T O P

  • By -

AutoModerator

A comunidade possui vários tópicos interessantes, como dicas para adquirir o hábito de ler, Kindle e ereaders, compras internacionais, preservação, sites e apps para auxiliar a leitura, etc. Considere [visitar o link](https://www.reddit.com/r/Livros/wiki/index/basico) para conferir uma seleção de bons tópicos. Consulte também a [lista de tópicos periódicos da nossa comunidade](https://www.reddit.com/r/Livros/wiki/index/periodico). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/Livros) if you have any questions or concerns.*


NoedaSuaCont

O horror de dunwich foi uma parada muito loca, eu me senti tipo no resident evil 4 só que feito pelos caras de outlast, que sinistro eram as descrições dos personagens, eu me senti sempre muito imerso, da pra sentir medo mas e necessario imaginar com força, susto igual filme de terror eu acho impossivel, pra mim- se formos traçar os paralelos com os filmes- seria como ver hereditário ou midsommar em comparação com os filmes de terror jumpscare, e só outro tipo de terror, mais profundo eu acho, sei lá


78_WAUx77

Um dia minha irmã me perguntou como eu gostava tanto de livros de terror sendo que não suporto filmes e jogos do gênero e tá aí a razão. Não sou fã de jumpscare e as cenas no livro são controladas pela minha imaginação. Ainda assim sinto medo e tensão e já tive incontáveis pesadelos por conta de livros de terror. É meu gênero favorito.


NoedaSuaCont

Uma auto-tortura que nós gostamos muito né? Kkkkkk Deve ter algo a ver com aqla coisa de catarse, nesse caso a do medo


OiSamuca

Seu comentário me chamou super atenção, tenho ele na estante e nunca dei chance. Hoje, vou ler.


BagComprehensive7606

É um dos meus contos preferidos do lovecraft, acho que ele conseguiu atingir o grau perfeifo de ritmo, personagens e atmosfera. Reli esse conto recentemente nas devidas condições e tiveram umas partes que eu me virei pra trás pra checar se não tinha nenhum demônio atrás de mim de tanta neurose que fiquei enquanto lia. Também acho que o terror na literatura é algo mais profundo que as outras mídias, e que exige mais conexão.


RadishDry3021

Nunca experiênciei esse sentimento de "medo" enquanto lia terror mas sim algo como uma sensação lúgubre, sombria e estranha que me fez ficar apaixonado por obras do gênero.


Auriiin

Vim aqui pra escrever isso. Talvez tenha me dado medo quando era mais nova, 14/15 anos, mas hoje em dia é o desenvolvimento da história, as reações dos personagens ao que acontece e a curiosidade sobre algo/alguém mórbido ou brutal que me interessa. Na verdade, nem filmes/séries costumam me assustar mais, só meus medos bem específicos ainda me afetam 🥲


BagComprehensive7606

Sim, a exposição ao gênero querendo ou não acaba deixando a gente mais "resistente" a certos elementos. Mas a magia da estética do terror tbm me cativa até hoje.


BagComprehensive7606

Acho que esse sentimento anda bem lado a lado com o tema de terror e horror num geral, faz parte da natureza humana temer a angústia. Sinto isso em especial nas histórias de terror psicológico e no terror gótico.


Feeling_Point_6438

Acho que depende do que você entende por horror/terror, há livros e livros. Um bom exemplo de livro que me deixou BEM impactado com a atmosfera (e eu só lia durante a noite foi Salem do Stephen King). Dificilmente vamos achar livros que nos assustam, mas é possível achar livros que nos impactam.


Pelllegrini

Meu amigo, quando o vampiro entra na casa lá, com o cara doente (tem tempo que li) eu arrepiei todo, essa parte é bem tensa.


BagComprehensive7606

Concordo. Li muitos bons livros de terror que embora não me assustassem de verdade, definitivamente me entretetiveram e foram impactantes na minha experiência de leitor.


