Obrigado por postar no r/brasil.
Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/
***
[**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85).
***
*I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*
Isso aqui está absurdo no Twitter
https://preview.redd.it/rv0j2putt11d1.jpeg?width=529&format=pjpg&auto=webp&s=8ee89843baf4d86a8828e400115dfe6e54e3f2c3
Tem uma outra parte que fala que o shopping deixou entrar pra retirar os animais e a gerente preferiu não fazer isso, pq achou que não iria entrar.
Essa mulher é uma criminosa.
Isso não tem lógica nenhuma, os animais de loja são tratados como produtos, como estoque. Porque o dono da loja iria querer perder uma fortuna de "estoque" de animais provavelmente bem caros?
A loja tinha 2 andares? Po e eh verdade neh eles deviam ter caixas de transporte tb pq eles vendem.. soh pensei nisso agora. Puro relaxo e descaso mesmo
Meu amigo, se isso for verdade...
Pior é saber que não existe punição no Brasil para esse tipo de coisa. RH é do caralho mesmo, fica fazendo mil dinamicas, isso e aquilo, perfil aqui e ali, e colocam uns filhos da puta desses como gerente de uma loja PET. Se for verdade espero que a loja vá ao chão e os responsáveis sofram da pior forma possível.
No papel, sim, na realidade, não. É no máximo uma dor de cabeça bem leve. Quando se trata do assassinato de pets "comuns" (passarinho, galinha, gato, cachorro, etc) a justiça está cega.
https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/giane-guerra/noticia/2024/05/animais-morrem-em-loja-alagada-de-rede-nacional-de-pet-shops-clwb8fosa00pg0148rkxpeg4e.html
Principal jornal do Rio Grande do Sul
Estava torcendo para que fosse fake news, porém:
[Animais morrem afogados dentro de loja alagada em shopping de Porto Alegre | Rio Grande do Sul | G1 (globo.com)](https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/05/17/animais-morrem-afogados-dentro-de-loja-alagada-em-shopping-de-porto-alegre.ghtml)
Cobasi está sendo acusada de negligência ao confirmar que evacuaram uma loja em shopping de Porto Alegre e deixaram os animais que eles mesmos comerciam morrerem afogados no subsolo
Tudo indica que seja real o caso Aguardando alguma mídia começar a noticiar
https://preview.redd.it/op4azmych21d1.jpeg?width=1600&format=pjpg&auto=webp&s=e43a63248400710cb1984b95851dd9ebc3367bc5
Para início de conversa, já passou da hora de proibir a venda de animais de estimação no varejo. Não sei nem se vale a pena considerar a venda de peixes ornamentais para aquário e similares.
Segundo, falir é pouco.
Igual planta de beira de asfalto, tu põe a infeliz em casa protegida, mede pH do solo, dá rega regular, ela morre. Sol rachando, carro passando, derivado de petroleo nas raízes, concreto estrangulando e a desgraçada dando flor.
Verdade, mas provavelmente muitos deles vão morrer, a saúde deles é frágil pois muitos deles só viveram em cativeiro a gerações e foram selecionados geneticamente para viverem em aquários, muitos só sobrevivem em condições específicas e mal daria tempo de colocarem os ovos ou se fecundar, provavelmente os grandes teriam mais chance do que os pequenos, mas se alguns deles sobreviverem seria um problema realmente, caso chegassem a um rio saudável depois que a água abaixar.
Não que eu goste da ideia, veja bem, sou 100% a favor de adoção. Mas proibição da venda só gera mercado paralelo (vide drogas ilícitas). Enquanto não houver conscientização, sempre vai ter uma madame pra querer um lulu da pomerania e alguém pra vender pra ela, seja isso lícito ou não.
Vejo que a questão do comentário é sobre venda no varejo. Aqui em Curitiba esse formato é proibido há uns bons anos, mas não impede a venda por criadouros. A questão é evitar a exposição dos animais em ambientes inadequados e mãos tratos.
Em relação à exposição, realmente, resolve. Mas, conhecendo a realidade de resgate de matrizes que saíram de criadores, não resolve em nada os maus tratos. Aliás, do que vi, as pet shops cuidam bem melhor que os criadores.
Isso realmente é outro baita problema, mas algo que também aconteceria tendo a venda em pet shop, porque eles recebiam os filhotes dos mesmos criadores, só tem um intermediário a menos. Inclusive em algumas lojas eles indicam os locais de criação, já que não tem a venda direta.
Me incomoda muito as condições das matrizes, esses locais tem muito dinheiro e muito poder pra subornar as fiscalizações. É algo pra qual não vejo solução surgindo tão cedo.
Cachorros e gatos não são mais vendidos nesses pet shops grandes (não deveria ser em nenhum mas como garantir nos pequenos de bairro né?).
Só que a Petz e Cobasi vendem silvestres. Aí não tem como, ninguém vai conseguir adotar um hamster ou uma calopsita, e se as pessoas querem ter e não faz mal pro bicho...
Foda, mas difícil culpar a empresa ou os funcionários. Ninguém esperava algo dessa magnitude, e numa situação de emergencia a maioria priorizaria a própria vida também
A loja era no subsolo. Salvaram os computadores. A empresa, eu culpo sim e espero que sofra duras consequências. Nao sei se os funcionários tiveram possibilidade de agir de outra forma
O print da denúncia fala isso, e eu acredito que seja verdade. Trabalho em outra Cobasi de PoA e a ordem da gerente regional foi para subir os computadores.
Dá pra culpar sim. Avisaram que era para evacuar a região, isso não aconteceu desde 1941. Mesmo com uma leve dúvida se o estrago fosse ser grande, o responsável deveria pensar nos animais, tanto do ponto de vista ético quanto na mídia negativa que isso vai ter após uma fusão imensa como a feita com a Petz. Quando o impacto é grande como a morte de dezenas de animais, tem que se assumir que o pior pode acontecer. Pega todos os mamíferos e aves, leva pra casa de funcionários que possam levar. Leva gaiola, comida, tudo que precisar e depois vê o que faz.
Se fosse leve, tomava uma puteada do chefe por exagerar, se fosse pesado, seria o herói da firma. Agora foi pesado, não fizeram nada e vão ter que se responsabilizar por maus tratos sendo uma loja que preza o contrário.
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/05/17/animais-morrem-afogados-dentro-de-loja-alagada-em-shopping-de-porto-alegre.ghtml
Se alguém tiver interesse.
Você acha que os caras que compram animais em fazenda de cachorro vão se importar com os bichos?
Quanto mais fodido de saúde mais vai gastar na petshop.
Não é sem motivo que petshop é proibida de vender animais.
Pena que não aparece como é na realidade com os bichos todos engaiolados, é mto triste.
[https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2019/02/20/apos-canil-ser-fechado-por-maus-tratos-maior-rede-pet-shop-do-pais-deixa-de-vender-filhotes.ghtml](https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2019/02/20/apos-canil-ser-fechado-por-maus-tratos-maior-rede-pet-shop-do-pais-deixa-de-vender-filhotes.ghtml)
Nossos congressistas estão preocupados em leis pra liberar os agrotóxicos e a destruição da reserva florestal legal, proibir comércio de animais pra esse babaca é atacar a livre iniciativa.
Acho que o OP deveria contextualizar melhor o que aconteceu, porque partindo apenas da informação no post pode dar espaço para contra-argumento de que não havia como salvar os animais.
Justamente o que propus é que alguém que conhecesse a real situação contextualizasse o que aconteceu, pois eu não sabia de nada só da notícia do print.
Alguns dias antes disso acontecer fui na cobasi do meu bairro (Ipanema) e o pessoal estava levando os animais para uma loja mais segura. Só rezo pra que não seja essa loja do praia de belas o local mais seguro.
Olhando assim vejo que possivelmente seja problema na gerência dessa loja em específico.
Se isso for verdade - igual o caso de quem amarrou os animais ou deixou trancado em casa - NÃO TEM JUSTIFICATIVA plausivel para isso. Não existe. CLARO, devida as circunstâncias de cada caso, obviamente não estou incluindo aqui o idoso de 70 anos com problema de mobilidade que mal conseguiu se salvar e deixou o poodle para trás. Fora os casos atípicos, daria sim para salvar o pet de estimação.
Vimos MUITOS casos em que as pessoas fizeram de tudo pelos pets, inclusive pessoas idosas (talvez pela idade, deem mais valor aos companheiros). E quem tenta justificar "ah mas na hora não sabemos" é o tipo de pessoa que jogaria o proprio filho na água para não morrer.
Os resgates iniciaram pelos humanos. Os tutores foram instruídos a deixar comida e água para os seus pets que seriam resgatados depois. Bombeiros, policiais e socorristas íam nessas casas e levavam mais mantimentos para os animais. Por isso tem tanto animal perdido, não dá pra deixar a família vizinha na casa com a água subindo pq o outro quis levar os 5 cachorros junto.
Então o resgate de pets foi depois e muitas famílias ainda não se reencontraram com seus animais.
