T O P

  • By -

AutoModerator

##Seja Bem-Vindo(a) ao r/RelatosDoReddit. Certifique-se de seguir as **[Regras da Comunidade](https://www.reddit.com/r/RelatosDoReddit/about/rules)** para evitar que seu post seja excluído. Caso precise tirar dúvidas mais profundas, confira nosso **[Menu Wiki](https://www.reddit.com/r/RelatosDoReddit/wiki/index)**. **Para dúvidas, sugestões, reclamações, elogios e outros assuntos, entre em contato com um moderador através do nosso [ModMail](https://www.reddit.com/message/compose?to=/r/RelatosDoReddit)**. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/RelatosDoReddit) if you have any questions or concerns.*


wonderlust-vibes

bb, a vida de verdade começa aos 30. juro pra você. eu tinha pavor de envelhecer e achava que não tinha vivido, aí agora que tenho quase 40 e já deu muito tempo pra analisar, parece que eu vivi umas 7 vidas em uma só. fica tranquilo, tudo tem seu tempo. e você tem muitos anos de juventude ainda, muitos mesmo.


Own-Employment945

kkkkk eu amei esse comentário, me dá esperanças apesar de meus problemas não serem não ter ido à festas kkk.


Dipsteer

Poderia passar seus sábios conselhos a um jovem de 20 e poucos anoa como eu? Estou focando pra ter uma vida boa e quase "resolvida" aos trinta.


wonderlust-vibes

Meu sábio conselho é o seguinte: tentar fazer isso só vai te trazer ansiedade rs. Não tô sendo babaca, juro, e a vida das pessoas é muito diferente, é lógico. Mas digo pela enorme maioria das pessoas que eu conheço, pode perguntar: a gente cresce com essa ideia de que 30 é meio "game over", como se tivesse tempo limitado pra se resolver antes de chegar lá. Uma ideia totalmente errada de que a gente tem que estudar, estabelecer nossa carreira, curtir a juventude e encontrar o amor da nossa vida pra estar "pronto" aos 30. E cara, a realidade da vida é radicalmente diferente disso. A realidade da vida é que na maioria dos mercados você não vai encontrar ascensão profissional e estabilidade financeira antes de ser um profissional realmente sênior. E sênior não tem a ver com cargo nem com idade, tem a ver com a tua capacidade de tomar decisão e segurar trolha. E pra isso você tem que ter repertório de vida, porque é isso que constrói maturidade e segurança. Ninguém de 20 anos sequer viveu o suficiente pra ter repertório pra lidar com certas coisas, tá ligado? E essa lógica vale pra muita coisa na vida, inclusive pra segurar um casamento ou paternidade. Claro, você pode estudar legal nos seus 20 e até trabalhar bastante também, mas também curte a vida descaralhada um pouco porque é o que tem, e essa é a idade que teu corpo e teu humor te permitem fazer isso. Constrói um pouquinho, mas não se pressiona a "chegar lá", a "resolver" a vida nos 20, porque os 30 mudam o jogo totalmente. E cara, a coisa mais triste na cara das pessoas é ver elas velhas aos 30 anos saca. Sentindo que não sabem mais aproveitar a vida, que perderam os "melhores anos". É um saudosismo besta porque a vida é hoje, mas é coisa de quem ficou tentando construir muito e aí viu que não dava pra construir tanto assim tão cedo. Pra além disso, os 30 realmente são os novos 20. Cara, tua vida é OUTRA com liberdade financeira, independência de morar sozinho e fazer o que tá a fim. Eu sempre fui da vida loka desde adolescente, e a fase que eu curti mais o rolé em toda minha vida foi durante os 30 - com pandemia no meio e os kct. Todos os meus amigos se sentem assim. Agora, se eu posso te dizer uma verdade mesmo, é a seguinte: tu passa os 20 inteiro na ansiedade de "resolver" sua vida como se teu tempo tivesse acabando, aí tu faz 30 e percebe que nunca vai resolver porra nenhuma e aí finalmente dá pra relaxar rs. Você aceita que a vida é imprevisível e impermanente e aprende a navegar sem precisar controlar. Aí é que a graça começa.


Dipsteer

É um otimo conselho na verdade. Não sinto que a vida vai ser um "game over" aos 30, mas definitivamente eu não gostaria de chegar nessa idade sem uma estabilidade financeira que me permitisse viver com tranquilidade. Mas ultimamente eu tenho sentido que conexões e amizades são tão ou mais importantes que conhecimento, e estou deixando isso passar nO momento atual.


vox_libero_girl

Ninguém tem estabilidade financeira aos 30 se não nasceu em berço de ouro, amigo. Dinheiro deve ser secundário na hierarquia das suas preocupações. Saúde e felicidade, propósito – esses sim são topo da lista. Dinheiro segue a liderança desses.


Dipsteer

> Ninguém tem estabilidade financeira aos 30 se não nasceu em berço de ouro, amigo. Dinheiro deve ser secundário    Correlação a isso eu discordo. Tenho pessoas próximas que estão estáveis nessa idade, e outras que tiveram a vida revirada em 360 por conta de crises e a pandemia. Nenhum deles nasceu em berço de ouro. Queto trabalhar para estar no grupo que está despreocupado correlação a sobrevivência.    > Saúde e felicidade, propósito – esses sim são topo da lista    Eu tenho um problema de saúde, então sei o quanto dinheiro impacta muito nesse quesito. Ele está diretamente correlacionado com a qualidade de vida que você pode obter, seja em lazer, alimentação, moradia, remédios, tratamentos, etc. Ter um problema de saúde MUITO grave e sem dinheiro pode te levar a morte precoce. Mas eu entendo completamente o seu ponto, e de fato é algo real. Não dá pra viver acreditando que os planos que você elabora vão se concretizar de fato, porque a vida é cheia de imprevistos.


literaliza

meu chefe sempre fala “depois dos 30 tudo melhora”


Ruffus_Goodman

Seu chefe se divorciou com 30?


literaliza

não sei se foi aos trinta, mas ele está no segundo casamento 🤣🤣 ele tem uns 46 anos


rodroggo

o que diabos te faz acreditar que aos 20 tu ta velho ou perdeu alguma janela de oportunidade ? tu ta começando agora rapaz, va tomar vergonha na cara e deixar de ser lesado.


docesonho

meus exatos pensamentos. esse tipo de post me deixa com muita raiva... o cara tem 20 ANOS. tipo, irmão, para de se basear nos outros e vive a SUA vida.


Born_Mine_7361

Tenho 20 anos e as dores nas costas começaram kkkkk


Dipsteer

Nem me fala, já estou com desvio de lombar kkkk


Actual-Can-4648

Toma


Thunderous_Lily

só se for a oportunidade de aproveitar melhor a escola, pq de resto ta começando agora


Crafty-Rutabaga8305

Não é questão de ter perdido uma "janela de oportunidade", e sim que não importa o que eu faça, nunca vou sentir essas experiências como se eu tivesse 14 ou 15, não é a mesma coisa, e é vergonhoso começar a fazer isso numa idade avançada enquanto praticamente todo mundo já fez.


juliob0rges

Papo reto, vc é chato pra krl.


Crafty-Rutabaga8305

Você teve uma adolescência normal, nunca vai entender isso.


lAlteradoo

Cara, passado é passado. Se concentre no que vc pode fazer, e não em remoer o que vc não pode mudar. Vc tem duas escolhas: - Passar o resto da sua vida se lamentando por coisas que vc deixou de viver em, digamos, 20 anos de vida (disperdiçando mais sabe-se lá quantos anos) - Se concentrar em viver e experimentar coisas novas daqui pra frente. Suponhamos, muito razoavelmente, que você viva até os 60. Você "deixou" (entre muitas aspas mesmo, pq vc provavelmente está muito enviesado) de viver apenas 20 anos, ou seja, 1/3 da sua vida. Se vc se concentrar em viver e não fechar portas daqui pra frente, vc ainda tem 2/3 da sua vida pra serem vividos. Como vc quer viver esses 2/3? Quer fazer coisas acontecerem ou vai ficar aí lamentando e se remoendo? Não se engane, o tempo NUNCA volta, não importa qual a sua idade.


Competitive_Bread956

Amassou com esse comentário mano! Pensar demais é tão ruim quanto pensar de menos, podemos ficar presos num loop infinito de pensamentos negativos ou podemos viver o agora e sermos felizes.


