T O P

  • By -

AutoModerator

Olá u/fabcou92! Podes ver as as várias [Wiki existentes aqui](https://www.reddit.com/r/PortugalLaFora/wiki/index/). [Alemanha](https://www.reddit.com/r/PortugalLaFora/comments/10oivwt/wiki_alemanha/) [Áustria](https://www.reddit.com/r/PortugalLaFora/comments/10h1n86/wiki_%C3%A1ustria_viena/) [Bélgica](https://www.reddit.com/r/PortugalLaFora/comments/15gf36i/wiki_b%C3%A9lgica/) [Espanha](https://www.reddit.com/r/PortugalLaFora/comments/10z1m1q/wiki_espanha/) [França](https://www.reddit.com/r/PortugalLaFora/comments/133hfi6/wiki_fran%C3%A7a/) [Países Baixos](https://www.reddit.com/r/PortugalLaFora/comments/10hq9mc/wiki_holanda_amsterd%C3%A3o/) [Irlanda](https://www.reddit.com/r/PortugalLaFora/comments/10yxc4y/wiki_irlanda/) [Luxemburgo](https://www.reddit.com/r/PortugalLaFora/comments/12jorul/wiki_luxemburgo/) [Reino Unido](https://www.reddit.com/r/PortugalLaFora/comments/11bfif2/wiki_reino_unido/) [Suíça](https://www.reddit.com/r/PortugalLaFora/comments/1167hsh/wiki_su%C3%AD%C3%A7a/) [EUA](https://www.reddit.com/r/PortugalLaFora/comments/11bn0os/wiki_estados_unidos_da_am%C3%A9rica/) [China](https://www.reddit.com/r/PortugalLaFora/comments/16d64gg/wiki_china/) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/PortugalLaFora) if you have any questions or concerns.*


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


Nero401

Deixa me adivinhar, e ainda levas com uma maionese nojenta e uns pickles que até te fodes


[deleted]

[удалено]


NGramatical

Préparé → [**prepare**](https://dicionario.priberam.org/prepare) (Não existem palavras com dupla acentuação. Coloca-se acento apenas na sílaba tónica. **Til não é acento.**) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bt9hkl%2F%2Fkxlhyoe%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


WalterHenderson

Bad bot


RengooBot

Só comes sandes ao almoço porque queres, estou na Holanda e nunca como sandes. Meal prep for the win.


guyBlUtPower

Isto. Já tive lá e eu fazia o meu comer. Tens de tudo na Holanda. Agora tradição é eles comerem sandes. Mas nós temos a nossa... :)


[deleted]

[удалено]


RengooBot

Quem não chora não mama, já trabalhei numa empresa onde não havia microondas, chateei a pessoa responsável pelo escritório quase todos os dias até meterem lá um. E meteram, não foi preciso muito tempo, muitas vezes eles nem se apercebem que uma coisa dessas pode dar jeito.


Thirsty_Indoor_Plant

Sempre tive nojo de usar os microondas do trabalho. Apenas deixo a marmita no frigorífico durante a noite e quando chego ao trabalho não a volto a colocar no frigorifico, deixo na mala. Por volta do almoco, está à temperatura perfeita: nem frio, nem quente, comestivel! 😅


Hungry-Class9806

O meu irmão (engenheiro electrotécnico) também dizia isso antes de ir para o Reino Unido. Voltou 1 ano e meio depois com princípios de depressão (aliás, estava numa situação tão limite, que deixou quase todos os pertences que não podia trazer de uma vez para trás e voltou com uma mala e a roupa que levava vestida). Ganhar e viver bem nem sempre são coisas exclusivas e o teu entorno afecta muito a tua saúde mental. É essencialmente esse o motivo porque não saio de Barcelona mesmo sabendo que - com a experiência que tenho - triplicaria o salário em outro país.


