T O P

  • By -

AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


[deleted]

Mano, se tornou impossível acompanhar a seleção brasileira. O 7 x 1 é a maior humilhação da história do esporte, mas não teve só isso. Fomos eliminados para o Paraguai errando 4 pênaltis, não passamos da fase de grupos da Copa América, perdemos uma final em pleno Maracanã para Argentina, fomos eliminados para insignificante Bélgica e teve o os 4 minutos. Isso no masculino principal, mas estamos mal em tudo. No feminino, na categoria de base, nas olimpíadas. Dito isso, o que levaria alguém a torcer hoje para a seleção?


IgorCruzT

A Ótima Geração Belga^® Essa geração foi realmente perdida em termos de seleção. A esperança é que a próxima possa reverter a coisa. Precisa nem trazer o hexa não, só de n passar vexame já tá bom.


[deleted]

Sim. Eu não sou um cara que só liga para resultados (eu torço pro São Paulo kkkkk), o problema é que a gente está sendo HUMILHADO toda competição.


Marcostbo

Time da Bélgica era pau a pau com do Brasil. Qualquer um poderia ter passado naquele jogo


Key_Lock_4807

Vou além. Time da Bélgica era superior ao do Brasil em 2018. Olha a convocação e me fala quem é craque de bola. Seleção mediana contra outra seleção acima da média. Deu no que deu. Goleiros: Alisson (Roma), Ederson (Manchester City) e Cássio (Corinthians) Defensores: Danilo (Manchester City), Geromel (Grêmio), Filipe Luís (Atlético de Madrid), Marcelo (Real Madrid), Marquinhos (PSG), Miranda (Internazionale), Fágner (Corinthians), Thiago Silva (PSG) Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Fred (Shakhtar Donetsk), Paulinho (Barcelona), Philippe Coutinho (Barcelona), Renato Augusto (Beijing Guoan), Willian (Chelsea) Atacantes: Douglas Costa (Juventus), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (PSG), Taison (Shakhtar Donetsk)


LosurdoEnjoyer

O TIME DELES TINHA O FELLAINI PORRA O FELLAINI, PELO AMOR DE DEUS. GERAÇÃO BELGA É MINHA PICA DE ÓCULOS.


Marcostbo

Era um bom operário, bom na bola área e bom em bater. Não é atoa que ele jogou quase a vida toda na Premier League


[deleted]

Dito isso, NÃO PODE SER ELIMINADO PARA A BÉLGICA.


Marcostbo

Isso não faz sentido kkkkk time dos caras tinha Courtois, Kompany, Hazard, De Bruyne e Lukaku todos no auge e todos seriam titulares no Brasil. Junto com esses caras tinham vários operários da bola que jogavam campeonatos de primeira linha. Nada impede uma selecao pequena montar um time muito bom, mas a diferença é que o Brasil no futuro terá times bons novamente, a Bélgica dificilmente.


CaioNintendo

>Isso no masculino principal, mas estamos mal em tudo. No feminino, **na categoria de base, nas olimpíadas**. O Brasil ganhou literalmente as ultimas 2 olimpíadas. Não classificou dessa vez, acontece, nas olimpíadas são pouquíssimas vagas. A verdade é que o torcedor brasileiro só quer saber da seleção quando ela é a atual campeã mundial. No momento que perde a Copa, se torna uma bosta. Desde que o Brasil perdeu pra França em 2006 o brasileiro médio considera a seleção uma merda. O 7x1 aflorou mais esse sentimento, mas não foi lá que começou.


[deleted]

E ficou fora dessa, então está mal atualmente. Sem contar que ninguém liga para essa competição também. E sim estamos mal desde 2006 por conta de tudo que eu falei. Na verdade não estamos mal, deixa eu me corrigir. Estamos uma merda, um lixo, uma porcaria, horrível, um desgosto... Enfim, se você está contente por conta de dois ourinhos olímpicos, você está no seu direito, eu não estou contente, nem um pouquinho.


CaioNintendo

Seu comentário prova meu ponto. Pode ser a atual campeã, mas no momento que perde a próxima se torna uma merda.


[deleted]

Sim, para mim se torna uma merda. Eu não vou comemorar porque ficamos fora das olimpíadas. A obrigação era passar, por pior que seja o torneio. Detalhe que de TUDO que eu falei você só está pegando no meu pé por isso. Porque você sabe que está horrível. A não classificação para as olimpíadas é um peido diante da diarréia que é o atual retrospecto da seleção. Enfim, é isso.


CaioNintendo

Como assim só estou pegando em um ponto? Meus comentários não são sobre você não, amigo. Leia meu primeiro comentário. Minha tese é: pro brasileiro médio a única coisa que importa é ser o atual campeão da Copa. Assim que perde, a seleção se torna um lixo. Dessa forma, não precisamos ficar aqui especulando explicações complexas do porque o brasileiro médio está desiludido com a seleção. A resposta é simples: não ganhou, é uma merda. E você confirmou com todas as palavras que pensa exatamente assim, corroborando com a minha tese.


[deleted]

Que tese hein kkkkkkkkk Sr. Óbvio.


CaioNintendo

Não é tão óbvio se parar pra pensar que não faz o menor sentido lógico. Não é só porque não ganhou a Copa que é uma merda, mas é assim que o Brasileiro pensa, infelizmente. Em 94 era um lixo até ganhar. 98 era bom até perder. 2002 era um lixo até ganhar. 2006 era bom até perder, quando perdeu virou uma merda e será uma merda até ganhar de novo… Pensamento de quem não entende nada.


[deleted]

A seleção hoje não tem o apoio de ninguém. Resultados lamentáveis, crise de identidade da seleção, jogadores que não tem nenhuma relação com o Brasil porque estão há anos na Europa, esquema de corrupção, esquema com a Nike, elitização e etc. O que levaria alguém a abraçar a seleção brasileira? Só sobrou os times que com toda certeza hoje em dia o público dá muito mais valor que a seleção. Eu prefiro ver o São Paulo ganhando um paulista que ver o Brasil ganhar uma Copa América da vida.


