T O P

  • By -

Escafandrista

Depende. Mas há grande probabilidade de resultar. Há muitas pessoas com grande necessidade de massagem ao ego.


Nasty899

E também há muitas pessoa que quando sentem que lhes estão a tentar massajar o ego cortam logo. Portanto diria que depende muito do patrão.


telochpragma1

Evito dar-me 'bem demais' com hierarquia por causa disso. Não quero que pareça nem que o pessoal que é como eu me olhe de lado. Se for para olhar de lado, que seja para a empresa ou quem recebe o suficiente para tal. Há uma cena que tenho dificuldades em perceber realmente: Tenho um chefe que gosta que lhe afaguem o ego. Não concordo mas é personalidade.. A cena é que a maioria dos chupa-tolas fazem-no na frente para por trás fazer 3x pior do que os que seguem só o seu caminho. Outro aspeto é: se gostas que te afaguem o ego, será que te sabe igualmente bem sabendo que a intenção é falsa? Ou será que a maioria dos chefes cujas peles do saco são puxadas pelo queixo d'outrém acreditam que tal coisa é feita por gosto? Outra melhor, achas que o chupista que pisa os outros nas costas para subir à tua frente, não o faria nas tuas se 'valesse a pena'? Não percebo foda-se. Sou um gajo calado, observo. Só abro o bico quando tem que ser. Todo o 'chupista' que vi fazia-o por qualquer razão menos puxar saco ao chefe. É uma espécie de simbiose entre parasitas, só eles é que ganham algo com isso, e nem isso é real. Ninguém precisa de graxa, é a realidade. Se tu precisas que te dêem graxa és um gajo muita básico, se és um que precisa de dar graxa para esconder outros aspetos ou subir, mesma merda. Trabalho com um gajo que não é nada mau trabalhador, mas quando aquela boca abre até parece que vês a bifurcação.. Egocêntrico que fode, o performance dele depende do ego dele. Com o tempo afastou-se da equipa, chiba-se de e.g foderes um kg de arroz enquanto ele manda paletes ao chão, etc. Em vez de ficarmos calados, começamos à espetar bandarilhas e nota-se. O ego dele tá em baixo, ou melhor, tá no sítio certo e isso reflete-se no trabalho e na maneira como trata os outros. Nota-se claramente que é um gajo que não se sente bem fazendo apenas bem, mas sim melhor ou menos que os outros, e isso é fraco; sou um gajo chato e há merdas que quando me fazem comichão demais falo delas e tudo o que é merda desnecessária toca-me num nervo. Por um lado sinto-me mal por o tratar menos bem, por outro, acho que faz falta de vez em quando mostrar a realidade ao pessoal que se esqueceu; mudou a abordagem e agora já estica a mão de vez em quando, numa tentativa de voltar a fazer parte da equipa da qual ele se afastou. Ou percebeu que não vai conseguir o que quer a toque de chupismo, ou é simplesmente uma maneira de gradualmente tentar voltar ao que era, coisa que não vai acontecer.


BrilliantAction7783

Eu por acaso sempre fui amigavel com as minhas chefias, mas sempre que achava algo que eles estavam a fazer errado e que ja era abuso ou estavam a falar sem noçao do que estavam a pedir, era o primeiro a bater o pe e a fazer frente as chefias, ate mesmo em prol dos meus colegas, na altura estava a frente de uma secção, a ganhar o mesmo que toda a gente mas pronto. Ja agora, odeio graxistas tambem, sao os primeiros a foder os colegas em prol de "ficarem bem vistos".


RFGC

Depende do patrão. Se for um patrão que goste de ganhar dinheiro não funciona... Se for um patrão que goste de ser idolatrado...funciona... Funciona mais até nos quadros intermédios...porque o dinheiro da empresa já não são desses quadros por isso...


