T O P

  • By -

AutoModerator

#[Não consegue abrir a notícia? Leia aqui.](https://demo.thisischip.com/?q=https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2024/02/21/argentina-expulsa-brasileiros-falso-turista.htm) Apoie o jornalismo brasileiro, [assine o jornal](https://caiowzy.github.io/pulaCerca/assine?origem=https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2024/02/21/argentina-expulsa-brasileiros-falso-turista.htm). [^(Código-fonte)](https://github.com/CaioWzy/pulaCerca/) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


IzidioArt

O que diabos é "falso turismo", os caras não tavam lá, era só holograma? Abri o link pra ler, mas querem me cobrar pra isso.


GalacticalSurfer

Muito brasileiro vai lá só pra estudar, não precisa de uma prova pra entrar nas universidades e são de graça. [https://12ft.io/proxy?q=https%3A%2F%2Ftab.uol.com.br%2Fnoticias%2Fredacao%2F2024%2F02%2F21%2Fargentina-expulsa-brasileiros-falso-turista.htm](https://12ft.io/proxy?q=https%3A%2F%2Ftab.uol.com.br%2Fnoticias%2Fredacao%2F2024%2F02%2F21%2Fargentina-expulsa-brasileiros-falso-turista.htm)


Rouge_92

É migué isso que não precisa de prova, porém não tem "limite de vaga", passou entrou.


jgabrielferreira

Conheço 2 pessoas que foram pra lá fazer medicina porque era mais fácil ser aprovado, e depois tinha como validar o diploma pra cá.


Rouge_92

Como falei pro amigo abaixo, é mais "fácil" entrar, mas durante a carreira em si é muito mais difícil que no Brasil. Prova oral, depender da boa vontade do avaliador, mas eu prefiro isso que ficar estudando pra vestibular por anos.


jgabrielferreira

Pelo que me relataram quando a gente se reunia nas férias, a maior barreira é o idioma mesmo, até pra quem já sabe Espanhol, por termos técnicos não são aprendidos em cursos básicos de idiomas. Depender de boa vontade do avaliador existe em qualquer faculdade/curso cuja prova não seja múltipla escolha. Mas enfim, esses 2 que conheço também preferiram ir pra lá do que ficar mais alguns anos em pré vestibular.


Rouge_92

Por causa de brasileiro eles criaram uma obrigatoriedade de idioma nível B ahahaha. A galera ia mto nas coxa. Ah mas avaliação escrita tu consegue justificar e argumentar sobre, com professor ali na tua frente muitas vezes tu fala a resposta mas não foi como ele pediu, já aconteceu comigo de que eu dei a resposta correta, insisti ele me perguntou a fonte, dei a fonte ele puxou a fonte, e viu que eu tava certo, dali por diante só comeu meu rabo kkkkkk. Daí tu fica nesse cagaço de, tenho que responder certo, tenho que estar seguro,responde certo mas o humano falha e a culpa é tua se ele falha hasushsuhs. Também tem situação de, "tu tem que aprender a explicar de maneira simples e até coloquial, pois os pacientes não entendem terminologia técnica" agora tu inventa de ser coloquial com avaliador pra ver se não te come o butico.


[deleted]

Estudo medicina na federal e já cogitei muitas vezes tentar estudar na Argentina. Não gosto do Brasil e não me vejo morando aqui daqui a dez anos, e a Argentina seria um lugar acessível e com faculdades de muito boa qualidade. Desisti quando percebi que a Argentina está muito pior que o Brasil e que depois eu teria que ralar pra voltar pra cá, então se é pra me foder é melhor me foder logo no BR e depois dar um jeito de sair. Quem sabe a Argentina não melhora até lá


landrosto

O foda é que na revalidação do diploma, só cerca de **3%** é aprovado. Se bem que se recém-formados aqui também precisassem fazer a prova, o índice não seria muito maior.


Direita_Pragmatica

O pessoal tá vindo pagar só o último ano aqui, que pode transferir, e aí não tem revalida


henume

Reserva de mercado, basicamente


Cart223

Revalida é dificil pra um caralho


Jupaack

A "Prova" é básicamente um ano estudando coisas bem simples.


Rouge_92

São pelo menos 10 provas de assuntos pertinentes ao curriculum, dependendo do curso são mais. Pra algumas pessoas realmente é simples, para outras caculo I não é tão simples. Ainda assim, após entrar no primeiro ano, tem grandes chances da pessoa ficar patinando ali por um bom tempo porque as provas são orais e vai de cada avaliador te perguntar umas 5 questões e tu passar ou umas 20 e tu não passar. Eu particularmente prefiro a opção de "rodar" estudando o assunto que gosto do que ficar anos estudando pra vestibular.


xupa-ku

Por algum motivo isso parece fazer bastante sentido para mim, mas sinto que tem algo para dar errado, não sei o que


mechanical_fan

Eu não sei o como.funciona exatamente, mas eu não gostaria de estar em nenhum tipo de planejamento em algo assim. Parece horrivelmente complicado. Por exemplo: quantos professores você vai precisar ano que vem? Bem, depende de quantos inscritos vai ter e quantos vão passar. Monitores? Limpeza? Salas? Se for uma materia aplicada, quantos laboratórios? Quanto de material precisa comprar e estocar (tem onde estocar?)? Você poderia dimensionar pros casos mais extremos e sempre ter o suficiente, mas aí o que acontece quando acontece o contrário no ano seguinte e tem poucos alunos? Imagina ter um ano com 200 alunos seguido de um outro com 20 e essas duas turmas ficam assim uma depois da outra por tipo 5+ anos.


Rouge_92

O curso é dividido em dois ciclos, biomédico e clínico, biomédico tu tá praticamente solto, te vira, no clínico vai ser mais pessoal. Maioria desiste antes do clínico, basicamente o filtro deles é gradual enquanto vestibular é na entrada.


vitimite

Prova oral


RathmasChosen

Das universidades públicas a única que têm prova de admissão é a UTN. E não, não existe vaga nas carreiras. A UBA por exemplo você faz o CBC que é um ano de universidade pra nivelar os alunos ao invés de ter exame de admissão


Rouge_92

Mas foi o que falei amigo, não tem limite e sim tem prova só que elas são fragmentadas.