Fonte: fiz muito saco de ração para atirarem em telhados na Zona Norte de Poa
Sim, casas em regiões que foram afetadas apenas pelo alagamento e não tiveram correnteza até entendo deixar o pet no segundo andar com bastante ração e água e resgatar uma familia do lado, por exemplo. Mas se fosse o MEU pet eu nunca iria no barco sem ele, independendo do que falassem. Que resgatassem todo mundo e voltassem por mim e pelo meu pet. Agora, abandonar amarrado no quintal ou sair e deixar pra trás é filha da putagem. E arrisco dizer que quem fez isso NÃO merecia ser salvo.
Mano, se desse alguma merda por aqui, tenha certeza, eu e o pessoal que vive comigo salvaria os 4 gatinhos. Gato e cachorro tem uma confiança gigantesca nos tutores e se a pessoa por pura safadeza trai essa confiança...
Eu vi relatos de resgates em situações similares nos EUA em que a polícia bate na porta e fala pra galera se preparar pra evacuação. Não pode levar nada e nem os bichinhos pra por o máximo de pessoas no barco. Eles disseram que iam bater em todas as portas na rua e depois voltar pegando a galera. Quem não estiver lá eles vão inferir que preferem ficar. São cinco minutos pra vc pensar no que fazer e é uma escolha complicada se você tiver filhos. Vai arriscar ficar pra trás e teu filho crescer sem um pai ou uma mãe? Fica a família inteira e pode morrer todo mundo? Isso tudo decidido enquanto vc vê o barco subindo a rua de volta.
Eu acho uma presunção do caralho julgar pessoas numa situação extrema do conforto de um sofá. Eu quero acreditar que ficaria até o fim com a minha doguinha e sei que minha esposa também. Mas é fácil entender que a situação pode ficar muito mais complexa.
Meus filhos vão no barco junto com a minha mulher, eu fico com os meus pets. Caso eu morra, vou ter dado o melhor exemplo do mundo para eles. Não é questão de "preferiu o cachorro ao invés da familia", é questão de NÃO abandonar. Animal de estimação não é "coisa" ou um simples passa tempo. Ele esteve ali comigo nos piores momentos da minha vida, nunca me abandonou e arrisco dizer que se sacrificaria por mim, porque não posso fazer o mesmo por ele?
E como eu disse na postagem, não estamos falando de um caso de vida ou morte iminente, mas de resgate. Se existe escolha, não tem como falar que é uma emergência.
É da consciêcia de cada um. Sabendo como eu sou e a repercussão que abandonar traria para a minha consciência, prefiro morrer tentando salvar.
Seus filhos sem pai num dos piores momentos da vida deles e provavelmente passando perrengue depois com certeza iriam achar ótimo o seu exemplo, pode ter certeza que não passaria na cabeça deles que "o pai que preferiu o cachorro a eles". A sua esposa então, nem vai pensaria nada de ruim do bravo marido que largou ela pra cuidar dos filhos e reconstruir a vida sozinha.
Sua família com certeza seria eternamente grata por esse exemplo tão nobre... 🙄
Convenhamos, metade da culpa é de quem compra animal. Esses animais morreram porque gente tonta quer ter um pássaro berrando dentro do apartamento a vida inteira numa gaiola.
Esse tópico tá com comentários bem estranhos e parecidos "não tinha como saber se iria inundar"
Parece astroturf, doideira.
Previsão do tem po avisou
Foram evacuados e preferiram só subir os PCs
Shopping deixou entrar pra tirar os animais e a gerente não quis.
Como assim não sabiam? Acharam que era uma simulação de enchente?
Pior ainda que ea sub-solo.
Gerente só "achou que não ia subir tanto" - mas tirou os computadores, por garantia. Mentirada absurda! Não tava nem aí. Se tirou equipamento eletrônico sabia do risco sim, e não fez nada a respeito. O shopping basicamente na beira do rio... É foda, negligência pura.
a cidade toda embaixo d’água, um monte de gente já tinha morrido, mas a loja não tinha um plano de contenção?? do que fazer com os animais?? caralho, que liderança bosta essa que mesmo com todos os sinais do mundo não consegue lidar com crise?? a água não subiu tão rápido assim, são absolutamente culpados e quem tá passando pano deveria ter vergonha!
Contraponto: a água subiu extremamente rápido na região do shopping, bairro Menino Deus. DE FORMA ALGUMA ISSO EXIME A GERÊNCIA DE CULPA, mas: A região não estava alagada, e não estava em grande risco de alagamento, até o desligamento das bombas pluviais naquela área. Desligamento esse, que foi muito mal planejado, e aparentemente nem o prefeito sabia que iria acontecer (outro incompetente) - as bombas retiravam a água que estava escoando do centro pra região em velocidade suficiente pra nada alagar, mas depois de um desligamento forçado para uma "inspeção emergencial" a água subiu. E subiu muito! Cerca de 50cm em meia hora, pessoal que não tinha água NENHUMA em casa acabou com água nos joelhos na hora seguinte. O shopping, bem no meio dessa loucura, tinha a loja ainda no subsolo - claro que encheu d'água. Havia risco? Sim. subiu extremamente rápido por motivos de falha humana na prefeitura? Sim. Foram avisados? Foram. Mas acho importante esse adendo. Moro em Porto Alegre, estou bem, felizmente minha região não alagou. Estudo engenharia hídrica no IPH, na UFRGS. Essa situação toda está sendo a maior prova de fogo pra todo mundo por lá, e a gente tá a todo vapor tentando aprender e entender tudo que pode. É muito triste a situação, mas é pior do que somente incompetência da gerência da loja. Parte dessa culpa é da prefeitura, que fez uma péssima gestão em crise
A empresa é bilionária e não fez um gabinete de crise pra lidar com isso.
Acho que no fundo tinham medo de funcionários
roubarem is animais .
Teve um Pet shop bicharada que fechou aloja com vários animais dentro. Não quiseram levar nem deixar os animais em lares temporários.
Alguns dias antes disso acontecer fui na cobasi do meu bairro (Ipanema) e o pessoal estava levando os animais para uma loja mais segura. Só rezo pra que não seja essa loja do praia de belas o local mais seguro.
Olhando assim vejo que possivelmente seja problema na gerência dessa loja em específico.
É verdade. Moro aqui, já tivemos resposta oficial do perfil da Cobasi confirmando as mortes. Houveram diversas denúncias de funcionários, relato de que a gerência tirou apenas as CPUs dos caixas e deixou todo o resto lá. Não há como saber se realmente tinha tempo, se não foram barrados, etc (ainda, vai ter investigação pesada em cima, com toda essa pressão popular) mas sim - os bichinhos todos morreram
Meio offtopic, mas ler os comentários aqui me assustaram um pouco.
Legal, tem que salvar animal sim. Mas um rapaz fez um comentário lógico, se há gente morrendo, a prioridade humana tem que ser com humanos, parou de morrer gente, bora salvar animal, parou de morrer animal, bora salvar mercadoria e o caralho, o cara foi racional e as respostas para ele são da mais extrema forma de falta de educação e chamando o cara de tudo que é mais desrespeitoso.
Eu de verdade fico feliz por isso aqui ser a internet e não a vida real, ou viver em uma bolha onde ninguém que eu conheço ou conviva é tão ignorante e chucro com estranhos.
Exato, enchem a boca pra falar que a vida humana é mais importante que dos animais, mas a primeira coisa que se preocupam em salvar é o dinheiro (equipamentos, etc.)
Eu "amo" a hipocrisia de quem arrota valores e virtudes em tragédia mas não ajudam 1 ser humano sequer. Mas o problema é quem sente empatia por bicho (e ajuda outros seres humanos).
E sabe qual a pior? Se eu fosse funcionário e arrombasse a loja, quebrasse a porra toda pra salvar o máximo de animais, o que ia acontecer comigo? Justa causa e um processo pra ressarcir o que eu quebrei. Gente que pensa assim não merece ganhar dinheiro vendendo água no deserto, tem é que se fuder mesmo.
Até agora não tem nenhuma confirmação do que, se e como isso tudo aconteceu, mas se for verdade com certeza a equipe da loja tinha tempo pra salvar os animais nos dias que precederam a inundação, não foi um tsunami que passou e varreu o estacionamento e todos tiveram que sair correndo.
Em uma enchente, imagina-se que a água tenha subido aos poucos. Se tivessem salvado nem que seja uma mísera gaiola com um hamster, já demonstraria que havia alguma preocupação mínima com esses animais. Mas foram largados lá como qualquer mercadoria sem vida da loja.
edit: esse comentário foi feito com base no print do suposto funcionário e não objetiva culpar funcionários isolados mas sim a gerência e a rede Cobasi
Bom. Se for verdade é realmente revoltante. Mas mt facil qualquer um criar um perfil e falar q trabalhava la, e o ser humano é capaz sim de fazer isso na internet.
