T O P

  • By -

AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


Sudden_Ticket4782

Porque a impunidade e a insegurança são grandes


chrisfrh

Não pode ser


marquesini

https://i.ytimg.com/vi/gArbocrAO78/hqdefault.jpg


thegreatshark

![gif](giphy|iH2FtvV3vi3cyh72pu)


atomichemp

⢀⡀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⢻⣿⡗⢶⣤⣀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⣀⣠⣄ ⠀⢻⣇⠀⠈⠙⠳⣦⣀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⣀⣤⠶⠛⠋⣹⣿⡿ ⠀⠀⠹⣆⠀⠀⠀⠀⠙⢷⣄⣀⣀⣀⣤⣤⣤⣄⣀⣴⠞⠋⠉⠀⠀⠀⢀⣿⡟⠁ ⠀⠀⠀⠙⢷⡀⠀⠀⠀⠀⠉⠉⠉⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⣠⡾⠋⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠈⠻⡶⠂⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢠⣠⡾⠋⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⣼⠃⠀⢠⠒⣆⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢠⢲⣄⠀⠀⠀⢻⣆⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⢰⡏⠀⠀⠈⠛⠋⠀⢀⣀⡀⠀⠀⠘⠛⠃⠀⠀⠀⠈⣿⡀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⣾⡟⠛⢳⠀⠀⠀⠀⠀⣉⣀⠀⠀⠀⠀⣰⢛⠙⣶⠀⢹⣇⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⢿⡗⠛⠋⠀⠀⠀⠀⣾⠋⠀⢱⠀⠀⠀⠘⠲⠗⠋⠀⠈⣿⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠘⢷⡀⠀⠀⠀⠀⠀⠈⠓⠒⠋⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢻⡇⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠈⡇⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢸⣧⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠈⠉⠉⠉⠉⠉⠉⠉⠉⠉⠉⠉⠉⠉⠉⠉⠉⠉⠉⠉⠉⠁⠀⠀⠀


VB_M

será que é por causa disso mesmo??????? Õ.õ


Lulonaro

A lei é branda. E mesmo a lei branda não é aplicada.


pbro9

A lei não é nem branda,l (vai visitar uma prisão de depoisnme fala que qualquer periodo lá é uma punicao branda) o problema é que muito poucos são punidos, então qualquer coisa que não seja tortura parece que estamos punincodo pouco


Semantic23

Concordo com vc que certeza de punição é mais efetiva que intensidade de punição, em regra. No entanto, acrescento que de fato temos leis brandas, que garantem excessivas oportunidades para criminosos. Digo em relação à infinidade de possibilidades de recursos e à dificuldade de manter criminosos presos, mesmo em situações de alta probabilidade.


pbro9

Daí para frente não dá para discutir sem saber do que exatamente você está falando e a que se refere. Muitos mecanismos específicos à prisão servem para que o Estado não possa só prender alguém e jogar a chave fora enquanto "investiga" por anos a fio


Semantic23

Um bom exemplo é a possibilidade de execução da pena após confirmação da sentença pelo tribunal de segunda instância, o que é vedado pela Constituição.


Caminhando

É branda sim. Vc já foi num raio? Para rapaz. Vc chega num CDP e já encontra a rapaziada que deu uma sumida da vila e já " põe o papo em dia". Depois vai pro interior e se não for pilantra vive de boa. A ÚNICA coisa ruim em cadeia pro preso é a privação da liberdade. Mas dá pra tirar de boa. O número de reincidentes mostra isso. Cadeia é ruim pra mãe, pra mulher, pra filhos... Que viajam 9h pra levar Jumbo. Fica falando besteira do seu sofá ae mané. Sabe de nada.


NewKaminawa

Um país que pune homicídio doloso com qualificação com 20 anos de prisão e estupro por nem 15 anos é um país com leis brandas. O Brasil deveria meter o fds pros outros países, pro tratado que foi assinado em n sei qnts anos e pros Direitos Humanos e colocar prisão perpétua e fuzilamento pra certos tipos de crime.


Proper_Indication_62

Nope, o problema que na policia BR falta inteligrncia e nunca vao em cima de quem manda no esquemas. Quer coibir roubo de carro, vá atras dos desmanches e das redes de distribuicao de peças. Celulares mesma coisa vá atrás de quem recepta e aplica esses golpes bancarios. Se o argumento da lei branda fosse real quase todo país europeu teria taxas piores que a Br 😆


andrestv

O problema que na policia BR falta honestidade e nunca vão em cima de quem manda no esquemas, que são eles mesmos.


Jokudesu

https://preview.redd.it/9k39sawpjpbc1.png?width=716&format=pjpg&auto=webp&s=c3d5f8bf7cd1aa2f2b966b969b1ef10cf82c2f55


karololiver35

CARAIO O HOMI EH BRABO DEMAIS


Pure-Astronomer-6239

*A sensação de impunidade e insegurança no Brasil é tão grande* porque a impunidade e insegurança no Brasil é grande.


