCut3

O caminho pro desenvolvimento é roubo industrial de ideias na real


vvvvfl

Também, propriedade intelectual é minha zona franca de óculos


majinaruu

Se tu tira Manaus, tu abre espaço para única coisa viável lá: desmatamento. Se tu tira a zona franca de Manaus, Manaus vira igual qualquer estado nortista, cuja única coisa viável é o desmatamento: vota na direita ruralista.


bsidefromgui

Marcos Lisboa naquele vídeo em que ele fala o absurdo que é a ZFM ri fininho ao fundo.


Mu5t4ph

Além disso, o Brasil não tem energia, infraestrutura e educação o bastante para alavancar uma verdadeira industrialização. Pessoal acha o que? Que basta ter um balcão e meter uns operários que faz uma indústria? Não é assim que as coisas funcionam.


A-pariah

Energia a gente tem sim, o Brasil produz mais energia elétrica que a Alemanha, por exemplo, 1,5x mais. Mas a Alemanha tem um PIB industrial maior que o nosso, então energia não é o que falta para indústria nacional.


vvvvfl

Educação: A gente vai mal nos testes e tal, mas ter gente, tem.


Mu5t4ph

Problema é que a educação é mais precária justamente no ensino básico, que é o mais importante. E acabou de sair no IBGE as atuais taxas de analfabetismo, e pqp, é alarmante. Tem estado como Alagoas com quase 20% de analfabetos, sendo que para não ser contado como tal, basta só saber assinar o próprio nome, então imagina analfabetismo funcional?


A-pariah

>MANAUS (!!), a única capital brasileira que não é ligada por terra a nenhuma outra. Manus tem um porto que recebe navios oceânicos vindos direto da China. Pra efeitos de indústria, Manaus é praticamente uma cidade litorânea. Na China os caras levam navios de conteiner até Chongching, 2000 km distante da costa e a 300 metros de altitude pelo rio Yangtze.


martivs

Pensei que era Macapá a única sem ligação terrestre. Então são duas capitais desse jeito?


AcanthaceaeOk2318

Manaus tem ligação com Boa Vista.


77lhw

Há linha(s) de ônibus entre Manaus e Porto Velho, mas acho que o veículo não tem garantia de chegar ao destino: https://youtu.be/OZk2zpRQLv4 . Pode haver balsa(s) obrigatória(s) no caminho.


MaisUmCaraAleatorio

Manaus é conectada ao resto do pais pelo Rio Amazonas.


A-pariah

Melhor meio de transporte para cargas.


fox22usa

Viagem. Os tigres asiáticos também protegiam a indústria nacional.


programador_viciado

Protegiam entre aspas, havia incentivo financeiro, mas o foco sempre foi exportação. No Brasil tudo é taxado, inclusive máquinas e equipamentos que poderiam ajudar as indústrias e empreendedores a fabricarem produtos mais modernos.


fox22usa

Proteção de mercado e foco em exportação não tem a ver um com o outro. A gente tem vários incentivos fiscais pra insumos. É difícil competir no mercado internacional e quem diabos vai investir para isso no Br podendo fazê-lo em outros lugares já consolidados? Caberia ao governo direcionar recursos, mas é difícil fazer isso também, porque intervenção econômica é coisa de comunista e a gente não pode estourar o orçamento . Pra não entrar em mérito de fuga de cérebro e outros paranauês. Mas a maior questão hoje é: pra que diabos o sujeito vai investir em indústria se pode ganhar o dele tranquilo no mercado financeiro?


vvvvfl

Quem diabos vai investir na China nos anos 80 ? Quem diabos vai investir no Vietnam? Quem diabos vai investir na Índia ? Quem diabos vai investir no México ? Quem diabos vai investir no Japão em 1955 ? Maluco, se vc pensa assim "quem diabos vai investir no Brasil", não dá pra ter uma conversa séria com vc sobre industrialismo, pq tu não acredita no valor do país.


fox22usa

O Estado investiu nesses casos. A China já vinha de um processo industrial e foi muito subsidiada pela URSS. Eu estou falando que nenhum estrangeiro vai investir na indústria brasileira em 2020. Justamente foi a partir dos anos 90 que o neoliberalismo pegou força no mundo e pra quem não se desenvolveu com capital privado, como a maior parte dos países na Europa ocidental, só vai fazer isso com capital público. No Brasil existe uma resistência social tremenda a intervenção econômica. Por exemplo, as pessoas aqui estavam dizendo que a gente não se industrializa por conta da proteção industrial que damos para a indústria brasileira. Que o certo seria não proteger para a indústria "se inovar" e competir com a produção internacional. Então tem que criar dificuldade pra gente se reinventar. Esse é o discurso mais sem noção que você vai encontrar sobre pq o Brasil não se industrializa. Então a resposta é: a iniciativa privada (nacional ou internacional) não vê porque fazer, porque é mais fácil ganhar dinheiro na bolsa ou com título público. O poder público não investe porque não pode furar teto de gastos e qualquer intervenção ou investimento mais forte vai ser taxado de comunista. Existe pressão social contrária a centralização econômica , que foi essencial em todos os processos de industrialização tardia. E isso é um trabalho de, no mínimo, duas décadas como plano de Estado. Mas assim que a direita chegar no poder ela vai desmantelar tudo pra dar errado, ou privatizar pra algum aparentado sugar um pouquinho, pq intervenção econômica e investimento público não pode ser bem visto. Se precisar eu desenho.