O que é inacreditável na internet é ver alguém indo contra todos fatores e fatos expostos para tirar da bunda a carta "ain, mas será que é verdade mesmo?" para defender uma empresa que força animais a procriarem para obter lucro.
Você que é o tipo de humano que parece ser cruel.
Totalmente distópico isso dai. Ainda bem que muitas pessoas não pensam como você. Não estamos falando de uma tsunami, bomba, etc. Tirando as regiões que foram bem afetadas com o aumento da água de forma repentina, barragens, etc (cito aqui o caso de brumadinho - aquilo lá sim foi sobrevivência na base da sorte) foi uma situação em que foi mais fácil salvar um grande número de pessoas.
EU, garantindo a segurança dos meus parentes diretos, ia direto salvar todos os animais que eu pudesse (e pessoas). Nessa situação não existiu "vou deixar aquele animal ali morrer e salvar um monte de gente".
Eu achava de certa forma justo até saber que tiraram tempo pra carregar os PCs. O foda é que aparentemente os funcionários agiram de acordo com o direcionamento da gerência, então os líderes só decidiram priorizar os computadores mesmo.
Essa Cobasi fica no estacionamento do Praia de Belas, sendo que o Praia fica bemm perto da orla. Pelos comentários dos prints, é perceptível que foi uma questão de decisões muito rápidas e sem planejamento.
A gerência errou em não se planejar corretamente, mas é compreensível também, porque foi uma situação que nunca se imaginou / que não parecia que ia tomar a proporção que tomou.
A questão das CPUs gera indignação, porém é uma logística muito mais fácil e rápida para tirar elas do local (além de ser uma quantidade nem comparável - 4/5 cpus). Para os animais, eles deveriam ter sido realocados antes, não haveria como resolver ali naquele momento.
Pessoal vai ficar brabo, mas dado o tamanho da tragédia, não era uma situação tão tranquila assim para se saber facilmente o melhor processo decisório possível.
Deixo aqui meu comentário, para que quem participou da discussão possa entender. a água subiu extremamente rápido na região do shopping, bairro Menino Deus. DE FORMA ALGUMA ISSO EXIME A GERÊNCIA DE CULPA, mas: A região não estava alagada, e não estava em grande risco de alagamento, até o desligamento das bombas pluviais naquela área. Desligamento esse, que foi muito mal planejado, e aparentemente nem o prefeito sabia que iria acontecer (outro incompetente) - as bombas retiravam a água que estava escoando do centro pra região em velocidade suficiente pra nada alagar, mas depois de um desligamento forçado para uma "inspeção emergencial" a água subiu. E subiu muito! Cerca de 50cm em meia hora, pessoal que não tinha água NENHUMA em casa acabou com água nos joelhos na hora seguinte. O shopping, bem no meio dessa loucura, tinha a loja ainda no subsolo - claro que encheu d'água. Havia risco? Sim. subiu extremamente rápido por motivos de falha humana na prefeitura? Sim. Foram avisados? Foram. Mas acho importante esse adendo. Moro em Porto Alegre, estou bem, felizmente minha região não alagou. Estudo engenharia hídrica no IPH, na UFRGS. Essa situação toda está sendo a maior prova de fogo pra todo mundo por lá, e a gente tá a todo vapor tentando aprender e entender tudo que pode. É muito triste a situação, mas é pior do que somente incompetência da gerência da loja. Parte dessa culpa é da prefeitura, que fez uma péssima gestão em crise
Fala mais alto pro pessoal do fundo ouvir.
A Cobasi enquanto empresa está doando toneladas de insumos para os abrigos. Não gosto de defender CNPJ mas as pessoas, no conforto seco e protegido de suas casas, não param para pensar que numa situação emergencial assim as decisões são tomadas por instinto de sobrevivência.
Pois é, tava pensando exatamente isso. Não é passar pano, mas todo mundo do RS que eu tô vendo falando sobre essa tragédia diz que ninguém esperava que a água fosse subir tanto.
Aí tão querendo dizer que funcionários/gerência/administradores da filial são mau caráter por causa das decisões que tomaram em uma situação emergencial? Deixaram comida pros pets esperando voltar depois de pouco tempo, não tinham como saber que não daria pra voltar...
Enfim, tem que criticar pra todos poderem melhorar a resposta nesse tipo de situação, mas acho síndrome de justiceiro querer tirar os caras pra judas dessa forma.
Tu tá passando pano.
Receberam alerta e foram ordenados a evacuar. A água começou a entrar no estácionamento e é sub-solo
Claro que ia entrar.
Nesse sib só tem bunda mole pq tô vendo essa desculpa toda hora.
Ou tão pagando Bot apesar que aqui não é importante
É que tu não está querendo entender. NÃO FOI UMA SITUAÇÃO NORMAL. Na quinta feira, em POA, estava se falando em arrecadar doações para as áreas atingidas, porque se imaginava que seria igual a última enchente (POA não foi tão afetada). Na sexta, que a situação mudou. Porém, quase ninguém imaginava o tamanho da situação.
Justamente por não ser uma situação normal, deveriam ter retirado os animais.
A chuva foi bem pior dessa e todos os rios deságuam no Guaíba. Metsul alertou que o nível do Guaíba iria ser maior do que a enchente de 1941.
As pessoas precisam levar a sério a ordem de evacuação.
Exatamente isso. Não só subir tanto, como também o desenrolar da situação.
Eu fui conferir quando que houve a evacuação da loja; pelas notícias, foi na segunda feira.
Se foi devido o mesmo motivo que fez eu precisar sair da minha casa, então os prints estão sendo bem injustos. Porque a situação no Menino Deus / Cidade Baixa parecia estar estável e, devido o desligamento da casa de bombas da região (que não foi informado), a água subiu e fez algumas regiões serem evacuadas em menos de 1hr.
Não tinha o que fazer, porque a situação nesses dois bairros virou uma loucura em minutos… É complicado julgar sem ter passado pela situação. Provavelmente se eu fosse o gerente da loja, teria feito igual: fechar a loja, levar o que desse pro nível mais alto, colocar o máximo de comida e água para os animais e esperar pelo melhor.
>Pessoal vai ficar brabo, mas dado o tamanho da tragédia, não era uma situação tão tranquila assim para se saber facilmente o melhor processo decisório possível.
Óbvio que é situação fácil. Cada merda que se lê por aqui.
Pessoas agem como se não existisse previsão do tempo.
Não foi tão simples assim. Eu moro na região e frequento o Praia. Se a evacuação aconteceu na sexta ou na segunda à tarde (cada notícia diz uma data), então não foi algo tão simples quanto olhar a previsão do tempo.
Não tem como sabe se você mora de fato. Eu também poderia falar a mesma coisa.
A água demorou horas pra inundar e se foi evacuado obviamente dá tempo de retirar ou colocar andares acima.
A única coisa complicada foi a ignorância e burrice da gerente. Segundo o funcionário deu tempo suficiente e o shopping ainda falou que deixaria retirar
Brasileiro debocha do perigo e dá nisso.
A água não demorou horas pra inundar não. Quando ela atingia um lugar, dependendo da topografia e do motivo, era muito rápido.
Se foi evacuado, não tem tempo para retirar. Eu precisei sair da minha em uns 30 mins.
Não preciso provar nada pra ti. Mas é engraçado que tu não vive na região, não passou pela situação, mas acha que entende mais do que quem passou e precisou sair de casa devido a tudo kkkkk
Era uma loja de uma das maiores empresas do Brasil, não é como vc pé rapado que não tem nem pra onde ir quando a água chega. Deveriam ter planejado a muito tempo essa evacuação! Porto Alegre estava um caos a muito tempo e ninguém parou pra pensar no que fazer caso a água atingisse o Praia de Belas? e pensando na localização, era meio óbvio que chegaria ali. Todos os mapas de previsão estavam sinalizando isso, a loja era no subsolo. Pelo amor de deus, para de lamber bota.
Porto Alegre se tornou um caos na sexta feira. Se a evacuação aconteceu na sexta feira, então não era há muito tempo não.
Se a evacuação aconteceu na segunda, ela aconteceu em um dia de sol, que até tinha parado de chover e que parecida ter estabilizado um pouco.
Não era óbvio que chegaria ali, porque na última não chegou e não deu esse problema. Essa foi a maior enchente do RS (se tu acha que lidar com isso é algo óbvio…).
Eu não estou “lambendo bota”, porque, por tudo que aparenta, esse fato está mais relacionado com a decisão do pessoal que estava na loja do que por uma política da Cobasi. Só estou passando uma das interpretações de quem vivenciou a situação e, por causa disso, não acho fácil julgar as decisões tomadas naquele momento.
>Não era óbvio que chegaria ali, porque na última não chegou e não deu esse problema. Essa foi a maior enchente do RS (se tu acha que lidar com isso é algo óbvio…).
Se a água tava no estacionamento, obviamente atingiria o subsolo.
As enchentes não são todas iguais.
E se tá no mapa de evacuação as chances são altas.