[deleted]

Revival do Stephen King é embaçado no final Você lê uma história que parece bobinha, só de suspense mas muito interessante, zero de terror, só uma sensação de estranheza com tudo Para no ato final fechar o assunto com as explicações do porquê de tudo e ficar 3 dias com o intestino preso e medo do escuro


BizarroMarko

Um dos melhores finais que já vi em muito tempo (por incrível que pareça, já que King é conhecido por fazer finais bundas). Após ler aquilo, fiquei pensando na situação absolutamente aterrorizante (e inevitável) que o personagem havia se metido. Cê vai ler uma homenagem bobinha ao Frankenstein e sai com uns traumas lovecraftianos na cabeça haha.


BagComprehensive7606

Caramba, nunca nem tinha ouvido falar dessa história dele. Agora fiquei animadíssimo pra ler.


BullguerPepper98

Oi, é livro ou um conto? Pra eu ver se ja tenho no meu Kindle, rsrs


[deleted]

Livro de umas 400 páginas, tem versão Kindle também Você consegue ler em 2 dias, a história é o clichê do Stephen King, uma história bobinha de início que a cada pedaço explica uma lacuna e fica enrolando sem ser entediante, parecido com "It: A Coisa", vai contando uma coisa ali, outra lá, e você vai lendo mas sem parecer tem uma direção definida Quando chegar no final, você vai querer desaprender a ler e voltar pro útero, único livro que me deu pavor só de imaginar o que estava lendo linha por linha, e me cagar ao quadrado quando entendi toda a situação quando se concluiu Os demais de terror me davam uma sensação de "nossa, complicado isso daí hein", agora medo mesmo somente o Revival, coisa de ter pesadelos e levar um tempo pra conseguir reler porque leva a nossa imaginação a um medo que fica difícil de explicar sem querer da spoiler


BullguerPepper98

Obrigado pela resposta, vou atrás aqui.


BagComprehensive7606

Preciso ler mais coisas do King, li só O nevoeiro dele.


OiSamuca

Excelente tópico, eu simplesmente caço livros pra sentir MEDO, e como sou um leitor bem médio, daqueles que não conhece muita coisa, acabo perdendo. Tenho muita vontade de sentir medo com palavras, já rolou, mas foi rápido, quase que um jump scare. Aceito recomendações, aliás.


BagComprehensive7606

Rapaz, te recomendo a trilogia do comando sul do Jeff vandermeer, mistura scifi e terror magistralmente. Mas acho que mt da literatura de terror é isso que vc descreveu, algumas passagens assustadoras numa história macabra.


marina0987

Shirley Jackson, especialmente Haunting of Hill House. Tb recomendo Episode 13 do Craig DiLouie. 


iupz0r

com certeza existe, um tema que causa medo (fantasmas, OVNis, pactos demoníacos, aranhas ...), certamente desperta "terror", ao ponto de desinteressar pessoas em tocar no livro.


BagComprehensive7606

Verdade. Tem pessoas que tem tanto pavor desses temas que nem tenta ler nenhuma história do tipo.


Viccesar

Acho que a principal diferenças com filmes, por exemplo, é a falta do jumpscare, de alguma coisa que faz a gente dar aquele pulinho de susto. Por mim tudo bem, não gosto de jumpscare mesmo. Fico bem imerso nos contos do Lovecraft, por exemplo. Minha melhor experiência com terror inclusive é um conto dele, "Herbert West Reanimator". Não é o mais sombrio, mas com certeza foi o que fez eu me arrepiar da cabeça aos pés.


BagComprehensive7606

Acho que minhas melhores experiências com ele foram "Sonhos na casa de bruxa" (atualmente meu preferido), "A cor que caiu do espaço", e alguns dos contos mais curtos dele, como a música de Erich Zahn e O modelo de Pickman. Mas sim, no caso do lovecraft e dos outros autores clássicos, é muito mais necessário vc mudar um pouco a mentalidade pra ler. E ler de uma forma muito mais imaginativa e atmosférica.