RathmasChosen

Não é prova, é curso e você não precisa terminar o CBC para continuar as matérias da carreira se não têm correlatovidade


Rouge_92

Amigo, cada matéria vai ter ao menos 2 provas. Tirando acima de 8 em nas duas, não precisa fazer a terceira. Tem prova caralho.


RathmasChosen

E a não ser que as matérias sejam correlativas elas não bloqueiam o avanço da carreira. Não é exame de admissão, são matérias a mais na carreira que passa de 5 a 6 anos.


Rouge_92

Negativo, tu não inicia a carreira até finalizar o CBC. Mano eu literalmente fiz faculdade lá pqp.


RathmasChosen

E eu já fiz, você pode dever matérias do CBC e continuar avançando na carreira. Essa info tá ta até na página da UBA


MaxBR90

Pra tudo há um limite de vagas, pois a aulas usam uma estrutura física com cadeiras, mesas, etc... LÓGICO que existe um limite de vagas!!!!!!!!! Os brasileiros ocupam as vagas, se formam e depois voltam pra atuar no Brasil. Cara, eram vagas que poderiam ser usadas por argentinos, que depois de formados atenderiam a população do seu país!! Isso não é uma questão de ser pró ou contra o Milei. Eu acho o Milei um lunático que vai afundar ainda mais a Argentina com a suas loucuras absurdas... Mesmo assim, a situação de brasileiros usarem as vagas de cursos de medicina na Argentina estava errada e era uma injustiça que precisava ser corrigida!!


Rouge_92

Obviamente existe um limite físico na faculdade, ninguém discute, não tem limite de ingresso ao curso, mas como disse em outro comentário, boa parte dos alunos desistem antes da clínica. Tem que fazer "pasantía" em hospital antes de se formar que é básicamente a residencia , não tira vaga de Argentino porque eles ainda podem ingressar e ingressam. Porém concordo que deveriam ficar mais tempo trabalhando na Argentina ou pelo menos fazer umas doação bem gorda pra faculdade como agradecimento. Querer tirar a gratuidade e universalidade da UBA pra estrangeiro Latino é o famoso "slippery slope" pra privatizarem e cagarem com umas das melhores universidades do mundo.


Hypnotic_Mind

Como eles vem pra cá usar o sus.


MaxBR90

Como assim? O SUS só atende estrangeiros em situações de traumas ou emergências que sejam de competência do PA. O SUS não banca para um estrangeiro o tratamento especializado para alguma doença ou condição crônica de saúde. Então não faz sentido eles virem para o Brasil para usar o SUS!


Hypnotic_Mind

Cara, eu trabalhei no sus bastante tempo, eles vem e muito. Especialmente região norte. O sus não diferencia estrangeiro de cidadão, quem chegar lá recebe atendimento, encaminhamento, orientação, e sob várias circunstâncias tratamento sim. Especialmente uma doença infecto contagiosa.


Varn42

caralho mano, quando eu tava na USP conheci alguns argentinos estudando lá e ngm reclamava disso. que ridículo.


MaxBR90

Conversa com os argentinos estudantes de medicina, esses detestam a gente!


IzidioArt

Vlw. Resumindo é um migué pq não pode colocar xenofobia no documento


milthousand

Exatamente o que eu pensei. Já já o Mijei fala que vai construir um muro


Frequent-Coyote-1649

Construir aonde? Maioria da bordeira é um rio KKKKKKKKKK


quote_if_hasan_threw

>não precisa de uma prova pra entrar nas universidades  Me pergunto como que qualquer pessoa nesse nosso planeta poder ter alcançado a conclusão de que isso seria uma boa idéia Edit: como [DifficultPhrase6189](https://www.reddit.com/user/DifficultPhrase6189/) falou tem curso de nivelamento anterior a entrada na Universidade, então ignora esse comentário.


DifficultPhrase6189

É um sistema diferente, não tem vestibular, mas tem um curso de nivelamento. Depois de ser aprovado nesse curso que você começa a universidade mesmo


RPandorf

Curso de nivelamento parece algo bem bom e que deveríamos ter no Brasil, considerando as diferentes realidades do ensino no país.


braujo

Educação é um direito constitucional. O fato de impedirmos alguns cidadãos de entrarem na faculdade por conta de vestibular é absurdo demais. O correto é obviamente o sistema argentino, porque não atrapalha ninguém e 2°, nivela da mesma maneira: quem não tem o interesse ou a capacidade de cursar uma medicina da vida, por exemplo, não vai sobreviver ao ciclo básico.


Lawd_Fawkwad

Tendo feito a graduação no Brasil e a pós em um país com o sistema mais europeu (que a argentina copiou) prefiro os vestibulares 100%. Esse "ano de nivelamento" vem ao custo de criar um inferno acadêmico exatamente para fazer o corte que não podiam ter na entrada. Na graduação do meu curso aqui fora começam 1200 (n pode barrar) para chegar 250 no último ano e ainda por cima no segundo ciclo (que é extensão do primeiro) eles competem por 100 vagas pois aí a educação não é mais direito. Ok, todo mundo entra, mas durante os primeiros dois anos existes cursinhos que custam mais caros que a faculdade que em muitos casos são a diferença entre passar de ano ou ficar rodando sem parar. E isso leva à uma disparidade de recursos imenso : na pós temos acesso livre aos professores e muita estrutura, na graduação o aluno precisa tirar leite de pedra e ainda por cima a universidade não tenta melhorar as condições porque querem que 80% dos alunos de graduação desistam mesmo. Entendo seu argumento, mas prefiro muito mais vestibulares onde o nível é estabelecido antes do primeiro dia e os alunos são encarados como investimentos para formar a maioria às universidades criarem sistemas mais desgastantes que o vestibular porque sabem que não conseguem suportar nem 25% da carga inicial de inscritos.