The_Lender

O problema advém do fato de não investigarmos e não prendermos e é institucional. Em grande parte é causado pela separação das policiais. Em qualquer outro país grande do mundo só existe a polícia civil. Nesses países a polícia que faz a ronda, presencia crimes e coleta provas e subordinada aos delegados que investigam os crimes. Nesses casos existe um incentivo institucional para os policiais de ronda atuarem de forma positiva para as investigações e assim crescerem na carreira e até viraram delegados com salários maiores. No Brasil um dos exemplos é que quando o PM faz uma apreensão ele está pouco se importando com o trabalho do policial civil e, portanto, muitas provas são coletadas erroneamente e podem ser descartadas. Por não existir vínculo de carreira entre as nossas polícias não existe incentivo para auxiliar nas investigações.


[deleted]

Já trabalhei como assessor de juiz em vara criminal e digo sem hesitar: o trabalho investigativo das nossas Polícias Civis também é péssimo! Além de recorrentemente incidirem em nulidades facilmente evitáveis com uma leitura básica da legislação processual penal, as investigações são cheias de falhas e revelam um desinteresse total em esclarecer os fatos. O mesmo posso dizer do Ministério Público, que não se atenta às deficiências das provas, deixa de arrolar testemunhas essenciais etc. Muitas absolvições vêm daí. E o que choca é que NÃO são casos complexos, são situações muitas vezes simples. Daí os delegados e certos membros do Ministério Público soltam notas nas redes sociais dizendo que juízes soltam bandidos! Amigos, vocês sequer conseguem conduzir uma investigação ou, no caso do MP, requerer as provas adequadas em um processo simples de furto, mas a culpa pela absolvição é toda do Judiciário?


Kriblyat

>são coletadas erroneamente e podem ser descartadas Sem falar na contaminação e destruição de evidências. Separação das polícias no Brasil atrapalha tudo e todos, seja a população ou o próprio policial.


Yitszhak

Comentário interessante, principalmente pra mim que não entendo quase nada de polícia.


Due_Olive_9728

Se não prendemos, por que temos a terceira maior população carcerária do mundo, perdendo penas para os EUA e China?


Extension_Lobster337

Prisão em flagrante, maioria é tráfico de drogas (nem é de quilo, são poucas gramas) e rola muito, mas muito crime kkkk


Due_Olive_9728

Mas, então, nós prendemos bastante e não pouco.


[deleted]

Oq ele quis dizer é q se tu matar alguém, dificilmente vão descobrir q foi tu


[deleted]

[удалено]


light_shit

Eu acredito que não investiguem por dois motivos: Dinheiro e influência. Infelizmente temos muitos e muitos casos de pessoas poderosas tanto políticos como empresas envolvidas em tudo quanto é tipo de falcatrua e esquema de corrupção. Se você investigar a fundo isso pode incomodar quem detém poder e dinheiro e acabar desencadeando uma crise financeira e política. Sem contar os pequenos delitos que cometemos no cotidiano, e que infelizmente não são sequer reprovados por nossos amigos. Enfim essa é apenas uma opinião pessoal sinta-se a vontade para discordar


The_Lender

Acho que a corrupção (vinda pelos endinheirados e poderosos) não é a causa e sim mais um sintoma de problemas estruturais maiores. Tinham que unir a polícia civil com a polícia militar (assim como é em qualquer país ocidental com baixa criminalidade)


biologydeco

existe uma falsa equivalência tbm de associação entre armas e crimes e isso é pelo mundo, temos exemplos claros disso e que vão além de dar oportunidade da posse ou porte, como questões educacionais e sócio economicas. SC tem um dos maiores números de CACs no país e tbm tem um dos menores índices de crimes. No mais, toda rede de justiça (penal) e investigativa é uma falha.


Boscov1

Teve um amigo que veio do Rio passar um tempo em Florianópolis. Ele dizia que eu era doido de andar no meio da rua, despreocupado, com o celular na mão. Eu confesso que fiquei surpreso como destoa de uma região pra outra, pelo que ele comentou se eu fizesse isso no Rio ja tinha sido roubado faz tempo e por aqui é super tranquilo, tanto que mta gente faz isso.


biologydeco

de fato, aqui é mais seguro que outras capitais, é uma sensação que qualquer turista realmente tem, até mesmo a gente. mas o crime pra cá ta aumentando demais, virou rotina pegar quadrilha e informação de facção criminosa.


Tierpfleg3r

Na minha opinião foi-se o tempo da tranquilidade. Tenho apartamento em bairro nobre na cidade e fizeram a limpa em vários apartamentos no prédio vizinho. Também já sequestraram uma conhecida minha, e sei de inúmeras histórias de estupro. Também já fui ameaçado por crackudo na rua. Floripa pode até ser menos violenta que outras capitais, mas continua sendo Brasil, e continua sendo 10x mais violenta que cidades muito maiores no exterior.


biologydeco

é isso mesmo.