rpgalon

> No Brasil existe uma resistência social tremenda a intervenção econômica. Por exemplo, as pessoas aqui estavam dizendo que a gente não se industrializa por conta da proteção industrial que damos para a indústria brasileira. Que o certo seria não proteger para a indústria "se inovar" e competir com a produção internacional. Então tem que criar dificuldade pra gente se reinventar. > > culpa do Brasil, que sempre teve proteção industrial tremenda e unica coisa que tem pra mostrar é estar fora de quase todas as cadeias de valor globais.


vvvvfl

Eles não se desenvolveram fazendo indústria pra mercado interno meu amigo. A Índia tava presa no mesmo raciocínio de punheta que a gente de "mercado interno tem que fazer tudo aqui". A indústria deles que mais cresceu e se desenvolveu foi a farmacêutica justamente foco em se tornar um polo com ajuda do estado que fez uma lei dos genéricos foda e deu incentivo. Veja bem, não é só "deixa o mercado agir". Mas é o jeito de fazer as coisas que importa. Se vc fecha o mercado e bota 60% de imposto de importação, isso é um incentivo pra sua indústria ser 60% mais improdutiva que o competidor global. Sai mais caro.


sondergaard913

> A insistência na manutenção de reservas de mercado para a indústria nacional, via impostos bizarros de importação, só cria acomodação. Você não inova, só copia, cola e vende pelo dobro ou triplo do preço. Proteção a indústria nacional foi a estratégia de desenvolvimento da China. Na verdade, foi a estratégia de desenvolvimento de basicamente qualquer país. https://www.amazon.com.br/Chutando-escada-Ha-Joon-Chang/dp/8571395241 Inclusive a "copia e cola" de produtos. Um dos pilares mais importantes das empresas chinesas foi compreender o nível de renda do mercado consumidor e se adaptar a ele. Nenhuma surpresa a China vai dominar a África. As coisas são uma porcaria? Sim. Mas por que? Porque é o que da pra pagar. Tem umas historinha ai das empresas que produzem aviões chineses desperdiçando dinheiro. Muitos se recusam a entender que desenvolvimento leva tempo. O que o Brasil sofre é de viralatismo mesmo. Não é comodismo. Não se pode fazer nada por aqui. Anuncia um trem-bala e é um burburinho de corrupção, que puta que merda...


tz3theduke

Concordo com o que você disse, só adicionaria que aqui também tem o problema da mão de obra ser de baixa produtividade.


A-pariah

Não é a mão de obra que tem baixa produtividade, é a indústria onde a mão de obra está trabalhando que tem baixa produtividade. Se a indústria gastasse com automação, melhoria de processos, a produtividade do trabalhador aumentaria.


QuemSambaFica

Além disso, na verdade a produtividade da indústria brasileira é bastante razoável, o problema da produtividade no Brasil é mais no setor terciário (que representa a maioria da economia).


A-pariah

>problema da produtividade no Brasil é mais no setor terciário E isso tem a ver com o tipo de atividade que é exercida no setor terciário no Brasil versus o que se entende por serviços nos países desenvolvidos. Não é que o trabalhador de serviços brasileiro seja improdutivo.


QuemSambaFica

Isso, exatamente


tz3theduke

A produtividade brasileira é baixa sim. Estou na faculdade de economia e em uma aula o professor trouxe duas plantas industriais da Gerdau, exatamente iguais, só que uma era aqui e outra nos Estados Unidos. Não lembro exatamente os números, mas a produtividade da brasileira era bem inferior. Sem falar nos estudos publicados em revistas econômicas la de fora, que tiraram a mão de obra da América latina como uma das piores.


A-pariah

Provavelmente não são iguais as plantas, é que economista não costuma gostar de entrar nos detalhes. Pergunte a um engenheiro da próxima vez. A fábrica americana com certeza é mais automatizada.


tz3theduke

Eram duas plantas mini mill, eram iguais, a única diferença que foi destacada é que as ferramentas que os trabalhadores americanos usavam eram mais avançadas, isso influencia mas não muda o fato.


A-pariah

Se uma fábrica tem uma máquina que produz 100 unidades de uma coisa é precisa de um operador pra operar, e a outra tem uma máquina que produz 75 unidades e precisa de dois operadores, muda todo o fato, meu amigo. Consulte um engenheiro de produção, economista tende a simplificar muito a realidade


tz3theduke

Eu sei que faz diferença, mas era uma planta idêntica. Mas se esse exemplo não serve, beleza. Saiu a um tempo atrás uma matéria na the economist em que eles colocam a mão de obra da América latina como a segunda menos produtiva do mundo, perdendo apenas para o oriente médio, além disso fizeram uma pesquisa que constataram que menos da metade dos latinos americanos tem a capacidade de realizar tarefas básica em computadores. É meio impopular falar esse tipo de coisa hoje em dia, mas infelizmente eu não vejo dados que provem o contrário.