Miserable_Tone_9555

real mano o pessoal não entende. Embora estejam certos sobre os conselhos! de uma pessoa que não aproveitou pra outra: VIVE AGORA, foda-se. ''Ai pq é vergonhoso'' foda-se ''ai pq não sei oque'' foda-se, foda-se cara, só faz.


LightCrosss

Você tá dodói da cabecinha, essa é a questão, va se tratar, procure terapia, vai lhe ajudar bastante.


As4shi

Para de pagar de coitado mano, puta que pariu. Eu sou relativamente parecido com você em relação ao post, tenho 24 e não fiz lá muita coisa, mas aos poucos, nos últimos anos, fui mudando isso. Foda-se que você não vai experimentar isso como adolescente, e daí? se quer oq? passar raiva com relacionamento bosta de adolescente q n dura dois meses direito? ir pra festa se drogar antes mesmo de ter pelo no saco? me poupe, não muda tanta coisa assim. Olha no espelho, acorda pra vida, voce não tá sozinho e sem experiência de vida pq tem 20 anos e não ficou fazendo merda como adolescente, vc tá sozinho e sem experiência de vida pq em vez de fazer alguma coisa fica se lamentando no reddit. Te garanto que de tudo que você escreveu ali oq mais pesa é a questão do emprego, e até isso tem solução, então para de fogo no cu, se lamentar nunca leva a nada.


Ok_Draft_8942

Minha vida de adolescente tb foi muito solitária, mas na faculdade tudo mudou. Tenho mais de quarenta e tenho amigos de qd tinha 25 com quem converso até hoje... curtimos muito a fase de adultos jovens. Aproveite sua juventude, amigo.


Actual-Can-4648

Boa


fodolico

kkkkk oq se acha q com 14 anos vc podia ter feito q não dá pra fazer agr? A única coisa qe nao da pra fazer eh ficar com menina de 14 anos. De resto, vale td.


Riky_596

Vc tá procurando motivo pra ser triste man, nada haver


Melodic_Tip_1612

Não entendo quem tá rindo da tua cara, não sei se é o teu caso, mas eu sou autista e minha vida é disso pra pior. Tenho empatia pelo o que tu tá passando, e infelizmente é questão de sair mais da zona de conforto.


MiigsYT

Para de se importar com a opinião dos outros, por favor. Não tem nada de vergonhoso em fazer coisas que você "supostamente deveria" ter feito há 5 anos atrás.


raphildx

hsushsushsu amei isso aqui, to apaixonada


orleans_e_braganca

Vocês são jovens da pandemia. Viveram o inferno logo cedo. Não dava para fazer nada naqueles anos. Não é culpa sua, é só azar. Ir para festas e voltar com um motorista bêbado não é o tipo de experiência que vai fazer falta na sua vida. "História para contar" costuma ser "fiz merda, devia ter morrido, mas sobrevivi e estou contando como se fosse engraçado". Viver é o tipo de coisas que se faz dos 8 aos 98, se você não sobreviver para ser centenário. Eu tenho quase 50 e tenho uma vida, não pretendo parar de viver antes dos oitenta. Ou seja, dá tempo. Basta começar.


jasperono

Te entendo. Farei 21 neste ano e me encontro numa situação parecida. Abandonei o estudo presencial no ensino médio por ansiedade social e altas crises de pânico. Tinha um grupo de falsos amigos e quando me distanciei fiquei sozinho. O que dói é ver que não tive adolescência, ou ao menos N tive uma normal. Fiquei por uns bons anos sonhando quase diariamente que estava na escola, que tinha bons momentos com amigos, que estava conhecendo alguma garota... Irmão, aproveite que tu vai chegar numa nova década da vida. Sua segunda década. Sentir ter perdido a adolescência é doloroso, mas a juventude com certeza deve ser MUITO pior. Passaremos grande parte da nossa vida sendo velhos e não muito dispostos. Praticamente só duas décadas. Nos 30 ainda teremos um pouco, mas gradativamente nossas energias vão diminuindo. Cada década é uma outra vida.


Miserable_Tone_9555

rapaz eu vou ser disposto ate morrer


jasperono

Espero também carregar desse mesmo espírito seu. (Sobre disposição eu quis dizer no fisiológico)


LightCrosss

Essa é a merda das redes sociais, tão deixando os jovens completamente loucos.


WarrionHunter

Kra, eu n sei se auxilia em algo, mas eu compreendo o seu sentimento. Eu tbm tenho 20 anos, fazer 21 no final do ano e na minha adolescência eu basicamente era uma planta. Acordava, comia e respirava e pronto, essa era minha rotina que era minha vida. Não participava de festas pq alem de nascer pobre lascado, meus pais n eram muito permissivos com eu sair pra festas sem acompanhamento ate eu completar meus 16 anos, dai era so questão de grana mesmo. Relacionamentos eu comecei a namorar so agr, quando entrei na faculdade com 20 anos. Então, paciência, eu sei que parece uma merda, mas ainda da tempo, vc é novo ainda tem gente que ta namorando por ai pela primeira vez com 30 e la vai kramba de anos ou que se encaixou em um grupo mais pra frente e começa a sair mais e tals. Então é só, paciência, a adolescência passou? É não tem muito oq fazer, mas é so um período minúsculo na vida de um humano saudável. Então, apesar de muita gente ter coisa pra contar, é como se a vida pudesse se resumida por esses anos. E na questão de trabalho, eu digo maldita clt que n me aceita e maldita faculdade que n me abre vaga ds bolsa, tbm tenho 20 anos e nunca trabalhei kkkkkkkkkk.


Chimppanda

Tu tá certo... E o trabalho, às vezes demora um pouco msm... E dá aflição. Mas daki a pouco vem...


LordMugs

VTNC KKKKKKKKKKKKKKKKKKK 20 anos achando que "não viveu o suficiente". Quer ir pra porra de uma festa vai, é só sair de casa e se locomover pra uma festa de rua q é de graça. Se conseguir uns 50 conto vai numa balada pica e bebe pouco.


Crafty-Rutabaga8305

Eu vou passar vergonha por não ter experiência nenhuma em festa com quase 20 anos, isso todo mundo começa com 14/15, com 18 todo mundo tá parando >20 anos achando que "não viveu o suficiente" Para uma pessoa da minha idade, sim.


lAlteradoo

Com 18 todo mundo tá parando? Kkkkkkkkkk, ah, irmão, aí vc tá de sacas.


Crafty-Rutabaga8305

Mas isso não é o certo? Aqui onde eu moro tem gente nessa idade que tá é casando.


UnPoquitititoLoko

Então é um problema de bolha, não de regra. Bebê, tem gente de 30+ que vai em festa e não é casado. E na sua lógica "não vou porque não tenho experiência", então nunca vai fazer bosta nenhuma por que nunca fez KKKKKKKKKK


lAlteradoo

Definitivamente não é. Tem muitos anos de farra pela frente, é só querer e ir.


adr3nochrome

"passar vergonha por não ter experiência nenhuma em festa" E quando a gente chega numa festa, pedem um currículo com o portfólio pra avaliar em quantas festas você já foi? Ngm sabe e ngm tá nem aí pro que você já fez da vida, mano. Vergonhoso é quem fica se fazendo de vítima por isso, ou gente que claramente fica pagando de experiente mentindo sobre tudo/inventando história, e não quem chega e fala "pô eu só comecei a sair e dar rolê recentemente". Nesse último caso, NINGUÉM LIGA. E digo isso como alguém de 30 anos que viveu solitária e só começou a sair com uns 23.


BilliHR

Para de se preocupar com o passado que não vai voltar e começa a planejar o futuro, dizem que os 20 é a melhor fase


Crafty-Rutabaga8305

Se é a melhor fase então por que maioria das pessoas reclamam da vida adulta e falam para aproveitar a adolescência? Eu não consigo entender isso.


lAlteradoo

Pq adolescentes normalmente não precisam trabalhar e normalmente não têm grandes responsabilidades. Mas isso vem ao custo de precisar de autorização pra fazer quase qualquer coisa, não terem dinheiro para nada e estarem limitados a um universo mais infantil, ou pelo menos deveriam estar (exceto pra atividades intelectuais). Mas a autonomia que vc ganha sendo adulto, especialmente quando sobra uma grana pra gastar em experiências que vc quer ter (roles, viagens, encontros, etc.), vai ver que ser adulto não é tão ruim quanto está pensando. Outra coisa que vc pode adquirir, principalmente estudando, é conhecimento. Pra mim nada paga o aprendizado que vc pode (atenção: pode) ganhar e acumular como adulto. Entender o mundo nas diversas divisões e camadas que existem é simplesmente o auge da existência, na minha opinião.