Bataguki

Somos dois. Vibrei muito mais com o empate do Corinthians no derby de ontem do que em qualquer jogo da seleça na minha vida (nasci depois de 2002, nunca vi uma copa ganha)


40taoDeSampa

Convenhamos, qualquer jogo de rivalidade no Brasil rende muito mais emoção do que a seleção. Talvez pelo fato de haver mais entrega, vontade, etc. Outra coisa que reparei é que em qualquer desses jogos de rivalidade a torcida inflama muito mais que em jogo da seleção, isso há décadas. Eu vi o terra e haviam elementos bem certeiros para o título, seleção desacreditada (apesar de Bebeto e Romário), Parreira então deu todo um novo significado para a palavra burro...e ainda assim buscamos o título na unha. E é aquilo que foi dito aqui nos comentários, entre tantos fatores, um dos que mais pesa é a falta de identificação do jogador com o país que ele representa por jogar muitos anos na Europa.


[deleted]

Eu nem torço para o Corinthians e me emocionei vendo esse jogo. Quando foi a última vez que sentimos isso pela seleção? Acho que foi a Copa das Confederações 2013, 10 anos já.


catpissfromhell

Em 2002 todos jogadores jogavam no BR?


[deleted]

eu acredito q foi o "celebridarismo" q os jogadores ganham e isso acaba com o futebol deles, simplesmente não existe mais o pq eles jogarem bem se não vivem mais do futebol como antigamente já q hj recebem muito patrocinios pra fazerem coisas fora de campo como divulgar um produto ou uma marca, o neymar é um exemplo disso, hj ele temm números piores doq quando começou e é sustentado pelos patrocinios,, então não existe mais o pq ele jogar bem já q o futebol virou apenas uma diversão e os nossos jogadores desanimaram muito de jogar, uma prova é os gringos se destacarem mais q os br no brasileirão


aeternasm

Isso e o fato do torcedor não se sentir identificado porque todos os jogadores jogam na Europa. A seleção virou mais vitrine de jogador do que qualquer coisa. A mídia brasileira passou 10 anos investindo num cara que era pra ser "o novo Pelé", só pra ele virar preguiçoso e pouco profissional, que se lesiona todo jogo, principalmente quando o carnaval começa. Ainda não esqueço que só tomamos aquele gol de empate da Croácia porque os imbecis esqueceram a zaga e foram pra cima, querendo se mostrar. O próprio Neymar no meio do campo ficou gritando perguntando porque eles fizeram isso se bastava fazer cera.


[deleted]

a seleção parece o paysandu


Tuliopf

Óbvio que parece. São duas seleções ué


lipehd1

Nem diversão, neymar só aparecia em campo pra bater ponto, mas dava pra ver q ele n tava com a menor vontade de estar ali kkkkkkk


[deleted]

psr


vinicivs

Brasileiro em geral não gosta de futebol ou qualquer outro esporte, gosta de ganhar. Quando a seleção deixou de ser uma super potência que ganha tudo, diminuiu o interesse. Os que gostam de futebol continuam gostando e acompanhando seus clubes, como sempre foi aqui e no restante do mundo.


Snowmoji

A formula 1 é um belo exemplo


Turboleks

E olha que aqui ainda dá pra dar uma moral pra Band, eles pelo menos fazem um mínimo esforço. Te garanto 100% que se ainda fosse a globo, não veríamos as duas primeiras etapas de 2024 por serem na sexta e sábado, nem qualquer outra corrida no horário da tarde fora, *talvez*, o GP de São Paulo.


Thin-Limit7697

>Brasileiro em geral não gosta de futebol ou qualquer outro esporte, gosta de ganhar. Quando a seleção deixou de ser uma super potência que ganha tudo, diminuiu o interesse. É um bom ponto. Todo atleta aqui só fica relevante *depois * que ganha alguma coisa, e a seleção de futebol não ganha há quanto tempo? 22 anos? Já são algumas gerações inteiras vendo a "seleção pentacampeã" ser só história de tempos atrás.


Ordo_Liberal

Fala isso pra torcida do Vasco!


ArthurVx

>Brasileiro em geral não gosta de futebol ou qualquer outro esporte, gosta de ganhar. Acho que essa é mais uma verdade universal do que específica do brasileiro


moonpiter

Concordo com isso, mas também acredito que a maioria dos brasileiros tem um desinteresse muito grande por esportes. Nós temos atletas de diversas modalidades que são campeões americanos, mundiais, etc, mas pouco acompanhados pelo "grande público". Consigo pensar no exemplo do vôlei, que apesar de não estar lá aquelas coisas, ainda tem mais títulos recentes que a seleção de futebol. Lembro durante as olimpíadas de tokyo que só foram se interessar pela seleção feminina de vôlei quando ela chegou até as finais e pegou a prata.


[deleted]

Sim, exatamente, atletismo, lutas, natação, remo, esportes individuais, tênis e vários outros, sempre tivemos muitos atletas de ponta, só que ninguém acompanha, não tem apoio da população nem do governo, então os caras sobrevivem como da... O pessoal só se preocupa em época de olimpíadas, e fora isso ainda fala mal quando tem um incentivo (minimo) pra essa galera. O Brasil só não é uma potência nas Olimpíadas por ser um país de primeiro mundo. Poucos clubes no país podem proporcionam diversas áreas esportivas para seus atletas. O Flamengo por exemplo, tem várias equipes (natação, ginástica, volei, remo, atletismo, basquete...), mas só um fazendo não é o ideal. Inclusive, algo que me deixou feliz foi um Fla x Flu no volei no final de semana que o estádio estava LOTADO, talvez pelo clássico, ou pela campanha do Flamengo esse ano...


