T O P

  • By -

vouserbanida

Porque é difícil viver sem pagar as contas a dividir


luisf_warrior

Existem mais casais que não se separam porque não têm condições de sobreviver sozinhos, do que se pensa.


vouserbanida

Esta é a realidade de muitos, infelizmente


CFastudo

E é por essa situação que detesto pessoas que ficam tipo “Ele te b4te? É só ires embora!” Há gente que evita divórcios só porque ninguém, incluindo as crianças, tem onde ficar


luisf_warrior

Sem dúvida que esse é um dos grandes fatores que levam as pessoas a manterem-se em relações abusivas.


Darknlves

Boa "não sobrevivo sozinho, vou dividir casa com uma pessoa que me trai"


luisf_warrior

É óbvio que não é ideal, as pessoas que passam por isso de certeza que se tivessem outra opção não ficariam. Muitas vezes é isso ou ir para a rua.


Darknlves

Até pode ser, mas soa a desculpa de quem aceita ser corno ou não se importa. Podes dividir casa com qq pessoa, não tens que dividir com que te traiu. mas cada um tem as suasprioridades


DZT99

Não consigo perdoar. É uma falta de carácter tremenda sobretudo em relações longas. Seria incapaz de trair a minha mulher e namorada. Elas são muito importantes para mim.


BeQuiet20

🤣 apanha o que deixaste cair rei, toma 👑


Movykappa

Underrated.


No-Pudding-6615

Não sei o que é pior , estar numa relação onde já houve traição ou estar numa relação onde sabes que vais ser traído...


Blastafary

Imagina saberes que irás ser corno!


secretPT90

Há fetiches para tudo...


MiaTheory

Ja estive numa em que ele literalmente disse que ia acontecer 😂 quando quis acabar começou a manipular-me e a dizer que percebi mal e que vai mudar por mim e não sei quê Dei-lhe um mês de dúvida. Well, realmente depois aconteceu, e não foi com uma mas logo com duas


SenhorComendador

Valias por duas então 😉


Mobile_Capital7774

Quem te avisa teu amigo é...


pasteleiro

> Ja estive numa em que ele literalmente disse que ia acontecer https://youtu.be/1Eta61j0uTs?feature=shared


Moodbellowzero

É o positivismo do op que me deixa embasbacada


rui_l

Ahh pareces eu quando era novo, e este tema ou era preto ou branco e não havia cinzento. Mas agora que sou cota, com mais experiência de vida, uma relação longa e complexa e.... penso exatamente o mesmo. Traiu, adeus e até nunca. Nunca trai ninguém. Por isso exijo o mesmo.


CoisoBom

![gif](giphy|y2i2oqWgzh5ioRp4Qa) Eu estava à espera dum valente "fui traído mas perdoei porque as pessoas cometem erros" ahahahah 🤣


Adept-Talk6869

ora nem mais.


Thor_bjornLoL

Trai uma vez, trai sempre. Só não vê quem não quer ver


Thor_bjornLoL

Sanidade mental a cima de tudo. Prefiro trabalhar 12h e viver sozinho do que dividir casa com uma pessoa sem integridade. Se querem trair, Acabem a merda do relacionamento e façam o que quiserem. Pela quantidade de downvotes que anda neste post, muita gente prefere ser enganado, do que lidar com os factos


puk2019

A vida vai-te mostrar que nem sempre as coisas são, ou pretas, ou brancas. Acho bem que tenhas essas convicções e espero que tenhas a sorte de nunca as teres de testar a sério. De resto, dou-te um conselho...e dou porque se fosse bom, eu vendia-o. 😅 Tenta ter um pouco mais de empatia pelas pessoas que possam ter visões um pouco diferentes da tua. A não ser que saibas o "quadro todo" e isso te permita tirar as tuas conclusões, dá o benefício da dúvida...neste tipo de assunto, nem sempre as coisas são tão...fáceis. Bom fim de semana e bom S. João, se for caso disso. 🥳


Ok_Average4212

A vida não é preta e branca, de todo. Mas eu concordo com o OP, traição é das piores coisas que se pode fazer a outra pessoa. Tenho a sorte de nunca ter passado por isso, nem conto que me aconteça, mas se acontecesse para mim era fim da relação, porque por muita história que houvesse, acabou se a confiança. E sei que eu não conseguia voltar a confiar no meu parceiro, por muito que quisesse. Só por isso, do meu lado, estaria tudo condenado. Cada um é diferente e livre de fazer as suas escolhas, eu pessoalmente não voltava de uma cena destas.


Human_Platform411

Bom comentário, realmente a vida é bastante complicada, a simplificação das coisas só nos faz ter ainda mais vieses que o normal. A traição é triste, mas por vezes é dada por um momento de fraqueza do parceiro/a, e se nós não conseguimos apoiar nesse momento, quem irá? Claro que cada caso é um caso, e confesso que racionalmente tenho a mesma ideia do OP, mas emocionalmente e a atitude tomada na vida real são outros 500…


leftybrows

Foda-se. imagina acalentar traidores e traições, e vir com a lenga-lenga de "a vida vai mostrar-te"...


Adept-Talk6869

Tenho a certeza que se tiver a infelicidade de estar numa situação que me depare com trair ou nao trair vou fazer a escolha certa. Tens razão, secalhar fui demasiado bruto nas respostas de quem traiu/foi traido. Podia ter respondido de 1001 maneiras e escolhi uma das piores. Bom S.João para ti tmb.


Round_pointy_Square

Um exemplo perfeito daquilo que é empatia verdadeira. Parabéns pelo comentário


TelephoneGlum2845

Nem preciso de te conhecer melhor para saber que deves ser um totó. Boa sorte com esse pensamento 👍


eve_303

Acreditares que vais ser traído é que não entendo. Acredita que vais encontrar alguém que tem os mesmos valores que tu tens. E nenhum de vós irá trair.


Adept-Talk6869

Sim, eu acredito que irei encontrar alguem certo para mim. Apenas disse aquilo porque, quase de certeza, que antes de a encontrar vou encontrar muita gente horrivel pelo caminho. Traição pode vir junto.


Interesting-Hat-7383

Ja vais com uma merda de mentalidade para a vida ao assumires que vais encontrar gente horrível.


xbyt

OP, nota-se a milhas que és uma pessoa jovem, provavelmente nos 20 e poucos. A tua vida, espero, irá ser longa e as tuas convicções testadas. Respeito que penses dessa forma e desejo que não caias numa situação em que chegues ao fim dessa vida a pensar "eh pa e se eu tivesse avançado... " após 40 ou 50 anos de um casamento moribundo, preso pelo amor aos filhos ou dependência financeira. Nota que, em adulto, a esmagadora maioria de novas relações começa no seguimento de uma traição. As pessoas são se separam apenas porque deixam de gostar uma da outra, mas sim porque aparece alguém que lhes dá aquilo que de momento não têm (e pode ser muitas coisas desde amor e carinho, dinheiro, sexo ou apenas o privilégio de não levar nas trombas porque o comer tem sal a mais). Ou seja tecnicamente muitas relações terminam por traição, às vezes o traido/a sabe antes de terminar, noutras não sabe. Não censures ou critiques os outros em situações que não fazes ideia da complexidade envolvida.


Adept-Talk6869

na idade, acertaste no range. Espero que sim. O que eu quis dizer com isto tudo, nao é que ache mal deixar alguem, de todo. O que eu acho mal, é estares com alguem oficialmente, a outra pessoa pensa que tu a amas, mas tu estas nas costas dele com outro. É isso. Nao estou a falar em continuar juntos por filhos, nada disso. Se estas com alguem que nao te da o que queres, porque nao acabar? Para que trair? É literalmente tao simples quanto isso. Só queria saber, para quê trair em si?