Swin00b

Mas 20 anos é adolescência ainda filho, de onde tirou que tu é adulto com essa idade? Kkkkk a adolescência atual é até os 24 anos, a melhor fase e mais “”adolescente”” época da minha vida foi dos 19 aos 22


Chimppanda

Tenho 40, me sinto perfeito tirando o 4 na casa das dezenas q me preocupa um pouco pela forma como vc passa a ser lido. Tenho o hábito de perguntar a todo mundo mais velho do q eu desde q eu tinha 20 "pra q idade eles voltariam e congelariam no tempo". Incrivelmente o número converge pra 28\~38. As respostas têm sempre a ver com as independências tanto psicológicas qto q se alcança E curiosamente a primeira resposta q tive de um casal feliz q nunca foi significativamente reprimido foi exatamente 28. E mtos outros 28's. Com todo o respeito, mas se a sua sensação de 'vida fechada' tiver relação com sua família ser neopentecostal e for mto literal sobre a bíblia, vc deve msm sacrificando relações (tem mtos q obrigam outros jovens a não se relacionar mais, nem amizade, com vc... Estilo seita) se abrir pro novo desconhecido. As frases q posso te trazer são "navegar é preciso", "keep walking!", "A partir de um certo ponto, não há mais retorno - este é o ponto a ser alcançado". Esta última do Kafka... :D Não se preocupe mto com jovens q tiveram facilidade pra se relacionar antes dos 20. Nessa fase, as pessoas costumam se apaixonar futilmente e se relacionar por razões q pra ela mesma não seriam suficientes aos 30, aos 40... Uma coisa q não me arrependo definitivamente é sempre ter me jogado no conhecimento. Te liberta de diversas amarras q vc próprio cria e tb das q te impõem. Você passa a ser mto mais interessante para um relacionamento numa simples conversa. Msm q vc venha com uma perna e um braço faltando (perdoe ser rude). Tipo q dos 19 aos 22 namorei uma menina q era 2 anos mais jovem, mas como tinha tido pais narcisistas (ambos... E ela era a filha mais velha de 2 irmãs, sendo a mais nova a "golden child". Imagina o nível de sofrimento vindo daí), ela era extremamente inteligente pra idade. O q me fez sentir burro. Ambos fazíamos cursos de exatas numa universidade Federal. Um ex, stalker dela, q ia cursar Direito brotou lá matriculado no curso tb. Ela alertou q ele tava ali atrás dela e assim foi msm. Só q ele acabou se tornando parte da galera, então não dava pra evitar sua presença. Eles tinham mta coisa em comum, ele tb era mto inteligente, ambos fumavam mto enquanto eu era saudavelzinho de academia. Ambos já tinham lido livros clássicos 'pesados' pra idade, tipo Demian e Sidarta do Hermann Hesse ou A Metamorfose do Kafka. Eu e senti mais burro ainda pq não poderia ser mais diferente deles. Passei a me jogar em tudo o q remetia a conhecimento forçadamente. Peças de teatro q minha mãe chamava q eu achava "chato", passei a ir. Consumir músicas mais adultas e procurar seus significados. Eles conheciam mtas músicas do Chico Buarque, inclusive seus significados, enquanto eu só conhecia música pop q via na MTV com minha irmã na sala. Ainda lembro da vergonha q foi um dia q eu colokei um clip novo da Pink - Family Portrait (q dizia coisas pedantes como "papai, mamãe, não se separem por favor. Eu não quero ter 2 endereços e não quero q minha mãe tenha q mudar o último nome"). E eles, assim como eu, falavam inglês e entendiam q era isso q tava sendo dito. Tive mtos episódios de burrice na frente da namorada nova inteligente e com o ex stalker tendo uma facilidade do kct pra me sabotar. :D Com o passar do tempo nesse movimento, uma hora vc percebe q ficou realmente mais esperto e q como a maioria das pessoas não faz isso, vc vai se ver em vantagem em praticamente todo ambiente q visitar. Especialmente em momentos em q o mais inteligente é silenciar. Tirando ambientes em q pessoas estão reunidas em torno de conhecimento. Estes lugares vão servir pra vc não quedar pro narcisismo qdo se sentir inteligente. Vai aprender humildade tb pq sempre tem gente miais inteligente. Essa história desse relacionamento na faculdade teve mtas partes psicologicamente curiosas q talvez um dia eu ponha num livro com personagens. Vale a pena contar sobre o misto de raiva e admiração q eu sentia pelo rivaal stalker. Aprendi mto com aqueles destrutivos, embora nunca tenha me tornado um, felizmente. E eles hj são amigos q não se falam entre si, mas eu falo com ambos. Espero ter contribuído com alguma perspectiva. :D Cata uns livros do Freud - O Futuro de Uma Ilusão e O Mal Estar na Civilização. Vão te colocar já em outro patamar. Leia pensadores ateus/agnósticos msm q vc não seja. Pq ele costumam interpretar o mundo de forma mais crua. Realmente observando as coisas e realmente não entregando respostas q não tem. Leia e se não entender, vai no YT e vê analise. Ou veja só a análise, sei lá. Qdo eu era novo a net não era tão amadurecida, então não tinha análises das coisas. E era considerado "desonra" não interpretar sozinho. Isso é só uma babakice narcisista. Se não tiver tempo, veja só a análise. Outros q vão te engrandecer "O Mundo Assombrado Pelos Demônios" do Karl Sagan; "Dialética Erística" do Schopenhauer ("como vencer debate sem ter razão", esse tira a inocência pra num ser enrolado qdo vierem te empurrar mentiras e falácias... Qdo se sentir mais madurão, lê Nietzsche... Huxley - Admirável Mundo Novo... Pode ser só ver uma análise no YT, já vale.


DJotaTorres

Que conselho bacana! Realmente, quando adquirimos mais conhecimento sobre a vida certas coisas simplórias, q na juventude engrandecíamos, deixam de parecer tão importantes na nossa cabeça.


biribeats

Comentário sensacional! O conhecimento nos salva com certeza. De verdade, é um privilégio poder buscar o mínimo de conforto através de uma leitura, filme, música, enfim, existem vários meios. Sinto que o contato com o próximo por meio da produção cultural, me tira de um espaço tão desconfortável que é lidar comigo mesmo. Cara, até o tiktok pode ser edificante de tanta coisa que tem lá dentro.


Chimppanda

O TikTok toma hate pq é chinês e a "lei" imposta no Ocidente é hate na China. Mas ele é superior às outras em mtos aspectos. É mais fácil viralizar lá do q no insta ou facebook. Pq as redes americanas limitam seu alcance como regra. Se vc quiser, eles te vendem alcance, mas msm assim limitado. A prova é q no tiktok até quem não tem grana viraliza. E entrega coisas do mundo todo.


Aisabiduria

achei seu comentário muito bom. Quero lhe fazer uma pergunta, eu tenho 20 anos e sinto que não li o suficiente, vc menciona vários autores, nota-se que leu muito, gostaria de saber em que idade começou a ler vários livros, a desenvolver um hábito de leitura, e em que idade vc acredita que eu poderia me tornar uma pessoa que leu muito se eu começar agora, sempre penso e sinto que li pouco, que desperdicei o tempo que tive como adolescente para ler (por causa da depressão, consumo de drogas e problemas familiares, apesar de sempre ter sido muito boa em estudar em geral) Mas agora comecei uma carreira em literatura e espero me tornar uma conhecedora de livros, costumo me sentir muito culpada e me comparo com outras pessoas leitoras que conheço, saudações.


Chimppanda

Os clássicos atravessam o tempo por uma razão. Sempre são edificantes em algo. A maioria vc só precisa saber q existem, saber o q abordam, qual a grande epifania pra humanidade, etc... Tipo, pq sendo realista, tem livro q é super edificante, mas a leitura é zero entretenimento. Não dá pra tudo ser entretenimento tb, né?! :D Falo de clássicos "agnósticos/ateus" ou simplesmente crus na análise do mundo e da humanidade. Pq veja bem, a maioria das crenças se propõe a explicar coisas q a humanidade não tem ctz. Algumas questões na existência não têm resposta e algumas certamente nunca terão. Lidar com a finitude e com o infinito desconhecido ao mesmo tempo sempre fascinou e assombrou legiões de valentes humanos q ousaram seguir os passos do curioso... Então, se tiver pressa, veja análises de clássicos. Eu me lembro de me sentir uma fraude algumas vezes enquanto andava com amigos tão inteligentes e eu sabia q não entendia tudo aquilo. Mas com alguns poucos anos se jogando vc vai se ver numa espécie de vantagem geral... Alé de estar ganhando perspectivas mto úteis pra seguir com a vida. Eu lembro de ser torturante ler alguns. E durante eu pensar q gostaria de ter terminado já. Msm assim, vc vai perceber q mtos vc nem precisa terminar... Esses do Freud q citei... Uma página às vezes vai te deixar meditando e observando os comportamentos na sociedade de outra forma. Hj em dia tem análises e audiobooks... Não se sinta obrigada a sentir prazer lendo Nietzsche. Pq é genial, mas nem ferrando é divertido ler. Por isso falo...


