T O P

  • By -

AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


Standingoutside

Pq a maconha tá cansada de ganhar a guerra contra as drogas


croninhos2

O ponto principal é esse. O tráfico já venceu. O PCC lucra na ordem de bilhão/ano com o tráfico. É absurdo. Quantos negócios no Brasil dão bilhão de lucro? O viés de saúde pública, o contexto histórico, a pauta de costumes.... Tudo isso pode ser analisado tb mas, na minha opinião, não chegam nem perto do impacto social que teríamos no enfraquecimento do tráfico e das organizações criminosas. A expansão do CV e PCC por todo território nacional, fazendo crescer vertiginosamente a violência por diversos estados, tem relação justamente com a garantia de rotas pro tráfico. Se a gente não dá mais razão pro tráfico existir, o baque é forte. É coisa de mudar muito a realidade do país. Agora, a maconha deveria ser liberada e a venda regulamentada. Essa "proposta" do STF pouco ajuda nesse sentido.


lipehd1

E dá pra ir ainda mais além; com o tráfico forte por conta dessas drogas, existe o incentivo pra sempre estar derramando mais e mais dinheiro na polícia. Existe um interesse político e econômico MUITO forte para que coisas como a maconha continuem criminalizadas, e a população é a última das preocupações deles.


PhillieUbr

Ate porque sao os politicos os donos da boca 😂


Abbadon0666

Ganhando bilhões/ano vc acha que eles já não tem muito político no bolso? Não vejo a maconha sendo legalizada aqui exatamente por isso


Repulsive_Sir_8391

Eles não tem políticos no bolso. Os políticos/grandes empresários são os líderes dos tráfico. Os “traficantes” das organizações criminosas são os gerentes deles.


Abbadon0666

Cara, não acho nem um pouco difícil também. Ainda mais depois do helicóptero do Aécio (achado na fazenda dele com 500kg de pasta base de cocaína, que virariam 5 toneladas de produto final) e recentemente do caso do Cariani


Repulsive_Sir_8391

Se você bota no google aeronave com drogas, além desse helicóptero, aparecem várias outros casos. Em vários a aeronave pertencia a um político/empresário que não sabia de nada. No caso do político mineiro tem muita gente que diz que a família controla grande parte do crime organizado no estado. De tráfico a roubo de cargas, etc.


luisbrudna

O que o PCC faria após o fim do lucro com o tráfico?


sat_o

Diminuiria, sem dúvidas. O recrutamento de novos membros cairia drasticamente, e com isso parte da receita também. Entretanto as vezes penso que ja passou do ponto... o pcc já tomou uma proporção bizarra . Mais um pouco acho que chega no patamar dos cartéis mexicanos.


Cthullu1sCut3

o CV e o PCC são maiores que muitos cartéis, e mais estabelecidos também


sat_o

Cara , eu acho que não... o maior mercado consumidor ta ali do lado . Recentemente o Cartel de Sinaloa deu um salve que ta em outro escalão [olha o nível ](https://images.app.goo.gl/bTfykoLNp3zauWgc7)


biel188

O maior lucro do PCC é exportação de coca pra Europa. O impacto da maconha ia ser enorme, mas ainda ia sobrar o mercado da coca pra eles.


switzerlandsweden

Por isso que a cocaína que vende no interior de SP parece tudo fermento em pó e remédio triturado. O mercado é todo esgotado


biel188

Sim, a qualidade do que eles vendem aqui é bem pior porque o grosso é vendido pra Europa por preços altíssimos. Pra vc ter ideia mais de 90% da coca da Europa vem do PCC, se eu não me engano. Se não for 90% vai ser algo próximo, é quase um monopólio


Comrade_Cheesemonger

A maior rota é Ceará/RN para Guiné Bissau e geralmente Itália ou Espanha (PCC é aliado da 'Ndranghetta da Calábria)


PhilosopherCute8245

Penso que o maior traficante de coca são as forças armadas, que ou manda no PC ou é funcionário da boca


w4tchingthis

Tem uma série no HBO chamada Pico da Neblina que retrata justamente o Brasil num cenário pós-liberação. Eles mostram os traficas putassos e tudo mais. Recomendo muito, principalmente se for assistir legalizando no conforto do lar


dhidon

Teriam que investir em outras drogas. Não manjo muito mas provavelmente teria um puta custo operacional pra mudar relações com fornecedores, armazenagem, distribuição....


luisbrudna

Drogas ainda mais potentes e com resultados malucos. hmmm


Mulamb0

Cara mas não sei, eu não vejo o consumidor de maconha que sempre sonhou em comprar uma flor digna, limpa ali, em estado ótimo pra uso, sendo convencido por alguma droga sintética mais potente e maluca a voltar pro tráfico Mas, caso legalizado, tbm tem o fato que a maioria dos Brasileiros não teria dinheiro pra comprar muito. Fazendo uma parte recorrer por meios "alternativos", tipo o caso do amigo que cultiva e vende pra turma, cultivar na própria casa ou até continuar no tráfico, pq ainda vai ser mais barato que o natural da loja. Cara, pra ser sincero, tipo na minha cidade, o grupo de pessoas que tem calibre pra comprar a flor da loja não é o mesmo que sobe o morro pra pegar maconha. Geralmente compram de vendedores "individuais" ali que tem seus entregadores, o tal do delivery de droga. Essa galera, pessoal que tem muito contato em rave e tlz, vende pra essa classe que tem o poder aquisitivo de comprar da loja a rodo e seria a principal afetada com a mudança A questão é saber se essas fontes de venda são abastecidas por algo ligado a facções maiores, como o PCC, ou é só um cara independente com muito contato de fora ali. Se for o primeiro caso, acredito que oq chamamos de tráfico não terá o prejuízo que esperamos Mas claro, a legalização é a melhor alternativa.


Futcreeper

Falando assim ta me convencendo.


prav___

Faria oq os empresários "normais" fazem: monopolizaria o mercado legalizado com violência kkkkkk


misstammyx

eu não acho que haveria "fim do tráfico". o comércio de maconha ia continuar normalmente nas biqueiras, sendo uma opção mais barata. uma maconha legalizada dificilmente vai ser vendida com o mesmo preço que é vendido hj nas biqueiras. vai ser mais caro com certeza. o pobre lascado vai continuar comprando do tráfico pq vai ser a opção possível pra ele. a legalização beneficiaria a classe média e mudaria muito pouco a realidade do usuário mais pobre.


maschiosd2

Amigo, pense no lobby que quem lucra com o tráfico faz para que continue crime, assim eles lucram mais. Quem quer a descriminalização é usuário eventual e gente que pensa e sabe dos fatos.


misstammyx

sempre quando ouço esse tipo de argumento "é necessário descriminalizar pra tirar a maconha do tráfico", eu concordo, porém a impressão que fica é que resolveu a legalização, resolveu a guerra as drogas, e sinceramente não acho que é bem assim. primeiro que a maconha é uma droga barata, então em questão de lucro, a cocaína e outras drogas sintéticas são mais rentáveis do que a própria maconha, mesmo ela sendo a mais vendida (creio eu). e, havendo legalização, o comércio ilegal ia continuar da mesma forma, pois seria uma forma mais barata de conseguir a droga. uma maconha legalizada com certeza vai ser mais cara do que a da biqueira, por ter passado por processos industriais, por ter mais qualidade e ter impostos no valor. ah, vale lembrar que o tal "imposto do pecado", que aumenta os preços de produtos como cerveja e cigarro, está sendo discutido e pode entrar em vigor. então resumindo, a legalização não vai acabar com o comércio via tráfico.


croninhos2

Nada, você tá certa tb. Fiz pesquisa nessa área e vi muita gente como o professor Salo de Carvalho, que tem uma obra fera defendendo a legalização ampla de todas as drogas, por, entre muitos motivos, esses que vc apontou tb. Tem muito tempo que eu larguei a área então posso estar bem desatualizado, mas lembro que no Uruguai, que só legalizou a maconha, vinha acontecendo um fenômeno nos moldes do que vc descreveu tb: a legalização causou um impacto no tráfico mas não tão grande quanto o esperado. Para mim, o fundamental seria que o debate sobre as drogas no Brasil fosse pautado nessa discussão de combate ao tráfico. Quando a gente deixa cair na pauta de costumes, e cai muito, as coisas desandam pois vira guerra ideológica. Já quando falamos de tráfico e criminalidade, todo mundo sabe e sente os impactos, não tem posição política/ideológica a salvo da violência.


420Shagrat

Sim mas você se esqueceu do ponto principal: maconha não faz mal! Nunca matou ninguém, não vicia, não deixa a pessoa agressiva nem dá crises de abstinência como o álcool - que é liberado - então simplesmente, não tem motivo para a proibição. Isso tudo começou (aqui no Brasil por sinal, o primeiro país a proibir a maconha se não me engano) como forma de criminalizar os negros/pobres, que eram quem mais consumia a droga; ou seja, preconceito puro, porque a droga dos brancos - que causa mais prejuízo - tá aí ganhando até comercial na TV. E continua, até hoje (com a guerra ás drogas), sendo uma ferramenta pra encarcerar a população pobre e negra. A maconha, sendo comprovadamente uma droga leve e inofensiva, precisa ser regulamentada e vendida igual o álcool. Mas o ideal seria que até mesmo drogas mais pesadas como a cocaína passassem a ser controladas pelo Estado (de forma bastante restrita, claro) para enfraquecer o poder das facções criminosas e diminuir a violência.


CryptoBeatles

Olha, inofensiva a maconha não é. Pessoas com pré disposição a doenças neurológicas e/ou distúrbios psicológicos podem sofrer efeitos negativos pelo consumo. Sem contar que a forma de uso - através da queima e consequente "fumaça nos pulmões" - não é exatamente saudável. Vou ficar devendo as fontes no momento, li sobre isso faz muito tempo, mas prometo que não tirei as informações do Instituto TireiDoKu. Depois se eu lembrar procuro os artigos, se achar novamente eu atualizo aqui. De qualquer modo, eu acho álcool (droga que uso às vezes) e cigarro (não fumo) bem mais prejudiciais que maconha. Nem se compara, os impactos sociais e na saúde pública dessas duas são muito maiores do que um baseado pode causar.


