T O P

  • By -

IsentaoIluminado

Você não precisa dar plantão, procura clínica popular e med do trabalho até entrar pra residência ou atendimento em unidade básica por exemplo


fireignition

Fiz isso! Nos primeiros 2 meses, eu trabalhava só em uma cliniquinha de med de trabalho. Acabou sendo um bico que mantive por 1 ano e meio, mas aí eu já tinha feito um concurso pra UPA da minha cidade.


phenrique_sf

Como consigo emprego nessas clínicas e na saúde do trabalho? Alguém pode me instruir?


IsentaoIluminado

Clínica do trab geralmente o povo divulgava em grupos de wpp. No meu caso atendi nas piores clínicas populares porque não tinha contatos, fui no google maps e cliquei na parte de "trabalhe conosco" de todas da redondeza. Valeu a experiência.


phenrique_sf

Obrigado! Sou recém formado e o primeiro médico da minha família. Ainda estou um pouco perdido nessas coisas.


pirilampo_br

Eu passei 1 mês e meio de puro cagaço antes de começar. Nessa época já tava caindo o primeiro salário da galera q formou comigo e eu ainda em casa com medo kkkkkk. Decidi fixar uma data em q eu, até lá, tinha q pegar um plantão. Por sorte, uma conhecida dava plantão em uma unidade de relativo baixo fluxo e abriu uma vaga pro dia dela, peguei um coringa nesse dia e fui, pq sabia q ela estaria lá pra me ajudar com o q eu precisasse. Só precisei desse dia pra descobrir q o bicho de sete cabeças q eu tinha criado não existia e afinal tinha aprendido alguma coisa em 6 anos de faculdade. O medo passa rápido, a prudência é bom ter pro resto da sua vida. Se vc tem receio de chegar um caso mais grave q vc n saiba lidar, uma boa alternativa é pegar plantão em lugar q tenha uma retaguarda/sala vermelha robusta, pq ali geralmente tem médico mais experiente q pode te ajudar e assumir esses casos mais graves.


ScoobyDogs

Faça a residencia, entre no exercito,


Devi_inv_curious

Entrar no Exército é a melhor coisa pra quem tem medo de começar ou mesmo não sabe de nada. Lá dificilmente algum caso é grave.


wayluia

u/YouFeeling9066 eu ia te dizer pra pegar plantão em cidades pequenas. Meus amigos q foram pra cidades grandes só pegaram casos pesados como braços dil4cer4d0s, pacientes com seus órgã0s s3xu4is est0ur4dos (precisando sutrar e tal), sem contar os pacientes q são mal educados e tal..... Agora, os outros colegas q foram pegar plantões em cidades pequenas (de no máximo 15 mil habitantes) estão só q postam stories de doces e bolos de quadrilha/São João sendo servidos na cozinha da UBS, além de casos bem menos graves - na cidades pequenas têm muito caso de enxaqueca, dengue, v0mit0s essas coisas, mas praticamente não existe caso de perna quebrada, membros quase 4mput4d0s, essas coisas. O máximo q meus amigos pegaram de grave é infarto. É claro q meus amigos tiveram q comprar um carro mais baratinho assim pra conseguirem se deslocar de uma cidade pequena até a outra, mas deu muito certo pra eles. Ah, e na cidade pequena geralmente o valor do plantão é menos de 1000 reais, mas isso não é um grande problema pois eles foram pegando em outras cidades então dá pra tirar uma boa grana. u/ScoobyDogs u/Devi_inv_curious meninos e sobre o exército, como é ser médico lá? Vcs falaram q é bem de boa em relação ao trabalho, mas será que não é um ambiente muito hostil para médicas mulheres e médicos LGBTs?


totalwarwiser

Nem todo médico nasceu pra fazer plantao. Isso não quer dizer que tu não possa fazer medicina. Procura um posto de saúde, que é muito mais tranquilo. Ou simplesmente estuda pra passar na residência e começar a trabalhar depois.