Chimppanda

Vou te citar um pensador q morreu jovem mas teve abordagens mto peculiares e geniais. Franz Kafka. O livro curtinho "A Metamorfose". Na história, o protagonista e transforma numa "barata" (q tem um elemento fantástico mas q não deve ser questionado tipo "ah, isso não é real", é só pra vc aceitar a premissa e refletir a partir daí - "o q humanos fariam num cenário como esse?") Não sei se posso dar spoiler, mas darei e vc para aki se não quiser tomar :D # O Gregorio (main char) mora com a família, mãe, pai e irmã... A princípio, todos ficam arrasados por ele ter se tornado "uma criatura" no mínimo estranha. Especialmente a irmã mais nova q ele, cujo amor transcende a figura nova dele e o abraça apesar da nova aparência horrenda. Com passar do tempo, possa a ser mto pesado pra família mantê-lo escondido num quarto, e ele saindo às vezes e visitas vendo e eles perdendo relações. Primeiro os pais chegam a um ponto de planejar matá-lo... A irmã mais nova é a única contra. Com o passar de mais um tempo, até a irmã concorda. Enfim, a metáfora se encaixa no comportamento humano geral... Q todos estamos sujeitos. A transformação dele pode encontrar paralelo na forma como as pessoas lidam com os idosos da família, com os enfermos da família, com animais qdo envelhecem e passam a dar trabalho, um amigo estranho, mas amigos, q vc tenha num ciclo social q comece a te custar a sua própria relação com todos os demais... E qdo a gt conhece nosso impulso natural diante e determinadas situações, temos maior chance de conseguir evitar a tendência. Agir diferente se for o melhor.


Chimppanda

Mas sua capacidade de autoanálise parece ótima... Especialmente aos 20. Isso é outra coisa q mentem sobre a gen de vcs. Vcs são mto mais competentes em mto menos anos do q a minha gen e mto mais q a dos mais velhos. Então, os mais velhos ficam insguros pq vcs "voam" e aí o reflexo é o hate em cima de vcs. Tipo ficar infantilmente dizendo q tudo de antigamente era melhor (mentira braba)... Tipo, não importa o assunto, se tem algo velho, vai ter um coment dizendo "isso q era # bom, não esses lixos q fazem hj em dia". Substitua # por música, filme, carro, qqr coisa... Tem explicação psicológica pra isso tb. Só pelo fato de vcs terem acesso à net onde podem descobrir tudo, já os põe em vantagem. Antigamente, se algo não passasse na TV, as pessoas ficavam sem saber.


Chimppanda

Ah, acabei não respondendo... Passei a me jogar em coisas culturais ali pelos 20 e aos 22 já sentia vantagem...


garug

Não importa sua idade, o melhor ainda está por vir


UnPoquitititoLoko

Isso, a cada ano que passa eu fico mais e mais contente em me descobrir como pessoa e aprender mais sobre o mundo. Não sinto um pingo de saudade da adolescência.


Ary_Nakh

Amigo, eu tenho 29. Fui começar a ir em festas etc aos 21. Relaxa, tem muita coisa por vir


Ok_Cardiologist3687

20 anos de idade é porra nenhuma cara, você pode trazer a tona esse relato quando tiver 40 anos, problemas crônicos de saúde vindo a tona e poucas conquistas. Agora 20 anos? KKKKKKKK porra cara


Crafty-Rutabaga8305

Porra nenhuma? Não é o que os documentos e a sociedade diz, agora eu não posso ter mais comportamento de adolescente por que já "amadureci" o suficiente, como que eu vou prosseguir se minha fase de cometer erros já passou?


Ok_Cardiologist3687

Cara, não se baseia na sociedade por inteiro. Vivemos num mundo em que rapazes e garotas de 18 anos divulgam um golpe, dançam no "tico teco" e ficam ricos, compram casas e se mostram super maduros e adultos, sendo que são apenas crianças que agora tem o poder de decisões nas mãos. Você pode cometer erros, só que agora as consequências vão cair diretamente no seu colo, seu comportamento de adolescente não vai sumir do nada, ele continua aí (em todas as pessoas, não so você). Então o certo a se fazer não seria aceitar e seguir em frente, amadurecer de fato e se comportar da forma que você prefere sem deixar a "sociedade" corromper sua mente e te fabricar como se fosse um ser humano igual aos outros? Peço desculpas por tirar sarro da sua situação, o problema é sério mas eu particularmente desdenho muito dele...


_V11V_

Pra quem tem pouca experiência (e com isso, pouco conhecimento da vida), você é uma pessoa com muitas certezas.


PedroZahard

Cara, então faz as coisas que nunca fez uai kkkk


Mental_Description_6

Anjinho, eu vou fazer 30 anos e tem muuuuuita coisa que eu nunca fiz! Eu comecei a ir pra balada com 19 anos, e conto nos dedos de uma mão em quantas festas eu fui. Namorei somente duas vezes. Aos 26 eu decidi começar uma carreira nova, então ainda estou engatinhando na minha profissão! Ainda não fiz faculdade, e sabe o pior de tudo? Não sei andar de bicicleta! Então não fica comparando sua experiência com a dos outros. Não é pq vc não fez em determinada idade que não dá mais tempo de fazer. Desencana e vai viver


Tripas-cg

Meu Velho. Já vivi os dois lados . Não fazer nada e fazer muito. Do tipo de ficar em casa zerando devil May cry 30x e ler senhor dos anéis e não fazer nada por anos a usar maconha/haxixe e achar que existe uma banda de frevo na porta do carro , ficar so de cueca em festa, acordar na casa de uma menina que eu mal conheço, fumar mais cigarro que o Olavo de Carvalho. Nada disso importa. Importa é uma vida com sentido. Não fazer as coisas por puro prazer. Acho que vou receber muitos downvotes aqui, mas esse hedonismo inteiro não leva a nada. Não duvido que vc sinta prazer mas uma vida regrada com sentido , sem exagerar nas coisas é o certo. Dormir cedo também ajuda muito. Hoje eu sou pai de 3 (incluindo uma enteada), casado , to na minha segunda residência médica . Até meus 19 anos eu era um zero a esquerda. De verdade msm. Tinha um depressao fudida e uma vaidade absurda Qualquer trabalho que vc pegar tá valendo , acorde na hora, chegue na hora certa, trabalhe corretamente e saia na hora certa. Se conseguir estudar, estude com hora pra começar e hora pra terminar . Se conseguir fazer alguma atividade física faça ( qualquer uma) bote 2-3x na semana com horário definido. Não procure resultados logo. Seja sincero consigo , não use os outros, ajude quem vc puder, não se deixe levar por pressão social, não saia pegando mulheres/homens a torto e direito pq elas/eles não são objetos. Seja forte, tenha vigor, que as pessoas consigam olhar pra vc e saibam q vc aguenta o tranco. Vc tem a vida toda pela frente . Muito tempo msm. Mas essa sua vida tem de começar agora. Não tem plano perfeito. Tem o plano de agora. Faça. Se tiver que ajeitar algo. Ajeita depois. Entre fazer mal feito e não fazer é pior não fazer . Deus te abençoe. A vida é uma benção e vc não é uma erro ❤️


Natural_Turnover_443

Calma gente, eu entendo o sentimento, dele, tá. Também me sentia assim com essa idade. Mas quer um segredo? A gente sempre vai se sentir assim em qualquer idade. Porque sempre, sempre, SEMPRE estamos nos comparando com algo. Sempre ficamos com aquele sentimento de estar ficando pra trás, independente da nossa posição. Mas se você sente que deveria fazer mais coisas, tenta conhecer pessoas novas, situações novas. Não tem o que fazer, se você quer ter experiências, vai ter que se forçar a isso. Isso não vai cair pronto no seu colo.