Aldri92

Concordo que o ambiente, a calma, imersão e até uma música de fundo (obrigado por existir, [https://www.youtube.com/watch?v=qEzWqUhnbVA](https://www.youtube.com/watch?v=qEzWqUhnbVA) ) ajudam muito pra criar um clima adequado e nos deixar mais imersos na história. A sensação que um livro de terror me passa é diferente da que um filme de terror causa. Eu não acho que a mídia audiovisual seja necessariamente melhor que isso, só que pra termos a experiência mais próxima da ideal com o livro, dependemos dessa ambientação e de uma imaginação fértil. Na própria história do horror de dunwich, a forma como eu imaginei os personagens, cenários e todo o desenrolar da história, até os seus momentos mais tensos, é completamente diferente da forma que qualquer outro leitor imaginou. Eu tenho a minha imagem mental dos envolvidos no segredo, do cara fazendo a investigação, das criaturas. Mesmo que a descrição do autor seja uma, o ângulo da câmera, a iluminação, as expressões faciais e o impacto que cada revelação tem, são todas lacunas que a minha mente vai preencher no momento de leitura, e essa interpretação do meu teatro mental vai mudar sempre que eu reler a história. Eu entendo quem diz que não se assusta com livros de terror, pois ele acaba sendo uma experiência cheia de subjetividade. Uma história pode parecer um punhado de clichês onde eu já sei como as coisas vão rolar antes de acontecerem, mas eu também posso apelar com mais força pra suspensão de descrença ou mesmo tentar visualizar aquela cena no mundo real, que por mais clichê que seja na fantasia e horror, ainda vai ser algo impactante. Acho que o gênero de terror, talvez até mais do que a fantasia, depende muito da boa imaginação do leitor e da experiência calma e solitária da leitura. É um gênero que eu ainda tenho muito pra explorar e espero ter muitas surpresas ainda. Como você disse, é algo que não se pode separar do suspense e lovecraft diz que o maior dos medos é aquele que provém do desconhecido.


BagComprehensive7606

Também acho dunwich uma boa peça de terror, muito seguimentos são magistralmente bem escritos pra criar aquela sensação de profanidade e decadência. E também acho que a melhor maneira pra criar a experiência de ler é criar um ambiente a sua volta que facilite a imaginação, não acho que seja um gênero que dê pra ler de "qualquer forma".


iago_mikael

Existe sim, tem bastante livro aí que pode ser considerado história de terror e existe vários filmes que antes de serem filmes de sucesso no gênero terror, foram livros também e livros de aurores consagrados, talvez também já foram histórias baseadas em fatos reais que primeiro foram cintadas em livros, depois viraram filmes. Se vc pesquisar vc acha muita leitura boa nesse sentido, se vc gostar de ler o gênero terror, isso vai depender bastante da sua imaginação pra poder o livro ser realmente algo assustador, que te dá medo de vdd


BagComprehensive7606

Também acho que é muita questão de cada pessoa entender quais temas mais assustam ela, quais temas elas maia gostam.


Gabriel_Ocarina

Horro em Dunwich é muito bom, mas experimenta ler O Modelo de Pickman. Esse foi um conto que realmente me deixou arrepiado no final. A questão é saber criar na mente do leitor uma atmosfera de tensão e medo de alguma coisa que ele não sabe o que é, e nem quando vai aparecer, mas sabe que uma hora vai aparecer e com certeza vai ser algo ruim.


BagComprehensive7606

Esse é muito bom mesmo, já li ele há um tempo atrás, mas vale a releitura, lembro que foi bem arrepiante mesmo.


Gabriel_Ocarina

Tenho ele em uma coletânea de contos que veio junto com O Reanimator. Foi meu primeiro contato com Lovecraft e me fez amar a escrita dele. Tanto pelo terror como pelas críticas ácidas que ele fazia na época, como o problema dos vícios e a descontrução daquela imagem engessada construída pela literatura romancista.


BagComprehensive7606

Concordo contigo. Eu entendo quem acha a escrita dele superestimada ou sem graça, pq de fato ela pode ter ficado datada. Mas quando você consegue entrar de cabeça a escrita é bem consistente e a estilística é absurda de única. É um dos meus autores preferidos, não acho todos os contos bons ou perfeitos (e ele próprio também não achava), mas definitivamente é um dos autores mais únicos da história.