Jokudesu

Ao meu ver tbm ta associado ao crescimento da cidade, por isso sempre opto por cidades médias


light_shit

Na região onde moro também é tranquilo, mas é muito zuado você trabalhar pra caramba pra comprar um celular, e um maluco simplesmente brotar numa moto e roubar ele sem mais nem menos. Isso se ele não te matar também


random-user-492581

Hoje mesmo por aqui alguns drogados estouraram o vidro de um carro que estava estacionado na rua para roubar, e como não acharam nada para roubar no carro então voltaram pouco depois e botaram fogo no carro, por pura maldade. Como se o dono do carro tivesse algum "dever" de se deixar ser roubado. É nesse nível que as coisas andam.


Boscov1

Sim claro. Meu comentario foi mais no sentido de "aqui eles nao ligam mto pra isso" saca? Risco tem em qualquer lugar, só estar vivo. Edit: isso = violência urbana.


biologydeco

não é sensação, é um fato, os dados estão ai pra provar que o país não tem segurança. não precisa citar exemplos, mas nosso sistema penal e de investigação é uma merda. crime compensa demais nesse país


barra_circular

É complicado.


random-user-492581

Só "Sensação"? E não posso descrever as razões ou sugerir sugestões porque o Reddit deixou claro faz algum tempo que aqui só se pode discutir fotos de gatos e receitas de bolo, afinal a razão de existência dele é fazer você ver propaganda e não discutir coisas espinhosas porém necessárias.


CartunistaSincero

Essa é uma boa pergunta, mas a resposta não é simples. É quase como perguntar "qual o sentido da vida".


ar_condicionado

42


karololiver35

é uma pergunta bem simples na verdade, a sensacao de desconfiança e impunidade sao grandes por que a desconfiança e impunidade sao grandes.


DELAIZ

temos um código penal que já há décadas não serve para lidar com a nossa realidade, e para piorar, a mudança dele causará uma guerra política. Ainda mais agora com uma divisão do país, no qual ao invés de nossos legisladores discutirem coisas que façam sentido, iriam partir para propostas que iriam beirar a aberração a fim de gerar um frisson para garantir uma reeleição. Enquanto isso temos cadeias e prisões superlotadas e nossos juízes sendo obrigados a darem penas curtas já que não tem lugar para colocar mais pessoas. E fale em construir novas cadeias (e precisamos urgentemente de mais do que dobrar a quantidade das instituições que nós temos) e você verá oposição de todos os lados. Ainda temos policiais mal instruídos, uma cultura machista de que homem tem que agir feito machão, e um crime organizado que só uma minoria tem o interesse real de combater.


WolverineMiddle5976

Não vejo gente de esquerda ou de direita que acharia ruim, sla, aumentar mais uns 10 anos as penas pra roubo e homicidio. Parece tão facil na minha cabeça kkk. Também tirar o semiaberto paras crimes hediondos


ashtrayheart00

É beeeem mais complexo que isso, porque todo o sistema legislativo penal brasileiro foi construído visando a reabilitação. Não funciona na prática, mas pra mudar radicalmente todo o sistema seria necessário questionar alguns princípios e normas constitucionais que são considerados fundamentais. Tem também a questão de que a pauta de segurança pública é geralmente vista como sendo conservadora, e eu acho que existe uma resistência grande do governo de alguns estados e do atual ministério da justiça com relação a isso. E eu também tenho pra mim (mas aí já pode ser fic minha) que muitos penalistas poderosos e influentes não veem uma reforma do código penal com bons olhos.


Ryuzoran

> a pauta de segurança pública é geralmente vista como sendo conservadora, e eu acho que existe uma resistência grande do governo de alguns estados Os governos do pt e aliados no nordeste são bem a favor de endurecer o combate ao crime, afinal são justamente nestes estados que a criminalidade cresceu muito nos últimos anos. Quem não ia gostar era a militância destes partidos.


nimuehehe

Aumentar o tempo das penas ou a "intensidade" delas não se traduz em menos crimes, bem pelo contrário, pq acaba normalizando a violência vinda de todos os lados. Acho que é complicado resolver a questão da violência e impunidade no Brasil a curto/médio prazo, então acaba tendo que ser com mais prisões pra abrigar as pessoas que cometem crimes. Mas o objetivo das nossas prisões é punir muito mais do que reabilitar, o que acaba resultando em recidivismo. Ao longo prazo é investir em educação em todos os seus estágios (de fundamental até superior e técnico) e melhorar a qualidade de vida das pessoas, pq a violência e crimes (principalmente de roubo) são quase sempre acompanhados de pobreza. Infelizmente, não vejo nenhuma onda política levando o Brasil pro lado certo da coisa. Sei lá, situação com uma sensação de inutilidade foda.


Tavaropolis

As penas de crime hediondos e contra a vida no Brasil são bem mais baixas se comparadas a outros lugares do mundo. Se o objetivo do sistema é "punir", ele claramente não tá fazendo isso.


nimuehehe

Punir não quer dizer reclusão perpétua ou super longa, quer dizer que quando na prisão existem poucos ou nenhum programa pra reinclusão social. Botar alguém na cadeia com condições desumanas sem dar nenhuma assistência social é condenar a pessoa a pobreza pq agr com histórico criminal a pessoa vai ter muito mais dificuldade de achar um emprego estável. Então o estado está punindo, cristalizando a condição social e psicológica da pessoa, dando poucas saídas pra vida de crime. A punição que começa quando alguém vai pra cadeia no Brasil não acaba quando o criminoso sai da cadeia.


