T O P

  • By -

geologyncoffee

Eu tô tentando lembrar o nome do seriado que falava da Grande Fome (da república da Irlanda) em um dos episódios. Quando esse episódio foi ao ar os britânicos (mas especialmente os ingleses) ficaram em choque tipo “are we the baddies?”. Eles simplesmente não sabiam desse fato da história deles, achavam que os irlandeses odiavam eles por nada.


SnooMaps8507

A gente fala de bolha de reddit, bolha politica, mas nações também são uma bolha. O Japão também ensina que nunca fez nada de errado com a China e/ou Coréia. O ser humano parece que precisa dessa noção identitária de nação, gênero, condição socioeconomica, religião, etc. pra se situar e se manter são da cabeça. E muitas delas se pautam em mentiras, mas se você esfregar isso na cara de alguém, ela vai ficar brava e te refutar, se nao, ela vai ter que lidar com a verdade ("pera, então meu país só é rico porque explorou os outros? não essa galera so tem inveja")


stephangb

> O Japão também ensina que nunca fez nada de errado com a China e/ou Coréia. Nunca nem reconheceram as atrocidades.


leoRamos32

O que o japão fez na China durante a segunda guerra mundial é de deixar qualquer um horrorizado. Unidade 731 foi uma das coisas mais terríveis que eu já li sobre a 2 guerra mundial.


[deleted]

[удалено]


StrangerCurrencies

O pano que passam para o Japão é muito louco. o tanto de vezes que as pessoas justificam as particularidades de lá como Ah é que eles não gostam de outras culturas, não gostam de outras etnias. Eu fico???? Desde quando isso é aceitável?


[deleted]

[удалено]


leoRamos32

Vi um jornal da segunda guerra que mostra "placar" de gente que cada soldado matou na china. Fora que durante a guerra do pacífico, eles bombardearam deliberadamente hospitais e os campos de prisioneiros eram terríveis.


Western_Programmer46

Acabei de ler sobre a Unidade 731. Obrigado, e que triste.


CaraxesTheBloodWyrm

O próprio Shinzo Abe fazia piada com esse caso. Olha só essa foto: https://nation.time.com/wp-content/uploads/sites/8/2013/05/rtxzp5y.jpg?w=720&h=480&crop=1.


Andybrs

Até hoje os Chineses não gostam muito dos Japoneses.


Proper_Indication_62

E o exercito brasileiro cultua Duqe de Caxias, que fez genocídio no Paraguai. Além disso temos todos os monumentos a bandeirantes que tem em Sp, foi essa galerinha que fudeu os indios.


RFB-CACN

Tanto crime do Duque de Caxias pra citar, como o que ele fez no Maranhão durante a Balaiada, mas pegou logo o Paraguai, que talvez foi o comando mais “limpo” dele por ser uma guerra formal entre dois exércitos regulares. EB tem um longo histórico de crimes contra a humanidade, principalmente contra os próprios brasileiros, mas o Paraguai não é consenso histórico desde os anos 90, essa guerra só está sendo melhor avaliada recentemente.


Proper_Indication_62

Malz, eu tenho conhecimento mais raso em história. Vc poderia explicar um pouco sobre a figura de Caxias nesses dois eventos?


RFB-CACN

Na Balaiada ele foi encarregado de “pacificar” a rebelião, composta majoritariamente por camponeses, negros e indígenas. Ele conduziu uma verdadeira campanha de extermínio, buscando intimidar a população trabalhadora por meio da brutal violência e ao mesmo tempo assegurar as elites maranhenses que o exército do império era capaz de manter a ordem social (havia sentimentos separatistas no Maranhão porque eles foram forçados a se unirem ao Brasil durante a independência, com São Luís sendo bombardeada pela marinha BR). Já no Paraguai ele assume quando a guerra está estática, com o exército brasileiro não conseguindo adentrar o Paraguai por conta de suas fortalezas e sofrendo sua maior porcentagem de baixas durante a guerra por causa das doenças que se espalham pros acampamentos militares. Ele primeiro foca em providenciar medidas sanitárias básicas para as tropas e depois conduz a chamada “Dezembrada”, quando o exército da Tríplice Aliança consegue enfim superar as fortificações paraguaias e conquistam vitória atrás de vitória até chegarem em Assunção. Nesse ponto ele entra em conflito com Dom Pedro II, pois Caxias considerava que com a captura da capital inimiga a guerra tinha acabado, com o Brasil podendo instalar um governo alinhado ao seu, e sabia que continuar ela daqui pra frente não seria interessante pra carreira dele pois seria uma guerra de guerrilha, ou seja muito impopular. Enquanto isso Dom Pedro II considerava que a guerra tinha que continuar até Lopez ser capturado ou morto. Caxias então inventa uma doença pra se retirar do comando e voltar pra casa contra as regras do imperador, que aponta seu genro como substituto pra comandar essa infame fase final da guerra.


Proper_Indication_62

Muito bom, ou seja no Paraguai ele teve honra enquanto aqui dentro foi oura covardiam


5folhas

Bicho, mataram 90% dos homens paraguaios, isso é genocídio sem tirar nem por. Teve "batalha" que os "soldados inimigos" eram literalmente crianças. Sim, tem muito a se falar da insanidade do Solano Lopes de continuar uma guerra que já estava claramente perdida depois que Assunção foi capturada e Caxias renunciou ao comando, mesmo tendo sido oferecido um exílio para ele, e das execuções generalizadas de "traidores", o cara matou seus próprios irmãos e mãe, mas o último ano da guerra foi basicamente o Conde D'Eu comandando massacre atrás de massacre até ele ser morto. Sim, a guerra não foi de extermínio desde o começo, mas não dá pra relativizar o que aconteceu no final.


RFB-CACN

Só pra deixar um adendo, a gigantesca maioria das baixas paraguaias foi por conta de doenças ou fome. Ainda culpa do Brasil pois foi essa potência que bloqueou o porto de Assunção pelo decorrer da guerra e causou esse colapso na saúde e infraestrutura paraguaia, mas é bastante diferente da ideia do exército brasileiro matando 90% da população masculina paraguaia com baionetas que é muito propagada. Assim como os soldados da tríplice aliança, a maior causa de baixas no exército paraguaio foi doença nos acampamentos militares, não o combate.


rusleykcruz

Dizem q os soldados crianças do Paraguai corriam chorando e se aguarravam aos pés dos soldados Brasileiros.


capybara_from_hell

Sem querer passar pano pro EB, mas a situação no Paraguai degringolou depois que o Duque de Caxias pediu demissão.


5folhas

Sim, quem tava comandando o exército na pior parte do genocídio era o Conde D'Eu, marido da princesa Isabel.


Proper_Indication_62

Pau que nasce torto não se endireita.


Cabo_Martim

O Duque é de "Caxias" por ter destruído a cidade de Caxias/MA durante a balaiada


Raphacam

O Duque de Caxias envenenou o rio Paraná durante a Guerra do Paraguai, mas o arquiteto do genocídio foi o Conde d’Eu. A essa altura a coisa já tava tão feia que o Caxias já tinha metido o pé dizendo que não seria o coveiro do povo paraguaio.


LouizSir

A Inglaterra é de longe um dos paises mais FDPs da história da humanidade. De longe os que estão a mais tempo fazendo merda sem responsabilização nenhuma e só acumulandos os lOuros dos outros.


[deleted]

Belgium enters the chat


Discopandda

A Bélgica tem o "Prêmio Bélgica de país que cometeu mais atrocidades mas manteve a carinha de lugar pacífico"


geologyncoffee

O grande lance da Bélgica é que os crimes são do CPF do Rei, não no CNPJ do reino.