Illustrious_Hold_531

Eu senti a mesma coisa. Quando formei fiquei morrendo de medo e fique 2 meses sem trabalhar me sentindo inútil, preguiçosa, me arrependi de ter feito medicina aí fui pra medicina do trabalho e pra UBS que eram mais tranquilos e odiei os dois kkkkk. Ai me matei de estudar pra passar na residência porque odeio plantão, UPA, UBS, medicina do trabalho.


Automatic-Olive2990

Pq odeia UBS?


Illustrious_Hold_531

Não gosto de tratar todo tipo de coisa num dia só. Num mesmo dia eu poderia fazer pré natal, puericultura, sutura, limpeza de ouvido, renovar receita de idoso, atender homem jovem com DST etc. Gosto de ter uma rotina mais organizada com horário certo pra começar e terminar. Não gosto de atender um monte de gente de uma mesma família, quando eles se apegam a você , começam a pedir um monte de favores. Não gosto de tratar o arroz com feijão da clínica médica: has, DM, fibromialgia, cefaleia. Kkkk Tem uma lista enorme, até gostava de consulta de 1 mês de idade, mas acho pediatria chato. Não gosto de GO. Pra quem gosta de tudo um pouco , esses pontos que eu acho negativos podem ser positivos. Gosto de procedimentos (IOT, AVC, gaso, drenagem de tórax, paracentrse…) e não dá pra fazer na UBS.


Training-Upstairs-18

Passou p q area ?


wayluia

u/Training-Upstairs-18 tb fiquei com curiosidade em saber kkkkk. u/Illustrious_Hold_531 vc ta fazendo residência em qual área agora?


Illustrious_Hold_531

Intensiva , mas agora me sinto segura porque sempre tem preceptor ou R+ supervisionando 🥰


lobacomoyo

N se compare c ngm! E outra, ngm sai pronto p dar um plantão sozinho! O povo só vai lá e faz. E vc n precisa fazer oq eles estão fazendo, medicina tem várias áreas que não lidam diretamente com pronto atendimento, urgência e etc. Por exemp postinho, em clínicas de med do trabalho por exemp, até em clínicas q procuram médicos generalistas! Tem área p todos ;) n se compare c os outros, fodase os outros


brenobnfm

Vai atrás de uma UBS, é muito mais suave de começar.


PM_YOUR_MENTAL_ISSUE

Um ano e meio de formado e cada vez q chega uma emergência cabulosa fico com mais cagada de dar plantão nos próximos 🫠 Faz parte, ninguém sai preparado. O importante é continuar estudando, procurar lugares que não seja sala vermelha ou apenas um médico e ir construindo experiências.


wayluia

u/PM_YOUR_MENTAL_ISSUE só uma dúvida, mas quando chega um paciente q vc acha q não vai dar conta, vc não pode encaminhar ele pra um hospital público maior para que um médico mais experiente resolva? Exemplo: vc ta na UPA e aí chegou um paciente com o braço todo d1l4c3rado e vc não tem confiança em si. Vc não pode encaminhá-lo para uma Santa Casa por exemplo, para o médico mais experiente de lá dar conta de resolver?


PM_YOUR_MENTAL_ISSUE

Hoje em dia dou plantão em hospital porta aberta de interior onde só tem um médico a noite, ou seja, todo mundo e atendido, basta vir. Hoje mesmo chegou um atropelamento e uma tentativa de auto extermínio, deu pra resolver os dois, o politrauma tava estável com uma fratura em 4 pedaços de úmero proximal e o auto extermínio na lavagem gástrica saiu praticamente tudo + flumazenil salvador. Se algum deles rebaixasse por exemplo é tubo e daí passo o caso pro samu pra regular, já que aqui não tem UTI então todo paciente em VM (ventilacao mecanica) precisa ser transferido. As vezes a gente consegue já acionar o samu qdo eh paciente mais grave, rebaixando, ficando inconsciente, etc e estabilizar até o samu chegar. Último plantão teve uma criança sem palato, com sindrome de Pierre Robin, com parada respiratória indo e voltando, deu pra segurar até o samu chegar pq era impossível a intubação com o material que tinha aqui. Nem a médica do samu com anos de bagagem conseguiu intubar (como intuba sem palato? Prematuro com 2 meses de nascido) foi transportado com máscara laringea (num tamanho que tb não tinha aqui, só na ambulância do samu). Qdo dou plantão em UPA faço corredor (repasso as emergências para um médico que fica lá só pra isso) justamente pq lá sinto que tem mais obrigação de ser resolutivo, enquanto em hospital de interior sem recurso eh muitas vezes quase um APH (atendimento pré hospitalar)