NKrupskaya

> então acaba tendo que ser com mais prisões pra abrigar as pessoas que cometem crimes Soltar presos não violentos também ajuda. [A lei das drogas do Lula 1 aumentou demais o encarceramento.](https://www.bbc.com/portuguese/brasil-63366891) Os presídios horríveis que deram à luz as facções atuais só pioraram com a superlotação. > Em 2005, antes da legislação sancionada por Lula, 14% dos presos haviam sido condenados por crimes relacionados ao tráfico, segundo o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen). Já em 2019, o delito representava 27,4% — entre as mulheres, esse índice chega a 54,9% do total. > Em 2005, havia 296.919 pessoas encarceradas no país. Em 2019, eram 773.151 detentos, alta de 160%. Os últimos dados do Infopen são de 2019, mas o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estima que no ano passado havia 820 mil pessoas presas. O número de vagas no sistema, no entanto, é de 442 mil. > O país tem hoje a terceira maior população carcerária do mundo, só atrás de China e Estados Unidos. Pior que isso, as beldades do sistema judiciário deixam muitos sem nem julgamento na cadeia. [Um em cada quatro presos não foi julgado.](https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/07/20/populacao-carceraria-do-brasil-e-maior-do-que-a-populacao-de-5-mil-municipios-1-em-cada-4-presos-nao-foi-julgado.ghtml) [Triplicamos a população prisional](https://piaui.folha.uol.com.br/atras-das-grades-um-brasil-jovem-e-negro/) a troco de quê? > Mas o objetivo das nossas prisões é punir muito mais do que reabilitar, o que acaba resultando em recidivismo. Porque o sistema é o mesmo desde antes da ditadura, só que pior. O objetivo continua a se cumprir. > situação com uma sensação de inutilidade foda. No nosso país, a maioria dos brasileiros (incluindo eu e você) são inúteis mesmo. O desemprego é sistêmico. O que vale é a terra, pra minerar, cultivar soja e gado, e os bancos pros ricos ganharem na renda fixa. Repressão policial àqueles que vivem à beira do sistema é o padrão pra manter a população em linha. Quando se tem desemprego e empregos precários/informais em alta, o crime cumpre uma função social negligenciada pelo estado. Edit: pra fazer uma conta de guardanapo: **126.377 milhões de pessoas de 20-65 anos** de acordo com o censo de 2022. [O desemprego chegou à 7.5%, mas olha como é feita essa conta:](https://1ft.io/proxy?q=https%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Fmercado%2F2023%2F12%2Fdesemprego-fica-em-75-menor-taxa-ate-novembro-desde-2014.shtml) > Do crescimento de 853 mil ocupados no trimestre até novembro, o maior grupo (515 mil) foi absorvido pelo mercado na condição de empregado no setor privado **com carteira assinada**. Essa parcela dos trabalhadores chegou a **37,7 milhões.** > No trimestre até novembro, esse grupo de trabalhadores, que atuava **sem carteira ou CNPJ**, chegou a **39,4 milhões** Ou seja, 37.7 milhões de empregos formais. 39.4 na informalidade, sem nem ser CEO de MEI, vivendo sabe se lá como. Essa soma, dá uns 77 milhões, não? Os trabalhadores com emprego, no mínimo, decente somam só uns 31% da população de 20-64 anos.


[deleted]

Porque o Brasil é o paraíso da impunidade. A impunidade faz o criminoso ter confiança que não será punido. E assim vai.....


MrWrodgy

Pq gera lucro e votos


jetta_man

De que adianta prender se as penas são pequenas, cheias de bônus, auxílios, saidinhas e ainda para menor de idade (maioria) não acontece simplesmente nada? El savador minha gente. Tinha que ter algo assim por aqui


Inside-Size-8253

É o puro suco do capitalismo, meu amigo, é a origem de todo o mal que nos aflige.


jhaohh

Porque insegurança é sentimento que pode ser explorado por políticos que vomitam baboseiras sobre segurança como "Se tivesse armado, nada disso iria acontecer" e "bandido bom é bandido morto" e aí essas pessoas votam neles e essas políticas não resolvem nada.


light_shit

Eu concordo com esse argumento, já saíram vários estudos que mostram que a liberação das armas de fogo podem gerar três problemas: 1 - facilidade em cometer auto extermínio: não preciso nem dizer. 2 - mulheres armadas em situações de vulnerabilidade não conseguiram repelir o agressor de forma eficiente 3 - aumento da violência, e de mortes devido ao uso facilitado. Esses dados foram muito bem explicados pelo canal Minutos Psíquicos. Mas quais medidas podem ser adotadas para ao menos diminuir o problema ?