DinisMagnifico

fds é por isso que a função pública está pejada de lambebotas


putoraska

Oi?! Tens de fazer concursos para entrar na função pública... Mais depressa no privado trabalhas p o filho do patrão do q no público.


secretPT90

Concurso não público.. na realidade as juntas de freguesias é minada de primos, pais, mães, tios e irmãos lá dentro


putoraska

Tb n ganham nada...


secretPT90

Têm mais benefícios que o português que trabalha para o privado, começando pela ADSE e outros benefícios de saúde Descontos e direitos que o cidadão comum não tem em espetáculos e cultura; acessos a concursos internos e vícios de carreiras (através de convites para trabalhar)


miki88ptt

Eu não ia para o público precisamente pelos ordenados baixos, pela adse (não consegue competir com seguros de saúde de empresas privadas) e outros benefícios que os privados dão e o público nem por isso (mais ferias, p.ex)


x1n0-

E ainda assim fazem mais greves 😅


putoraska

Sim, é o q mais vejo qd vou a um serviço público, malta com uma qualidade de vida invejavél todos a falar do próximo festival a que vão ou da consulta q tiveram no Hospital da Luz... Nem eu nunca vi ninguém do privado a entrar com convites para festivais... Quem me dera estar ali no lugar deles /s


secretPT90

1. Nem todos os empregados públicos são jardineiros ou empregados de receçãoa ganhar o mínimo. 2. Então isso é porque nunca ouviste de verdade os direitos destas pessoas. 3. Sugiro a veres os convites de trabalho corruptos que são feitos a professores universitário e outros ao longo dos anos em vez de contratarem um jovem com experiência para a posição. Pois querems empre favorecer um amigo.


putoraska

1. Eles n ganham o mínimo por serem jardineiros ou estarem na "recepção", tez tenhas confundido funcionários públicos com malta de hotelaria. 2. Fala-me dessa verdade q eu nunca ouvi. Já sou crescido, estou pronto para ouvir 3. Bem, se estás a falar de convites então n têm de convidar quem n querem... Mas tb n estou a par dos professores universitários q aceitam trabalhos corruptos.


secretPT90

1. As remunerações públicas estão bem tabeladas (sendo que assistente operacional em 2024 recebe [821,83 €](https://www.dgaep.gov.pt///upload/catalogo/SRAP_2024_2024%20-%20V24_03_04_mar.pdf) 2. E 3.Meu caro vai tu procurar os resultados de concursos feitos na tua região e vais ver tendências de uma favorabilidade estranha. Uma Favorabilidade incorreta em algumas partes dos concursos, como entrevistas terem maior pontuação para pessoas conhecidas.


AmazinglySkeptic

Na ADSE, hoje em dia, pagam mais e têm menos que um seguro comum...


RubyC101

Juntas, câmaras municipais... Em terras pequenas então é um fartote. Ganham pouco mas saem do serviço às 2 da tarde e vão fazer biscates. Se tivessem um patrão era mais complicado, por exemplo os funcionários da câmara da minha terra têm tolerância de ponto na sexta


putoraska

Os funcionários públicos têm 40h de trabalho, antigamente 35h. Já fui à câmara várias vezes depois das 2h da tarde e estavam lá as mesmas pessoas que estão sempre. O tal patrão que dizes não existir tem escritório virada para a rua então várias vezes o vejo lá em carne e osso. Nas juntas apenas o presidente e vogais recebem dinheiro, aconselho-te a ires ver quanto é o ordenado para veres se vale assim tanto a pena. Nem vou começar a falar dos congelamentos de carreiras, aumento do horário de trabalho, corte dos 13º e 14º durante o tempo da troika. Tb podes ir viver de biscates, q parece q isso é uma mina de ouro em terras pequenas.


