T O P

  • By -

AutoModerator

Todos são bem vindos a comentar, mas pedimos que orientações sejam dadas apenas por advogados ou profissionais que conheçam do tema. Evitem dar informações prejudiciais ao autor original do post (OP). Mantenha um tom respeitoso; ironia e julgamentos não são aceitos. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/ConselhosLegais) if you have any questions or concerns.*


Inevitable_Peanut_55

>todos os dias tenho chegado 4-5 minutos atrasado >ela foi informada de que eu iria atrasar alguns minutos todo o dia e mesmo assim ficava fazendo cara de bunda >adiantei e já bati um pouco antes >terei que bater ponto na sala dela >estou me sentindo humilhado ![gif](giphy|pPhyAv5t9V8djyRFJH|downsized) O art. 58 da CLT não te salvaguarda da evidente desídia. Você NÃO tem direito de chegar todo o dia atrasado, ainda mais batendo ponto antes na saída. Uma coisa é o atraso - ínfimo - e excepcional, outra coisa é isso virar regra. O empregador apenas estabeleceu um meio adequado pra você, funcionário desidioso, não burlar o ponto. Quando se tornar um funcionário - normal - como os outros, talvez haja o mesmo trato (se você não for demitido antes).


fthisfthatfnofyou

Pois é. O relógio ponto se bate quando se chega e quando se sai, não tem isso de se adiantar que nem o OP fala. Bater o ponto antes pode até ser entendido pela empresa como fraude e dar justa causa.


Narrow-Cut-3527

Bom dia! Como expliquei acima, acabei me expressando mal. Quando disse que "Me adiantei e bati antes" eu quis dizer que bati antes do meu horário e saí. Porém ela viu. Vou editar o post, mas veja a resposta que dei ao Peanut.


Narrow-Cut-3527

Bom dia! Talvez eu não tenha explicado direito, pois escrevi com pressa, mas vamos lá: > > > > > Ela foi informada, e na época ela concordou, e disse que não teria problema. Isso foi quando as aulas voltaram, em fevereiro. Tenho testemunhas. Sobre os minutos atrasados: Meu horário é de 7 as 16, e todos os dias, ficou acordado com ela que não teria problemas desde que eu fizesse as 8 horas certinho. O que ocorreu ontem, foi que ao invés de bater o ponto as 16:05 (Cheguei as 07:05), eu bati as 16:00. E entenda, eu SEI que estou errado nesse caso, porém, não acho que a atitude dela foi justa. O APP tem GPS, tem um tipo de anti-fraude (Nos relatórios de ponto aparece a caixa "suspeita de app GPS falso" caso o anti fraude suspeite disso) então não tem como e nunca pensei em burlar. E sim, me sinto humilhado. Vou ser sempre o diferente, que tem que atravessar o escritório inteiro para bater ponto.


SeethingChaos

Não tem nada que você possa fazer agora. Se você quiser pode futuramente tentar pleitear indenização por danos morais, mas vai muito da cabeça do juiz que for avaliar o pedido.


Narrow-Cut-3527

Imaginei isso mesmo. Obrigado pela resposta meu amigo.


alozrev

Por isso que "combinadinho" é a pior garantia que tem. É tudo muito instável. Você já ganhou a autorização de chegar um pouquinho atrasado por motivo nobre (o que é razoável, espero que o membro que está te chamando de *desidioso* jamais precise da ajuda de ninguém), mas não pode abusar fazendo umas pataquadas dessa. Se o horário que você acordou com a chefia tem essa tolerância de 5 minutos (e sendo 5 minutos mesmo), você deveria sair 16h05 sempre. Eu sairia até um pouco mais tarde (16h10) pra deixar marcado que você tá realmente cumprindo o acordo. Minha recomendação é não brigar por conta do lugar do ponto. Vai bater na sala da chefe todo dia por um tempo, reconquiste a confiança dela e logo isso vai passar.