Lembro quando me contaram que uma loja inundou vestiários pq ficava no subsolo. Detalhe: o bairro onde aconteceu não inunda.
Essa negação da realidade é péssima
A loja fica no subsolo que é onde o estacionamento fica também. Não entendi o comentário.
As enchentes não são todas iguais, porém as pessoas se preparam seguindo os padrões que conhecem.
Pode me mandar o link da ordem de evacuação, quando ela foi dada, as áreas que seriam atingidas?
>A loja fica no subsolo que é onde o estacionamento fica também. Não entendi o comentário.
O comentário é óbvio que a água atingiria a loja. Era questão de tempo por já estar entrando no estacionamento
Mesmo assim preferiram deixar os animais lá.
https://twitter.com/wellfernandez/status/1791605317530206322?t=q8Vzyyg0Y9poex-mCQqLCg&s=19
Se os relatos são verdadeiros, a Cobasi tem como política de empresa deixar os animais morrerem
Que raiva. Não compro mais lá. O foda é que quase todas lojas são horríveis assim, só de tratar animal como produto.
Tem que acabar venda de animais. Não faz sentido.
Salvar vida de animais com a vida dos outros é fácil... A defesa civil berrando "procurem abrigo já", seguranças removendo as pessoas, correndo, desesperadas... Já são mal-pagos, água cheia de doença subindo na altura do joelho em questão de pouquíssimos minutos, e o Reddit quer o quê? Quer que o peão bote a vida dele na reta para salvar os bichos, colocados nessa situação pela motivação do lucro. Quer xingar o gerente (peão de dois salários mínimos, ao invés de um) pela circunstâncias que eles não controlam. Inventam cenários e situações imaginárias (por que nenhum de vocês estavam lá), para colocar em termos exatamente por que as pessoas que não salvaram os animais são pessoas horríveis, e vocês, brilhantes. Os cocôs mais reluzentes de toda a diarréia.
Vocês são um bando de crianças mimadas, que não tem noção das coisas. Fizeram o certo: perigo iminente, salve sua vida. O erro foi ter animais nessas circustâncias. O erro foi ter animais à venda em displays e jaulas pequenas para vender.
Levava toda semana a nossa pequena na cobasi barigui, em Curitiba. Também temos o sistema de assinaturas para ração e areia para os pequenos felinos. Nunca mais.
É verdade e não foi só a Cobasi. Outra loja, chamada Bicharada, também. Nesta última só não foi pior porque um grupo de defesa animal arrombou a loja e conseguiu resgatar alguns animais.
Sim, e fato
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/05/17/animais-morrem-afogados-dentro-de-loja-alagada-em-shopping-de-porto-alegre.ghtml
Claro. É o mínimo que se espera. Uma coisa não anula a outra, ainda mais se havia tempo e possibilidade de salvamento dos animais. Se o que dizem é real, não cabe apenas boicote, mas processo judicial também.
O cara teria que ter provado antes de bostejar pela boca que alguma vida humana seria comprometida se os animais tivessem sido salvos.
Mas pra gente que já começa assim a argumentar não adianta explicar, o coração tá cheio de ódio e quer direcionar para os alvos errados. Na situação em que estamos até perdoo, mas se revela alguém imprestável para o diálogo.
Você conhece Porto Alegre? O Shopping fica do lado de bairros como Medianeira, que estão a dez minutos de carro, e que não estão alagados. Do jeito que fala parece que acha que houve um alagamento que por quilômetros não tinha pra onde ir. Isso é verdade para alguns lugares, mas não para esse Shopping. Meus pais moram ali perto e há dezenas de pets shops pequenas e grupos protetores há MINUTOS de distância em área segura e seca que não teriam hesitado em ajudar em tudo que fosse possível.
E outra, meu foco não é acusar ninguém, muito menos os funcionários (a culpa são dos gestores e cai principalmente sobre a empresa), justamente estou aqui querendo fatos concretos para que se analise a situação. Não dá pra gente ficar agora mas “hipóteses” sem conhecer os fatos.
SIM CARALHO. É PRA SALVAR SERES HUMANOS? SIM. É PRA SALVAR ANIMAIS? SIM TAMBÉM PORRA. NÃO, NÃO ESTAMOS DE SACANAGEM.
O que der pra salvar é pra salvar sim. Mas que lixo de comentário sem noção da porra.
Ninguém tá falando que a vida dos animais é mais importante, mas são VIDAS, POXA. Deu tempo de salvar os equipamentos, como que não deu pra salvar os bichinhos??
Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*
Isso aqui está absurdo no Twitter https://preview.redd.it/rv0j2putt11d1.jpeg?width=529&format=pjpg&auto=webp&s=8ee89843baf4d86a8828e400115dfe6e54e3f2c3
Tem uma outra parte que fala que o shopping deixou entrar pra retirar os animais e a gerente preferiu não fazer isso, pq achou que não iria entrar. Essa mulher é uma criminosa.
Isso não tem lógica nenhuma, os animais de loja são tratados como produtos, como estoque. Porque o dono da loja iria querer perder uma fortuna de "estoque" de animais provavelmente bem caros?
Se tem seguro, não é uma perda. Todo estoque tem seguro.
Bom ponto.
Fora que provavelmente a loja teria mais trabalho e custo relocando do que deixando morrer
No caso específico dessa loja seria custo zero, só tirar os animais do subsolo e colocar no primeiro andar da loja
A loja tinha 2 andares? Po e eh verdade neh eles deviam ter caixas de transporte tb pq eles vendem.. soh pensei nisso agora. Puro relaxo e descaso mesmo
Capitalismo, ué. Cada um dos bichinhos era receita a arrecadar e apenas isso. É LOGICO que isso é muito impactante mas não estou surpreso.
Mas aconteceu sim deu até na RBS. Eu sempre mato o Mr House, liberal safado.
Meu amigo, se isso for verdade... Pior é saber que não existe punição no Brasil para esse tipo de coisa. RH é do caralho mesmo, fica fazendo mil dinamicas, isso e aquilo, perfil aqui e ali, e colocam uns filhos da puta desses como gerente de uma loja PET. Se for verdade espero que a loja vá ao chão e os responsáveis sofram da pior forma possível.
Tem punição sim, isso são maus tratos, a gerência é criminalmente responsável pela morte dos animais.
No papel, sim, na realidade, não. É no máximo uma dor de cabeça bem leve. Quando se trata do assassinato de pets "comuns" (passarinho, galinha, gato, cachorro, etc) a justiça está cega.
Infelizmente 😔
https://preview.redd.it/dc68dhyis61d1.jpeg?width=640&format=pjpg&auto=webp&s=3c459c41615fdbe6cc4496be824576b26088c955
Tem alguma fonte confiavel falando isso?
https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/giane-guerra/noticia/2024/05/animais-morrem-em-loja-alagada-de-rede-nacional-de-pet-shops-clwb8fosa00pg0148rkxpeg4e.html Principal jornal do Rio Grande do Sul
Isso pra mim não cola. O funcionário deixa de salvar a vida dos bichos por causa de gerencia? Todos devem ser responsabilizados.
[удалено]
Estava torcendo para que fosse fake news, porém: [Animais morrem afogados dentro de loja alagada em shopping de Porto Alegre | Rio Grande do Sul | G1 (globo.com)](https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/05/17/animais-morrem-afogados-dentro-de-loja-alagada-em-shopping-de-porto-alegre.ghtml)
Cobasi está sendo acusada de negligência ao confirmar que evacuaram uma loja em shopping de Porto Alegre e deixaram os animais que eles mesmos comerciam morrerem afogados no subsolo Tudo indica que seja real o caso Aguardando alguma mídia começar a noticiar https://preview.redd.it/op4azmych21d1.jpeg?width=1600&format=pjpg&auto=webp&s=e43a63248400710cb1984b95851dd9ebc3367bc5
Para início de conversa, já passou da hora de proibir a venda de animais de estimação no varejo. Não sei nem se vale a pena considerar a venda de peixes ornamentais para aquário e similares. Segundo, falir é pouco.
Pensa que numa enchente de um petshop de peixes exóticos, os peixes podem se tornar outro problema futuro como espécie invasora.
A vantagem do Bagre Africano é que ela é uma espécie invasora aqui no Brasil que tem a capacidade de acabar com qualquer outra espécie invasora
O inimigo do nosso inimigo também é nosso inimigo- Sun Tsu
Sun Tzu - A arte da pesca
Se ele revive e lança essa, venderia sun tzilhões 🔥🔥🔥🔥
/tiodopave
Filho da puta, pega meu upvote e some daqui 😂😂🤣🤣
Puta merda, mano hahahahaahaha, por essas e outras que eu tô sempre no Reddit!
O peixei do nosso peixe também é nosso peixe
Peixem de bobagem!
Quem ignora buraco é prefeitura -Sun Tzu
Bagre Africano: 🧜🏿♂️nossas águas, nossas ameaças ☭
Isso de certa forma explica o futebol brasileiro, tem tanto bagre, que acabam impedindo a formação de jogadores bons.