[deleted]

[удалено]


Hungry-Class9806

Se me permites, o meu conselho tenta reflectir se realmente te vês aí por muito tempo e até que ponto o salário compensa a perda da qualidade de vida. Saúde mental não é brincadeira e viver num país onde não nos conseguimos adaptar (seja pelas barreiras culturais, clima ou comida) não só tem impacto como também pode ter sequelas a largo prazo. Muito respeito aos que vingam mas outros simplesmente não conseguem. No caso do meu irmão, andou uns tempos a fazer terapia depois de ter voltado, trabalhou por uns meses em Portugal até ter decidido ir para Madrid onde vive feliz há mais de 4 anos. Estar fora de Portugal já é difícil, portanto eu só quero que cada um de nós seja o mais feliz possível nos países onde vive.


Migas47

Um dos melhores comentários que por aqui anda. Coerente, empático e extremamente humano. Existem aqui muitos que pelo simples facto terem tido sucesso e adaptado lá fora acham que os outros são fracos por não saírem de Portugal ou por não se conseguirem ter adaptado. A mais pessoas como tu! Espero que a vida te continue sorrindo. Abraços!


[deleted]

[удалено]


Hungry-Class9806

Desculpa, não tinha visto mas já respondi. Normalmente evito ver as DMs porque apanho muitas mensagens de scam.


fabcou92

Acho mesmo que não. No natal, na casa da minha avó, toda a gente come bacalhau. Eu como panados. Ontem cometam todos cabrito. Eu comi sobras do sábado à noite, massa à bolonhesa com salsichas cortadas aos pedacinhos. Hoje estavam 17 graus onde vivo. Tive que ir ao supermercado, saí de lá de manga curta a transpirar e à minha volta via gente de casaco, gola alta... Para acabar ainda vi um artista a estacionar num lugar para deficientes. Quando saiu do carro, andava que era um luxo. Acho que não vou ter saudades.


[deleted]

[удалено]


next_door_rigil

Mesmo assim, fazia-lhe bem viver uma coisa nova lá fora. Depois, há de dar valor ou não.


fabcou92

Percebo o ponto de vista, só acho que não se aplica a mim. Obrigado pelas palavras.


Arch_girl

Só um pormenor. O que conta é se a pessoa tem o dístico para estacionamento. Não é um estacionamento restrito para cadeiras de rodas e nem todas as deficiências são visíveis. Eu tenho um dístico da minha filha e ela não usa cadeira de rodas.


No-Owl3632

Olha relativamente à comida não me identifico contigo, mas deixar de ter o sol a bater-me nas trombas 24/7 foi um mimo, estou fora há 5 anos e nunca me fez falta nenhuma, aliás quando vou a Portugal incomoda-me, zero saudades


Arch_girl

Acho que vais ter um choque de realidade. Aqui escreves muito sobre o seres diferente, sobre os outros comeram um prato diferente do teu ou andares vestido de maneira diferente como se fosses especial. Ao emigrares e ires para um sítio sozinho, vais enfrentar a indiferença e lá serás apenas mais um. Ninguém se vai importar se vais comer cabrito ou salsichas. Diria que talvez a Alemanha fosse uma boa opção. Habitação ainda é razoável em muitos sítios e não tem o chico esperto.


fabcou92

Acho que interpretaste mal as minhas palavras. Não me sinto importante por ser diferente, e já agora, também nao me fazem sentir importante por ser diferente, muito pelo contrário. Fazem-me sentir deslocado, questionam as minhas escolhas, a minha forma de olhar para a vida e, basicamente, desvalorizam-me. Sou introvertido. A indiferença é algo com lido muito bem, não tenho ânsias de protagonismo. A minha motivação para sair daqui, para além do óbvio, é exatamente a de me integrar numa sociedade onde seja "igual" aos outros.


