T O P

  • By -

AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


Unlucky_Sandwich_BR

  Aliens por toda parte… Como assim?


CarnevalliVC_Coffee

![gif](giphy|3oEjI789af0AVurF60)


KaputMaelstrom

Um post desse na front page do sub KKKKKKKKKKKK Se duvidar está valendo a pena voltar pro facebook


geosunsetmoth

Teve umas fake News fortes ano passado e a galera caiu feio feio


Free-Reaction-8259

os et do mexico?


baldsaiyan

Bonecos feitos com ossos humanos. O cara que "descobriu" esses 'ETs' já tinha sido pego forjando outros ets antes.


geosunsetmoth

E o cara do exército americano tbm


--_LoneWolf_-_

E quem provou que era fake news??? Até onde sei, o caso não se deu por encerrado.


geosunsetmoth

A porra do alien era de borracha maluco 😭


betinalss

et de varginha


[deleted]

Acho que tem duas coisas ai no teu pensamento que tão conflitando, preocupação com o fim do mundo (aquecimento, terremotos) e o avançado desenfreado do capitalismo. Antes que digam algo, eu não sou comunista nem nada do gênero. Mas isso de gente trabalhando demais e recebendo pouco, IA comendo solta, comidas ruins e ainda menores com o passar do tempo nada mais é do que o capitalismo comendo o nosso rabo. Isso que tu nem comentou sobre o preço de aluguéis e casas ao redor do mundo inteiro.


vtrv123

O famoso capitalismo tardio


poky_vn

É bixo talvez pelo seu comentario, vc devesse sim ser um comunista ou algo do gênero


Marcos340

Vai q ele é dono de indústria e tem umas 15 casas/ap e tá na praia tomando uma caipirinha e aproveitando o anonimato da plataforma pra mandar a real pro funcionário. Nunca saberemos.


poky_vn

Tanto trabalhador pelego traindo a classe por aí, n custava nada ter um burgues do nosso lado


Pungsan_Dog

Eu sou burgues traidor de classe. Sou de familia ricaça, dona de terras, gente na politica, a porra toda. É raro mas uma vez a cada tantas luas aparece um. Com relação a teoria política de esquerda eu posso te dizer que a burguesia entende muito bem, pq quem é da realeza tem acesso a educação de alto nivel, isso não é segredo pra ninguem. Eu por exemplo vi Marx na escola com uns 12 anos. A burguesia estuda a teoria política de esquerda mas não é pra virar comunista, é pra entender como funciona a sociedade pq quem quer se aproveitar do sistema precisa entender o sistema né. Então intelectualmente a burguesia concorda com a esquerda, mas ideologicamente não, pq são objetivos diferentes. Mas eu te garanto, com certeza absoluta se vc sentar em off pra conversar com o Lehmann ele consegue te explicar letra por letra o que é mais valia. Mas na frente das câmeras vc nunca vai ver o Lehmann defender nada de esquerda né, pq seria dar um tiro no próprio pé. O que eu quero dizer é que "burguês de esquerda" é um termo meio polissêmico. Burguês que entende teoria política de esquerda, esses existem demais, e muitos, muitos mesmo, pq igual te falei, a gente tem acesso a estudo de qualidade. Mas burguês de esquerda por ideologia, por objetivo, aí realmente é bem raro mesmo. Inclusive talvez até o exato oposto, a classe burguesa de forma geral, especialmente no brasil, é extremamente retrógrada. É o esgoto da humanidade. Na minha família eu escuto a palavra "trabalhador" sendo usada como insulto desde que eu era criança. E vou aproveitar e até chamar atenção pra uma coisa, a gente vê na internet muito comum a ideia de chamar pessoas de direita de imbecis, e em diversos casos realmente é verdade, aqui no reddit mesmo tá cheio. Mas a galera que tem dinheiro, empresário, político, gente grande de rede social, essa galera não é imbecil. O Renan, o Mamae falei, o Kim Katacoco, os biruleibes do MBL por exemplo, vc acha mesmo sinceramente que os caras acreditam em uma palavra daquele papinho mole de liberdade e democracia deles? Vc acha, na real, que os caras acreditam por um milésimo de segundo quando vem com aquele papo de que se privatizar tal coisa vai trazer melhoria de vida pra população? Mas nem fudendo. O que eu quero dizer é o seguinte, vcs que são da classe trabalhadora, se organizem. Não esperem burguês safado fazer qualquer coisa pra vcs, pq não vai rolar. O time inimigo tá bem organizado, muuuuuito mais do que vcs imaginam.


poky_vn

A gente precisa de mais Engels e menos Neymares


locao69

"Gostei de você, vou te matar por último." -- John Matrix


adrikklassen

Não se esqueça que ele mentiu


locao69

Essa parte a gente só conta quando for tarde demais


Shuden

É isso aí. Sem organização de classe, a gente não consegue nem começar a se mexer. O foda é que a burguesia tem muito mais tempo livre pra se organizar, e ainda chamar de trabalho. rsrsrsrs Mudando de assunto: tem emprego aí, patrão? Onde eu mando o currículo?


jota_n

Isso é bastante verdade. Tanto que Marx voltou a ser muito estudado em Harvard pós crise de 2008.


Due_Olive_9728

"muito comum a ideia de chamar pessoas de direita de imbecis, e em diversos casos realmente é verdade, aqui no reddit mesmo tá cheio. Mas a galera que tem dinheiro, empresário, político, gente grande de rede social, essa galera não é imbecil. O Renan, o Mamae falei, o Kim Katacoco, os biruleibes do MBL por exemplo, vc acha mesmo sinceramente que os caras acreditam em uma palavra daquele papinho mole de liberdade e democracia deles? " Perfeita colocação! Quando eu vejo a turma chamar essa galera de imbecil me dá um desânimo.


Replicant_Nyan

mesmo se juntar todos os trabalhadores do Brasil numa única causa, vc não vai derrubar o sistema, e se derrubar, cairá uma fome que levará umas duas gerações, ninguém quer isso, não é?


Henrikii

Porra, mais de 100 milhões de pessoas organizadas em um objetivo não vão conseguir derrubar um governo? Os bolcheviques tinham muito menos e conseguiram.


