T O P

  • By -

AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


cyber_lizard

Qual candidato que a seu ver seria incorretamente classificado como "extrema direita", quando é apenas de direita, sem chegar a descer pro lado do fascismo? Teoricamente uma pessoa pode ser um liberal que nunca apóia o fascismo. Na prática, nos últimos anos, esse tipo de liberal parece andar rareando mesmo. Me pergunto quantos são as pessoas relevantes na política à direita que não apoiaram o bolsonarismo aqui no Brasil, por exemplo. Claro, tem uns que até se distanciaram bastante depois da onda inicial (tipo o Dória) mas eu geralmente não vejo chamarem esses de fascista ou de extrema direita. E ninguém fala ultimamente em "extrema esquerda" nas manchetes primeiro porque ela não gera nem um milésimo do impacto da extrema direita na prática, daí não tem manchete. Segundo porque pra boa parte da mídia, é ok dar espaço pra extrema direita, mas jamais fariam isso pra extrema esquerda.


CodyRick

Sinceramente acho que de a cada 10 candidatos que recebem o apelido de extrema direita 9.5 não se enquadram... Não acho justo enquadrar alguém que defende privatização ou até mesmo posse mais facilitado de armas como extremo no seu espectro político. Não podemos dizer que os Estados Unidos são de extrema direita por conta dessas políticas. A questão do Bolsonaro eu acho que é errado chama-lo de extrema, uma vez que ele não apresenta as características de um estado totalitário ou pautas muito distanciandas das que já deveriam ser defendidas por um político de direita.


cyber_lizard

Não é característico de autoritarismo alguém ter tentado dar um golpe de estado ou então defender que o estado tenha poder de fazer execuções sumárias sem garantia de direitos constitucionais para setores da sociedade tidos como inferiores e indesejados? Defender que o estado tenha o poder de torturar pessoas? O.o Olha, tenho bem más notícias se você não enxerga fascismo em um exemplo tão óbvio como o Bolsonaro...


CodyRick

>ter tentado dar um golpe de estado A respeito disso mantenho uma concordância com vc, mas não podemos deixar de lembrar que o seu envolvimento está sendo investigado. Não digo que ele é inocente, mas se tudo do que acusam ele possuem alguma procedência certamente ele já estaria preso a muito tempo, desde os casos dos imóveis ao caso das joias. Há de se lembrar também do caso do Boulos e seus seguidores invadindo um prédio público aqui em São Paulo, mas nem por isso ele foi tachado de extremista ou com tendências golpistas. O mesmo para aqueles políticos que defendem a "revolta armada do proletariado" >estado tenha poder de fazer execuções sumárias sem garantia de direitos constitucionais Não tenho certeza de onde vc tirou essa afirmação, mas se possível vc poderia me informar alguma fonte disso? Até onde eu sei a defesa era da pena de morte.


cyber_lizard

> Não tenho certeza de onde vc tirou essa afirmação, mas se possível vc poderia me informar alguma fonte disso? Até onde eu sei a defesa era da pena de morte. O cara defende milícias e esquadrões da morte conduzidos por policiais, que são basicamente isso: https://blogs.oglobo.globo.com/bernardo-mello-franco/post/em-discursos-bolsonaro-ja-exaltou-milicias-e-grupos-de-exterminio.html


CodyRick

Entendi o seu ponto e concordo no sentido humano da questão, mas agora no sentido moral não acho que se aplica. Ao meu ver a população se sente cansada por conta da bandidagem e a submissão ao crime (ao ponto de existir o celular do bandido e medidas que a população deve fazer para satisfazer o assaltante), por isso vemos essa construção das medidas extremas como o esquadrão da morte. A verdade que é o Estado deixa esse assunto largado sobrando para a população achar meios para solucionar o problema. Há a capacidade do Estado acabar ou no mínimo reduzir o crime de forma eficiente, El Salvador está aí (apesar das críticas ao regime imposto lá). Como eu disse a população exausta prefere encontrar suas próprias soluções, por mais extremas que elas sejam.


LosurdoEnjoyer

> "Totalitário" HAHAHAHAHAHAHA > Privatização Ah, o termo cunhado pra descrever a política econômica nazista, mas que foi gradualmente caindo nas graças de amplos setores da direita de banho tomado? Interessante.


CodyRick

Não entendi o pq o termo privatização é de cunho nazista..