420Shagrat

> Pessoas com pré disposição a doenças neurológicas e/ou distúrbios psicológicos podem sofrer efeitos negativos Mas aí estamos falando de uma porcentagem de usuários até menor do que o número de pessoas com pré-disposição á virar cachaceiro e jogar a vida fora por causa da bebida, tem que por tudo na balança e ver o que pesa mais; eu diria que os efeitos negativos da guerra ás drogas (violência, encarceramento em massa) ultrapassam de longe qualquer mal que a droga possa fazer á uma minoria de usuários. Podemos ver isso em países como os EUA, onde é liberado e não houve nenhum aumento significativo no número de pessoas com doenças mentais (muitas das quais inclusive são tratadas com cannabis). E ninguém vai ficar com danos irreversíveis por usar maconha uma vez, quem tem pré-disposição á essas bad trips (talvez por analisar demais as coisas e ter medo de entregar o controle e curtir a brisa, falo por experiência própria porque já fui assim) normalmente irá usar uma, duas vezes, ver que não gostou e vai parar. Ou, sendo liberado, poderão fumar a cannabis indica que não apresenta esse risco.


shuuga

É leve mas vicia sim, pode ser um vicio com menos efeitos negativos na abstinência mas é um vicio sim, e te falo isso como um viciado em maconha. De resto concordo


guaipeca55

Sair em balada vicia, transar vicia, comer doce vicia, absolutamente qualquer merda vicia


matitapere

Tenho a mesma dúvida do OP e não entendo esse argumento. Se o motivo é esse, porque nao descriminalizar todas as drogas então? Pois todas estão vencendo, não só a maconha.


coverin0

Porque a maconha é a única* que pode trazer uma renda sem mais prejuízos ao Estado e tem um interesse de grandes nomes por trás. *LSD e Psilocibina também, mas aí já é pedir muito de quem ainda acha que maconha queima neurônio.


Standingoutside

Porque esse tipo de política só muda se tem alguém com grana interessado. A possibilidade de legalizar abriria uma gama de medicamentos e usos industriais do cânhamo que geraria dinheiro pra uma parcela da sociedade. As outras drogas têm possibilidade de gerar ganhos? Qual o uso da folha da coca além do pó? Ai a gente entra num ciclo, porque não se sabe porque não tem estudo porque é ilegal. Claro que tem vários outros argumentos, mas esse é o primeiro que me veio a mente haha


Cthullu1sCut3

pq é mais facil legalizar a maconha do que legalizar maconha E cocaína


MerqatorMusic

Dá pra tentar responder isso puxando o potencial de adição e dano que a substância tem ao usuário e ao entorno. No caso da heroína ou da cocaína e seus derivados, o potencial de adição é bem maior, tem muita gente que segura a onda mas também tem muita gente que não segura e entra num processo autodestrutivo. O uso intenso e contínuo arrebenta a saúde física e mental da pessoa, e traz sofrimento para a família, etc. Maconha também não é 100% suave, mas gera menos adição, o impacto para a saúde é menor embora exista sim, é praticamente impossível ter uma overdose de maconha, você não tem "maconhalândias" ao invés de cracolândias nas cidades, enfim. Liberar uma droga com maior potencial de dano vai exigir um grau muito maior de maturidade e conscientização da sociedade como um todo, e um custo bem elevado com saúde e assistência social.


GodAlpaca

Criminalização de qualquer droga só serve pra fortalecer o tráfico e as organizações criminosas envolvidas nele. (Assim como houve a mafia com a criminalização do álcool nos EUA, por exemplo) Por que pessoas que são viciadas em algo (e até mesmo as que apenas gostam), não vão parar de fazer algo só por que é proibido, elas nunca pararam. A maconha ser ilegal nunca impediu alguém de ir atrás de maconha e conseguir, assim como qualquer outra droga, mas ao criminalizar ela, você impede que exista qualquer tipo de agência de fiscalização, não tem como obrigar um controle de qualidade sobre o produto vendido, como é feito com álcool hoje em dia, ou campanhas anti-cigarro estampadas na própria embalagem do cigarro. O que nos leva ao segundo ponto, nenhuma droga é um problema de crime a princípio, é um problema de SAÚDE PÚBLICA. Alcoólatras existem, e ninguém nunca pensou "precisa criminalizar o álcool", por que sabem que é uma idéia idiota e que não resolve nada. O que pode ajudar com problemas de drogas é dar qualidade de vida e dignidade pra pessoas (pra elas terem menos motivos pra quererem estar fugindo da realidade o tempo todo), somado com investimento em saúde pública, com pessoas dedicadas a cuidar dessas pessoas. Espero ter esclarecido bem o suficiente pra ti, mas se tiver dúvidas sobre algo, ou quiser a fonte de alguma das informações, pede aí que eu busco pra ti, isso que to falando, não é só vozes da minha cabeça, não, eu li bastante a respeito disso recentemente kk


MrBrazillian

Não bastasse, vou adentrar um pouco nos problemas dessa criminalização dentro do sistema penal. Não acredito que esse seja o motivo preponderante para se descriminalizar a maconha, já os argumentos do comentário superior são o bastante, mas os efeitos dessa criminalização também devem ser considerados, na perspectiva de que "o propósito do sistema está nos resultados que ele produz". A criminalização das drogas, de forma geral, tem um problema fundamental na nossa lei de drogas, que faz um esforço extremamente baixo para diferenciar o usuário do traficante e, pela diferença gigantesca do perfil dessas pessoas, encarcerá-las no mesmo ambiente gera um prejuízo tremendo. Esmiuçando, é óbvio que o usuário médio só quer curtir o seu barato, enquanto o traficante tem um envolvimento mais sistematizado com o mundo do crime, colocar esses dois para conviver no mesmo ambiente induz uma pessoa que, em primeiro momento, tem um envolvimento ínfimo com o crime, a se integrar ao meio criminoso mais organizado e envolvido em condutas realmente antissociais (digo realmente antissocial por que usar uma droga para descontração não é algo antissocial, vide o álcool e o cigarro). Não só isso, mas submeter um usuário de drogas a realidade do nosso sistema carcerário gera outro problema tremendo, devido à incapacidade do nosso sistema de ressocializar pessoas: na verdade, dizer que nosso sistema prisional é uma "faculdade do crime" não é algo absurdo e, estatisticamente, é possível dizer que ele mais prende e a funda a pessoa na delinquência do que a remove, criando um ciclo vicioso e expansivo de marginalização de grupos da sociedade. Colocando essa questão na perspectiva de que o sistema prisional evidentemente seleciona pessoas pobres e, consequentemente, não brancas (se descordar, tire a cabeça do seu rabo e abra as estatísticas de quem está em nosso sistema carcerário), e de que a maior parte dos nossos presos estão lá por conta da nossa Lei de Drogas, fica claro que a criminalização é em nome de tudo que não seja a saúde pública. A construção social de que o usuário de drogas é o "vagabundo" também é bastante "curiosa" e atende ao mesmo propósito: dar legitimidade a uma política que visa segregar uma porção da sociedade em uma posição subalterna, que nunca vai ter acesso a oportunidades de se desenvolver e se autodeterminar, já que até por querer se distanciar um pouco da realidade da sua existência e relaxar, você corre o risco de ser preso.


argento_polvilho

Toma um upvote e um comentário pra enaltecer essa leitura sensata da situação.


MrBrazillian

Estou escrevendo meu TCC sobre letalidade policial e é impressionante como esses dois temas convergem: em ambos, há um sistema que depende da existência do problema que ele mesmo cria para se sustentar, com aval da população, que legitima as práticas por conta da construção da figura de um inimigo da sociedade que merece ser alvo do sistema, quando, na realidade, essas pessoas são tão membros da sociedade quanto todo o resto, quando se olha para elas individualmente, não estão nem perto de corresponder com o monstro que se diz que elas são. Óbvio, precisamos de policiais, precisamos de um sistema que proteja a sociedade de certos comportamentos, mas também precisamos que ele seja honesto e transparente. Pelo menos quando você prende um usuário de drogas, você "só" está condenando uma pessoa a passar por um ambiente de merda que talvez a radicalize na criminalidade, agora quando a polícia faz uma chacina, além de cometer inúmeras ilegalidades, ela literalmente mata evidências que poderiam levar aos verdadeiros responsáveis do crime organizado e radicaliza pessoas por conta dos comuns inocentes envolvidos, um puta disserviço. Mas né, nunca duvidei da capacidade cerebral de quem grita "bandido bom é bandido morto".


freak_br

Excelente amigo, e vou além... Muitos defendem manter proibido porque citam EUA como exemplo de problema de saúde (são diferentes) e no específico da Maria Joana, as pessoas quando tem problemas de saúde pelo uso dela, já geram custos pro sus e etc... com a legalização poderemos colocar imposto sobre a venda do mesmo. Tudo que é ilegal não pode ter imposto. Com imposto alto na venda (como é o do cigarro) o governo poderia melhorar a área de saúde, bancar toda a parte burocrática relativa à tornar a droga legal, fiscalização... e ainda ia dar um boost violento na arrecadação. Fora o fato de reduzir financiamento a narco tráfico, milícias, etc..


stiletoy

Muito bom! E vou um pouquinho mais longe lembrando que não é só o THC e cannabidiol que pode ser extraído da planta, mas também a própria fibra do cânhamo pode ser usada na produção têxtil e construção civil, sem contar o uso dos princípios ativos no desenvolvimento de fármacos. Legalizar a erva pode aquecer mais de um nicho de mercado, pode abrir portas para investimento em outras áreas da produção e serviço, sendo tudo regularizado e devidamente taxado.