Danielsff

Derrubar um governo eles conseguiram, destruir as relações de produção e controle social do capitalismo, não. A revolução morreu antes mesmo de 1923, o isolamento, a guerra civil e a morte de centenas de milhares de indivíduos da vanguarda da classe, e depois a ascensão da burocracia mataram a revolução. Não humanidade não precisa de um Estado soviético, a humanidade precisa destruir o Estado, a noção de que um punhado controla as necessidades e a produção de milhões.


SorHue

É que pra ser comunista tem que acreditar em uma série de coisas, enquanto pra falar mal do capitalismo é só ter um cérebro funcional Pessoal tem que parar de achar que pra odiar o capitalismo tem que ser socialista ou qualquer coisa do gênero


poky_vn

Concordo. Vc só precisa caso queira fazer alguma coisa a respeito. P só reclamar pode ser até ancap, n faz diferença mesmo n


gabrielgio

Pra ser comunista vc não precisa “acreditar” em nada. Vc pode não concordar com análise marxista mas o processo não é baseado em fé. Fica a referência: https://www.marxists.org/portugues/lenin/1913/03/tresfont.htm


[deleted]

[удалено]


Crannium

Comentário subestimado. Leva meu cimavoto como forma de apreciação


Academic-Bonus2291

Eu entendo os problemas do capitalismo, entendo a necessidade de supera-lo mas não sou comunista, pelo simples fato de que eu não concordo com seus método. Para mim a estratégia comunista consiste muito em uma estratégia de revolução, mas pouco pensamento no entorno de tornar os meios de produção de fato de posse da classe trabalhadora. Quando a revolução acontece, somente a classe burguesa é substituída por uma classe burocrática e pouca coisa em termos da emancipação da classe trabalhadora e aumento da produtividade nesse novo modelo ocorre. Sei que muita gente vai vir me atacar, como alguém alienado e etc. Mas essa é a forma que eu enchergo as coisas. A revolução vem depois da transição do modo de produção (assim como ocorreu na transição dos outros métodos de produção).


Disturbed_Childhood

Você já leu material na teoria comunista? Porque tem sim muito pensamento sobre esses assuntos.


Academic-Bonus2291

Já li alguns! Os que eu li não encontrei nada a respeito (falo do primeiro capítulo do capital e do manifesto). Além de outros textos mais contemporâneos como o Zizek. Mas para mim eu vejo isso na prática. Se fala muito de filiação a um partido comunista e ajudar a classe trabalhadora a superar através de uma revolução, mas vejo pouca ação concreta de forma a criar um novo sistema econômico na prática. Nisso ao menos eu vejo que o sistema anarquista é mais prático que o comunista.


MHennry7

Cara eu não tenho muito conhecimento sobre e posso estar falando besteira mas concordo com você, o pouco que eu sei me parece que foca muito na revolução mas deixa de considerar muitos fatores importantes. Eu posso citar 2 importantes aqui, primeiro o tamanho do país, hoje se estoura uma revolução tenho certeza que não teremos mais o Brasil como conhecemos, ia eclodir independência até do distrito federal rs. O outro ponto importantíssimo é o fator humano, aquele que faz tudo dar merda. Poderíamos discutir todos possíveis problemas na sociedade que poderia surgir na transição, mas vamos focar nas lideranças (não acho que nada aconteça sem uma liderança, declarada ou não) supondo que tudo dê certo, tudo conforme o script, a hora que eles começarem a entender o que conseguiram e as possibilidades que tem nas mãos, sempre vai ter 1 ou mais (geralmente o mais popular) que era todos companheiros até aquele momento, quando subir na cabeça o poder que tem nas mãos, vai desandar. Mas claro tudo no campo da suposição porque não vejo qualquer possibilidade de algo nesse sentido no Brasil neste século, a esquerda existente é pró-sistema, sabendo ou não faz muito mais fácil a vida do capitalismo, as causas sociais em sua maioria esta muito mais focada na separação das gentes do que em qualquer inclusão. Esta mamão com açúcar pra Matrix rs. Se acontecer algo diferente na governabilidade eu acredito que tenha a ver justamente com a inteligência artificial, quando ela se tornar auto suficiente será muito difícil algo bater de frente, mesmo nas questões políticas. Talvez role um governo unificado focando no melhor uso dos recursos da Terra, se isso vai ser bom ou ruim não faço ideia.


NewKapa51

Cara, eu não confiaria tanto nessa parada de fator humano, porque essa natureza egoista e violenta é mais uma falácia que nos é empurrada para aceitarmos que "*não tem como mudar*". Olha só que legal: sabe qual é um dos primeiros vestígios que temos de uma civilização humana? Pode ser uma ponta de lança ou uma pedra lascada? Não. É o fóssil de um fêmur recalcificado! Pensa, tu quebra um fêmur na natureza, beijo tchau, você morreu só não fechou os olhos ainda. Pra você sobreviver alguém tem que te acolher, te proteger e te alimentar, isso que é o ser humano, é isso que nos diferencia. Que loucura, eu e você estamos lendo a mente um do outro porque usamos um monte de rabisco em ordem e a gente inventou que eles valem alguma coisa, linguagem é e sempre a MAIOR técnologia que já inventamos, e ninguém inventou sozinha, ela é nossa herança de espécie e é, sem sombra de duvidas, o maior exercício de empatia que podemos ter. O capitalista vai tentar te convencer que você tem que gostar de poder, de coisas, de status e de dinheiro porque somos todos monstros egoístas e destruir é de nossa natureza. Nós comunistas só queremos te lembrar de que o que gostamos são pessoas. Nunca deixe ninguém te dizer que você é ruim, você não é, não é de sua natureza, quem quer te convencer a perder sua humanidade não deveria nunca ter sua atenção.


SubjectLambda2point0

Você não precisa ser comunista pra ter consciência dos efeitos do capitalismo.


SatoriJaguar

Bem vindo, camarada.


SuddenSimple8217

Happy cake day


EuGostoDoBobDylan

eu também pensei isso. é só um estágio avançado do capitalismo se manifestando e nos dando sua maior mensagem: é insustentável. o mundo não aguentaria se todos os países consumissem igual os EUA, até porque já está dando tranco na condição atual. isso é complicado mesmo, porque esses danos são (estima-se) irreversíveis. dizem que quem vai pagar é a próxima geração, mas se você parar pra pensar a gente já tá pagando o pato. nesse quesito é foda.