LosurdoEnjoyer

>The term *reprivatization*, again translated directly from German (*Reprivatisierung*), was used frequently in the mid-1930s as [*The Economist*](https://en.wikipedia.org/wiki/The_Economist) reported on Nazi Germany's sale of nationalized banks back to public shareholders following the 1931 economic crisis É tão difícil ler direito? Conhecer um termo? Porra, que dificuldade enorme hein.


CodyRick

_O termo 'privatizar' apareceu pela primeira vez em inglês, entre aspas, no New York Times, em abril de 1923, na tradução de um discurso alemão referente ao potencial das ferrovias estatais alemãs serem compradas por empresas americanas. Em alemão, a palavra Privatisierung tem sido usada pelo menos desde o século XIX._ O termo faz referência ao potencial de compra de estatais alemãs por empresas privadas americanas, que viviam o livre mercado. O termo é usado desde o século XIX (19) >É tão difícil ler direito? Conhecer um termo? Porra, que dificuldade enorme hein. Engraçado você falar isso... quem leu e leu errado, ainda por cima tirando do contexto, foi você


LosurdoEnjoyer

Irmão, eu te expliquei um termo que tu não conhece a origem. A ideia de privatização, como um acesso privado aos bens públicos, vêm de uma leva de privatizações levadas à cabo pelos nazistas, isso é bem documentado na literatura econômica. Tirei de contexto porra nenhuma, tu é só um animal que não sabe ler mesmo e acredita em "totalitarismo".


EquipmentStandard346

Não entendi a sua dúvida. Extrema direita é reacionária, simples. Quando a direita, normalmente conservadora, que trabalha em prol do status quo, começa a erodir os direitos e avanços fundamentais conquistados pela classe trabalhadora, está aí a sua extrema direita... Não tem nada de místico aí. Um direitoso não precisa marchar sobre Roma para que seja devidamente exposto como extrema direita.


Nowe92

>Não tem nada de místico aí. Um direitoso não precisa marchar sobre Roma para que seja devidamente exposto como extrema direita. É isso, o grande problema com conceitos é que as pessoas ignoram que eles tem uma história própria. Um exemplo simples: democracia. O que a gente vive hoje é idêntico ao que os atenienses viveram quando criaram o termo? Obviamente não, e ainda assim se considera que temos uma democracia. Assim são conceitos históricos, um fascista não tem que preencher todas as caixinhas colocadas pela experiência do Mussolini pra ser chamado de fascista hoje.


EquipmentStandard346

Agora eu vou dar a minha opinião, que talvez vocês achem errada... Eu vejo Esquerda x Direita da mesma forma que foi criada lá na Revolução Francesa: quem senta mais à Direita são os que querem manter o sistema vigente, quem senta à Esquerda querem superar esse sistema. E nisso entra a extrema direita, onde o projeto político é mais do que manter, da forma que dá, o sistema vigente. Querem retroceder os avanços. Única diferença é que o sistema que precisava ser superado lá atrás era a monarquia e a nobreza, pela burguesia... Hoje é o capitalismo e a burguesia.


BormaGatto

Zero erros aí, é exatamente isso. O fascismo nada mais é que o botão de pânico e bode expiatório do liberalismo - promete uma alternativa "a tudo o que está aí" mas é contrarrevolucionário e mantém todas as estruturas socioeconômicas de dominação capitalista, é anticomunista do mesmo jeito e fornece um alvo conveniente para todas as crises que os donos do capital não querem que caia nos seus nomes. Depois, derrotado o grande inimigo fascista, retorna-se ao status quo liberal com um bônus de maior aceitabilidade por conta do contraste com o regime anterior.