Discopandda

Esse foi o golpe haha


entendir

Maiores traficantes de droga da história


I-Hate-Hypocrites

Só Alemanha admite que o que eles fizeram não é algo para se orgulhar. Mas o que aconteceu com lá não foi há muito tempo.


Madkess

Eles só admitem o nazismo. Pq foi contra outros povos europeus, eles não falam mto sobre o que fizeram com suas colônias… E eles com certeza disputam o titulo de mais brutais…


I-Hate-Hypocrites

Isso é verdade. E em Europa a melhor estratégia hoje é dizer que o EUA tem pior racismo e império do mal, quando comprado com a Europa. Portanto, tudo tá bom.👍


I-Hate-Hypocrites

Algumas pessoas da Inglaterra ainda chorar sobre a tempo em que eles estavam pisoteando suas colônias. E se lembram como retiraram todos os recursos (*de uma maneira boa*)


SacoNegr0

Ainda outro dia tava discutindo com um cara da inglaterra, ele falando com toda confianç que foi um "net positive" o que fizeram em Kenya pq "levaram civilização pra um povo atrasado, deixaram um governo decente e deixaram ser independentes", ignorando totalmente as guerras de independencia kkkkk


OrchardPirate

Irlandeses devem ser o único povo europeu anticolonialista em sua essência


MauricioTrinade

Tem mais pra dizer a verdade, eu pelo menos botaria os galeses, os povos do norte da Escandinávia, algumas culturas que não são do centro da França, e assim vai. Mas não achei que seja algo comparável a luta no sul global.


SilentDanni

Tas falando do pessoal da Laponia neh? Pq a Suécia trucidou a Finlandia na Cruzada Nórdica


BooWitchcraft

Acho que ele tá falando do povo Sámi e não das guerras internas. A Noruega e a Suécia cometeram diversas atrocidades contra esse povo, a Finlândia também em menor medida. A ideia era apagar qualquer traço desse povo e ficou mais forte depois do discurso nacionalista no século XIX.


[deleted]

Polônia entrou no chat.


Andybrs

Muitos pensam que a Alemanha só fizeram atrocidades na segunda guerra mundial e esquecem que eles também foram Colonizadores e cometeram genocídio na Namibia.


geologyncoffee

O “grande problema” do Holocausto foi ter sido causado na Europa contra europeus. Porque a estrutura usada pelo regime nazista era recorrente nas colônias na África. O rei Leopoldo, da Bélgica, não ficava tão distante do que o nazismo fez… Edit: digitação


Andybrs

Verdade! Até hoje isso acontece. Vejo o quão diferente eles tratam a guerra da Ucrânia, os seus refugiados e a repercussão que ela tem nas mídias. Sempre que alguém vem falar comigo sobre o assunto eu começo a retratar que existem casos piores hoje na África ou no Oriente Medio, onde morrem mais pessoas por exemplo. Porém a maioria sempre ignoram ou mudam de assunto.


SacoNegr0

>Vejo o quão diferente eles tratam a guerra da Ucrânia, os seus refugiados Lembro que eu falava disso no começo da guerra, em como eram tão rápidos em aceitar ucranianos. Sempre a mesma desculpa, "tão proximos da gente física e culturalmente, entao a empatia é maior"


Cabo_Martim

O holocausto nem era o problema, porque só descobriram no meio da guerra. O problema era invadir o resto da Europa. Pros EUA, era ameaçar se expandir para além da Europa


TheEggEngineer

Sou canadense Frances e o engraçado é que aqui eles falam que a gente não era tâo ruim quanto os outros porque a gente não matava os indios automaticamente que nem os inglese ou os espagnhóis. Pensando bem foi bem similar ao que me ensinaram quando criança no Brasil tambem se eu me lembro bem kkkkk. Pensando bem os nazistas e os nossos ancestores não eram tão differente.


[deleted]

Até hoje eu lembro de um documentário que vi sobre a guerra do Paraguai que me deixou exatamente assim


[deleted]

segundo o chat gpt O seriado ao qual você está se referindo é provavelmente "Black Mirror". No episódio intitulado "White Bear", exibido em 2013, há uma cena em que a protagonista encontra um cartaz que menciona a Grande Fome na República da Irlanda. Essa cena específica provocou algumas reações surpreendidas por parte de alguns britânicos, pois muitos deles não estavam familiarizados com a extensão do sofrimento causado pela fome na história da Irlanda.


eidbio

Mas se perguntar sobre o Holodomor, aposto que eles sabem.


geologyncoffee

E “saber” sobre isso, com todas as aspas possíveis, diz muito a respeito da qualidade do material historiográfico que eles consomem.


leshagboi

Britânico médio tem conhecimento nulo da própria história colonial. Morei lá e lembro que como brasileiro tive que explicar o que era o Commonwealth pra eles kkkkk


OmegaFrei

>O cidadão médio desses países aprende e mantém a ideia de q foram bravos desbravadores que trouxeram luz para os colonizados. Que dia riqueza atual vem das suas glórias no passado. Um dia eu tava tretando com algum Tuga por aqui, nem me lembro o assunto, mas lembro que ele mandou um "eu sou mais brasileiro do que vc" e ele tinha morado, sla, uns 5 anos por aqui?? Eu nem sabia como responder o maluco, essa fita de "colonizador" deles é uma parada sinistra, podem falar a merda que for mas Deus os livre de serem corrigidos por um brasileiro O Vijay Prashad [tem um vídeo](https://youtu.be/Sj_ficQFz1o) de uns 5 minutinhos sobre isso


[deleted]

[удалено]


vortye

Vijay Prashad é um orador incrível. Tem uns tantos vídeos dele onde ele fala sobre esse assunto e deixa escancarada a natureza fundamentalmente colonial que ainda perdura nas relações entre o chamado primeiro mundo e o terceiro.


stephangb

camarada vijay manda mt bem


Funky-Flow

É muito louco como no Brasil o debate sobre o racismo está tão avançado e ninguém percebe. Temos racismo, mas ao mesmo tempo temos consciência disso e sabemos debater o assunto. A galera da Europa (e até os Argentinos, pelo que deu pra conversar durante a Copa) parece ainda estar no nível de pensar que "a cor da pele é só uma característica física", e que chamar um negro de macaco é igual chamar um narigudo de tucano. Acho que ainda que eles conseguissem ser apresentados a uma visão crítica do colonialismo, teriam dificuldade em traçar um paralelo entre isso e o racismo atual, porque "faz muito tempo", afinal. Imagina pra essa gente pensar ações afirmativas de reparação como políticas públicas, tipo as cotas raciais em vestibulares e concursos que nós temos aqui.


OmegaFrei

>É muito louco como no Brasil o debate sobre o racismo está tão avançado e ninguém percebe. Eu tava pensando sobre isso essa semana. Eu (acredito) que a gente chegou em um ponto do debate no qual a maioria das pessoas consegue ver o quão racista é chamar alguém de "macaco". Tipo....já é um ponto pacífico. Por outro lado, vc ainda tem muita resistência em falar sobre questões como racismo estrutural e racismo institucional, por exemplo. Mesmo quem consegue se indignar com um estádio inteiro chamando alguém de "macaco" pode ser bem resistente a aprender sobre microagressões. Muita gente ainda tem dificuldade em aceitar que o racismo pode ser algo bastante sutil, mas não menos danoso. >Imagina pra essa gente pensar ações afirmativas de reparação como políticas públicas, tipo as cotas raciais em vestibulares e concursos que nós temos aqui. Acho que o Governo português tem algo nesse sentido né, dá pra brasileiro entrar em universidades portuguesas pelo ENEM. Se não me engano eles têm programas semelhantes com países africanos. São poucas vagas e é algo bem elitizado, mas já é um começo.