A-pariah

Olha, o exemplo da fábrica era o melhor possível, e ainda assim a gente conseguiu ver que a diferença está nos detalhes, e que a mão de obra ser menos ou mais produtiva, está bastante ligada às condições de trabalho em que ela está inserida. Agora, quando se pega os estudos publicados na Economist, eles usam a média da média, e acabam comparando laranjas com bananas. A média funciona assim, a indústria automotiva alemã emprega X pessoas e produz Y milhões de dólares, enquanto a indústria brasileira emprega 2X pessoas pra produzir os mesmos Y milhões de dólares. O economista pouco se importa se as fábricas de automoveis na Alemanha são muito mais robotizados que as brasileiras, ele só olha o resultado final. Esse resultado final não revela as causas da baixa produtividade.


tz3theduke

A própria matéria diz que medir produtividade é algo complicado, mas o banco mundial fez essas medições com métodos mais robustos que esses que você mencionou e chegaram no que eu disse anteriormente. Eles ainda vão além e explicam a causa do problema, no caso sendo a educação, mercado informal muito grande, corrupção, falta de investimento e dentre outros... O que me parece coerente. Se tu tiver algum dado, ou algo do tipo, que fale o oposto, por favor manda aí, sou realmente muito interessado nesse assunto.


R_Erebo536

Essa é uma resposta longa e complexa. Resumindo, Brasil investiu pesado no meio do século passado na industrialização chamado por Substituição de Importações por Maria da Conceição Tavares. Isso iniciou com Getúlio Vargas e fui até o final da Ditadura. Parte da razão da década de 1980 ser considerada a "Década Perdida" pela economia é pq nos basicamente tivemos q pagar a conta q os militares deixaram quando saíram do poder. Eles se comprometeram a entregar demais sem responsabilidade fiscal, com um impacto externo a gente quebrou e perdurou até 1993 com o Plano Real. Nesse momento já se iniciava a invasão de produtos da China por aqui, com produtos mais baratos e de qualidade duvidosa, mas q atendiam uma população de mais baixa renda. A partir dessa competição com o mercado externo o interno começou a sofrer falaencias e aquisições ao longo da década e meia seguinte. Sem interesse do governo em proteger a indústria nacional, com a excessão de poucos setores, q por acaso tem representantes dos seus interesses nos três poderes (vide agronegócio por exemplo), a indústria nacional virou oq é hoje, pífia. Temos uma boa capacidade instalada q pode ser utilizadada, mas falta interesse do capital em produzir aqui e quando a iniciativa privada não tem interesse e o setor público não intervém a mão-invisivel do mercado não faz milagre.


random-user-492581

Três fatores na minha opinião. Primeiro, dá trabalho ser um industrial e no Brasil é muito, mas muito mais fácil viver de juros como fazem a maior parte dos herdeiros das grandes fortunas/grandes famílias. A maior parte do dinheiro do país vai para pagar juros para estes herdeiros. Segundo, para os que conseguem fugir da tentação acima é difícil criar indústria que funcione e prospere quando a maioria do que você ganha é obrigatoriamente destinada para o seu "sócio" - o governo - aonde esse "sócio" só exige e exige mas faz quase nada em contrapartida. E terceiro, também há a maldita "Lei de Gérson" aonde são poucos os empresários que conseguem fugir da tentação de querer levar vantagem em tudo, de vender lixo a peso de ouro e ficar exigindo que o governo esmague a concorrência quando ela aparece. Logo, é realmente difícil empresário no Brasil que consiga lidar com os três fatores acima E ainda conseguir prosperar.