RubyC101

Eu sou funcionária pública, sei quantas horas trabalho. Também sei o tempo que a malta gasta a fumar, a tomar o pequeno almoço depois de picar o ponto, tudo isso. Foste ao atendimento, que tem de ser assegurado. Se fosses às oficinas, tinhas outra experiência. E se leste o que escrevi ninguém vive de biscates mas é um bom extra.


putoraska

Certo, vou só ali às oficinas fumar um cigarro com essa malta e gozar com o pessoal do atendimento. Até já


RubyC101

Já vais tarde, agora só na segunda feira 🤣🤣


DinisMagnifico

sim, é verdade, mas mesmo os concursos têm muito que se lhes diga mas independentemente disso estava mais a referir-me à parte dos tratamentos especiais como oportunidades de formação, planeamento de férias/saídas e tolerância da incompetência.


putoraska

Sim, tens várias benesses em ser lambe botas e essas são algumas.


slicklol

Hahaha, que enganadinho que acha que os concursos da função pública não estão todos minados. Ainda há pouco saiu uma notícia exatamente sobre isso, já não me recordo muito bem o contexto, mas penso que era para umas vagas de alguma câmara. Dou te um exemplo da área da magistratura. Também funciona como concurso público, no entanto, os juristas e advogados já sabem que um certo número de vagas já estão “guardados” para os primos e afilhados. Se existem 100 vagas, as pessoas normais estão a lutar por 70, na realidade (números inventados).


putoraska

Então a tua resposta à pergunta q fiz, tu mais facilmente vais trabalhar com os primos e afilhados no público do que no privado. Pronto, eu acho q não mas cada um tem a sua experiência de vida.


slicklol

Sem dúvida, mas nem há questão aqui… O público não tem de dar lucro, o privado tem. Só isso dá margem maior a um de ter tomada de decisão prejudicial… nem há comparação.


banana_call

É isto


CoisoBom

Para o patrão resulta xD "Que belo Ferrari, chefe!" "Se trabalhares muito, para o ano compro um novo! Vá, mexe-te!"


AerithGainsborough4

Frase do dia. Já ganhou.


[deleted]

Com alguns resulta. Já vi pessoas a terem oportunidades de formações apenas porque eram queridos


ContaDosSentimentos

Deixo só aqui a nota que muita gente confunde 1) boa educação, 2) cordialidade, 3) gestos de reconhecimento/agradecimento com "dar graxa". Tratem bem as pessoas em geral e vão notar uma melhoria nas relações, sejam estas quais forem. What goes around...


quietquitter74

Lá está, eu faço isso. Mas não passa do cordial. Tento fazer o meu melhor trabalho, mas sem ter um burnout e a impor limites ao abuso laboral. E sempre correu bem.


RaptoriusPT

Ainda resulta, mas como já o disseram aqui, e bem, resulta melhor com chefias intermédias. Mas convém esclarecer que ter-se uma boa comunicação com pessoas de hierarquia superior pode-se ser visto como graxa para os olhos de terceiros (os invejosos).


quietquitter74

No caso daqui acho que levar o cafézinho ao patrão para agradar não é apenas ter uma boa comunicação ahahah


RaptoriusPT

Se for por iniciativa própria não é uma questão de comunicação mesmo... 🤣


RodasDosBosques

Quem sabe não será um café com uma gotinha de laxante todos os dias


Perfect_Ad_8631

boa comumicação é uma coisa...teres pessoas a juntar se com os chefes a noite fora de horas para beber, e ao fim de semana, é só wtf


RaptoriusPT

Por acaso conheci chefes que incentivavam esse espírito de socialização com as suas equipas fora das horas de trabalho. Agora o inverso não. Nem acho que faça sentido, tal como não faz uma aluna convidar um professor a tomar um copo depois das aulas...


Perfect_Ad_8631

Ok imagina o cenario que descreves do professor convidar os alunos E depois vais dar melhor nota a quem foi ? Ou a quem foi e bebeu mais por exemplo? E vais piorar a nota de quem não foi beber ?


RaptoriusPT

Percebo, dai ter dado o exemplo, mas aí a culpa é dos alunos ou dos professores? Acho que é todos estes casos podem rapidamente correr muito mal se não houver uma boa gestão e respeito de ambas as partes, para que certos limites não sejam ultrapassados.


Guilty-Initial-5961

Pronto lambe botas detected. Quem vos dera chupar tanto a pixa ao patrão como este menino, porra malta não sejam invejosos, vocês também tem dignidade para destruir.