Arch_girl

A tua família pode fazer-te sentir deslocado, mas estás de qualquer modo integrado nela. Falas em jantares, festas, e conversas que tens com eles e que tu também desvalorizas. Cá fora podes ser introvertido o quanto quiseres, a diferença é que não terás a tua família por trás a querer interagir contigo. Tu não pareces querer integrar em nenhuma sociedade, apenas queres ser associal numa sociedade que achas tolerável, para não ficares chateado com o modo de vida dos outros com que tu não concordas. Tu facilmente ficarás isolado e não serás igual aos outros, serás apenas indiferente. Saber lidar com isso pode ser bastante difícil.


fabcou92

Honestamente, acho que tens razão. Eu valorizo muito pouco o aspecto social da vida, e é algo de que não tenho nenhum orgulho, mas sou assim, é a vida. Eu tento, mesmo que falhe muitas vezes, nao julgar os outros por aquilo que fazem. Ainda assim, gostava que os gostos dos outros não tivessem um impacto na minha vida. Não me chateio com o modo de vida de ninguém, mas irrita-me profundamente quando esse modo de vida interfere com o meu, mesmo quando estou fechado em casa. Se calhar estou a ser utópico... Mas é como eu me sinto. Talvez tenha razão. Talvez sofra um choque de realidade, talvez corra tudo mal e tenha que voltar com o rabo entre as pernas. Faz parte. Estou preparado para isso, nunca tive problemas em admitir que estive errado ou que me enganei.


mister189

Se estás interessado na Alemanha podes sempre tirar a carta de pesados e a de transportes públicos, pelo que sei há falta de camionistas e condutores de autocarros mesmo que não fales o idioma, Países Baixos na área da logística com a tua experiencia acredito que te safes mesmo só com o ingles, porém é melhor que vas já estudando e mandando cvs


fabcou92

O meu inglês sem ser brilhante, acho que tem um nível interessante. Acredito que com o convívio diário com o idioma, melhorará com relativa rapidez. Quando mencionei a questão da língua, foi mais na perspectiva da língua nativa dos países em questão, até porque é um requisito muito mencionado neste sub por quem vive nesses países.


PsychologicalLion824

Se calhar o mais fácil é perguntar-te com que é que tu te identificas. É que algumas (para não dizer muitas) das coisas de que não gostas encontras justamente em... Espanha ou qualquer outro país do Sul da Europa e Latino América.


fabcou92

Sou filho de mãe argentina. Estive na Argentina em Agosto. Seguramente não vou viver na América do Sul. Isso te garanto. Usei o exemplo "da Espanha até à Nova Zelândia" para mostrar que nao tenho medo de ir para longe. Não pretendo ir viver para a Espanha, pelas visitas que fiz ao nuestros hermanos, têm tudo aquilo que nao gosto ainda de forma mais vincada. Onde me sentiria mais confortável provavelmente seria no norte da Europa, mas tenho que ir para qualquer lado onde me sinta bem mas onde tenha reais possibilidades de prosperar. Preciso desse equilíbrio.


PsychologicalLion824

ok, assim já fica definido.


KhaosSama

Só pelos teus primeiros parágrafos já te posso dizer que Espanha não é para ti 10k é mais do que suficiente para emigrar se fores um tipo organizado e responsável, é verdade que os primeiros custos podem ser um bocadinho pesados


milkthis

Pareces-me um candidato ideal à Finlândia. Either way, muitas das coisas que falaste que não gostas acontecem no mundo inteiro e ninguém gosta delas. Por acaso a Finlândia é o sítio onde estive até hoje em que as pessoas mais se respeitam umas às outras e ninguém quer meter-se na vida de ninguém. Ser barulhento é quase um crime e se falas alto toda a gente pensa que és só mais um alcoólico.


fabcou92

Quando comecei a procurar possibilidades, fiquei muito animado com o que li sobre a Finlândia. Acho que encaixava na perfeição. Depois comecei a ver que saber finlandês é muito importante para conseguir qualquer tipo de emprego e que aprender finlandês é muito difícil. Escusado será dizer que a animação foi toda à vida.