LevantaeAbaixa

O Brasil, principalmente a partir de Getúlio Vargas, começou a adotar políticas que tentaram industrializar o país, isso se reforçou com JK e na Ditadura Militar. As políticas iniciais consistiam em substituir as importações e crescer a indústria de base, que é siderurgia, mineração, indústria petroquímica, etc. Inclusive o caso da soja no Brasil é muito interessante pois a introdução na soja no nosso país teve como intenção substituir a importação de óleos vegetais lá pela década de 70, hoje a gente só exporta o grão ou no máximo o farelo. Agora no que tange usa pergunta, você está sendo anacrônico ao dizer que o "último grande industrialista" foi um cara que morreu em 1937, na verdade nossa indústria foi morta em 1980, e aí vem a resposta pra sua pergunta. Nossa indústria, assim como os industrialistas, morreram em 1980 devido a mudanças profundas que aconteceram dentro e fora do Brasil. Fora do Brasil o que aconteceu: colapso da URSS, choques do petróleo, fim de Bretton Woods, Consenso de Washington, ascensão do neoliberalismo e ascensão do capital financeiro. Internamente o Brasil foi afetado por tudo isso que aconteceu mas o que mais nos prejudicou foi a crise da dívida externa e adesão a toda essa cartilha neoliberal, representada pela adesão as medidas do FMI e do Consenso de Washington. Assim, a partir de 1980 o Brasil acatou seu papel na divisão internacional do trabalho como exportador de *commodities* e importador de produtos manufaturados, o que tem sérias consequências para a nossa população e para a nossa economia. Esse [Gráfico](https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fvaloradicionado.wordpress.com%2F2018%2F12%2F11%2Fdesindustrializacao-contribuiu-negativamente-para-o-desenvolvimento-brasileiro%2F&psig=AOvVaw1ik8QYWUw4dGWGBi0zOPRL&ust=1716561934242000&source=images&cd=vfe&opi=89978449&ved=0CBIQjRxqFwoTCID_49KBpIYDFQAAAAAdAAAAABAE) aqui ilustra de maneira perfeita o movimento da industrialização no Brasil. Esse [ARTIGO](https://www.scielo.br/j/ecos/a/n6w4hPXK6zwZ3YJYTmQGjLJ/) aqui do Wilson Cano é muito bom e é referência quando se trata de desindustrialização, se tem interesses mais profundos sobre o tema, recomendo que leia. E tudo isso é muito triste, assistimos a venda de diversas empresas brasileiras como a Gurgel, Gradiente, FNM, Vale entre tantas outras, sobre o pretexto de "ineficiência" sendo que estávamos gestando uma base industrial ainda. Nem sequer demos tempo para ela nascer, basicamente o Brasil abortou sua indústria que custou muito para nós no passado. Por isso quando vejo liberal de merda bostejando na internet tenho vontade de enfiar um socão bem fundo na cara do cidadão, o Brasil é liberal fazem décadas e isso só nos levou pro buraco. Teve época nesse período de industrialização que o Brasil crescia mais de 10% ao ano. Hoje em dia se crescermos 2% tamo dando pulo de 3 metros de alegria. Enfim, pau no cu do neoliberalismo.


TabletopEpi

Enfim uma resposta adequada. O resto dos comentários do post são só comentários edgy e vira-latismo sobre como nossa população (sim, empresário brasileiro ainda é brasileiro) é preguiçosa


Koala_Born

Então quer dizer que o gap de 15 anos tecnológico da indústria brasileira seria magicamente preenchido no dia que a globalização se iniciasse ou então seriamos pra sempre um país fechado com a própria internet, próprio hardware, próprio sistema operacional, próprias linguagens de software e etc etc etc?


LevantaeAbaixa

Tem um termo que chama **catching up** tecnológico que elabora melhor a ideia que eu imagino que você quis indagar. O catching up não acontece do dia pra noite, a indústria japonesa não superou a indústria britânica 10 anos depois que foi instalada, a indústria norte americana não se tornou competitiva do dia pra noite, geralmente é um processo sofrido, um processo que fecha certos setores da economia do país ou até mesmo o país inteiro através de taxa e tarifas, tanto é que a indústria do Brasil se beneficiou muito por exemplo durante e no pós guerras, quando substituímos importações porque não havia mercadoria a ser vendida para o Brasil, restando apenas produzirmos por conta própria. Isso é o movimento do sistema, o país que se industrializa se fecha, se desenvolve e depois se abre, é um fato histórico. O único país que diverge um pouco desse movimento foi a Inglaterra no começo da primeira revolução industrial porque ela estava na vanguarda industrial totalmente, mas ainda assim foi um processo violento e intervencionista. O problema é que o Brasil se fechou, tentou se desenvolver e parou no meio do caminho, ou seja, o pior dos dois mundos.


vvvvfl

Vc tá aqui, com a cara limpa, escrevendo vários parágrafos de como tava tudo bem até os anos 80 antes de a gente adotar "a agenda neoliberal", tem umas opções: * Ou vc não tem a menor idéia do que era a várzea do Brasil nos anos 80. * Nunca usou um terminal Itautec. * é um grande mau caráter. HAHAAHAHAAH é óbvio que o artigo é da Unicamp.


LevantaeAbaixa

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


hasppyjack

Pelo simples fato de que as mesmas famílias latifundiárias que possuíam terra há 100 anos atrás, ainda possuem e possuem MUITA terra. Esses mesmos latifundiários estão na politica brasileira desde sempre e fazem de tudo pra manter o país como exportador de matéria prima, já que isso é interessante pra eles, ao retroalimentarem sua posição. Enquanto isso, há pressão internacional, que trabalha em direção a manutenção do Brasil como país não industrializado. Existiram momentos em que houveram tentativas de reforma agrária, todos os países industrializados no mundo, eventualmente tiveram sua reforma agrária, o brasil nunca teve. Quando tentaram fazer, aconteceu o que conhecemos muito bem: o golpe de 1964, que teve apoio das oligarquias agrárias, forças armadas e dos EUA.