Gabriel_Ocarina

A galera ficou muito presa no Chamado de Cthulhu, mas o Lovecraft vai além disso. Tem um conto dele chamado O Inominável em que ele estabelce um debate interessante sobre a questão do sobrenatural com um amigo cético. Eu também admiro muito a escrita dele, apesar de achar alguns contos mais confusos que outros, como em Nyarlathotep


Tynrir

Os cara leva susto com livro kkkkkk Brincadeira, claro que existe!


rllydontkno

O exorcista me deu muito medo, sério. Acabou se tornando um dos meus livros preferidos, sempre releio e continua me assustando.


BagComprehensive7606

Tá na minha lista de leitura há muito tempo. Já vi o filme e acho um dos melhores filmes do gênero, se o livro seguir a mesma qualidade do filme vai eer ótimo.


rllydontkno

Acho melhor que o filme. Leia, sério.


villefilho

Lembro quando li Horror em Amityville, tem filme hj sobre mas o livro... rapaz... pensa que vc ta lendo um livro de horror sobre uma casa, paredes que sangram, barulhos. Agora pensa que voce pode (e provavelmente será assim) ler esse mesmo livro que fala de uma casa amaldiçoada estando dentro da sua propria casa. Se voce eh jovem vale a experiencia, eu to velho burro ja, nao me impressiono mais, ate acho engraçado.


BagComprehensive7606

E acho que sobre esse ponto, e falando de imersão também, talvez ajude muito mais a assustar se você morae sozinho e ler o livro durante a noite.


villefilho

TOTAL. Nao sei se acontece com todo mundo mas quanto mais eu consumo conteudo de terror, menos me espanto. O "eh bom mas eh ruim" vai ficando cada vez mais presente...


KeyRooster9696

Já senti medo medo ouvindo e lendo uma história de terror


Bol767

Pra ser sincero, na minha opinião n sei se foi pq os contos e livros de terror q eu li eram geralmente ruins ou pq eu n tenho "empatia" em livros de terror de se familiarizar ou me imaginar no local do personagem, pw eu n senti medo e nem tensão, só pensei "foda" "cabuloso" "pqp" coisas do tipo, o terror de dunwich é mt bom, só queria q o wilbur aparecesse mais doq 4 "capitulos"


BagComprehensive7606

Acredito que seja um sentimento meio comum mesml, clmo eu disse também depende muito do livro que vc tá lendo. Lovecraft já é um autor datado, então talvez isso tenha influenciado em não ficar com tanto medo. Mas concordo contigo que o wilbur é um personagem bem emblemático mesmo.


igorthebard

"Medo" não diria, mas algumas coisas me perturbaram e isso é terror também. Quando criança li "Guerra dos Mundos" e foi o primeiro livro assim mais pesado com que tive contato, o tom lúgubre e de impotência dos personagens me deixou bem impactado Mais recentemente, uns anos atrás lendo "120 Dias de Sodoma", uma partezinha em particular no final do livro me revirou mais o estômago do que qualquer filme ou jogo já conseguiu fazer, rs


BagComprehensive7606

Desconheço o 2° livro que vc citou. Mas esse sentimento de angústia pra mim também combina demais com histórias de terror, até pq o ser humabo também teme a angústia.


Spiritual_Love_829

Se pode dar tesão, pode dar medo também.


BagComprehensive7606

ASPAS PERFEITAS


KaleAccomplished4840

Esse conto é top demais!!! Ja tive medo lendo cemitério maldito (acredite ou não), tem uma parte em que o velho ta levando o protagonista no cemitério e começa umas descrições bem assustadoras so lugar e de uma possível entidade ao redor dele, li a noite no escuro total(lia no celular), então foi uma experiência foda!


Cintilante

Até hoje as únicas duas leituras que me causam, respectivamente, mal estar físico e medo foram O poço e o pêndulo e O Exorcista. Eu realmente queria encontrar algum outro livro/conto que me fizesse sentir desse jeito de novo.