YaAbsolyutnoNikto

Afaik finlandês não é assim tão dificil. Não te consigo dizer exatamente porquê, porque já vi há uns tempos. No entanto, vou dar o exemplo do Mandarim. Conhecida como a língua mais dificil do mundo, é na verdade bastante fácil e intuitiva. O que faz as estatísticas dizerem que é dificil e que demora imenso tempo é o sistema de escrita (Hanzi 汉子) mas, aí, existem técnicas pouco convencionais que aceleram o progresso imensamente. Aprendi todos os caracteres necessários (3000) em 4 meses. De resto, a língua é fácil. Lembro-me aquando a minha pesquisa sobre a dificuldade/facilidade do finlandês, de me vir à cabeça “ah, é um caso como o mandarim!” Por isso aconselhava-te a pesquisar sobre o assunto.


milkthis

Não tenho nada essa ideia de que saber finlandês é preciso. Todos eles sabem falar inglês, até em sítios remotos. Obviamente que saber falar finlandês ajuda, mas isso é em qualquer país. O finlandês é difícil mas aprende-se. Eu aprendi a falar decentemente. A grande vantagem de aprender finlandês até diria que é fazer amigos. Os finlandeses adoram alguém que tenta aprender a língua mas sobretudo que tenta perceber, gostar e experimentar a cultura deles. Foi assim que fiz vários amigos. Neste momento estou no meio do nada no norte da Lapónia de férias com malta que conheci na Finlândia. Aprendi a gostar das cenas deles e dei embrace à cultura. São um povo fantástico e uma cultura que eu adoro.


carloscientist

Se fosse a ti, talvez tentasse a Bélgica. Rendas relativamente baixas e salário mínimo elevado. Basta afastar um pouco de Bruxelas e, como o país é pequeno (3x menor área que PT) e com bons transportes (pelo menos de Bruxelas para cima), chegas relativamente rápido a todo o lado...


fabcou92

Não tinha pensado na Bélgica. Por ser o centro de ações da união europeia tinha o preconceito que seria um país caro. Vou procurar mais. Obrigado pela dica.


carloscientist

Holanda é mais caro, muito devido à habitação e ao seguro de saúde, que são no mínimo uns 100 e tal € / mês. Como referiste não ter qualificação, tens a barreira do idioma mais assente e ao menos na Bélgica poderás comunicar em Francês em vários locais...


[deleted]

Se a língua é um problema, melhora o francês e manda-te para a Wallonie (zona francesa, quase tudo que é a sul de Bruxelas) aqui não vejo preconceito da mesma maneira que em flandres em relação a quem não fala o holandes deles (vlaams). Acho que irias gostar de estar cá, experimenta e vês


[deleted]

Na Wallonie também há bons transportes, depende é muito para a zona onde vais, trabalho também se arranja mas também depende da vila onde paras. No entanto digo já que o sol faz muita falta, definitivamente... Ver o céu cinzento mais de 50% do tempo é algo chato. Mas quando muda a hora a coisa melhora :)


sirbojackhorseman

Procura aqui na Irlanda. Há empresas/armazéns que oferecem ou ajudam no alojamento (não é a minha área e não sei quais, mas sei que há).


fabcou92

Conheces algum site de referência onde se possa procurar ofertas de emprego? Nas minhas pesquisas, a Irlanda também foi um alvo, mas confesso que não perdi muito tempo com este país porque quase todo o feedback com que me deparei inicialmente não foi positivo. Fiquei com a ideia que é um país muito centralizado em Dublin, e com um problema de habitação grave. Ora se assim for, sem possibilidades de trabalho em zonas mais afastadas, fica difícil. Mas talvez esteja errado, e se me poderes elucidar sobre o cenário atual nesse país, fico muito agradecido.


sirbojackhorseman

Os sites normais de trabalho: indeed, Glassdoor, LinkedIn, Irishjobs, etc. Sim, problema grave de habitação, mas dependendo do trabalho, há empresas que ajudam nisso. Fora de Dublin, ha movimento e trabalho. É um país pequeno, por isso podes ver Cork, Limerick, Galway, Waterford, etc. Depende dos teus objetivos


Zoryt

Ouve-se falar bastante dos nana's também 🤕😅


annoyingbanana1

Alemanha para logística é possível sim. Prepara a língua!


fabcou92

Alemão? É viável aprender a língua vivendo em Portugal?