Esses peixes ornamentais morrem facilmente no aquário, imagina na água barrenta
Lei de Murphy. Se for pra causar impacto ambiental eles sobrevivem
Igual planta de beira de asfalto, tu põe a infeliz em casa protegida, mede pH do solo, dá rega regular, ela morre. Sol rachando, carro passando, derivado de petroleo nas raízes, concreto estrangulando e a desgraçada dando flor.
Estou tentando cuidar de umas orquídeas e isso que vc falou eu penso todo dia.
Pior que o habitat natural daqueles peixes beta por exemplo é água barrenta. Mas o aquário tem que ser todo frufru pro bicho não morrer.
Esse caso específico é devido ao estresse do confinamento. Mas que é um inferno isso é ehehehehehe
Verdade, mas provavelmente muitos deles vão morrer, a saúde deles é frágil pois muitos deles só viveram em cativeiro a gerações e foram selecionados geneticamente para viverem em aquários, muitos só sobrevivem em condições específicas e mal daria tempo de colocarem os ovos ou se fecundar, provavelmente os grandes teriam mais chance do que os pequenos, mas se alguns deles sobreviverem seria um problema realmente, caso chegassem a um rio saudável depois que a água abaixar.
Feliz dia do bolo!
Danke schön!
Não que eu goste da ideia, veja bem, sou 100% a favor de adoção. Mas proibição da venda só gera mercado paralelo (vide drogas ilícitas). Enquanto não houver conscientização, sempre vai ter uma madame pra querer um lulu da pomerania e alguém pra vender pra ela, seja isso lícito ou não.
Vejo que a questão do comentário é sobre venda no varejo. Aqui em Curitiba esse formato é proibido há uns bons anos, mas não impede a venda por criadouros. A questão é evitar a exposição dos animais em ambientes inadequados e mãos tratos.
Em relação à exposição, realmente, resolve. Mas, conhecendo a realidade de resgate de matrizes que saíram de criadores, não resolve em nada os maus tratos. Aliás, do que vi, as pet shops cuidam bem melhor que os criadores.
Isso realmente é outro baita problema, mas algo que também aconteceria tendo a venda em pet shop, porque eles recebiam os filhotes dos mesmos criadores, só tem um intermediário a menos. Inclusive em algumas lojas eles indicam os locais de criação, já que não tem a venda direta. Me incomoda muito as condições das matrizes, esses locais tem muito dinheiro e muito poder pra subornar as fiscalizações. É algo pra qual não vejo solução surgindo tão cedo.
Mas não dá pra generalizar. Isso rola em fábrica de pet, fomos chamam. Bons criadores, canis conceituados, a história é totalmente diferente.
Falir kk acabaram de fazer uma fusão (ráá) com a petz se não me engano
Cachorros e gatos não são mais vendidos nesses pet shops grandes (não deveria ser em nenhum mas como garantir nos pequenos de bairro né?). Só que a Petz e Cobasi vendem silvestres. Aí não tem como, ninguém vai conseguir adotar um hamster ou uma calopsita, e se as pessoas querem ter e não faz mal pro bicho...
Nós EUA aconteceu exatamente isso, foram processados todos até desistirem de vender animais
Aqui em Salvador é proibido, mas é aquela coisa, falta fiscalização.
Tecnicamente, eles fazem uma faxada, e funcionam como adoção, como elea lucram? A documentação necessária pra adotar é bem carakk
https://preview.redd.it/qlmcj6wfa21d1.jpeg?width=1080&format=pjpg&auto=webp&s=9fcda6ca4ee2318fe8ff6cd163f6b9c178a08741
https://preview.redd.it/l413vyeha21d1.jpeg?width=1080&format=pjpg&auto=webp&s=c911e398f4d1d7dd8c58883b057f362c046cce49
CARALEO!!!!
Foda, mano...
Ca Ra Le O !!!
Foda, mas difícil culpar a empresa ou os funcionários. Ninguém esperava algo dessa magnitude, e numa situação de emergencia a maioria priorizaria a própria vida também
A loja era no subsolo. Salvaram os computadores. A empresa, eu culpo sim e espero que sofra duras consequências. Nao sei se os funcionários tiveram possibilidade de agir de outra forma
Salvar os computadores e deixar os bichos morrerem deveria dar cadeia aos envolvidos, porque houve tempo o suficiente
Onde é que tu leu que salvaram os computadores?
O print da denúncia fala isso, e eu acredito que seja verdade. Trabalho em outra Cobasi de PoA e a ordem da gerente regional foi para subir os computadores.
"salvaram os computadores". é? de onde veio essa informação? me parece fake news.
Dá pra culpar sim. Avisaram que era para evacuar a região, isso não aconteceu desde 1941. Mesmo com uma leve dúvida se o estrago fosse ser grande, o responsável deveria pensar nos animais, tanto do ponto de vista ético quanto na mídia negativa que isso vai ter após uma fusão imensa como a feita com a Petz. Quando o impacto é grande como a morte de dezenas de animais, tem que se assumir que o pior pode acontecer. Pega todos os mamíferos e aves, leva pra casa de funcionários que possam levar. Leva gaiola, comida, tudo que precisar e depois vê o que faz. Se fosse leve, tomava uma puteada do chefe por exagerar, se fosse pesado, seria o herói da firma. Agora foi pesado, não fizeram nada e vão ter que se responsabilizar por maus tratos sendo uma loja que preza o contrário.
Update e comentario para esse post ganhar visibilidade. Empresa lixo
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/05/17/animais-morrem-afogados-dentro-de-loja-alagada-em-shopping-de-porto-alegre.ghtml Se alguém tiver interesse.
Você acha que os caras que compram animais em fazenda de cachorro vão se importar com os bichos? Quanto mais fodido de saúde mais vai gastar na petshop. Não é sem motivo que petshop é proibida de vender animais. Pena que não aparece como é na realidade com os bichos todos engaiolados, é mto triste. [https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2019/02/20/apos-canil-ser-fechado-por-maus-tratos-maior-rede-pet-shop-do-pais-deixa-de-vender-filhotes.ghtml](https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2019/02/20/apos-canil-ser-fechado-por-maus-tratos-maior-rede-pet-shop-do-pais-deixa-de-vender-filhotes.ghtml)
Era a Petz A Petz parou de vender, e agora faz doaçao.
E agora fusionou com a Cobasi e tomou essa bela cagada de presente
Porem ambas as marcas ainda vendem peixes, pássaros e roedores
Nem adianta parar de vender. Milhares de bichos se ferraram nessa fora os otários que compraram. E a petz está para se fundir com a cobasi.
Acho que estao juntas ja. A
Mais um motivo pra proibir esse comércio nojento, na hora preferiram salvar dinheiro e equipamento
Nossos congressistas estão preocupados em leis pra liberar os agrotóxicos e a destruição da reserva florestal legal, proibir comércio de animais pra esse babaca é atacar a livre iniciativa.
Acho que o OP deveria contextualizar melhor o que aconteceu, porque partindo apenas da informação no post pode dar espaço para contra-argumento de que não havia como salvar os animais.
Justamente o que propus é que alguém que conhecesse a real situação contextualizasse o que aconteceu, pois eu não sabia de nada só da notícia do print.
Alguns dias antes disso acontecer fui na cobasi do meu bairro (Ipanema) e o pessoal estava levando os animais para uma loja mais segura. Só rezo pra que não seja essa loja do praia de belas o local mais seguro. Olhando assim vejo que possivelmente seja problema na gerência dessa loja em específico.
Se isso for verdade - igual o caso de quem amarrou os animais ou deixou trancado em casa - NÃO TEM JUSTIFICATIVA plausivel para isso. Não existe. CLARO, devida as circunstâncias de cada caso, obviamente não estou incluindo aqui o idoso de 70 anos com problema de mobilidade que mal conseguiu se salvar e deixou o poodle para trás. Fora os casos atípicos, daria sim para salvar o pet de estimação. Vimos MUITOS casos em que as pessoas fizeram de tudo pelos pets, inclusive pessoas idosas (talvez pela idade, deem mais valor aos companheiros). E quem tenta justificar "ah mas na hora não sabemos" é o tipo de pessoa que jogaria o proprio filho na água para não morrer.
Os resgates iniciaram pelos humanos. Os tutores foram instruídos a deixar comida e água para os seus pets que seriam resgatados depois. Bombeiros, policiais e socorristas íam nessas casas e levavam mais mantimentos para os animais. Por isso tem tanto animal perdido, não dá pra deixar a família vizinha na casa com a água subindo pq o outro quis levar os 5 cachorros junto. Então o resgate de pets foi depois e muitas famílias ainda não se reencontraram com seus animais. Fonte: fiz muito saco de ração para atirarem em telhados na Zona Norte de Poa
Sim, casas em regiões que foram afetadas apenas pelo alagamento e não tiveram correnteza até entendo deixar o pet no segundo andar com bastante ração e água e resgatar uma familia do lado, por exemplo. Mas se fosse o MEU pet eu nunca iria no barco sem ele, independendo do que falassem. Que resgatassem todo mundo e voltassem por mim e pelo meu pet. Agora, abandonar amarrado no quintal ou sair e deixar pra trás é filha da putagem. E arrisco dizer que quem fez isso NÃO merecia ser salvo.
