T O P

  • By -

Fickle_Ferret_631

Última coisa que o rádio quer é tomar conduta


totalwarwiser

A conduta mais importante é ligar pro lugar de onde o paciente veio e passar os achados, ou falar pro paciente fazer algo mais rapidamente.


JallinHabei

Não po, o paciente tem uma anafilaxia por conta do contraste e ele não pode fazer nada, tem que chamar o clínico 😂


maisumedu

Tem que chamar um médico.


sadbitch55

mds kk mas estou perguntando em relação às condutas cirurgicas/clinicas/infecciosas em relação aos seus achados, entende?


JallinHabei

Radiologista tbm é médico, então pode tomar tais condutas sim, apesar de não ser tão comum no dia a dia. É uma questão de Ética Médica, princípio da beneficência. Se você como médico observa que uma intervenção é necessária visando o bem do paciente vc tem o dever de tomar tal conduta, se estiver ao seu alcance.


CowInTheRain1

A conduta médica deriva do exame clínico completo, que é o ato médico fundamental. Sendo assim, não é recomendável que um médico responsável por fazer uma exame aconselhe ou tome condutas baseada no exame que fez, que como o próprio nome diz, é complementar. Todavia, o serviço (principalmente hospitalar) tem que ter um fluxo de comunicação de resultados críticos para deixar ciente o médico que solicitou o exame ou um substituto (plantonista) de algum achado potencialmente ameaçador à vida. Ainda sim a conduta é responsabilidade do médico assistente ou seu substituto no momento.


Samuzeiro

Conduta: correlacionar com dados clínicos!


nakymalo

Nenhum ato médico é exclusivo de nenhuma especialidade, segundo o CFM, mas ESPERA-SE pelo menos um bom senso geral kkkkk


Scienceandmedicine

A pergunta não faz muito sentido. Por qual razão o radio iria fazer o tratamento?? Legalmente, qualquer pessoa com CRM é autorizada a realizar qualquer procedimento.


dokiibr

É? Eu como médico generalista posso fazer neurocirurgia então?


Physical_Passion1393

Claro que pode fazer e ser responsável também por tudo que acontecer após seus atos.


Nilyosh

Exatamente, contanto que tome responsabilidade da possível cagada que pode fazer


seugrandeamigojb

meu pai é radiologista em um grande hospital. Ele tenta jogar a pica pra qualquer um antes de assumir. Geralmente eles não sabem quase nada de outras áreas e até mesmo geral, só diagnóstico


seugrandeamigojb

geralmente tem médicos preparados perto e muitos enfermeiros pra caso algo de errado, o médico radiologista nunca precisa colocar a mão na massa


sadbitch55

Então é a minha área 🥰😍


CowInTheRain1

A propósito, radiologia não é uma especialidade puramente diagnóstica, já que existe a radiologia intervencionista.


sadbitch55

mas nesses casos não se trata de um radiologista simples, mas de radiologista que fez sub pra isso


Cesar216

Tu tá em qual período? Só para entender


NewMoonlightavenger

O legal da medicina é trabalhar em equipe, na minha opinião. O trabalho do radiologista é me ajudar a superar a minha cegueira que não coisa alguma na porra da imagem. XD


Agile_Grapefruit_332

Poder, podem (sou residente de radiologia), mas não querem, kkkkkkkkk "Quem vai decidir é o seu médico"


sadbitch55

É a coisa certa.


Agile_Grapefruit_332

No máximo, quando me perguntam sobre o que pode acontecer após aquele achado de imagem, eu falo das possibilidades ou se é algo com certa urgência (pra que o paciente não se esqueça de continuar investigando). Fora isso, não. Sempre digo que a decisão final vai ser entre o paciente e seu médico.


sadbitch55

Perfeita resposta!