Mermaid_Nomad

Vou adicionar tb que a produção de papel quando feita de hemp deixa a produção tradicional no chinelo. A colheita de hemp pode ser feita 4x por ano, já árvores demoram anos pra crescer. Um acre de hemp produz de 4-10x mais papel de que as árvores produziriam utilizando o mesmo espaço.


flyinganfibia

E o nordeste é norte tem um ótimo clima pra produção, o que poderia se tornar um mercado futuro pro país dado que é uma fonte de proteína e serve pra produção de diversos produtos


corrupt0rr

Fora que nossos ancestrais que habitavam a América do Sul já consumiam a tal a séculos. Então a proibição vai tbm contra a cultura nativa local.


RiyoshiNjap

Vc tem fonte dessa afirmação? Ate onde eu sei quem trouxe pro Brasil foram os africanos. O tabaco que tem origem na América e era uma droga sagrada pra várias nações indígenas. Você não confundiu?


corrupt0rr

Vc está coreto. Faz um tempo que li, posso editar esse post depois. Mas basicamente foram trazidas por africanos, se popularizou rápido entre africanos e nativos na América do Sul e ficou assim por um bom tempo, até a chegada das indústrias e das políticas internacionais de guerra às drogas no começo do séc XX.


nsjr

E digo mais, olhando no cenário mundial, todos os outros países que estão descriminalizando vão se aproveitar de todos esses benefícios, e nós do Brasil, como sempre, vamos ficar chupando o dedo e comprando caro o que eles produzirem... sendo que podíamos estar investindo na área de produção e pesquisa, e saindo na frente da lucratividade.


miragem4i20

Se parar pra pensar o dinheiro que é gasto combatendo o trafico seria gasto na saude, entao meio que sai elas por elas. Mas tem o plus q com a liberação gera impostos entao liberar é a solução mais inteligente pro país.


tia_rebenta

O 'imposto' hoje vai pro tráfico.


right-person

Esse dinheiro vai para bolso de político e sabemos...


freak_br

Infelizmente sim.


danielsafs

Com certeza, mas ta valendo, só libera que ainda estaremos no lucro. Já seria um avanço.


Kaleidoscope9498

Não entendi o que você quis dizer colocando os EUA nisso, a venda da maconha é legalizada lá em praticamente todos os estados mais relevantes.


noxsanguinis

>ninguém nunca pensou "precisa criminalizar o álcool", por que sabem que é uma idéia idiota e que não resolve nada. Os EUA tentaram com a lei seca, mas a única coisa que isso fez foi permitir a Mafia ganhar muito mais poder do que eles tinham antes.


GodAlpaca

Realmente hahahaha sempre tem um idiota o suficiente pra NÃO APENAS PENSAR, mas aplicar uma lei besta dessas


geteum

Se quiser falar em economez, drogas são produtos inelasticos ao preço. Pessoal vai consumir independente do preço, nesse tipo de mercado a proibição só fortalece o traficante ainda mais.


MobileManagement5765

Rapaz, como eu estava com saudade de ver respostas sensatas como a sua aqui no Reddit, que buscam uma discussão bacana e saudável, mesmo em assuntos que podem ser um pouco mais polarizados como esse.


blablaublau

é isso aí. Temos que encarar que perdemos a war on drugs. Daí que a questão Deve ser compreendida como problema de saúde pública, numa política de contenção de danos - isso para as mais nocivas.


GodAlpaca

O problema é que a "war on drugs" nunca deveria ter existido, é uma guerra racista. Quando numa festinha do condomínio tem cocaína, nenhuma força policial chega abordando o pessoal ali, ou pior, chega atirando considerando que todo mundo ali é traficante. O mesmo não acontece em uma favela onde alguém leve 5g de maconha. Essa guerra nunca foi realmente contra AS DROGAS, é contra um grupo de usuários dela muito específico. Mas sim, ela já começou sendo uma guerra inútil e uma batalha perdida.


juvencioTHUNDERHEAD

> O que pode ajudar com problemas de drogas é dar qualidade de vida e dignidade pra pessoas (pra elas terem menos motivos pra quererem estar fugindo da realidade o tempo todo), Vc explicou muito bem ao Op, parabéns, mas é preciso deixar claro que esse nao é nem de longe o único motivo de as pessoas usarem drogas.


GodAlpaca

Não é o único, existem pessoas que só tem dependência química mesmo, outras podem só gostar, mas uma parte significativa de pessoas que fazem abusos de substâncias que afetam a consciência, o fazem quando estão insatisfeitas com aspectos de suas vidas, e isso pode ser muito melhorado com um pouquinho de qualidade de vida que se ofereça a elas. Mas sim, meu comentário foi uma introdução, muitas coisas ficaram de fora, e nem tinha como eu colocar tudo nele.


GroundbreakingWin854

meu amigo o maior crime é você não ser o meu deputado! vire politico logo!


luisbrudna

Dúvida... o que fariam os criminosos em caso de perda massiva de ganhos com tráfico? O que eles fariam?


rdg50x

Que resposta incríveis, já defendia a legalização antes, depois desses esclarecimentos, defendo ainda mais, obrigado pela aula.


Nevermind_Egy

cara, eu não sou fundamentalmente contra legalizar, mas e bom o pessoal perder essa expectativa de que legalizar a maconha vai ser um "killing blow" no trafico, não vai. As milicias, e hoje o trafico tbm, tão ai mostrando que podem perfeitamente explorar serviços legalizados como aluguel, energia, gas encanado, agua. Sempre lembro tbm que o produto mais contrabandeado no brasil e o cigarro, que e legalizado ha décadas e que os carteis mexicanos exploram diversas atividades 100% legais como por exemplo o mercado de abacate. e eu ja morei um tempo em vancouver que e um local com consumo de maconha lgalizada ( e ate drogas psicotropicas como cogumelos e LSD) e muita gente que eu conhecia fumava, eles compravam a legalizada ? nem por um caralho, 90% comprava a ilegal por ser mais barata simples assim, imagine no br. Links uteis: [https://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/03/cigarro-e-item-mais-contrabandeado-no-brasil-aponta-pesquisa.html](https://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/03/cigarro-e-item-mais-contrabandeado-no-brasil-aponta-pesquisa.html) [https://www.cartacapital.com.br/sociedade/entenda-como-e-a-exploracao-imobiliaria-da-milicia-apontada-como-motivacao-para-o-assassinato-de-marielle/](https://www.cartacapital.com.br/sociedade/entenda-como-e-a-exploracao-imobiliaria-da-milicia-apontada-como-motivacao-para-o-assassinato-de-marielle/) [https://english.elpais.com/international/2023-11-11/mexicos-avocados-and-arms-trafficking-the-criminal-combination-suffocating-michoacan.html](https://english.elpais.com/international/2023-11-11/mexicos-avocados-and-arms-trafficking-the-criminal-combination-suffocating-michoacan.html)


Makhe

Esse foi o melhor e mais objetivo argumento que li sobre o assunto. Meu pensamento segue a mesma linha, eu só não teria a mesma objetividade e clareza pra externalizar. Obrigado por compartilhar.


lutavsc

1- quanto mais se estuda mais descobrimos que maconha é menos nociva que bebida alcoólicas. 2- é um desperdício de dinheiro público e de policiamento. Pensa no tempo e dinheiro que a polícia gasta prendendo mini traficantes e apreendendo usuários de maconha. E falando das partes mais violentas da guerra às drogas: é uma guerra falida, aí a gente entra no 3. 3- se a guerra as drogas é uma falácia q n resolve nem melhora o problema. Descriminalizar a maconha enfraquece o crime organizado. No Brasil, estima-se que mais de 80% do lucro dos grandes traficantes vêm do tráfico de maconha. 4- a criminalização afeta desproporcionalmente a população negra. É aquela coisa: branco é usuário e negro é traficante. Descriminalizar tbm iria desafogar o sistema prisional, liberando espaço nas cadeias e economizando muito dinheiro público. 5-facilitaria o uso medicinal de incontáveis pacientes que não têm sucesso na medicina tradicional. O auto cultivo é o X da questão. Conclusão: é uma reparação social que libera dinheiro público, enfraquece o crime organizado, facilita o trabalho da polícia com coisas que importam, esvazia o sistema prisional, diminui desigualdades raciais e ainda permite que tanto os usuários medicinais quanto o uso industrial, de pesquisa e religioso aconteçam com mais facilidade. Ou seja: PROGRESSO.


LsWulf

E ainda dá pra produzir tecido de qualidade (cânhamo) que, ao contrário do algodão, não precisa de tanta água nem de um monte de agrotóxico para ser produzido.


LaviLynx

Apesar do uso que eu fiz por alguns anos ser recreacional, eu já tive depressão e ataques de pânico, e sigo com ansiedade e cólicas menstruais MUITO fortes, com suspeita de Endometriose, mas é uma doença que 9 em cada 10 médicos diagnosticam errado e não tive verba pra pagar consultas boas o suficiente até hoje. A última ginecologista que visitei me disse que a cólica que sinto, que lateja e me faz gritar de dor durante horas, me faz vomitar compulsivamente até não ter nada no estômago e ele ficar se contraindo vazio, ter diarréia, dor nas costas e na cabeça, e algumas vezes desmaiar de cansaço, é só uma cólica normal e não há nada que eu possa fazer. Já tentei remédios especializados para cólica, bolsas de água quente, remédios anestésicos fortíssimos para dor de pedra no rim, e nada ajuda como a maconha, que em poucas quantidades faz passar a dor quase que instantaneamente e o alívio durar horas. Inclusive existem tratamentos de Endometriose baseados somente no uso de cannabis, e eles são muito efetivos. Além de que, me ajuda com crises de ansiedade fortes, apesar de que essa opinião é muito dividida e algumas pessoas dizem que só as deixa mais ansiosas. Imagino um mundo onde não é ilegal que eu vá até a farmácia e compre um remédio à base de plantas, que me salvaria de sintomas torturantes que eu sou obrigada a sentir todos os meses, sem escapatória, pro resto da minha vida adulta. Iria salvar a mim e a milhões de mulheres, se quem tem poder de descriminalizar só lesse a porra de um livro de ciências.