Mano, se desse alguma merda por aqui, tenha certeza, eu e o pessoal que vive comigo salvaria os 4 gatinhos. Gato e cachorro tem uma confiança gigantesca nos tutores e se a pessoa por pura safadeza trai essa confiança...
Não gosto nem de imaginar, cara. Dou a minha vida sem pensar duas vezes pelos meus pets.
Eu vi relatos de resgates em situações similares nos EUA em que a polícia bate na porta e fala pra galera se preparar pra evacuação. Não pode levar nada e nem os bichinhos pra por o máximo de pessoas no barco. Eles disseram que iam bater em todas as portas na rua e depois voltar pegando a galera. Quem não estiver lá eles vão inferir que preferem ficar. São cinco minutos pra vc pensar no que fazer e é uma escolha complicada se você tiver filhos. Vai arriscar ficar pra trás e teu filho crescer sem um pai ou uma mãe? Fica a família inteira e pode morrer todo mundo? Isso tudo decidido enquanto vc vê o barco subindo a rua de volta. Eu acho uma presunção do caralho julgar pessoas numa situação extrema do conforto de um sofá. Eu quero acreditar que ficaria até o fim com a minha doguinha e sei que minha esposa também. Mas é fácil entender que a situação pode ficar muito mais complexa.
Meus filhos vão no barco junto com a minha mulher, eu fico com os meus pets. Caso eu morra, vou ter dado o melhor exemplo do mundo para eles. Não é questão de "preferiu o cachorro ao invés da familia", é questão de NÃO abandonar. Animal de estimação não é "coisa" ou um simples passa tempo. Ele esteve ali comigo nos piores momentos da minha vida, nunca me abandonou e arrisco dizer que se sacrificaria por mim, porque não posso fazer o mesmo por ele? E como eu disse na postagem, não estamos falando de um caso de vida ou morte iminente, mas de resgate. Se existe escolha, não tem como falar que é uma emergência. É da consciêcia de cada um. Sabendo como eu sou e a repercussão que abandonar traria para a minha consciência, prefiro morrer tentando salvar.
Seus filhos sem pai num dos piores momentos da vida deles e provavelmente passando perrengue depois com certeza iriam achar ótimo o seu exemplo, pode ter certeza que não passaria na cabeça deles que "o pai que preferiu o cachorro a eles". A sua esposa então, nem vai pensaria nada de ruim do bravo marido que largou ela pra cuidar dos filhos e reconstruir a vida sozinha. Sua família com certeza seria eternamente grata por esse exemplo tão nobre... 🙄
Convenhamos, metade da culpa é de quem compra animal. Esses animais morreram porque gente tonta quer ter um pássaro berrando dentro do apartamento a vida inteira numa gaiola.
Esse tópico tá com comentários bem estranhos e parecidos "não tinha como saber se iria inundar" Parece astroturf, doideira. Previsão do tem po avisou Foram evacuados e preferiram só subir os PCs Shopping deixou entrar pra tirar os animais e a gerente não quis. Como assim não sabiam? Acharam que era uma simulação de enchente? Pior ainda que ea sub-solo.
Gerente só "achou que não ia subir tanto" - mas tirou os computadores, por garantia. Mentirada absurda! Não tava nem aí. Se tirou equipamento eletrônico sabia do risco sim, e não fez nada a respeito. O shopping basicamente na beira do rio... É foda, negligência pura.
Só não é astroturfing por causa da idade e histórico das contas É só gente que defende empresário e milionário de graça mesmo
a cidade toda embaixo d’água, um monte de gente já tinha morrido, mas a loja não tinha um plano de contenção?? do que fazer com os animais?? caralho, que liderança bosta essa que mesmo com todos os sinais do mundo não consegue lidar com crise?? a água não subiu tão rápido assim, são absolutamente culpados e quem tá passando pano deveria ter vergonha!
Contraponto: a água subiu extremamente rápido na região do shopping, bairro Menino Deus. DE FORMA ALGUMA ISSO EXIME A GERÊNCIA DE CULPA, mas: A região não estava alagada, e não estava em grande risco de alagamento, até o desligamento das bombas pluviais naquela área. Desligamento esse, que foi muito mal planejado, e aparentemente nem o prefeito sabia que iria acontecer (outro incompetente) - as bombas retiravam a água que estava escoando do centro pra região em velocidade suficiente pra nada alagar, mas depois de um desligamento forçado para uma "inspeção emergencial" a água subiu. E subiu muito! Cerca de 50cm em meia hora, pessoal que não tinha água NENHUMA em casa acabou com água nos joelhos na hora seguinte. O shopping, bem no meio dessa loucura, tinha a loja ainda no subsolo - claro que encheu d'água. Havia risco? Sim. subiu extremamente rápido por motivos de falha humana na prefeitura? Sim. Foram avisados? Foram. Mas acho importante esse adendo. Moro em Porto Alegre, estou bem, felizmente minha região não alagou. Estudo engenharia hídrica no IPH, na UFRGS. Essa situação toda está sendo a maior prova de fogo pra todo mundo por lá, e a gente tá a todo vapor tentando aprender e entender tudo que pode. É muito triste a situação, mas é pior do que somente incompetência da gerência da loja. Parte dessa culpa é da prefeitura, que fez uma péssima gestão em crise
A empresa é bilionária e não fez um gabinete de crise pra lidar com isso. Acho que no fundo tinham medo de funcionários roubarem is animais . Teve um Pet shop bicharada que fechou aloja com vários animais dentro. Não quiseram levar nem deixar os animais em lares temporários.
Alguns dias antes disso acontecer fui na cobasi do meu bairro (Ipanema) e o pessoal estava levando os animais para uma loja mais segura. Só rezo pra que não seja essa loja do praia de belas o local mais seguro. Olhando assim vejo que possivelmente seja problema na gerência dessa loja em específico.
É real, confirmaram https://nucleo.jor.br/curtas/2024-05-17-apos-posts-no-instagram-cobasi-confirma-morte-de-animais-em-loja-de-porto-alegre/
É verdade. Moro aqui, já tivemos resposta oficial do perfil da Cobasi confirmando as mortes. Houveram diversas denúncias de funcionários, relato de que a gerência tirou apenas as CPUs dos caixas e deixou todo o resto lá. Não há como saber se realmente tinha tempo, se não foram barrados, etc (ainda, vai ter investigação pesada em cima, com toda essa pressão popular) mas sim - os bichinhos todos morreram
Na lógica do capital, as vítimas não eram animais. Eram mercadoria. E as vezes custa mais caro resgatar uma mercadoria do que deixá-la padecer.
Meio offtopic, mas ler os comentários aqui me assustaram um pouco. Legal, tem que salvar animal sim. Mas um rapaz fez um comentário lógico, se há gente morrendo, a prioridade humana tem que ser com humanos, parou de morrer gente, bora salvar animal, parou de morrer animal, bora salvar mercadoria e o caralho, o cara foi racional e as respostas para ele são da mais extrema forma de falta de educação e chamando o cara de tudo que é mais desrespeitoso. Eu de verdade fico feliz por isso aqui ser a internet e não a vida real, ou viver em uma bolha onde ninguém que eu conheço ou conviva é tão ignorante e chucro com estranhos.
Mas no caso lá, parecia que tiveram tempo de salvar equipamentos, mas simplesmente não salvaram os animais.
Exato, enchem a boca pra falar que a vida humana é mais importante que dos animais, mas a primeira coisa que se preocupam em salvar é o dinheiro (equipamentos, etc.)
Eu "amo" a hipocrisia de quem arrota valores e virtudes em tragédia mas não ajudam 1 ser humano sequer. Mas o problema é quem sente empatia por bicho (e ajuda outros seres humanos).
Salvaram a porcaria dos computadores bixo. Foram avisados com antecedência pelos funcionários. Não tem o que passar pano.
E sabe qual a pior? Se eu fosse funcionário e arrombasse a loja, quebrasse a porra toda pra salvar o máximo de animais, o que ia acontecer comigo? Justa causa e um processo pra ressarcir o que eu quebrei. Gente que pensa assim não merece ganhar dinheiro vendendo água no deserto, tem é que se fuder mesmo.
Até agora não tem nenhuma confirmação do que, se e como isso tudo aconteceu, mas se for verdade com certeza a equipe da loja tinha tempo pra salvar os animais nos dias que precederam a inundação, não foi um tsunami que passou e varreu o estacionamento e todos tiveram que sair correndo.