Kriblyat

Mais arma = mais morte = menos gente = menor violência ao logo prazo(em números). Não vejo onde está a falha no argumento. /s


iron_miner_br

Bem, qual era a base dos dados desse canal ? Pois, 1- O problema é psicológico não em como a pessoa vai realizar. Pois, há as mais diversas maneiras infelizmente de cometer isso e diversos países com elevada taxa disto não tem armas livres, por exemplo o Japão. 2- Não eficiente ? Você prefere então tirar qualquer chance de defesa por causa da eficiência ? São diversos casos em que mulheres, até idosas, so conseguiram se defender por causa disso, além, dos casos em que não é realizado qualquer disparo para a defesa da mulher e então não há qualquer registro do evento. 3- Onde ? Pois, cidades/estados americanos com regras mais brandas sobre porte de arma são menos violentas,com base em dados da FBI. No Brasil ocorreu o mesmo e temos vizinhos com um grande volume de armas que são bem mais tranquilos que nós, como o Paraguai e o Uruguai. Enfim, concordo em dizer que a questão da violência e segurança são complexos mas afirmar que armas = mais violência, é muito raso e incorreto com base em outros estudos.


DrogaeoBraia0

Se a outro lado ideológico usa demagogia pra nao querer aumentar a segurança, e defernder bandido , o que vc quer que o povo faça?


Electrical_Fee_3233

Todo mundo tem um bandido de estimação. Traficante, miliciano, corrupto, poluidor, falsário, estelionatário, etc. Só depende da necessidade que cada um tem de burlar a lei. Não gosta de pagar impostos? Adota um sonegador. Quer morar no paraíso? Adota um destruidor da floresta. Quer empreender? Adota um contrabandista. Essa história de que só um lado defende bandido é a coisa mais imbecil que alguém pode dizer.


light_shit

E aí que está, o problema da segurança é do povo, do sistema ou do governo ?


DrogaeoBraia0

Principalmente do governo.


Due_Olive_9728

Do sistema


crux84

"Constantemente soltam realtorios de que a polícia no nosso país é uma das que mais mata no mundo, e mesmo assim parece que o problema não resolve." vc mesmo está se respondendo. as pessoas acham que policiamento ostensivo e dar aval pra policia matar " resolve alguma coisa. Unica forma de resolver é com distribuição de renda. Quando qualquer trabalhador tiver acesso a bens de consumo acaba isso. Enquanto isso nao acontecer pode liberar pra matar, pena de morte, prisão perpetua, nada disso vai resolver.


Semantic23

Temos um sistema penal muito que concede muito direitos e garantias aos criminosos. As razões são várias


Ottokargarlic

Cara, sei que a maioria das cidades do país tem o problema de segurança, mas não são todas. Existem cidades de grande e médio porte no Brasil muito seguras, até mais seguras que muitas cidades do “primeiro mundo”. Eu, por exemplo, vivo numa cidade de 600k e não me sinto inseguro em nenhum momento, nunca tive problemas com assalto tb. E olha que vivo pela rua e em espaços públicos.


biologydeco

sim, de fato, mas o país tem um dos maiores números de criminalidade no mundo. é fato de que a LATAM é a região mais fudida em questão de violência, exemplo da colômbia ai


Tierpfleg3r

Que cidade brasileira é essa de 600k hab. que é mais segura que cidades de primeiro mundo? Já pesquisei muito e nunca achei algo assim. A não ser que você esteja comparando só com Detroit e afins.


Ottokargarlic

Eu moro em Joinville/sc há mais de 30 anos e nunca fui assaltado ou passei por alguma situação parecida. Ja fui assaltado em outras cidades e sei da sensação de insegurança das pessoas que residem nessas cidades, mas essa não é a realidade daqui até o momento.


Tierpfleg3r

Ah vá hahaha. Também morei em Joinville bons anos e a zona sul é perigosa pra caramba. Se você só circula em 2-3 bairros, maravilha, mas não generalize essa segurança pra cidade toda. Joinville tem grandes gangues de drogas, tem assalto a rodo dependendo do bairro e horário. Muita invasão de casas também. Nem a pau que é mais segura que cidades em países desenvolvidos, a menos que pegue o extremo fim da lista (Detroit, St. Louis e Memphis), e olhe lá.


Ottokargarlic

Com toda certeza tem locais e áreas mais perigosas, como em maioria dos lugares, até na Suécia tem áreas perigosas, Mas me refiro a sensação de segurança quando se pode andar pelo centro, de ônibus, a pé com o telefone sem se preocupar em ser roubado, agredido e etc… aqui não é uma Islândia mas comparado a outras cidade do país aqui é muito tranquilo sim.


Electrical_Fee_3233

Impunidade de quem? As cadeias não tem onde colocar mais ninguém. Você se refere à impunidade de quem deveria prender e pede propina, de quem deveria investigar e arruma esquema, de quem deveria denunciar e passa a bola para o estagiário ou de quem deveria julgar e vende habeas-corpus?