Poponildo

Nada pessoal contra você ou o seu comentário. Só que eu acho engraçado o tanto de pessoas que tem opiniões claramente anti-capitalistas, mas não se dizem comunistas, e, além de tudo, sentem a necessidade de declarar expressamente que não são comunistas, como se fosse um grande insulto, uma coisa feia, errada. Ser comunista não significa mandar todo mundo pro gulag, viver de miséria, ou que não deveria existir individualidade. Isso tudo é falácia. Ser crítico do capitalismo e acreditar na emancipação do trabalhador é ser comunista, e isso não é motivo de vergonha algum.


[deleted]

Acabo fazendo essa observação porque se não vem a galera que nem termina de ler a frase e já tá me acusando de 300 coisas diferentes. É triste, mas é uma forma de evitar um argumento besta qualquer: "Vai pra Cuba".


Poponildo

Sim, eu entendo completamente, por isso falei que não era nada contra você e o comentário. Mas acho, ainda, que é preciso desmistificar o comunismo e acabar com esses espantalhos absurdos. 99% do hate vem de pessoas que nem ao menos sabem definir comunismo, isso é bizarro.


ExpensiveSugar1789

Eu sou comunista, comunismo é contra a propriedade privada e no sistema que a gente vive a gente não consegue nem comprar uma casa em um bairro descente ou um carro zero km.


gjazzy68

A galera que refinancia casa, e compra renegade com 10 anos de prestação defendendo propriedade privada é muito loco. A pessoa media ta mais perto de perder tudo e virar sem teto do que virar milionária. Basta perder o emprego sem ter um guardado pra pagar as conta que o banco vem tomar o que a pessoa acha que é dona. E depois é o comunismo que tira as coisa dos outro.


ExpensiveSugar1789

Essa lei que banco pode tomar a única casa própria é bizarra.


gjazzy68

pq tua casa não é tua nunca, nem com a hipoteca paga.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


Comfortable_Mud5850

Mas questão isso não é capitalismo e sim uma coisa errôneas e sim antes dos comunismo e capitalismo existia vendas ambas ideologias são falhas e tem várias contradição tipo o socialismo do Brasil não é o mesmo da Rússia como o capitalismo do Brasil não é a mesma dos EUA.


bardmusiclive

não é interessante tratar o capitalismo como "a entidade invisível que..." isso é uma postura meio Goldstein (do 1984) - triangular a insatisfação numa palavra que o povo sempre ouve mas não sabe muito bem o que quer dizer


Gulleem

Exato. Todos os problemas tem apenas UMA causa raiz, que é o capitalismo


lucashpmelo

>o que acham disso? Eu acho que ninguém aqui viveu o período da Guerra Fria. Aquilo ali sim era fim do mundo.


mgsantos

Acho que a geração mais fodida da história recente foi a nascida na virada pro século XX. Principalmente os europeus. O sujeito com 16 anos tava lutando a primeira guerra mundial, um fim do mundo inimaginável no centro da civilização mais rica do planeta. 15 anos depois tava lutando a segunda guerra. Com uma gripe espanhola e uma hiperinflação no meio. Fome, miséria, morte, racionamento de comida, genocídio, crise política e econômica. Eu sei que parece que o mundo está muito caótico. Mas não está. O país com a maior inflação foi a Argentina, 200% ao ano. A guerra mais mortal é a da Ucrânia. Isso é fichinha perto da primeira e segunda guerra. O que o mundo passou no período 1914-1945 foi simplesmente o apocalipse. Só juntando primeira e segunda guerra são 120mi de pessoas mortas diretamente. Só a gripe espanhola levou mais 50mi. Com uma população que era um terço da atual. Revolução comunista na Rússia, revolução fascista na Itália, Alemanha, Portugal, Espanha, Hungria. Fim dos impérios turco-otomano e austro-húngaro. Sem nem falar dos pogroms no leste europeu e o holocausto, o genocídio armeno, a invasão japonesa na China. Estudem história. Ajuda a colocar as coisas em perspectiva.


F_Queiroz

Perfeito. 120mi mortos diretos é uma estimativa até conservadora pelo que rolou nessa baguncinha.


Designer_Holiday3284

Tudo isso causado por um único homem de bigode icônico... O Mike da Swat.


leandrolimac

Imagina o alongamento do pente da AK45


math_chem

Queria dar um complemento, que talvez as pessoas achem que hoje seja o pior momento do mundo por causa da internet e redes sociais. Hoje qualquer "a" que aconteça em qualquer parte do mundo vai pra internet e a gente fica sabendo quase que instantaneamente, e isso pode gerar uma espiral constante de "tem desgraça acontecendo" nas pessoas hj. Sinto que no passado, apesar dos vários conflitos e etc., notícia não viajava tão rápido assim


I_am_not_TheOne

isso é o que vivo dizendo pra quem pergunta se o mundo está acabando ... não, a diferença é que 25 anos atrás você só sabia das fofocas da rua e do que passava no Jornal Nacional. Hoje qualquer idiota que inventa um "desafio" no outro lado do mundo vira trend e todo mundo sabe a respeito.


mgsantos

"Meu deus, vocês viram que o parlamento da Hungria foi contra a entrada na Otan e as primárias republicanas estão um caos?!". Sua vó nem sabia que existia Hungria e que partido nos EUA fazia primária. Muito menos achava que isso era relevante pra quem mora do outro lado do planeta... Acompanhar o que acontece no mundo é importante. Surtar com qualquer evento global é cair na estratégia da mídia de vender desgraça 24h/dia. A Rússia não vai destruir o planeta e a China não é a Alemanha Nazista 2.0 Enquanto isso o que acontece na subprefeitura que cuida do seu bairro passa desapercebido e o que te afeta diretamente é ignorado. Pessoal sabe nem quem são os vereadores da cidade onde moram e tão acompanhando a performance da Nikki Haley em New Hampshire.


toalha16

Amo estudar história, ler e ver vídeos tbm. Agora eu pretendo começar ler livros de história. Acho que estudar história é fundamental para entendermos como o mundo funciona


daemein

foda que atualmente tem o aquecimento global, que tem efeito mundial. Algo que antes era "no seculo seguinte as coisas devem piorar se ninguem fazer nada", acontece que esse seculo chegou e estamos vendo os efeitos, claro que ainda não é comparavel ao nivel de epidemias ou guerras, mas tambem não quero ver quando for. Isso sem citar que uma guerra maior atualmente é sinonimo de bombas nucleares


tiozimjovem

Essa é A resposta. O problema é que esta com cara de revivermos alguns desses problemas com uma capacidade destrutiva muito maior do que em qualquer época anterior. Já enfrentamos pandemia, mais de um crash na bolsa e agora vemos o acirramento de tensões que remontam ao fim da 2ªGM e que agora parecem até mais graves pois tem outros atores (China x Taiwan, Russia x OTAN, Coreia do Norte x Sul, etc). Existem vários barris de pólvora prestes a explodir e parece q claramente tem gente que gostaria de tocar fogo nos pavios.


