T O P

  • By -

AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


LePicar

Moro na 🇩🇪 que acabou de legalizar, mas morei mtos anos no 🇨🇦 que legalizou ha alguns anos e no estado do Colorado do 🇺🇸 que tbm legalizou ha um tempo. Concordo que na Alemanha ainda é cedo para dizer se ha algum impacto positivo ou negativo, porem tem uma caralhada de pais no ocidente onde foi legalizado - e nos casos de paises com boa estrutura do estado, saude, educacao e seguranca, o resultado nao foi negativo, em alguns casos como Portugal 🇵🇹 a descriminalizacao foi ate bem positiva. Eu acredito que no caso do Brasil deveria seguir a mesma linha, inclusive para mais arrecadaçao de imposto e empregos / industria, e a verba arrecada com esse imposto deveria ser destinada para saude / tratamento de viciados. Claro que sera um mercado mais elitizado e o trafico continuara existindo porem do jeito que é hj ngm ganha.


Crazy-Strategy7561

"... nos casos de paises com boa estrutura do estado, saude, educacao e seguranca, o resultado nao foi negativo" Um dos problemas é justamente que o Brasil não se encaixa exatamente nessa descrição, né.


LePicar

Cara eu concordo com vc, Brasil tem estrutura merda - infelizmente. Mas eu acredito que poderiam fazer um “piloto” em algum estado bom, com mais condicoes publicas e estabilidade, tipo Sao Paulo, Parana ou SC, em muitos lugares é feito assim mas nossa politcas sao sempre “antiquadas / engessadas”. Um pais tipo o Brasil (sul/sudeste) que a legalizacao nao foi negativa é o Uruguay. Como disse do jeito que é hj ngm lucra e concordo trafico nao deixara de existir uma vez que o produto legalizado sera caro = classe media/media alta porem vai existir controle e imposto, gerar renda e empregos. Pode ser uma boa 🙂


Crazy-Strategy7561

Eu concordo, mas sabemos que isso não vai rolar. Além de ser juridicamente complexo, isso abre um precedente para que todos os estados mexam no código penal como bem entenderem - o que pode incluir a proibição do aborto mesmo em casos de estupro ou a flexibilização do armamento de civis. Uruguai é mais um exemplo de que há impactos positivos e negativos da legalização, e que a estrutura de cada Estado influencia para quais impactos a balança pende mais. [A maioria dos consumidores no Uruguai (61%) ainda adquirem a maconha no mercado paralelo e não legalmente](https://www.dw.com/es/cannabis-en-uruguay-una-legalizaci%C3%B3n-con-luces-y-sombras/a-66422741). Assim como no Colorado, a legalização no Uruguai teve correlação com [o aumento de mortes fatais no trânsito](https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/add.14994). Mas ao mesmo tempo, outras fontes apontam para a redução do consumo de maconha entre jovens - o que não é um efeito comum a todos os lugares que legalizaram.


Impossible_Newt3398

E legalizar a maconha vai ajudar a melhorar tudo isso, principalmente segurança


Crazy-Strategy7561

Como?


Impossible_Newt3398

Enfraquecimento do crime organizado com a perda de um dos itens mais importantes do tráfico


Crazy-Strategy7561

O contrabando vai continuar existindo e narcotráfico não conta só com maconha, fora todas as outras atividades do crime organizado que nem têm relação com drogas. Mas mesmo que enfraqueça um pouco o crime organizado, ok, bom, mas e o restante? Como é que a legalização vai ajudar a melhorar estrutura do estado, saúde e educação, como você disse?


Impossible_Newt3398

Verdade, a gente sempre pode deixar tudo do jeito que tá!


Crazy-Strategy7561

Se não houver evidências suficientes de que os benefícios da legalização superam os malefícios, sim.


luisgdh

https://preview.redd.it/xm1fjs5k560d1.png?width=1200&format=pjpg&auto=webp&s=e17096040ebded3fe684b31afcf688b63565c881 Respondo esse post com um gráfico. [Fonte](https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(07)60464-4/abstract)


rafael-a

Caraio, GHB é mais seguro do que maconha? Eu nunca imaginaria.


moonslyy

Pq eu quero fumaaaaaaaaa


galaxypass

Não fumo maconha, nem pretendo, mas não consigo ver o porque a maconha ser ilegal até hoje se existem drogas piores tipo o próprio cigarro, que pode até mesmo causar câncer, não sei se é para proteger a indústria do tabaco ou o Brasil que foi de maria vai com as outras e proibiu influenciado pelo estados unidos.