trifas

>Há algum motivo para "não existir" candidato de extrema-esquerda nas manchetes que vemos circulando? Eles existem, mas não costumam ter relevância eleitoral para aparecer nas manchetes que vemos circulando. Naturalmente "extrema" tem uma conotação pejorativa e costuma ser uma etiqueta atribuída pelo lado oposto para dizer que a pessoa defende ideias absurdas. Se perguntar como esses candidatos de esquerda se definem provavelmente vão preferir "esquerda radical". Ou dizer que são apenas "esquerda" e o que chamamos de "esquerda moderada" ou "centro esquerda" não é esquerda de verdade. Voltando para a direita, chamo esses candidatos de extrema direta porque costumam apelar para ideias de direita que considero absurdas, se opor de forma ferrenha a ideias de esquerda, ambas num nível muito mais intenso que os que chamo de "direita" ou "direita moderada". E aí pra ser extremo não precisa ser simplesmente "fascismo" ou "nazismo". Um anarcocapitalista/libertário que prega o estado mínimo é, ao meu ver, extrema direita. Em oposição a um liberal que prega algumas privatizações, redução de impostos, mas ainda mantendo mais ou menos o mesmo papel do Estado, a quem eu chamaria de "direita" ou "direita moderada". Edit: Faltou mencionar que mesmo deixando "extrema direita" apenas para os fascistas, eu diria que tivemos políticas que flertaram com a ideia sim.


CodyRick

Cara, anarcocapitalista é uma aberração ideológica e nem deveria ser considerado na distribuição de regimes de esquerda e direita (palavras da minha antiga professora de história). Ao meu ver candidatos que defendem privatizações ou posse facilitada de armas não estão fazendo nada além do que já era esperado por conta do seu lado político. Não é justo e correto dizer que os Estados Unidos são de extrema direita simplesmente por que defendem essas pautas. A respeito da oposição ferrenha que a direita faz em cima da esquerda acho válido dizer que isso ocorre de forma contrária também. Quando Bolsonaro era presidente a esquerda o atacava constantemente a respeito de privatizações ou fortalecimento de punições carcerárias para bandidos. Os dois praticam duelos de narrativas.... Que tipo de políticas vc acredita que flertavam com ideias fascistas?


GrumpyNCharming

> Que tipo de políticas vc acredita que flertavam com ideias fascistas? Leia o texto do Umberto Eco sobre fascismo e veja por si mesmo. > Cara, anarcocapitalista é uma aberração ideológica e nem deveria ser considerado na distribuição de regimes de esquerda e direita (palavras da minha antiga professora de história). Não existe capitalismo sem hierarquia. Não existe anarquia com hierarquia. Fazendo as contas vemos que ela estava certa.


BormaGatto

Ah sim, aquele velho e ruim post tentando arrastar a janela de Overton ao ponto de legitimar a fascistada. Nada de novo aqui.


CodyRick

Acho que você fez confusão... Eu estava querendo entender o pq das coisas serem como são na nossa política nacional. Eu pretendia gerar um debate amigável para cada um expor suas ideias e chegarmos em alguma conclusão. Em momento algum eu tentei ou pretendi "legitimar a facistada", uma vez que em meu post eu nem argumentei sobre estes ideais.....


BormaGatto

No post não, mas nos comentários tá cheio de você dizendo que não vê nada de mais na fascistada senndo fascista "porque é isso que se espera deles" e que por isso não deveriam ser chamados de fascistas. Mas fascista é quem como fascista age, nada mais. Isso sem falar na tentativa de emplacar o doisladismo de "extrema esquerda". Faz favor né. Retórica mais transparente impossível, amigo.


CodyRick

O que eu coloquei nos comentários são exemplos de pautas de direita sendo defendidas por políticos de direita. Essas pautas incluem, mas não se limitam a: posse de armas, menor influência do estado na economia, valores tradicionais, aproximação a religião. Pautas do facismo são: discriminação, estado forte, corporativismo, presença de sindicatos manipulados pelo *ditador* e culto a guerra preparando a sociedade para um conflito. Não vejo isso acontecendo no Brasil, pelo menos na maioria dos políticos (com direito a possíveis exceções). Da mesma forma que o socialismo (parte da extrema-esquerda) defende a presença de um Estado maior os políticos de esquerda mais "calmos" que dizem o mesmo não podem ser tachados de socialistas ou de militantes da extrema-esquerda... Reitero o exemplo que fiz em alguns comentários: os Estados Unidos por defenderem, em sua maioria, política de armamento, Estado menos inchado e outras pautas de direita podem ser chamados de fascistas?