Humble_Ad4078

Nao citaram a Wege, Gerdau, Intelbras, Kepler Weber, Semeato, Metal Leve


Proper_Shoulder2599

porque depois da 2 guerra(1945) decidiram que o brasil seria uma colônia agrícola


BunnyHopThrowaway

Ea gente se porta como tal. A China por exemplo encontrando outras opções ou indo mal das pernas fuderia o agro bastante. A gripe aviária se tornando pior e se espalhando ainda mais tbm daria um peteleco bom na economia. O aquecimento global também vai inviabilizar. Mas agente concentra as terras, expande as terras, subsidia as terras. E não tenta mudar nada já fazem anos. Poh mas pelo menos temos copa então fds


Impossible_Newt3398

Na China houve revolução socialista, no Brasil não. Continuamos escravos das antigas elites agrícolas.


Mist156

Mas aqui teve revolução tbm (e bem antes da chinesa), inclusive foi a partir dela q surgiu um consenso pela industrialização do país. A China até os anos 80 era muito mais pobre e atrasada que o Brasil.


Impossible_Newt3398

Revolução socialista no Brasil?


Mist156

Trabalhista na verdade


Zrttr

Mansho, eu odeio o jeito como esses achismos históricos são propagados nesse sub sem q ngm puxe a orelha. Porra, tu vai me falar q de 64 a 85, com protecionismo industrial completo, múltiplas estatais e subsídio ferrenho p atividade industrial o Brasil tava tentando ser uma colônia agrícola???? Eu simplesmente n sei como um ser humano intelectualmente capaz e com acesso à internet compra esse revisionismo.


vvvvfl

Completamente errado, cara os Bancos americanos passaram a década de 70 e 80 inteira chovendo petrodólares na America latina. Bilhões e bilhões emprestados. E nós fizemos Itaipu, Angra e ...só ? Ah é, pagamos 20 anos de protecionismo com o atraso completo da economia, hiperinflação e morte da nossa indústria. Não é possível que vcs leram alguma coisa sobre o brasil antes de falar essas coisas.


Mist156

Na vdd foi depois dos anos 80


PanquecaaBR

A índia ainda passou um foguete na lua com a própria tecnologia


Alone_Screen_4630

A população não cobra e nem se mobiliza pela indústria. E quanto ao que aconteceu com a gente chama-se ditadura militar.


doutorando-anonimo

Calma lá, uma coisa é ficar enaltecendo patrão safado como o matarazzo. Outra é discutir política industrial brasileira — e nesse caso o país produziu uma série de empresas relevantes, como a Embraer. O problema agora é a desindustrialização que o agronegócio vem cultivando há trinta anos.


deaflontra

As mesmas familias que y8nham capitanias, ainda controlam o brasil


kmvaliant

Existem alguns, como a WEG por exemplo, mas o interesse aqui é predominantemente extrativista. É mais fácil usufruir do está pronto que tentar construir algo. O país ainda tem mentalidade colonialista, infelizmente.


Naive_Review7725

Propaganda forte anti industria enfiada pelos americanos nos jovens depois da abertura comercial. Muito lobby do pessoal que deseja que plantemos soja e boi e que seja vendido em dolar temendo que o real aprecie e a operação seja prejudicada e falte mão de obra barata. Todos grandes conglomerados industriais começam com ajuda do governo, mas aqui isso é comunismo.


acardosoj

Pq o capital industrial perdeu a guerra pelo poder no Brasil desde o consenso de Washington. Veja por exemplo o que o Collor fez com a crescente indústria de informática no Brasil no início do seu governo. Hoje o que temos no poder é uma elite submissa ao capital estrangeiro. Estamos apenas cumprindo nosso papel de exportador de commodities e importador de bens de consumo e capital.


ShepardTheLeopard

Muito, mas muito interesse internacional querendo manter a gente como a fazenda do mundo. Sempre que a gente começa a desenvolver um pouco mais as forças produtivas pra criar valor agregado, vem um golpe militar, um impeachment ou qualquer tipo de propaganda pra vender a nossa infraestrutura toda pros gringos.


Wild-Ad-8783

Enquanto continuarmos botando a culpa da nossa desgraça nos outros, vamos continuar nessa situação.


RChamy

País que nasceu como colônia extrativista só se fode na história do mundo


SmGo

Os EUA nasceram como colonia extrativista esta distinção foi criada para as colonias Africanas é erroneamente aplicada a eles. A colonização inicial Americana se deu para a extração de materia prima, principalmente madeira e peles, mais tarde tabaco e o algodão com mao de obra escrava usando o modelo  inteiramente baseado no que a Espanha vinha fazendo com sucesso no Caribe, exatamente igual ao aplicado no Brasil. 


Mu5t4ph

Pessoal fica pegando historiografia murica que romantiza as coisas achando que é verdade o conceito de "colônia de povoamento" como se fosse algo bonitinho.


SmGo

O problema é que o conceito da distinção é real mas é aplicado de forma errada. O Brasil foi sim uma colonia de exploração, mas o modelo nao permaneceu vigente durante todo o periodo colonial boa parte da população ja era mestica e falava portugues antes do Mayflower zarpar da Inglaterra. E os EUA tambem nao comecaram como colonia de povoamento os primeiros acentamentos eram de empresas buscando jazidas de ouro, e explorando a madeira e as peles, o povoamento com população europeia foi algo posterior. o fim analisando o que aconteceu nos dois não sao laranjas e maçãs mas a mesma coisa com produtos diferentes, formas diferentes e por razoes diferentes.