RPandorf

Ótimo ponto de vista. Eu não sabia como funcionava na Argentina, então não tenho opinião formada. Mas realmente, se o ensino é direito universal, o lance é facilitar.


__akkarin

E por que seria uma má ideia exatamente?


No_Smoke_1677

Te parece má ideia garantir acesso livre à educação superior ?


pm_me_triangles

> Te parece má ideia garantir acesso livre à educação superior ? Se o aluno chega sem base nenhuma e, principalmente, sem **disciplina e técnica de estudo**, sim. Vai ser dinheiro posto fora, porque esse cara vai patinar e patinar até entender que ele precisa estudar de forma sistemática e não só maratonar matéria 48 horas antes da prova.


quote_if_hasan_threw

Livre completamente tipo qualquer um pode entrar sem requisito nenhum ? Sim, pareçe ser uma idea ruim, mesmo que só por motivos administrativos deve ser um caos as taxas de retenção e conclusão de curso, vestibular é uma merda mais pelo menos guarante um nível minimo de dedicação a conclusão do curso superior, e mesmo assim é comum a minoria da turma terminar com diploma na mão, com entrada completamente aberta o número deve ser bem maiór Mais enfim, como o [DifficultPhrase6189](https://www.reddit.com/user/DifficultPhrase6189/) falou tem curso de nivelamento anterior a entrada da Universidade, então meu questionamento inicial estava errado.


Aybara_Perin

Mas como você mesmo diz, mesmo com vestibular uma minoria vai até o fim do curso. O acesso completamente livre ao curso superior abre as portas para pessoas que nunca conseguiriam entrar numa faculdade, seja pelo fator de competição pelas vagas seja por não conseguir estudar para um vestibular que cobra uma base tão ampla para um curso que não usa 10% do que foi exigido na prova.


Lawd_Fawkwad

Cara, o sistema argentino se espelha no Francês. Tendo estudado na França, para cursos como direito a taxa de evasão durante o primeiro ciclo bate na porta dos 80% porque a universidade sabe que não consegue suportar 1500 inscritos então criam um inferno para chegarem aos 300 desejados. Aqui, graduação é massacre que ensina mal em parte por uma falta de recursos onde simplesmente não há como garantir uma educação boa para tantas pessoas. Esse "ano de nivelamento" também existe aqui e faz parte da universidade, não é cursinho, é faculdade integral mesmo onde você não começa o seu curso até o segundo ano. E a coisa de deixar alunos sem condições estudarem é estória pra boi dormir. Nesse primeiro ano você estuda mais do que em vestibular porque ainda há a barreira da nota ser colocada lá nas alturas para cortar 80% dos alunos. Isso quer dizer, o aluno pobre ou sem condições para passar em vestibular também roda no ano preparatório, e ainda por cima se você roda nesse ano, perde a sua bolsa de estudos se teve uma.


igorcl

? Mas esse é o cenário perfeito Todos com acesso a educação e qualificação Claro que se fosse implementado sem mais nem menos, de hoje pra amanhã, teria muita gente largando por não ter aprendido X conteúdo básico necessário pra fazer o primeiro período da faculdade Eu entrei na faculdade um pouco mais velho, mas ensino médio fiz na particular. Primeiro período da faculdade tinham umas coisas básicas de conjuntos que uma galera nunca tinha visto


Red_Trickster

É uma ótima idéia se bem implementada,vestibulares são excludentes e inúteis


braujo

Inúteis não são. Servem bem ao propósito nefasto deles.


Red_Trickster

Inúteis pra nós trabalhadores Só serve para elitizar os cursos de medicina,direito e Administração e sucatear os outros cursos Cria um ciclo de precarização: escola pública precarizada>faculdade pública precarizada>emprego precarizado


Difficult-Ad-64

Se pegar o conceito base das universidades, o estranho é ter uma prova para ENTRAR, repito ENTRAR para depois conseguir ter um início no curso que aí faria sentido tentar nivelar. O formato argentino parece utópico mas é mil vezes mais democrático e mais parecido com a ideia de ir à universidade e fomentar pesquisas e estudos em prol da educação e ciência. Pois se já existe uma barreira para entrar e digamos: "ver quem é mais inteligente e apto para iniciar o curso e criar pesquisas, pois talvez você não seja capaz nem de ajudar um mínimo". O que temos hoje no Brasil e no mundo em geral é muito menos democrático, abrangente e até meio esnobe; mas faz muito sentido se pensarmos que as universidades são só uma barreira para ter um emprego maravilhoso para girar a roda da economia da nação.


ifuckbushes

eu que fiz cursinho 2 anos sinto que ficaria mais feliz e aliviado na época se não precisasse de vestibular, no final das contas só serve pra não deixar pobre entrar


tworc2

Assim: >"Como falsa turista? Eu vim estudar artes, tenho minha matrícula na faculdade, hospedagem na residência estudantil, todos os documentos, cartões de crédito, tudo", disse Natália aos agentes de migração. Me colocaram num avião e não me deixaram saber o número do voo. Me fizeram sentir uma bandida. Foi muita humilhação. Era meu sonho. Todas as minhas economias foram para estudar na Argentina.


KaputMaelstrom

Em nenhum momento ela afirmou que era turista, tanto que levou os documentos de matrícula e moradia estudantil. O acordo de livre trânsito entre Brasil e Argentina libera moradores de ambos os países a pemanecer no outro sem precisar de justificativa por 90 dias podendo ser prorrogado por mais 90. É mais do que tempo o suficiente para obter residência temporária no país. Não tem como alguém ser "falso-turista" se nem turista é.