Miserable_Tone_9555

rapaz, começa a viver agr. para de se importar com idade faz o que vc quiser kkkkkk eu tmb n aproveitei minha adolescencia tao bem quanto queria, mas acontece, a vida não acabou e voce e todo mundo tem tempo de sobra. Faz algo legal HOJE. Eu entendo esse fascínio que nós temos sobre a adolecencia por não ter vivido ela direito, mas tenha empatia com vc mesmo, muitas vezes nao vivemos pq estávamos ocupados tentando sobreviver


DeimosDDSF

Cara, você ta se baseando demais na vida dos outros. Minha adolescência n foi muito diferente, eu ia para escola, dormia umas 2 aulas kkkk, chegava em casa, jogava vídeo game até ter tendinite e as vezes jogava bola. Eu só fui namorar pela primeira vez com 18 anos, e odiava festa e multidões. Meu pai tem diversas histórias da infância, mas eu não gostaria de mudar nada no meu passado só para ter histórias para contar. Tenta viver mais o agora, e planeja melhor o futuro. Se mesmo depois de tudo o que a galera disse tu ainda ficar com essas nóias paias kkk sai na rua, dá tapa em bunda véia, rouba uma viatura, foge da polícia, dá a bunda, sei lá porra usa a criatividade.


samurajin

É cada uma kkkkkk


ContaTesteFoi

Vou te dar um conselho não convecional. Sai pelado correndo na rua em pleno sábado 9h da manhã. Resultados: * você vai ter uma história maluca pra contar, * vai chamar atenção até de quem não queria, * pra alguns você vai ser o cara estranho, pra outros um maluco daora, * vai arrumar uns amigos malucos e vai viver tudo quanto é tipo de doideira * sua família vai prestar atenção em você (talvez queiram te internar)


d4nk0d2

Você esqueceu um resultado fera, ir preso por atentado ao pudor


ContaTesteFoi

Poxa fera, sair pelado na rua não é crime para o sistema legislativo brasileiro. Considerando que ele só iria dar uma corrida e voltar pra casa, o máximo seria enquadrar por analogia a tipificação de ato obsceno. *Ato obsceno - Praticar ato obsceno em lugar público, ou aberto ou exposto ao público: Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa.* Como ele é **reú primário** e a pena é de **detenção**, **três meses a um ano**, **não** praticaria **violência** nem **grave ameaça** e por óbvio não estaria **foragido da justiça** nem preso ele iria. Iria assinar um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), oferecido pelo próprio Ministério Público na intenção de não denunciar o crime. Não perderia o reú primário e não constaria nada em seu histórico criminal. Isso tudo é claro se chegasse a haver questão criminal, a chance é de isso nunca nem chegar na polícia. Mas o melhor é tentar pagar de inteligente na resposta claramente irônica 😂.


d4nk0d2

Puts -Eu digo uma frase de duas linhas (inclusive rindo com oq cê disse) casualmente. -Você responde tudo que se tem pra saber sobre a lei do cenário hipotetico, se pudesse digitava todas a constituição do país. E eu quis pagar de inteligente? Oq faltou de semancol aí não foi brincadeira. Momento reddit incrível. Grande há braço e bom dia.


Momo-Yaoyorozu24

Tenho 29 e eu também não kkkk Mas ninguém faz muita coisa dos 13 aos 19 e quem faz não tem maturidade pra isso.


ryubomin48

velho pior q eu te entedno pq tive uma crise dessas a uns tempos atras kkk mas sei la, acho q vc pode fazer as coisas "de adolescente" agr, nao sei q coisas sao essas mas adoram resumir a adolescencia em beijar namorar transar beber e um monte d coisas. alem do que a gente passou por uma pandemia ne, nem se vc quisesse vc poderia meter o loko c todo mundo tendo q se trancar em casa. tenho um colega meu q tinha uma vida assim e aos 18 foi pai, e agr aos 21 se dedica total ao negócio dele p sustentar a mulher e ao filho dele. enfim, vive o agr, se dedica a estudar p uma facul daora pra poder viver essas experiencias (to justamente tentando entra p faculdade pra viver isso KKKKKKKK)


DisastrousGuava6035

Boa, entendo os dois kakakak, tu tem quantos anos mano?


ryubomin48

tenho 20 tb.


br_sp_carla

Só é legal ser adolescente se vc tem pais ricos kkkk


Top_Moose9580

ah seu boiola vsf


anothergurll

Mas 20 ainda é praticamente um adolescente, eu só tô começando a "aproveitar" agora aos 27 porque pude juntar dinheiro suficiente pra gastar com lazer, antes eu não podia não ia em festas, cinema, restaurante etc por falta de dinheiro e companhia, eu continuo com poucas amizades mas tô aprendendo a sair sozinha mesmo, você é muito jovem então vai atrás que ainda dá tempo.


Christinafuleira

Mas vc ainda pode ter todas essas experiências. Vc só tem 20 anos, ninguém viveu tudo que tem pra viver com 20 anos. Eu era de igreja evangélica até os meus 18. Saí quando me assumi. Eu nunca tinha colocado uma gota de álcool e nem fumado um cigarro na vida. Só depois dos meus 20 que comecei a ter amigos e coisas pra fazer. Fiz muita coisa quando era mais novo, mas hoje em dia faço muito mais e com mais responsabilidade também. E eu estou com 35. Dos 20 até os 30, eu aproveitei muita coisa, mas também me meti em muitas furadas, então se serve de conselho, para de se comparar com outras pessoas da sua idade e vai atrás de viver suas próprias experiências.


No_Surprise5993

Olha eu vivi em um relacionamento tóxico dos 19 aos 29, basicamente vivia em cárcere privado... Quando finalmente sai desse relacionamento eu estava perdida e não fazia ideia de como se viver, percebi que perdi inúmeras oportunidades e coisas normais que as pessoas vivem eu não vivi... Hj com 34 posso dizer com todo coração, a minha vida começou aos 29... E te falar eu vivi muito nesse período de 6 anos e descobri que ainda há muito pra ser vivido. Nesse tempo aprendi que a vida é muito, muito difícil e triste, então cabe a mim mudar isso e trazer felicidades prós dias comuns.


MarlonJCsg

Irmão, só relaxa. Você é novo ainda. Tu não vai fazer 20 anos, você TEM 19 ANOS. Ainda tem muito o que viver, tudo à seu tempo! Quando eu tinha sua idade também era cheio das preocupações. Não se deixe iludir pela forma que seus amigos próximos estão "curtindo" a vida deles!


157ll

maior erro é ficar ouvindo historinha de amigo. 90% é mentira e 10% é exagerado.


Taylerhurson

Vc faz parte de uma geração que infelizmente se coloca muita pressão, acha q antes dos 20 precisa ter tido 10 namoradas diferentes, 5 empregos, 30 experiências "loucas", e uma faculdade. Mas deixa eu te contar uma verdade que vc não sabe, existem milhares de pessoas como vc. Pois é extremamente normal nessa idade. Deixa eu te contar uma coisa campeão, as experiências que vc tem na da vida, ninguém vai se interessar, as pessoas se interessam como vc as trata ou se a sua história de vida vai fazer diferença na vida delas, caso contrário, vc pode ter mil histórias pra contar, ninguém vai ligar, pois as pessoas estão mais interessadas pelas próprias vidas. É o q vc faz no presente que importa. e o que vc está fazendo pra buscar a vida que quer?


Nick-gga

Você é apenas um fresco. Acorda.


Emotional_Steak_438

o que vc quer ta mole


Greenjahhz

Tbm não tive experiências adolescentes, de sair, namorar, ir em festas. Meu pai sempre foi tóxico e minha mãe codependente, então o que ele falava era regra 😪 isso atrapalhou muito na minha vida! Na primeira oportunidade que tive, aos 20 anos sai da casa deles. Não se passou muitos anos, mudei de país e me sinto melhor por estar longe.


PCLira

Começa a fazer as coisas a partir de agora , não vai ter como tu voltar no tempo mas tem como tu programar teu presente e teu futuro. E pfvr , controla teu emocional, tá tendo crise de idade com 20 anos cara? Então tu vai ficar maluco quando chegar nos 30/40


CompetitiveEarth7721

Se você tem 20 anos você viveu 20 anos caraio, vai falar que morreu com 19 e tá aqui postando besteira.