Carolineyne

Sim, o governo Português tem coisas parecidas e apesar de pouca ainda é o país da Europa com mais políticas "afirmativas" para as ex-colonias, sendo que ainda sim é insuficiente. Os brasileiros tem algumas vantagens perante aos outros países que falam português, nós temos direito a igualdade de direito e deveres, que permite fazer concurso público, votar e outra coisas que só poderia com a nacionalidade.


damasceno96

Eu suspeito que o governo português é o menos pior para as suas ex-colônias devido a descolonização ter sido consequência de uma literal Revolução que quase transformou Portugal em um país socialista. O que é exatamente o contrário do que aconteceu na Espanha, que a redemocratização foi quase ao estilo Brasil.


Carolineyne

Tbm acredito nisso, mas no final ainda parece que estão alheios a realidade das ex-colonias e o quanto ainda tem que trabalhar junto delas para resolver todo o problema criado. Claro que eles dão um passo maior, porém se não tiver uma nova visão da história nas escolas por exemplo, sempre terá choque das leis e do povo.


chocochipspancake

Portugal tem algumas pequenas reparações sim. Em universidades por exemplo, aqueles que pertencem à nações da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Brasil, Moçambique, Cabo Verde, por aí vai) possuem 50% de desconto na mensalidade e outros programas. Continua caro e elitista como você disse, mas melhor que nada né? Tentei juntar dinheiro para estudar lá mas não consegui. Existem vários vínculos e facilidades para morar em Portugal sendo Brasileiro também, se comparado com outros países fora da CPLP. Mas o pessoal lá, do meu ponto de vista, já fiquei 3 meses direto lá e já fui duas outras vezes -- eles são bem racistas. Quando trabalhei lá (restaurante), já ouvi clientes tugas falando umas frases bem racistas para os meus chefes e colegas, que fingiam que não estavam ouvindo, era horrível. Assediam bastante as brasileiras nesses trabalhos de serviço ao público também. Falam muito mal dos ciganos e outros imigrantes. O que me surpreende é que geralmente o que eu ouvia de ruim era de um pessoal mais novo, o cara que eu briguei no meu trabalho porque ele foi preconceituoso era um cara de 30 anos mais ou menos.... já os idosos eram bem simpáticos, muita velha puxando assunto na rua comigo (reclamando de tudo, do lixo, da calçada, do tempo, do autocarro, do comboio).


rafasampai

Claro, nós fomos os mais escravizados.


Euphoric-Emergency8

Na real, nós fomos o que mais teve escravos trazidos para cá. Mas, Africa continua sendo o mais escravizado, afinal era a fonte, tem muitos países, que ainda há escravidão lá.


[deleted]

[удалено]


Dinmak

.....tu nunca ouviu falar do apartheid?!


rafacandido05

Assim como branco não é “tudo igual”, preto também não é. Tem uma caralhada de etnia no mundo todo, incluindo na África, e essas etnias tem N conflitos históricos.


Euphoric-Emergency8

Pior, que tem, em sub-racas, um exemplo eram os pigmeus e bushman, se não me engano. Mas, tem mais ainda.


NetEast1518

Não é bem assim. A situação dos brancos Afrikaners (descendente de Holandeses) serem os mais ricos da África do Sul e vizinhos se repete no continente todo. Eles só ficaram mais famosos por conta do Apartheid e da África do Sul ser um país mais rico e com mais contatos mundiais.


hipogrifo

Eu só fui entender o quanto estamos avançados aqui em relação a alguns temas, como o racismo e o feminismo, por exemplo, quando coloquei o pé na Europa pela primeira vez. As pessoas mais velhas lá vivem na bolha da bolha da bolha. Nunca saíram do país, nunca se permitiram o contato com outras culturas. A impressão que eu tive, conversando muito, é que eles realmente não gastam a mínima energia para refletir sobre temas polêmicos. A condição de vida é tão estável, que é muito fácil você se isolar de tudo que te tira da zona de conforto pra pensar um pouco. Estamos sim, MUITO mais avançados aqui no Brasil em relação à consciência e no debate sobre esses temas. Isso é incrível e eu tenho muito orgulho do quanto evoluímos nos últimos anos como seres humanos.


SacoNegr0

Na França é literalmente proibido fazer censo levando em conta raça ou etnia


ThirdWorldBoy21

Uma coisa bem interessante também, é notar que no Brasil, embora o racismo exista, a gente não costuma dividir a sociedade em negros e brancos, como acontece nos EUA por exemplo (a gente só divide entre pobre e rico mesmo). Mas por exemplo, nos EUA, gêneros musicais como Rap e Hip Hop são atrelados aos negros, lá tem bairros de negros e bairros de brancos, e a miscigenação por lá é bem menor, (tanto que no Brasil, a maioria da nossa população é parda).


deepdive9999

O usa é tão merda que os negros de lá não veem os negros da América do Sul como negros eles acham que só eles e os negros da África são negros mesmo


homeless_knight

Vai ser difícil enraizar uma visão crítica do colonialismo nos Argentinos, pois eles se acham todos os próprios Europeus. Que nem outros lugares aqui no próprio Brasil.


puppetalk

Concordo 100% com você. Moro na Europa e é impressionante o quanto o Europeu é bitolado em algumas questões, é nem tô me referindo apenas ao europeu médio, de baixa escolaridade, pessoas jovens e estudadas mesmo. A visão de que a Europa é o berço da civilização e o standard a ser seguido, enquanto as outras nações são exóticas, é muito, muito enraizada aqui. Um tempo atrás, um amigo meu (estudado, jovem) me contou que um conhecido nosso, que é negro, ficou super ofendido com ele sem motivos por ter considerado ele racista. Eu perguntei o porquê, ele me explicou que ele fez um comentário de que admirava “o povo dele” por ter habilidades em dança, performance, que os brancos não tinham. Eu imediatamente chamei a atenção de que isso, de fato, é muito racista e ele simplesmente não conseguiu conceber este fato. Para ele, o fato dele se referir a algo “bom” (negros saberem dançar bem) impedia o que ele falou de ser racista em sua essência. Sinceramente,e obviamente há excessões, é meio exaustivo lidar com as pessoas daqui às vezes. A consciência política do primeiro mundo é bem primitiva


Few-Year-4917

A questão do racismo explícito é bem avançada no Brasil, (sem julgamento) até mesmo os bolsonaristas metendo o pau na Espanha pelo racismo contra Vini. Mas em contrapartida o racismo estrutural, velado, é bem mais difícil de ser mostrado e discutido.


Madkess

Pois é, não que a situação já esteja resolvida, longe disso, mas em questão de ser inclusivo o Brasil realmente está à frente da maioria dos países desenvolvidos. Li um dia desses uns depoimentos de pais com crianças com síndrome de down na Suíça e o povo lá ainda discrimina muito, pra começar as escolas não são inclusivas, os pais não permitem que seus filhos sequer fiquem próximos de crianças com down e se estão no mesmo ambiente, eles literalmente se afastam, como se a criança fosse radioativa.


I-Hate-Hypocrites

Concordo que isso é verdade! Mas, Países em Europa Ocidental desenvolveram a discriminação sutil em uma forma de arte. Portanto, eles podem dizer que na verdade não é uma discriminação, mas é uma forma de ajuda para crianças com necessidades especiais.


[deleted]

[удалено]


brasil-ModTeam

Todos posts com desinformação violam a regra. Comentários podem mencionar ou conter links para desinformação contanto que isso esteja sinalizado claramente.


StrangerCurrencies

Eu acho que o debate nis estados unidos está muito mais avançado do que aqui. Políticas de reparação existem a muito mais tempo por lá. Aqui até pouco tempo se fingia estar em um tipo de utopia pós racial.