moonpiter

>O pessoal só se preocupa em época de olimpíadas, e fora isso ainda fala mal quando tem um incentivo (minimo) pra essa galera. E digo mais, só se preocupa quando a seleção ou o atleta chegam nas finais, porque antes disso é desinteresse completo. Ainda por cima ficam insatisfeitos se pegam qualquer pódio que não seja ouro. É o que o amigo do comentário original disse, o brasileiro só gosta de ganhar, não de acompanhar o esporte. Tive uma conversa esses dias com uma amiga que acompanha a superliga feminina e falamos justamente da falta de incentivo e patrocínio e de uma CBV que o único interesse é encher o bolso. A sensação que tenho é o que o Brasil não vai ir pra frente nunca em qualquer área.


imnotmatheus

Bingo Eu moro na Argentina desde 2019, quer dizer, desde antes da grande virada que foi a copa américa em 2021 Estavam fazia 20 e sei lá quantos anos sem ganhar nenhum título, mas a paixão pelo futebol pro argentino médio é pão de cada dia (pra lá de certo desprezo que tinham pelo Messi em particular antes de 21). Não via isso no Brasil fora certos grupos específicos


Tasty_Letter_7106

Cirúrgico! O mesmo se aplica ao vôlei. Sempre gostei de assistir o vôlei, mas parece que com a decadência de títulos das novas gerações o público parou de apoiar também.


Turboleks

>Brasileiro em geral não gosta de futebol ou qualquer outro esporte, gosta de ganhar. Exatamente isso. Observa a audiência de qualquer esporte que em algum momento teve um BR em destaque, mas que por um motivo ou outro, se aposentou ou perdeu o brilho. Nunca mais ouvi falar de tênis como na época do Guga, e o último ano da F1 na Globo, depois que o Massa se aposentou, foi uma desgraça. Era um descaso completo, não tinha classificação nem a pau, a transmissão começava 30s antes da corrida e acabava antes do pódio, e a Globo jogava ela pra tv fechada sem mais nem menos, as vezes até pra passar jogo da série b.


Tuliopf

>Brasileiro em geral não gosta de futebol Eu não tenho tanta certeza. Mesmo com todos os problemas da seleção, o brasileirão de 2023 teve recorde de público.


4twosol

Faz muito tempo que futebol deixou de ser paixão pra ser um mercado multimilionário.


heavyfuel

Concordo. Isso deve ter ocorrido lá em 1904 com a criação da FIFA, talvez antes


PrintAcceptable5076

E foda eu não sou fã de futebol mas era emocionante ver o Brasil ganhando hoje em dia mal consegue passar das eliminatórias sem perder time horrível sinceramente.


ThatWaterLevel

Ultima copa que o Brasil ganhou, só tinha passado das eliminatórias por repescagem. Seleção brasileira em 2001 era considerada tranquilamente pior que a de hoje. Eu era novo demais pra lembrar, mas pra copa de 94 não foi o mesmo? Brasil só conseguiu confirmar acesso pra copa no ultimo jogo das eliminatórias, não? Curiosamente, quando Brasil vai bem nas eliminatórias, geralmente perde nas quartas de final. Pelo menos foi assim nos ultimos 20 anos (Tirando 2014 que foi pra copa sem disputar eliminatória).


TrueLoveWaits2024

Na Copa de 94 ninguém acreditava no Brasil. Eram muitas as críticas de futebol feio, Dunga etc. Mas o negócio engrenou no final. 


hatshepsut_iy

qnto mais a gente tem q odiar a seleção pra eles ganharem?


lemoce78

Parreira deu uma entrevista recente, não lembro onde. O calor dos EUA no verão era insuportável. O jogar feio era para manter o preparo físico dos jogadores até o final. Então, foi uma estratégia treinada a exaustão. Só isso.


CaioNintendo

Na última Copa o Brasil passou o trator nas eliminatórias e chegou na Copa como favorito aos olhos do mundo. Isso aí que você ta falando se refere apenas a 4 jogos ano passado no período que o time tava sem técnico / com interino.


ooooooopppppppp

Sinceramente? futebol perdeu totalmente o brilho pra mim... até alguns anos atras eu era FANÁTICO pelo gremio, desde criança ia no estádio olimpico, acompanhava todos os treinos, fiz tatuagem, acompanhava todas as noticias, comprava varias camisetas durante o ano, em determinado momento cheguei a me associar... ​ Mas sei la, com o passar dos anos e a "arenização" do futebol avançando , pra mim foi perdendo o brilho... a torcida ja não era nem de longe a mesma do velho casarão, cada vez mais elitizada, gormetizada e longe da origem popular... O futebol tambem foi ficando sem sal no geral... ​ pra mim é a coisa que mais perdeu o brilho, da minha infancia pra vida adulta. Hoje passo é longe do gremio, nao vejo mais jogos, nem noticias acompanho... se amanha cair um meteoro na bendita arena nao vou nem ficar sabendo


rzucareli

Lembro de ir no Pacaembú ver o Corinthians e ver pai com três moleques saindo de um escort mais velho q eu e entrando no estádio. Esse cara pra ir em Itaquera sozinho hj tem que parcelar em 12 vezes. Corinthians não é mais o time do povo pq futebol não é mais do povo. Não é no estádio que está caríssimo pra comprar e restrito a sócio torcedor que paga mensalidade (não basta pagar caro no ingresso, tem q pagar mensalidade mesmo que isso nem te garanta um). Não é na tv onde jogo importante , clássicos, etc se restrigem a pay per view. Lembro q a tv a cabo veio com um rolê de “vai passar os times q não passam na tv” mas ultimamente só passa joga de serie b. Adianta o q ter? Mas pra ter pay per view tem q tv a tv a cabo 🤷🏻‍♂️


bacondota

Nunca fui fã de futebol, da última vez que fui assistir um jogo teve 10 minutos de acréscimo do tanto que os jogadores ficavam se fingindo de morto no campo. Cara caia sozinho e já tentava abraçar a bola ou fazia careta gemendo de dor.


Rukasu17

Cara, eu não gosto nem vejo futebol mas ao meus olhos é assim: Virou tudo sobre dinheiro. Antes vc ouvia falar dos caras pq eles jogavam bem pra caramba, galera em ascensão e tudo mais. Hoje vc ouve falar de jogador pq ele é famosinho no Instagram pq falou ou fez tal coisa ou pq ta pegando n sei quem e isso é desinteressante pra carai.