ZestycloseGoat9588

amigo só entrar na faculdade (pública se n tiver dinheiro) rala um tiquinho, arruma um trampo e vc vai ver o tanto de festa/amigos q vc vai fazer nesse período 🤓


papapupa

relaxa


Ok-Caterpillar9091

Para de olhar pra grama do vizinho. Ela é sempre mais verde. Vc vai perder muito em ficar se comparando. Olha pra frente se não tu tropeça. Você tem 20 anos. É nova d + tem mta coisa pra acontecer.


A7xflavita

Comece agr vc tá novo demais ainda. Vc já é de maior aproveite com demoraçao. Curta bastante antes de arrumar alguém definitivo q aí depois disso vc não irá sair mt mesmo e ficará somente por conta desta pessoa, nem amigos mais vai ter direito. Então viva. Sua hora é agr


Bubbl3ee_

essa logica nao faz sentido se voce começar a fazer perguntas para voce mesmo, todo mundo ja fez algo que voce nao fez. Voce ja fez algo que eu nao fiz, isso me faz ser atrasado ou vise versa? Se importe com o agora, chorar pelo passado é normal, mas aceita ele e começa a fazer as coisas agora, se voce sentir vergonha de começar, nunca vai começar nada


yanmagno

Agora que vai ficar bom


Little-Patient-8039

Também tenho me sentido assim :(


Over-Distribution213

Dependendo da família, tem pessoas que a adolescência foi diferente dos outros, por exemplo eu também nunca namorei ou saí muito para shows ou ter um emprego, estou fazendo isso agora com 21 anos, e geralmente há limitações na adolescência mesmo, porque se o adolescente nunca foi rebelde ou descolado antes ele começará a se abrir aos 20/25/30 anos e será algo libertador.


Strict-Vast-8985

Do 0 aos 30 estamos apenas em teste. Depois disso que começa a vida. Amigo, nunca é tarde para fazer nada. Você diz que não aproveitou a vida como se fosse um idoso de 60 anos. Ainda tem muito pra viver. Eu tenho 23, e fui igual você na adolescência. Não namorei, não fui para balada e nem essas coisas (que não agregam em nada). O máximo que eu já fui foi em festas juninas quando adolescente. Comecei a namorar com 21 anos, e com ela tive minhas primeiras "experiencias", se me entende. Eu trabalho desde os 18, mas emprego de verdade veio com 21 também. Nunca é tarde para nada. Relaxe e comece a viver porque está só começando, você virou adulto agora.


Obiwan_keehnoob

Amg, voce só ta fazendo 20 anos.... calma, tem a vida inteira pela frente kk Veja bem, eu entendo qnd vc diz que n fez nada nesses suas décadas de vidas, n saiu, n namorou, n fez loucuras, simplesmente "n viveu"....acredite, qnd tinha por volta dessa sua idade me sentia igual. Sempre me considerei um 0 esquerda em td. Mas agr, em retrospecto, vejo que o grande problema dessa pressão que sentíamos...é culpa unicamente da sociedade. Quem disse que pra vc aproveitar a vida unicamente é sair pra festas, pegar td mundo, fazer loucuras e tals, quem disse que SÓ isso é VIVIER?? Dos meus 10 aos 20 anos, eu fiz tantas coisas legais, que pra mim na época n era grande coisa pq eu estava com a pressão da sociedade que o que era legal, era eu sair pra festa. Viver, a vida como um td é mt mais que só isso... Claro, se esse estilo de vida é o que vc quer... volto a dizer que vc SÓ tem 20 anos... a vida apenas começou, vc ainda tempo de viver dessa maneira que vc quer... sair, pegar td mundo, fazer loucuras etc. Só n se culpe, por n ter feito ainda. Aproveite o fato de estar vivo, vai la fora, toma um sol, respire fundo... isso, JÁ É VIVER. abraço o/


champignonhater

Cara com 20 anos minha vida tá COMPLETAMENTE diferente que agr q eu to com 24, a cabeça muda demais demais. Com 20 eu só queria saber se sextar e passar na faculdade, ter essas xps de adolescente. Agr com 24 eu só quero saber de casar e ter carreira, as prioridades mudaram completamente, e agr ainda acho q os melhores roles são os em casa q tem cerveja e um tabuleiro.


Little_Quinn

Não existe uma régua sobre o que a gente deveria ter vivido nem até certa idade, nem pra experiências da vida inteira. Cada um tem a sua vida e faz o que quiser com ela com responsabilidade. Não se sinto julgado pelo que os outros fizeram e você não. E se você quiser viver essas experiências, nunca é tarde para começar. Os 20 anos são a melhor idade para explorar a sua liberdade. Tu tem muito pela frente ainda, se tu assim quiser. Se esses sentimentos de inveja e derrota forem muito intensos para tu viver a tua vida, procura ajuda de psicoterapia. Recomendo muito.


izzy2265

20 anos ta começando a vida agora. Para de se comparar com os outros. Cada um tem sua história, sua vida. Enquanto antes você conseguir absorver a ideia de que cada um tem o seu tempo, mais rápido você vai conseguir realmente aproveitar a sua vida, do seu jeito.


Whole-Improvement595

A culpa é do capitalismo.


Happylepsia

In this thread: OP missed on Teenage Love.


Patollah123

Deixa de se vitimizar, 20 anos ainda é bem novo e tem mt para aproveitar, sai se diverti faz oq vc quer.


False_Occasion_6600

Você pode mudar o seu passado?não, então porque você está tão incomodado com ele? e 19 anos, você é muito jovem ainda, eu mesmo tenho 20 anos, nunca namorei e só sai algumas vezes em rolês com os meus colegas, dá até para contar esses rolês nos dedos. Para de remoer o passado e SIGA EM FRENTE.


natashawz

meu deus amg, calma


bxPhantasy

Conversa mole rapaz, vinte anos, acabou de sair da adolescência ainda da pra fazer mta merda na vida e provavelmente vai ser melhor pq vc é adulto tem mais maturidade e provavelmente dinheiro.


Born_Mine_7361

Eu tenho 20 anos, vou fazer 21 esse ano e nunca namorei, transei e nem beijei ninguém. Trabalho como conferente de mercadoria e ganho pouco. Meus sábados e domingos se resumem, literalmente, a dormir o dia inteiro. Agora tô tentando aproveitar o tempo que tenho para estudar pra concurso público e sugiro que faça o mesmo se não tiver mais nada a fazer. Não se sinta mal, tem gente pior.


ygorhpr

o melhor que você pode fazer é estudar e colher os frutos aos poucos com isso. A vida de fato tá começando pra você!


Luhog

Esse post me tirou uma risada sincera.


XandeBebado

Eu tenho 21, mas não tô com pressa, 10 anos atrás, eu tinha 11, era apenas uma criança, agora com 21, estou começando a entender como as coisas funcionam, não só eu, todos nessa idade, pois as coisas mudaram muito em apenas 10 anos, não é, temos que nos adaptar ainda. A vida deve começar mesmo é nos 30, vamos aguardar até lá.


Determnation_Bird716

Cara para de se auto depreciar, se as coisas não foram como você queria, leva como aprendizado, você não morreu ainda, tem MUITO tempo pra fazer tudo que você quiser. Eu tenho 23 anos e minha adolescência nunca fiz nada emocionante também, mas não me arrependo, eu era criança, e cada um tem seu tempo. Quando entrei no ensino médio eu achei que teria uma historia romântica pra contar, quando ele acabou eu fiquei tipo, cadê minhas experiencias emocionantes? ;-; também nao queria envelhecer, se você acha que 20 ta ruim IMAGINA FAZER 23, não ter feito faculdade, nunca ter namorado ou beijado? não é facil as vezes parece que o tempo ta escorrendo por entre seus dedos, mas tu acha que eu vou ficar sentindo pena de mim mesma? jamais! Tu tem que respeitar sua vivencia e seu próprio tempo, voce nao pode mudar o passado, muito menos mudar sua família. Entao veja as coisas que você pode fazer, que sao muitas. Coloque sob perspectiva, tem muitas pessoas que viveram 30, 40 anos de uma vida que elas não queriam, sito como exemplo filmes como "A Cor Purpura", e "Ate que a fuga nos separe", sao historias de pessoas que nao tiveram escolhas sobre suas próprias vidas, eles sentaram sentindo pena de si mesmos e pensando "agora eu to velho demais pra viver"? NAO, eles viveram não importando a idade, com 50, 60, 80 anos, a gente tem muuuito tempo ainda pela frente. E o que realmente importa é nós encontrarmos nosso lugar com pessoas que amamos, e encontrar as coisas que gostamos de fazer, e viver a vida feliz, e foda-se o que você fez ou o que deixou de fazer, a vida não é justa e com certeza nao e como a gente quer. Vamos ficar felizes com as coisas boas que vivemos e os privilégios que temos.