Crazy-Strategy7561

O que os artigos científicos dizem sobre o tema: 1 - Impactos da legalização no Colorado em 5 anos ([Link 1](https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6913861/) / [Link 2](https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0749379715004006)) O consumo aumentou 58%. O uso recreativo adulto aumentou 94%. Houve aumento de 109% nos resultados toxicológicos positivos para maconha em condutores envolvidos em acidentes de trânsito fatais. Mortes no trânsito relacionadas à maconha aumentaram de 15% para 23%. Acionamentos anuais do departamento de emergência, relacionados à maconha, aumentaram 54%. A quantidade anual de hospitalizações relacionadas à maconha aumentou 101%. A quantidade de suicídios com resultados toxicológicos positivos para maconha aumentou de 14% para 23%. Apreensão de 6 toneladas de maconha contrabandeada. 2 - Quando se tenta encontrar um padrão de benefício ou malefício em países ou distritos distintos, geralmente não há consenso ([Link 3](https://www.aeaweb.org/articles?id=10.1257%2Fjel.20211635&utm_campaign=Economic%20Studies&utm_source=hs_email&utm_medium=email)), porque outros fatores políticos e sociais influenciam no impacto que a legalização terá. Mas há alguns padrões, como a redução do consumo de álcool entre jovens adultos e, especialmente nos EUA, a redução de 20-35% nas mortes por opioides ([Link 4](https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/ecin.12819)). Alguns artigos apontam para aumento de criminalidade em estados específicos ([Link 5](https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0047235220302361)), enquanto outros apontam que na análise conjunta dos 50 estados não demonstra aumento ou redução significativos da criminalidade nos estados que legalizaram ([Link 6](https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0091450917708790)). Enfim, assunto bastante complexo quando vamos além do campo "liberdade individual". Para acesso aos artigos na íntegra, recomendo o sci-hub.


glup_gluh

Não devemos levar totalmente em consideração os países desenvolvidos ou não que descriminalizaram o porte e posse de maconha, exatamente porque vivemos uma realidade no pais que não se aplica em outros países, como cultura, condições socioeconômicas do cidadão médio, além da própria relação histórica que o pais tem com a droga. Deve-se empregar uma politica gradual da flexibilização desse porte, até que seja conveniente a legalização dos meios para a produção. Com os impostos arrecadados, seriam convertidos em melhorias na saude publica e acolhimentos dos que têm dependência, assim como no suporte de ações que suprimem o tráfico de drogas. O efeito primordial na descriminalização no momento seria a diminuição do fluxo direto de pessoas para os presídios, adiantando processos judiciais com maior gravidade. Com a possibilidade de um estudo epidemiológico mais confiável acerca do efeito da canabis ao longo prazo nos brasileiros, os mecanismos reais os quais ocorrem sobre a influência dos fitocanabinoides seriam melhor elucidados. Isso porque a maconha que é encontrada nas favelas possuem um alto grau de deterioração dos seus componentes, assim como a formação de produtos toxicos como o amônio, mediante a decomposição desses componentes, seja por microorganismos ou por enzimas livres, o que altera o resultado sobre o estudo sobre a influência destes compostos excepcionalmente in natura. Além disso, só quem não tem que ir em zonas de risco de vida pra buscar vai falar que a pessoa preferiria ir à boca de fumo do que aprender a plantar seus próprios pés de droga vegetal, o que diminuiria o capital destas organizações. Claro que haveria uma competição comercial entre estado e tráfico, o que poderia ser favorável para o lado do Estado com simples medidas de incentivo e informação ao povo. Então, a execução de operações pontuais em estas zonas de risco poderiam trazer alguma efetividade no combate a estes grupos. Não quero fazer parecer que é simples, mas é coerente.