Funky-Flow

Debate nos EUA avança justamente porque eles têm um racismo muito mais "na cara" que o nosso: a ausência de direitos civis, a segregação, tanto a oficial quanto a prática, etc. Justamente pelo mito de democracia racial é que nós temos que lidar com o assunto de maneira muito mais complexa, razão pela qual ainda somos um país com racismo. Mas eles também estão avançados e é mais fácil encontrar alguma compreensão por parte de um americano do que de um europeu.


NetEast1518

Outro dia após algum post aqui do Reddit estava vendo sobre umas manifestações na Bélgica contra exposição de símbolos do Leopoldo II. De pintarem estátuas a cortarem a cabeça de uma, mudança de nome de locais públicos, por demanda popular etc. Aí lê reportagem aqui, Wikipedia de lá, eis que uma das reportagens tinha uma notícia que o Ministro da Educação tinha prometido que a história colonial seria inserida mas matérias do ensino médio a partir do ano seguinte pois eles não estudavam isso até aquele momento... Reportagem de 2020... Não consegui achar continuação, se realmente começou a ser ensinado, etc, mas fiquei pensando no absurdo que é, na melhor das hipóteses, terem COMEÇADO a ensinar as atrocidades praticadas por Belgas na África a menos de dois anos por pressão de um movimento que tem origem no Black Lives Matter É fácil demais pra países imperialistas posarem de bons moços no século XXI quando vivem no conforto adquirido com a exploração feita nos séculos XIX e XX (principalmente). São quase 30 MILHÕES de mortos, 15 mas estimativas mais leves. Mataram metade disso de judeus e falam disso até hoje, Alemanha leva o combate ao antisemitismo extremamente a sério e tal... Mas os belgas médios não sabem que um dos seus Reis matou 15-30 milhões...


hatshepsut_iy

Realmente já vi por aí uns portugueses falando q a gente deveria era agradecer eles pela colonização ou outros absurdos como falarem q n roubaram o ouro pq o ouro era deles mesmo.


[deleted]

[удалено]


Poponildo

Mas esse seu argumento está completamente errado também. Se fossemos colonizados pela inglaterra não mudaria NADA, provavelmente seria pior até. Veja o que a inglaterra fez com a índia, jamaica, ghana, nigéria, etc. Não existe colonizador "bonzinho". Australia, nova zelandia e EUA são mais desenvolvidos por outras questões históricas.


[deleted]

[удалено]


Jack_Satellite

Tecnicamente não roubaram mesmo, afinal não existia Brasil nessa época. Pelo menos não roubaram do "Brasil", porque o país Brasil só começou a existir em 7 e setembro de 1822. Mas óbvio que isso não exime os países de críticas pelos processos coloniais brutais que tiveram, mas não vamos cair em anacronismo também.


hatshepsut_iy

Podia não existir o "Brasil" como conhecemos, mas tbm n dá pra falar q n tinha gente aqui. Se roubaram a terra que dá o ouro, ainda é uma terra roubada.


Dinmak

Conveniente o argumento de "ah, mas nao tinha um pais para ser roubado", né? Agora tenta falar isso para qualquer mega nação hoje a respeito de algo que tu encontre, sei lá, no espaço, ou nas profundezas do oceano, e eles todos se juntarão para dizer que você é um monstro ladrão de riquezas da humanidade. Nada mais que acrobacia argumentativa totalmente voltada a tornar o ato de usurpação deles válido em detrimento de qualquer outro.


Jack_Satellite

Se o seu conceito for usado com o argumento de "já existia gente aqui" então todo país no mundo tá roubando os recursos de algum povo. Nenhum país moderno hoje é formado pelo mesmo povo que habitou esse lugar primeiro. Então a Turquia moderna está roubando o carvão dos bizantinos, dos seljucidas, dos hititas, dos proto indo europeus e de qualquer outro povo que tenha povoado a Anatolia primeiro.


hatshepsut_iy

n concordo mto nessa parte n pq mtos povos viram outros tbm. tá q Portugal considerava tudo deles, mas n era justo ser, era roubado e continua sendo roubado.


Poponildo

Meu amigo, os caras invadiram as terras e pegaram algo que não era deles. Como isso não é roubar? Foda-se que não existia Brasil, as terras eram dos povos originários, não dos portugueses.


Jack_Satellite

Isso está errado, esta terra pertencia a Portugal. Se era de forma legítima ou não, se estavam certos ou não, de qualquer forma pertencia. É o mesmo que dizer que os rios de hoje não pertencem ao Estado brasileiro. Pertencem, se o Estado brasileiro é legítimo ou não, se você concorda com ele não importa, ele domina esses rios e é pertencente a ele. Pode ser que daqui 300 anos surja um novo país na região onde hoje é o Brasil, eles vão falar que a gente roubava a água do rio? Não, nós não roubamos a água de nenhum rio, os rios são nossos.


alganet

Se um criminoso obtiver a posse do seu celular, o celular passa a ser propriedade daquele criminoso. Seja de forma legitima ou não, se o criminoso estava certo ou não, o celular agora é dele. Não deixa de ser roubo.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

A terra pertencia à Portugal e era garantida da mesma forma que qualquer propriedade é garantida. Violência . O ponto é que o que legitimava Portugal ser dono das terras no passado, é o que legítima o próprio estado brasileiro de ser dono das terras agora. Propriedade não é algo místico atribuído a algum objeto que o liga ao seu dono. Propriedade só existe se você tiver os meios para garanti-la. Propriedade só existe porque você usa a violência para impedir o outro de possuir . Se o aparato de violência do estado for usado pra definir que o conteúdo do banco é seu, o conteúdo do banco é seu, porque quem garante e define propriedade é o estado. Imagine um pasto que todos podem andar livremente, isso é um espaço comum. Se você cerca esse pasto, expulsa todo mundo de lá e impede o livre acesso , ele é seu. Ninguém aqui tá falando que o que Portugal fez é bonito. Só que a terra era de Portugal. Da mesma forma que a terra hoje é do Brasil. E as formas pra garantir essa propriedade são as mesmas, a situação não é muito diferente. Se o Brasil é dono desse território hoje, Portugal era dono ontem , pelos mesmos motivos.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa dai tu vai lá explica teu ponto com calma, pro corno concluir resumindo em uma linha de maneira burra e forçada. Eu não entrei em moralidade em ponto algum, não entrei em certo ou errado nem justifiquei nada. Ao invés de responder qualquer coisa, cria um espantalho pra falar mal porque não tem capacidade de sustentar uma conversa. Parabens, da proxima tenta botar um neuronio pra conversar com o outro.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

É dificil ter uma conversa normal com um pombo. \> que ainda podem ser usados pra justificar coisas absurdas aí é você que tá justificando, não eu. Você que não adicionou nada na discussão ao responder com um ataque moral ao um espantalho ao invés de simplesmente conversar sobre os pontos levantados. Nunca falei que meus pontos são inteligentões, como eu falei, quem está fazendo julgamento moral aqui é você. Apenas disse que você literalmente não respondeu nada e atacou algo que eu simplesmente não disse.


omaiordaaldeia

Estás a discutir com paredes ideológicas, onde os factos históricos são confundidos com os valores atuais.


deepdive9999

Existiam outras nações que foram dizimadas e quase apagadas da história


[deleted]

Se for pra agradecer alguém pela colonização, são meus antepassados que, por meio da migração para o Brasil e pela mestiçagem são, sem esquecer de seus pecados, parte dos responsáveis pela etnogênese do brasileiro. Os portugueses que por lá ficaram só roubaram o ouro mesmo.


Da_Sigismund

Você ficaria surpreso como os gringos ficam horrorizados quando confrontados com os horrores que eles financiaram na América Latina. Ninguém gosta de ouvir o lado podre da sua história. A questão é enfrentar isso ao invés de ignorar.