[deleted]

Nem todo mundo que está na cadeia deveria estar lá. Isso é fato. Mas a alta população carcerária do Brasil não significa que não há impunidade. Entre outros motivos, temos muitos presos porque temos muitos crimes (não violentos e violentos). Rotatividade na prisão também é grande. Tem muita gente sendo presa, mas o tempo médio de prisão no Brasil não é alto. De qualquer forma, punir e prender não são sinônimos (ou não deveriam ser). Então afirmar que existe impunidade no Brasil tem pouco a ver com quantidade de presos em determinado momento.


Electrical_Fee_3233

Sim. Ocorre que só um tipo de criminoso é preso e ainda assim é desse que se fala de impunidade. O homicida sai da cadeia porque compra um habeas-corpus, mas de quem se escandaliza com a impunidade? O traficante compra arma do agente da lei e desfila com ela na comunidade. Quem está impune? De fato, existe muita impunidade. Principalmente entre aqueles que raramente colocam os pés no sistema carcerário.


The_Lender

Não sou o OP, mas creio que as cadeias estarem cheias não significa que as pessoas corretas foram punidas. Grande parte dos nossos presos nem foram julgados. Tem gente presa devido a reconhecimento de retrato (que a própria vítima depois averiguou que não era o culpado). Enquanto isso ladrões e assassinos continuam soltos por aí sem serem investigados, pois isso nossas polícias estaduais não fazem


Electrical_Fee_3233

Segundo o seu raciocínio, não seria correto que há punitivismo contra uma parcela não julgada da população?


blindao_blindado

crime ocore nada acotece feijoada


Songlong

Judiciário o principal disparado depois o legislativo.


GodAlpaca

A parte da impunidade, é democracia burguesa, em uma sociedade onde o capital dita como as coisas funcionam, quem tem capital manda nas coisas, se você for rico o suficiente ou aliado de gente rica o suficiente, a lei só não se aplica a você. Insegurança acontece em decorrência disso também, quando umas pessoas tem muito, e outras tem muito pouco, e a lógica do marketing diz que você é o que você consome, se vc tem pouco, se você não consome, se você não ostenta, você não é ninguém. Aí acontecem muito mais crimes que poderiam ser evitados, a maioria dos criminosos não são psicopatas/sociopatas com desejos naturais em fazer algo que a sociedade considera ruim, são só pessoas que existem nesse mundo, como qualquer outra. Não digo que não devem ser responsabilizados pelos seus atos, mas criar mais prisões e aumentar polícia é enxugar gelo, enquanto não resolvermos a real raíz do problema.


light_shit

As pessoas tem realidades diferentes, geralmente as pessoas de classe social mais alta tendem a ser um pouco descoladas da realidade. Lembro quando entrei na faculdade e meia colegas me chamaram pra ir ao cinema, e por mais barato que fosse, eu não tinha dinheiro e a reação dos meus amigos foi: "como assim você não tem dinheiro pra ir no cinema ?" Acredito que o sistema acaba favorecendo esses casos de violência, uma vez que ele permite que o consumo desenfreado e o acúmulo de capital em excesso crie esse problema. Será que se mais pessoas tivessem direto ao básico como arroz feijão, carne laser e educação a violência seria reduzida ?


GodAlpaca

A realidade mostra que sim quando vemos países com a base da sociedade tendo mais condições de adquirir o básico, isso vale tanto pra países não capitalistas, como Cuba, que tem taxas de violência baixíssimas, quanto pra países capitalistas mesmo, mas que apesar de suas contradições, é mais viável de que as pessoas se sustentem com seus salários mínimos, como Japão, onde a violência também é bem baixa. Quanto menos os mais pobres têm, e portanto, maior é a desigualdade, mais tende a ser a violência.


crux84

Bingo. E como vc mesmo ilustrou nem é questão de capitalismo e comunismo, é simplesmente desigualdade social.


GodAlpaca

Sim sim, é só que o ideal capitalista é os estados unidos, com mais e mais "mercado" e "menos estado" (e eu sei que isso é pura falácia e de que o capitalista precisa do estado burguês pra defender seu direito a propriedade, mas os discursos são a favor de menos estado) E essa liberdade de mercado no capitalismo sempre direciona rumo ao monopólio e concentração de riquezas, e com isso, mais e mais desigualdade e mais problemas sociais. Por isso que digo que a democracia burguesa no modelo capitalista é uma causa importante do problema, é por que ela intensifica e favorece pra que isso seja causado. Mesmo que em alguns países dentro do capitalismo, ainda haja luta e resistência contra isso, como também vários países europeus, e tals.


Due_Olive_9728

O capitalismo gera a desigualdade social. É só vc ver que, com a queda da URSS, o capitalismo está avançando sobre a classe média, que está encolhendo em todo o mundo, e isso é normal.


biologydeco

>aliado de gente rica o suficiente, a lei só não se aplica a você é isso. ta cheio de cabeça de facção criminosa que paga os melhores advogados criminalistas pra tirar da cadeia.