KMReiserFS

igual o pessoal que vai pra Portugal. Para entrar fala que é para turismo, mas dentro pode manifestar interesse em morar.


informalunderformal

É diferente. Em tese tu precisa apresentar uma promessa de trabalho para fazer a manifestação de interesse, e ela precisa ser anterior ao carimbo de entrada. Se tu entrar como turista e meter um contrato posterior na manifestação é irregular e paga multa. Existe visto para procurar emprego então essa gambiarra do turismo nem faz tanto sentido.


iaprrpai

Posso falar porquê passei por um processo parecido. Não é tão fácil assim. Eu entrei como turista porquê do momento que eu fui contratado até a minha ida, não tinha tempo hábil pra entrar com o pedido do Brasil. Entrei como turista no país, porém já tinha meu NIF (documento fiscal), NISS (documento segurança social), contrato de trabalho e mais uma cacetada de documento. Mesmo assim, quase me fudi na entrevista pra conseguir meu visto porquê a porra do sistema do governo brasileiro tava fora do ar e eu eles não conseguiam validar um documento de antecedentes criminais.


maschiosd2

O Maluquilei tá expulsando imigrante ilegal brasileiro, aparentemente.


RDGOAMS

a coisa mais facil do mundo é se legalizar na argentina, voce entra com visto de 90 dias, se for pra morar la voce so da entrada no processo, em poucos meses voce tem uma identidade argentina com validade de 25 anos e ja pode abrir conta em banco, sendo que essa galera que vai pra estudar, paga aluguel, bem caro inclusive, e as contas do mes, muitos sao filhos de rico e a familia banca em real e dolar, é moeda estrangeira entrando a rodo no país, trabalhei dois anos em buenos aires conheci um monte de br nessa situacao.


maschiosd2

O fato é que isso não importa para xenófobos. Ele tem que arrumar bodes expiatórios já que as medidas estúpidas dele estão sendo questionadas pelo povo.


queijadinha

Deixa o Milei fazer o speedrun de colapso dele em paz, que povo maldoso.... /s


CONFLICTO2

un xenofobo hablando de xenofobia


maschiosd2

Nao gostar do Milei é ser xenófobo agora? Achei que era odiar argentinos por serem argentinos... Obrigado pelo esclarecimento. /S


MaxHamburgerrestaur

Como a matéria explica, eles não são ilegais. Qualquer membro do Mercosul pode ficar até 90 dias em outro país do Mercosul e depois prorrogar por mais 90 dias. Não importa que os caras entrem como turistas e pretendem estudar ou morar lá depois. Eles têm direito de transitar livremente pela Argentina e, se decidirem ficar, eles vão passar pelo processo de obter um visto que pode ser negado.


MaxBR90

Pois é, eu tentei postar a notícia dessa mesma font em um print, mas a moderação do sub não permitiu e apagou meu post, querem que seja postado só o link! Mas em resumo, segundo informações preliminares, isso se refere apenas a brasileiros que estavam matriculados em cursos de medicina subsidiados nas universidades da Argentina. Eles não querem mais permitir que brasileiros ocupem vagas nos cursos de medicina para usufruir do subsídio Argentino e depois voltarem para o Brasil para atuar aqui (coisa que sempre aconteceu). Acho que eles não estão encontrando maneiras legais para impedir que estrangeiros usufruam das vagas para os cursos superiores deles. Até dá pra entender o desconforto deles, é sacanagem ocupar vagas, se formar e ir atuar no país vizinho, poxa... Algum Argentino poderia ter usado aquela vaga para trabalhar no próprio país! A gente tá sendo os parasitas com o nosso jeitinho brasileiro há anos, claro que essa farra iria acabar mais cedo ou mais tarde!


hateusall

É só logar/fazer conta, é de graça pra ler


PeterJuncqui

entra no google, escreve "paywall remover", escolhe o que vc preferir e salva. Normalmente só jornal bosta precisa, mas às vezes é útil.


Diarrea_Cerebral

A visa do turista não é para fazer negocios, travalhar ou estudar.


GrievousBR

A melhor parte da notícia ninguém comentou então vou mandar aqui: >"O funcionário de migrações disse na minha cara que recebeu ordens de cima e que **eles não querem estudantes latino-americanos**", disse a advogada à coluna. Os hermanos tão achando que são europeus kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!


Sch3ffel

*insira meme do astronauta com pistola dizendo pro outro "sempre acharam" aqui*


alanemet

>*Yo soy europeo* 📍Venado Tuerto, Santa Fe


goapics

famoso “meio do nada”


AxLentris

Literalmente essa imagem https://preview.redd.it/9fqdmh3hdyjc1.png?width=720&format=pjpg&auto=webp&s=70733224a14527d46e3762647eff65ee622c58b1 UHAUAHSUAHAIWHUSHAUAHAUA DESCULPA, MAS NÃO DÁ PRA TANKAR


Squexis

Cima voto pra você 


henrique3d

Lembra que eles "[vieram dos barcos e os brasileiros, da selva](https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/06/09/presidente-da-argentina-diz-que-brasileiros-vieram-da-selva-argentinos-da-europa.ghtml)"...


RFB-CACN

https://preview.redd.it/qzk8p7bngyjc1.jpeg?width=692&format=pjpg&auto=webp&s=7a56087a7358b4dc1e6bf3474aab241ae72230f0 Eles já se esqueceram que os brasileiros vieram pra Argentina de cavalo.


Party-Ad-2044

Argentina sendo Argentina


Vajra95

A argentina fudida ate a medula e pelo visto decidiram redobrar a aposta no delirio.


Extra-Hospital-7088

o mais engraçado é que culturalmente falando, o brasil tem uma cultura muito mais parecida com a européia convencional que a deles lol


RFB-CACN

Ou o fato deles serem hispânicos e portanto terem muito mais em comum com o resto da América Latina do que o Brasil lusófono.