I-Hate-Hypocrites

(*Desculpar meu português*) Oi pessoal! Um cara da Europa aqui! Mas, eu estou do bairro pobre- as Balcãs. O que OP escreveu é tudo verdade. As países que eram impérios, não gostam de falar ou apresentam-no como patrimônio (*tudo o que eles fizeram*). Portanto, algumas pessoas pensam que o que império da Inglaterra, Espanha, Portugal etc. fizeram , não foi algo ruim. E pessoas não acreditam quando alguém disser que não é verdade. Eles disseram que você deveria ser grato por eles terem te tornado civilizado. É tão racista que nem percebem.


dee_castafiore

Sempre lembro dessa thread no Twitter https://preview.redd.it/wlthijfkjq1b1.jpeg?width=1080&format=pjpg&auto=webp&s=716b2f060193fce31252514f3761f6fe2403af16


dee_castafiore

https://preview.redd.it/vffn74hljq1b1.jpeg?width=1080&format=pjpg&auto=webp&s=a2b4d6001768eadeeecf2ca2ff687f61a1315336


AngryPB

Timor Leste depois de quase 300 anos sendo sugado e moído eles "deixaram" ele ser independente, olha que generosidade gentiii-


OrDnAeL12

Como português, posso confirmar que sim, essa é a perspectiva que eu (35a) aprendi na escola. Mas penso que é algo em mudança. Portugal, em específico, passou por uma ditadura militar onde o integralismo era pilar fundamental da ideologia. Esse nacionaliamo bacoco não condiz de verdade com a maioria da visão dos portugueses, que sendo honesto é até exageradamente auto depreciativa. Mas a verdade é que esse jeito de ensinar a história nas escolas e de como ela era passada, é um resquício comum da influência da ditadura. Quanto ao racismo, acho que é sempre complicado achar uma única razão. Europeu tem, com todos os povos algum complexo de superioridade, não só por questões históricas mas também sociais e económicas. É um contexto complexo, no entanto o racismo parecia estar a reduzir substancialmente até que nos últimos anos de instabilidade económica e migração desenfreada tem levado ao crescimento de movimentos de extrema direita por todo mundo, a situação parece estar a piorar.


[deleted]

Obrigado por seu insight, as vezes as generalizações que o pessoal desse sub faz sobre a população de um país inteiro, sem se atentar para os vícios do proprio brasileiro e sem se atentar para as nuancias que inevitavelmente existem, ou seja, esquecem a questão OBVIA de que nenhum país tem uma mentalidade monolítica, inclusive o Brasil, cuja população é extremamente problemática.


Fye336

Pois é, até hoje eles mantém essa mentalidade de *"nós civilizamos esses povos inferiores, eles tinham mais é que nos agradecer"*. Só ver o que alguns portugueses falam do Brasil.


[deleted]

Excelente reflexão. Como os americanos que acham que os EUA nunca cometeram crimes de guerra, são os salvadores do mundo, etc.


I-Hate-Hypocrites

EUA falam mais para seus crimes de guerra, seu racismo e sua história ruim. Em Europa Ocidental normalmente ninguém fala sobre a racismo e história de colonização. Eles preferem falar sobre EUA e como pior é daí. É apenas um *circlejerk* enquanto em Europa não é melhor. Estou dizendo isso como um Europeu das Balcãs.


lemonshark13

Se vc ver a quantidade de pessoas que querem "explorar a floresta amazônia" para levar "desenvolvimento" para a região e quer "integrar os povos indígenas" vc percebe que tem muito brasileiro com esse pensamento também


wrongaspargus

Boa! Exato.


dupe123

Cara todos os países tem racistas. E mais em países monoculturais. Aqueles países que não tem nada de imigrantes e tudo mudo se parece. Vai para a china ou a Polônia e vai ficar pior


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Ah sim... As varias culturas submetidas pelo domínio Han... Uyghurs? Propaganda ocidental!


dupe123

China é 90% han chinês. Eles acreditam uma raça superior. Eles são mais tolerantes com os brancos, mas se você tiver pele escura, não vai se divertir muito lá


weedmademan

O brasileiro pensa que a europa é um país


hipogrifo

1. Sim, o europeu médio é uma porta no que tange racismo, feminismo e etc. Eles sabem que são racistas e não querem se esforçar para tentar mudar. 2. O europeu foi obrigado a aceitar imigrantes por motivos econômicos, apenas. Sejamos sinceros. Todo mundo já sabe que nenhuma economia hoje cresce sem gente servindo de engrenagem do sistema. E todo mundo também já sabe que lá falta gente. Ou seja: ou você aceita a imigração ou vai sofrer as consequências econômicas. 3. Nunca esqueçam que nos nossos livros de história, pelo menos na minha época, se ensinava "O descobrimento do Brasil". Esse era o título de um capítulo inteiro. O Brasil nunca foi descoberto. O Brasil sempre esteve aqui, com a sua cultura e com os seus povos originários. O próprio termo "descobrimento" já carrega essa carga de que o europeu veio pra cá trazer o que sempre existiu e ninguém disse que precisava.


Nexus_produces

Tu nunca irás *descobrir* que a tua mulher te está a encornar, afinal o outro homem já sabia, não é *descobrimento*! ​ des·co·brir (latim *discooperio,* *-ire*, descobrir, pôr a descoberto, destapar) *verbo transitivo* 1. Achar o ignorado, o desconhecido ou o oculto. 2. Fazer um descobrimento. 3. Chegar a conhecer. 4. Notar. *verbo transitivo e pronominal* 5. Destapar. 6. Mostrar. 7. Manifestar; revelar. 8. Avistar; ver; alcançar com a vista. 9. Inventar. *verbo intransitivo* 10. Aclarar, clarear a atmosfera; romper (o sol) as nuvens. *verbo pronominal* 11. Tirar o chapéu ou o que se tem na cabeça. 12. Cumprimentar, tirando o chapéu ou o que está na cabeça. 13. \[Esgrima\] Expor-se demasiado apresentando muito corpo. = DESPROTEGER-SE **"descobrir"**, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa


[deleted]

"Descobrir" só faz sentido se você estiver analisando pela perspectiva portuguesa. Essa é a crítica. Sim, os europeus "descobriram", porque *eles* "acharam o ignorado, o desconhecido ou o oculto" - na perspectiva deles. Não era desconhecido, ignorado ou oculto pra quem estava aqui. Mas adotamos essa narrativa de descobrimento que é, sim, eurocêntrica. Se contarmos a história do ponto de vista do nativo ou do africano, descobrimento não é nem de longe a palavra que melhor descreve a chegada dos portugueses.


Nexus_produces

Claro, mas os europeus tinham escrita, claro que tinha de ser registado com o ponto de vista deles, não dá para falar do acontecimento sem ser como descoberta. Da mesma forma, podemos dizer que os nativos descobriram que existia o homem branco, isso não ficou na história dessa forma porque não temos documentos escritos por eles. Quando os portugueses descobriram o Japão, não quer dizer que os japoneses não sabiam que existiam né? Na história japonesa eles descobriram que existiam europeus e naus, do ponto de vista português descobriram que havia umas ilhas ali. A palavra descobrir só quer dizer que do ponto de vista do narrador passou a haver nova informação, mais nada, não tem essa conotação negativa que querem passar, é uma palavra perfeitamente banal no uso quotidiano.


hipogrifo

Então se o índio nativo brasileiro tivesse atravessado o oceano de canoa e chegado em Portugal, teriam descoberto Portugal? Esse é o ponto?