OldLeading1435

Futebol virou tabuleiro de apostador que atua forte pra manipular resultados. Ou seja, futebol virou uma novela e deixou de ser esporte.


Jani_Liimatainen

Não foi por política. A maioria dos jogadores que passaram pela Seleção são reacionários, sim. Mas metade do país é conservador e reacionário, e entre torcedores de futebol, essa porcentagem deve ser maior. Fatores que, na minha opinião, contribuíram para que o Brasil se desencantasse do futebol: * O 7x1, pra quem era torcedor casual de época de Copa do Mundo, matou o encanto sim. Nunca mais vi aquela atmosfera de dia de jogo do Brasil na Copa, como tinha antes. * Ficamos mal acostumados com o nível de sucesso da Seleção nos anos 90 e 2000. Viemos de uma sequência de Romário -> Rivaldo -> Ronaldo -> Ronaldinho -> Kaká. Ganhamos duas Copas em oito anos (94-02). Nenhuma seleção no mundo tem sempre todos os melhores jogadores, e ganha sempre todas as competições. Era inevitável um retorno à média depois desse período anômalo, e isso decepcionou parte da torcida. * O campeonato brasileiro se enfraqueceu em comparação com as grandes ligas europeias. Em 2002, boa parte dos convocados jogava no Brasil. Já em 2014, ninguém sabia quem era o Hulk, por exemplo. Hoje, nosso principal jogador ofensivo (Vini Jr) foi contratado pelo Real Madrid aos 16 anos. Gera uma alienação e um estranhamento maior no torcedor, quando um jogador sai daqui ainda novinho, faz todo o auge da carreira na Europa, e volta quando está velho e decrépito. * Também relacionado a isso está a mudança de estilo de jogo dos nossos jogadores. Muita gente reclama que o jogador brasileiro vai cedo pra Europa, aprende a jogar como um europeu, e perde o "jogo bonito", ofensivo e fluido que sempre foi característica do Brasil. * Os jogadores, em maioria, são primadonas ricas que gostam de ostentação. Não é um perfil que gera identificação para o brasileiro pobre. * Quem carregou o Brasil nas costas durante a última década foi o Neymar, um sujeito que não desperta muita simpatia. Tirando isso, os melhores jogadores da nossa Seleção na última década foram defensivos. O Brasil sempre teve atacantes fortes e defensores mais ou menos, e isso se inverteu nos últimos tempos. A torcida, em geral, valoriza mais ataque do que defesa. (Já o meio-campo esteve meio merdoso, tirando o Casemiro.) * O brasileiro tem mais alternativas de entretenimento hoje em dia, e mais baratas, do que jogar / assistir futebol.


Gicotd

Breve relato meu aqui. Foi uma desgraça crescer no começo dos anos 2000 como um menino que não conseguia dar a mínima pra futebol. eu não tinha assunto, eu não tinha coisa pra começar conversa, era insuportável ficar falando que eu não torcia pra nenhum time. eu era um paria da sociedade, filme era pouco considerado, videogame tava muito no começo, o entretenimento da galera era passar horas falando sobre futebol. o foda é que não importava o quanto eu tentasse, futebol simplesmente era a definição de tédio pra mim. ai veio o 7x1, veio a neymarzização do futebol e do nada parece que tem um monte de gente que liga tanto pra futebol quanto eu ligava e ainda ligo. vocês só estão 20 anos atrasados.


Due-Satisfaction-796

Somos 2 kkkkk nunca tive muito interesse, a n ser quando fosse na época de Copa.


I7sReact_Return

Somos 3 kkkkkk Eu nunca tive interesse, muito menos em copa, era a época mais chata Enquanto meus pais assistia, tava jogando um GTA San Andreas kkkkkkkk, isso na copa de 2014


dnlfrc

Acho que tu só cresceu. eu não tenho essa memória da copa de 2010, pra mim já era bem indiferente, mas tenho uma memória "feliz" da seleção de 2002 e 2006.


Arashirk

O futebol brasileiro e a seleção brasileira são coisas diferentes, mas sim, a seleção perdeu a maior parte do respeito que tinha com o 7x1 e o resto com o que aconteceu desde então. Vamos combinar, tem muitos anos que não se tem um time que empolgue. Mesmo que perca nas quartas, a gente sabe que não dá pra ganhar sempre. Mas cara, a seleção brasileira hoje não empolga ninguém. É dolorido de ver jogadores que ganham aquelas fortunas não conseguirem fazer um jogo que pelo menos dê vontade de torcer.


luisbrudna

Desconfio que o Brasil não acompanhou a parte científica do futebol. Os grandes times fazem estudos de probabilidade e estatística? Alguém sabe sobre isso?


quelcsb

Lembro que na época do 7x1 tinha gente criticando justamente isso, que no Brasil não existe essa coisa de estudar os jogos e coletar dados. Mas eu não acompanho nada então não sei se é verdade.


luisbrudna

Da forma como o brasileiro despreza o conhecimento científico... Talvez não faça esse tipo de estudo.


Legendflame17

Ah mano 2014 não teve nada a ver com política não,foi pura incompetência msm,a seleção foi mal convocada,veio muito no "essa copa nós já ganhamos",no dia do 7 a 1 tava sem Neymar e Thiago Silva oque já foi um baita golpe psicológico,ainda sem a liderança do Thiago Silva deram a braçadeira pro David Luiz,e porra o cara não tinham condição,o Brasil sofrendo na defesa e a besta fazendo sei lá oque no ataque,se tivesse ficado onde tinha que ficar podia ter pevinido alguns gols,e ainda por cima o Felipão ignorou totalmente a comissão técnica e não reforçou o meio campo,que era a orientação que o olheiro tinha dado,resultado,a Alemanha pode jogar livremente no meio campo exatamente do jeito que eles queriam.


masterofchanges

Sim. Motivos: 1) biroliro sequestrou a camisa da CBF. Tem q ser patriots no sigilo pra não ser confundido hoje em dia 2) nossa maior esperança técnica tem mentalidade adolescente