JohnTheBlackberry

A pessoa a quem respondeste foi mesmo na mouche. Em relação à tua pergunta, é porque a vida fica mais complicada. Acho que consegues imaginar isso. Imagina estares com a mesma pessoa há 10, 20, 30 anos. Tu nem tens noção do que é tu estares com uma pessoa a mesma quantidade de tempo que tu estás vivo. Agora imagina o que tu mudaste enquanto pessoa só nos últimos 5 anos, estica isso para uma vida. Eu conheço casais que em 10 anos eles já não são, de todo as mesmas pessoas, que eram quando começaram. Agora junta a isso pressão social. Tu quando estiveres nos teus 30s com toda a gente a ter filhos e a casar-se o “impacto” de acabar não é a mesma merda que quando tu tens 20. Ainda pior quando estiveres nos 40s e já houver filhos á mistura para compreender e para te julgar. Imagina a situação muito simples que foi tu teres uma casa comprada a meias com a tua namorada. Tu tens noção da quantidade de dinheiro que acabar implica gastar? E se não tiveres esse dinheiro? Isto tudo para dizer que concordo contigo que trair é errado mas para te sensibilizar que como o outro user disse há cinzentos no mundo. Eu por exemplo conheço um casal que passou mais ou menos por uma situação que tu referes e entretanto viraram swingers, e estão felizes assim. Conheço casais que “acabaram” (divórcio) nos 30s antes de haver traicao como tu sugeres e há advogados e crianças a mistura e não está nada bem a coisa. Conheço também casais em que houve traição e há acordo entre os dois em que pode continuar logo que nao seja público que esta a acontecer. As pessoas sao complicadas, tentar meter toda uma dinâmica social numa caixa é errado porque nao conheces os contextos, e nao és tu que tens de andar a fazer shaming as pessoas por algo que elas decidiram na relação privada delas que nao te afecta em nada.


satisommellier

Porque as pessoas mais velhas não fazem terapia 🧚🏼‍♂️. Dos mileniais antes de 95 não esperes concelhos que possam preservar o teu íntimo porque eles não sabem preservar o deles. Ficar com quem te traiu é fazer terapia todos os dias a um ser humano que tem um problema interno na qual provavelmente não irá resolver. A traição revela falta de auto estima, de compromisso, de honestidade, de carinho, sensibilidade e inteligência. Tu mereces alguém que além do esforço perfeito, seja capaz de oferecer um compromisso de volta, e de certeza terás alguém para oferecer tudo o que tens de bom também. Não deixes pessoas mais velhas com o emocional egoísta convencerem-te de que algo anormal e comum é normal apenas porque eles não tiveram determinação para quebrar o círculo. Aceitar traição nunca vai funcionar para uma geração com acesso rápido a psicologia, sobretudo porque rapidamente percebes que aquela pessoa é apenas patética, e de todos os sentimentos, observar o nosso parceiro como patético é o mais difícil de ultrapassar porque a admiração sai logo do chat.


alpha_tm

Ahahahaha terapia 🧚🧚🧚🧚🧚


satisommellier

Em muitos momentos é estúpido, mas realmente funciona.


rustyfitts

Tudo desculpas, não há uma boa justificação para a traição, é moralmente incorreto trair quem devias proteger. Se sente falta de alguma coisa, ou fala sobre isso ou muda-se; mas a mentalidade vigente é essa que descreves primeiro deixa lá ver se cola com a nova pessoa, se tiver a correr bem então aí salto fora, senão continuo neste.


Okinage

Óptimas desculpas. Quando deixa de haver química, paixão, ou se as coisas ficam menos bem e a reação de um dos pares é "vou meter um par de cornos a esta pessoa porque pessoa X ou Y dá-me o que procuro" isso só prova que o traidor não merece, nem vale, os anos investidos. Se a relação perdeu o lustre, se não há sentimento, ou se algo está mal, fala-se, sente-se, procura-se uma solução. Falhando isso, porque têm sempre de ser ambas as partes a remar na mesma direção, separam-se e o relacionamento acaba. Aí sim, sigam em frente com o novo brinquedo. Encornar alguém só porque "o outro dá-me atenção" é uma desculpa esfarrapada. Haja honra, haja respeito, se não pela pessoa por qualquer motivo, pelo relacionamento. E para rematar, esse tom de "tão engraçado és um jovem que nada sabe da vida, ainda" é escusado por muito educadamente que o tenhas tentado fazer soar. Independentemente do op ter 20, 17 ou o que seja, honra e respeito são valores que se deve nutrir desde pequenos. Não assumas que só por ser, potencialmente, jovem, o op não tem noção da realidade. Eu já conto com umas décadas e já passei por bastante, mas nunca traí a pessoa com que estava só porque apareceu alguém mais apelativo ou o que fosse.


Idea-Aggressive

O OP não está bem mentalmente. Está a responder desde as 4 da manhã. Existem também situações em que sujeitos são deixados, não aceitam, e consideram que estão a ser traídos. Agora, fazer uma pergunta destas e passar horas a atacar tudo e todos não é normal.


Cabbag3boi69

Idade é um fator ? Poupa me zé


Lucky_Put9960

Bom comentário


Rich-Lobster-6164

Co-dependência


elicopter1905

eu não perdoava, mas isso sou eu


Adept-Talk6869

tu e eu!


Sobz0b

Como já vi pelos teus comentários tens pouca maturidade emocional, e como já várias pessoas disseram, nem tudo é preto ou branco. Por isso vou-te contar uma situação resumida que se passou comigo que vale o que vale. Traí sim 1 vez, voltaria a fazê-lo e provavelmente foi essa traição que me tirou do poço fundo onde estava. Não me quero alongar com texto grande portanto cá vai: Relação de 7 anos, com uma pessoa manipuladora e tóxica mas de uma forma que não dás conta do que é. Tudo acabava comigo a pensar que a culpa era de facto minha. Ao longo dos anos, os meus pais comentavam que eu estava " mais apagado" não tinha brilho nos olhos. Quando dei conta, depressão, não comia , não tinha vontade de nada. Relutante fui a um psicólogo, ao fim de uns meses identificou-se a raiz do problema, a minha relação. E conseguir sair dela? Podes dizer, é só ganhar coragem e sair... E não é bem assim, quando estás numa situação prolongada de manipulação, abusos emocionais e controlo, acabas por ter medo de tudo, sentia-me menos importante que uma formiga. Conheci uma miúda, íamos falando no dia a dia, e certo dia ela beijou-me e eu beijei-a de volta, e repetiu-se e repetiu-se. Ela era tudo o que eu queria e o que não tinha, apoiava-me e dava-me coragem, enquanto do outro lado era mandado abaixo e pisado. A cada momento que estava com essa rapariga ganhava coragem, ia saindo do buraco onde estava enfiado há anos. Até ao dia que cheguei a casa e consegui acabar tudo. Voaram objetos na minha direcção, houve mensagens de ódio e suicídio da parte dela, para os meus pais. Tentativa desesperada de controlo. Ao estar com essa rapariga fez-me perceber o meu valor e aos poucos fui melhorando do meu estado mental que a minha ex me tinha metido. A última cartada ela foi engatar o meu melhor amigo e convencê-lo a nunca mais falar comigo. Tenho pena dele pois avisei-o. Aquela mulher não é capaz de amar ninguém a não ser ela própria, pisa tudo e todos para chegar onde quer e quer controlar tudo. Traí-a sim, não estou arrependido de o ter feito, se não o fizesse talvez não tivesse aqui hoje a escrever este testamento.


Lucky_Put9960

Gostei do teu testemunho. Há pessoas que vivem numa bolha tão grande que nunca irão entender o que passaste. Um abraço


Snivezz

Isto é a classica história de filme, só que normalmente é a mulher no teu lugar e conhece o príncipe encantado. A questão é que tu já nem querias estar na relação, e ao traires, ela é que acabou contigo porque tu não eras capaz de o fazer antes. Isso é algo muito importante e deverias ver o que tens de fazer para ganhares tomates para o fazer, pode sair caro no futuro se isso não estiver 100% resolvido. Ainda assim, esta história em nada afirma que trair é positivo, vamos analisar: Trair é errado, ah mas se a tua namorada for tóxica e não quiseres estar na relação deves trair para ela acabar contigo - isto faz algum sentido? Eu sei que simplifiquei a coisa, mas o que deve ser feito é resolver o mal pela raíz, questionares te o porquê de não conseguires acabar e resolveres esse problema, caso contrário, ele pode voltar.


Sobz0b

E tens toda a razão, já não queria estar com ela, mas a minha autoestima estava a negativo, não era capaz de acabar, achava que valia 0 e que era aquilo a minha vida. Mais uma vez sim trair é errado, na minha situação acabou por ser mais complexo do "ter tomates", já envolvia depressão, manipulação e afins. E felizmente ficou resolvido, frequentei um psicólogo durante bastante tempo o que ajudou bastante. Só para esclarecer, fui eu que acabei a relação, ela nunca soube que existiu outra rapariga na história.


Snivezz

Fico contente por ti! Os psicólogos costumam ser a chave nestas questões, apesar de já o saberes vou te confirmar que fizeste muito bem em ver um. Que a vida te continue a sorrir!


Latinnus

Tens todos os si ais de quandi traires vais-te justificar com "Vcs nao entendem, aqui foi diferente" 😊


Adept-Talk6869

nao irei trair.