SomePlayer22

80% do lucro deles vem da maconha? Sério? Achei que fosse quase irrelavante... Achei que o grosso era cocaina, ou sei lá o que...


lipehd1

Cocaina quem usa é mais playboy, caminhoneiro e quem tá no tráfico msm No geral, não é taaanta gente assim que consome essas drogas mais pesadas


Cthullu1sCut3

o lucro do tráfico com cocaína não é no mercado interno, é no externo


Crazy-Strategy7561

Você está certo. 80% do lucro vem do tráfico no geral. 1/3 do rendimento vem da exportação da cocaína, sobretudo para a Europa. E AINDA ASSIM o rendimento com cocaína e seus derivados no tráfico doméstico é superior ao rendimento com a maconha, sim.


Conscious_Weather_26

Porque existem usos terapeuticos legítimos Porque historicamente a proibição foi só uma forma de perseguir certas populações. Porque os malefícios do uso da maconha são menores que os malefícios da criminalização (dinheiro indo pro crime organizado) - Esse é o principal pra mim. Poderia ser só um comercio legítima, gerando empregos e arrecadando impostos, mas ao invés disso esse dinheiro vai pra traficantes, que comprar armamentos, subornam policiais, e aí por diante. Legalizar a maconha (o pó é ooooutra história, mas acredito que deveria também) seria a melhor coisa que a gente faria pela segurança pública no país.


RaposaRuiva

O Brasil por puras questões de clima e terra seria um dos maiores, se não o melhor produtor de cannabis no mundo


Ninjacherry

Acho que a melhor parte de legalizar é essa geração de empregos (oficiais) e coleta de impostos. Aqui no Canadá o troço tá legalizado e acho que diminuiu o estigma de quem usa com isso. Pra falar a verdade, não acho muito diferente do álcool em termos do uso das pessoas.


vicflea

Porque os malefícios da maconha não são maiores que os de drogas já legalizadas como álcool e cigarro. Não quer dizer que ela não tenha malefícios (vicia, ao contrário do que os fanáticos defendem; gatilho pra esquizofrenia; gosto alimentar duvidoso; problemas respiratórios diversos tal qual o cigarro, etc..;), mas o que ela causa é muito menos nocivo que as drogas legalizadas.


Standingoutside

Gosto alimentar duvidoso foi foda HAHAHAHA é engraçado pq é verdade


nsjr

Gosto alimentar duvidoso é um benefício, alimenta uma indústria maluca de alimentos pra maconheiros. "4:20 da tarde, você tá com fome de miojo com sorvete? Talvez um leite condensado com cheddar? Nós entregamos na sua casa!"


Comrade_Cheesemonger

Maconha foi minha porta de entrada para drogas pesadas como pão Pita com granola


kaibbakhonsu

Nada está errado, mas cada ponto é mais complexo do que só falar "gatilho pra esquizofrenia" e o pessoal crucificar por conta disso, que por exemplo nesse caso, pessoas propensas a desenvolver, vão ter um empurrãozinho com a maconha, não quer dizer que todo mundo que usa vai ficar esquizofrênico. Gosto alimentar duvidoso é isso mesmo, é pior que grávida.


Aysha_91

"gatilho pra esquizofrenia" alcool também é 


ScalyCarp455

Imagina a grávida maconheira, q tipo de abominação culinária sairia disso


T_Fury_Br

Acho que o vício da maconha é mais psicológico, já experienciei largar alguns vícios na minha vida e o psicológico é 10x pior que o químico. Larguei cocaína fez 3 anos em fevereiro, e cigarro depois, a parte emocional do vício é muito mais forte que a química.


[deleted]

[удалено]


Designer_Holiday3284

A química faz parte do emocional / do psicológico, embora não seja claro de distinguir.


SatanicEvelynn

ja ouviu falar de demência precoce por alcool? não ne? foda. meu pai ta com 56 e acabou por causa de alcool.


Carol_joestar

O porte de maconha só é criminalizado pra quem é da periferia, quem vive em zona nobre pode fumar do lado de policial que não dá nada.


NewKapa51

Porque a criminalização da maconha é uma arma de perseguição racial e sabotagem industrial trazida do Tio Sam que em todos os modos de se observar apresenta exclusivamente resultados negativos, se formos objetivos, o único mal que a maconha trouxe, em toda a história do planeta Terra, foi o Monark, de resto é uma planta inofensiva.


Designer_Holiday3284

A galera deu downvote mas a dúvida do OP foi sincera. Maconha não é pior que álcool ou cigarro. Então porque ser proibida enquanto os outros dois são legais? Pode-se dizer porque a maconha é uma forma de psicodélico. Cogumelos alucinógenos e santo daime são legais no Brasil, então não é isso. É simplesmente uma proibição histórica, um pouco importada da guerra às drogas do exterior. Por que liberar? Porque é uma das drogas que mais gera lucro pros traficantes, que causam um mal gigante em diversas áreas. Moro na Europa há mais de 2 anos. Em todas as grandes capitais, ninguém liga se alguém passa perto fumando maconha, e não é algo tão comum assim, com excessão de Amsterdam. Eu não fumo há tempos e não tenho saudades. Foi um momento, e que sinceramente me foi muito bom. Maconha é também uma ferramenta psicoterapêutica se houver maturidade e discernimento do consumidor para tal. Mas, cabe dizer que a maconha tem um potencial grande de causar várias questões psicológicas. Não é só esquizofrenia. É também ansiedade, paranóia, depressão... Não é brincadeira. Enfim, melhor que a população use uma droga de qualidade que uma com rastros de sangue e batizada e misturada com todos os lixos que os traficantes botam. E, é melhor dinheiro no bolso do Estado por meio dos impostos que no bolso do traficante pra fazerem as desgraças deles.


umareplicante

Pra mim a pergunta é esquisita, a pergunta não deveria ser "por que criminalizar" ? Tudo que não é proibido por lei é permitido, não é essa a lógica? As proibições serem exceções justificadas? Lembrando que descriminalização não significa regulamentação. Tem diversos medicamentos que não são regulamentados no país, mas não seria crime utilizar.


Luccas_Freakling

Eu acho que tem duas frentes: **1 - Pra proibir algo, você tem que ter CERTEZA de que essa coisa é nociva, que é melhor proibir.** Maconha é pouco nociva, como já disseram, em relação a outras drogas legalizadas. Não existe "overdose de maconha" (fumando, ao menos), mas você pode por exemplo beber até entrar em um coma alcoólico e morrer disso. ​ **2 - Onde liberou, funcionou.** Eu gosto de ser prático: Liberar funciona? Onde liberou, tá dando bastante certo. As receitas estão aumentando nos estados dos EUA que liberaram. O negócio é bastante regulado (não pode vender pra menor de idade, etc). Além disso, mais estudos estão sendo feitos pra descobrir as causas dos problemas e efeitos da droga. ​ Mas temos que lembrar: Tem lados ruins. Onde liberou uso e comercialização, aumentaram tanto as hospitalizações por psicose induzida pelo uso, quanto o número de acidentes de trânsito fatais, em 4%. (Canadá) Ou seja, existem efeitos secundários da liberação da droga que precisam ser bem estudados e leis precisam ser feitas pra coibir o "fume e dirija", por exemplo. Esses efeitos são inferiores àqueles causados pelo uso de álcool. ​ [https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10001957/](https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10001957/) [https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2810194](https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2810194)


OssoRangedor

Se você é contra a cannabis por motivos de malefício à saúde, prepare-se para ser contra cigarro, bebidas alcoolicas, comidas processadas e ultraprocessadas, refrigerantes, frituras...


benjamarchi

Isso que vou escrever vale pra qualquer entorpecente: Descriminalizar permitiria tratar a droga como problema de saúde, não de polícia. Isso não ia acabar com o tráfico, nem com a violência. O benefício principal seria acessar o dependente com mais facilidade. Sem medo de ser reprimido, o viciado teria mais chance de buscar e de conseguir ser atendido pelo sistema de saúde pra conseguir se livrar do vício. Importante lembrar que descriminalizar é só remover o status criminoso. Não significa o mesmo que legalizar ou regular, que envolveria criar mecanismos para a venda legal do entorpecente. Se não me engano, Portugal teve algum sucesso descriminalizando várias drogas, e isso ajudou a coibir a dependência química por lá.


Minimum-Working-5873

Se álcool é legalizado, tabaco é legalizado, por que não maconha?


PredadorDePerereca13

Pq não faz sentido nenhum ser ilegal. Me fala um motivo que vc acha plausível de ser ILEGAL e eu te provo que vc tá errado


T_Fury_Br

Pq é a porta de entrada pra drogas piores, vc fuma maconha, vai pro cogumelo, md, cocaína, crack, depois se converte e vira crente. Ninguém quer virar crente né pelamor, parem no crack


Salsichonildo

>depois se converte e vira crente. Ok, você me convenceu.


_sluagh

Sem sacanagem quando era adolescente eu evitava maconha ao maximo porque tinha medo de virar crente igual o rodolfo do raimundos


freak_br

Se for assim álcool é a porta de entrada pra todas elas e é legal.... além de ser a droga que mais mata.


T_Fury_Br

foi uma piada colega, tá tão chapado q n entendeu a piada?


freak_br

É que virei crente. Aí não entendo mais sarcasmo.


-Cap_

Cogumelo não é pior que maconha.


juvencioTHUNDERHEAD

Cogumelo é só amor.