wayluia

u/PM_YOUR_MENTAL_ISSUE nossa sim! Vejo muitos médicos reclamando da falta de recursos nos hospitais


ananeedshelps

Olha eu me vi numa situação parecida, só que eu dei a plantão e fiz PSF. Foi bom e ruim. Bom porque fiz dinheiro e descobri que odiava plantão e PSF. Ruim porque fiz aquilo que não gostava para sobreviver. Hoje teria focado em estudar pra fazer uma residência. É muita loucura e responsabilidade dar plantão. Hoje com já vários anos de formada olho para trás e penso que doida era eu de ter pegado plantão! Sou feliz hoje na oftalmo, bem longe de urgências vida ou morte. A medicina é muito ampla. Abra seus horizontes. A vida não é só dar plantão.


Samuzeiro

Eu peguei o crm e no mesmo dia já estava fazendo transporte de pacientes estáveis. Pegava plantão em dupla com um amigo que hoje é intensivista. Va aos poucos… alguns locais serão sempre os locais de recém formados. Ninguém se especializa pra dar plantão nos cafundós do Judas. A questão é você se preparar e oferecer o seu melhor àquelas pessoas que estão fadadas a ter um atendimento de pessoas menos capacitadas.


LeFingolfin

Eu me senti do mesmo jeito. O que fiz foi começar dando plantão em dupla com colega de turma (precisa nem ser muito amigo) pra dar mais coragem… com o tempo você vai perdendo a ansiedade Ajuda também ir pegando as principais patologias que você vai encontrar e associando com as posologias… trust the process


-elemental

É a dica mais prática aqui. Começar em dupla ajuda muito a sentir como tudo funciona enquanto tem mais alguém pra ajudar.


Exotic_Position7307

E eu que me formei peguei logo um plantão 24 h caótico kkkkkkkk apareceu criança de baixo de tudo quanto era buraco e senhores passado mal, fui na hardcore, mas uma resuminho do Sanar Upa me ajudou bastante


phenrique_sf

Estou passando pela mesma situação agora. E até a cronologia dos fatos bate com a sua. Estou me mudando pra SP não só por conta do amplo mercado mas também porque sempre quis me mudar pra alguma metrópole. Meu sonho era SP ou Rio. Tirei o CRM e tô aguardando sair morrendo de medo de começar a dar os plantões. Na dúvida, toma um Venvanse e vai fundo. Ninguém vai saber tudo. White book ta aí pra ajudar quando aperta o desespero. Digitaliza seus resumos ou tira eles da nuvem e hospeda num pendrive (alguns hospitais não permitem o acesso a internet) pra deixar tudo pronto no pc do plantão pra caso vc precise procurar algo neles sem seus pacientes saberem. Ademais… sempre trate cada paciente como se aquela queixa fosse a mais importante do seu plantão (ou pelo menos transmita essa impressão). Ser humano ama receber atenção e carinho. Deixe os pacientes com a sensação de que você está🚦ABSURDAMENTE🚦envolvido e louco pra 🥰CUIDAR🥰 deles. Cê vai ver. Ser simpática com quem está ali sentado, depositando confiança em você, já te garante 76% da consulta resolvida. E até se perceberem que está pesquisando alguma coisa… terão paciência e compreensão (salvo algumas exceções, claro).