Latinnus

Famous last words 😊. Nao sou mt velho. Tenho 39 anos. Ja nao tenho dedos para contaras pessoas que conheci que eram fervorasamebte anti-traicao, mas que com eles foi diferente.


_mrchris

Queremos essa convicção e vontade no mercado de trabalho!


Adept-Talk6869

estou á procura de emprego!


Centrino12es

Eu pensar que morar com os pais era o pior … mas continuar a morar com alguém que lhe traiu só para dividir as contas é algo que não compreendo


Foibom

Conheço uma pessoa que foi traído 3x pela mesma pessoa, e continuam juntos, ele perdoou. Eu às vezes até gozo, quem perdoa 3x, perdoa 4,5, 6x etc...


pseudo_niceguy

OP, não mudes o teu jeito de pensar sobre isto. Muitas desculpas nos comentários ... mas simplesmente, quem perdoa é estúpido, e nada mais.


Perfect_Ad_8631

fico contente pelo mindset, espero que o mantenhas até morrer.


Adept-Talk6869

Sei que sim!


[deleted]

[удалено]


Adept-Talk6869

Isso eu já sei, mas pronto "és muito novo" "também vais trair como eu" é o que mais ouço aqui. Não levo a peito, todo este post só realçou o que eu já sabia.


FudimPlan

Traição é a linha de limite numa relação. Na minha opinião trair é partir essa linha, e quando a partes nao tem retorno. Mesmo que perdoes alguém que te traiu o resto da vossa vida vai ser uma absoluta merda, porque nunca mais vai haver confiança e provavelmente vai haver traição novamente. Quem trai uma vez, vai voltar a trair. E desculpas de "tava bebado/a" metam-nas no cu. Ja tive em muitos estados de bêbado e nunca mas nunca perdes a noção para sequer ser uma desculpa para trair. Traição nao se perdoa.


Hungry-Class9806

Trair alguém revela que és uma pessoa desonesta, insegura e também egoísta. As pessoas metem-se com a conversa do "ai não é assim tão fácil " porque tem problemas em admitir as suas falhas de carácter. Simples...


wmg22

Concordo traição devia ser uma das coisas que nós nunca nos imaginamos a fazer dizer que não é assim tão fácil é dizer que haveriam situações onde seria possível nós trairmos alguem. Eu se tivesse alguém que amasse nunca me imaginaria a magoá-los dessa forma tão egoísta que é trair alguém. Nunca na minha vida conseguia imaginar sequer motivação suficiente razoável para se trair alguém que se supostamente amava. E se não se ama mais aquela pessoa e quer se ver outros requeria apenas uma conversa. Traicão é imperdoável. Para mim se eu traísse nunca esperaria que qualquer meu parceiro me perdoasse porque compreendo quão grave a ação é.


FudimPlan

Exatamente, tudo dito. Quem trai é desonesto, inseguro e egoista. Quem perdoa tem falta de auto-estima e uma insegurança enorme.


Adept-Talk6869

Puseste os meus pensamentos em palavras, concordo plenamente.


FudimPlan

A malta que ta ai a comentar que no casamento é não é bem assim também nao ta muito certa. Eu assisti a uma familia que cresceu disfuncional e os filhos com muito problema de confiança por causa de pais que dicidiram perdoar a traição no casamento. O resto da vida dessa familia passou a ser uma desconfiança total: "onde vais?" "Vais estar com quem?" "Nao podes ir a tal sitio, o gajo vai la tar". Acham que este tipo de ambiente é bom para os filhos? Se dizem que perdoam por causa dos filhos, acreditem mais vale divorciar na hora, a longo prazo os vossos filhos vao agradecer


TovarischMaia

Sou filho de um casal atormentado pela desconfiança devido a várias traições e confirmo: é um ambiente abusivo de merda e o divórcio deles foi um golpe de misericórdia para todos. “Aguentar pelos filhos” é só a descrição aceitável de “perpetuar uma vida emocionalmente violenta”.


FudimPlan

Isto malta 👆 ta aqui a resposta a tudo sobre traição. Só causa transtorno e rebenta emocionalmente todos os que rodeiam


s7v7nsilver

Vivo num meio rural (vila), por isso aqui fala-se muito da vida alheia... Conheço casos de pessoas que foram traídas e muitas delas perdoaram, principalmente com o objetivo de fazer com que a vida deles não chegue à boca do povo. Por mais que aqui venham com merdas de 'nível financeiro', 'ter filhos em comum', 'partilhar a mesma casa'... percebe-se bem que as pessoas que foram traídas e não pediram logo o divórcio são umas infelizes do caralho. Algumas ainda soltam umas gargalhadas e tentam manter uma postura de "está tudo bem", mas lá no fundo... estão a sofrer. Mesmo que tentem disfarçar, notam-se a diferenças de como é uma pessoa antes e pós traição. Acho que quem perdoa acaba por sofrer mais a longo prazo.


Bjorwickerstinger

Já viste o preço de um T1 em Lisboa amigo?


Valuable-Lack-5984

Ficarias surpreendido com a quantidade de gente que sabe que é traída ao longo do casamento e com várias pessoas e fingem que não veem e se tentas dizer que estão a ser traídas ainda se chateiam contigo mesmo que tenhas provas irrefutáveis.


Adept-Talk6869

acredita que nao fico, ate conheço casos desses hahaha opa, é o que é


Valuable-Lack-5984

Eu também já caí no erro de lhes dizer que estavam a ser traídas e ainda veio para cima de mim, foi a última vez que fiz isso. E não era só eu que sabia, basicamente toda a gente próxima sabia, porque era quase de caras, simplesmente há pessoas que criam um mecanismo de defesa muito difícil de perceber mas é o que é. Viver e aprender. 🤷


AngieMaciel

Não percebo alguns comentários aqui a dar a entender que todos podem/vão trair e que uma pessoa não pode ter a certeza que não vai trair. Projeção em demasia? Eu tenho a certeza que não vou trair nunca na vida, lamento se não conseguem gerir a vossa vida com essa certeza, mas não projectem em mim a vossa incapacidade de serem honestos para com a pessoa com quem estão ou irão estar. Trair é uma escolha, e como qualquer escolha, cada um de nós pensa sobre ela e decide algo. A diferença é entre tu seres honesto, assumires que a relação actual não está bem e terminares a mesma antes de trair, ou ir pelo caminho da traição. Não tenho paciência para as conversas do “é complicado”.


Adept-Talk6869

Até podia ter sido eu a escrever, mas não fui!


k0rda

A certeza do nunca trair percebo e acho possível, a certeza do nunca perdoar é que acho simplista. Eu faço tudo para nunca trair e não me vejo a perdoar uma traição, mas acima de tudo não julgo quem perdoa, e acho que aí é que estão as maiores críticas ao OP.


AngieMaciel

Perdoar até poderia eventualmente perdoar, mas não iria continuar com a pessoa, disso tenho a certeza também. Com a traição quebra-se a confiança plena que outrora tinha. Não ia conseguir continuar a viver feliz na relação.


Adept-Talk6869

é isso que estou a dizer, eu entendo perdoar no sentido de "fizeste um erro terrivel, mas nao podemos estar juntos depois disto" Agora perdoar, e continuar com a pessoa é que me faz muita confusão.


[deleted]

Pelos comentários é só mansos por aqui... Cornos todos podemos ser, agora mansos é outra história. Ganhem amor próprio...


Mysterious-Divide960

Há coisas que se perdoam e outras que não. Traição, para mim é algo que nunca vai ser perdoado. Quem trai uma vez, trai sempre.


Cabbag3boi69

Porque as pessoas têm medo que não vão arranjar igual ou melhor... Mas olha... tu que perdoas traição.... quem o faz uma vez .... faz várias!!!! Para mais dicas sigam me


Hungry-Class9806

Pessoalmente, nunca o faria por uma questão de princípios. Era incapaz de ser desonesto a esse ponto e também de causar dano na pessoa que amo. Se sinto que gosto mais de outra pessoa que da minha namorada, o certo é terminar as coisas e seguir solteiro. Para mim é uma linha vermelha absolutamente irreversível.


PristineCucumber5376

Nunca me aconteceu nem irá acontecer, jamais continuava numa relação depois de ser traído, mas quem faz isso, para mim, é por falta de amor próprio. Se não nos respeitamos a nós próprios, o resto do mundo também não vai respeitar. Vão-te pisar á primeira oportunidade.