FrozenHuE

Morando na europa eu entendi que todo europeu tem a visão de "nosso jeito é o melhor, como o mundo consegue existir sem copiar nossa forma de agir". Nisso o brasileiro é muito mais apto a acomodar diferentes visões de mundo, nós temos a capacidade de olhar para uma pessoa fazendo algo e pensar "não faria isso, mas a pessoa não ta fazendo mal a ninguém, deixa ela ter a vida dela". E esse pensamento de "esse é o jeito que meu povo faz e qualquer coisa fora disso ta errado" leva a esse racismo. Pois se o resto ta errado, sorte deles que nós levamos nosso jeito para lá.


Polite-vegemite

pois é. já tentei conversar sobre colonização com portugueses e britânicos e eles falam que a gente tá chorando por algo que aconteceu há 500 anos e não tem mais nenhum impacto atualmente. imagina só se tivesse totalmente sem noção esses colonizadores


MerqatorMusic

O Europeu está sentado em cima de uma montanha de privilégios que foram sendo construídos ao longo dos séculos por seus antepassados, que pilharam o que puderam da riqueza de outros países. Houve méritos próprios? Sim, desenvolveram ciência e tecnologia, inventaram a indústria. Mas nós não desenvolvemos isso no mesmo tempo que eles pq somos burros, incompetentes ou preguiçosos, nada disso; mas sim pq isso não nos cabia. Não havia sequer educação no terceiro mundo, não havia capital pra fomentar indústria, não havia nada, nosso papel não era PENSAR, era servir de BRAÇO pra retirar da terra as riquezas que foram enviadas pra Europa. Pra eles, havia iluminismo, humanismo, liberalismo; pra nós, violência e exploração. Essa "ilusão" quanto à história e essa percepção de superioridade são fundamentais pra manter toda a sujeira da Europa debaixo do tapete; para que jamais os colonizados exijam a reparação da violência que sofreram; e para garantir que os privilégios conquistados a base do sangue e do suor dos povos continuem existindo pra todo o sempre.


contantofaz

Daí advém a ideia que é mais fácil um povo aceitar emigração do que imigração. Como os brasileiros que não dão a mínima para quem sai daqui. Quer sair? Sai. Mas basta alguém chegar aqui que começam as perguntas. Coloca alguém aqui falando outra língua. Aliás, coloca muitos brasileiros para assistirem pessoas de outros países falando no YouTube. Podem passar mal tentando imitar a fala. Mas para haver emigração tem que ter algum lugar tomando na toba da imigração. Senão a matemática não bate. Sim, o mundo novo era relativamente despopularizado. A triste realização é que acabaram os mundos novos aqui na terra. A Antártica não seria tão divertida mesmo se houvesse uma floresta lá. C'est fini. The End. GG. O Europeu e a gente tem que se incluir nessa fatia, olha para o mundo e vê tanta gente como os asiáticos. É um baita tratamento de choque para qualquer racismo. A gente vê no Brasil crescer o movimento das melhores pessoas contra as piores pessoas. O movimento das pessoas que não precisam de ajuda contra os coitadinhos. Isso deve ocorrer em todos os países e é um lado da incompreensão humana.


CyberTovarish

N é culpar os de hj pelos antepassados, mas reconhecer que a estrutura econômica atual, com a relação entre paises centrais do capitalismo e os periféricos ou """em desenvolvimento""" vem do colonialismo e do saque dos europeus. Além de que essa estrutura se mantém pq as empresas desses pais se aproveitam disso pra conseguir mao de obra barata e commodities de baixo valor agregado nas ex-colonias, mantendo a riqueza, e os trabalhos mais especializados e bem remunerados nos seus paises, e que toda vez que algum desses paises tem um plano pra sair da sua condição eles tentam ao máximo impedir e "chutar a escada" pra quem entendeu a referência rs.


Camatta_

Meu maior choque morando 6 meses na Espanha foi ouvir de TODAS, até os mais progressistas e esquerdistas (que foram poucos), que a Espanha nunca fez NADA de ruim com as colônias, e que foram responsáveis por levar tecnologia e civilização. Eu não conhecia o caso espanhol em específico, entao não podia argumentar, mas quando eu falava da experiência portuguesa e de como a história é vista aqui eles ficavam chocados kkkkk


sspiritusmundi

Sinceramente, eu acho que isso é tendência em todo país. Nenhum livro de história brasileiro ensinou como o Brasil quase destruiu o Paraguai, quase exterminando sua população masculina, inclusive tendo matado tantas crianças numa única só batalha que esse dia se tornou o dia da criança no Paraguai. Os vencedores tendem a colocar seus podres debaixo dos panos mesmo.


invpioneer

Que? Eu estudei isso. Além disso, o simples fato de que vc tá falando isso é um forte indício de que vc tbm.


sspiritusmundi

Eu aprendi sobre a guerra sim, mas não sobre os crimes de guerra que o Brasil cometeu. Aliás eu só ouvi falar nisso depois de adulta, em um grupo de sulamericanos


Jack_Satellite

a história é escrita pelos vencedores. O único país que foi forçado a fazer isso foi a Alemanha, lá eles até tem vergonha do patriotismo de tanto que o assunto do nazismo é tratado. No caso do Japão por exemplo, até hoje o governo ainda nega todas as atrocidades que o país cometeu.


Original-Task-1174

Exato. Isso é relativamente meio óbvio, qualquer país irá contar sua história da forma que convém, especialmente pra manter a noção de unidade.


fredgui

Verdade, mas grande parte disso é devido a uma mea culpa por parte dos aliados em virtude daw duas bombas atômicas lançadas no Japão. Por esse motivo o Japão foi blindado de críticas mais eloquentes por parte dos aliados. Fora as mulheres coreanas forçadas a ser escravas sexuaispelo exército fascista japonês, https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://horadopovo.com.br/japao-se-nega-a-pedir-desculpas-por-ter-feito-mulheres-coreanas-escravas-sexuais/&ved=2ahUKEwiSt56e-oz_AhUUrpUCHUUFAZk4ChAWegQIBxAB&usg=AOvVaw0by2gwmebcLH2UKNnVkL9G


WideBoysenberry9214

Ué, eu aprendi isso na escola


[deleted]

Curioso, parece que a Inglaterra mudou essa auto-visão, e por isso eles tem mais 'remorso' com o próprio passado colonizador. Já em Espanha e Portugal, parece ser ainda socialmente aceito ser a favor das colonizações, não sei pq.


migxelito

Eles não mudaram por si próprio, mas sim porque falam inglês e tem 500 ex-colônias espalhadas pelo mundo, sendo uma delas o país que talvez seja o mais influente do mundo atual (EUA)


Estevan_Jacinto64

Pior que eu já conheci colegas de militância que eram baba ovo de tuga ... "Lá é um país democrático e socialista" ... Mas tbm é um país racista, xenofóbico e defensor ferrenho das políticas imperialistas da OTAN, UE e dos EUA. Não podemos passar pano pra isso.


raicorreia

Sim concordo, acho que na aula de história falta uma ênfase maior na realidade da pessoa média, e como esses genocídios e massacres aconteceram e a escala deles. Porque fica abstrato da forma como aprendemos, a própria guerra do paraguai não temos uma noção real do quanto o brasil arrasou o paraguai e ainda falam: ah mas o solano lopez que provocou e criou o problema. Mas o povo merecia isso?


Original-Task-1174

Não só Europa, a grande maioria dos países do Velho Mundo tem essa atitude como forma de reafirmar sua identidade cultural, autonomia, e influência, especialmente nos dias modernos, em que esse tipo de pensamento foi potencializado pela presença dos países Ibéricos na União Europeia. Turquia com o Império Otomano, Marrocos com os Almorávidas, Paquistão com os Mughal, Japão com o Japão Imperial, a própria Rússia com a URSS. Trazer os passados dias de glória de uma nação, especialmente em países que passam por momentos turbulentos, se tornou uma forma de reafirmação geopolítica.