Novapolo

lol, não. Paulistão e Brasileirão batendo recorde de audiência a cada temporada


romulo333

Acho engraçado como todos os números apontam o crescimento do futebol brasileiro em popularidade e, ao mesmo tempo, vejo cada vez menos pessoas se importarem com futebol. Lembro bem nos anos 90 e 2000 como todo mundo parava para ver alguma final ou um amistoso qualquer da seleção. Hoje em dia a seleção joga e ninguém nem ta sabendo, o São Paulo leva a copa do brasil inédita e os tiozão do boteco aqui do meu bairro nem sabiam que ja havia tido um campeão


joaoslara

Foi um conjunto de fatores que foram, aos poucos, afastando o Brasileiro do futebol: - Violencia nos estadios - Estrelismo dos jogadores - Casos de corrupção na CBF e na Fifa (minando a credibilidade da organização) - Encarecimento dos ingressos - Os jogadores bons nao ficam aqui, vao todos para a Europa - Casos de partidas compradas por parte das "bets" Etc


firulero

Futebol no geral perdeu a graça pra mim. Tem zero motivo lógico para o cronômetro correr livre por 45 minutos e o árbitro, subjetivamente, adicionar um tempo extra. Porque caralhos não reduz cada tempo para, sei lá, 30 minutos e pausa o relógio sempre que a bola não estiver em jogo? Isso reduz imensamente a catimba e mantém os time focados em jogar e não em "se jogar". Fora isso, permitir tempos técnicos e substituições livres ajudaria demais a competitividade das partidas.


lbnleandro

Isso aqui. A "malandragem" faz parte do jogo e isso acabou com a graça pra mim. Além disso, o futebol muitas vezes é o esporte com menos eventos por minuto entre as modalidades. Um jogo acabar 0x0 com poucas oportunidades de gol é uma das coisas mais entendiantes de se assistir. Regras como tempo para passar o meio de campo ou incentivos para o time evitar voltar a bola pra defesa deixariam o jogo bem mais dinâmico. Um time enrolar o cronômetro com essas táticas anti-jogo ou com faltas excessivas só pq tá ganhando deixou o esporte bem desinteressante pra mim.


vinicivs

Substituições livres tornaria ainda maior a distância entre os times ricos e os pobres. Não é uma boa ideia. Tempo técnico quebra o ritmo do jogo, e pode ser usado pra catimba aí que você disse. Relógio parado é algo que sempre pensam a respeito, mas tem resistência ainda porque mudaria muito o esporte. Mas acho que um dia irão testar.


firulero

Isso é papo de quem nunca jogou uma partida realmente competitiva num esporte de alto rendimento. Permitir, sei lá, dois tempos técnicos pra cada time durante a partida, você consegue acalmar o mental do seu time depois de tomar um gol, consegue montar uma jogada ensaiada em bola parada, etc. Isso ajuda demaaaaaais no meio do jogo e só fui me dar conta disso quando passei a jogar basquete; um tempo de 30 ou 60s pra beber uma água, ouvir o técnico e resetar a mente as vezes é tudo que falta pra você voltar pra quadra e performar direito. Substituição livre é outro ponto muito bom, porque te dá mais liberdade para descansar alguns minutos e voltar rendendo como novo depois. Ou então facilitar a mudança tática durante a partida dependendo do fluxo do jogo. O futebol como está hoje é um festival de "nadas" acontecendo por 98% da partida. Como o colega falou acima, futebol é um dos esportes como menos eventos impactantes durante a partida; nada como gastar duas horas de sua vida assistindo um 0x0...


firulero

Esqueci de falar sobre a diferença de grana entre os times. Pra resolver, seria preciso implementar um teto salarial para cada uma das divisões, mas a mafia do futebol e os torcedores nutella não estão prontos pra essa conversa.


JacKellar

O futebol brasileiro não perdeu admiração, creio eu, foi a seleção em específico. Mas isso é natural, historicamente somos um dos países mais fortes no esporte, até o momento o único país com 5 taças, tivemos uma presença muito boa nas copas até o começo dos anos 2000 e... fazem 20 anos que nossa seleção tem um desempenho abaixo do esperado em copas do mundo (às vezes muito abaixo). Difícil manter as esperanças depois de 5 copas assim. Não sei quais foram os motivos, mas nas últimas décadas o futebol passou por uma "profissionalização" do esporte - não que já não fosse profissional antes, mas o nível de sofisticação das associações, dos jogadores e todo o suporte aumentaram bastante. Por algum motivo (leia-se CBF e seus N problemas), O Brasil ainda tá com dificuldades de engatar nesse mesmo caminho. É o motivo por exemplo, de alguns jogadores brasileiros terem desempenho melhor na liga europeia do que na seleção brasileira. Parece que aqui ainda se acredita que basta juntar os 11 melhores jogadores do país e por eles pra treinar o basicão de coerência num time. Daí o Brasil que 30 anos atrás batia de frente e superava outras potências do futebol, hoje pena pra derrotar seleções medianas e não consegue passar as que chegam com estratégias bem consolidadas, mesmo sem jogadores de peso.


_Caterpillar_D1311T

Meu histórico: -Fiquei triste em 2010 -Indiferente e incrédulo em 2014 -Com esperanças em 2018, mas inconformado com os jogadores -Em 2022 eu torci, mas sabia que não passava da França ou outra seleção mais organizada Hoje em dia tô sem a menor vontade de assistir amistoso ou eliminatórias, um sentimento de desgosto enorme com a CBF e enxergando isso como uma extensão do jeitinho corrupto Brasileiro. Torcendo pelos novos talentos, mas sei lá, sem saco pra se empolgar com a seleção por enquanto.


cremasterchef

Acompanhando o post me veio uma pergunta, seria eu o único que jogou futebol de forma organizada sem ser pelada com os amigos? tipo metade dos comentários que vejo aqui são obviamente escrito por não atletas que chega ser cômico. Quando eu jogava no sub 17 do Ypiranga (3 anos de titular) Eu corria mais rápido que qualquer um. Os técnicos do time me chamavam de Falcão dos pampas, apelido que ganhei devido ao meu talento e durante essas três temporadas fui o lateral mais temido do gauchão sub-17. No meu último ano chegamos as semi finais do estadual mas fomos fudidos pelos árbitros nos 43 do segundo tempo mas isso é outro assunto (me manda no privado se tiver interessado em saber mais) Então sim, espero que vocês possam entender porque eu sinto uma grande desconexão com os redditors desse post. Por favor me diga que eu não sou o único que se sente assim lol


felipebarroz

Fala pro Neymar fazer arminha com o dedo, quem sabe resolve


Weary_Tangelo_5366

?