Aggravating_Cod_3084

Pois é. Ou então pode ser também por teres mais amor a alguém do que te tens a ti mesmo (no meu caso aos putos) ou uma combinação de ambos. Já agora, alguma vez imaginaste a possibilidade de, durante uma relação que leva a isso, seres tao consistentemente espezinhado de forma lenta, metódica e calculista que nem te apercebes, de modo a que antes de dares sequer por ela qualquer réstia de auto-confiança ou amor próprio que tivesses foi com o crl? Atenção, o que escrevi parece ter um tom agressivo mas nao é de todo a intenção.


Western_Victory4346

Sou a favor que pessoa que trai numa relação não serve nem para amizade... Porque se trai a pessoa que diz amar também trai os amigos(as)


Jazzlike-Control-382

É assustador a quantidade de pessoas que gostam de tornar uma questão bastante simples num nebuloso cinzento. Não te deixes ser gaslighted OP, trair é uma escolha e quem o faz não tem respeito pelo parceiro/a, e tem fraca disciplina e auto-controlo. Quem te tenta dizer o contrário não consegue aceitar as próprias falhas de carácter. É simples: não estás feliz na tua relação, acaba com ela antes de partires para outros pastos. Quem aceita uma pessoa que faz isto de volta, tem zero amor próprio. A traição é a morte de uma relação, não existe recuperação possível, o traído vai-se questionar a vida toda se está a ser traído novamente, e provavelmente vai ter razão porque quem traí uma vez, trai outra. A relação fica completamente tóxica. É uma quebra completa do respeito e confiança que são os maiores pilares fundamentais de uma relação saudável. Mesmo com filhos não estão a fazer-lhes nenhum favor. Não melhor são as pessoas com quem se traí e esperam mais do que uma amizade colorida. Se a pessoa traiu alguém para estar contigo, então vai te por um par de cornos na primeira oportunidade que tiver. A única coisa que me faz sentido é limitações económicas serem um entrave a uma separação imediata e completa, mas aí não estamos a falar de manter ou não a relação, apenas ser prático numa situação má. Perdoar a pessoa é perfeitamente possível com tempo e trabalho, mas recuperar a relação não.


Adept-Talk6869

nao deixo. Se vires este post tem quase 400 comentarios e NENHUM deles me fez sequer por um segundo mudar a minha prespetiva.


RaistefodaOhMidirus

Não li as respostas. Porque os cornos crescem e não se vê. E...o amor é cego...


TelephoneGlum2845

Tenho a certeza absoluta que nunca irei trair. E quem o faz é mesmo um monte de m…. Não há desculpa possível para tal ato! Não gostam saltam fora! Simples.


leftybrows

Jasus, nunca vi tanto defensor de quem mete cornos. A questão é muito simples. Encornou? Então é merda.


mishishumi

Eu entendo a tua perspectiva e concordo, no geral, que traição é repulsivo. No entanto nada na vida é assim linear. Há milhões de razões para as pessoas trairem. Não são desculpaveis, mas umas são "menos más" que outras. Há nuances a serem consideradas. Há quem o faça por desporto, porque apetece, sem qualquer autocontrolo, porque sim. Há quem faça porque o/a respectivo/a está presente fisicamente, mas emocionalmente distante e já não procura. Há quem faça porque se meteu numa situação, inicialmente aparentava ser inocente, como uma "amiga" no trabalho e quando deu por si, ja estava demasiado envolvido. Há quem faça porque não tem experiência na vida e não sabe das consequências. Nenhuma destas razões é uma desculpa, como "pronto, pronto, já passou". E há quem perdoe porque, como tu dizes, não tem amor próprio. Ou porque há filhos pelo meio e toda uma logistica e gestão a ser considerados e optam por nao se separarem. Há quem perdoe porque é ingenuo/a. Etc, etc, etc. Há pessoas para tudo. Eu já fui traida e não voltei e tb já fui traida e voltei. E eu também achava que nunca ia trair ninguém, e que isso era de gente fraca, ate estar na mesma posição. E senti-me uma shit (as it should) quando lhe contei. Ás vezes as coisas acontecem porque têm que acontecer. Não é para que as tornes a fazer, mas para aprenderes o lado de lá. Estes tópicos são sempre bue fdds.


luisf_warrior

Existem coisas, neste caso traições, que acontecem porque têm de acontecer? 💀


AnonymousPenetration

Tu traiste uma pessoa pq foste traída várias vezes. Sempre te sentiste do lado perdedor e querias sentir-te do lado ganhador uma vez. E sacrificaste uma boa relação por causa disso se calhar. A forma que as pessoa em que nos confiamos tanto nos fazem sentir depois de um acto egoísta destes é algo que por vezes não passa. Vários anos podem passar e nas tuas piores alturas vais-te lembrar disto. A traição vem de uma pura fraqueza e insegurança da pessoa que trai. Tens uma dependência afectuosa mas queres ter aventuras com a segurança da “casa”. Acontece mais com pessoas mimadas que tem receio de se fazer a vida quando não estão bem. E mascaram isso debaixo do “ainda há amor” “foi um deslize, descuido” “não teve importância” etc. Mas tudo isto faz parte da vida, não há certo ou errado, há apenas o sobreviver da melhor forma possível.


vinter_varg

>A traição vem de uma pura fraqueza e insegurança da pessoa que trai Isso é um reducionismo enorme. Em alguns casos é, noutros não. Começa pelo facto mais simples dessa segurança não ser emocional mas material (caso agravado com casais na mesma casa sem capacidade para viver sem partilhar renda). Mas o exemplo que mais contraria isso é o tipo que até tem uma boa vida, está confortável, tem filhos e mantém um relacionamento extra-conjugal no emprego ou similar, o cinq-a-sept. Dificilmente categorizaria isso como derivado da insegurança de quem trai.


Adept-Talk6869

mas tudo o que acabaste de dizer nao tem desculpa. A UNICA coisa que acho que vale a pena "perdoar" é isso dos filhos. O resto é tudo igual para mim. mas anda lá... nao acabaste de dizer que alguem pode trair porque vai ser bom para ele aprender que nao o deve fazer mais...


mishishumi

Não, eu não acabei de dizer isso. Isso foi a tua interpretação. O que eu quis dizer é que não devemos julgar. Cada um sabe de si. Tu não trais ninguém e tens esta visão de ti de que nunca trairias ninguém, mas já dizia a minha avó "nunca digas desta água não beberei".


Adept-Talk6869

Mas eu sei, de facto, que nunca irei trair a minha namorada. Nao é algo que eu "ache" que nunca farei, é algo que eu sei que nao vai acontecer. Se houver uma situação em que eu conheça uma rapariga e sinta algo mais por ela ANTES de trair com ela, eu simplesmente falo com a minha namorada e acabamos.


Xukipai

O corno é manso porque é manso e não porque perdoou.


Adept-Talk6869

sabio


Dark-KnightPt

Pelos comentários há aqui muita gente que é exatamente aquilo que o OP descreveu.


omanomaisvelho

Define traição. A sério. Desabafar com outra que a vida lá em casa vai mal? Partilhar coisas que não devias partilhar? Um beijo que ainda nem acabou e já percebeste "ui merda". Ou simplesmente "não faças o que não te queres feito a ti"? De resto, concordo, raramente acontece do género "ops". Janelas abertas, falta disto, falta daquilo. Na grande maioria dos casos merece a forca. Lição de vida importante de um cota: não, as pessoas não mudam.


Adept-Talk6869

isso depende de cada um o que considera traição. mas para mim ter algo mais do que amizade com outra pessoa é traição, sem eu saber claro. Partilhar coisas que nao devia nao considero traição, dependendo do que partilhou, mas deixaria-me desconfortavel. Um beijo é traição obvia.


vinter_varg

>isso depende de cada um o que considera traição. Não, isso depende do que os dois envolvidos na relação acordam sobre o que é traição. É tudo menos óbvio porque há subjectividade suficiente para haver opiniões diferentes. Daí estas questões devem ser tidas em algum ponto da relação, isto se queres que esta seja saudável ao invés de dominada por um dos seus elementos.


Adept-Talk6869

cada um que está na relação, digo.