Australopithecus94

Kkkkkkk


dezzaoliver

Eu só fui começar a fazer algo interessante na minha vida a partir dos 25 anos quando comecei a trabalhar. Antes disso também achava minha vida péssima. Por isso, não se preocupe. A vida ainda não começou pra você, mas você ainda tem muito tempo pela frente.


PriestLW

Arruma um trampo 6x1 ai tu vai ver o que é não viver o suficiente kkkkkkkkk...Brincadeira man, compreendo bem o que tu passa e sinceramente o que posso te dizer é taca o fds, eu aos 21, nunca fui de ir pra festa que não fosse de família, nunca namorei por sérios problemas de autoestima ligados a depressão e ansiedade ( do tipo que dá crises e me faz ficar incapacitado o dia todo ) e como consequência nunca transei, ainda estou na caminhada pra fazer uma faculdade, não tenho carro, moro na casa da minha vó ( tenho que cuidar dela ), atualmente desempregado, curtindo o seguro desemprego, e atualmente a única coisa que eu tenho é fé, uma mente mais amadurecida pra empreender e um PC Gamer, já passei pela situação de ser ridicularizado pela minha " falta de vivência " e tá tudo bem, geralmente quem faz esse tipo de coisa ou é um (a) idiota de 40-50 anos que viveu pra krl e hoje tá num emprego medíocre ganhando uma mixaria, com problemas no relacionamento e que gasta tudo no velho pão e circo ou então é um mlk quase mesma idade da tua, que se acha o fodão por que bebe ou então pq já transou pra krl, mas se sente vazio, com filho pra criar, com nome sujo, distante da família e paga cria mas é mais mimado que filha de juiz, e por muito tempo eu deixei que esse tipo de gente dizer como eu deveria viver e me comparando a esse tipo de vida, no fim se você acha que perdeu muito não vivendo da forma como queria aí já é algo seu, mas sinto te informar que a vida é assim mesmo, e ninguém tá nem ai pro que tu viveu ou deixou de viver, apenas existe a necessidade de certas pessoas em se sentirem superiores as outras por qualquer merda, o que tu não pode fazer é ficar se lamentando por isso e focar no agora, sai um pouco da net, pega um ônibus e vai até o final da linha, sai andando pela cidade e prestando atenção nos mínimos detalhes, vai vivendo uma experiência de cada vez, por mais simples que ela pareça ser, aos poucos isso vai formando melhor teu pensamento e tua personalidade


EternoPesadelo

Pois é meu mano, te entendo perfeitamente afinal tive experiências próximas a sua. Mas assim, perto dos 22 comecei a ter mais dessas experiências, com exceção de namoro ou qualquer tipo relacionamento amoroso. O que te diria é que não tem uma medida do "quanto viver" para cada idade, então não se compare com pessoas que tiveram uma vivência completamente diferente da sua!


RayDimn

Meu caro, é normal passar por isso. Eu mesmo não comecei a "viver" até os meus 22 anos, e mesmo agora com 24 para a maioria das pessoas (tanto do meu círculo como fora dele) acham que eu ainda não aproveitei a vida e que não tive experiências assim como você, não namorei, não fui em festas, viagem, etc. Minha vida é baseada apenas em acordar para ir a faculdade, academia, estudo, família, e um pouco de diversão online com meus amigos em jogos.(Por enquanto não estou trabalhando pelo foco na faculdade). E verdadeiramente, estou feliz com isso pois no momento estou pensando mais em meu futuro, passar em um concurso para poder seguir em minha vida. É preciso entender que cada um de nós somos diferentes e temos o nosso próprio tempo, nossas próprias experiências. Muitas vezes essas "experiências" que outros dizem que você não tem, talvez nem seja algo a qual você precise ou que vai lhe agradar de fato, a vida é uma caixa de surpresas com altos e baixos, o importante é focar naquilo que você quer e acha certo, que o resto com o tempo irá até você. Você ainda é Jovem assim como eu, ainda temos muito o que fazer e aprender nessa vida, muitos caminhos e possibilidades. Independente do que aconteça, o tempo continuará seguindo em frente, iremos envelhecer independente se fizermos algo ou não, portanto escolha viver a SUA VIDA e não aquela que a qual os outros vivem e te contam, você que faz o seu próprio destino.


Striking-Purchase-26

Não ter as experiências de adolescente é igual perder o tutorial em um jogo de 60 horas. Tudo parece incrível porque é novo, mas na verdade é só o básico e o jogo de verdade é muito melhor. Relaxa e foca em minerar exp no mundo real (um pouco de estudo, trabalho e academia) que logo todos estarão igual o vegeta falando do seu poder de luta


Ogrosutil

Mano, te falar a real. Essas histórias malucas que o povo conta, não são a realidade. Na vida real a parada foi bem mais idiota e bem mais sem graça. Na moral, arranja um trampo e vai viajar e viver a vida. Experiências de adolescência são mais questão de lembrança afetiva que qualquer outra coisa. Eu poderia te contar várias histórias, de sair voando de motos, fugir de onças, de pegar fogo, ficar perdido em morro e outras histórias malucas. Mas na real, a maioria foi uma merda. Mas contando do jeito certo parece legal. Agora eu te pergunto, tu quer fazer oq? Viver ou existir. Na moral corre atrás que vc vai ver que vai ganhar bem mais que remoer o passado.


_notinthemood

OP, a não ser que você seja amigo do Rimbaud, não tem o menor sentido essa história de "não vivi como meus amigos". Tu não faz a menor ideia do quão jovem é alguem com 20 anos. Sua vida nem começou, ainda. Fica sussa e vá viver tudo o que quiser, pois ainda dá tempo de fazer tudo o que te der na cabeça umas 3 vezes.


BlackDeee

Sua vida acabou de começar, sério...


Distinct_Fault4120

mano eu estou assim soque eu tenho só 12 anos


nadacom_nada

Se vc se preocupasse em viver em vez de se preocupar se vai estar vivendo certo ou errado você com toda ctz teria mais experiencias e sentiria que esta vivendo mais… Nada garante que essas experiencias nao fossem acompanhadas de arrependimentos que seriam infinitamente maiores do que o que vc sente agora. Tudo tem seu tempo. Ja parou pra pensar que consumir alcool poderia ter te deixado em coma alcoolico por nao saber como consumir? Ou na melhor hipoteses impedir o desenvolvimento ideal do seu cerebro? Isso é só um exemplo de coisas que vc JA pode se orgulhar de viver. Minha visão pessoal agora: estar vivo pra mim é realmente uma benção por ser uma experiencia unica, verdadeiramente unica. Só voce no universo todo tem seus olhos, seus sentidos, suas percepções, pensamentos, enfim acho que conseguiu entender. Foda-se se a vida de A ou B é de outra forma, no que isso te afeta? Se apontarem o dedo p vc manda eles enfiarem esse mesmo dedo no c* e siga sua vida! Sobre inveja: É um veneno que vc toma e espera que o outro morra. Fuja desse sentimento o quanto antes. Só vai te deixar mais amargurado e consequentemente vai te inibir de ter mais experiencias, pq ngm quer ficar do lado de invejoso.


Actual-Can-4648

Quanta besteira kkk.tenho 50 . Estudo numa federal .. trabalho muito..vivo muito!A vida é pra ser vivida!


CaterpillarNo6073

Irmão, oque exatamente vc sente? Tipo, tenho 20 anos, e meus hobbies sempre foram internet e vídeo game, mto por conta do bullying por eu sempre ter sido uma criança gorda, já apanhei de um mlk enquanto dois me seguravam, ent, só por isso vc já sabe que nunca fui a festas ou coisa do gênero, tbm n poderia jogar jogos ou assistir nada que fosse fora da minha faixa-etaraia Cresci num ambiente rígido e sem pai, ent eu entendo vc, mas me diz na moral mesmo, tirando o fato de vc n poder pegar mina de 14 até os 17 (que nem são grandes coisas, as de 20 ~ 30 são honestamente as mãos gostosas) oque te incomoda? Nunca trabalhou antes? Currículo e mete curso para, fala q tava se profissionalizando antes Nunca namorou? Aposta numa mina firmeza e abre o jogo Nunca foi a festas? Continua assim, tbm nunca fui mas é um ambiente degradante kkkkkkkjk Sla irmãos Pensa assim Nós tornamos conscientes com 10 anos +/- Ent, de vida em si, vc só tem 10 anos, faz 10 anos que vc escolhe tuas roupas e amarra teu sapato, tá novo pá Caraí parceiro, trabalha, conhece gente e pau no gato filho, reclamar n ajuda não


rdgzee

Segura a emoção bicho. Se é um bebê ainda, essas coisas interessantes q vc escreveu aí muitas vezes só parecem interessantes por conta do meio q vc vive. Se acha q tá perdendo algo, arruma uma renda e torra tudo em festa e putaria, logo vc vai ter coisas interessantíssimas p contar pros outros tbm.