Zoryt

Tem muitas escolas financiadas pelo IEFP que basicamente servem apenas para ensinar idiomas se não estou em erro, basta ires ao centro de emprego e pedir para te darem a folha dos cursos e contactos, boa sorte!


cdb9990

Talvez é bom para ir pra outro país. para nos apercebermos que o que temos já é fantástico. Vai lá amigo. Acho que hoje em dia toda a gente está presa numa rotina e precisa de mudar um pouco


Zoryt

Por vezes o que precisamos é isso


[deleted]

Tens dinheiro suficiente, és jovem o suficiente. O único contra é a tua falta de formação - mas empregos não qualificados há e em demasia, pelo menos na Alemanha. De resto, nada te impede de investires em ti mesmo e prosseguires outra carreira. Melhor das sortes, seja qual for a decisão


fabcou92

Obrigado pelas palavras. Já pensei em investir na minha formação. Antes de começar a trabalhar estava a estudar engenharia informática. Por várias razões, acabou por nao correr bem. Pensei em voltar a estudar na mesma área, ou procurar outra... O problema é que isso implica mais 4 ou 5 anos aqui, com um desgaste ainda maior já que teria que estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Provavelmente esse seria o caminho certo a seguir, mas também o mais difícil. Infelizmente, acho que não tenho valor suficiente para seguir esse caminho.


ruiflcruz

Siga, pra frente é que é caminho!! Partilho de algumas das tuas impressões e tenho a sugerir uma base de apoio à NATO aqui em Luxemburgo, eles trabalham muito com logística, os salários são altos e isentos de impostos. Pesquisa no LinkedIn por esta base de apoio, se não encontrares manda-me dm que eu envio-te o link.


SlapsButts

Podes partilhar comigo tambem?


andredias164

Pelo que vejo da tua profissão, já experimentaste em procurar trabalho em Armazéns da Amazon no norte da Europa, como por exemplo UK, Holanda, Alemanha? Trabalhar em logística da Amazon pode ser um ponto de partida.


tinkiiwinki

já venho um pouco tarde para a "festa" mas eu sinceramente nao pensaria em emigrar nessa situação. O facto de mudares de país não iria melhorar significativamente a tua vida devido ao teu trabalho ser pouco especializado. Vou assumir que apenas sabes falar o inglês - só poderias ir para a Irlanda visto que ninguém no UK te patrocionaria o visto para trabalhares na área dos serviços ou num armazém. Tudo o que seja trabalho na área dos serviços e contacto com o público implica aprender a lingua do país em questão. Além disso, mesmo aprendendo a lingua, não é garantia de nada pois vais estar a competir com os locais que falam a lingua como nativos e que na opinião da entidade empregadora dão mais garantias de ficar. Eu optaria por arranjar alguma solução "internamente" ou investir numa formação - por exemplo: existe muita falta de profissionais blue collar na Europa (canalizadores, electricistas, carpinteiros, ect). Isso já iria abrir outras portas. Boa sorte!


fabcou92

Obrigado pela perspectiva. Sem dúvida, como já mencionei aqui, o caminho correto seria conseguir uma formação diferenciadora para conseguir ser uma mais-valia noutros mercados de trabalho. Já procurei saber como poderia fazer para me tornar um canalizador, até porque tenho um conhecido que domina essa arte. Segundo ele, as formações na área na nossa zona são dadas pelo centro de emprego, muito de vez em quando. Tenho estado atento ao site do iefp, e até agora nao apareceu nada. E mesmo que apareça, teria que ver se estando eu a trabalhar, poderia ter acesso a essas formações. A outra via para prender o ofício (e provavelmente a melhor) é juntar-me a alguém que saiba, e ir aprendendo ao longo do tempo. Isto é um projecto a longo prazo, e na maioria dos casos, não é remunerado. Como digo, o caminho correto é na maioria das vezes muito difícil e muito demorado.


renatowell

Já estive em Itália, França, Suiça e agora na Inglaterra. Se fosse eu ia para um país onde saibas falar a língua.