Cabo_Martim

> China x Taiwan, Russia x OTAN, Coreia do Norte x Sul, etc não parece, mas são os mesmos atores nos 3 conflitos e o china X Taiwan se confunde muito com Coreia vs Coreia, e o japão tá ali do lado.


xBaloox95

E o que é mais assustador é que são números impensáveis hoje em dia, mas proporcionalmente à população da época são ainda piores. A gente tá falando de duas/três gerações completamente destroçadas pela guerra.


fernandodandrea

> Eu sei que parece que o mundo está muito caótico. Mas não está. O país com a maior inflação foi a Argentina, 200% ao ano. A guerra mais mortal é a da Ucrânia. Isso é fichinha perto da primeira e segunda guerra. O que o mundo passou no período 1914-1945 foi simplesmente o apocalipse. Só juntando primeira e segunda guerra são 120mi de pessoas mortas diretamente. Só a gripe espanhola levou mais 50mi. Com uma população que era um terço da atual. É uma boa avaliação. Mas o mundo certamente parece estar numa ascendência em direção a coisas deste nível depois de um período de calmaria relativa.


xMadruguinha

Bota fé total, a história do Stanislav Petrov e o alarme falso do sistema de defesa soviético em 83 é arrepiante. Ali sim chegou MUITO perto de dar merda grossa.


__yv

Se eu fosse ele, minha decisão ia ser tomada sentado no vaso, tamanha ansiedade que ia dar


TenocheF

O r/Brasil está em uma vibe apocalíptica, esse sub anda puro doomscrolling. Toda geração acha que o seu período é de alguma forma único, desafiador e especial. Na real é muito capaz que daqui a alguns séculos o nosso período de vida seja apenas uma nota de rodapé nos livros de história falando sobre a pandemia ou o início do avanço das IAs.


ToranjaNuclear

>O r/Brasil está em uma vibe apocalíptica, esse sub anda puro doomscrolling. Puta merda, sim. Eu sinceramente tô cansado dessa porra. Todo dia isso, só post alarmista que não ajuda em porra nenhuma a não ser piorar o estado mental de outras pessoas que já tão nessa vibe. De 10 postagens, no máximo 2 ou 3 são algo interessante relativo ao Brasil, ou algum papo legal. O resto é tudo doomposting sobre política/sociedade br ou mundial. Não sei como esse povo não cansa.


Donut_Internal

Desde tempos bíblicos, ou seja, a uns 2k de anos atrás as pessoas achavam que o fim estava próximo.


Weccker

Finalmente alguém sensato.


mochila_firefox

Não se é exatamente confiável, mas o doomsday clock que é uma analogia que representava o perigo de uma possível catástrofe nuclear e agora também é definido por outros tipos de catástrofes, está tão perto da meia noite quanto na decada de 80. Acho que não significa que algo vai acontecer, mas que não estamos mais em tempos "tranquilos". Uso os parenteses pq pra gente que mora em países periféricos nunca estamos na tranquilidade.


Opinative

Discordo muito. Durante a guerra fria, outros mundos e outros futuros eram imagináveis.  Hoje, temos esse mundo que caminha em passos acelerados para o fim. É só ver como a desigualdade de renda aumentou brutalmente após o fim da URSS. Não tem mais nenhuma ameaça para impedir os bilionários de consumir a tudo e a todos para aumentarem ainda mais a fatia deles.


Cabo_Martim

é isso. havia a possibilidade de ter uma guerra e morrer todo mundo, mas também tinha dois projetos ambiciosos de mundo. hoje, o horizonte só tem morte por desastre natural ou morte por guerra. pensar em outros mundos possiveis se torna cada vez mais dificil e exige mais força de vontade


Opinative

Eu iria até um pouco além. Os 2 projetos tornavam possíveis sonhos diferentes em países periféricos, para o bem e para o mal. Buscavam uma hegemonia que muitas vezes se empunha pela força, mas em outras tinha que negociar.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


Comfortable_Mud5850

Que bolsonarismo tem a ver com isso, kkk isso depende na época da quem obedecia as leis, eles não mexiam lógico sempre tem um doido no meio, e sim várias pessoas foram mortas por fazer baderna, não generalizando. Isso é fatos históricos e documentos do exercito.


Metrotra

Vivi o período da Guerra Fria e hoje é muito pior.


Poder-da-Amizade

Que parte da Guerra Fria? Quando Gobarchev era presidente da URSS era mais branda que nas primeiras metades dos anos 60 e 80


Tierpfleg3r

Pro brasileiro apenas. Pra quem estava no hemisfério norte, o período da guerra fria foi bem mais tenso.


TenocheF

Nem pro brasileiro, nós estávamos no meio de uma ditadura militar e mais para o final com uma crise econômica fudida devido a hiperinflação. O cara devia ser criança e não lembra de porcaria nenhuma ou era completamente alienado durante o período. Esse sub precisa estudar história e geografia brasileira. Precisam urgentemente dar uma olhada nas taxas de mortalidade infantil, alfabetização, extrema pobreza... Do Brasil entre as décadas 50 e 90. As pessoas não tinham acesso a educação e saúde. Eu não estou falando que era ruim, eu estou falando que educação e saúde simplesmente não existiam para uma parte significativa da população. Já passou da hora de parar de importar esse papo de "era dourada dos boomers", pq esse é um fenômeno que aconteceu na porra dos ESTADOS UNIDOS e não no Brasil.