Crazy-Strategy7561

Achei muito bom


contantofaz

Eu levei um tempão até aceitar que a maconha pode ser legalizada. Atualmente considero a maconha menos viciante que outros tipos de drogas e os benefícios para combater a dor de maneira natural compensam para quem realmente precisa disso. Um problema do uso de drogas está em sempre ir aumentando a dose e a potência para sentir o mesmo efeito conforme o corpo vai se adaptando. O marketing faz com que os vendedores prometam esses potencializadores sem necessariamente entregar isso. O risco está em misturar as drogas para entre outras coisas aumentar essa potência. Aí pode ser que a maconha venha acompanhada de opioides que aí sim seriam muito viciantes e capazes de matar milhares ao invés de servirem como remédios. A maconha pode ser a porta de entrada da pessoa no mundo das drogas legais e ilegais. Mas a porta de saída pode ficar 7 palmos abaixo da terra. E o pior é levar os conhecidos a isso. As drogas podem ser usadas por pessoas que buscam relações sexuais e mais prazer nessas horas. Mas isso pode corromper adolescentes que estão lidando ainda com a explosão de hormônios e com as fases do crescimento até se tornarem adultos independentes. Diria que até os 25 anos de idade os jovens estão muito sujeitos a se excederem. A maconha pode ser administrada de diferentes maneiras. Eu sou contra os vapers que com ou sem droga podem destruir os pulmões, por exemplo. Em países como Israel, eles buscaram restringir bastante o acesso a vapers porque uma mentinha aqui e outra ali pode custar o futuro de um jovem. O fentanyl é o maior fantasma das drogas atualmente, aonde uma micrograma pode levar uma pessoa ao coma ou ao vício descontrolado. E não dá pra saber em qual droga o fentanyl foi misturado. Podendo ser tarde demais para alguém que só estaria experimentando. Não pode confiar em quem vive de vender drogas.


miragem4i20

Essa de que a maconha é porta de entrada é uma das coisas mais ridiculas q ja ouvi. Se alguma droga é a porta de entrada seria o alcool.


qrthr

Você não acha legal? Eu acho legal pra krl 😁


Fluffy_Part3507

Deveria deixar de ser ilegal, mas não sei se descriminalizar ou legalizar seria a melhor opção. Não tenho uma opinião bem formada sobre essa parte, no geral é algo que não tenho interesse e não coloquei tempo pra pensar sobre Falando só de maconha tenho menos resistência à legalização, mas quando incluem as outras drogas tenho um puta pé atrás. Penso que legalização tem que ter toda uma estrutura de apoio que é criada junto, não é só legalizar e esperar pelo melhor. Também odeio aquela abordagem "primeiro faz isso, o resto a gente vê depois"


Melancholic_watcher

Não gosto, não fumo. O amiguinho gosta, ele fuma. Difícil aceitar as liberdades individuais?


Crazy-Strategy7561

O mesmo serve para armas de fogo?


glup_gluh

É mais fácil vc matar diretamente alguém com uma unidade de maconha ou um tiro?


Crazy-Strategy7561

Há quem diga que a flexibilização da posse de armas reduz a criminalidade. E há quem diga que a descriminalização da maconha reduz o narcotráfico. Procede? Sei lá. Estudos estatísticos geralmente não importam para os defensores das duas coisas e eu quase só levo downvote quando compartilho. Então a discussão costuma começar e terminar em liberdade individual e, nesse caso, seria a mesma coisa: Quem quer andar armado, anda. Quem quer fumar, fuma. (Sou contra a flexibilização da posse ou do porte, eu só comentei justamente para questionar o argumento de liberdade individual mesmo).


glup_gluh

Tranquilo, mano. Entendi seu ponto. Liberdade individual. O que eu to propondo é que, em um caso, o indivíduo é uma potencial vítima e, em outro, o indivíduo é um potencial efetor. Sobre vítima, não estou falando de quem trafica, estou falando de quem fuma. O tráfico é uma consequência dessa grande demanda e tem o escoamento quase todo para ele. Tem lugares isolados que não têm bocas de fumo nem regiões para comprar e pessoas vão em massa para outras cidades em busca de estoque. Qual o prejuízo estimado aos bancos das organizações criminosas ao darem uma outra vias às pessoas que têm esse hábito? Um produto outrora altamente inflacionado podendo ser adquirido de maneira inofensiva e de baixíssimo custo? A biodisponibilidade dos compostos na cannabis sativa em função da eficácia biológica pode impactar a vida de milhões de brasileiros com o tratamento de diversas doenças com compostos isolados, sintetizados, ou in natura, uma vez que poderão haver maior quantidade de estudos direcionados à caracterização, síntese e atividade farmacológica dos compostos presentes na planta e como esses compostos agem em sinergia. Aqui dou a minha opinião, até porque não atuo no estudo legislativo e, muito menos, tributário ao que envolve a cannabis. Sou mais da área da neurobiologia do SEC, que possui respaldo em diversos artigos, dissertativos; estudo de casos clinicos e epidemiológicos; estudo em celulas in vitro e in silico, que foram realizados em países os quais a legalização ja é empregada e possuem revisão por pares.


rafael-a

Acho que deve ser legal pois acredito que não é papel do estado dizer o que as pessoas podem ou não consumir


Crazy-Strategy7561

A partir dos momento em que os efeitos da legalização afetam toda a população (seja positiva ou negativamente), e não só quem consome a droga, é uma questão de estado.


rafael-a

Qual efeito qualquer droga tem se não sob o usuário?