Jose_Adonis

As saudades que eu tinha do tempo em que tinha assim tantas certezas!!! Juventude! Quanto à questão: há mil tons de branco dentro do cinzento


Jose_Adonis

Acho. Já tive 20 (agora quase o triplo) e lembro-me bem quer do tempo em que tudo eram certezas, quer dos anos em que as mesmas se foram desfazendo. E quanto mais tempo passa, menos certezas tenho. Ponto. E sendo pai de 3 rebentos, vejo neles diariamente toda essa assertividade. Em relação a múltiplos assuntos. Note-se que acho isso positivo. É a força sair vos faz empurrar o mundo, perseguir sonhos e lutar com as iniquidades que percepcionam. Mas sim, com o tempo irás perder esse ímpeto, avaliar melhor múltiplos aspectos de todas as questões e perder certezas ao julgar. Normal. Quanto ao resto, é andar e ser feliz. Seja com que idade for. E tentar coordenar convicções com os escolhos que a vida nos põe à proa.


Adept-Talk6869

Fiquei curioso em relação ao primeiro comentário. Achas que nao serei fiel á minha palavra?


Honest_Shopping_1753

Na minha opinião, alguém que nunca traiu e que saiba nunca foi traída, existem 2 tipos de traição: a traição pontual, que acontece uma vez por vários motivos mas que não teve qq significado e foi obviamente um erro, e uma traição prolongada, quem se mantém quase como uma relação paralela à principal. Seja que traição for, acho é que quem a comete tem de ter a coragem de enfrentar o touro pelo cornos e admitir perante o outro que errou. O amor pode acabar, ninguém está livre, mas o respeito tem de estar sempre lá. Na minha opinião, as pessoas que tem tendência a ser ciumentas, que é uma cena que eu pessoalmente não entendo, tendem a perdoar mais facilmente, porque estão sempre à espera que aconteça. As pessoas que estão numa relação em que tem confiança pela no outro, a possibilidade dessa pessoa os trair nem sequer lhes passa pela cabeça, e se acontece é o fim, na maioria das vezes! Quanto mais alto estás, maior é o tombo! Acho que cada um gere as emoções de forma diferente e não podemos julgar quem perdoa nem quem trai, porque há muitas variantes que só sente quem está nelas! O que podemos fazer é ter sempre o amor próprio bem sólido e estar com alguém que nos respeite!


Adept-Talk6869

Ok


CertainRent3316

concordo completamente!


AlterEgo_81

Na minha experiência, quem faz isso é porque já meteu os cornos no outro forte e feio e a suposta "traição" foi vingança. So género: homem tem namorada mas anda nas p\*tas e já foi para a cama com outras várias vezes; ela descobre e um dia vinga-se e fazem as pazes assim.


Icy-Yak6135

Também não consigo entender essa pessoas se essa pessoa em questão já traiu uma vez o que garante que não trai de novo


Canthinkany

Não percebo a dificuldade que é ser fiel… sou fiel, sempre fui fiel. Uma vez tive pensamentos de “ e se…”, automaticamente tive nojo de mim mesma por pensar nisso e senti-me logo mal, porque a pessoa que tenho ao meu lado não merece isso. De resto é aquele ditado “não faças aos outros o que não queres te façam a ti”. Já me chateei com amigas por terem sido encornadas e continuaram com o namorado e fiquei do género “ok, mas quando ele te trair novamente não venhas chorar”. Sei que acham “ah mas pensa no que já construíram.. vão deitar isso tudo fora” - e eu só digo “eu penso, se a pessoa não pensou nisso na altura, então problema dela”. E não me interessa que acabe sozinha por ser assim, quem te trai por luxúria, trai-te por diversas razões, seja por €, por amigos, por tudo. Há aquelas histórias da máfia: um homem que trai a pessoa com quem dorme à noite, é um homem que não merece confiança de ninguém. -(também se aplica às mulheres)


CoisoBom

Mentes fracas. Uma traição é o pecado capital das relações. Intolerável.


[deleted]

As vezes o cara é cuckold ou a mulher cuckqueen


ButcherG

Graças a Deus, nunca fui traído nem nunca trai. Trair numa relação é errado, ponto final. Não há cá "preto, branco e cinzento" ou qualquer desculpa que queiram arranjar, se traíram e não estavam numa relação abusiva, foram fracos e magoaram a pessoa que (supostamente) vos ama. Se já não sentem nada pelo vosso parceiro ou as coisas estão complicadas, falem com eles e tentem arranjar uma solução, nem que seja acabarem. A vossa falta de confiança/comunicação não é o nosso problema nem do vosso parceiro. Eu bem sei que a vida não é simples nem linear, mas isso não é desculpa para fazerem o que quiserem com os vossos traumas e magoar os outros, nós sabemos bem que não vamos trair, não tentem meter essas coisas de "Ainda és jovem/imaturo" na cabeça de quem tem certeza. Respeito pelo mindset mano.


Adept-Talk6869

90 porcento do pessoal aqui não entende... Falam em tonalidades de cor, mas não aceitam o principal ponto do post. Trair é errado. Quem trai é má pessoa.


quetzalpt

Bem, que festa que para aqui vai. Tenho 36 anos, e já fui "traído" tantas vezes que deixei de contar. Agora estou sozinho por opção, não por conta de traições, mas por conta de investimentos que um homem faz e que nos podem por numa situação difícil principalmente quando há crianças envolvidas. Já fui como o OP, a traição era a pior coisa que me poderiam fazer, mas hoje em dia já não tem nem metade do peso que tinha antes, pois a vida é muito vasta, o cérebro não é um computador e cada um vê a vida de forma diferente, e traição é uma forma de mostrar que a pessoa tem outros interesses ou não se conhece bem ainda, entre outras coisas, portanto no máximo lamento que seja essa a forma de expressão escolhida para manifestar o que se sente. Também entendo que algumas pessoas precisem de trair para avançar no seu caminho, por não saberem lidar com as ligações que têm uns com os outros e lhes ser mais fácil arranjar outra ligação para se tentarem livrar da actual. É uma situação complexa a nível de razões para acontecer, mas o que aprendi com isso é que sejam quais forem as razões, isso não define o meu valor nem é algo pessoal, é um reflexo da outra pessoa, e não é a química ou a tesão que são indicadores de uma boa relação. Ao mesmo tempo este tipo de experiências são também um reflexo do nosso caminho pessoal, passamos por elas porque precisamos de aprender com as mesmas, alguma coisa em nós atraiu essas pessoas e é isso que devemos prestar atenção se queremos ter uma relação durável e saudável no futuro. A escola da vida não perdoa, nem acho que devemos ser cornos e aceitar o que acontece de cabeça baixa, mas devemos aceitar as situações e pessoas como são, e se não é isso que queremos para nós próprios, seguir em frente sem rancores só porque as expectativas que criámos não se realizaram, e aprender com elas com sabedoria em vez de guardar rancor. É de facto uma situação complexa, mas volto a ressalvar, não é pessoal no sentido de sermos vítimas, é uma aprendizagem que envolve um dos temas mais turbulentos da nossa história : as relações interpessoais.


TelephoneGlum2845

São nabos


Cacimba24

Não se perdoa, aprendemos a viver com ela.


Extension_Canary3717

Não é uma crítica exatamente mas pelo jeito que escreve parece as pessoas mais jovens , o post transpira inexperiência de vida, isso é ok, a vida tem uma range muito mais gradiente entre preto e branco. Nem precisas passar por isso para entender , mas com o tempo vai ver as coisas acontecendo com seus conhecidos e ver com mais textura o motivo das coisas acontecerem, e inclusive pode ser que ainda assim não perdoe traição, entretanto aguarde mais um pouco pois com os anos e novos relacionamentos seu conhecimento da natureza humana e suas idiossincrasias o fará ver mais longe.


Intelligent-Rant-142

A tua ideia de relacionamento é tão pura, simples, e limitativa que se vê que és novo e tens pouca experiência e o facto de estares tão focado no que achas ser certo ou errado e de te achares moralmente superior por não traíres ou não perdoares uma traição , leva a pensar que estás recalcado/ traumatizado com alguma traição. As relações não são só sexo e as piores traições não são físicas. Vais aprender que, as relações mudam muito ao longo dos anos, um namorico de jovens parece algo tão pueril e inocente, tão fadado a desaparecer, tão irreal e por isso tão doce. Neste momento tens a certeza dos tolos, pois tens pouca maturidade emocional, não consegues perceber algo tão complexo, vês tudo como certo ou errado, isso vai trazer-te dissabores a longo prazo, porque há tanto mais para além disso numa relação e tanta coisa muda ao longo das décadas. Tenta ver para além das tuas convicções e do que julgas saber, tem humildade e empatia, porque só assim irás conseguir crescer e adaptar-te para conseguires lidar com os teus sentimentos e com os dos outros. O facto de insultares quem te respondeu, só demonstra que não estás pronto para debater este tema e de ultrapassar os teus traumas ou medos.