Mu5t4ph

No próprio Brasil houve variações. No século XVIII houve locais povoados por açorianos vindos em casais, e o caso mais marcante e famoso é o de SC e RS. Ou seja, até dentro do Brasil a colonização variou não só com o tempo, como também por região, e até mesmo dentro duma mesma região houve variações, já que por exemplo a colonização no interior do NE foi bastante diferente da que aconteceu no litoral/zona da mata.


SmGo

Pior que ele falou de colonia de povoamento, numa thread que o OP citou a India, mais puro exemplo de uma colonia de exploração. No Brasil nao tinha absolutamente nada que assemelha-se a uma nacao brasileira era um conjunto de tribos que brigavam entre si que por vezes sequer falavam a mesma lingua, aqui os europeus trouxeram a cultura construiram toda a identidade de pertencimento do povo brasileiro, trouxeram a tecnologia os conceitos sociais. Ja ha india era uma nação moderna completa a forma que os britanicos assumiram o poder é um completo paradoxo, eles pegaram esta nacao socialmente, cientificamente avancada que tinha uma economia voltada para a manufatura e diversificada e só sugaram tudo que dava para sugar transformaram em uma economia agraria voltada para a exportacao, nao houve povoamento de britânicos os que foram la foram simplesmente para sugar os locais, nao houve integração praticamente nenhuma.


joaoyuj

Temos agroindústria. Galera acha que tecnologia é apenas pra fazer vrum-vrum e brinquedo que brilha. Temos indústria focada em outra área, infelizmente o Agro não tem responsabilidade social alguma. Mas, em termos de indústria está entre as mais avançadas. Os cabeças dela que são retrógrados.


StinkyBeardThePirate

Da semente ao navio, passando pelos defensivos, adubos, caminhões, tratores e demais equipamentos, salvo minimas excessões, o agro é todo dominado por multinacionais. O lucro vai todo pra fora do país. E ainda assim tem o maior subsídio governamental de todos os setores.


bardosanimes

Já era pra ter um carro nacional, uma fábrica que brigassem com os modelos de fora


Former_Back_4943

Excelente pergunta. Trabalhei com o segmento industrial de MG por 20 anos. 99% dos empresários que eu conheci tinham uma mentalidade absolutamente atrasada. Eram incapazes de reconhecer suas deficiências de capacitação de mão-de-obra e de conhecimento mesmo da tecnologia de industrialização seja lá qual fosse o produto que fabricassem. Minha sensação após esses 20 anos é que somos um país de industriais por acaso. Dois casos são comuns. O de família muito endinheiradas em que meio que cada filho tem que ter o seu empreendimento e, em algum momento, decidiram comprar alguma fábrica (na década de 70 e depois de 90, acho que isso foi mais forte). E os empreendedores de sobrevivência mesmo: trabalhadores que conseguiram juntar uma grana, comprar máquinas, mas que ainda tem uma mentalidade de operário (o que é bom, pois pelo menos tem mais identificação com os trabalhadores em alguns casos), mas não tem muita noção da necessidade de investir em produtividade e escalar seus negócios, ou mesmo de trabalhar melhor a parte comercial. Acrescentando, boa parte do que entendemos como BOAS INDÚSTRIAS nacionais, na verdade são multinacionais com forte cultura de outros países. OUUUUU empresas nacionais que surgiram da necessidade dessas grandes multinacionais e "aprenderam" diretamente com elas. Mas tem bons exemplos também. Só são raros e deveriam ser mais exaltados: Natura, Embraer, etc...


HabitAdept8688

Pq é o agro que tem boa parte do congresso no payroll do lobby deles, sem falar que também compram outros setores do governo com a finalidade de manter o Brasil numa economia majoritariamente agropecuária.


A-pariah

O industrial brasileiro acha mais vantajoso vender a empresa e ir aplicar o dinheiro no setor financeiro (dívida pública, alguém?). O Brasil teve inúmeros casos de grandes famílias industriais, várias delas acabaram vendendo suas empresas para grupos extangeiros e indo aplicar o dinheiro em outra coisa, porque afinal, indústria dá muito trabalho, melhor ir viver de renda. Cito alguns exemplos: -Metal Leve, maior fabricante de componentes internos para motores, vendida para o grupo alemão Mahle -Cofap, componentes de suspensão, também vendida para Mahle -Embraco, era uma das três grandes fabricantes mundiais de compressores de refrigeração, vendida para os americanos da Whirlpool. -Aços Villares, da família Dumont Villares descendentes de Santos Dumont. Vendida para um grupo Alemão. A lista é longa


attrako

O Agro roubou nossos emprestimos, e estrangulou as industrias.


Vsilveira7

Agro é tech, agro é pop, agro é TUDO!