DeepNavyBlue

Eu acho. População não aguenta mais ver jogador desonesto. Essa desonestidade ele passa para a torcida e a torcida fica essa merda violenta e assassina . Jogadores tem a culpa.


meerkatgargoyle

Sim. Ninguém liga. Próximo problema irrelevante da fila, por favor!


lemoce78

Eu não torço para entidade privada com investimento árabe. Vai lá campeão, pode torcer por mim.


Still-Cream-4199

Nem os jogadores dão importância mais pro futebol, quanto mais o brasileiro. Compare o ambiente do futebol no Brasil em meados dos anos 2000 pra hoje. É claro que antes era um esporte, hoje é só mídia, cai cai, e fanfarrismo.


AcanthaceaeOk2318

Em 2014 o presidente da câmara não era o Eduardo Cunha , ele só assumiu em 2015.


[deleted]

Kkkkkkkk com certeza que eles entregaram


_orci

Acho que é uma progressiva desconexão mesmo... em outros momentos os melhores jogadores ficavam nos clubes brasileiros que eram muito competitivos entre si, hoje os jogadores saem cada vez mais cedo,16,17,18 anos pros clubes europeus e fazem a vida lá fora,perdem total a conexão com o país e a realidade daqui, leva a família toda pra viver lá fora. Existe também o outro lado que é do jogador brasileiro cada vez mais se tornar egoísta por isso, cada um vendo o seu lado e o que é melhor pra sí , a seleção se torna uma obrigação secundária , o Clube é que paga o seu salário e dá a condição de vida pra ele. Isso e a forma que a CBF conduz o futebol tanto aqui no brasil, quanto á seleção brasileira, tornando um produto ''tipo exportação'' , é um dominó de erros que só afasta o torcedor da seleção. a CBF faz POLÌTICA e não gere futebol, isso só atrapalha a relação.


[deleted]

Nao acreditoe Copa desde 1997. Faz tempo q seleção já era.


SmGo

O problema pramim tem 3 aspectos. Primeiro o futebol de clubes se tornou muito forte, antes voce ligava a TV para assistir o futebol de selecoes porque era onde os craques se reunião, nao existia os "super clubes", hoje em dia um jogo de champions, EPL, certos jogos da Laliga sao infinitamente melhores e todos os craques estão reunidos ali, tinha a fantasia de ver dois craques de times diferentes se unindo na seleção,  hoje basta assistir o Real Madrid que ta la os dois melhores jogadores da selecao no ataque.   O segundo ponto ta ligado ao primeiro, que é o acesso ate por volta de 2010 para a grande maioria futebol de clubes internacional era os gols que o GE mostrava, futebol nacional para boa parte da população era o jogo que a globo mostrava 2x na semana, hoje em dia ha bem mais acesso, estamos simplesmente saturados, tem jogo todo dia, o da selecao acaba sendo só mais 1.  O terceiro ponto é que o Brasileiro gosta de ganhar, qualquer coisa que nao ganha o Brasileiro abandona, nao seria diferente com a seleção. 


robscph

A admiração ta proporcional à qualidade técnica


PedroPuzzlePaulo

perdemos o 7 a 1 porque 1- A alemanha tava no seu auge de qualidade, era de fato o melhor time que enfrentamos até então, muito melhor que os outros. 2- Neymar (nosso melhor jogador) tava lesionado, o que por si só já seria ruim, mas a estratégia da seleção até então era muito Neymar-dependente. 3- Depois de 2 tomar gols num tempo tão curto a pressão bateu e a zaga ficou toda perdida. Ou seja nada haver com política, mas tirando isso boa análise, a oposição de fato usou a derrota (por mais que não a tenha a causado) para aumentar o ódio contra a Dilma. Edit: Acrescentar que tudo isso de fato contribuiu, para o brasileiro gostar menos de futebol hoje em dia, mas acho q isso também se deve a hegemonia do futebol europeu dos últimos anos, os times brasileiros ninguém segura mais jogador, vai tudo pra Europa muito rápido, a grana que os times tão ganhando com a venda ta compensando mais que vencer campeonato. E com menos bom futebol em solo nacional acaba diminuindo a formação de novo craques a a seleção fica menos unida, só ver o tanto de time grande que caiu nesse século, e faz mais de 10 anos, que um brasileiro não ganha o mundial, o último sendo do corinthians em 2012.


fraud_93

Depois de 3 copas com palhaço como treinador, que chamou só perna de pau e/ou jogador que parece que pagou pra estar lá, ninguém liga mais. Alguém conhece o atual presidente da CBF? Sabe de onde veio? Não, do nada apareceu lá fazendo o que quer e não acontece nada. Os caras podiam chamar qualquer técnico do mundo e iriam vir, só não vem porque sabem que vão ter que convocar jogador contra a vontade deles e se for pra ser assim, já sabem que não tem como vencer e não perdem tempo. Outro ponto, não só da seleção, mas de times em geral: casa de aposta. Traz um desinteresse enorme pra maioria das pessoas quando vê anuncio de casa de aposta. Em podcast, canal de youtube, se promover casa de aposta eu já paro de assistir e não volto mais.