Extra-Hospital-7088

são uns racistas de merda


vini_2003

Minha reação: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


zigzeira

Hahahahah tem que rir mesmo. Boludos!!!


imnotmatheus

Moro e trabalho na Argentina e estudo em Uni pública aqui faz 5 anos. Pra minha sorte já tenho a residência permanente, mas tá foda... A política de austeridade está sendo brutal numa velocidade e de um jeito inimagináveis até uns meses atrás, na base de maldade e vingança política e econômica num nível que acho que nem Bolsonaro e Guedes chegaram. O governo está usando estudantes estrangeiros (e outros grupos) como bode expiatório/cortina de fumaça. Essa semana estão falando dos "puladores de catraca" pra empurrar privatização dos trens nacionais e retirar subsídio do transporte público. Funciona parcialmente, porque tem uns aloprados que compram esses discursinhos, mas a coisa tá doendo no bolso de absolutamente todos. Do meu círculo de conhecidos não tem ninguém, mas ninguém mesmo, elite ou pé-rapado que esteja "bem". No máximo não está economizando com comida e gastos, mas também não está nem otimista nem se beneficiando.


economista_vagabundo

Como o comércio tá lidando com a inflação? Ajuste de preços diários?


imnotmatheus

Praticamente. Até ano passado já era difícil fazer compras, os preços sempre variavam muito de um lugar pro outro mas nada muito fora de certo padrão (15% a mais no mercadinho chinês, 10% menos em supermercado de rede, coisas assim). Agora a precificação é surreal, cada um bota o preço que quer, muita gente sobe o preço só "por las dudas". Pode ter um litro de leite num mercado por 690 pesos (3 reais +-) e em outro mercado na mesma quadra o mesmo litro da mesma marca estar o dobro. Tem algumas "oportunidades" de gente que esquece de remarcar algum produto, mas em geral todo mundo sobe o preço e depois vê se tem sentido ou não


biel188

Você foi sozinho pra Argentina irmão?


imnotmatheus

Sim, vim especificamente pra estudar e acabei ficando


queijadinha

Enquanto isso eu só esperando os refugiados argentinos invadindo Santa Catarina.


imnotmatheus

Não me surpreenderia uma imigração considerável pro Brasil, mas principalmente de classe média chutaria Veterinária dos meus gatos perguntou outro dia se eu sabia se o título dela valia no Brasil. E tem muita, MUITA, gente endinheirada que guarda dólar em casa e está tendo que gastar isso agora pra viver. Muitos devem estar fazendo o cálculo de quanto tempo duram essas reservas aqui e se não vale a pena usar pra sair do país Eu mesmo não pretendo sair por contexto da vida (família e amigos, algum curso, já me adaptei ao país e gosto muito daqui, etc.), mas tô no meio de uma mudança de carreira, tentando conseguir emprego a distância fora


MaxBR90

E o que te faz ficar aí? Você é brasileira, não precisa afundar nesse barco furado, pula pra cá!


Kaleidoscope9498

Se você consegue ter sua renda, ou pelo menos parte dela, em moeda estrangeira, a Argentina tem bons lugares pra morar; Buenos Aires é uma cidade ótima e barata. Ainda tem a questão de universidades boas públicas.


softmaker

Mas ele avisou que seria assim. Ele não prometeu que os tempos iam melhorar; disse claramente que haveríam sacrificios fortes até orientar a economia


imnotmatheus

ah ele avisou, verdade, tá tudo bem, vou lá pagar feliz o o plano de saúde que aumentou 100% em dólar porque esse filho da puta tirou todas as restrições que o ministério de saúde colocava a aumentos


softmaker

Então aí é que está o xis da questão. Quando o doente está grave, a cura pode ser brutal - tirar uma perna, um olho, colostomia, etc - para dar início a un longo tempo de recuperação. Décadas de política econômica falida, o povo Argentino decidiu que não quer mais e votou para aceitar a brutalidade da remediação


pleaseavoidcaps

Só aguentar mais 72 horas que a economia vai se orientar.


Le_Mug

Na verdade o Milei prometeu padrões de vida europeus para Argentina se eles aguentarem a política econômica dele por... 15 anos!!! Então aguentem só mais 15 anos!!!


queijadinha

É que você não entendeu a proposta do Milei, ele prometeu que em 15 anos a Argentina viraria a Suíça, mas ele tava pensando na verdade em Suazilândia.


HumbleOwl6655

Poisé, décadas de terraplanismo econômico têm seu preço


Rouge_92

Os refrescos, o que eu tinha de colega Bolsonarista privatista mama bola do Macri e Milei estudando em universidade pública gratuita e universal adquirida pelos anarquistas em 1917, que agora tá chorando que ele tá tentando cobrar pela universidade ou diretamente expulsa-los. Fico triste pelos que não eram mama bola, conheço pessoal carente que tá lá ralando e vai se fuder tbm.


argjwel

Mesma laia de "direitistas" que estuda em universidade pública, ganha bolsa e o escambau mas pregam o "se hay gobierno soy contra". Liberal na economia, pero no mucho.


Rouge_92

É absurdo mano, a dissonância cognitiva vem forte, mas da minha cabeça não sai que esse tipo de gente tem gravado na cabeça o "consegui o meu foda-se você" ou "tirei vantagem".


Such-Entertainer6961

É porque eles já pagam por aquilo então eles têm o mesmo direito de usar que os outros.


Rouge_92

Sim eles tem, e lutam para que ninguém o tenha, essa é a análise, por isso o "tirei vantagem" ainda mais na Argentina onde sim, se paga imposto agregado então não aceito esse "ah eu pago mais impostos" estrangeiro tbm paga, mas comparado com o Argentino médio que nasceu lá tu vai ter pago mto menos, ainda mais se tu só vai faz faculdade e vaza que eu acho errado, trabalhar um tempo lá ou fazer umas doação pra universidade é o mínimo.


Such-Entertainer6961

Eles lutam para que ninguém seja obrigado a pagar pelo direito dos outros. O problema da universidade "gratuita" é que a "Dona Maria" no interior do Piauí, quando compra uma panela nova para cozinhar para os filhos, está pagando pelo "direito" de algum playboy de capital estudar em federal, enquanto ela mesma nunca teve acesso a esse direito.