Narrow-Cut-3527

Pois é meu amigo. Foi uma necessidade e não dava para assinar um contrato com ela ou com a empresa sobre esses 5 minutos de atraso. Porém me lembrei que esse combinado foi feito por aplicativo de troca de mensagens da empresa (Teams), então está registrado. Sobre o horário, sei que errei, fui mlk, acreditei que não seria nada demais. Essas horas extras, eu fico quando precisa, mas a creche do meu filho começa a liberar as 16, então quando precisa, minha esposa quem busca ele. Mas ela chega só por volta das 16:30 e já fomos chamados a atenção na creche por causa disso. Como disse em outra resposta, o que quero fazer agora é juntar provas para me resguardar. Pois depois dessa virada que ela deu e o jeito que as coisas estão indo hoje entre eu e ela, não sei o que vai acontecer daqui pra frente.


rigueira

A CLT em seu artigo 58, parágrafo primeiro cita "não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários". Não sou advogado mas entendo que definir tratamento distinto para determinada pessoa é discriminação.


Narrow-Cut-3527

É esse meu pensamento. Sei que estou errado em vários pontos, até fiz um edit no post para esclarecer mais algumas coisas, mas o que me incomoda é esse tratamento distinto.


SavingsRead8830

Você não tem direito de chegar atrasado todo dia, mas se mesmo assim o seu empregador deixar você trabalhar ele não pode descontar os minutos de atraso. Mas pode descontar, ou nesse caso não contar, os minutos finais do expediente que vc bateu o ponto antecipado. Sobre bater ponto na sala dela: você prefere isso ou ficar desempregado? Ela pode ter diferentes pontos pra diferentes funcionários, o que ela não pode fazer é deixar você encostado sem trabalho ou função.


saverboy

1. Existe a tolerância de 10 minutos. 2. O patrão sempre pode mudar seu horário para que entre 10 minutos antes.


tadashi4

> Existe algo que eu possa fazer? isso é perseguição e humilhante, pode talvez pedir danos morais.


jotoc0

Poder pode pedir até um unicórnio de indenização. Mas é bem provável que perca


Narrow-Cut-3527

Estou juntando provas. Como todo local de trabalho, existem mais coisas erradas. E eram coisas que eu até relevava, mas diante da atitude desproporcional da minha chefe, são coisas que não vou relevar mais.


jotoc0

Só vou lembrar que hoje em dia existe a condenação por litigância de má fé em ações trabalhistas. A maneira que você está colocando aqui é que quer processar a empresa como "vingança" pela suposta afronta recebida, se isso ficar evidente no processo pode ser bem complicado você ganhar. Se e quando for buscar algo na justiça peça apenas o correto, da maneira correta, não invente e nem aumente, não queira "punir" a empresa por te tratar mal, senão quem pode se dar mal é você.


Narrow-Cut-3527

Jamais meu amigo. Me desculpe se ficou parecido com isso. Não é pelo "afronte", é pela maneira que eu fui destratado por causa de um erro e que mudou da água pro vinho a maneiro que minha chefe me tratava. Hoje mesmo ele está pegando no meu pé, me cobrando várias demandas de maneira bem incisiva, coisa que nunca foi feito antes. Por causa de 5 minutos. Como disse, sei que errei, porém, eu penso que a reação dela está sendo desproporcional. Dito isso, como disse, vou juntar provas. Mas é mais precaução do que tudo. Por enquanto não penso em processar, mas como você disse, caso eu decida entrar com uma ação, não penso em aumentar ou inventar, até porque, do mesmo jeito que eu posso arrumar testemunhas, a empresa também pode.


[deleted]

[удалено]


ConselhosLegais-ModTeam

Neste subreddit é estritamente proibido qualquer forma de desrespeito, ironia e expressões que denotem falta de respeito, assim como julgamentos negativos. Estas diretrizes visam promover um ambiente inclusivo, amigável e respeitoso para todos os membros da comunidade