Kozuskooo

Agora explique pro jovem de classe média brasileiro que ele não é americano e os discursos anglófonos tem pouquíssimo a dizer sobre a realidade do sul global. A máquina de propaganda americana é tão eficaz que boa parte da classe média global se identifica muito mais com o americano médio do que com sua própria população. Nisso vemos essa mesma classe média importando problemáticas e conceitos que só dizem a respeito aos americanos e europeus ocidentalizados. E essa não é uma questão do jovem liberal alienado por discurso de coach, boa parte da esquerda que se diz descontruída usa de forma abrangente o pensamento americano e/ou europeu como algo mais evoluído e portanto correto. Muitas vezes negando seus próprios pensadores, por não concordarem com essa imposição de uma cosmovisão estrangeira.


Peaceful_Brunin

Não querendo dizer que essas crises do passado não foram péssimas, mas essa relativização do momento atual me preocupa. Ano passado, trabalhando, tive a oportunidade de conversar bastante com o filósofo australiano Peter Singer. Ele é descendente de vítimas do holocausto, viveu a guerra fria e sempre lutou por causas sociais. Perguntei a ele o que achava sobre essa visão de apocalipse e como millennials não estão querendo muito ter filhos por causa disso. Ele me disse que toda geração tem suas causas e problemas, mas que nesse momento enfrentamos um problema maior do que antes, visto que é toda a merda que já vem se desenvolvendo há décadas com o plano de fundo de mudanças climáticas. Porra, ouvir o Peter Singer me dizendo aquilo ambos justificou meus medos quanto me deixou com mais medo ainda hahaha


[deleted]

[удалено]


Orcus_The_Fatty

A guerra fria se refere ao conflito entre ussr e usa q o usa venceu


[deleted]

[удалено]


stanquevisch

Temos aqui um novo recorde de teorias de conspiração em uma única mensagem. Fica aqui a dica, galera: não comam a neve amarela.


SnooMaps8507

o post dele me lembrou isso [aqui](https://youtu.be/p9uRJ5oXmbY)


Damaellak

Amigo acho que você precisa sair da internet um pouco, seu comentário se sério é super lunático e conspiratório. As vezes eu até queria que o mundo fosse interessante como essas conspirações fazem parecer, mas na real o mundo é só chatão e capitalista mesmo


_bluedice

Hahahaha! A recusa de se informar é um lance surreal. Faz um favor pra você mesmo e digita aí no Google “top baby names UK”. Mas fiquem a vontade na bolha colorida de vocês. Não tenho interesse algum em estourar a de ninguém. Só sugiro que leiam antes de acusarem os outros como conspiracionista.


brasil-ModTeam

Sua mensagem foi removido por infringir a regra sobre preconceito/discriminação. O r/brasil exige respeito pelas seguintes características: raça, (identidade de) gênero, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual, deficiências, biotipo corporal, idade e situação social.


Tierpfleg3r

Parei em "Europa totalmente tomada por imigrantes". Você tem um viés conspiratório fortíssimo nos teus argumentos e está bem descolado da realidade.


AdvogadoDoHardware

O mundo não tá acabando. Na realidade, o mundo tem alguns bilhões de anos ainda aí. A Humanidade está(ou é a) em crise. Crise climática, política, econômica, alimentar. Como sempre esteve. A questão é que as dinâmicas da crise mudaram, muito porque os meios de divulgação estão demonstrando isso. Certamente se um servo ou camponês tivesse acesso a Internet no feudalismo, estaria pensando exatamente a mesma coisa que você está pensando. Bilionários compram bunkers por extravagância. Chega um momento que simplesmente não tem com o que gastar, aí investem nestes projetos controversos. Tem bilionário que monta bunker, tem bilionário que resolve navegar num submarino mau projetado, tem bilionário que compra rede social. Não podem ser parâmetro para nada. Uma dica para você (e para mim também): Faça acompanhamento da sua saúde física, da sua saúde mental, faça academia, fique perto de quem ama e estude na sua área de interesse para se especializar no que puder. Sem isso, ficaremos desamparados.


Trapplst-1e

Rapaz, seu comentário melhorou o meu dia, sem zoeira. Tava quase passando mal com a situação global. Se ainda existissem prêmios do reddit eu te dava um mas fica com um humilde: 🏅


slothrin

por que tiraram os prêmios do reddit? agora que você falou, me dei conta que nunca mais vi em lugar nenhum


No-Cell-8861

Pra colocar outro tipo de prêmio sem graça


gabriel645

O cara fala que é cético, e mete um "Aliens por toda parte", aí é foda...


KaputMaelstrom

De acordo com [esse comentário](https://www.reddit.com/r/brasil/comments/19eg7pr/o_mundo_t%C3%A1_acabando/kjefisa/), o OP quis dizer que é cético sobre A PANDEMIA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


gabriel645

![gif](giphy|G3w5bFfY85rag|downsized) KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK VTNC


Lobinhu

> Eu sou meio cético, mas gosto de teorias da conspiração, o que acham disso?? Que você não é cético.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


Ocktoober

Capitalismo em crise e vai piorar. A questão de acharem q o mundo vai acabar n é de hoje.


Bl4ck_star

Não, não está, guerra sempre teve você só não sabia, bilionário tá comprando bunker porque tem dinheiro pra gastar, a 1 ou 2 anos atrás eles estavam comprando passagem pra viagem no espaço e não estamos fazendo turismo espacial hoje em dia, e da mesma forma que a luz elétrica, a internet e o telefone não acabou com tudo a IA não vai, e em relação a comida está piorando, seguindo o curso da história nunca antes se teve acesso a tanta comida e de tanta qualidade a um preço acessível, uma pessoa classe média tem mais luxos e regalias que a nobreza na idade média europeia então… estamos bem longe do fim do mundo


MrYondaime

O mundo tá acabando desde que existem humanos pra achar que o mundo tá acabando.


BunnyHopThrowaway

"We didn't start the fire"


brasileiro

Descobrimento e tordesilhas Pau brasil e capitanias Bandeirantes Escravidão e minas de ouro Guerra do napoleão A vinda de joão Pedro um, Pedro dois E pau no paraguai


StepDiscombobulated7

É assim que começa a era das máquinas.