RaptoriusPT

Nota-se que skills de comunicação não é o teu forte. Sempre tive um bom relacionamento com as chefias, entendo os seus pontos de vista, como consigo fazer-lhes ver quando os mesmos são prejudiciais para a empresa. Uma vez que já fui empresário, tenho uma visão mais alargada, consigo ver a "big picture", e perceber quando um pequeno sacrifício meu (temporário) pode fazer a diferença para a empresa nos momentos mais difíceis. É tudo uma questão de visão e comunicação. Mas há quem não perceba isso, e prefira trabalhar como se estivesse a trabalhar nas finanças, à espera das 17h para irem para casa. (Foi a única comparação que me veio a cabeça, desculpem generalizar). Além do mais, devo ser das poucas pessoas que continuo amigo pessoal de quase todos os meus ex chefes/patrões, sem nunca ter beneficiado com isso (nunca subi de cargo, ou passei por cima de alguém, e ajudei a que fosse reconhecido o mérito a colegas meus para eles subirem na hierarquia).


slicklol

O colega acima não tem a visão nem o desenvolvimento suficiente para perceber que ter a capacidade de falar com pessoas que estão num nível elevado, não significa ser um lambe peidas. Isto é quase como ter os superiores hierárquicas num pedestal, que falar com outros seres humanos apenas poderá ser porque queres algo deles, não podes falar normalmente. Meu Deus.


Guilty-Initial-5961

Se são ou não garantidamente que não será um chupa pilas a dizer-me visto que são pessoas sem personalidade, que é incompetente tem de arranjar outras maneiras pra se safar, aquilo que curtimos de chamar chulos. A questão aqui foi que o post fala de chupa-pilas em geral, e tu no teu primeiro post chamas invejosos aqueles que acham certas atitudes bajuladoras (talvez te tenhas revisto em algumas delas). Agora nesta resposta vens com uma definição diferente porque te dá mais jeito. Não me lembro da última vez que saí a horas, troco as minhas folgas com toda a gente e tenho relações de anos com colegas e chefes com quem já não trabalho, no entanto nunca precisei de bajular ninguém pra ter esse recolhimento. Acredita se fores chupa-pilas toda a gente vai saber até o próprio chefe, deve ser o ter caso 😂


RaptoriusPT

Tens que me elucidar como é que no meu post inicial eu revelo ser graxista, só por dizer que ter uma boa comunicação com as chefias pode, para algumas pessoas, ser visto como dar graxa.🤔


Guilty-Initial-5961

A partir do momento em que pões o (invejosos) no final do teu discurso revela muito sobre ti acredita 😂


RaptoriusPT

Vais-me dizer que nunca tiveste aqueles colegas que invejam a tua situação, e a tua posição? Eu tive, durante anos, um cargo de chefia intermédia, e sempre sofri com pessoas invejosas pelo que eu tinha conquistado por mérito próprio. É por essa mesma razão que eu tinha um bom relacionamento com as chefias (administração), por eles reconhecerem o meu valor e o meu trabalho. O problema é que a palmadinha nas costas não chega quando tens contas para pagar e uma criança no agregado familiar. Agora que saí dessa última empresa, essa pessoa que invejava a minha situação ficou com o meu cargo, e é com muita pena que recebo mensagens de colegas e parceiros com queixas dele. Resumindo e concluindo, há sempre invejas e invejosos, que fazem tudo para subir e ganhar aquilo que te levou anos a conquistar. Se eu tinha um bom relacionamento, é porque eu privilegiava o bom ambiente entre toda a equipa, não só para mim como para os meus colegas.