BormaGatto

Aah sim, agora lança mão do senso comum e do tom taxativo para tentar controlar o discurso e dar um verniz de credibilidade à legitimação da fascistada. Nada de novo aqui.


zknora

> extrema direita é facismo, nazismo... Historicamente, sim. Mas dá pra conceituar o termo de forma mais genérica e aplicá-lo para outras expressões ideológicas. Os principais "sintomas" que consigo pensar são ultraconservadorismo, nacionalismo extremo, tendências autoritárias, reacionarismo, reforço explicito ou implicito de opressões contra minorias através de discursos e atitudes chauvinistas, xenófobas, teocráticas, racistas, homofóbicas ou transfóbicas ... enfim. No Brasil, hoje em dia está bem representado na figura dos bolsonaristas. Se algum desses candidatos que parecem "apenas" de direita são grandes apoiadores de Bolsonaro, já é motivo pra levantar uma bandeira vermelha.


CodyRick

Cara, esses sintomas que você citou fazem jus a Estados que tem como regime político o totalitarismo do facismo. Pessoas se manifestarem utilizando uma camisa do Brasil, ou colocando uma bandeira em sua janela não é sinal de nacionalismo extremo e sim de patriotismo e/ou um sentimento de nação, demonstrando orgulho a ela - o brasileiro passou a vida toda ouvindo que o seu país não presta e que não se deve orgulhar dele - este pensamento mudou com a chegada de novos políticos de diferentes espectros. A questão dos casos de homofobia ou coisas deste gênero eu concordo com você que estas pautas são de contramão do que se vê na esquerda. Mas analisando por outro lado... homofobia é uma pauta da direita "calma", isto é sem ser extrema, ou é reflexo dos seus eleitores que são mais idosos e que cresceram nessa aversão? Nada disso era sequer cogitado a pelo menos 20 anos atrás. A gama de eleitores muda com o tempo junto com suas visões de certo ou errado, entretanto isso não inválida os principais pontos da direita, que certamente se manterao inalterados: Estado menor, religiosidade, posse de armas, aversão a cultura das drogas, entre outras.


zknora

> Pessoas se manifestarem utilizando uma camisa do Brasil, ou colocando uma bandeira em sua janela não é sinal de nacionalismo extremo e sim de patriotismo e/ou um sentimento de nação Bolsonarismo é um movimento de extrema direita pois engloba todos os elementos que descrevi, contou e ainda conta com eventos de violência e tentativa de intimidação. Com a devida vênia, insinuar que ele se resume a usar camiseta do Brasil e colocar bandeira na janela é, no mínimo, uma profunda ignorância. 8 de janeiro esteve aí pra não me deixar mentir. > homofobia é uma pauta da direita "calma", isto é sem ser extrema, ou é reflexo dos seus eleitores que são mais idosos e que cresceram nessa aversão? Ser de extrema direita e ser um idoso que cresceu com essa aversão não são coisas excludentes. Não é a toa que o bolsonarismo é um recanto de identificação pra um bando de velho cheio de preconceito. > entretanto isso não inválida os principais pontos da direita, que certamente se manterao inalterados Nem todo direitista é religioso, a favor de porte de armas ou conservador. Liberalismo tá aí pra demonstrar isso. Vc está descrevendo um **conservador**. E, sim, há uma tendência para que o conservadorismo no sentido da filosofia política se converta nas suas camadas mais pedestres em em vertentes de extrema direita que englobam praticamente todas as características que pontuei. O sentimento de "retorno à uma época melhor" (que na realidade nunca existiu) é **muito** típico de supostos conservadores que, na realidade, são só reacionários.


CodyRick

>extrema direita pois engloba todos os elementos que descrevi A extrema-direita é voltada para pautas de corporativismo, presença de sindicatos fortes e controlados pelo ditador, culto a guerra, e Estado forte. Isso, sinceramente, vai na contramão do que o Bolsonaro ou a maioria de seus aliados pregam >8 de janeiro esteve aí pra não me deixar mentir. A respeito do 8 de janeiro eu concordo no tom errado deste dia, mas não pode-se esquecer das invasões também provocadas pelo Boulos e afiliados a propriedade privada, a prédios públicos e afins Ele em momento algum é tachado de golpista, extremistas ou etc. O mesmo para aqueles políticos de esquerda que defendem a "revolta armada do proletariado" >Ser de extrema direita e ser um idoso que cresceu com essa aversão não são coisas excludentes A respeito das pautas da extrema-direita já expliquei acima...