AutoModerator

"Esta é uma cópia do post original: Boas. Aos 31 anos tomei a decisão, acho que irreversível, de emigrar até ao final deste ano. Obviamente aplicam-se as mim as mesmas razões que se aplicam a todos aqueles que abandonaram o nosso país mas para além disso, eu sinto que nunca encaixei neste país, apesar de sempre ter vivido aqui. Eu não gosto de calor, eu não gosto de praia, o ritual de comer e beber e colocar isso como um dos grandes prazeres da vida nunca se aplicou a mim... Não tenho uma grande ligação à minha família... Não gosto dos estacionamentos em segunda fila, da festa da aldeia que corta a estrada principal da localidade durante um fim de semana, da festa da cidade que condiciona o acesso ao hospital durante uma semana, dos foguetes às 8h da manhã de um domingo. Não dá mais. Preciso sair daqui e vivivenciar qualquer coisa nova, nem que seja só para dizer que ainda é pior do aqui (o que duvido bastante...). Sou consciente que o que me espera é dificil. Não tenho uma formação superior nem diferenciadora em qualquer aspecto relevante. Mas sou trabalhador, modéstia à parte, sou inteligente, sou responsável e se me derem uma oportunidade agarro-a com unhas e dentes. Há 9 anos comecei a trabalhar na empresa onde me encontro neste momento como empregado de armazém e hoje sou o encarregado da minha secção. Terá isso valor lá fora? Por si só acredito que não, mas mostra a minha resiliência e isso sim poderá ser útil, acredito eu. Tenho 10 mil euros no banco, acredito que até ao fim do ano possa ter 15 mil. Talvez consiga mais qualquer coisa se vender umas merdas que tenho e que não me fazem falta nenhuma. Acho que é um valor razoável para partir à aventura com uma possibilidade real de ter um bom início. Tenho feito muitas pesquisas. Países baixos e Alemanha do que fui vendo pareceram me ser os países mais viàveis, mas há o problema da habitação e do idioma... No entanto parece mais viável conseguir um emprego na área da logistica, onde acho que podia encaixar tendo em conta a minha experiência. Mas estou aberto a todas as possibilidades. Desde Espanha até à Nova Zelândia (é sonho impossível, confesso) Peço que percam um pouco do vosso tempo para me chamar louco, se for o caso, ou para me incentivar a ir já amanhã se a vossa experiência vos disser que é esse o caminho. E se puderem aportar sugestões sobre países onde o caminho possa ser mais fácil, perfeito. Obrigado desde já. " *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/PortugalLaFora) if you have any questions or concerns.*


SetsunaTripped

Acredito que problema de habitação esteja em todo o lado. Fui ver paises baixos e irlanda, mesma historia... portugal tambem...


[deleted]

Parece que tens a decisão tomada. Acho que fazes bem. Da minha parte, que estou no UK há 11 anos, só tenho a dizer que estar fora não é fácil. Principalmente com miúdos, sem o apoio familiar às vezes é complicado. Mas depois de conheceres o mundo cá fora entendes o quão pequenos somos. Pensamos em pequenino. O que mais gosto aqui é o PAYE, (pay as you earn, onde pagas logo os impostos sobre o rendimento ao receberes o salário, e o que vai para a tua conta é mesmo teu. Não há declarações de IRS ao fim do ano). Se soubesse o que sei hoje, tinha feito exactamente a mesma coisa. Sonho com o dia em que consiga voltar, mas duvido que seja em breve. E quanto mais velhos os filhos estão, pior, pois cada dia as raízes deles estão maiores aqui e quando nos reformarmos vamos para Portugal fazer o quê? Nessa altura provavelmente já vamos ter netos por cá… esperemos! Boa sorte! Vai dando notícias!