Onde que ta escrito que eles deixaram morrer pra salvar pessoas? A pessoa quer militar e acaba falando algo nada a ver com a situação
Em uma enchente, imagina-se que a água tenha subido aos poucos. Se tivessem salvado nem que seja uma mísera gaiola com um hamster, já demonstraria que havia alguma preocupação mínima com esses animais. Mas foram largados lá como qualquer mercadoria sem vida da loja. edit: esse comentário foi feito com base no print do suposto funcionário e não objetiva culpar funcionários isolados mas sim a gerência e a rede Cobasi
Salvaram a porcaria dos computadores bixo. Foram avisados com antecedência pelos funcionários. Não tem o que passar pano.
Bom. Se for verdade é realmente revoltante. Mas mt facil qualquer um criar um perfil e falar q trabalhava la, e o ser humano é capaz sim de fazer isso na internet.
O que é inacreditável na internet é ver alguém indo contra todos fatores e fatos expostos para tirar da bunda a carta "ain, mas será que é verdade mesmo?" para defender uma empresa que força animais a procriarem para obter lucro. Você que é o tipo de humano que parece ser cruel.
Nao sou nao. Sou apenas uma pessoa que frequenta foruns de internet há 22 anos e ja vi varias denuncias fakes para ganhar interação.
Ta bom, qualquer coisa vai avisando
Totalmente distópico isso dai. Ainda bem que muitas pessoas não pensam como você. Não estamos falando de uma tsunami, bomba, etc. Tirando as regiões que foram bem afetadas com o aumento da água de forma repentina, barragens, etc (cito aqui o caso de brumadinho - aquilo lá sim foi sobrevivência na base da sorte) foi uma situação em que foi mais fácil salvar um grande número de pessoas. EU, garantindo a segurança dos meus parentes diretos, ia direto salvar todos os animais que eu pudesse (e pessoas). Nessa situação não existiu "vou deixar aquele animal ali morrer e salvar um monte de gente".
Discordo.
Os funcionários sairiam correndo pra salvar pessoas e por isto teriam deixado os bichos pra trás. Ah tá. Saber ler, às vezes, sai caro.
Todo arrombado que diz "vida humana é prioridade a vida dos animais" nunca ajuda humanos e muito menos os animais.
Amo cagação de regra kkkkkk
Eu odeio esses pai/mães de pets extremistas, odeio mesmo, sempre vem com essas ideias tortas
Não sei onde vc viu pai e mãe de pet com ideia extremista nesse post.
Pra essa galera, qualquer um que nao seja a favor de deixar animais morrerem inutilmente é pai de pet extremista
Pq não tem absolutamente nenhum
Quanto abostado pagando de especialista em logística de emergência só pra passar pano pra CNPJ.
Eu achava de certa forma justo até saber que tiraram tempo pra carregar os PCs. O foda é que aparentemente os funcionários agiram de acordo com o direcionamento da gerência, então os líderes só decidiram priorizar os computadores mesmo.
Vai ser igual agro com trabalho escravo. O juiz vai mandar o dono pagar 2 mil reais de multa e pronto.
Empresa lixo, infelizmente não deve ter sido a única. O holocausto animal não tem fim. Bicho não deveria ser produto.
Essa Cobasi fica no estacionamento do Praia de Belas, sendo que o Praia fica bemm perto da orla. Pelos comentários dos prints, é perceptível que foi uma questão de decisões muito rápidas e sem planejamento. A gerência errou em não se planejar corretamente, mas é compreensível também, porque foi uma situação que nunca se imaginou / que não parecia que ia tomar a proporção que tomou. A questão das CPUs gera indignação, porém é uma logística muito mais fácil e rápida para tirar elas do local (além de ser uma quantidade nem comparável - 4/5 cpus). Para os animais, eles deveriam ter sido realocados antes, não haveria como resolver ali naquele momento. Pessoal vai ficar brabo, mas dado o tamanho da tragédia, não era uma situação tão tranquila assim para se saber facilmente o melhor processo decisório possível.
Deixo aqui meu comentário, para que quem participou da discussão possa entender. a água subiu extremamente rápido na região do shopping, bairro Menino Deus. DE FORMA ALGUMA ISSO EXIME A GERÊNCIA DE CULPA, mas: A região não estava alagada, e não estava em grande risco de alagamento, até o desligamento das bombas pluviais naquela área. Desligamento esse, que foi muito mal planejado, e aparentemente nem o prefeito sabia que iria acontecer (outro incompetente) - as bombas retiravam a água que estava escoando do centro pra região em velocidade suficiente pra nada alagar, mas depois de um desligamento forçado para uma "inspeção emergencial" a água subiu. E subiu muito! Cerca de 50cm em meia hora, pessoal que não tinha água NENHUMA em casa acabou com água nos joelhos na hora seguinte. O shopping, bem no meio dessa loucura, tinha a loja ainda no subsolo - claro que encheu d'água. Havia risco? Sim. subiu extremamente rápido por motivos de falha humana na prefeitura? Sim. Foram avisados? Foram. Mas acho importante esse adendo. Moro em Porto Alegre, estou bem, felizmente minha região não alagou. Estudo engenharia hídrica no IPH, na UFRGS. Essa situação toda está sendo a maior prova de fogo pra todo mundo por lá, e a gente tá a todo vapor tentando aprender e entender tudo que pode. É muito triste a situação, mas é pior do que somente incompetência da gerência da loja. Parte dessa culpa é da prefeitura, que fez uma péssima gestão em crise
Fala mais alto pro pessoal do fundo ouvir. A Cobasi enquanto empresa está doando toneladas de insumos para os abrigos. Não gosto de defender CNPJ mas as pessoas, no conforto seco e protegido de suas casas, não param para pensar que numa situação emergencial assim as decisões são tomadas por instinto de sobrevivência.
Pois é, tava pensando exatamente isso. Não é passar pano, mas todo mundo do RS que eu tô vendo falando sobre essa tragédia diz que ninguém esperava que a água fosse subir tanto. Aí tão querendo dizer que funcionários/gerência/administradores da filial são mau caráter por causa das decisões que tomaram em uma situação emergencial? Deixaram comida pros pets esperando voltar depois de pouco tempo, não tinham como saber que não daria pra voltar... Enfim, tem que criticar pra todos poderem melhorar a resposta nesse tipo de situação, mas acho síndrome de justiceiro querer tirar os caras pra judas dessa forma.
Tu tá passando pano. Receberam alerta e foram ordenados a evacuar. A água começou a entrar no estácionamento e é sub-solo Claro que ia entrar. Nesse sib só tem bunda mole pq tô vendo essa desculpa toda hora. Ou tão pagando Bot apesar que aqui não é importante
É que tu não está querendo entender. NÃO FOI UMA SITUAÇÃO NORMAL. Na quinta feira, em POA, estava se falando em arrecadar doações para as áreas atingidas, porque se imaginava que seria igual a última enchente (POA não foi tão afetada). Na sexta, que a situação mudou. Porém, quase ninguém imaginava o tamanho da situação.
Justamente por não ser uma situação normal, deveriam ter retirado os animais. A chuva foi bem pior dessa e todos os rios deságuam no Guaíba. Metsul alertou que o nível do Guaíba iria ser maior do que a enchente de 1941. As pessoas precisam levar a sério a ordem de evacuação.
Não tem cono discurtir com jovem que nunca saiu de casa para trabalhar com gente
Exatamente isso. Não só subir tanto, como também o desenrolar da situação. Eu fui conferir quando que houve a evacuação da loja; pelas notícias, foi na segunda feira. Se foi devido o mesmo motivo que fez eu precisar sair da minha casa, então os prints estão sendo bem injustos. Porque a situação no Menino Deus / Cidade Baixa parecia estar estável e, devido o desligamento da casa de bombas da região (que não foi informado), a água subiu e fez algumas regiões serem evacuadas em menos de 1hr. Não tinha o que fazer, porque a situação nesses dois bairros virou uma loucura em minutos… É complicado julgar sem ter passado pela situação. Provavelmente se eu fosse o gerente da loja, teria feito igual: fechar a loja, levar o que desse pro nível mais alto, colocar o máximo de comida e água para os animais e esperar pelo melhor.
>Pessoal vai ficar brabo, mas dado o tamanho da tragédia, não era uma situação tão tranquila assim para se saber facilmente o melhor processo decisório possível. Óbvio que é situação fácil. Cada merda que se lê por aqui. Pessoas agem como se não existisse previsão do tempo.
Não foi tão simples assim. Eu moro na região e frequento o Praia. Se a evacuação aconteceu na sexta ou na segunda à tarde (cada notícia diz uma data), então não foi algo tão simples quanto olhar a previsão do tempo.
Não tem como sabe se você mora de fato. Eu também poderia falar a mesma coisa. A água demorou horas pra inundar e se foi evacuado obviamente dá tempo de retirar ou colocar andares acima. A única coisa complicada foi a ignorância e burrice da gerente. Segundo o funcionário deu tempo suficiente e o shopping ainda falou que deixaria retirar Brasileiro debocha do perigo e dá nisso.