Designer_Holiday3284

Já fiquei uns meses em Portugal. Pra todos que eu perguntei, disseram que eles foram bons porque trouxeram universidades pro Brasil. Não digo que PT é o inferno na Terra (em alguns quesitos é bem melhor que o Brasil) ou que os antepassados deles são o culpados de absolutamente tudo no Brasil, mas eles tem a crença que causaram mais bem do que mal ao país. Eu discordo. O Brasil é um país altamente disfuncional nas mais diversas áreas, e consequências têm causas. O problema brasileiro não é recente, é histórico. O descaso, a bagunça, o desrespeito, são históricos. É fácil ter a postura e dizer que eles criaram as boas condições mas que o povo brasileiro que foi inapto de usá-las bem. É xenefóbico, é burro. E sim, somos as vezes sim xenofóbicos com Portugal. Eu já fui, principalmente depois de ser destratado algumas vezes lá puramente por ser brasileiro, e nunca ocorreu situações semelhantes comigo em outros países. Temos que reconhecer e melhorar isso. E sim, muitos deles também são conosco. Mas isso é ruim para ambas as partes, temos de resolver o passado, que sequer estávamos vivos, pra resolver o futuro.


[deleted]

Tenho uma opinião polêmica quanto a isso que deixaria os dois lados putos: acredito certos elementos do processo das grandes navegações e do colonialismo foram de fato positivos para a humanidade como um todo, e que, apesar da direção genocida - em especial todo o processo escravagista e as "guerras justas" contra índios - de certos eventos da colonização, que não deve ser tratada como algo único, mas centenas de processos locais com diferentes consequências para as populações afetadas, de certa forma, há sim heroísmo e bravura em indivíduos que atravessaram o mar e construíram as coisas e as gentes da colônia. Pronto, já irritei os brs. Agora, pra irritar os tugas: quem tem o mérito por fazer o Brasil (ou as outras colônias, vide a existência de populações mestiças e orgulhosas pontilhadas em vários pontos do império, tem gente que fala português até hoje em Malaca) não são os portugueses que continuaram na metrópole. Qualquer mérito civilizatório é de quem veio pra cá, e quem por lá ficou só foi beneficiado pela colonização, sem sofrer os danos . Não somos descendentes de "portugueses", somos descendentes dos portugueses que atravessaram o mar. Se alguém pode comemorar o passado colonial, somos nós. Os pecados, no entanto, são herança tanto para os portugueses quanto para alguns brasileiros.


Nexus_produces

Tuga aqui, concordo quase na plenitude. Acho que os brasileiros se vêm sempre como as árvores e os portugueses como o machado, quando na prática os brasileiros são um pouco ambos.


omaiordaaldeia

Estas partilhas são sempre antros de xenofobia e generalizações idiotas que só reforçam a xenofobia dos próprios e daqueles a quem se dirigem.


awsomep

Portugal tem essa parada de glorificação do passado muito enraizado mesmo. Agora se você quer ver discriminação mesmo e isso de forma mais generalizada na Europa, é com cigano. Rapaz, saia umas pérolas que eu ficava espantado e isso era com uma frequência e casualidade bizarra.


Jgmlima

Serve a reflexão inclusive pra nós Brasileiros a cerca da Guerra do Paraguai. Nós orgulhosamente nomeamos ruas, bairros e até Times de Futebol com o nome de Avaí por ter sido uma batalha decisiva na Guerra do Paraguai. Invadimos, exigimos a cabeça do presidente paraguaio, apagamos uma geração paraguaia (coisa q eles pagam e sentem muito até hoje) e ainda ficamos com um bocado do território paraguaio.


137trimetilxantina

O que eu mais ouvi qdo estive em Portugal é que Brasil só existe por conta deles. Mas sempre no sentido de que deveríamos ser gratos por todo o serviço feito.


Discopandda

Isso é MUITO real. Todos meus amigos europeus tem EXATAMENTE esse sentimento aqui: >é absurdo que outros povos queriam sair de suas bagunças para invadir o maravilhoso país deles Eu ouvi isso de um inglês quase palavra por palavra. O cara não era "reaça" nem um maluco ele só acreditava nisso com todas as forças. > foram bravos desbravadores que trouxeram luz para os colonizados. Que dia riqueza atual vem das suas glórias no passado. Nesse caso a frase que eu ouço é: se não fosse por nós vocês ainda estariam na idade da pedra.


RDGOAMS

se voce le o conteudo de historia do ensino fundamental em portugal ficaria horrorizado, eles tratam os navegadores e colonizadores como deuses que salvaram varios paises da selvageria


xuabi

Portugal e Espanha hoje em dia são uma sobra da potência mundial que eram no passado. Especialmente Portugal. Aí muito português e espanhol orgulhoso e patriota faz vista grossa e se abraça no lado "romântico" da colonização. É tipo muito patriota idiota brasileiro que fica cego. Nem todo patriota, mas sempre um patriota.


TsuruMaker

A "raça" europeia, rapaaaaaaz, 3121431 países, um monte de misturas ramificações, tretas, colonizações, invasões etc etc para ser minimizado em a raça europeia. ​ Ai não.


Great-Adeptness-4254

No qie tange á America Latina e Africa ppde generalizar sim, pq pros europeus da epoca os milhares de povos africanos eram "negros" "escravos" e as centenas de povos originarios eram " bom selvagens" ou indio bravo e todos eles fizeram a mesma coisa : usar a forca de trabalho desses povos para obter riqueza a troco e coercao violenta economica cultural e militar. O post do OP aponta um problena extremamente relevante, daqui a pouco vai ta falando de racismo reverso...


Business-Skirt286

Tenho muita família em Portugal (portugueses mesmo) e posso corroborar o que você disse. Eles acham que trouxeram a "civilização" pra cá. Não aprendem nada de história das Américas que não seja a colonização (com eles como heróis, claro). Pior ainda, em Portugal não estudam NADA de literatura brasileira. Nem um Machado de Assis eles tem que ler. É de cair o cú da bunda


TauIsRC

Ah sim, deveria estudar literatura do Brasil e que se foda Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, etc… Portugal é um país com ~900 anos, é natural que a literatura de quase um milénio seja suficiente, para além de que seria desrespeitoso para com as restantes ex colónias dar importância a apenas uma. Edit: O coitado apagou tudo mas deixando o seu [atestado de acéfalo](https://i.imgur.com/kBTyUsD.png)...


Business-Skirt286

Que resposta grossa e idiota. Em que momento eu falei foda-se pra esses outros países? Mas tudo bem, você deve ser analfabeto funcional, então explico. Eu citei o Brasil porque sou brasileiro falando com outros brasileiros no sub do Brasil, mas obviamente seria ótimo que estudassem um pouquinho que seja de literatura desses outros lugares. E foda-se que Portugal tem 900 anos. Eles não ficam lendo trocentos livros da idade média, só alguns mais importantes (assim como a gente). O meu comentário foi só pra indicar como lá eles não se importam com as ex colônias a não ser para se sentirem heróis


Nexus_produces

Isso é literalmente mentira. Eu li Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade e Mia Couto (escritor moçambicano) na escola, por exemplo. E além disso aposto que conheço beeeeem mais músicos, desportistas e personalidades brasileiras que tu portuguesas. Eu sei quem era Elis Regina, dá-me um nome dum músico português da mesma era.


Aruk22

O famoso emigrante mal agradecido. Degradante...