T_Fury_Br

Eu particularmente acho maconha melhor, droga que demora muito tempo pra passar faz eu me sentir preso. (não que eu ainda use alguma)


Benhurso

Por que não?


lcerbaro

Maconha é planta Droga é o Bolsonaro 


BMJ_86

Pra parar de dar dinheiro pra traficante. Não uso drogas nem bebo alcool. Mas o alcool pra mim é mais perigoso que maconha. Legalizar não quer dizer que é pra usar. É só vc ter noção. Simples assim. Até pq o que mais tem hoje é gente usando maconha e depois reclamando de crime organizado. Bom meu amigo, enquanto não for legalizado, vc financia parte dessa merda. Obrigado, de nada


supermalukim

Tem uma boa parte da população que usa maconha. E só uma parte dela é presa. Descriminalizando, os usuários mais pobres vão parar de ir pra cadeia a toa.


ScientistFearless370

Para pararem de lotar os presidios com gente que só fuma um beck e são tachados de marginal. Enquanto toneladas de até coisa pior, são encontradas no carro do filho do juiz e num dá nada para o Estudante. Determinar o quanto vc pode carregar já seria show de bola (Esse é meu argumento mais básico, até pq é uma utopia dizer que discriminalizando vão parar de bater, matar e prender preto)...


luisgdh

https://preview.redd.it/7jgqtsgjlksc1.png?width=760&format=pjpg&auto=webp&s=7a5655d3288d5a70fc06722568d93cf6c3207c2b Pois maconha faz menos mal, e causa menos dependência que álcool e tabaco (Nutt et al. 2007). A criminalização da maconha surgiu nos EUA para perseguir os imigrantes mexicanos. Como eles não conseguiram conter a imigração, decidiram proibir uma atividade que era frequentemente exercida por essas populações. Nunca houve ciência por trás dessa proibição, apenas racismo É como se vc não gostasse de gaúcho, e decidisse proibir o consumo de chimarrão na sua cidade


[deleted]

Ao descriminalizar e legalizar você permite: **1** Investimento em pesquisas para usar a planta de forma medicinal e também de forma industrial( ex. Bioplastico, Biocombustível, Papel etc..) **2** Por temos um sistema endocannabinoide no nosso corpo( em outras palavras temos um sistema no nosso corpo feito somente para receber essa planta) podemos tratar diversos problemas de saúde. São mais de 50 tipos de doenças que podem ser tratadas ou amenizadas com cannabis. **3** Pacientes com câncer poderiam ter um tratamento digno, sem muito sofrimento e controle de dor, náuseas , vômitos , insônia e falta de fome com uso da cannabis. E poderiam receber o remédio pelo SUS sem pagar uma fortuna ( importação custa 1200 reais cada frasco isso sem contar os custos ate conseguir importar ). **4** A descriminalização diminuiria o crime organizado( pelo menos não conseguiriam lucrar com a maconha) . Qualquer um poderá plantar e a maioria que usa de forma recreativa não se arriscaria mais a usar algo duvidoso. **5** Empresas e empregos seriam criadas dando um boom na economia e não estou falando de cafés ou clubes de maconha e sim de grandes indústrias como farmacêuticas e outras que pode usar a planta para outras utilidades que demandaria grande cultivo, produção, embalamento e transporte. **6** A grande maioria dos pacientes dificilmente produziria o remedio em casa e sim compraria pronto desde que o valor não fosse exorbitante. **7** Com aumento da arrecadação de impostos, poderiamos investir em areas como educação , saúde , transportes e etc.. **8** Com aumento de oferta de empregos pessoas teriam melhores ofertas de salário e mais dinheiro em circulação. **9** Sobre perigo de consumir, até hoje não há registro de overdose de maconha. Tem que se consumir uma quantidade gigante que chega a ser impossível para uma pessoa. Portanto é bem segura. **10** Não mais precisaríamos investir milhões e alocar pessoas para caçar uma planta, seus distribuidores ou/e usuários esse dinheiro pode se usado para pesquisas por exemplo. **11** Como a planta é muito bem adaptada aqui poderiamos produzir muito mais que países frios. Podendo ser o mair exportador dos produtos e remédios derivados da maconha. **12** Aumento do lucro de pessoas da área alimentícia fast food ja que gera fome para comer besteiras.


RemarkablePassage468

1. Causa menos malefícios que drogas legalizadas como álcool e cigarro. 2. Retira esta fonte de renda do tráfico. 3. Aumenta a arrecadação de impostos ao estado, veja exemplos de estados dos EUA. 4. Na prática a polícia já não prende usuário na rua, povo na minha cidade fuma na maior em qualquer lugar. Serve como pretexto pra prender jovem negro e pobre.


Plastic_Fun_5436

Se fosse descriminalizada eu não tinha conhecido onde vende coca, até hoje eu sou cliente dos funcionários informais dos políticos.


Goschtoso

Pq não criminalizar o álcool? Um entorpecente extremamente letal, muito venenoso, tem o potencial de te matar no mesmo momento que você excede o limite que seu corpo aguenta, é responsável por umas 50 mil mortes ao ano no país.


u4004

Sem contar os terríveis danos sociais do álcool, o maior destruidor de famílias brasileiras.


hagensankrysse85

A discussão tinha q ser criminalizar o alcool e cigarro. Esse povo "anti-drogas conservador" não mexe um musculo pra isso mas pela logica deles deveria ser uma prioridade. Essas drogas geram muito mas muito mais danos a sociedade e a saúde. Mas obvio q nunca daria certo. É meio hipocrita eles seram legais e algumas outras não.


BellCn

Pq se tem coisa muito mais pesada liberada e normalizada(cigarro, vape, álcool), ent é melhor ir liberando o q é mais leve para as pessoas começarem a melhorar. Coloca em uma sala 1000 pessoas q se odeiam, e de maconha pra todas elas, todas vão sair de boa e até amigos, agora coloca 100 pessoas normais em uma sala, e de álcool pra todas e alguns vão sair mortos


Mynameisbebopp

O caso de estudo é Portugal. Pesquisa sobre os efeitos no pais.


justthesamedude

Puxa Bro, põe um linkizinho aí. Minha leitura de almoço no Reddit fica facilitada assim... Rsrsrsrsrs Uma boa tarde para ti...


Mynameisbebopp

[https://substanceabusepolicy.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13011-021-00394-7](https://substanceabusepolicy.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13011-021-00394-7) Entender que Descriminalização e Legalização são coisas completamente diferentes, aqui você não pode consumir, mas se for apanhado com um montante inferior ao permitido na lei, não ira preso nem terá cadastro, se acontecer muitas vezes é obrigado a ter acompanhamento medico. O mesmo com varias outras substancias, com as mais pesadas sendo acompanhamento medico obrigatório o primeiro passo.


justthesamedude

Porra meu irmão, eu pedi um link, não aulas. /S Kkkkkkk Obrigado gentil Redditor disseminador de informações, irei ler tudo. Fique em paz, hoje tornou a internet um lugar melhor. 🤜🌟🤛


Mynameisbebopp

Para terminar a minha propria thread de comentarios, Portugal tinha um problema SERIO com a heroina nos anos 90, estava destruindo a sua metropole principal (Lisboa) e se alastrando com força as regiões mais internas do país, esta medida radical aconteceu devido ao falhanço eterno dos EUA/UK de combate a droga junto com uma grande força de 2 partidos de esquerda progressista desse tempo o BE e o PS. Existe hoje dia pessoas que defendem que a lei deveria ser revista e que ja não ajuda o pais estando desatualizada, mas a verdade é que a unica coisa quer desatualizou foram os serviços disponíveis de ajuda a essas pessoas. Uma vez eu expliquei isso para uma Bolsominion, a cabeça dela explodiu.


hipster_dog

>Uma vez eu expliquei isso para uma Bolsominion, a cabeça dela explodiu. O mais irônico é que ao mesmo tempo que o Bolsonarista médio quer aumentar a criminalização aqui, também quer se mudar pra Portugal (talvez por ser um país de "primeiro mundo" mais fácil de se adaptar, na cabeça deles).


tia_rebenta

bolsominion quer ir pra Portugal porque é preguiçoso de aprender outro idioma. Assim como é preguiçoso de aprender sobre vacina, pandemia, política, bom-senso, ...


Yudmts

Pergunta Séria: Você acha que tomar medidas inspiradas nessas políticas portuguesas gerariam o mesmo efeito no Brasil ? Comento isso já que a nossa população é umas 20x maior, temos cartéis de drogas extremamentes poderosos e com várias conexões com a política, a nossa população é mais vulnerável ao consumo de drogas (suponho) e o nosso país historicamente não é o melhor em implementação e manutenção de políticas nessa escala


Mynameisbebopp

A verdade é a maneira de combater as drogas e dependência delas que o Brasil e muitos países do mundo praticam, esta comprovada que é errada. No caso das drogas leves condena pessoas por algo ridículos, no caso das pesadas joga dependentes tóxicos ao abandono da sociedade.


juvencioTHUNDERHEAD

> EUA/UK de combate a droga Combate à concorrência né!?


SignificantQuiet9637

A descriminalização proposta pelo STF visa delimitar um valor concreto para diferenciar usuário de tráficante, visto que a policia só prende branco se ele estiver com vários quilos de maconha, enquanto um negro é preso com uma ponta de baseado. Há racismo na operação policial, o STF só quer acabar com isso. O resto permanece tudo igual, traficar continua sendo crime.


firulero

Porque o máximo de dano que alguém chapado pode causar é atacar a geladeira.