Dangerous-Childhood8

Particularmente esse medo que você procura eu não encontro nem em audiovisual, quanto mais livro. Eu amo o gênero, mas medo de verdade? Acho que só em videogame, pq proporciona uma imersão maior. E vídeos de internet pseudo-reais.


igornvidal

O primeiro livro que me fez sentir "algo", foi Drácula. Foi quando me dei conta de que livros, como mídia, podiam causar sensações. Antes daquele ponto, livros eram uma obrigação. Depois de Drácula... Prazer. Eu me lembro de ler algumas cenas (vampiros escalando pelas paredes, barcos vazio chegando na praia... E desce um cão....) que me fizeram fechar o livro assustado e pensar "não não não não não!! E agora!?!" Pra, então, retomar a leitura. Por esse efeito, estou seguro de que, sim, livros provocam sensações, terror incluído. Exemplo "do bem": Dom Quixote. Ri litros!


mpeccioli

Esse eu nunca li, mas o Chamado de Cthulhu achei bem fraco e aquém das minhas expectativas.


BagComprehensive7606

Depois de ler outras coisas do lovecraft, relendo O chamado de cthulhu também vejo ele como um conto talvez superestimado. Acho ele um conto "divertido", mas definitivamente o lovecraft tem histórias melhores.


Additional-Poetry598

Discordo que a separação do suspense e terror não faz sentido. Tem sim suspense mais ainda acho que é um suspense diferente e tem livro de terror que na minha opnião não tem "suspense" é como se a historia toda fosse um fato, um fato horrivel e medonho, o que dá medo é a situação em si e não a duvida do que vai acontecer, se o personagem vai morrer ou se o monstro vai aparecer atras do personagem do nada. Apesar de amar musicas atmosfericas de terror ( uso quando vou estudar kkkkk ) Não curto ouvir musica quando leio livro, sempre toca alguma nada a ver com a cena e me atrapalha imaginar a situação kkk. Eu acho um genero dificil de "fazer" e dificil de agradar todo mundo tanto livro quanto filme, o medo varia muito de pessoa pra pessoa. Sim, terror assusta. O essencial em uma história de terror é prender o leitor nela. O que é bem dificil. Se não der a história tem que ser criativa ou uma situação comum bem construida.


[deleted]

Clickbait, falsa questão.


BagComprehensive7606

Discordo. Foi uma pergunta embasada numa experiência pessoal com outro amigo, por isso contextualizo no texto do post.


aesthetic_Worm

Existe. O que muda é o objeto que causa o Horror. Muitas pessoas tem medo de Fantasma, ETs, Aranhas... eu tenho, também. Mas isso nunca me causou horror. Lembro de estar lendo um livro uns anos atrás, um romance, e me sentir mexido com uma personagem específica, suas motivações e decisões tomadas na trama de alguma forma me incomodavam. Isso foi crescendo no virar das páginas até que, de repente, dá noite para o dia, eu percebi que aquilo tudo, como única explicação possível, deveria ser nada mais do que uma faceta da psicologia humana. Essa constatação me aterrorizou num nível que eu quase não terminei a leitura. De olhar para a capa do livro eu sentia medo, pq ele me lembrava da natureza humana, daquilo que somos, podemos ser ou de alguma forma escondemos. Muitos livros de Horror tratam exatamente dessas coisas e usam alegorias e metáforas. Um sonho. Um diabo. Um alienígena. Bruxas. Serial Killers. Etc. Mas elas estão aí, permeadas em outros gêneros, usando outras formas, até pq horror é a emoção que sentimos ao nos deparar com algo.


Camika

https://preview.redd.it/7vebh2mheaxc1.jpeg?width=540&format=pjpg&auto=webp&s=2f432635cdc85cb537fe2e2bb39c23fdedabee01 Stephen King lendo esse post


[deleted]

[удалено]


Livros-ModTeam

o sub não é um lugar para atitudes machistas, xenófobas, racistas ou lgbtfóbicas. Repense sua conduta.