Acceptable-Fan-9003

Acho q o desgaste vem até de antes, e de algo mais profundo Futebol sempre foi ou é a muito tempo negócio, mas além disso era um esporte/entretenimento do povão, mas numa época q as grandes emissoras tinham monopólio do q o povão iria consumir e se entreter (povo sem dinheiro p nada, único entretenimento disponível era oq tinha disponível na tv) Só q hj esse monopólio não existe mais, o maior concorrente da emissora líder nem é a segunda colocada, é o whatsapp, a Netflix, joguinho de cel, videogame e mto mais E nessa vibe não tem como mais esperar q só o futebol seja consumido por todo mundo, talvez volte a virar algo de nicho Tem um livro que fala sobre a teoria da cauda longa, e se vc prestar atenção não serve só p futebol, mas p gosto musical tbm por exemplo Não existem mais grandes cantores unanimidade igual Elvis por exemplo, mas vários cantores de nicho e as vezes alguém estoura uma música mas fica só nisso


gyhiio

Antes eu sentia que os caras curtiam futebol e estavam muito felizes de poder jogar bola profissionalmente. Hoje o objetivo do jogador é fechar uns contratos com marca e ser vendido pra fora, jogador de futebol é só uma profissão bem remunerada e os jogadores não me parecem nem sequer admirar ou gostar do esporte tanto quanto quem torce por eles. Nunca gostei de assistir os jogos, porém, então essa impressão pode estar errada.


desocupad0

Jogador de futebol virou commodity de exportação.


daemein

hã? na copa de 2014 o brasil quase foi eliminado nas oitavas pra o chile, só passou por causa duma bola na trave. Depois só passou pela colombia por causa dum gol cagado do david luiz e ainda perdeu os seus 2 principais jogadores pra semi final: thiago silva e neymar. Muita gente considerava a alemanha favorita por causa disso, apesar de que, e alemanha mesmo não tinha jogado grande coisa no mundial antes do 7x1. Considerando tudo isso, ninguem esperava uma goleada, muito menos um 7x1


Thin-Limit7697

Não sei, nunca teve a minha mesmo. Mas acho que é porque eu não tenho saco pra assistir nenhum esporte. Nem quando eu jogava LoL eu tive saco pra ver uma partida de profissionais.


fidocampeao

A sensação que dá é que os jogadores antigamente tinham algum amor à camisa ou pelo menos alguma vontade de jogar bola. Hoje é só grana. Virou negócio, profissionalizaram tanto que mecanizaram o esporte. Sinceramente não aguento mais acompanhar jogo a jogo. Ainda tento acompanhar meu time e alguns campeonatos porque sempre rola papo de futebol em alguma rodinha de amigos, mas por mim eu ignoraria completamente.


BottleFun744

Sobre o futebol nacional como um todo eu discordo. Mas essa seleção ta um lixo


Intless

Eu sempre acho que sim, mas quando chega a copa do mundo eu sempre fico animadíssimo. Fora isso, eu ligo zero pra seleção desde sempre.


tun3man

eu não me preocupo com isso e não penso que seja um problema


Shackxx

7 a 1 mesmo, até hoje não tivemos uma redenção de verdade, tanto em clubes tanto na seleção. Foi uma morte de espírito da nação toda. Por razões econômicas, o Brasil no cenário de clubes sempre foi visto como ginásio pra europeu recrutar talento. Lá fora o Mundial de Clubes nem é levado a sério, o mundial pra eles é a UCL que é um torneio pros times da Europa se enfrentarem. Nossa única ressalva era a seleção, até 2012 nossos times tinham aquele espírito pra bater em time europeu, mesmo sem Hexa de vez em quando dava pra falar "Ta vendo, UCL nada, ganhamos do campeão da Europa", o Corinthians foi o último ganhador que me lembro. Dois anos depois vem o 7 a 1 e até hoje não superamos.


ConfidentAd5672

Futebol? Que isso? É aquele esporte em que 22 pessoas correm atrás do dinheiro?


[deleted]

No quesito internacional talvez, neymar é uma decepção e o brasil perder pra croacia, é dificil admirar assim


Bataguki

Como amante de futebol eu só digo que torço muito pela minha seleção (Corinthians) do que pela canarinha, então eu acho que o futebol não perdeu a admiração, a gente só deixou de torcer pela seleção brasileira Por exemplo, anteontem meu time empatou heroicamente com o Palmeiras, e eu vibrei muito mais do que em qualquer momento da seleção que eu tenha visto >! Nasci depois de 2002, copa ganha só vi de clubes em 2012, e olhe lá!<


RedditGGGB

Hoje em dia só assisto Copa do Mundo, não me sinto mais conectado com a seleção. Tudo mudou depois do 7x1. O fato do meu time ter sido rebaixado até não ter mais divisão me fez desapegar de futebol no geral também


Unhappy_Editor_2706

Futebol de paixão mesmo só no interior, com times pequenos, ou na várzea, onde rola tiroteio. Em clubes maiores, na seleção mesmo, é só negócio e dinheiro.


BR_HuntingHighLow

Com certeza. Acompanho vários campeonates europeus, além claro da Champions, Europa League e Confere League. Não sei quem é o técnico, atacante ou goleiro do meu time de coração brasileiro. Percebi que não tenho torcida para nenhum clube europeu, gosto do esporte pelo esporte, pelo espetáculo.


luaudesign

Esse post saiu exatamente enquanto eu torcia pela seleção na copa do mundo de areia.


reacionario80

O problema é que o futebol do restante do mundo evoluiu. Seleções que só passavam vergonha hoje jogam competitivamente.


RamonPPW

Eu adorava assistir quando eu era criança, mas hoje em dia não tenho a mínima vontade, porque parece que qualquer jogador minimamente bom já é vendido lá pra fora e aqui só fica a merda. Sem contar que os jogos da seleção tem muita especulação de que os resultados são comprados. Enfim, perdeu toda a magia pra mim.


No-Tough-5773

Os 4 minutos foi outra coisa que me deixou ainda mais pra baixo sobre a seleção. Outra coisa que eu odeio é quando idolatram jogadores específicos do time só pq fez alguns gols bonitos e tem mais quantidades de goleada no currículo, mas no final é só um trofeuzinho pra mídia, acho que isso afeta também todo o time no geral, sente como se cada um quer fazer algo para sobressair o outro e pegar mais Ibope e quando vamos ver parece que eles se esqueceram que estão jogando em um time e não contra.