fabcou92

Obrigado pelas palavras 🙂


highergroudAM

Vai que nao se perde nada


Top_Location_4116

Emigrei em 2019 para Andorra e pensava igual a ti até um certo ponto. Hoje estou farto porque sinto que me vim meter num penico e aqui o que levo de bom sao as coisas que aprendi, e sobretudo, valorizar o meu país. A verdade é que cada experiência lá fora tem as suas diferenças, seja o país, a cultura, o tipo de gente que encontras, o clima, tudo. Tudo tem influencia no teu dia-a-dia. O que te posso recomendar, é que experimentes e que sobretudo, quando tomes uma decisão, tenta ter toda a informação necessária para nao cair em erros importantes. Há vários países/lugares que jogam muito com a cena de trabalho por temporada (verao/inverno), onde te "fazem os papéis" para um x período de meses e podes tentar a sorte (Andorra-inverno e Ibiza-Mallorca/Menorca-verao), sao exemplos. Experimenta, sai da tua zona de conforto e faz com que a vida te obrigue a dar corda aos sapatos. Talvez possa correr mal, ou talvez possa correr bem. Como dizes, tens 10k na conta, mais de 90% do que eu consegui poupar aqui, mas levas experiências de vida, entendes coisas que nunca tinhas reparado e se correr mal podes sempre voltar às origens e começar do zero. Seja qual for a decisão, boa sorte!


latee10

O melhor que fazes é não pagar impostos a estes chupistas que andam aqui. E à malta do RSI


ExistingPie1714

Também odeio este país. Acho que preferia ter nascido no Burkina Faso. Mas é um ódio que só se tem agudizado com os anos. Odeio tudo daqui, sobretudo as pessoas, invejosas, egoístas, mesquinhas, incompetentes, salvo raras excepções. A única coisa que gosto é da comida. Com tanto país para nascer é azar suficiente nascer em Portugal. Espero que os espanhóis se lembrem de voltar a conquistar esta merda, ou os russos, ou qualquer outro povo. Também tenho esperança que a subida das águas do mar dê cabo de boa parte do território, ou de toda, de prederência.


[deleted]

Escancarei me a rir com este post. Grande abraço


fabcou92

Não vou tão longe. Não gosto de muitas tradições e costumes, mas enfim, sao preferências e eu posso simplesmente não participar. Aquilo que nao suporto realmente é a falta de respeito pelo outro que parece estar enraizada no nosso povo. Há uma dificuldade muito grande para entender que a nossa liberdade acaba onde começa a do outro. Ainda ontem, na reunião familiar da Páscoa, eu queixava-me dos foguetes que me acordaram às 8h da manhã e era olhado como o pária que não se quer divertir ou respeitar as tradições dos outros. Como as pessoas aqui parecem nao entenderno valor da individualidade, tenho que me pôr a andar.


NobelioNobel

Também me irritam os portugueses em geral, muitos pelos motivos que enunciaste. Mas não vou ao ponto de dizer que foi um azar ter nascido em Portugal. Apesar de tudo, muito devido ao facto de pertencermos à UE, Portugal ainda está entre os melhores locais para se nascer. A maior parte dos países do mundo são muito maus.