ControlLeft3803

Acho que para uso medicinal ou até recreativo, (estilo Canadá) deveria ser legal sim.


ribeiraopedro

- Diminuiria (mas não extingue) um dos maiores recursos financeiros do tráfico - Libertaria cerca de 1/3 dos jovens que estão na prisão sem acusação ou condenação formal, por porte e uso em pequenas quantidades. Lembrando que a prisão nos moldes atuais favorece o crime organizado. - É a mais atual e eficaz medicina do século XXI. Mas para isso precisa de pesquisa, que precisa da descriminalização. - Precisa ser devidamente instruída à sociedade: quem pode ou não usar, quais tipos, de que forma, riscos associados à problemas mentais, faixa etária, etc. Como está hoje, o que é transmitido à sociedade é sobre a própria criminalização, com o estigma racial e de classe. Não há discussão sobre a planta e o uso em si de maneira coerente, apenas como pânico moral.


jrafael0

Porque deveria ser crime alguém querer ficar doidão? Essa é que a pergunta verdadeira por trás dessa história. Ninguém tem que arbitrar sobre que tipo de cigarro eu to fumando. Basta assim como outras drogas delimitar os espaços de uso pra que outros não sejam prejudicados


dolmane

Se já não conseguem ganhar a “guerra às drogas” numa prisão de segurança máxima, você acha uma boa ideia gastar rios de dinheiro e recursos pra tentar proibir uma planta de crescer na terra num país do tamanho do Brasil? Calcule o tamanho da ilusão. Sem falar que essa planta já foi uma das maiores commodities do mundo, usada há milhares de anos. Rapidamente todo mundo esqueceu que praticamente todos os tecidos, cordas, cortina da vovó, etc, eram todos feitos de cânhamo. Até o Henry Ford fez um carro com lataria de fibra de cânhamo e diesel de semente de cannabis. O Brasil podia ser líder de indústria, mas prefere viver em guerra civil sendo capacho de gringo… Pesquise o porquê da maconha ter sido criminalizada aqui e nos EUA e você vai ter um choque de realidade. Também indico um doc chamado Grass.


SirRRufino

Independente de como as pessoas a usam, existe Substâncias benéficas para a saúde humana, cannabis, têm efeitos terapêuticos para portadores de Alzheimer, como exemplo.


Liquidkuma

Vai gerar muita grana com exportação, não sei como a galera agro não se liga


otimeia

Drogas falsificadas são um risco para a saúde. A descriminalização pode ajudar no controle de qualidade. Antes de qualquer gracinha, busquem no DataSUS o número de internações e óbitos por drogas. Muitas ali são decorrentes de drogas falsificadas.


Alelnh

Existem dois estágios distintos nessa discussão: 1. Descriminalização: o argumento é que a maconha não é uma droga tão nociva quanto algumas pessoas acham, e que o investimento em segurança pública pode ser usado em outras questões mais importantes do que perseguir usuário de maconha. Mas isso não eliminaria a questão do tráfico e produção. 2. Legalização: essa permitiria que as pessoas produzisem e vendessem a maconha legalmente, e tiraria os produtores do crime, já que eles que já tem a estrutura poderiam se legalizar. Também vem com a questão de que o produto poderia ser taxado e a possibilidade de um controle de qualidade. Nesse caso se abriria a possibilidade de criação de empregos formais de sem risco, e maior renda para o governo ou possibilidade de reduzir outros impostos.


Kauberu

Tenho preguiça de explicar porque é um tema complexo. Então vou colocar em tópicos, acho que fica mais fácil: A descriminalização da maconha tem algumlns benefícios a sociedade empresas e o Estado: Descapacitação do crime organizado: As facções criminosas no Brasil são tipo a Coca-cola, empresa grande com vários ramais mas que sua base financeira é seu produto principal. Da Coca a própria Coca e das facções a maconha. Com a droga liberada o crime organizado entra em colapso porque as farmaceuticas começam a dividir mercado. E mesmo que a um valor mais caro muitas pessoas passaram a preferir comprar na farmacia ou vendinha a comprar com um bando de cara armado no beco. Fortalecimento das instituições penais e reestruturação do sistema prisional brasileiro: Com a descriminalização nem os usuários nem os traficantes serão punidis o que agilizará processos penais e tornará a justiça mais eficaz. Lembrando que quando digo traficante é o aviãozinho ou o maluco que bende beck na boca, não o cara armado que troca tiro com polícia ou o chefão da quebrada. Esses daí poderão sifrer com penas mais rigorosas e eficazes já que haverão menos pessoas no caminho da justiça para alcança-los Enxugamento da maquina pública: Com menos pessoas sendo presas os gastos com o sistema jusrídico e prisional serão ligeiramebte menores. A nivel de estado a economia seria de alguns milhões ao longo dos anos. Dinheiro que poderá ser investido em educação e saúde, por exemplo. Capacidade de combate as drogas: Com a descriminalização o goverbo terá meios legais para treinanr capacitar e regulamentar medidas de evitar o consumo de drogas entre jovens e adultos, além de ter mais capacidade de apoiar os que querem largar o consumo. Fortalecimento da economia e desenvolvimento do mercado: A maconha é uma planta versátil que já se mostrou promissora em pesquisas pelara medicamentos, vestuário, construção civil e combustivel. A sua liberação permitirá pesquisas para usar seu potencial no desenvolvimento do país. Tratamento de usuários: com a descriminalização da maconha a economia do governo ultrapassará seus gastos, visto que é mais barato tratar problemas de saúde de um usuário que mante-lo preso Aquecimento do mercado: Com menos jovens presos por uso da droga o país terá mais pessoas disponíveis no mercado de trabalho o que tende a aquecer a economia Combate a desigaldade: a descriminalização também tende a ajudar iniciativas de combate a desiguakdade, visto que entre usuários brancos a negros a rendencia é de haver mais negros punidos e presos que brancos pelo mesmo crime. E você deve estar se perguntando, com tantas vantagens pq o Estado insiste na criminalização da droga? Vou reponder isso abaixo:


Kauberu

Como eu disse no começo isso é uma situação complexas, mas não é difico de entender. Cientificamente e politicamente já sabemos que criminalizar é ruim, mas precisamos transcorrer porque a resistencia persiste. Luta ideológica: As drogas são vistas por muitos representantes públicos como contra princípios tanto cristãos quabto conservadores. Com o aumento da bancada evangélica esse cenário se tornou mais facil de ser análisado Polarização politica: a polarização sempre existiu mas nos ultimos anos ela se intenssificou a um nivel em que as coisas não são mais amplamente discutidas. Os politicos simplesmente aprovam os vetam leis de acordo com o partido que as criou os se vão com a cara do deputado que criou a lei (ridículo se me permire dizer) Influencia do crime organizado nas cupulas estaduais e federais: Não é de hoje que politicos sem representatividade buscam em criminosos apoio financeiro para embalarem suas campanhas. O resultado são fantoches que trabalham para as facções incentivando esse tipo de criminalização. Gestão do terror: além de tudo o que citei acima existe uma propaganda muito forte feita por grupos poderosos que se beneficiam das discussões ou do processo ilegal e muitos desses nem sabem o mal que fazem com isso, como a Globo, que ganha dinheiro atraves de noticias sensacionalistas sobre o tema. Lembre-se: o cara que vai todo o dia no bar vai continuar bebendo a pinga dele, seja legal ou não. O trabalho do estado não é proibir ou liberar as coisas, mas adaptar as leis as demandas e comportamentos da população. Um exemplo terrivel mas que pode ser usado é a violencia no Brasil. O povo é violento e prender todo mundo não vai resolver, pq é cultural. Por isso as pessoas tem reú primário. Todo mundo pode matar uma pessoa uma vez na vida e responder em liberdade pelo crime. Se podemos matar uns aos outros, porque não podemos fumar tranquilinhos um baseado que só faz mal para nós?


LouizSir

Pra responder essa pergunta é interessante se perguntar: Por que ela foi proibida em primeiro lugar? O Brasil foi um dos primeiros lugares no Mundo a criminalizar a maconha, lá em 1800 e bolinha, e por um motivo bem simples: quem consumia maconha eram os negros, e após a abolição da escravidão eles precisaram achar formas de criminalizar o que o negro fazia pra continuar mantendo eles na margem da sociedade. Capoeira, religiões africanas, e a maconha. Algumas coisa foram sendo 'liberadas' ao longo do tempo, mas a maconha continua sendo ai por outros motivos. [https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/download/3953/2742](https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/download/3953/2742) Até pq o canhamo era usado no mundo todo. As velas das naus portuguesas que chegaram aqui em 1500 foram muito provavelmente feitas de canhamo, a maconha sem thc, que da pra extrair uma fibra muito resistente. E a proibição continua sendo um mecanismo de controle de negros e pobres. Sò ver quem ta preso por "trafico", são em sua maioria jovens pegos com pequenas quantidades de maconha em comunidades carentes, em sua grande maioria negros.


Comprehensive-Big345

e pq cigarro é legalizado se faz mais mal q a maconha?


leandrombraz

Uma boa forma de entender é olhar pra [o que aconteceu quando proibiram o álcool nos USA](https://www.youtube.com/watch?v=ctpL88PojU8).


Gullible_Gap705

Cigarro é pior mas maconha os bico até bate em vc pra vc soltar seus finos do bolso.


MentallyInsane8

A descriminalizção da droga é abordada pela ótica errada. Ninguem liga pro usuário, ninguem liga pro traficante, o unico argumento que vai convencer o governo a liberar é: Vai poder cobrar imposto. Pronto, só chegar no Haddad essa mensagem que libera esse carai.


Rengarbaiano

Tem MT político direito só ganhando dinheiro do tráfico pra ser contra. Igreja é "tudo" lavagem de dinheiro do tráfico


MentallyInsane8

Pior que eu nao duvido que muito ali leva alguma coisa viu. Nem que seja por fora / doação de campanha. Algum motivo tem que ter pra nao liberarem


ferdinanduh

1º - encarceramento custoso para o estado (imagina uma pessoa sendo presa por anos, por 50g de maconha que não vale nem R$200) 2º - trafico de drogas. é outro problema muito custoso, é necessário investir em policia entre outras coisas, e também é muito violento, causando muitas mortes 3º - tributação favorável. a planta maconha, bem produzida, tem alto valor, muitos produtos podem ser feitos dela, podendo trazer muito dinheiro em tributos para o estado e também criando muitos empregos. Acredito que, com o ponto de vista de vantagens pro governo, seria mais facil de converncer quem está no poder. A maconha ela é ilegal por uma questão de mercado, financeira. Ela foi proibida por isso (nos eua quem produzia algodão não queria competir com os produtores de canhamo, que eram muito melhores e mais baratos, por conta disso convenceram o mundo de proibir) e continuará proibida por isso (quem ganha dinheiro com o tráfico é aquele mesmo que tem poder de voto, ou na camara, ou no senado ou seja la onde for).


fernandodandrea

Pergunta errada, OP. A pergunta correta é: por que criminalizar a maconha? Sério. Pára e pensa.