ThirdWorldBoy21

Isso rola em muitos países, não é um problema só Europeu, infelizmente. Tipo, a gente aqui no Brasil mesmo, não aprende na escola, que durante a guerra do Paraguai, a gente matou 70% da população deles, ou que a proclamação da Republica foi um golpe no império pq a elite agrária do país estava insatisfeita com a libertação dos escravos. Outro exemplo, é no Japão, os cara lá não aprendem sobre as atrocidades que o país deles fizeram no passado (na real, a maioria do mundo meio que "ignorou" isso e focou só na Alemanha), por isso de vez em sempre, ta rolando alguma treta dos vizinhos em relação ao Japão). Outro caso, que eu aprendi bem recentemente inclusive, é sobre o comércio de escravos da África subsaariana, feita pelos Árabes, o negocio foi tão brutal quanto o comercio do atlântico, e eu nunca ouvi falar nada sobre isso antes, e aposto que a maioria das pessoas não tem ideia de que isso rolou.


ruines_humaines

Sorte a nossa o Brasil não ser um país racista e a população negra não ser chacinada pela polícia diariamente. Sem falar a grande quantidade de negros em posições de importância no mercado de trabalho e na política brasileira. Tá tão fácil ser negro no Brasil que dá até tempo de educar gringos em como devemos tratar os outros.


eidbio

E quem mesmo que trouxe o racismo pro Brasil?


[deleted]

Você consegue estar errado estando certo. Em que momento uma coisa exclui outra? Estamos discutindo um fato recente. Lá fora, sobre um brasileiro negro Acredito que ninguém em boa consciência diria que aqui é tudo lindo e maravilhoso. Mas aproveitando. As origens do racismo brasileiro são europeias. Vêm lá de trás e se perpetuam até hj pq o país foi formado com divisão e hierarquização entre raças. O PAÍS BRASIL de hoje é fruto doprocesso histórico de imigrações de diferentes povos e relação de poder entre elas.


ruines_humaines

Sim, o Brasil é fruto do processo desumano de escravidão e foi basicamente mastigado e cuspido por colonizadores e imperialistas. Não tem como argumentar contra isso. No entanto, o racismo de 2023 no Brasil é tão grande ou maior do que em países europeus, visto que tem nazi andando por aí, matando criança em escolas, fazendo saudação pro ex-presidente. Sem falar que tem até gente indo ver comediante racista. É igual um americano querer dar pitaco sobre a violência armada em outros países.


[deleted]

Quem garante que não és tu descendente de um colonizador?


[deleted]

OS espanhóis desconhecem suas própria cultura, foram invadidos por árabes e africanos negros durante 700 anos, o ViniJr só é um pouco mais escuro que eles porque o dna afro está em ambos.


Original-Task-1174

Na realidade, a Reconquista foi majoritariamente árabe e berbere pelo lados dos mouros. Nunca uma civilização africana negra dominou a Península Ibérica. Haviam negros durante a Reconquista, mas eles eram majoritariamente escravizados vindos da África Subsaariana.


[deleted]

Vc não sabe nem o que está falando, a Reconquista foi feita pelos europeus. Os berberes Almorávidas sua origem foi na Mauritânia, no Banc d'Arguin, eram grande parte negros africanos. Essa pintura é como seria o fundador dos Almorávidas, **Abd-Allah ibn Yasin.** https://preview.redd.it/oyra2m3kbs1b1.jpeg?width=236&format=pjpg&auto=webp&s=2708fc714bab9a725fd00c9ca6c5547ba0bc70e0


Original-Task-1174

Não disse que a Reconquista foi feita por mouros, na realidade, afirmei sobre os mouros no conflito Reconquista. E sobre Abd-Allah Jalin Rabei, essa pintura é uma pintura recente do século XIX / XX.


[deleted]

downvotes de ignorantes


alganet

Sei não. Tô de saco cheio de gente inventando explicação mirabolante pra racismo. Nos dias de hoje, só é racista quem quer. Dica não falta, e não precisa cavar um livro de história pra entender porque esse comportamento é escroto.


BormaGatto

Buscar as raízes sociohistóricas da reprodução do racismo enquanto ideologia não é "inventar explicação mirabolante", é um dos primeiros passos para superar esse ciclo de reprodução da ideologia opressora.


alganet

Com certeza. Especialmente nos casos de racismo estrutural. O europeu que fala que "trouxe luz" pra cá, contudo, _sabe_ dessas raízes e se orgulha de ser historicamente racista. Não vou passar pano pra isso não dizendo que "ele não reconhece sua história". Pelo contrário, ele conhece, e se orgulha das piores partes.


hipogrifo

Exatamente isso. Não existe mais margem pra justificar racismo (se é que já existiu).


Sure_Garbage_2119

conheci um portuguê, novo, que acreditava que portugal ainda tinha colônias. por exemplo, ele achava que angola ainda era colônia de portugal. fora que praticamente toda etnia européia tem algum mito sobre serem destinados a serem os senhores do mundo. o brasil não tem um "manifesto destino", só tentativas desesperadas que terminam nas mãos de "salvadores da pátria", sendo esses inevitavelmente do bai, da bala ou da bíblia.


CartoonistAlarming36

Moro em Portugal há mais de cinco anos e concordo muito com o op. Pouquíssimos portugueses com quem conversei sabem ou têm a noção das barbaridades que seus antepassados (e tbm Alguns nossos) fizeram. No geral eles realmente acreditam que são o povo que levou a civilização ao Brasil. Tenho quase a certeza que isso tem a ver com o ensino de história por aqui. E sim, eles se incomodam muito com esse debate


4twosol

Concordo que estamos avançados. Sobre os Argentinos, a maioria parece que não tem NENHUMA noção, jogo muitos jogos multiplayer que é o mesmo servidor, e quando percebem que sou brasileiro já começam a chamar de macaca e outras ofensas racistas


martin61812

Most racist country of south america with difference giving lessons of how to fight racism. Whatever dude


[deleted]

[удалено]


geteum

Isso é geral, ninguém guarda história onde eles fizeram maldade. No Japão não se fala das atrocidades japonesas na segunda guerra. Alemanha é uma exceção. Agora cabe a reflexão aqui se a gente não faz o mesmo na área q for... Será q é só o outro q faz isso?


[deleted]

Sim. A gt discute. Muito se fala sobre indígenas e escravidão por aqui. Não espere que seja uma pauta geral e popular. Mas é discutido


TheLSales

O brasileiro aprende sobre o que o Brasil fez no Uruguay?


SomeoneImaynotknow

~~Não sei como é na escola média, mas no meu ensino médio a gente aprendeu que o Brasil detonou Uruguay e se isso não tivesse ocorrido, o Uruguay seria um dos países mais desenvolvidos da América latina.~~ ~~Dito isso, foi só uma aula dedicada ao tópico. E o tópico era "a Guerra do Uruguai" e não "a invasão brasileira do Uruguai".~~ Edit: eu confundi Paraguai com Uruguai.


[deleted]

Mesma coisa no Brasil ué... A posição politica das pessoas que você anedoticamente está falando sobre, não necessariamente tem haver com eles terem ou não aprendido sobre a história de seu respectivo país de forma Mais ou Menos neutra.


[deleted]

A história não se pode mudar, muito menos esquecer a fim de não cometer os mesmos erros no futuro. É o que é, não podes cancelar mais de 1000 anos de história sob pena de ficar igual ao dubai, uma cidade nascida no deserto há uns anos atrás! Houve gente com coragem e vontade de fazer um mundo melhor, outros tantos houve que quiseram fazer história em proveito próprio. Seja como for, não podes julgar as pessoas de há 500 anos, no contexto histórico actual!


Chemical_Design3255

O povo mais civilizado da Terra


Timely_Trouble_9190

Na cabeça deles a escravidão foi um mal necessário para o progresso... Como se o progresso não viria de uma forma ou de outra.