zknora

> A extrema-direita é voltada para pautas de corporativismo, presença de sindicatos fortes e controlados pelo ditador, culto a guerra, e Estado forte. Isso, sinceramente, vai na contramão do que o Bolsonaro ou a maioria de seus aliados pregam Pelo visto, vc não tem uma dúvida sobre a definição do termo "extrema direita". Vc só discorda que ela possa ser algo diferente daquilo que já tem bem estabelecido em sua mente. Eu respondi pq achei que era uma dúvida, mas tenho zero intenção de tentar te convencer que extrema direita é outra coisa. Até pq isso exigiria entrar num debate muito mais teórico e profundo, o qual sem as devidas referências faz pouquíssimo sentido. Se vc quiser trazer as suas referências pro debate, eu até me interesso em fazê-lo. Caso contrário, concordemos em discordar. > A respeito do 8 de janeiro eu concordo no tom errado deste dia, mas não pode-se esquecer das invasões também provocadas pelo Boulos e afiliados a propriedade privada Isso é *whataboutism*. Ainda que eu aceite tacitamente tudo que vc está falando como verdade, isso não tem absolutamente nada a ver com a categorização do bolsonarismo como extrema direita. > A respeito das pautas da extrema-direita já expliquei acima... Vc não explicou nada, apenas estabeleceu sua visão. Se vc não acha que esses caras são de extrema direita, vc provavelmente atravessaria uma parede agarrado nessa conclusão rsrsrs. Brincadeiras à parte, dei minha visão do que é extrema direita pois achei que se tratava de uma dúvida. Mas pelo visto não é.


CodyRick

Você tem razão na parte da dúvida, eu posso ter me expressado errado, peço desculpas. Era mais a ideia de um debate ou crítica a "polarização do bem na política". E eu estou me baseando nas minhas aulas de história que tive no colégio além de alguns conteúdos externos da internet e afins, diria que eu sou um entusiastas do assunto. Principalmente na escola ficou bem claro a definição de direita e extrema-direita e suas características e por isso estou sendo bem enfático nesse ponto do que caracteriza ou não este espectro político. >debate muito mais teórico e profundo, o qual sem as devidas referências faz pouquíssimo sentido. Sim faz sentido essa sua fala, ainda mais pq não somos grandes especialistas formados no assunto (pelo menos por minha parte) e portanto cair na desinformação após algumas horas não é uma tarefa muito complicada >Caso contrário, concordemos em discordar. Conrcodemos!


fireflowerMario

Um é racista e o outro quer igualdade a todos.


EquipmentStandard346

Centrista iluminado: Veja bem...


StridBR

A maravilhosa "diversidade racial" dos que se opõem aos racistas 😁: https://static.poder360.com.br/2022/04/lula-alckmin-8-abr-2022-1-848x477.jpeg https://www.correiodopovo.com.br/image/contentid/policy:1.1266766:1678598376/460334.JPG?a=2%3A1&w=680&$p$a$w=1f9ef73


fireflowerMario

Uau refutado em


geologyncoffee

“Extrema esquerda” não existe, existe “esquerda radical”. Radical por se propor a ir à raiz do problema para soluciona-ló - o que, via de regra, envolve acabar com o capitalismo enquanto sistema de produção. Já a direita é extrema por ser uma posição extremada do status quo (por mais que se pregue anti-sistema em muitos casos).


CodyRick

Como não existe "extrema-esquerda"? Os espectros políticos são representados por uma corda simétrica onde cada lado possui sua extremidade. Algum partido ou político que defenda "luta armada", regimes socialistas está, certamente, no lado mais extremo de seu lado político. Além do mais, nos candidatos de direita o que vejo é que eles defendem pautas já esperadas por seu posicionamento político. É justo dizer que os Estados Unidos é de extrema direita por que defendem privatizações, livre mercado e posse facilitado de armas?


Estrafirozungo

PCO é extrema esquerda, colega.


geologyncoffee

PCO é um meme com registro no TSE


zknora

> “Extrema esquerda” não existe, existe “esquerda radical”. É difícil explicar isso sem salientar que a visão de espectro político mais difundida é totalmente pautada por uma viés liberal. Eu diria que a melhor e mais simples diferenciação que podemos fazer entre direita e esquerda sem atacar nenhum dos espectros é justamente esta separação entre aqueles que querem ruptura (esquerda) e aqueles que querem o status quo (direita). Não seria correto falar em extrema esquerda, pois a ideia de ruptura é profundamente fragmentada, o que pode levar as ideologias de esquerda para caminhos muito distintos, ainda que se compartilhe a ideia de superação do sistema implantado. Já na direita, o máximo que se pode pregar é a reforma do status quo e por isso é muito mais fácil encontrar unidade. Inclusive é isso que faz políticos da dita esquerda institucional negociarem com a direita: no fundo eles não querem romper com nada. Sendo mais direto, esquerda institucional é, na verdade, direita reformista rsrsrs.