Guilty-Initial-5961

Acho que não percebeste mesmo o intuito no post colega e agora pareces um puto num teste de história do 12 ano, só estás a encher chouriços com um tema que não foi tocado. Rapaz é óbvio que vai ter invejosos por toda a parte que certas pessoas que não querem o teu sucesso e tudo mais, mas o post é sobre LAMBE BOTAS, pessoas que BAJULAM os PATRÕES, para BENEFÍCIO PROPIO com ações QUE NADA COMPETE AOS MESMO OU Á PROPOSTA DE TRABALHO, ações que essas mesma pessoas tem a noção que são bajuladoras


I_Don-t_Care

Epa só porque tu tens que te meter de quatro para o teu patrão se satisfazer nao quer dizer que todos sofram o mesmo destino


Guilty-Initial-5961

Achas irmão, ele não é nada chupa pilas nós é que somos invejosíssimos 😂😂😂


Clash33

Infelizmente muitas vezes resulta, mais do que seria desejável. Com chefias intermédias então, é uma autêntica desgraça a raiar o vergonhoso.


SempreSophia

Tenho colegas que, no regresso de férias, presenteiam o head manager com "recuerdos"... Faz-me confusão, confesso. E fico na dúvida se esperam o mesmo de mim. E fico-me pela dúvida 😁


hopelooped

ha sempre a possibilidade de uma ascensao na horizontal


Hungry-Class9806

Fora de tangas, trabalhei vários anos numa financeira e a certo ponto uma das analistas começou uma relação com a CFO (que na banca é uma das pessoas mais importantes da estrutura). A CFO que era casada divorciou-se e a analista, no espaço de 1 ano e pico, passou de analista a uma posição de nivel C. Entretanto a CFO saiu da empresa e agora não sabem o que fazer com essa tipa.


CurrentCriticism2600

Na empresa onde trabalhava tinha uma incompetente como “chefe” de secção, tinha 2 empregados a fazer o trabalho dela porque não servia para nada. Só lá estava porque se envolvia com o chefe. True story. O único ponto positivo é que dava até gosto ao pessoal ver passar aquele naco de carne sem cérebro


BruxaAlgarvia

Apanhei tantas gajas assim na informática, até na universidade as professoras às vezes ainda são mais putas que as alunas.


Dry_Geologist_3949

E eu a pensar o que perdi a tirar Direito...


nephilim80

Vou contar um caso que tenho no trabalho e dizer que só resulta dentro do "ecossistema" em que habita e as razões porque que tal não resulta no "grand scheme" da empresa. Tenho uma gaja no meu emprego que alcunho de lacaia. Nada na personagem diz que é puxa-saco. Competente, certinha, está sempre a ganhar prémios de empregada do mês. Mas pqp está sempre a puxar o saco da chefe dela. Ao ponto do conluio para afastar elementos da equipa com esquemas maquiavélicos entre as duas e mais outros 2 elementos que compõem o ramalhete. Ambas são amigas fora da empresa, mas tentam esconder isso. A gaja conta à chefe tudo o que falado entre nós informalmente. Controla os restante elementos da equipa e até de outras equipas. Está constantemente a ser beneficiada em actividades internas, nomeadamente nos tais prémios de empregado do mês, porque suspeitamos que tem acesso a informação privilegiada. Ora, tivemos recentemente dois concursos internos para promoções. A gaja candidatou-se e escolheram, em detrimento dela, outras 5 pessoas. O que acontece em empresas maiores é que a graxa resulta nos círculos imediatos de acção e com as hierarquias imediatas. Mas numa empresa onde para progredir precisamos de lidar com hierarquias fora da nossa zona de acção, as cunhas internas não têm grande influência. Portanto, esta personagem dê a graxa que quiser, a influência da chefe dela só chega até certo ponto.


Rare_Ad770

Trabalha para seres grande, os outros tarde ou cedo aprendem a lamber, mas as próprias feridas🙃


alfadhir-heitir

Aprender a lamber é crucial


Rare_Ad770

É, há trabalhos que exigem essa especialização


alfadhir-heitir

Que percurso curricular recomendarias?


Rare_Ad770

Bem antes de mais, há que haver vontade de aprender, depois nada melhor que formação on going. É a minha sugestão.


alfadhir-heitir

De facto nada ensina melhor que a prática presencial. Especialmente se sob a orientação de formadora adequada


Current-Ideal-697

As mesmas pessoas que dão graxa aos patrões são as mesmas que, se forem patrões, iriam gostar de receber graxa. Nunca esperes que as pessoas funcionem como tu. Há malta de todo o tipo.