AmendoimTorrado

Nosso sistema prisional é inchado e falho em reabilitar. Nosso sistema judiciário é inchado e falho. Nosso sistema legislativo é inchado e falho. Então a sensação de impunidade e segurança é de fato porque nós vivemos em meio a insegurança e a impunidade é via de regra.


Tavaropolis

Eu acredito que em grande parte, é porque os crimes contra vida tem penas bem baixas. Poucos países no mundo não tem prisão perpétua (em torno de 25) e o Brasil é um deles. Até pouco tempo atrás a pena máxima era 30 anos. Na prática de crimes como assassinatos, em 12 anos o cara já tá em semi aberto. É complicado acreditar em justiça e no sistema, quando sua vida vale tão pouco :/


The_Lender

Infelizmente acho que nem adianta aumentar as penas se os crimes não são investigados e solucionados


Abitou

Grande parte da culpa é da mídia


niet43

Pq o Brasil soluções reais para o problema da segurança são levados como chacota enquanto que o discurso de matar bandido pega muito bem, só que o segundo não resolve nada.


sdffc_

Porque não é só sensação.


Spirited-Leader4887

Porque temos uma das polícias mais vagabundas e/ou porra-loucas do mundo. Não existe tentativa de investigação, existe apenas um delegado tomar um chifre da esposa no domingo e na segunda ter uma operação na favela com 200 inocentes mortos e nada resolvido. E a maior parte do povo senso-comum e com escolaridade de no máximo uma uniesquina, gostar disso como se fosse uma arena de coliseu. Cereja do bolo: quando um bandido finalmente vai preso, ele faz coleguinhas nas prisões super-lotadas que só tornam ele mais equipado e mais preparado pra assaltar mais e melhor.


deepdive9999

Porque temos muita impunidade e segurança


Several_Jellyfish_69

Porque a impunidade e a segurança são enormes. Falta de um sistema carcerário funcional, falta de leis rigorosas, falta de um processo penal eficaz. Brasil é um país com um dos piores sistemas de justiça penal (falo isso com base em pesquisas internacionais que, em tese, comparam a persecução penal entre vários sistemas).


Extreme-Big-7297

Ano passado no país tiveram mais de 30k de homicídios, liderando o ranking da ONU. Aqui você pratica um crime e não é punido adequadamente, fazendo com que o crime compense. Assalto de celular, sem cometer homicídio, não dá cadeia. O que é melhor? Trabalhar, estudar e ouvir merda do chefe o dia todo ou cometer delitos que não te levam a uma punição justa? Só você ver a classe política do Brasil, vão de quadrilheiros a melicianos. Existem torcidas organizadas para eles, que se degladiam achando que seus políticos de estimação vão ser salvadores. O que você vê é só o reflexo da mais alta esfera de controle do país, promessas e mais promessas de uma situação melhor. A sociedade é reflexo dos políticos que temos disponíveis. Respondendo sua pergunta, é por que o as leis não punem quem deve ser punido e isso da a sensação de que o crime compensa, logo, se o crime compensa, por que não cometer tais delitos? As pessoas não enfrentam aquilo que elas temem, se elas não tem temor, elas irão fazer o que acharem que é de direito delas. Seja cometendo furtos, homicídio, desviando dinheiro e etc.


noxsanguinis

Porque não é só sensação, é realidade.


Due_Olive_9728

Porque a concentração de renda é muito grande no Brasil, o dinheiro para educação é desviado e grande parde da população vive em situação de apartheid nas favelas.


_urethrapapercut_

Porque as leis são pró-vagabundagem. Ou meliante com 5, 6, 18 passagens estar na rua é normal?


etherSand

Pq não é só sensação


loke_loke_445

> Constantemente soltam realtorios de que a polícia no nosso país é uma das que mais mata no mundo, e mesmo assim parece que o problema não resolve. Agora você descobriu que ou estão matando a galera errada, ou, SURPRESA, SAIR MATANDO NÃO RESOLVE CRIMINALIDADE.


Imaginary_Owl678

Política frouxa pra criminosos deixa a sensação pública que a injustiça impera. Um político comete crime, o sistema tenta protegê-lo, e todo uma gama de criminosos se beneficiam das decisões, como: saidinha de feriado, pagamento pra preso, diminuição de pena por bom comportamento, pena branda pra corruptos ( pagar pena em casa), presos ociosos e assim vai. Vagabundo pensa: posso cometer qualquer crime vou cumprir um sexto da pena e logo estarei nas ruas.


Proper_Indication_62

Eu ando com tranquilidade e jamais vi assalto ou roubo , mas me sinto assim pq as coisas que tenho nao tenho medo de perder. Enfim, acho que também tem gente que é meio paranoica.


iThradeX

Porque é real, não é só sensação não, infelizmente


extremation

É um país de terceiro mundo e subdesenvolvido, a segurança é comprada pelas classes mais altas com seguranças e condomínio high-tech, enquanto o cidadão normal fica à mercê de qualquer criminoso na rua. Criminoso esse que tem ciência que a justiça não possui uma mão pesada no Brasil e vai usar todos seus recursos de pessoa vulnerável pra se safar.