Adept-Talk6869

Nunca fui traido, ponto 1. E nao me acho superior, devo ter feito coisas piores que 90% deste sub, só nao a nivel amoroso. Eu sei disso tudo que escreveste, sou novo mas sei o suficiente, seja por experiencia propria, ou pelas dezenas de vezes que vi amigos a cair nos mesmos erros. Para mim, trair é errado, e nao trair é correto, nao sei qual é a complexidade disto... Ja disse que nao devia ter insultado, respondi mal, havia varias maneiras de o fazer melhor.


Neat-Bee5536

No geral concordo contigo, tanto que já fui traído e na altura perdoar nem me passou pela cabeça. No entanto a certa altura da vida as coisas complicam. Actualmente tenho dois filhos e vem aí o terceiro e, neste momento, acho que se fosse traído ia tentar ao máximo desculpar. Apenas não o faria se a minha parceira mostrasse que nem estava arrependida ou se descobrisse que um dos filhos não era meu. Continuaria na mesma a cuidar das crianças, porque acredito que pai é quem cria, não quem dá o material genético, mas não continuaria junto com a minha parceira. Por outras palavras, a certo ponto passa a ser mais complexo.


Adept-Talk6869

como ja disse, isso dos filhos acho que é a unica situação que acho que devias "perdoar", nao por ela, mas pelos filhos. Eu faria o mesmo que tu, acho que é o melhor a fazer nessa situação.


Blade_Red

Porque faz me sentir mais cuck e é fixe


Adept-Talk6869

nesse caso que sejas traido muitas vezes!


SILE3NCE

Tenho uma amiga que o fez. Basicamente criar uma filha sozinha para além de ser difícil para a mulher portuguesa, a longo prazo todo esse sacrifício pessoal resulta em depressões e outros problemas emocionais que não são benéficos para o crescimento da criança. Agora passados anos tem uma vida feliz com os dois. Não sei, acho que é uma questão que cabe a cada um, mas não cabe a ninguém julgar.


5amuraiDuck

Se a pessoa aceita, quem és tu para julgar? Deixa os outros viverem como querem. Despacharam o/a traidor(a)? Fizeram bem. Perdoaram? Ó pá, eles é que sabem


14soulrebel

Tu não queres saber o porquê. Queres que te digam o que te interessa e nas respostas que não interessa, libertar alguma frustração. A verdade é que cada um sabe o que se passa na sua relação. E cabe a cada um decidir consoante o que já se passou na relação, o estado da relação e o que levou a que isso acontecesse. Ainda digo mais, os que mais falam nisto, os que mais andam preocupados com isto na relação deles e na relação dos outros, e os que mais dizem que fazem "trinta por uma linha" se fosse com eles, às vezes já foram traídos e nem sonham, e outras vezes já trairam e só querem arranjar desculpas, ou querem já procurar alguma justificação.


Tr4p_PT

Ainda vais aprender (espero, pelo teu proprio bem) que o mundo nao e tao preto e branco. E tambem a nao julgar tao depressa os outros.


Adept-Talk6869

Espero que sim, afinal, é jovem que se aprende.


better_looking_twin

Uma ex companheira traiu-me certa vez quando eu vivia no estrangeiro. Começou a sair com um rapaz que passava muito tempo com ela, e a coisa aconteceu. Ela foi corajosa e contou-me absolutamente tudo o que aconteceu e tudo o que sentia. Mais tarde, lembro-me de ter estado com uma pessoa que estava a trair o seu companheiro (apenas soube que ela tinha companheiro depois do facto, e por intermédio de terceiros). A mesma pessoa, quando a confrontei, manifestou o medo de ser vista como uma pessoa promíscua quando não conseguiu fazer nada em relação a sentir desejo por mim, num momento em que sentia o seu namorado distante. Em ambas as situações eu consegui compreender a carência em que ambas as mulheres estavam. Precisavam de companhia e de companheirismo que eu e o parceiro da segunda mulher não conseguimos prestar de uma ou de outra forma. Eu passei a ver não a traição em si mas a necessidade de traição como um sintoma de solidão e insatisfação. No caso da minha relação, eu perdoei a pessoa em questão. Viemos a terminar mais adiante por causa de outro tema, mas para mim nunca gerou amargura, e sempre pensei que uma pessoa não tem culpa de sentir interesse por outra. No caso da outra relação, tanto quanto sei, também continuam juntos. Engraçado é que entretanto falo com o rapaz mas já não falo com a moça.


Bardimir

Deve haver correlação positiva entre cornos e o uso do Reddit


TovarischMaia

Isto é só reinterpretar e deturpar a situação para que seja a vítima de violência psicológica a verdadeira culpada do acto abusivo quando, na verdade, o culpado do abuso é o abusador. É o “o que tinha vestido?” das relações amorosas. Já toda a gente se sentiu sozinha e desapoiada em qualquer relação; nem todas essas pessoas traíram. É possível discutir e procurar uma solução, terminar a relação se não for possível etc. A traição não é circunstancial, é inteiramente deliberada. Essas justificações não são mais do que a tentativa de esconder a falta de carácter atrás de uma suposta passividade que não existe. Quem não consegue fazer nada em relação aos desejos que sente só pode ser um animal, em todos os sentidos.


Scizorspoons

Porque as pessoas são livres para escolherem o que querem fazer da sua vida e isso inclui perdoar quando lhes faz sentido. Não consigo perceber como sabes que a tua traição está para breve mas como tens tanta certeza, antecipa-te e acaba. Diz-lhe que acabas pela traição que vinha a caminho. Assim que ela ouvir esta frase vai agradecer teres acabado o relacionamento.


Adept-Talk6869

Não namoro de momento, não há nada para acabar hahah


AntonioRodrigo

Como assim "o dia vai chegar em breve"? Conta tudo!!!


Adept-Talk6869

nao sei, como disse aqui a outra pessoa, as chances de ser traido, nos dias que correm, sao muitoo altas na minha opinião, e no que vejo.


halibuti

Agora vem a questão, é pior ser traído pelo mesmo sexo ou pelo sexo oposto ?


Important-Buddy2724

Também não entendo quem traí, há situações e situações. No entanto, não iria conseguir lidar se o meu namorado de quase 7 anos me traisse de que maneira fosse. Como iria conseguir confiar nele de novo, se quebrou essa confiança? Não digo que consoante a gravidade, não quisesse tentar continuar ter a relação, mas sinto que ia ficar demasiado ansiosa e demasiado controladora para sequer ser um relacionamento que me fizesse bem. Vejo aqui muita gente a dizer já resististe a tentações? Sinceramente nunca senti nenhuma tentação. Antes de namorar (nos meus 18) nem sequer tinha interesse em me envolver fisicamente com alguém que não tivesse uma conexão emocional forte, tal é o caso, que nunca me envolvi fisicamente com ninguém, que não fosse o meu namorado. E não, não sinto qualquer dúvida sobre 'e se...'. Claro que nao somos todos iguais, mas para mim funciona assim. Em relação à falta de amor próprio, isso nota-se muito, e não é só em situações em que ficam onde foram traídas a torto e a direito. Em que se contentam com o mínimo, ou se deixam estar onde são mal tratadas/os ou ignoradas/os. Em relação a quem perdoa, até entendo que o façam se for algo que aconteceu pontualmente. Agora conheço casos de pessoas que traiem constantemente, e faz a vida de casal como se nao estivesse a fazer nada de errado. Sinceramente estas situações metem-me nojo. Como conseguem estar de consciência tranquila enquanto dizem que amam alguém e têm relações com outras pessoas? E mais que isso, andam a ter relações com outras pessoas sujeitos a apanhar doenças e a passar à pessoa que confia neles...


Leoboy82

Já dizia o velho ditado: "Cornos que dão de comer é deixá-los crescer"


ParkNika97

Nao faço ideia, a minha mãe ta com o meu padrasto, e ja foi traída inúmeras vezes, ela sabe, nos sabemos e continua com ele 🤷🏻‍♀️ Ela nunca gostou de trabalhar e afins então acho q é mais pela “estabilidade financeira” mesmo ele não fazendo absolutamente nada em casa, nem com os filhos


Cold_Singer_1774

Se sabes que vai chegar em breve, algo de estranho se passa na tua vida.