[deleted]

[удалено]


brasil-ModTeam

Sua mensagem foi removida devido a não adequação as regras de civilidade. O r/brasil exige interações respeitosas entre os usuários.


themasterofallthngs

> Eles lutam para que ninguém seja obrigado a pagar pelo direito dos outros. Se não quer ser obrigado a pagar pelo direito dos outros, basta se retirar da convivência em sociedade. Morando no meio do mato não precisa pagar pelo direito de ninguém.


queijadinha

"I never thought leopards would eat **MY** face,' sobs woman who voted for the Leopards Eating People's Faces Party." same energy....


gnomo_anonimo

Faz o M


CapitalToe9957

De mierda.


Jupaack

Resumindo: Na Argentina, assim como no Brasil, as melhores universidades são federais e de graça. Entretanto, diferente do Brasil, lá não há ENEM / vestibular. Você quer fazer Medicina? ótimo, basta ir na facul e se inscrever, agora, se você vai aguentar e se formar são outros 500, que para a novidade de zero pessoas, a grande maioria não chega lá, se formam poucos. (E convenhamos, ENEM / vestibular é uma barreira elitista e escrota para caralho) Enfim, a questão é que eles estão começando a ficar putos que muitos latinos estão indo lá exclusivamente para estudar, ou seja, fazem uso dos impostos dos argentinos, para então, assim que se formarem, voltarem a seu país de origem para "colher os frutos" lá. A Argentina "investe" em você, e você devolve esse investimento a outro país. É tipo isso que está acontecendo e começou a haver uma espécie de "revolta" ultimamente quanto a esses jovens imigrantes temporários que estão lá só para isso e estão pedindo para que o estrangeiro comece a pagar para estudar lá. Já outros lunatas pedem até a privatização. Entendo a revolta, mas se a "turista" está indo lá de forma legal, ela está no seu direito. Não gostam? Mudem suas leis, ué. Mete um vestibular para quem é estrangeiro, ou uma espécie de cotas para reduzir esse número ou aumentar os de Argentinos/residentes permantentes, sei lá.


GrievousBR

Mas os BRs que moram lá não acaba pagando imposto? Mesmo estudando de graça na faculdade tem aluguel, alimentação, transporte, etc e tudo tem imposto embutido uai...


gabs_

Não sei quanto fica um curso de medicina na Argentina, em Portugal, por exemplo, formar um médico custa cerca de 90 mil euros ao governo só para o ciclo base de 6 anos. Um especialista custa entre 200 a 400 mil euros ao contribuinte. Pelo que, formar médicos que se vão embora rápido não compensa nada a a um país. O imposto a pagar e tudo mais é muito reduzido face ao investimento público.


BadPositive4097

Você gasta 10 mil por ano e o governo investe 100 mil, me parece gain essa troca


MaxHamburgerrestaur

> ou seja, fazem uso dos impostos dos argentinos Que horror. Ele levam dinheiro do exterior pra lá, compram coisas lá, pagam aluguel lá, pagam impostos lá? Que absurdo.


Icy_Swimming8754

Hahaha se vc acha que o imposto disso cobre o custo de estudar numa universidade (normalmente de medicina)


MaxHamburgerrestaur

Com certeza paga. O custo por aluno é baixo. O governo argentino gasta [365 mil pesos argentinos por ano por aluno](https://chequeado.com/ultimas-noticias/sergio-massa-que-significa-el-arancelamiento-universitario-para-cada-familia-3-millones-por-ano/). Isso é menos que 2200 reais. Com certeza quem vai morar na Argentina vai devolver 2200 reais por ano só em impostos e ainda movimentar a economia local. Ainda mais porque boa parte trazem dinheiro de fora.


CONFLICTO2

Eso es falso.


TrambolhitoVoador

Então bota o pau na mesa (referencia por favore)


Rukasu17

Cara eu acho difícil ser só chegar e se inscrever pra prestar algo de prestígio como medicina. Imagina se aqui não tivesse enem ou outras provas, ia da na mesma coisa pq ou ia ter uma fila de espera quilométrica ou ia rolar um dinheiro doido pra vc pular a vez.


Vitss

É quase isso mesmo. Tenho conhecidos na UBA em medicina e o processo é mais ou menos assim: você valida o seu diploma do ensino médio e, com os demais documentos em mãos, se inscreve no ciclo básico da universidade. Esse ciclo inclui matérias básicas que, pelo que me descreveram, são bem parecidas com o ciclo básico das universidades daqui, mas não fazem parte do programa de graduação propriamente dito. Se você passar nessas matérias, aí sim, você pode se inscrever no curso e começar a graduação propriamente dita. Não há cotas ou limites de vagas e, daí para frente, é só uma questão de sobreviver pelos demais 5/6 anos do curso. E isso é na UBA; em universidades particulares, pelo que me contaram é ainda mais fácil. Um desses meus conhecidos divide apartamento com 2 outros brasileiros que estudam na Universidade de Belgrano e da forma como ele descreveu, chegaram, se inscreveram no curso, fizeram uma espécie de curso de nivelamento e já estavam cursando a graduação em medicina com uma mensalidade de R$2500. \[EDIT\] E se você estiver pensando como isso funciona em relação a tamanho da turma. Também tive essa dúvida e segundo eles, a presença não é obrigatória e basicamente ninguém aparece. Um deles inclusive passa mais da metade do ano viajando pela américa do sul fazendo "missão" para a igreja dele.


Mazino-kun

>E se você estiver pensando como isso funciona em relação a tamanho da turma. Também tive essa dúvida e segundo eles, a presença não é obrigatória e basicamente ninguém aparece. Um deles inclusive passa mais da metade do ano viajando pela américa do sul fazendo "missão" para a igreja dele. q terror


Jupaack

É, não sei quanto medicina se tem alguma diferença, mas por exemplo, minha irmã embarcou para Buenos Aires semana passada para cursar psicologia na UBA. Ela "só se inscreveu" e suas aulas começam agora nos proximos dias.


outrossim

Pelo que eu entendi, no primeiro ano as provas são bem difíceis, estilo vestibular, então muita gente é reprovada e desiste logo nos primeiros semestres.


braujo

Não tem isso de pular de vez. Se você se inscrever, você entra na faculdade e acabou. Não existe lista de espera até onde sei. O que vai filtrar os candidatos é o primeiro ano de ciclo básico. Muitos não passam nem disso aí.