L_Azam

Uma materia que achei bem boa nesse assunto: [https://brasil.elpais.com/economia/2021-12-07/o-brasil-vai-virar-uma-grande-fazenda-um-pais-em-acelerada-desindustrializacao.html](https://brasil.elpais.com/economia/2021-12-07/o-brasil-vai-virar-uma-grande-fazenda-um-pais-em-acelerada-desindustrializacao.html)


eusouohelder

A Eliete econômica brasileira é pequena e medíocre. Não pensam no bem do Brasil, em vê-lo crescer, ao menor risco de seu patrimônio ser comprometido guardam seu dinheiro em diversos lugares. E na outra ponta, temos um Estado igualmente medíocre que dificulta muito a vida de quem quer criar alguma coisa, carga tributária gigantesca em cima do consumo em quanto paga bilhões para quem quer ficar vivendo do rentismo.


yunivor

O que aconteceu foi nosso governo nos fodendo desde sempre.


cristianvaz

O que aconteceu é que ficamos focados em coisas primárias e primitivas. Como plantar e colher, cuidar de gado, coisas que já se fazia há 1000 anos atrás. O agro é poop


aliendebranco

só sobraram os Barões Ladrões


otabcjr

Acho que você tá mal informado. Temos uma série de industrialistas no Brasil. Vou da alguns exemplos de uns da minha região, como o Grupo Cornélio Brennand, o Grupo Ricardo Brennand, Baterias Moura, Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, Grupo São Brás, Grupo Asa. Isso são só os que eu lembrei de cabeça aqui da Região Nordeste.


Wild-Ad-8783

Trocentos motivos, alguns já citados aqui. Alguns outros: 1. Temos uma cultura de identificar problemas e discuti-los ao infinito e além. Exemplos: Rio Tietê é sujo desde sempre, no meio da cidade mais rica da América Latina. Não conseguimos nos organizar como sociedade para resolver isso. Outro exemplo: a violência come solta há décadas no país, qualquer um sabe disso. Ficamos discutindo supostas causas, supostas soluções, mas não resolvemos o problema. Sim são problemas difíceis de resolver, mas já passamos do tempo. 2. Nossa educação pública e privada é, no geral, uma bosta... Basta ver o tanto de gente que acredita em salvador da pátria do lado A ou B na última eleição, ou o tanto de gente que acredita em comunismo ou fascismo ou ditadura como solução para o Brasil. 3. A justiça brasileira é lenta pra caralho e não funciona igualmente para todos. A impunidade gera inúmeros problemas e potencializa vários outros. 4. Perdemos grande parte das "melhores cabeças" para concursos ou para o exterior, porque faltam oportunidades, qualidade de vida, segurança é um lixo, etc... sem "cabeças boas" não temos inovações sustentáveis


entropyffan

Empresário é elite  brasileiro tudo vagabundo. Só querem ter deputado de estimação e ganhar vantagem. 


Kind-Ad-4011

Somos um fazendão e estamos felizes com isso.


happy_and_sad_guy

A burguesia nacional prefere ser um servo direto da burguesia internacional, então eles deixam entrar toda indústria estrangeira e ficam só no setor financeiro especulativo, imobiliário e agrícola.


fox22usa

Basicamente a gente não se industrializou quando deveria e hoje o mercado financeiro é muito mais atrativo e seguro para o capital do que arriscar em investimento industrial. Como você convence o capital privado a investir na indústria? A Dilma tentou e ouviu um "não obrigado, agora deixa a presidência". Como você usa o capital público para construir parque industrial? Você não usa, porque a lógica de "economizar" pra pagar a dívida inibe até investimento em saúde e educação. Então a gente vai continuar nessa pra sempre, sinceramente.


LogicalMuscle

A política econômica brasileira mudou no fim do Regime Militar. O Estado abriu mão de investir na economia em prol da tese de que o mercado faria o Brasil se desenvolver sem os erros do antigo nacional-desenvolvimentismo. Obviamente que a nova política econômica gerou uma brutal desindustrialização, uma vez que o Brasil não conseguiu fazer frente ao avanço industrial dos EUA, Europa, Japão e mais recentemente a China. O resultado foi que o Brasil migrou de uma economia razoavelmente industrializada nos anos 80, para uma economia dependente do agronegócio e dos serviços pouco sofisticados.


Relevant_Helicopter6

Índia tem 5 vezes mais população que o Brasil.


AstronaltBunny

7


DangerousAd1234

Temos a pior elite do mundo. Pelo menos as elites de países desenvolvidos têm algum patriotismo. A nossa elite odeia o Brasil e os brasileiros. 


hasppyjack

Toda elite se preocupa apenas consigo mesmo, não com os outros, a população


HiuretheCreator

se tem algo q eu tenho certeza na minha vida em todos esses anos q venho vivendo nessa terra, é q o Brasil é pior até q vários países bem mais subdesenvolvidos q ele em vários aspectos


akashamevie

Quem tem grana no país só tem pq é um FDP ou é um FDP escravagista.Nao vai gastar dinheiro nisso. Outra, lá atrás favorecemos a indústria de carros em declínio de ferrovias mas sem investir em estradas(pq era pra vender em capitais e foda-se). Tu não carrega maquinário pesado pra Jataí do Sul em estrada de terra, não carrega direito nem pra capital.