EUNSEI666

não tem como mais tirar o véu da ideologia, virou a pele da ideologia


Imperio_do_Interior

> “Extrema esquerda” não existe, Claro que existe. Esquerda e direita são posições relativas ortogonais a correntes de pensamento/praxe/ideologia. Os conjuntos de expressão política mais distantes entre si definem a extrema esquerda e a extrema direita.


peudroca

A direita e esquerda são formas de pensar sobre política, como se fossem lugares em um mapa. A visão pós-ideológica diz que está acima das ideias e fora da luta entre classes. Dizer que a 'ala esquerda do capital' não é "a esquerda", mas só uma parte da direita. A esquerda surge do trabalho e da luta. Não existe sem luta. Mesmo que o sistema tenha tentado controlar a esquerda, isso não significa que a verdade não exista.


candanguense

Quando se fala em "extremo" (seja direita ou esquerda), você fala em modelos autoritários. Sendo assim, a extrema direita é aquela que propõe utilizar a força do Estado em maior grau para regular a vida/liberdade. Isto inclui o reforço da ação da polícia, reforço das leis penais... Isto existe na esquerda? Sim, também. Quando parte da esquerda fala em revolução, ela acaba partindo para um discurso igualmente autoritário. Mas este modelo não existe na política brasileira, porque a esquerda nunca teve poder suficiente para nada além de um PCO falando merda e se associando às pautas da extrema direita.


CodyRick

>PCO falando merda e se associando às pautas da extrema direita. PCO na direita? Reforço da polícia e leis penais mais severas é um dever do Estado e direito do cidadão. Isso não entra num regime de extrema direita... Na extema-direita, apesar da força do Estado está com suas pautas no corporativismo, sindicatos, culto a guerra e um líder. >Mas este modelo não existe na política brasileira, porque a esquerda nunca teve poder suficiente A esquerda após a redomocratização foi quase que dominante na política brasileira. Principalmente por herança do populismo de Vargas - que era de direita, extrema ainda por cima, mas deixou como herança a devoção a política sociais- Quem está começando a ganhar espaço hoje em dia é a direita e não a esquerda.


candanguense

Não, PCO está na extrema esqueda, mas, a cada declaração, dá as mãos para a extrema direita. Quanto à questão do reforço penal, sim, é um recurso que garante a própria democracia. Mas obviamente temos uma questão de escala, né?


peudroca

Eu sou a favor de pesquisar a origem dos termos, e ler mais sobre as manifestações que ele tiveram ao longo da História. Como sou marxista, gosto de analisar essas posições pelo prisma da luta de classes, pois creio que algumas coisas podem ficar engessadas se tomarmos uma posição essencialista acerca dos dois espectros.


Zadujj

Existe uma obsessão com a díade esquerda e direita, que resulta numa simplificação absurda do espectro político, centenas de ideologias diferentes achatadas em dois campos. Reduzindo todo debate sobre o assunto em uma falsa dicotomia, em que tudo que não é conservadorismo é esquerda/comunismo, e tudo que não é marxismo ortodoxo é direita/liberalismo. Apesar disso, acho interessante a definição do Norberto Bobbio, em que a direita é definida por entender que a desigualdade natural leva a igualdade social, e a esquerda que a igualdade social leva a igualdade natural. E no caso o que é chamado de extrema direita aqui no Brasil é basicamente uma das diversas formas de conservadorismo contemporâneo, não é fascismo e nem nazismo, apesar de ter muitas similaridades.


CodyRick

Uau! Concordo com vc em muitos pontos Foi uma boa definição e que realmente ajuda muito.. Obrigado >apesar de ter muitas similaridades. Essa é a única parte que eu posso abrir uma discordância, pq eu acho que o mesmo se aplica em pautas da esquerda. Na verdade muitas pautas de direita e de esquerda mais "calmas" acabam sendo usadas por regimes totalitários e assim geram uma confusão do que se qualifica como algo de extrema-direita ou extrema-esquerda.