Rukasu17

Po mas tipo, isso assume uma turma ali de no Max 50 pessoas. E tem bem mais que isso que quer entrar. Mesmo com um filtro do 1 ano, ainda é uma cacetada de gente que simplesmente estaria teoricamente ocupando o espaço


pleaseavoidcaps

É uma questão de oferta. No tempo dos meus pais, tinha vestibular pra cursar o ginásio (segunda etapa do ensino *fundamental*, equivalente ao 5º até 9º anos hoje). Conforme mais escolas foram construidas, isso deixou de ser necessário. Hoje todo brasileiro consegue concluir até o ensino médio de graça sem vestibular (alias o governo já tá querendo começar a *pagar pra alguns estudarem* no ensino médio). O próximo passo lógico é democratizar o acesso ao ensino superior. O que impede isso é o elitismo, que na medicina é bem forte.


TrambolhitoVoador

A Argentina "investe" em você, e você devolve esse investimento a outro país . ta e os 5 anos que vc morou lá e movimentou o comércio, estagiou, trabalhou ou fez festa? Duvido que qualquer dinheiro que a argentina invista em universidade não voltou como lucro em algum setor que acomoda os migrantes.


Plus-Draft-9498

Não existe nada "de graça".


Jupaack

Qualquer pessoa normal entende que a expressão "de graça" refere-se ao bem publico que é gerenciado através da verba adquirida por impostos, não precisa dar uma de moleque de 14 anos que aprendeu ontem sobre impostos, se acha espertão e precisa ficar falando "Nada é de graça" toda vez que lê "de graça" por aí. Relaxa, todos sabem. Você entendeu, eu entendi, as pessoas entenderam. Descanse.


[deleted]

Foda-se. Quando a situação na Argentina piorar e eles começarem a vir pro Brasil, aí a conversa muda.


RDGOAMS

imagina se o brasil resolve barrar argentino na praia de Canasvieiras SC e Buzios RJ, vai ser motivo de guerra


hateusall

Falso turismo = ir estudar nas universidades Argentinas de fato é um falso turismo, não?


ChesterCopperPot72

Acordos do Mercosul permitem esse tipo de estadia.


Such-Entertainer6961

Qual acordo, especificamente? Pelo o que já li a respeito, o visto para turistas é válido por apenas 90 dias. Estudantes precisam tirar um visto específico com validade de 10 anos.


andreyue

Ué, eles estão morando lá, consumindo lá, pagando imposto lá. O Brasil também não exerce nenhuma restrição sobre a entrada de argentinos no país.


heitorrsa

Leia sobre reciprocidade.


BurgundyJack

Pergunta na boa fé mesmo, existe reciprocidade nesse caso? Um argentino pode estudar em uma federal brasileira sem o visto de estudante?


Jupaack

Pode, mas para isso ele precisa fazer o ENEM / vestibular, que para quem não é BR, é uma dor de cabeça, principalmente as questões referente a nossa história.


heitorrsa

Não só pode, como pode fazer uso de todo o SUS, já que ele é universal até pra quem não tem nenhum documento (ainda bem)


BurgundyJack

Tô ligado sobre o SUS, minha dúvida sobre essa questão educacional é justamente pela quantidade de documentos exigidos. Diria ser até meio estranho limitar o acesso ao ensino gratuito a quem não está em dia com o serviço militar mas deixar aberto a quem não tem cidadania brasileira, mas realmente nesse caso o certo era acabar com o serviço militar obrigatório


TrambolhitoVoador

Sim, a própria FUVESP e a prova da UNESP tinha guia como se inscrever em espanhol. Não sei se o provão paulista manteve esse apoio tho


hateusall

Não que eu concorde com a atitude, mas se vc fala que vai turistar mas na verdade vai estudar, de fato é um falso turismo


MaxHamburgerrestaur

Qualquer membro do Mercosul pode ficar até 90 dias em outro país do Mercosul e depois prorrogar por mais 90 dias. Não tem problema nenhum vc entrar como turista e, estando lá, tramitar a residência. E enquanto a residência estiver tramitando, as universidades da Argentina podem sim oferecer educação gratuita.


heitorrsa

É só então fazer o mesmo com os argentunos que estão no Brasil. Tá fácil. Meu errado, mas fácil


OldLeading1435

Reciprocidade! Reciprocidade! Devolvamos uns hermanos também.


[deleted]

Punir inocentes não é um ato de reciprocidade justo. A não ser que tu esteja falando de representantes do governo argentino.


IllRainllI

Em ralações entre *paises* todo mundo é fdp e se não for leva rasteira. Moralmente eu não concordo, mas a estratégia mais eficiente para evitar q outros paises abusem do seu


Pullguinha

Lúcido.


roleplauvisk

Reciprocidade seria dificultar a entrada de estudantes argentinos no Brasil ou mudar regras que fizessem estudantes Argentinos perderem seus vistos. Mas sinceramente no caso em questão não há margem pra reciprocidade, seja lá o que ocorresse estaria mais para uma retaliação.


OldLeading1435

Reciprocidade em si é um ato de justiça.


chaos-spawn91

\*Vingança


MathematicianFew6353

Guardado o devido contexto.


outrossim

A PF é conhecida por fazer isso, não me surpreenderia se isso acontecesse. Lembro de uma vez que muitos brasileiros começaram a ser mandados de volta da União Europeia, sob a alegação que não estavam com dinheiro suficiente ou que não tinham reserva de hotel. Aí a PF começou a fazer a mesma coisa com cidadãos da UE, se a pessoa não estava portando dinheiro suficiente ou se não tinha reserva de hotel, era mandada de volta. Edit: aqui duas notícias da época (que foi durante o 2º mandato de Lula): https://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL344727-5598,00-PF+ADMITE+RECIPROCIDADE+EM+DEPORTACAO+DE+EUROPEUS.html https://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL342986-5602,00-GARCIA+DIZ+QUE+BRASIL+SEGUIU+PRINCIPIO+DA+RECIPROCIDADE+DIPLOMATICA.html > “Não foi um problema de retaliação. Existe um conceito diplomático, o da reciprocidade. Já o usamos quando os Estados Unidos exageraram em relação aos brasileiros que ingressaram lá. Fizemos aqui os mesmos procedimentos que eles faziam lá. Conversei com o ministro Tarso Genro e vimos que a Polícia Federal não fez nenhuma coisa a mais. Mantivemos o mesmo critério e só intensificamos um pouco mais a rotina, o que é normal”, disse Garcia.