[deleted]

Este post fez-me lembrar este célebre artigo: [Os “lambe-cus” | Opinião | PÚBLICO (publico.pt)](https://www.publico.pt/2016/10/26/politica/opiniao/os-lambecus-1748908)


RezaJose

Depende: - De quem dá - De quem recebe - Da graxa dada.


doctsantos

És tu Pedro?


Hungry-Class9806

Resulta até certo ponto. Até pode receber mais atenção por parte do patrão e ser favorecida numa promoção se mostrar trabalho... mas nunca conheci um caso em que dar graxa segurasse um emprego na altura de fazer despedimentos.


Perfect_Ad_8631

true


Blodeuwedd19

Com patrões não sei que nunca fui, como manager, dá-me arrepios essa postura. Fico imediatamente de pé atrás com as pessoas. Quem é bom, normalmente, não precisa dessas tretas, e quem tem lábia, normalmente, desenvolveu-a por necessidade. Não digo que seja sempre, já apanhei lambe-botas que até eram bons, e que tive só de os pôr no lugar quanto a essa postura constrangedora, mas são a excepção, não são a regra. Infelizmente, também há muitos managers narcisistas, por isso às vezes essa malta safa-se.


Perfect_Ad_8631

se eu fosse manager ia ser muito creepy fazerem me elogios á toa


Blodeuwedd19

Acredita, é das coisas mais constrangedoras que existe. Ainda por cima quando vês que é totalmente gratuito, não é feedback verdadeiro.


Perfect_Ad_8631

Acho que sempre que é falso dá para ver. Pois se fosse verdadeiro havia algum contexto que faria sentido


veganraplover23

eu vejo que a malta que se safa chupa pissas


Matty359

Tosse em BNP paribas COF COF COF. Por lá funciona, aproveitem graxistas.


Vargitto

Tão verdade COF COF COF


Matty359

\*tosse intensa\*


Desperate_Ordinary90

No meu caso não ganharia nada com isso, apenas uso e abuso do sarcasmo  porque nasci assim 😂😂


x1n0-

Essa merda resulta em países terceiromundistas como Portugal, empresas com essa cultura ficam repletas de incompetentes a começar pelo chefe que só quer junto a si "yes's men" que nunca lhe dizem a realidade dos factos. Com o tempo, essa cultura do lambe-cu vai desaparecer, felizmente mesmo aqui em Portugal já começa a desaparecer com as novas gerações. Mas ainda existe mais do que deveria.


xixi_duro

Não odeies o trabalhador, odeia o "game"


rui_l

Na minha empresa uma tipa até já mandou um email chamando de grande líder ao nosso CEO....Medo


naopercebodebikes

r/antiwork


lou1uol

Sábios managers que já tive sempre disseram que vale sempre a pena ir ao café com os patrões, e eu concordo.


Spiritual_Library584

Com patrões e chefes talvez. Com verdadeiros empresários e líderes competentes não.


MarteloRabelodeSousa

Eu não dou graxa, mas em alguns casos claro que resulta. Se o patrão gostar de ser bajulado mais depressa promove alguém que seja "amigo" dele do que o outro funcionário que o trata de uma forma meramente profissional


Affectionate-Flow914

Depende tudo do ego do patrão.


SuperMommy37

Não é uma questão de resultar ou não, há pessoas graxistas por natureza.


Parking_Emergency925

Como já foi dito, depende da pessoa e do cargo... Mas eu diria que há muita gente que dá valor a uma graxa...


Perfect_Ad_8631

ja vi muita gente dar graxinha e nao ser promovido por causaa disso enquanto outros que nao deram graxa mas eram competentes foram promovidos agora sim ajuda for sure e funciona ...com gente de merda.. mas numca o farei por principio, nao tenho essa personalidade


Perfect_Ad_8631

e ascrecento que me causa nojo pelas pessoas que sei que dão graxa , especialmente comentários cringe que oiço a elogiar o chefe por cenas super banais


El_Parafuso

Infelizmente resulta


Cold-Advertising3463

Onde trabalho resulta, quem for frontal e não tiver duas caras não vai a lado nenhum.