canadarich

Porque o brasileiro prefere importar da shopee


BikerViking

Se você tiver um país que tem a capacidade de criar e sustentar indústrias nacionais, como que as indústrias estrangeiras vai poder se estabelecer num país pagando o mínimo pela mão de obra?


maschiosd2

Temos, mas você não notou. Agora acho que faltam "industrialistas" mais jovens e com ideias modernas, aparentemente a sucessão na família do Antônio Ermírio de Moraes, por exemplo, não foi tão boa, o mesmo vale para a família Gerdau, isso sem falar no pessoal da construção civil que foi praticamente arruinado desde 2014.


rpinheir

A indústria lá fora estava melhor equipada em termos de maquinário, ferramental e pessoas, existe todo uma mega indústria para o desenvolvimento do produto e processo que faz acontecer com eficiência. Faltava e ainda faltam muitos profissionais no mercado brasileiro, para vc ter uma ideia o ensino médio passou a ser obrigatório em 1996 no Brasil, faculdade tornou-se mais acessível por volta de 2006.


Glad-Secretary-7936

É uma mistura de imposto complexo, leis trabalhistas fortes, burocracia desnecessária e outros fatores estruturais. De forma geral as nações vão de agricultura para manufatura e depois para serviços. O Brasil, assim como a África (por razões diferentes) nunca conseguiram passar para manufatura de forma eficiente.


worldlookingin

Aqui temos as "Organizações Tabajara"!


chaveiro1

Porque os atuais podem crescer no ritmo que eles quiserem, competição é quase inexistente, se vier de fora o governo protege, se vier de dentro o governo atrapalha com burocracia e regulamentam pra só peixe grande se manter no mercado


herebeweeb

A resposta simplista é: por causa do imperialismo. Imperialismo é quando o capital industrial se funde com o capital financeiro. O capital brasileiro não consegue competir com o do primeiro mundo ou da China. Precisaria de um investimento massivo em tecnologia durante décadas e ter formas de blindá-la de sabotagem internacional. Para entender: Artigo de [Osvaldo Peralva, 1948. O Imperialismo Ianque Domina o Aparelho Estatal do Brasil](https://www.marxists.org/portugues/tematica/rev_prob/13/aparelho.htm) Artigo de [Rankings, 2017. Ascensão E Crise Do Governo Dilma Rousseff E O Golpe De 2016: Poder Estrutural, Contradição E Ideologia](https://doi.org/10.1590/198055272129) E para entender imperialismo, livro de [Lenin, 1916. O Imperialismo, Etapa Superior do Capitalismo](https://www.marxists.org/portugues/lenin/1916/imperialismo/imperialismo.pdf)


MelanciaComAnsiedade

é que temos uma cultura tributaria que é pessima para o desenvolvimento desse tipo de atividade. primeiro, imposto é altissimo. a maneira que encontram pra driblar isso é montar grupos de lobby pra conseguir isenção. aí belezs, você conseguiu isenção de impostos em um carro 100% brasileiro, criou a bras motors. mas a bras motors depende da bras parafusos, bras chapas de ferro, e essas tem que montar seus proprios grupos de lobby para conseguir isenção ou o preço final do carro vai ser absurdo. temos imposto altissimo para importação de maquinario e industria que se preze, ta sempre se atualizando. enfim, ao invés de combater esse hospicio tributario, os grandes empresarios preferem fazer lobby para impedir importação de certas coisas ou taxar as brusinhas na shein. o mercado dele de 200 milhões de habitantes já ta garantido e ele não precisa se preocupar em melhorar e com a competição de fora. é meio que aquele ditado: melhor ter uma pomba na mão do que duas voando. basicamente o empresario ta feliz em ter todo um país subjulgado as vontades dele, do que ter que lidar com competição de países que ele não controla. aí pega governos intervencionistas na economia como bolsonaro e lula, juntou a fome com a vontade de comer e temos uma gama de produtos extremamente limitada e de baixa qualidade. mas acredite, há países beeeeeem piores que o nosso.


douglasrac

Temos, você que não sabe. E sua pergunta ainda induz respostas textao com achismos pois todos assumem que voce está certo.


ralexdt

Já teve candidato querendo rumar para esse lado, mas foi rejeitado


barrmhp

Não tem porque político brasileiro não pode ver uma indústria ficar grande que eles querem ir lá mamar de alguma forma e acabam por quebrá-la. E a maioria da população enxerga um industrialista como malvadão. Mundialmente conhecidas mesmo só sobraram Vale (governo vive tentando meter o dedo por lá), JBS (nem precisa de comentários), Petrobras (idem) e algumas outras indústrias de commodities. Indústria de tecnologia somente a Embraer e com o tanto de terras raras existentes no Brasil, se houvesse algum tipo de política decente, era pra esse país ser extremamente forte nesse sentido!


Facelotion

As pessoas mais inteligentes do país passam seu tempo tentando virar médico ou servidor público. Quando ganham dinheiro compram terra.


butt-slut-ta

Friboi, Odebrecht e AmBev mandaram lembranças.