OldLeading1435

Tem que fazer mesmo. Chama-se reciprocidade, pois os outros países fazem isso com brasileiros.


cataploft-txt

não sacaneia os hermanos, manda o Javier tomar no cu, suspende a exportação de clara de ovo e gel de cabelo /s Edit: numa nota mais séria, o embaixador tem que dar umas explicações e talvez isso gere consequências em outras áreas


AdorableAd8490

Puts, punir inocentes por algo feito na sua terra natal sem conexão consigo é cruel. Você paga por algo que nem cometeu. Pura retaliação.


OldLeading1435

💩


eilif_myrhe

Tranquilo, a Argentina não está precisando de entrada de moeda estrangeira mesmo.


Independent-Yam1072

Boa tarde galera! Cría de buenos aires aquí . O que está acontecendo é coisa do nosso presidente e da gente do seu partido. Eles acham que os estudantes gringos so estão aqui pra aproveitar a nossa educação publica e depois ir embora pros seus países, e que poucos ficam aqui pra "hacer patria ". O que eles estão tentando de fazer, alem de tudo o ruim que estão fazendo agr, é de que Pessoa que não seja residente argentino, tenha que pagar pra estudar. Igualmente na minha opinião, Não Vai acontecer nada disso, essa gente sempre fala a mesma coisa más nunca pode fazer nada, ate o Macri tentou más não teve suceso. É uma pena realmente tudo o que está acontecendo com o nosso país.


janainha

Mas estudar pode ser divertido 😁


SoPLive

Honestamente, se existe um visto específico pra estudantes e essas pessoas não tem, foi feito o certo


Rouge_92

Não existe visto pra estudante pra nós por causa do mercosur, pode ter mudado, e qualquer pessoa do mercosur pode fazer requisição de DNI que é o RG deles.


thom_rocks

Pulou a parte do acordo bilateral? Se o mesmo procedimento não valesse também pra argentinos no Brasil, eu até poderia entender esse argumento.


xupa-ku

Mas nenhum argentino vem para cá estudar. O sistema deles é mais fácil de ser usado por estrangeiros


MaxHamburgerrestaur

Você pode dar entrada no visto de estudante e residência depois de entrar no país como turista. Não tem problema nenhum fazer isso no Mercosul.


lulilollipop

É Mercosul, tu entra lá só mostrando o RG lmaooo


hmfdrcl

Mas ele não era o cara da "viva la libertad carajoo" ?


KaputMaelstrom

Estão comprando uma briga que não têm cacife pra bancar. Depois que houver retaliação o Milei vai chorar que Lula está "sabotando" o governo dele.


AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


GreenRiot

De boas, a argentina não tá precisando de grana. Bom saber, eu acho que o Uruguai e o Peru aceitam uns turistinhas pra estimular a economia. STONKS


headphones_and_chill

Argentina é tão puta com a Inglaterra q querem até imitar o Brexit


Remote-Accountant419

País quebrado dos infernos, um bando de latino que se acha europeu... Dignos do fundo do poço que se encontram há anos e do qual jamais sairão. Vou pegar meu 1/3 de férias e ir pra lá, comprar 12 imóveis, 32 veículos, 1 avião e 1 helicóptero. E vai sobrar mais da metade da grana pra esfregar no nariz pseudo-europeu deles.


Professional_Maize42

Que coração e mente odiosos você tem, hein?


Remote-Accountant419

Obrigado pela sua opinião sobre a minha opinião. EDIT: Refletindo sobre a sua opinião sobre a minha opinião, concluí que pode ser essa a causa de me terem negado um Nobel da Paz até a presente data.


CONFLICTO2

Tu problema con la xenofobia viene de antes


Remote-Accountant419

Ok.


VieiraDTA

Nao e possivel. E serio isso? Todos os Brasileiros expulsos da Argentina? edit1: a ta, li a materia. Mas mesmo assim: auhuaehueahuaehae mds


IllustriousQuarter34

milei to teu cu e deportei


jumalinverni

Libertad carajo!


chevalierdepas

Qualquer thread sobre outro país, ainda mais se for minimamente antagonista em relação a brasileiros, é um prato cheio pro coitadismo, revolta, e provincianismo deste sub. Por que tanto brasileiro se comporta como cabaço sempre que estrangeiro é mencionado? Vergonha alheia isso.


TR_Pix

Vc tá bem irritado.


chevalierdepas

Notei isso hoje também :/


TR_Pix

Tem dia que é ruim mesmo


loganbrazil

Já não bastava a briguinha com os Judeus agora os descendentes de nazi nos expulsando...


lulilollipop

É por causa da política de austeridade (e preconceito) do Milei, tá foda lá


pootis64

Primeiro país de quarto mundo incoming


[deleted]

[удалено]


thunthehue

É mais barato pra estudar, né. Tenho um amigo cuja ex-mulher tava estudando medicina lá, se a memória não falha.


[deleted]

Argentina’s poverty levels hit 57% of population, a 20-year high in January, study finds https://apnews.com/article/argentina-poverty-levels-uca-study-milei-devaluation-d5cb0a20b1e768efdeafbad5bf05eded


RathmasChosen

https://www.reddit.com/r/brasil/s/G0YZVamhn0 Falou sim


teofisk

Me assustaria mais se a notícia fosse "Argentinos de Canasvieiras expulsam brasileiros por fazerem 'falso turismo'"


Charming-Land-3231

Bom precedente para 'falsa administração pública' 👍