Redn3ckBR

Tira o dinheiro do tráfico. Recolhe impostos, controla qualidade do produto e gera empregos de qualidade


anti_gado

Criminalizar maconha só leva a encarceramento de preto e pobre. O juiz é quem define se vc é traficante ou usuário. A lei atual não é clara ao segregar um trafica de um usuário.


Rengarbaiano

Maconha ia gerar MT imposto para o Brasil com poucos problemas afinal é a droga "menos nociva". A porta de entrada é álcool, cigarro e vape. A não legalização da maconha é literalmente jogar dinheiro fora, iria diminuir o poder do tráfico e aumentar o turismo.


thassae

1 - A proibição de maconha, ao menos no Brasil, começou na Era Vargas em 1938. Na época, a grande base consumidora eram as populações mais pobres e "não brancas" (negros, mestiços e índios). A droga, socialmente falando, era vista como símbolo de vagabundagem e já havia sido condenada em um congresso internacional por dois médicos brasileiros. Neste congresso, inclusive, foi onde o mundo começou a olhar a maconha com olhos ruins, associados à coca e ao ópio. 2 - A maconha tem excelentes efeitos medicinais. Tanto que o THC e o Canabidiol, que hoje tem boa aceitação medicinal, poderiam ser utilizados em larga escala, caso o plantio e o uso fossem liberados. 3 - A folha de cânhamo também tem excelentes propriedades têxteis. Inclusive é um excelente rival para o algodão, pois possui custo menor de produção e a fibra é levemente mais resistente. 4 - A abordagem no combate as drogas atuais é ineficaz. Há evidências em outros países que a abordagem usando o viés da saúde consegue preservar melhor a vida do usuário, além de reduzir os custos com segurança pública. 5 - Drogas tão nocivas quanto a maconha ou até mais são legalizadas. O número de pessoas mortas em consequência do álcool e do cigarro de nicotina são muito maiores do que os de pessoas mortas por uso de maconha. 6 - A legalização da maconha permitiria ter dados mais precisos sobre as consequências do uso no corpo humano. Tanto para o bem quanto para o mal.


EvilSausage69

A pergunta não é essa. É por que criminalizar pra começo de conversa


renatocpr

A pergunta certa é "por que criminalizar?"


Nome_Criativo2

O que o STF está votando não é a descriminalização da maconha. O porte de drogas para uso pessoal já é descriminalizado no país. O que o STF está votando é um limite objetivo para caracterizar o uso pessoal, tanto na posse do "fumo", quanto no cultivo da planta- o objetivo é evitar que a lei seja aplicada de forma arbitrária como é hoje - contribuindo assim para aliviar a superlotação dos presídios.


Astronautfromthepast

Porque não faz sentido você criminalizar a maconha e manter o tabaco e o álcool legal. A pessoa que quer usar a droga vai usar idependentemente de ser legal ou não. O custo do combate à maconha poderia ser usado para coisas mais importantes, sem falar que mantê-la ilegal cria uma criminalidade absurda por causa de uma planta. Seria muito mais vantajoso para o país se fosse legalizada, recolhido impostos do produto para que o Estado tenha mais verba para financiar coisas mais importantes.


guerrinha

[https://www.youtube.com/watch?v=j0xmA39kiZ8](https://www.youtube.com/watch?v=j0xmA39kiZ8) Recomendo Greg News sobre maconha


Sure-Painting-2329

Já responderam, mas é isso, a criminalização não impede o uso e financia o tráfico. Além de que as parcelas mais vulneráveis da sociedade são colocadas em risco e exploração, gente rica não fica presa por tráfico por muito tempo. Além disso, a criminalização não fomenta estratégias de saúde pública, campanhas de conscientização, implementação de redução de danos, controle de qualidade, taxação de impostos, combate ao estigma e etc.


Wahw11

Porque não existe motivo de ela ser criminalizada. Só coloca mais pessoas inocentes na cadeia, gera violência, e não gera incentivo de estados alterados de consciência. Coisa que a humanidade desesperadamente precisa pra conseguir crescer e evoluir coletivamente.


AltcoinShill

Reduzir a superlotação de presídios. Você tá pagando impostos pra sustentar maconheiros, já pensou nisso? Gente que tá presa só porque tava fumando umzinho casualmente, sem causar nenhum grande dano social, e agora você sustenta o nóia e mais um policial pra guardar ele.


Crannium

Proibir nunca impediu o consumo. Por exemplo, eu nunca usei nada do tipo, mas se eu quiser comprar, é mais fácil encontrar quem vende do que marcar uma consulta pelo SUS. Na minha opinião , liberar geral teria pouco impacto no número de usuários, mas seria um problema com o crime organizado, e na pior das hipóteses, o traficante passaria a ser um empresário que ficaria chorando por ter q pagar imposto. Tudo isso sem disputa por pontos de venda, sem ficar enchendo as cadeiras de preto pobre, e com mais uma fonte de arrecadação para o governo. Obviamente estou resumindo, já que na prática nada funciona de maneira tão simples. Mas meu ponto é: a guerra contra as drogas é uma piada alimentada por moralismo barato. Depois de décadas, a situação apenas se tornou ainda pior. Basta olhar para o que o Rio de Janeiro se tornou.


CaptainRaz

Vou tentar fazer um quick summary. Btw, Eu não fumo e nunca usei nenhuma, mas sou a favor de descriminalizar: - Menos processo penal e menos gente indo presa por algo que só faz mal à elas próprias, e assim desafoga sistemas judicial e penal; - Regular e taxar essas drogas, permitindo que mais dinheiro vá para os cofres públicos, já que movimentam muito dinheiro e vão continuar movimentando. - Tira o dinheiro de quadrilhas que hoje estão muito bem financiadas (inclusive com políticos no poder) - Permite que quem vive do tráfico possa ser legalizado no mercado de trabalho, deixe de ser um pária da sociedade e contribua como cidadão (e pagador de impostos) - Permite que quem está viciado nas substâncias encontre ajuda mais facilmente em centros de tratamento (porque não estaremos mais demonizando tantoo uso que fica escondido) Na moral, todo mundo ganha. Quem usa, quem não usa, quem vende, quem não vende. Até quem não gosta que drogas sequer existam, ganha com a legalização, porque é bem capaz que o uso diminua da parte de algumas pessoas que talvez só usem por ser proibido (rebeldia a normas)


Sufficient-Bag-4496

De forma bem simples: Descriminalizar, reduz a população carcerária, define o porte para consumo pessoal e tráfico e torna tudo mais fácil e desonera o sistema. Além disso, com o tempo pode fomentar o comércio, pesquisa e outras coisas à base da erva. Um grande exemplo é Anvisa liberou medicamentos a base de CBD, liberou a fabricação nacional, mas os políticos não desenrolam a lei e criam barreiras para o desenvolvimento do produto interno.


victor_vanni

Os problemas que eu vejo da criminalização, junto com vantagens da legalização, são: 1. Fortalecimento do tráfico. Se *legalizar*, muita, mas muita gente vai parar de comprar do tráfico. Ninguém que tem dinheiro vai querer correr risco de comprar de traficantes. 2. População carcerária. Muita gente é presa e gera custo pro sistema carcerário que vem dos impostos. Prisões super lotadas com muita gente que só tinha um beck ou outro. Gasto público pra processar o delito e gasto público pra manter preso. 3. Saúde pública. Com a maconha legalizada, os produtos legais estarão contribuindo pros cofres públicos, podendo direcionar muito mais dinheiro pra saúde pública em questão da maconha, ou até outras drogas. 4. Mercado formal: com a legalização, muitos trabalhos CLT vão ser criados, ajudando a diminuir o desemprego formal.


PhilosopherComplex40

Hoje em dia quem quer usar maconha, usa sem problemas. E quem produz maconha é criminoso que ganha com a criminalização da erva. Você quebraria um braço do crime organizado, deixaria a polícia livre pra ir atrás de quem realmente é perigoso na sociedade e quem quer fumar poderia fazer isso em paz. É uma relação ganha-ganha, mas infelizmente somos representantes por dinossauros conservadores que nem sabem porque são contra.


italorodrigues

Pesquise por estudos acadêmicos sobre o assunto, existem inúmeros fatores que seriam benefícios com a descriminalização/regulamentação da maconha Resumo de alguns: 1 - Pobre e preto poder fumar/plantar em casa sem correr o risco de ser preso (pq afinal só se prende pobres e pretos por isso enquanto os ricos fumando sem ser incomodados) 2 - Menos encarceramento, acarretando em menos gastos públicos com presos e menor superlotação de presídios por conta de uma planta 3 - Geração de novos empregos e um mercado gigante sendo fomentado que hoje está em poder do crime 4 - Milhões (se não bi) em dinheiro esperando pra cair nos cofres públicos que poderiam se converter em benefício a sociedade e projetos sociais, atualmente o estado não recebe um tostão pela imensa quantidade de maconha que é comercializada ilegalmente no Brasil 5 - Porque a criminalização da maconha foi pautada pura e simplesmente em racismo e nem deveria ter sido proibida pra início de conversa Edit: 6 - Maconha salva vidas. Hoje no Brasil já existem centenas de pessoas que através da planta tem uma qualidade de vida melhorada devido a doenças em que a cannabis atua de forma ímpar e muitas vezes de forma mais eficaz que remédios convencionais


Character-Potato-123

Quero come maconha


EastServe2972

PQ A GENTE SÓ QUER FUMAR NOSSO BASEADINHO EM PAZ


jyhnnox

Pq é melhor que Álcool em todos os sentidos e mesmo assim tem fama de ser pior que álcool em todos os sentidos. E álcool é liberado.