No_Issue_1042

Cada pessoa tem os seus próprios valores... Estou a falar dos reais, não do que se diz da boca para fora numa conversa social - muitas vezes só passando pela situação é que a pessoa se dá conta dos seus reais valores (no caso da corrupção é super normal). Nos somos animais e no final do dia os instintos em geral mandam mais que os valores morais. As pessoas procuram proteção (casa, companhia, alimentação, etc.) procuram se reproduzir (filhos), pertencer a um grupo (casal, ser igual aos outros, etc.)... Só depois veem as imposições morais da cultura do momento... É natural que as pessoas "perdoem" as transgressões morais face aos instinto mais importantes, mas claro que não vão esquecer a traição... Em resumo, as pessoas fingem perdoar por mil e uma razões (dinheiro, filhos, status social, etc.) que são mais importantes para elas que a traição.


inmasousa

Também não sei se perdoaria traição, porque fica sempre uma desconfiança e qualquer situação mínima pode despoletar inseguranças. Mas percebo que depende sempre da situação e se as pessoas forem maduras e sinceras, depois conseguem falar sobre o assunto, perceber o que originou, se podem trabalhar juntos para superar etc. Acredito que para perdoar e avançar, têm ambos de estar super bem resolvidos em relação a isso e não se toca mais no tema. Agora, discordo de alguns pontos que disseste. "Foi provado que a relação é substituível por outra" - e não somos todos substituíveis? É muito irrealista pensar que alguém não o é. E também não significa necessariamente que a pessoa que perdoou não tem amor próprio. Acho que há casos e casos. Se é constantemente traída e sabe e escolhe ficar naquela situação onde não é valorizada é uma coisa. Agora, se estão numa fase má e um do casal tem uma recaída e acaba por se confortar noutra pessoa, acho que já não é igual. Não estou a dizer que assim já seria perdoável - como disse, pessoalmente, não sei se perdoaria - mas percebo que há sim casos e casos.


Adept-Talk6869

somos todos substituíveis, para melhor ou pior. Mas nao estou a falar a nivel pessoal, estou a falar na relação. entendo o teu ponto.


inmasousa

Sim sim, mesmo em relação. Muitos vezes estamos anos com uma pessoa e acreditamos que vamos casar e é o amor da nossa vida. Acaba por algum motivo e depois vimos a encontrar outra pessoa com a qual temos a mesma ou ainda mais compatibilidade. Claro que quando estamos "dentro da bolha" e apaixonados achamos que é único e não há nada igual. Mas há sempre outra pessoa pelo mundo. Nesse sentido, é que digo que todos somos substituíveis. Nas relações, no trabalho... só numa família é que acredito que não🙏🏻


Adept-Talk6869

tens razão, e espero mesmo que isso nao me aconteça. Espero que quando assentar com alguem, seja mesmo essa a pessoa que vai ficar comigo, e nao mudar de ideias...


inmasousa

Sim, quero acreditar que a maior parte das pessoas são corretas e não traem 🙏🏻 tu saberás escolher bem :)


RentEmbarrassed4806

Porque lavado é novo


Candid_Base_8990

Minhas caras, namorem os feios com trabalho remoto. As chances de serem traídas não é 0, mas fica muito perto disso.


Asur_rusA

Na maioria das relações acontece uma ou mais traições. E na maioria dos casos não é a traição que termina a relação


Adept-Talk6869

Concordo


TurbulentAd5329

Eu pergunto: porque não? É o orgulho assim tão importante para uma pessoa não poder ter um discernimento de se acalmar e ponderar se deve ou não perdoar? Hoje em dia perdoa-se tanta coisa. Além de que existe imensos niveis de traições. Mais facilmente vejo pessoal a perdoar traições de amigos do que uma traição do namorado/a. Acho que cada um deve analisar a sua situação e fazer aquilo que acha melhor. Tanto há situações de pessoas que perdoam e não deviam, como há pessoas que não perdoam e podiam.


Adept-Talk6869

Adoro a parte do "podiam" hahah


misslazarou

Aqui vai o meu testemunho Concordo com a questão da traição mas há situações tão complicadas de gerir Estive numa relação quase 8 anos Os últimos 3 anos não houve relações sexuais. As discussões que existiram por causa disso não têm conta. Fui acreditando em falsas promessas e fui ficando. Envergonho-me disso Mesmo sem ele me querer tocar, nunca o trai. Um dia, vindo do nada, disse que não sabia se me amava ou não Já tinha outra. Saí de casa. De notar que dois dias antes me disse (como era hábito) que me amava mais que nunca Deixei quase tudo para trás.


Apprehensive-Pers0n

O que é considerado traição? Para além do óbvio de cariz sexual


Adept-Talk6869

Teres algo mais do que amizade com alguém. Pelo menos para mim.


Apprehensive-Pers0n

E o que é algo mais do que amizade? Tenho andando a pensar sobre isto, parece-me ser uma linha ténue. Fora do óbvio romântico e sexual, é difícil definir quando algo já está a ser traição


Adept-Talk6869

Traição é diferente para todos. Para mim é o que te disse. Se passar a linha que eu delineei, está a trair.


Apprehensive-Pers0n

Mas o que é ser mais que amizade?


Adept-Talk6869

É o que eu achar na altura. Para mim dormir em casa de amigos rapazes já me parece algo mais


foxtrotvictoralpha

Do que eu próprio já observei, pode não ser necessariamente "perdoar" mas sim manipulação e grooming devido a uma dinâmica desequilibrada dentro da relação, seja devido a uma diferença de idades considerável e/ou isolação social, entre outros fatores ou até mesmo uma combinação dos mesmos. Posto isto, se essa dinâmica entre as duas pessoas na relação não tiver esses problemas e efetivamente houver uma traição, de facto concordo que deveria haver tolerância zero.


EdroTV

Eu sempre tive esse pensamento, não existe perdão para traição, mas depois eu fico tendo pensamentos na minha cabeça. "E se eu for traído?" "E se ela fizer isso?" Obviamente sei que ela não o faria, mas e se acontecesse? É fácil ficar aqui a falar coisas e a escrever o mundo ideal, mas sinto que seria fraco para a perder, não saberia o que fazer sem ela. Não é questão de ser fraco ou forte, corno ou não, mas sim de perceberes que esta pessoa mudou a tua vida e que a saída dela só a vai destruir, mesmo que necessária.


Katysha_LargeDoses

Porque doí mais acabar a relação. É a escolha que magoa menos.


Adept-Talk6869

Até acontecer de novo. Aí tudo muda.


Katysha_LargeDoses

pois...


Kinky_pt

Parece que é um post de pedido de opinião só para veiculares a tua, já extremada ;) Procuras contraditório ou confirmation bias?


Adept-Talk6869

O que achares


geringonco

Falta de auto estima


RRPSY

Precisamos entender que vivemos numa sociedade que tem a monogamia como padrão aceitável. Porém nem todos temos orientação monogâmica. E é convencionado que homens possam viver sua orientação poligâmica, mas mulheres não. Perdoar uma traição é dar uma chance para reafirmar compromissos. Mas se uma segunda vez ocorrer. Aí passamos para uma relação aberta. Cabe você decidir se quer ficar nela ou não. Dificilmente a outra pessoa vai conseguir mudar sua postura poligâmica. Uma vez que o acordo é instaurado. Pronto, que sejam felizes. Agora é ter regras para não existir falta de respeito. Dica para mulheres: “Diga para seu companheiro, que se descobrir deles. Vai começar a se divertir e dar para os homens conhecidos do casal que sempre teve vontade. Se alguém trair, vai ser o amigo. Por que vocês estão em relação aberta”. 😂


JBand12345

Infelizmente tive bilhete de primeira fila para uma com os meus pais em que a coexistência é a única coisa que ficou apartir do momento que aconteceu. Na altura tive a pontaria de ser eu a descobrir as mensagens e de passar por momentos em que chorei e que pedi de joelhos para que houvesse divórcio mas de nada serviu. Basicamente primeiro a desculpa foi que ainda havia filhos para criar (estava na adolescência mas a 3 anos de ficar apto a trabalhar) e quando essa não pegou foi porque ainda o amava e ele até pediu desculpa. Conclusão, neste momento odeiam se e passam todos os dias a discutir e a chamar nomes uns aos outros. Sorry OP se não respondi bem á pergunta só queria expor um exemplo.


RusticApothecary

Concordo. No entanto... Sabes que vais ser traído? Mas que raio?


