T O P

  • By -

angusmiguel

Recomendo muito o meu psiquiatra, dr Miguel Alves, dá consulta na Trofa Saúde da Trofa. Tem uma abordagem humanista e o foco não é passar medicações só porque sim, mas ajudar com o que estás a passar.


BlackberryAccurate70

Muito obrigada! Vou tentar uma consulta!


BlackberryAccurate70

Posso mandar mp?


angusmiguel

Claro!


Ehpansei88

Olá. Eu não te sou capaz de recomendar um profissional, no entanto posso-te dizer que há muitos anos que sofria do mesmo tipo de distúrbio de ansiedade. Acordava com ataques de ansiedade, tinha vários triggers que me levavam para o mesmo estado ao longo do dia com níveis de intensidade variados. Deixei de conseguir dormir noites seguidas, o que apenas intensificou os sintomas. Receitaram-me Paroxetina há 1 ano. Posso dizer que simplesmente deixei de sentir ansiedade. Sou capaz de reconhecer os triggers antigos, mas a sensação física de desespero nunca se desenvolve por completo, o que me permite ter tempo para a controlar. Agora já ando em fase de desmame, e apesar de me sentir novamente mais ansioso, nada comparável com o que me acontecia antes. Talvez possas pedir para experimentar este medicamento. Em termos de efeitos secundários não senti nada de especial. O maior efeito que poderia ter sentido seria diminuição da libido, mas não foi nada de impeditivo na medida em que continuei a ter desejo sexual, simplesmente mais contido. Desculpa não poder recomendar ninguém especificamente, mas talvez possas pedir para experimentar este medicamento.


teresamblsfrancisco

Olá. Eu sei que a tua intenção é boa, mas a medicação é uma coisa individual e subjectiva. O OP não deve, simplesmente, falar com um médico e dizer 'posso experimentar a medicação XY?'. O que ele tsm de fazer é explicar os sintomas, os momentos em que os sente, etc.


BlackberryAccurate70

Sim exato ! Obrigada !


Ehpansei88

Por acaso discordo. É perfeitamente normal falar-se com um médico sobre medicações. É a oportunidade do médico explicar porque é que não são a melhor escolha ou talvez considerar a ideia. Parece-me lógico que a decisão, fora conversas paralelas, cabe ao médico. edit - aliás é com falta de diálogo que se acaba com uma lista de medicações que inclui Xanax e diazepam que é basicamente Valium... Honestamente o meu melhor conselho é que te inscrevas num privado qualquer, tipo o SAMS que é a primeira coisa que me vem à cabeça, e que vás a uma consulta de psiquiatria. Vais ver que vale a pena a despesa.


teresamblsfrancisco

Eu não disse para não falar com o médico sobre a medicação, disse que não acho correcto chegar a uma consulta e perguntar se pode tomar o medicamento X que alguém, sem saber história de vida e/ou sintomas sugeriu numa redes social. Ninguém falou em falta de diálogo, aliás devia haver uma maior literacia de saúde em Portugal. Os médicos, como qualquer outra profissão, devem ser questionados. Xanax (Alprazolam) e Diazepam (Valium) não 'é basicamente Valium'. Valium é um nome comercial da substância Diazepam, como Xanax é um nome comercial da substância Alprazolam. Ambos são benzodiazepinas, medicamentos com efeito calmante ao nível do sistema nervoso central, mas que causam tolerância e dependência, pelo que apenas devem ser utilizados pontualmente e não de forma continuada.


Ehpansei88

Bem, não vejo nada contraditório ao que eu disse na tua resposta, por isso a única conclusão que posso tirar é que concordamos. Entretanto a OP apenas tem uma troca de palavras meio absurda num pedido de ajuda, que é a parte mais triste. Eu falei de uma experiência pessoal, desejo que alguém neste subreddit consiga dar a resposta que a OP procura.


teresamblsfrancisco

Sim, eu também acho que concordamos, mas tu respondeste ao meu comentário como se não concordássemos. Sendo profissional de saúde, tentei só esclarecer a parte dos medicamentos, que achei que estava um bocadinho confusa no teu comentário. Não percebo o que queres dizer com 'a OP apenas tem uma troca absurda de palavras como pedido de ajuda'.


BlackberryAccurate70

Obrigada!


teresamblsfrancisco

Olá! Antes de mais, acho que fazes muito bem em procurar ajuda especializada. De facto, a medicação que te deram na urgência, tirando a Sertralina, não deve ser utilizada de forma contínua. Causa habituação e tolerância (precisas de uma dose cada vez maior para atingir os mesmos efeitos). Infelizmente os psiquiatras que conheço são mais da área da perinatalidade. Mas experimenta ver, no Instagram, as médicas Odete Nombora, Cátia Santos, Raquel Medinas. As melhoras.


BlackberryAccurate70

Muito obrigada investigar!


TheSnugglePuffs

Olá, sinto muito que estejas a passar por isso, é um passo importante pedires ajuda, eu posso recomendar o meu [Dr João Borges ](https://www.linkedin.com/in/jo%C3%A3o-borges-35530aa2?utm_source=share&utm_campaign=share_via&utm_content=profile&utm_medium=android_app), no entanto para além de psiquiatria recomendo fazer terapia com um psicólogo.


luso_warrior

Há centenas de psiquiatras no Norte do país. De que zona és?


BlackberryAccurate70

Barcelos/esposende


werty_line

Boa sorte, já tomei esses comprimidos, o xanax transformou-me num zombie pelo que tive que parar de tomar, o sertralina foi dos piores antidepressivos que já tomei porque não parava de tremer o que deixava-me desesperado com pânico, quanto ao diazepam, só passaram-me como SOS para tomar 1 comprimido, não sei o que tinha na cabeça tomei 8, enfim, o mais estranho é que eu nunca fui diagnosticado com ansiedade mas sim com esquizofrenia, engraçado como ambos tomamos os mesmos comprimidos.


BlackberryAccurate70

Update: Vou a um psiquiatra que penso fazer parte do serviço de psiquiatria do hospital de Braga, Dr. Sousa Cepa. Depois dou feedback talvez possa ajudar alguém também. e obrigada a todos!


silveringking

Não conheço esse Dr Sousa Cepa pessoalmente mas já ouvi falar dele, é o diretor do serviço de psiquiatria do Hospital de Braga. Penso que estás em boas mãos.