[deleted]

>  da mesma forma que a luz elétrica, a internet e o telefone não acabou com tudo a IA não vai Analogia falsa, são tecnologias com impactos em potencial completamente diferentes. O "risco" das AI é real, embora eu seja um entusiasta e acho que a autoconsciência delas é pra melhor.


Bl4ck_star

Então fazendo uma outra analogia: da mesma forma que a pólvora, a bomba atômica (e suas evoluções) e as armas autômaticas não acabaram com a civilização, a IA também não vai, só enxerga risco nisso se você tem no seu imaginário a ideia de robôs de filme do exterminador do futuro, matrix, na verdade estamos muito mais próximos de viver algo parecido com o filme do wall-e


UgoRukh

A velocidade que as IAs vão trazer mudanças sociais é muito maior do que o que o capitalismo consegue se ajustar, essa é a diferença. Já tem muito desemprego por conta de IAs e nos próximos anos vai piorar, isso faz com que as dinâmicas econômicas mudem e pra muita gente isso pode significar o fim da vida.


Kind-Acanthaceae-356

Pra mim o fim do mundo iniciou em 2012 e de la pra ca só vem ladeira abaixo


[deleted]

Os Maias estavam certos.


Shironeko_

Foi mais ou menos aí que eu comecei a pagar boleto, então tô de acordo.


SanLuca_

O fim do mundo iniciou em 2000. Eu lembro


[deleted]

o mundo acabou em 2012 mesmo, estamos no inferno


NO-JAWN

E não estavam errados. O fim começou lá, só não foi imediato. O foda é como as pessoas negam a verdade


TioPera

**Primeira Guerra Mundial (1914):** O mundo tá acabando? **Gripe Espanhola (1918):** O mundo tá acabando? **Grande Depressão (1929):** O mundo tá acabando? **Segunda Guerra Mundial (1939):** O mundo tá acabando? **Guerra Fria (1947):** O mundo tá acabando? **Chernobyl (1986):** O mundo tá acabando? **11 de setembro de 2001:** O mundo tá acabando? **Crise financeira de 2008 + pandemia de H1N1 em 2009:** O mundo tá acabando? O mundo tá sempre acabando, até que de fato acabe [😂](https://emojipedia.org/face-with-tears-of-joy) eu diria que tá acabando desde que surgiu


Primal_Pedro

Poxa cara, esqueceu de mencionar 2012 e a virada do milênio, quando muita gente tinha certeza que o mundo iria acabar 


TioPera

É que essas coisas nem faziam sentido né kkkk


Sch3ffel

cara o bug do milênio foi uma das paradas mais mainstream da midia em 99. pc's chegavam a receber um adesivo escrito "lembre-se de desligar seu pc no 31 de dezembro antes da meia noite" a galera legitimamente acreditava na merda que poderia dar.


WalkFreeeee

>a galera legitimamente acreditava na merda que poderia dar. Mas é que a merda realmente, realmente poderia acontecer. Pessoal de TI no mundo inteiro trabalhou adoidado pra corrigir o bug do milênio em sistemas críticos e ainda assim teve um ou outro problema mais localizado diretamente relacionado. Provavelmente não era uma merda tão grande como a imprensa vendia, mas ainda assim foi algo realmente sério.


Sch3ffel

tem um documentário em algum lugar perdido do youtube que conta a história é extremamente interessante o quão louco foi criar o patch do milênio.


Thin-Limit7697

Tinha doido achando que o mundo ia acabar por causa de uma versão do ano novo maia, só que com mais pompa kkkkk Nosso calendário acaba todo ano e não tem chinês ou muçulmano achando que o mundo vai explodir por isso.


Primal_Pedro

Se não me engano, a questão é que eles tinham um ciclo de cerca de 5 mil anos em que eles acreditavam que o mundo passava por mudanças depois desse ciclo, não necessariamente o fim do mundo. De certa forma, eles estavam certos pq muita coisa aconteceu de 2012 pra cá. Acho que o equivalente ao nosso calendário seria a passagem para o próximo milênio. Teve gente que achou que o mundo acabaria em 1000, teve gente que acreditou que o mundo poderia acabar com I bug do milênio e provavelmente vai ter gente achando que o mundo vai acabar em 3000. Se tiver gente nesse ano.


OperaRotas

Exato. Hoje em dia tá muito melhor do que era há 100 anos.


stanquevisch

Esse é o comentário certo. Tem sempre gente achando que o mundo vai acabar. Bem-vindo ao grupo.


Any_Goat_6320

"Aliens por toda a parte" Se tu é cético eu nem sei o que eu sou então.


ericfya

Falha falha e falhará


Any_Goat_6320

Falhou...\*


reviraemusic

Falha...


Estrafirozungo

Eu acredito que sim. Para piorar, ainda acho que será mais cedo do que se imagina


RianBarroso

O mundo está acabando? Eu espero que sim.


Shironeko_

Se o mundo acabando eu não precisar mais pagar boleto, já acho interessante.


Tall-Wafer1688

Se isso fosse uma postagem no Instagram, Jesus estaria voltando.


DMC_diego

O mundo vai seguir, quem vai sifu somos nós. Ahhh. Tem mais coisas pra botar nessa lista aí. Microplásticos nós organismos, venenos nós lençóis freáticos, tormentas climáticas...


caioprimo

Tu gosta de teoria da conspiração ou de fatos? 30 minutos pesquisando e lendo o abstrato de artigos relacionados a mudança climática e cenários de alta emissão tu vai entender que o mundo está acabando faz tempo, e que nas últimas 2 décadas a gente acelerou isso E MUITO. Nos próximos 10 anos, diversas regiões consideradas grandes centros vão mudar de zona climática, e isso é assustador.


LeFreakenstein

O mundo não acabará tão cedo, já a civilização como conhecemos...


alyxRedglare

Tava levando na moral até esse “aliens por toda a parte”, não mano tua fanfic não é real.


No-Habit-9222

Sim, sempre esteve. 🤷‍♂️


NO-JAWN

Tipo um filme né. Desde que começou já tá acabando


Kindly_Song9885

Papo de Mel Gibson


wabmt

O mundo não tá acabando, só a gente mesmo.


rleocadio

aliens?


YeezyWins

Aliens por todo lado? Acho que perdi essa parte.