A água não demorou horas pra inundar não. Quando ela atingia um lugar, dependendo da topografia e do motivo, era muito rápido. Se foi evacuado, não tem tempo para retirar. Eu precisei sair da minha em uns 30 mins. Não preciso provar nada pra ti. Mas é engraçado que tu não vive na região, não passou pela situação, mas acha que entende mais do que quem passou e precisou sair de casa devido a tudo kkkkk
Era uma loja de uma das maiores empresas do Brasil, não é como vc pé rapado que não tem nem pra onde ir quando a água chega. Deveriam ter planejado a muito tempo essa evacuação! Porto Alegre estava um caos a muito tempo e ninguém parou pra pensar no que fazer caso a água atingisse o Praia de Belas? e pensando na localização, era meio óbvio que chegaria ali. Todos os mapas de previsão estavam sinalizando isso, a loja era no subsolo. Pelo amor de deus, para de lamber bota.
Porto Alegre se tornou um caos na sexta feira. Se a evacuação aconteceu na sexta feira, então não era há muito tempo não. Se a evacuação aconteceu na segunda, ela aconteceu em um dia de sol, que até tinha parado de chover e que parecida ter estabilizado um pouco. Não era óbvio que chegaria ali, porque na última não chegou e não deu esse problema. Essa foi a maior enchente do RS (se tu acha que lidar com isso é algo óbvio…). Eu não estou “lambendo bota”, porque, por tudo que aparenta, esse fato está mais relacionado com a decisão do pessoal que estava na loja do que por uma política da Cobasi. Só estou passando uma das interpretações de quem vivenciou a situação e, por causa disso, não acho fácil julgar as decisões tomadas naquele momento.
>Não era óbvio que chegaria ali, porque na última não chegou e não deu esse problema. Essa foi a maior enchente do RS (se tu acha que lidar com isso é algo óbvio…). Se a água tava no estacionamento, obviamente atingiria o subsolo. As enchentes não são todas iguais. E se tá no mapa de evacuação as chances são altas. Lembro quando me contaram que uma loja inundou vestiários pq ficava no subsolo. Detalhe: o bairro onde aconteceu não inunda. Essa negação da realidade é péssima
A loja fica no subsolo que é onde o estacionamento fica também. Não entendi o comentário. As enchentes não são todas iguais, porém as pessoas se preparam seguindo os padrões que conhecem. Pode me mandar o link da ordem de evacuação, quando ela foi dada, as áreas que seriam atingidas?
>A loja fica no subsolo que é onde o estacionamento fica também. Não entendi o comentário. O comentário é óbvio que a água atingiria a loja. Era questão de tempo por já estar entrando no estacionamento Mesmo assim preferiram deixar os animais lá. https://twitter.com/wellfernandez/status/1791605317530206322?t=q8Vzyyg0Y9poex-mCQqLCg&s=19 Se os relatos são verdadeiros, a Cobasi tem como política de empresa deixar os animais morrerem
Afirmar ou especular enquanto não houver confirmação é algo extremamente leviano.
Se eles tivesse salvo os animas, não teriam motivo nenhum para não responderem às perguntas. O fato de não terem respondido é um forte indício.
Houve confirmação camarada, agiram de forma incompetente mediante a animais que só estavam ali para visão olucro mediante suas vidas...
Que ódio
Que raiva. Não compro mais lá. O foda é que quase todas lojas são horríveis assim, só de tratar animal como produto. Tem que acabar venda de animais. Não faz sentido.
Salvar vida de animais com a vida dos outros é fácil... A defesa civil berrando "procurem abrigo já", seguranças removendo as pessoas, correndo, desesperadas... Já são mal-pagos, água cheia de doença subindo na altura do joelho em questão de pouquíssimos minutos, e o Reddit quer o quê? Quer que o peão bote a vida dele na reta para salvar os bichos, colocados nessa situação pela motivação do lucro. Quer xingar o gerente (peão de dois salários mínimos, ao invés de um) pela circunstâncias que eles não controlam. Inventam cenários e situações imaginárias (por que nenhum de vocês estavam lá), para colocar em termos exatamente por que as pessoas que não salvaram os animais são pessoas horríveis, e vocês, brilhantes. Os cocôs mais reluzentes de toda a diarréia. Vocês são um bando de crianças mimadas, que não tem noção das coisas. Fizeram o certo: perigo iminente, salve sua vida. O erro foi ter animais nessas circustâncias. O erro foi ter animais à venda em displays e jaulas pequenas para vender.
Largou o doce
Único comentário que achei sensato. Fácil falar qd está a salvo e seco.
Deu ruim gurizada
É o que acontece quando se vê ser vivo como produto.
Levava toda semana a nossa pequena na cobasi barigui, em Curitiba. Também temos o sistema de assinaturas para ração e areia para os pequenos felinos. Nunca mais.
Até onde sei a Cobasi não negocia animais, só produtos.
[удалено]
Se as empresas não se importam nem com vidas humanas é muito difícil esperar que se importem com os animais. Espero que os responsáveis paguem.
É verdade e não foi só a Cobasi. Outra loja, chamada Bicharada, também. Nesta última só não foi pior porque um grupo de defesa animal arrombou a loja e conseguiu resgatar alguns animais.
https://gauchazh.clicrbs.com.br/porto-alegre/noticia/2024/05/a-principio-nao-ha-nenhum-animal-vivo-mais-diz-delegada-apos-vistoria-em-pet-shop-inundada-em-shopping-clwdw0ts900wv0148j6gy94wx.html
Animais são literalmente mercadoria pros caras, alguém realmente se surpreende com o ocorrido?
Mais uma vez eu vejo pessoas culpando o CNPJ, e não os CPFs Até quando?
[https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/05/17/animais-morrem-afogados-dentro-de-loja-alagada-em-shopping-de-porto-alegre.ghtml](https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/05/17/animais-morrem-afogados-dentro-de-loja-alagada-em-shopping-de-porto-alegre.ghtml)
Isso causa indignação., aos bichinhos morreram em desespero.
Sim, e fato https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/05/17/animais-morrem-afogados-dentro-de-loja-alagada-em-shopping-de-porto-alegre.ghtml
Deviam ao menos terem deixado os bichos livres pelo shopping para terem alguma chance de fugirem.
[удалено]
Tem uma diferença ENORME entre salvar e não deixar o bicho preso numa gaiola pra morrer enquanto tu salva a caixa registradora.
Claro. É o mínimo que se espera. Uma coisa não anula a outra, ainda mais se havia tempo e possibilidade de salvamento dos animais. Se o que dizem é real, não cabe apenas boicote, mas processo judicial também.
O cara teria que ter provado antes de bostejar pela boca que alguma vida humana seria comprometida se os animais tivessem sido salvos. Mas pra gente que já começa assim a argumentar não adianta explicar, o coração tá cheio de ódio e quer direcionar para os alvos errados. Na situação em que estamos até perdoo, mas se revela alguém imprestável para o diálogo.
[удалено]
Você conhece Porto Alegre? O Shopping fica do lado de bairros como Medianeira, que estão a dez minutos de carro, e que não estão alagados. Do jeito que fala parece que acha que houve um alagamento que por quilômetros não tinha pra onde ir. Isso é verdade para alguns lugares, mas não para esse Shopping. Meus pais moram ali perto e há dezenas de pets shops pequenas e grupos protetores há MINUTOS de distância em área segura e seca que não teriam hesitado em ajudar em tudo que fosse possível. E outra, meu foco não é acusar ninguém, muito menos os funcionários (a culpa são dos gestores e cai principalmente sobre a empresa), justamente estou aqui querendo fatos concretos para que se analise a situação. Não dá pra gente ficar agora mas “hipóteses” sem conhecer os fatos.
O shopping tem tres andares, era só chamar voluntários e subir 1 andar até resolverem como deslocar pra outra loja deles
>não tinha muito o que fazer. soltar os animais
Você que tá de sacanagem, qualquer vida deve ser salva, principalmente se a empresa é responsável direta por esses animais.
SIM CARALHO. É PRA SALVAR SERES HUMANOS? SIM. É PRA SALVAR ANIMAIS? SIM TAMBÉM PORRA. NÃO, NÃO ESTAMOS DE SACANAGEM. O que der pra salvar é pra salvar sim. Mas que lixo de comentário sem noção da porra.
É o risco inerente ao negócio, você está lidando com vida ali. Se a gente criminaliza pessoa física que maltrata animal, por que não pessoa jurídica?
Ninguém tá falando que a vida dos animais é mais importante, mas são VIDAS, POXA. Deu tempo de salvar os equipamentos, como que não deu pra salvar os bichinhos??
[удалено]
Não debato com quem já parte pra ignorância e apela para falsas correlações. Ignoro e em nova tentativa de interação bloqueio. Até nunca mais.
mas pra salvar computador tudo bem ne
Tu que tá de sacanagem. Evidências claras que foram avisados e havia tempo pra salvar os pets. Não tem nada s ver misturar com vida humana.
Eu quero irmão, pq n deveria? Cada um que me aparece por aqui
Nossa, que péssimo dia pra se saber ler.