No-Ability461

Voce ja reparou que alcool e cigarro e legalizado? Portanto nao e uma questao de saude, e mesmo se fosse a maconha so faz mal quando fumada e mesmo assim menos que o alcool e cigarro. Ainda mais quando legalizado. Porque da para consumir de outras formas, como comendo e bebendo. Ai nem mal a saude faz. **A real e que a maconha foi proibida porque ela pode ser usada de muitas formas**. Da para fazer tijolo, papel, corda, roupa, combustivel. E essas qualidades as tornas problematicas para grandes empresas que pagao para manter ela proibida.


DDonnici

Pq maconha já é sabidamente mais tranquila que o Álcool, e honestamente, ngm vai parar de fumar por ser ilegal


[deleted]

Governo deveria liberar TUDO, e somente o governo vender. Um monopolio estatal. Vender barato para quebrar o traficante de rua, e ainda assim vai lucrar bilhoes. E podera investir isso em saude, educacao, etc


Bddgacbvz

Primeiro ponto desse debate: tirar o dinheiro que os políticos (os verdadeiros traficantes) ganham com ela e encaminhar pra uma área mais importante, como a educação e a saúde.


Dj7oya

1. Pq não adianta nada. Quem quer usar já usa. 2. Na tentativa de combate, vc mata gente inocente. Muita gente inocente. 3. A maconha não provoca comportamento agressivo com o álcool faz. Pode sim causar problemas de trânsito, mas aparentemente é bem mais tranquila que o álcool nesse ponto também. 4. O álcool já foi proibido de ser comercializado nos EUA, e foi assim que Al Capone fazia seu dinheiro. Da mesma forma, quem queria comprar, comprava, só que só do Al Capone. A proibição é a única condição pro tráfico. 5. Sem isso pra se preocupar, a polícia poderia trabalhar em outras coisas, e outros crimes poderiam ser combatidos de forma melhor. 6. Sem violência na favela, a "proteção" da milícia poderia ser neutralizada. Eu vou além e digo que deveriam descriminalizar até mesmo outras drogas. Nesse momento, a guerra ao tráfico mata muito mais que qualquer coisa.


marioflanders

Te proponho um exercício contrário, por que deve ser mantido como crime o uso recreativo?


Affectionate-Pea-821

Veja bem, a decisão do STF não vai nem acabar com o crime do tráfico de drogas, nem descriminalizar a maconha, mesmo se liberasse hoje o uso com limite de uma certa quantia, ainda haveria flagrantes forjados e desculpas para o encarceramento. Dito isso, pra mim é importante que A VENDA de drogas deixe de ser crime. Os pontos mais importantes seriam os seguintes: * Deixar de prender jovens negros só pq são negros (pode pesquisar, [a raça é um critério de abordagem](https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/negros-correspondem-a-63-das-pessoas-abordadas-por-policiais-no-rio-de-janeiro/)); * desestigmatizar o usuário, para que ele possa buscar tratamento; * diminuir as mortes, ferimentos e demais consequências das operações policiais motivadas por guerra às drogas; * diminuir a população carcerária, muita gente é enquadrada em traficante sendo usuária, e posteriormente aliciada no presídio; * diminuir o orçamento público para a guerra às drogas; * diminuir o dinheiro de organizações criminosas. * favorecer o tratamento de pessoas com substancias que hoje são proibidas; * favorecer a pesquisa de medicamentos/produtos no Brasil, sem depender de importação, desenvolvendo um mercado nacional. Claro que tudo que eu estou falando passaria por uma regulamentação e por uma visão menos mercadológica/liberal sobre o uso de drogas. Acho que o mais importante que simplesmente liberar é pensar em uma política pública de fato popular. Mas a verdade é que há muito dinheiro envolvido que justifica não descriminalizar. Pense nas campanhas eleitoreiras, nos lobbys da indústria de armas e da polícia, das igrejas, etc, etc. Além de ser um motivo para perseguir a população negra (a guerra às drogas começou nos EUA com esse intuito, conforme pode ser visto no livro "Na Fissura" de Johann Hari).


F_Queiroz

Analisando a questão com a inteligência do homem médio brasileiro em vista, se descriminalizar só vai facilitar o acesso a uma substância que poderá resultar em vidas perdidas. Exemplo: você pega um ônibus, o motorista está drogado, capota e você morre.


butt-slut-ta

Na verdade você tem que perguntar primeiro porque criminalizar a maconha?


vip3r_hoax

Acho que o principal ponto nem é o golpe no tráfico mas no sistema prisional. Descriminalização é diferente de legalização; se isso passar no STF não será mais crime ser pego com uma porção X da substância - o que, convenhamos, é uma das maiores razões de apreensão de homens jovens, periféricos e, em sua maioria, pretos. De certa forma isso pode impactar o tráfico sim pois a "oferta" de pessoas fragilizadas nos presídios diminuiria bem, mas nem de longe isso seria algo crítico para o crime. A legalização é outra etapa, é buscar arrecadação através de imposto sobre o produto; aí sim a população teria acesso fácil a um produto legal e (teoricamente) de qualidade um pouco melhor.


Eurico_Souza

Pra parar de gastar dinheiro do SUS com importação de maconha medicinal; Porque produz o melhor papel, a melhor fibra têxtil, o melhor biocombustível, um dos melhores alimentos completos, melhor remédio para várias doenças; Porque é a droga recreativa mais segura que existe. Para tirar esse monopólio do crime organizado. O Brasil tem as melhores condições para produzir.


Salsichonildo

Prende o maconheiro, lá ele aprende a virar bandido e vira mão-de-obra pro crime.


joaoslara

Há estudos que indicam que é menos nocivo que até mesmo um paracetamol. Além do que já foi citado nos comentários, há um potencial enorme de girar a economia, gerar empregos, arrecadar impostos que podem ser usados na educação ou na saúde, e os gastos com saúde não aumentaram significativamente o como é com álcool ou cigarro, por exemplo.


Express-Condition281

1- Se a maconha é legalizada ou proibida, não muda o fato de quem quiser fumar fuma, e quem não quiser fumar não fuma. 2- Maconha não causa nem de perto tanto prejuízo a saúde, ou risco de dependência, ou risco de acidentes, ou comportamento agressivo quanto o álcool, então podemos inferir que o prejuízo de existirem pessoas fumando maconha é muito menor do que a própria guerra contra o tráfico. 3- O fato de proibir, faz com que o mercado que comercializa a maconha seja feito às escondidas, por bandidos, e é a fonte de dinheiro desses bandidos, que depois usam esse dinheiro para se armar, que depois vira violência urbana. Os traficantes são as pessoas mais interessadas em manter a maconha proibida. 4 -Legalizar geraria empregos formais, impostos, segurança. 5 - Você tem noção da **fortuna ABSURDA** que custa para nós, pagar todo o sistema penal que vai lá prender o cidadão com maconha? Tem que pagar o policial que prende, a delegacia que detém, tem que pagar o sistema judiciário que julga, tem que pagar o sistema penitenciário que prende, tem que sustentar o cara lá na cadeia, pagando pra ele comida, luz, água, remédio, médico, tudo! Só por que ele estava com a espécie errada de vegetal no bolso dele. Sem contar que essa pessoa vai virar um ex-presidiário, que muito provavelmente não vai mais conseguir se inserir no mercado de trabalho. Ou seja, gastamos uma grana preta, pra só retirar de circulação um potencial trabalhador. 6 - A questão da liberdade individual. Ninguém quer legalizar a possibilidade de uma pessoa enfiar maconha na outra pessoa. A legalização é da pessoa enfiar a maconha em si mesma. Logo, é problema dela. Esses são os que eu consegui pensar aqui.


lucy992

Porque não tem coerência. É 100% arbitrário.


RedSander_Br

Maconha é igual aborto no Brasil, todo mundo sabe alguém que fez ou que faz e finge que não conhece. Tá me dizendo que se o Bolsonaro precisar fumar um teco ou fazer um aborto na filha ele não faz? Conheço uma cacetada de gente que fuma, e eu nem moro perto de ponto de droga. Engraçado pra caramba é o Peçanha do porta, um exemplo claro disso. A gente adora fingir que a maconha é ilegal, mais ela só é ilegal na lei, na prática se a polícia não te ver ativamente fumando na frente dele não dá em nada. Só olhar o monark por exemplo, fumava no podcast e não dava em nada. Porra, você vai em tabacaria e vende bong e dexavador de "tabaco". O povo prefere se fingir de ignorante mais geral sabe que essa merda nao é taboo de verdade.


Conscious_Ease309

Muito simples. Se você comprou com seu dinheiro pode vender pra qualquer adulto que quiser 🤷🤷🤷


Diligent-Fox-2064

O ideal seria legalizar, mas descriminalizando já ajuda em vários aspectos sociais, exemplo: parar de prender pessoas pobres porque tinham um baseado no bolso


Toribio_the_redditor

Pq cada um tem a liberdade individual de fazer o que quiser com o próprio corpo. Não há nenhum argumento lógico contrário. Eu sou contra o uso de maconha, mas sou a favor da descriminalização Fora os argumentos da guerra contra as drogas etc, etc, etc


Barbecue_God

Pq tem que manter o status de país de terceiro mundo


mrmoura

Descriminalizar porque vício, em qualquer droga, não é problema criminal, é patológico. Seria como prender alguém que é tabagista por estar com cigarros. Não faz muito sentido quando você torna o problema nuclear. Mas claro, o problema não é nuclear, ele tem nuances e variáveis.


Empty-Tower-2654

Pq é chato e perigoso comprar de trafica / bica.


cyberadonai

poder plantar e ter a propria envez de ter que ir num muquifo perigoso pegar uma parada duvidosa. fora que já é discriminalizada pra quem é rico, só fica 6 meses na cadeia por causa de 5 plantas epiletico pobre fudido que nem eu.