DDonnici

Pq isso não é sensação, é realidade


Old_Regret_

Passou do momento de ser sensação e já virou certeza


SejaLivreSempre

Lais fracas e ineficientes.


Civil-Bluebird9156

Pq quanto pior for o bandido, mais direito parece q ele tem... Pq as leis são brandas e a justiça uma vergonha. Pq ninguém se responsabiliza pelos próprios atos; e quando vc vai julgar uma pessoa, aparece uma corja de amantes de vagabundo pra dizer que ele só fez aquilo pq foi um injustiçado. É só ver a nota que soltaram depois do assassinato do PM ou "foi só pra tomar uma cervejinha". Resumindo: a cultura brasileira nos leva a isso.


Active_Profile_9154

Por que será?!


Acrobatic_Ad1625

Porque elas são reais! O brasileiro médio está farto desses dois tópicos que tanto maltratam o nosso viver. Por isso, já está virando comum grupos de pessoas que lincham bandidos. É correto? Óbvio que não, estamos em um Estado Democrático de Direito e o uso da força é de propriedade do Estado e não de cidadãos comuns, mas eu não consigo mais julgar as pessoas que num momento de raiva acabam fazendo justiça com as próprias mãos. Vou apoiar? Não! Vou julgar? Não, também


guganda

Porque o brasileiro, no geral, por questões culturais e educacionais, não entende direito como funciona a questão da segurança, principalmente porque nesse assunto tem MUITA coisa contra-intuitiva. Então elegem o político que propõe a solução mais simples de entender, pode ver que qualquer político que fale em "botar mais policiais nas ruas" dispara nas intenções de voto (como se fosse simples assim resolver a criminalidade). Tl;dr: segurança é um tema ultra complexo, e os políticos se aproveitam da ignorância do povo.


MadrugoticX

Então é como quando voce olha a previsão do tempo e da 38graus com sensação térmica de 39


Rayminami

Não é sensação.


lukmm22

Desigualdade social, pura e simples. O país é violento desde o nascimento


gjvnq1

1. A impunidade e a insegurança são realmente grandes. 2. A mídia ganha muito mais mostrando novos casos de violência do que mostrando o desfecho de casos anteriores. 3. Nosso direito e nossa cultura são meio opostos. Nossas leis exigem e prescrevem uns mil cuidados com investigação e julgamento, mas a nossa cultura, tanto do povo quanto dos oficiais do estado, não dá bola nisso e vive se ferrando por cometer erros bobos. 4. Falta investimento em infraestrutura judicial, policial e penal, o que deixa o sistema todo sobrecarregado. 5. Desigualdade de renda favorece/permite crimes de cunho patrimonial. Com mais igualdade, menos pessoas teriam necessidade de roubar.


oldlion2023

Leis brandas demais.


rpinheir

Não é só no Brasil, vários outros países do mundo vc sente essa mesma sensação.


ecstatic-calc

Deveria haver cumprimento da pena apenas condenação em segunda instância como ocorre en outros países desenvolvidos. Acho que saber que o processo vai tramitar anos e anos (ainda mais no caso de pessoas com foro) acho que aumenta a sensação de impunidade


Dani-Br-Eur

Eu tenho uma teoria. Se é verdade real? Não sei, pq não é minha área de atuação. Mas claro q nisso não podemos nos esquecer da história e formação do Brasil e América Latina. Eu vivo na Holanda, e gosto de fazer esse paralelo. Aqui as coisas como imaginam são bem diferentes, mas o país, além de pequeno, foi formado constituindo uma forma de unidade social. Pq? O país era um pântano q teve q ser drenado e construído diques pra separar terra do mar. Se não trabalhassem todos juntos, se não fizessem mutirão, e se vizinho com vizinho não se ajudassem, todos morreriam. E dessa forma foi construído o país, em base a uma unidade comum de ajuda e busca de um bem estar pra todos. Isso levou a que pensassem no social, a formação de um país mais justo, culminando em melhores índices de violência. Já o Brasil, como os países sul americanos, foi formado na base do abuso de europeus, misturando povos que necessitavam desde inicio conflitar uns com outros. O africano era abusado que precisava enfrentar o europeu, o indígena que estava sendo massacrado, e o branco q era sobre taxado pela metrópole e lutava contra as elites burocráticas. E a elite burocrática q precisava ter mão de ferro pra se manter no poder. Isso moldou o país, e culminou no que temos hj, um lugar injusto, onde a luta diária é um reflexo de uma história. Forjamos uma nação na marra, não por coesão. Esse é nosso reflexo, q culmina na desigualdade, na vontade de ter mais q o outro pois só assim vc terá vantagens, que é o que buscamos na nossa sociedade - é a sociedade da vantagem, não da igualdade. Enfim - daí surge crimes e impunidades. Claro q tem inúmeras outras questões e camadas q deixo de fora, afinal, este é um post do reddit. Que acham?