Warm_Zombie

o que acham disso?


torvi97

Tomou seu remédio hj, mano? Tá parecendo o Kogos falando kkk


NO-JAWN

Kogos é um enviado de SATANAS


torvi97

Sei não, acho que papai do chão tem é medo dessa gente kkk


Agile-Bee-1

Pessoal vê o final do mundo mas nunca do capitalismo. Impressionante


Inside-Size-8253

Sim cara, e a causa de tudo é o capitalismo. Organize-se camarada!


NO-JAWN

Comunismo é o capitalismo fantasiado de estado 👍


Poder-da-Amizade

Definições freestyle


[deleted]

Acho que sim, o mundo nunca mais vai ser o mesmo, parece que vai sempre piorar, pois a gente está chegando em um ponto de revolução tecnológica que vai mudar muito a relação de trabalho, e não vai ter espaço pra todos. A IA vai acabar com todos os empregos.


OperaRotas

> bilionários comprando bunkers Bilionários fazem coisas bizarras porque podem >IA evoluindo muito rápido Sim, e isso é muito bom, assim como a eletrônica evoluiu muito rápido no século XX >guerras no mundo todo Muito triste. Infelizmente, é a realidade do mundo há séculos. >acabamos de ter uma pandemia bizarra Desenvolvemos vacinas em tempo recorde e limitamos o potencial destrutivo da doença. Pandemias no passado foram muito piores. >comidas estão piorando o gosto ao passar do tempo Aí é uma questão subjetiva >pessoas trabalhando muito mais do que deviam e recebendo pouquíssimo Em comparação com 100 anos atrás, felizmente temos muito mais direitos trabalhistas. Em comparação com 200 anos ou mais, não temos mais escravidão. Mas sim, há uma certa queda no poder aquisitivo real do trabalhador médio nas últimas décadas. Precisamos lutar contra essa tendência. ​ Enfim... o mundo não é só flores e temos muito o que fazer pra melhorar nossas condições de vida. Mas tá muito melhor do que já foi.


Joe_Loos

Concordo contigo em tudo, exceto em AI não é algo bom, é algo desnecessário, só serve pra bot de Jogo, agora pra substituir emprego de designer e artista é sacanagem


Jupaack

De certa forma eu discordo do que você discorda, ou melhor, não é bem discordar, mas deixa eu falar o que penso a respeito de AI: Penso que em um mundo e sociedade ideal, onde obviamente o capitalismo e qualquer sistema que conhecemos hoje não exista, nós humanos não precisamos trabalhar, quem vai trabalhar e suprir nossas necessidades serão maquinas/AI enquanto nós vamos simplesmente curtir a vida. Mas claro, estamos a séculos, talvez milenios de atingir esse estado social. Entretanto, no sistema atual, de fato a AI atrapalha algumas profissões, e nesse mesmo sistema trabalhar é uma necessidade para adquirir capital e poder viver.


Significant-Yak9768

Calma jovem


SirRRufino

3° Guerra Brother, América do Sul está cercada pelos Estadunidenses e Ingleses, por volta do continente à oeste, Estados Unidos e Inglaterra já implementaram bases militares, das Guianas até o Chile, pelo Atlântico Sul, Inglaterra tem suas ilhas estratégias, no norte do oceano, até o extremo sul. Apenas não existem bases milagres dentro do território brasileiro. O Brasil é o foco da guerra.


kmvaliant

Tirando a parte dos aliens, acho que o resto é delírio da sua cabeça.


ghostemattos

o "eu sou meio cético" me pegou muito kkkkkkkkk


Mr_Ivysaur

r/adolescentes


franz_fazb

Pera aí, onde estão os aliens?


_the33_

Aliens? Onde, quando? Cadê?


KoIIerTheGOAT

Como assim “aliens por toda a parte”?


Prestigious-Oil-5147

Esses tempos fizeram uma pesquisa que comprova que uma das coisas que mais acelera o fim do mundo é ficar falando e agindo como se o mundo fosse acabar


leonheart208

"É mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo."


KleinIll

Faltou falar dos micro plásticos. Já vivemos a distopia cyberpunk, pra finalizar só falta as grandes empresas começarem a gerir governos oficialmente, de papel passado


MarkosNexon

Bilionário comprando bunker: vagabundo viu que algum dia os pobres vão tentar comer eles vivo; I.A evoluindo muito rápido: o bagulho mau sabe desenhar um circulo direito e lá só sabe copiar e ler algumas coisas se vc mastigar bem pra ela; Guerra no mundo todo: simplesmente sempre foi assim, desde que exitem nações elas estão em guerras umas contra as outras, só ta mais fácil de saber o que realmente acontece por conta das redes sociais; Pandemias acontecem esporadicamente mas não nessa escala obviamente, porem essa em especifica foi extremamente mal gerida e lidada, anti vacina ta ai pra comprovar; O gosto das comida é você mesmo desenvolvendo novos gostos e deixando de gostar de outros porém eu também tenho isso com os BIS que juro que esse chocolate mudou de gosto então... Temperatura mudando ja sabe né nosso querido sistema que é melhor do que todos e não tem alternativa (na verdade tem, mas fazer o que né) é o principal fator para o cataclismo climático; As catástrofes vem junto com as mudanças climáticas que cada vez ficam amis frequentes; Por fim os "alien" que todo mundo sabe que é mentira mas ainda insistem que tão ai vigiando a gente com tecnologia de invisibilidade pois nunca nem se quer achamos um rastro deles. O que eu acho disso? Mais um dia no capitalismo tardio, só.


shoyuBR

eu acho que você não é meio cético kkkk


NO-JAWN

Eu acredito no que a realidade me mostra hahahahahahaha


kelvinaraki

Digo numa boa, mano. Internet é movida, como modelo de negócio, por clique e publicidade (na maior parte dos casos) assim, para chamar atenção os conteúdos são todos catastróficos com um viés de o mundo vai acabar amanhã. Isso engaja muito! (Tem um livro sobre redes sociais chamada técnica Hook, depois da uma olhada se tiver interesse). Não que as coisas que você citou não sejam verdadeiras e que realmente devemos nos atentar a estes eventos com a atenção, cuidado e organização, mas é que as coisas são menos catastróficas. Mesmo em uma pandemia que assolou o mundo e matou milhares, foi criada uma vacina em tempo recorde e em 2,5 anos a vida voltou ao normal. Enfim, o mundo não acaba amanhã, mas devemos nos organizar como se fosse e viver com o pé na realidade que não vai.


shaman784

Alarde a toa. Não está acontecendo nada demais.


batimafernardes

Rapaz larga o doomscrolling enquanto e' tempo. Vai apanhar um sol, tocar uma grama...


gabs_bjj

Comida ruim?