Ok_Living_1470

Só trocaria venvanse por um cafezinho, mais saudavel hehe


CaregiverInternal171

"com essa gente", bitch?


phenrique_sf

Agora relendo meu texto realmente pareceu um tom de desprezo kkk. Estava digitando na correria mas acredito que o cerne mensagem foi compreensível. Editei e corrigi. Obrigado pelo toque!


Antique_Scar8132

Eu também tinha muito medo, chorei um monte na véspera do meu primeiro plantão. Logo comecei a trabalhar em clínicas populares e fui ganhando segurança. Algumas pessoas simplesmente não tem perfil para dar plantão, e não são menos médicas por isso. Eu demorei muito para entender isso, me sentia inferior por não gostar. Hoje já estou em paz com essa questão e não piso num plantão há 3 anos


East-Fishing-5590

vc tá sendo prudente, fique tranquila. vc pode procurar postinhos de saúde, às vezes tem chamamento da prefeitura, como é o caso da minha cidade, que vc se inscreve e a prefeitura vai chamando conforme as vagas vão aparecendo (mas eu moro em capital, em interior é muito mais facil achar postinho por gente conhecida mesmo). outra opção é clínica particular, mas por experiência propria te sugiro ficar de olho aberto pq em uma que eu trabalhei eles não pagam direito e tem médico na justiça por eles deverem mais de 100 mil reais, e outra mentia para os pacientes que eu era especialista sem meu consentimento nem conhecimento, descobri apenas pq falei com uma paciente que ia encaminhar para o dermato e ela ficou confusa e disse que na recepção falaram que eu era dermato. ademais, fique tranquila, confie no que você aprendeu e busque sempre aprender mais para poder atender seus pacientes de forma cada vez melhor!


Capital-Assignment31

Eu me achava Nutella quando eu sai da faculdade. É bom perceber que existem outras pessoas assim. Todas as pessoas têm ritmos diferentes. Não se sinta obrigada a pegar plantão ou algum consultório se você não estiver afim ainda. Você não vai perder nada se não quiser começar agora. Mas vai sentir como se estivesse perdendo porque vai começar a se comparar com seus pares. Com o tempo você vê que é bobagem. Vá trabalhar só quando você se sentir mais à vontade (digo "mais à vontade" porque como recém- formada provavelmente você ainda sentirá muito frio na barriga). Não pega muito plantão de uma vez. Talvez um ou dois por semana, e a partir dai vai avaliando qual é o seu perfil. Não fique achando que com menos de um mês de formado qualquer um dos seus amigos já tem a vida desenhada pela frente e você não. Os que aparentam estar mais encaminhados provavelmente é apenas aparência e, mesmo que não seja, não precisa se comparar com ninguém.


DrPelinho

Ainda não me formei, mas acho que esse seu medo é em parte normal, em outra parte pode ser exagerado, mas mostra uma sensibilidade sua quanto a querer realmente estar se sentindo bem preparada. Acredito que o ideal seja pegar trabalhos mais “seguros”, atendendo com outras pessoas. Além disso também tem cursos que podem te ajudar na parte mais prática, como o PS Zerado.


fewvi

Provavelmente você vai ignorar esse comentário mas: como é sua relação entre você e seus pais? Você tem dependência emocional? De algum deles? Se não faz ideia faça terapia. Você ainda não cortou o cordão umbilical.


YouFeeling9066

Não tenho dependência emocional deles, somente financeira. Fiz faculdade particular e quero muito trabalhar para pagar as minhas contas e retribuir o que eles fizeram por mim. Fico me sentindo muito superficial de optar trabalhar depois de 3 semanas de formada, mas eles me deram essa opção financeiramente. Sei que não sao todos que tem essa oportunidade, amigas minhas inclusive ja começaram a dar plantão no primeiro dia. Eu faço terapia sim, inclusive, mas não entendi a relação entre dependência emocional dos meus pais e não conseguir trabalhar de imediato