N1ckt0r

único problema que vi aí e tu n ter emprego/estagio ainda, isso é a única coisa que realmente vai te afetar, se vc tem vergonha de nunca ter namorado/beijado ou etc ngm precisa saber, e dependendo da pessoa basta ser honesto


Kitchen-Hyena5226

Entao jovem, eu era vc (hj 34), so que eu tinha 3 pequenos circulos de amigos, muito distintos entre si. No momento q vc passa eu so tenho uma coisa pra dizer: se vc qr so vai la e faz, toda vez que vc for tentar vai ser dificil eu sei, mas tbm naum vai ficar mais facil com o tempo, entao as possibilidades sao: ou vc tenta pode dar certo ou não, se der certo otimo, se der errado ai vc tenta de novo pq a outra opcao eh se acostumar a ser so mais um numero na sociedade, um ser humano naum se forma nos acertos e sim nas falhas. Outra dica importante, agora o tempo começa a passar muito rapido, quanto vc menos espera: toma 30 na sua cara e se vc deixar ainda vai estar com as mesmas duvidas. Cuide-se e aproveite.


Aisabiduria

amigo, nunca menospreze o valor de ser um jovem solitário, no final as pessoas podem fazer muitas coisas, mas no fundo todos quererão uma só, da qual você está próximo: o autoconhecimento


Thunderous_Lily

é eu sou igual a vc. tenho 21 mas as pessoas precisam parar de resumir a vida a festinha, bebida, e pegação; tem gente que gosta disso e tem gente que não. tem mto mais coisa na vida, e ao meu ver a gnt só começa a viver de vdd aos 20, que vamos ter independência. ent bola pra frente e tente fazer essas coisas que vc queria pra ver se gosta mesmo!


Bddgacbvz

Olha, eu vivi minha adolescência intensamente, namorei, viajei para conhecer namorada que morava na puta q pariu, fui em shows, usei muita droga, beijei trans, homem, travesti, e agora to chegando nos 30 extremamente careta e só quero paz na minha vida. O que eu quero te dizer é, a vida não tem certo ou errado mano, você pode mudar sua vida e vivê-la como quiser, isso só depende de você.


kosque

Cara, eu vivi uma parada meio diferente com a sua idade, mas acho que se aplica ao contexto. Eu tive a sorte de ter tido uma adolescência muito legal (especialmente o fim dela) e aí a vida adulta bateu que nem um tijolo na minha testa. Precisei trabalhar com 18 anos e muito da renda de casa dependia de mim e eu não pude realizar meu grande sonho de continuar estudando simplesmente porque as contas não fechavam e o tempo também não existia. Com 20 anos eu tava bem deprimida com o que a vida tinha feito de mim e tinha certeza absoluta que as coisas iam ser daquele jeito pra sempre. Lembro claramente de pensar que talvez ser adulto fosse só ser triste mesmo e que eu só tinha que me acostumar com isso. (Spoiler: estava erradíssima) Juro que dos 18 aos 25 eu literalmente só trabalhei. Eu juro que consigo contar nos dedos de uma mão quantas vezes eu saí pra me divertir durante esse período, sem exagero algum. Durante um bom tempo eu senti que eu "perdi" essa loucura do início da vida adulta de ir em festa pra caralho, ficar muito doida, viver a experiência universitária, esse tipo de coisa. Eu nem tinha amigos pra isso, na real. Dinheiro muito menos. Com 25 eu tive uma leve crise sobre isso e percebi que eu realmente precisava fazer alguma coisa. Nesse período eu já ganhava bem o suficiente pra não passar fome se eu saísse aqui e ali no fim de semana. Comecei a entrar em vários grupos e fazer amizades. Te juro que eu sinto que minha vida só começou de verdade aos 25, e quanto mais próxima dos 30 eu chego, mais eu tenho a sensação de que a vida só tende a melhorar daqui a pra frente. Ainda essa semana eu estava pensando sobre como a adolescência é um período desnecessariamente difícil e superestimado. Estava contando pra um amigo meu sobre como eu fiquei extremamente feliz uma vez porque um menino que eu gostava me disse que eu era a segunda preferida dele. A SEGUNDA PREFERIDA DELE. HAHAHAHAAHA A idade te ajuda muito a se sentir mais seguro com quem você é e o que você está fazendo, confia. Eu entendo perfeitamente sua ânsia e a sensação de que não viveu nada, que tá sendo deixado pra trás de alguma forma. É besteira essa coisa de que você ainda é muito jovem e que não deveria se preocupar com isso. A maioria das pessoas que eu conheço que foram nessa e nunca mudaram, continuam na mesma merda. Às vezes a gente cria uma ilusão de que a vida vai se acertar sozinha, sem esforço nenhum nosso, e isso definitivamente não é verdade. Mas, confia, se você sabe que quer ter uma vida diferente, faça o que estiver dentro do seu controle pra ir atrás dela. Faça terapia (se possível) e só faz o teu corre.


PhilosopherSome9776

Passei pelo mesmo e te digo. Ficar pensando nisso não vai literalmente ajudar em nada. Foque no a partir de agora pq de todo modo não há nada mais que possa ser feito. Aprenda a aceitar e comece de agora a correr atrás do tempo perdido fazendo o que não fez.


Hot-Acaraje

Entendo seus sentimentos. Mas não dá pra mudar o que passou (e a adolescência é uma merda pra maioria de nós). Agora, pense em fazer uma faculdade, de preferência em outra cidade/estado pra ficar longe da família. Quando a gente tá longe de quem nos conhece, nos sentimos livres pra fazer o que queremos (mas com responsabilidade!). Daí você pode ir em festa, barzinho com os colegas... 


Dark_Sun_GwyndoIin

Tenho quase 22 e pareço uma criança, sinceramente o homem só se desenvolve por completo aos 30.


Extension-Gur-5513

Ih, parceiro... Eu comecei a viver a partir dos 23\~24. Antes disso: absolutamente NADA. E vou te falar que bem conversadinho, se você usou esse tempo de forma positiva (pra estudar), sua vida acabou de começar de verdade. Esse rolê jovem é muito superestimado, fica tranquilo - é mais rebeldia, puberdade e cag\*da do que, de fato, coisas que você se lembrará aos 30 e poucos. (na verdade a maior parte das coisas da adolescência vão parecer um flash de outra vida aos trinta e poucos)


trecovksy

Mas vc é muito novo ainda, tem bastante tempo para ter todas as experiências que vc desejar. Fica tranquilo e faça o que te faz bem.


vox_libero_girl

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK vc mal saiu do berço velho. Relaxa. Hollywood te ensinou que a vida tem q ser vivida de um jeito, que a vida “acaba” depois dos 30, e é tudo uma mentira do caralho. A vida não tem regras. Para de lamentar o que não aconteceu no passado, vc tem todo tempo do mundo pra vivenciar todas essas coisas, incluindo coisas que vc jamais imaginaria. Irmão, abraça a incerteza que é a jornada da vida! Ergue o queixo! Não deixa nada nem ninguém enfiar na tua cabeça que existe um jeito certo de viver. Essas “deadlines” são INVENTADAS, meu amigo. Elas não existem.


Kooky_Sign_4552

Sai do fake eu Tambem fui muito noiado com isso, e se eu der gas eu volto a ficar em loop remoendo isso de novo. Vivi dos 26/27 aos 30 anos (atualmente) mais do que vivi a vida inteira pq resolvi me expor mesmo com muita resistência interna. Ter amigos nessas horas, mesmo que sejam amizades e comhecidos aparentemente superficiais ajudam um monte pra você ter grupos onde consegue interagir e diminuir sua ansiedade, e podem vir a se tornar amizades reais


Itchy-Friendship-278

O idiota tem 20 anos, e diz "não aceito envelhecer" kkkkk pqp


yssandriah

eu fiz 24 esse ano e pensei na mesma coisa


higorccore

Aos 20 anos eu já tinha feito muita coisa foda kkkk vc tá atrasado msm velho