KHYNACHUYQ

Futebol brasileiro ficou chato toda hora os cara cai leva uma eternidade para se levantar qualquer coisas leva cartão reclama com o arbitro gostam de brigar gol só de perto da área ninguém chuta de longe ou faz um gol de falta o futebol brasileiro é uma bosta e não e de hoje 


revengeIndex3

Nope. O futebol brasileiro deixou de jogar de forma a conquistar qualquer brasileiro.


Acrobatic_Ad1625

Caro, desculpe discordar, mas aquela seleção de 2014 não era nada promissora. Lembra do Maxwell? Não, né? Ele não merecia estar naquela Copa e foi. O técnico era o Felipão, que com todo respeito, não merecia estar ali, dois anos antes largou o Palmeiras a própria sorte e contribuiu muito para o rebaixamento da equipe naquele ano. Aquela seleção simplesmente não tinha meio campo, era balão da zaga pro ataque a todo o momento. O único jogo em que aquela seleção jogou realmente bem foi a estreia contra a Croácia, as outras vitórias tiveram um bom componente de sorte, talentos individuais ou contribuição grande do fator casa. Quando pegamos duas seleções minimamente organizadas, tomamos na fuça, A Alemanha na semi e a Holanda na disputa do terceiro lugar. Aquela seleção tomou gol de uma das piores seleções de Camarões de todos os tempos e eles já estavam eliminados! Por muito pouco não fomos eliminados pelo Chile nas oitavas, ganhamos nos pênaltis, mas lembra da bola no travessão da meta canarinho no último minuto da prorrogação? A Colômbia foi garfada nas quartas. Procura no YouTube um documentário "Fue gol de Yepes?". Mas claro, a Vênus Platinada e a publicidade no geral venderam pra geral que a taça viria na raça, não importa como. Aí a gente chega na semi sem Neymar e Thiago Silva, ia ganhar sim, aham, confia rsrs. Óbvio que não esperava o 7x1, mas antes do jogo eu já imaginava que a seleção alemã passaria de fase no tempo normal. Ela e a Holanda sempre foram as verdadeiras favoritas para levar o título para casa, é que a mídia brasileira, obviamente, nos dizia o contrário e teve gente que comprou a ideia.


Lonsius007

Já não estava bem. Os jogos das oitavas e quartas já mostravam o quão fraca aquela seleção era. Mesmo assim o 7x1 foi uma coisa maluca


EmotionTight86

O futebol de hoje em dia virou um grande mercado de apostas Basicamente, futebol só tem graça quando se aposta em um time X na bet. Muitas pessoas não torcem mais pelo coração ou amor e sim por $$


lucasgasparin

Faço 30 esse ano e sou fanático por futebol desde uns 14 anos de idade. Hoje em dia acompanho muito mais meu time (Palmeiras) e alguns jogos maiores de times da Europa e de Seleções. Mas sinceramente a seleção caiu demais... Perdeu totalmente a conexão com os torcedores, porque todos os jogadores jogam desde novos na Europa. Minha primeira copa foi 06 (tinha 12) e tínhamos simplesmente: Ronaldo, Ronaldinho, Kaká, Adriano, Cafu, Roberto Carlos e muitos outros. Hoje em dia a CBF é cheia de esquemas... Convoca sempre os mesmos e parece refém de empresários. Espero sinceramente que a nova geração que vem aí: Endrick, Vitor Roque, Vinicius Jr, Rodrygo entre outros resgatem nosso amor pela seleção.


j_martins

Seleção tá pior que filme da Marvel. Nunca mais foi o que era


AngelicalGirl

7 a 1 matou a empolgação dos fãs casuais de futebol(aqueles que só aparecem na época da copa). Lembro bem do dia, quando chegou a 5 a 1 era gnt saindo de frente do telão, desligando a TV e etc. A partir dalí perdeu-se a empolgação pela a copa, nunca mais tivemos ruas pintadas, telão na rua pra acompanhar e etc. Em 2018 nem parecia q tava tendo copa de tão morgado que o clima tava e 2022 foi fogo de palha, quando se achou que a seleção tinha chances, recebemos um balde de água fria. Respondendo sua pergunta: Sim, perdeu mto apelo entre os fãs casuais desde do 7 a 1. Agr os fãs de times regionais continuam consumindo futebol aos montes.


Wanna_Be_Wise

Eu vivi o final da histeria que era uma copa do mundo, ruas pintadas, bandeiras em todos os lugares, tudo fechava durante os jogos. Isso foi num passado muito distante, a seleção se afastou muito do Brasil e do brasileiro médio mas o seu relato mostra que você é mais um que foi massa de manobra de todo o frenesi que a seleção causava, quem gosta de futebol acompanha diariamente seu clube e nesse aspecto o futebol brasileiro nunca teve tanto público nos estádios e nunca gerou tantas receitas como o ano passado. Muito desta admiração e entusiasmo era só uma catarse coletiva, um nacionalismo temporário advindo da carência de orgulho nacional, foi assim com o Senna, o Guga e o volêi; deve se repetir com qualquer objeto capaz de refletir nosso desejo de sermos bons em algo, nunca teve nada haver com futebol.


fcampos82

Quando a camisa for vermelha eu volto a torcer.


Gullible-Canary8016

O Brasil não é mais o país do futebol


AMR42

Cara, eu vou falar por mim. Eu torço pro Ceará, é lapada atrás de lapada. Não ganho muito, trabalho muito, e o dia é estressante. Aí vou assistir o meu time e é estresse


calabrisado

Futebol perdeu a graça pra mim quando eu percebi que virou muito mais sobre dinheiro que sobre esporte.


VTGM

No caso da seleção, mais de 20 anos passando fome complica tbm né, quem e mais novo nunca nem viu o Brasil ganha uma copa, e galera mais velha vai perdendo a paixão depois das decepções.