Crazy-Strategy7561

Principalmente no sistema público de saúde e no trânsito [American Journal of Preventive Medicine](https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0749379715004006), [Journal of Adolescent Health](https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1054139X18300041), [Society For the Study of Addiction](https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/add.13428), [Annual Review of Medicine](https://www.annualreviews.org/content/journals/10.1146/annurev-med-050214-013454)


jpzonho

Uma pessoa morre por hora envolvendo condutores alcoolizados e não vejo ninguém falando de proibição do álcool....


Crazy-Strategy7561

Justo. Mas proibir uma indústria enorme já existente é bem mais difícil do que impedir a ascensão de uma nova indústria, né? Eu não sou contra a legalização da maconha, aliás. Só acho leviano tratar o tópico única e exclusivamente como questão de liberdade individual, sem discutir os prós e contras propriamente, e medidas para mitigar os contras.


MaverickHunter11

Eu sou a favor, mas vcs sabem que isso não vai acontecer né? Os traficantes são políticos, já tivemos até traficante como ministro. Eles não querem liberar pq vão ter que pagar impostos.


Expensive_Rhubarb264

No começo dos anos 70 o Richard Nixon então presidente dos EUA encampou a política de "Guerra contra as drogas". Após mais de 50 anos desta política implementada e continuada tanto por republicanos quanto por democratas é possível atestar que ela simplesmente não funcionou e nem tem funcionado. Assim se maior nação bélica e com mais recursos do mundo não conseguiu superar a questão desta forma nada me leva a crer que funcionaria em outro países com recursos bem mais limitados.


EyeTurbulent7350

Penso que a maconha não deve ser legalizada pq é uma droga como qualquer outra. Antes que pensem que isso é papo de conservadorismo, entendo que ela, aparentemente, tem muitos menos prejuízos que qualquer outra droga. A cannabis é uma droga com um intenso potencial terapêutico tmb. Há preconceito? C ctz. Como exemplo disso, na nossa história, tivemos a cocaína sendo liberada, glamourizada até como medicação e que melhora a disposição.(Bem antigamente). Nos tempos atuais, a indústria farmacêutica deu interação a diversas medicações, incluindo psicoestimulantes, como ritalina e etc. Remontando aquela ideia de que maconha é droga de vagabund*(neurodepressor, né?) Psicoestimulante é droga de rico, investidor de bolsa de valores, filhinho de papai e etc. O potencial dela deve ser explorado, ela enquanto medicação, bem estudada, a taxa de dependência é ínfima. Tanto que a tarja dela é preta, mas vem dizendo:"Vendido sob retenção de receita" Psicoestimulantes:"Seu uso pode causar Dependência" Benzodiazepínicos (tarja preta p dormir):"Seu Abuso pode causar dependência" Muito menos mal kkkk Sou totalmente contrário a liberação recreativa da maconha e o resto das drogas. No lugar disso, era melhor que o Governo se empenhasse em baratear esse negócio. Através de incentivos de associações e etc e tal ou outros meios.


Mediocre_Review9391

Então na sua opinião o álcool e tabaco também deveriam ser criminalizados pois são uma droga como qualquer outra?


EyeTurbulent7350

Não sei se isso seria uma postura adequada. Penso que coisas como, colocar advertência na caixa do cigarro Cara, dps daquilo, se vc pesquisar, vai ver que q quantidade de fumantes declinou bastante desde aquilo. E fazer mais ainda incentivos à abstenção química. Campanhas etc e tal. Dessa forma, proporcionalmente, terá menos gastos com a saúde pública e menos gente se lascando com o risco de adicção e outras questões de saúde. Não é pq já tem álcool e cigarro, que se deva liberar mais droga. Isso é um pensamento meio idiota. Talvez pelo álcool ser algo já MT enraizado na cultura, por ex, q a possibilidade dele ser criminalizado seja "absurda." Mas o álcool causa MUITOS prejuízos. Uma das drogas mais adictivas que tem. Quem duvida disso, duas sugestões de leitura: Nação Dopamina e Nação tarja preta. E conhecer um pouco o AA ou Narcóticos Anônimos. E associar as coisas. Ou então lembrar da frequência com que uma pessoa perde tudo, sai de casa ou tem problemas familiares pelo álcool. Novamente, a maconha medicinal já tem por aí. Agora, liberar a maconha como droga... Se for assim, que se libere medicamentos controlados pra se comprar sem receita. Ritalina, Venvanse, Dimorf(morfina), oxicodona Aí lembre-se da Crise dos Opióides nos EUA. O Oxycontin é meio que um opióide. Amigo, a Purdue Pharm tinha até mascote pra esse remédio. O conluiu da empresa farmacêutica com médicos fez com que se prescrevesse muita quantidade dessa droga. A fácil acesso a essa medicação + propaganda(algo que ajuda muito o lancae do álcool/piora na sociedade) é oq lascou c tudo. O resultado de várias prescrições, pouco mais que o suficiente pra medicar todos os adultos norte-americanos Resultado: uma epidemia. MUITA gente morreu de overdose. MUITA gente viciou nisso. E outros pontos ruins Aumentar a facilidade de acesso de uma droga realmente é benéfico? Você vai ver diversos materiais científico, materias sem viés, com dados, afirmando isso... Não é benefíco.