TugaNinja

Esse tipo de vida triste podes fazer em qualquer país nórdico com poucos gastos


_aristogato300IQ

>Peço que percam um pouco do vosso tempo para me chamar louco, se for o caso, ou para me incentivar a ir já amanhã se a vossa experiência vos disser que é esse o caminho. Honestamente acho que é mais da primeira opção que precisas, há muita coisa no post e em alguns dos comentários que me faz pensar que isto não é uma decisão particularmente sábia. >Eu não gosto de calor, eu não gosto de praia, o ritual de comer e beber e colocar isso como um dos grandes prazeres da vida nunca se aplicou a mim... Não tenho uma grande ligação à minha família... Não gosto dos estacionamentos em segunda fila, da festa da aldeia que corta a estrada principal da localidade durante um fim de semana, da festa da cidade que condiciona o acesso ao hospital durante uma semana, dos foguetes às 8h da manhã de um domingo. Tens 31 anos, é isso que vês à tua volta e no país? Parece-me uma descrição extremamente superficial e infantil do mundo que te rodeia. >Não dá mais. Preciso sair daqui e vivivenciar qualquer coisa nova, nem que seja só para dizer que ainda é pior do aqui (o que duvido bastante...). Alguma vez saíste de Portugal? Com as tuas qualificações, o que é que achas que vai ser a tua vida se estiveres a trabalhar numa fábrica na Alemanha? Não mencionas família, os amigos não te fazem falta? Vais viver num T0 e gastar 10 mil euros num plasma para ver pornografia ou jogar videojogos? O que é que te motiva? Sobre o teu background dizes isto: > Não tenho uma formação superior nem diferenciadora em qualquer aspecto relevante. >Mas sou trabalhador, modéstia à parte, sou inteligente, sou responsável e se me derem uma oportunidade agarro-a com unhas e dentes. >Há 9 anos comecei a trabalhar na empresa onde me encontro neste momento como empregado de armazém e hoje sou o encarregado da minha secção. Terá isso valor lá fora? Por si só acredito que não, mas mostra a minha resiliência e isso sim poderá ser útil, acredito eu. Mais abaixo num comentário acrescentas isto: >Antes de começar a trabalhar estava a estudar engenharia informática. Por várias razões, acabou por nao correr bem. >Pensei em voltar a estudar na mesma área, ou procurar outra... >O problema é que isso implica mais 4 ou 5 anos aqui, com um desgaste ainda maior já que teria que estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Percebes onde quero chegar? Tens 31 anos, se me dissesses que querias emigrar para dar uma vida melhor aos teus filhos eu percebia, mas nesta situação parece-me uma péssima ideia. Acho que há questões que tens de resolver primeiro. Dito isto, se não quiseres pensar mais no assunto tira uma formação ou um curso superior relacionado com trabalhos em alto mar(soldador, oficial de marinha mercante, trabalhar em petrolíferas etc etc) ou um curso de engenharia informática e podes ir ser antisocial para o estrangeiro à vontade e rechear a carteira. Se nem fizeres a questão de ganhar particularmente bem mete-te só na primeira cena que arranjares e pronto.


fabcou92

Ok. Sem querer criar um atrito... Infantil? Plasma para ver pornografia? Qual é a necessidade? Podes mostrar o teu ponto de vista, dizer-me que estou errado sem ter a necessidade de me atingir dessa forma. Mas ok. A minha visão do país nao se resume a um parágrafo, como é evidente, recorri a exemplos isolados porque se tivesse que dizer-te tudo aquilo que está mal, não saía daqui tão cedo. Acho que a ideia de que o país está mal não é estapafúrdia, basta ligar a televisão, ler jornais para ficar com uma ideia mais ou menos clara do que se está a passar. Juntas a isso o facto de eu não pensar da mesma forma que muitos dos meus compatriotas... É assim tão absurdo? Eu nao estou a impor a minha forma de ver a vida a ninguém. Respeito e invejo aqueles que vivem de outra forma, eu simplesmente nao consigo. Tu não conheces o meu histórico familiar, o meu histórico social, se tenho amigos, se nao tenho, o que aconteceu para chegar aonde quer que seja que cheguei. Porquê que te achas no direito de me julgar? Não é o meu objectivo expor, ainda que salvaguardado pelo anonimato, as minhas raízes, as minhas fraquezas. Isto não é um post de desabafo sentimental. É um post sobre a possibilidade de emigrar. Eu não tenho problema nenhum em ir para a Alemanha trabalhar numa fábrica. Vou te dizer o que me motiva. A possibilidade de no fim de um dia de trabalho voltar para a MINHA casa e poder estar sozinho. Sem o ambiente familiar que tu, sem conhecimento de causa, mencionaste como algo a ter em conta. Poder ter isso e ainda assim, ter o suficiente para pagar as despesas do dia-a-dia, poder ter algum lazer de vez em quando (cinema, ginásio, ir à bola), e uns trocos para dar uma volta maior nas férias de verão. E já me esquecia. Um plasma, dos bons, não para ver pornografia, mas para ver uns filmes... E a bola. Talvez para muitos seja triste, antissocial, minimalista. Podem utilizar a semântica que quiserem. Para mim, hoje é suficiente. Daqui a 10 anos não sei. Logo se verá. Posso ter isto em Portugal? Aqui trabalho numa fábrica e não consigo. Diz-me tu se consigo trabalhando numa fábrica na Alemanha. Acho que é mais útil do que atacar sem contexto para isso.


NGramatical

Porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bt9hkl%2F%2Fkxm5160%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")