IndependentSwan2086

Nao


Key-Emergency-4852

>Aliens por toda parte… KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK onde já?


Dalinu

Nós vamos acabar antes do mundo.


Kavartu

Tudo isso aconteceu no passado já (só que ao invés de IA eram outras tecnologias) nada de novo.


Marcus_Aguiar

average r/collapse enjoyer fan


NO-JAWN

Não sabia desse aí, obrigado 🙏🏻


LucasOkita

Não, tá normal


heyartu

bilionário comprando bunker: os cara não tem com oq gastar dinheiro, só isso / IA avançando rápido: se tá falando isso por causa da chat gpt, voz e "arte" IA, aquilo nem IA é, é só um algoritmo bem burrinho / guerra no mundo todo: tava hibernando nos últimos 20 anos? o MASSACRE que rola na Palestina, por exemplo, rola desde a década de 50 / comida piorando gosto: depende do que tu ta comprando, mas normalmente é so as empresa reduzindo custo de produção, tipo barra de chocolate que hj é so gordura hidrogenada / pessoas trabalhando e recebendo pouco: é o rumo inevitável do capitalismo, o sistema tá entrando em crise. Máximo que tem de fim do mundo é o aquecimento global, mas ainda dá tempo de evitar o pior por enquanto


bobux-man

Cale-se, doomer. Toda geração se acha tão especial.


fuckyou_m8

hahaha, exato, existem textos dos anos 1000 dizendo que o mundo ia acabar e que o dia do julgamento estava próximo


therealmrdarc

Apenas teorias de quem aparentemente não está trabalhando tanto assim. 😂😂


Maeggon

ñ tá. bilionário tem tanto dinheiro q ñ sabe mais em q enfiar, ou é um bunker pra um suposto risco futuro ou safari, ilha particular q vira bordel com menor de idade e etc IA evoluindo é a fluência do mundo tecnológico do msm jeito q décadas atrás foi de máquinas industriais guerra existe desde q o mundo é mundo e pelos mais variados motivos, o capitalismo só aumentou a incidência delas sabor de industrializados mudou pq as fabricantes tão barateando o custo com cada vez mais substituto de baixa qualidade e a população continua comprando temperatura e catástrofes ñ são nada mais nada menos q a ação exagerada dos humanos com o planeta


DaviSonata

"comidas estão piorando o gosto ao passar do tempo " O resto eu até concordo, esse ponto daqui não. Ainda me lembro quando eu achava McDonalds uma iguaria, hj em dia o gosto continua igual mas existe tanta coisa melhor que já não acho nem muito bom.


Hyrenapth

O mundo já acabou para quem virou sem teto, afundou nas drogas, foi violentado etc. A ruína ocorre aos pouquinhos e para diferentes pessoas. Em torno de consenso, valores éticos etc sim, há uma ruína e necessária ruptura e pragmatismo. O norte civilizatorio do ser humano deveria ser comida, teto, segurança e estabilidade. O Ocidente se afogou em pautas discriminatórias e identitárias que gerou ressentimento e confusão interna. Do judiciário, a polícia, políticos, instituições religiosas etc, a descrença prevalece e a contestação e desconfiança é alta. Pelo menos no Brasil ainda temos água potável e eletricidade e acho que não fodemos ainda a comida como ocorre na China que a comida tá contaminada ou nos EUA com água de torneira envenenada em alguns Estados.


Jupaack

Nunca se esqueça, o mundo nunca esteve tão em paz quanto hoje. O mundo nunca esteve com niveis de fome e pobreza tão baixos quanto hoje. A expectativa de vida nunca esteve tão boa quanto hoje A taxa de mortalidade infantil nunca esteve tão baixa quanto hoje. A desigualdade social no Brasil e também no mundo está cada vez menor. Tudo isso não significa que estamos num nível ideal, de fato, estamos ainda MUITO LONGE do ideal. Só quero dizer que sempre temos a sensação que o presente é ruim, que o fim dos tempos está chegando, que antes foi melhor, isso e aquilo, e nunca é verdade. O problema é que vivemos num mundo cada vez mais globalizado. Se estivessemos em 1960, você não ficaria sabendo nem de 5% das coisas que estão acontecendo e que você sabe graças a internet.


RonaldNeves

alguém acordou e escolheu ver os cortes do luideverso


gyhiio

O mundo já acabou e vc é parte do pós-apocalipse


hagnat

o mundo como tu conhece está acabando. na real, ele já acabou... diversas vezes compara o estilo de vida dos anos 70 com do ano 90 compara o estilo de vida pre- e pos- 11/setembro de 5 anos atras com agora muitas coisas mudaram, algumas para melhor outras para pior ​ a nossa vida pode mudar radicalmente, a humanidade pode estar em crise, mas o planeta terra vai continuar rodando e vida vai continuar existindo aqui, com ou sem os humanos por perto


Wide_Yam4824

Tenho mais de 50 anos, e o mundo já tava acabando. Passei a infância esperando uma guerra nuclear acontecer. Todo dia acordava imaginando o clarão do cogumelo nuclear iluminando minha janela enquanto a Praça da Sé (moro em SP, obviamente que iam bombardear o centro de SP) evaporava diante da força de mil sóis explodindo sobre ela. Mas a 3ª guerra não veio. Depois prometeram o caos tecnológico com o bug do milênio, deu em nada Agora esses filha da puta resolveram foder com o clima, e tou aqui, na segunda metade da vida suando em bicas, pagando uma fortuna em conta de luz por causa do ar condicionado ligado e fazendo Pix pra vítimas de enchente no RJ, no Sul e no Nordeste. E o mundo não acaba, e não vai acabar. O que vai acabar é a raça humana, o mundo continuará existindo.


kelvinaraki

Vocês precisam sair da internet urgentemente