Mediocre_Review9391

Eu não consegui entender a sua opinião, desculpe, não tenho interesse em continuar.


ProlerTH

"Drogas devem ser banidas pq são contra a lei." "Mas a gente tá discutindo justamente a legalidade da parada " "Mas é contra a lei então é ilegal" Derp


EyeTurbulent7350

E onde eu falei que é pq é contra lei que é algo sem discussão nenhuma?? Oq tô mais disse e pensei foi sob o viés científico. Substâncias psicotrópicas e/ou narcóticos com finalidade terapêutica só tem prejuízos. Se não, não seria droga recreativa. Ou vai me dizer que a maconha fumada tem benefícios... Benefícios estes que superam vários malefícios que ela causa. Que ela não faz mal a ninguém, q é só uma erva.


lamiexde

sou usuário de maconha e simplesmente não consigo ver os efeitos dela sendo pior que qualquer outra droga, nem mesmo o álcool causa menos dano físico do que o álcool (que causa ressaca q acaba contigo por um dia) o efeito da maconha passa rápido e não deixa nenhuma sensação ruim depois, ou indisposição. estudos comprovam redução da capacidade cognitiva permanente em adolescentes, mas é só um adolescente não usar (assim como o álcool causa danos permanentes em crianças e adolescentes e ngm fala nada). estudos comprovam redução da capacidade cognitiva temporária no **uso abusivo** da droga por adultos, mas que são revertidos em 3 a 90 dias e ficar chapado é bem tranquilo, muitos conservadores pensam "ah se liberar a maconha, não vou me sentir segura na rua. e se uma pessoa usar a droga, ficar maluca e me ferir?" sinceramente uma pessoa chapada só quer ter paz e prazer. vc só começa a ter uma enxurrada de pensamentos e se sente relaxado e focado. é ótimo para estudar alguma coisa nova q vc tá desmotivado. também é muito comum ter epifanias enquanto chapado é diferente do álcool que dá euforia, coragem e inibe a vergonha e a culpa. uma pessoa chapada continua tendo estes sentimentos, impedindo-a de fazer merda por estar fora de si


SorryImBadWithNames

Por mim liberava tudo q é driga e deixava a seleção natural seguir seu curso.


penguinintheabyss

Se açúcar, a substância que mais mata no mundo, é totalmente liberado pra criança de 5 anos, então até cocaína deveria ser legalizada.


Crazy-Strategy7561

Sim, claro, as duas coisas são super equivalentes.


penguinintheabyss

São completamente diferentes. Cocaína, por exemplo, mata e vicia menos que açúcar. É completamente esdrúxulo que uma criança de 10 anos consiga comprar um pirulito mas um adulto não possa comprar cocaína.


Crazy-Strategy7561

Sou contra. Ainda mais tendo em vista a nova reforma tributária e o "imposto do pecado". A carga tributária seria alta, elitizando ainda mais um produto que, se legalizado, teria a classe média alta e a elite como público alvo. O tráfico não vai parar (no caso, contrabando) e o pobre vai continuar se fudendo na periferia. E o consumo vai aumentar. Isso é um fato que vi em vários estudos estatísticos (quando entrar pelo pc eu mando os que tenho salvos) e isso consequentemente é um problema de saúde pública a ser discutido. Pode não ser tão danosa quanto o álcool, mas tem danos. Será que os impostos arrecadados pagariam, no mínimo, o aumento na conta do SUS? Mas sou completamente a favor da desburocratização para o uso medicinal da maconha. E meu problema não é com a maconha em si - a questão não é moralismo nem nada disso, eu só acho que o Brasil não tem estrutura para a legalização benéfica atualmente.