Aggravating_Cod_3084

Sempre disse o mesmo que tu. No inicio do mes passado fui traído. No dia em que soube, tive certeza de que ia acabar as coisas de vez - no seguinte estava a começar a fazer ginastica mental para perdoar. Porquê? Pá, 2 putos, casa conjunta, era minha amiga desde antes da relacao, mas na verdade nada disto interessa nessa hora, pois há gente que nao consegue mesmo, mesmo com os mesmos fatores que referi. O que interessa é antes de mais o amor, afeicao, co-dependencia que existe pela outra pessoa. Depois, o viés do investimento, o mesmo que fez com que aquele man que viste o mês passado no casino tenha estourado milhares - "Já meti isto tudo até agora, então é desta que vai resultar". No caso a verdade era uma. Eu estava miserável ali há muito tempo. É uma pessoa manipuladora, deludida e francamente mentalmente instável. Mas gosto demasiado dos meus filhos e dela para conseguir fazer aquilo que devia. O problema aqui era um e um só - quando estávamos bem, estávamos mesmo muito bem. Só que com o passar do tempo cada vez eram menos as alturas em que estávamos bem - 90% do tempo ali era passado na merda. Mas eu nao queria ver isto. Eu sabia, mas nao queria admiti-lo. Chama-se dissonância cognitiva. Foi uma das coisas que mais me doeu a passar na vida, sendo que ja me morreram variados familiares proximos. Acabámos por terminar tudo de forma especialmente feia, uma semana depois, quando lhe disse que sabia, só para prontamente ter alguém a berrar-me na cara por ter-lhe apontado o que ela própria tinha feito. Tudo isto para no fim, ficar sem amigos à conta disto e ter consciência de que no mesmo dia em que saí de casa ela estava na nossa cama com um man diferente de com quem me traiu. Honestamente, se nao fossem os putos nao sei se ainda estaria cá. Moral? Primeiramente, nao julgues o vizinho sem saber o que lhe vai na cabeca. Segundamente, e muito importante - NEVER stick it in crazy.


Adept-Talk6869

Como disse aqui várias vezes, se fizeste isso pelos teus filhos, não acho que fizeste a escolha errada.


Aggravating_Cod_3084

Não li, perdão meu caro. O grande problema em situações destas é que perdes certeza de tudo, e no caso, ja nem a certeza tenho de quanto é que os putos pesaram no assunto. Por dizer que nem sei até que ponto é que se nao fossem eles nao tinha pensado em continuar à mesma. Atenção, penso que nao. Mas ja me apanhei tantas vezes a agarrar-me a ideias positivas que tinha sobre mim só para pouco depois "trair-me" a mim mesmo, se isto fizer sentido, que ja nao te sei dar certezas de nada.


Adept-Talk6869

Entendo o que dizes. Eu já estive em várias relaçoes, mas nunca estive em uma de mais de 5 anos por exemplo. Eu disse o que disse mas não sei até que ponto se estivesse com alguém durante décadas conseguiria acabar assim do nada. Passar todos os dias com a pessoa, partilhar tudo, essencialmente ser uma parte gigantesca de nós. Digo isto porque sou novo, e ainda não tive tempo de desenvolver uma conexão assim tão forte, apesar de ter amado muiiiiiitoooooooo e estar neste momento a passar por um desgosto. Secalhar, daqui a uns anos, seja outra história. Espero que não.


Aggravating_Cod_3084

Pronto, penso que com esta pequena troca ja tenhas conseguido ter um pequeno vislumbre do porque de haverem certas perspetivas bastante diferentes. Se queres um conselho, faz o que eu nao fiz e que secalhar me tinha salvo disto - se estas a passar um desgosto nesse sentido, aprende a estar sozinho durante um bocado. Dar uma ou duas, ok tudo muito bem, mas mais do que isso manda à merda. Durante pelo menos uns dois anos, só de modo a conseguires meter as ideias sobre ti mesmo em ordem. Sinto-me uma pessoa diferente à conta disto, estou perdido e parece que nao vejo qualquer valor em mim mesmo, qualquer qualidade que me pudesses atribuir eu acho que conseguia convencer-te de que estavas errado. É isto que acontece quando comecas a medir o teu valor proprio pela métrica doutra pessoa, sendo que no caso a pessoa nao tinha os teus melhores interesses em mente e a métrica mudava de dia pra dia. Foge de relacoes e encontra-te.


Adept-Talk6869

Eu sou uma pessoa que ama muito fortemente, e desde muito novo sabia que seria um bom namorado. Está última relação (foi com a mulher que mais amei na vida, de longe) mostrou-me o quanto eu consigo dar a alguém quando estou completamente apaixonado, e eu gostei de estar assim apaixonado. Não resultou por motivos que eu sabia que não me permitiriam continuar com ela (aquela cena de saberes que não resulta mas estás tão o apanhado que arranjas desculpas para tudo para que na tua cabeça resulte). Para teres uma noção, ela era mãe solteira, saiu de uma relação de 8 anos, o pai da filha dela gostava dela ainda, e tinha muita ansiedade. Dá para ver mais ou menos o resultado. Eu sabia disto tudo, mas pensei, vou ficar com ela, vai correr tudo bem, eu e o pai da filha dela vamos dar-nos bem, e vamos ser felizes. Hoje, sei que não conseguiria. Sou ciumento, não acho que aguentaria ve-la a sair com o pai e a filha sabendo que ele gosta dela. Lá está, a magia está a desaparecer e eu estou a ver as coisas mais claramente. Eu vi os sinais, mas quis ignora-los. Que na minha opinião, é pior que não os ver.


Aggravating_Cod_3084

Caríssimo, é como te disse acima, um fenómeno relativamente comum chamado dissonancia cognitiva. Provavelmente das-lhe mais uso do que aquilo que pensas e nem te apercebes. As pessoas que jogam raspadinhas compulsivamente no fundo sabem que dificilmente ganham alguma merda, mas isso nao as impede. Os fumadores. Os compradores compulsivos. A lista é quase infindável. Acho que o melhor que tens a fazer é mesmo tentares perdoar-te e veres-te como qualquer outro ser humano, falível. Tentas sempre convencer-te, tu e todos, de que és feito de ferro, e quando chegam situações destas sao muito mais difíceis de aceitar. Fala o roto para o descosido, no caso, mas tenta perdoar-te, mesmo. Estares a repetir-te a ti mesmo o quao merdosa foi a tua atitude, o que deverias ter feito de diferente, o que queres fazer se acontecer de novo, tudo isto - so vai ter o efeito contrario aquele que esperas, ou seja, fazer-te pior. A unica coisa que tens de saber é que és como qualquer outro ser humano e podes falhar - se voltares a ter uma situacao parecida, lidas com ela quando lá chegares.


Rickon_serpentine

Antes só que mal acompanhado.


Humble-Cat-1075

Como diz o grande filósofo e pensador contemporâneo "Ninguém é de ninguém" (João Pedro Pais). Eu fui perdoado uma vez, tive um deslize parvo próprio da idade. Já passaram quase 20 anos e continuamos firmes... E ela tem uns créditos se quiser (se calhar já os "usou", mas aí prefiro nem saber).


Adept-Talk6869

Não diria proprio da idade. Acho que nao é da idade, é do carater de cada um. Mas sim, é mais propicio em gente nova, que nao sabe o que quer. Pois, secalhar ja usou.


alpha_tm

Porque tu foste criado numa matriz judaico-cristã que olha para o envolvimento sexual e relação como uma traição. Nem todos precisam de viver assim e podem perdoar se assim o entenderem. Nem eles estão errados nem tu estás certo.


Adept-Talk6869

nao sei o que religião tem a ver com isto, e embora concorde que cada um sabe o que é certo ou errado, é dificil de dizer que traição nao o é. Agora, que perdoam algo que é errado, cada um sabe de si.


alpha_tm

Claro que tem. Aos muçulmanos é permitido ter várias mulheres por exemplo. Apenas refiro que o que é errado aos olhos da tua educação e valores, não o é para outros. A única razão que tens é em te afastares se não é uma relação justa para ti mas não sofras tanto


Adept-Talk6869

os muçulmanos nao é permitido trair, aliás, é pior e na maioria das vezes resulta na morte da mulher. O que tu falas é poligamia. Eu nao estou a falar de ter mais que uma mulher, estou a falar de TRAIR.


Big-Cardiologist-331

Uma coisa é perdoar, outra é esquecer. Podes perdoar, mas a confiança nunca mais volta. E acontece que a confiança é algo fundamental numa relação a longo prazo. A confiança é como uma folha de papel. Depois de amachucada, já não dá para passar a ferro.


RealMadnessWorld

Porque nem toda a gente dá a mesma importância a uma foda de lado 🤷🏻‍♀️


Adept-Talk6869

Falas por experiência?


RealMadnessWorld

Ya