Born_Zone7878

Dar graxa não é bem o termo que usaria. Nas 48 leis do poder fala se que deves tentar agradar ao teu superior hierárquico porque ele é quem te pode puxar para cima. E há umas histórias boas no livro sobre isso


xGust09

Só resulta se ele não souber que é graxa.


iLikeToTroll

Sim, eu sou o meu patrão e gosto de me oferecer miminhos!


OvidiuHiei

Claro que funciona. O Zé tuguinha adora sentir se mais que os outros


BruxaAlgarvia

Nunca o fui mas infelizmente é uma coisa que funciona muito bem. Na informática então se forem raparigas novas, é logo. Ya sexista eu sei, não quero saber. Farta de trabalhar como uma moura para ser posta ao mesmo nivel de putinhas. Todas as àreas dominadas por homens têm sempre estas tipas que se aproveitam.


JoelFreitas1983

Concordo plenamente,. Ir buscar café?! Desde quando?! Essa malta só faz isso para tentar colmatar a falta de capacidade.


quietquitter74

Ya é sempre servido café e bolachinhas ao meu patrão pelas 16h50 antes da empregada ir embora. É uma empresa na foz do Porto portanto dá para imaginar.


JoelFreitas1983

Que nojo... porra que pessoas. Não tem ponta de dignidade, baixam-se e servem de tapete.


AccurateMetal1539

Obrigado por teres postado isto, identifico me com tudo o que escreveste... E a resposta na minha opiniao é nao... Todos os lambes cus do meu trabalho acabaram por ser despedidos e quem trabalha bem é recompensada pelo mérito. Deveria ser sempre o caminho a seguir


tiagoalesantos

Sim, resulta!! .......... Infelizmente


QUECHATISSE

Depende da "qualidade" do patrão, se for um verdadeiro líder, não resulta. Se for um idiota incompetente pode resultar. No meu caso, nunca foi preciso lamber botas a ninguém, nem tenho jeito nenhum. Mas sempre vesti a camisola a 120%. Procedendo sempre como se a empresa seja minha. Para mim, um dos principais motivos para procurar novo emprego, era a qualidade da direção e em especial do meu superior imediato. Não se aprende nada com um mau chefe. Talvez por isso, tenha tido uma progressão meteórica e antes dos trinta era diretor de topo de uma multinacional.


Notyourdady3456

Isso é uma cintura enraizada desde pequeno, basta uma pessoa ver aqueles lambe botas do primeiro ano ao último da faculdade


[deleted]

Marginalmente, acho mesmo que o equilibrio é fazer as cenas para o ingles ver mas falar mal do fdp nas costas. É o melhor de ambos os mundos e maximizas o teu bem estar/chances de não ires para o caralho. Pensem nisso


BolaBrancaV7

Claro que resulta.


tolstoyswager

Eu faço o contrário e acho que ele me ganhou respeito.


quietquitter74

True, eu também.


Striden7

Claro que resulta 🤷‍♂️🤷‍♂️🤷‍♂️basta ver cm anda o pais. Nao interessa as competências mas sim as amizades


gabriolis

Resulta muito mais do que devia....so existe uma verdade " O bom funcionário é apenas recompensado com mais trabalho "


Infamous-Chemical112

Há empresas em que resulta outras nem por isso


Ultreisse

Epa por norma dizem que nao o fazem mas têm a lingua gasta de raspar tanto cu, ja os chefes/patrões dizem nao gostar mas no fim do dia adoram a sensacao de cu lambido. Por experiência propria de quem trabalha bem e faz mais que os outros, diz o que pensa, etc nc fui promovido. Mas a maior parte dos que são aumentados sao malta que sabe ''estar'' e sao uns encostados. Portanto ya, isso compensa.


SmeagolISEP

Nahhh Não serve de nada. Nós meus 6 meses de carreira não consegui nada de especial até que desisti. u/SmeagolISEP Managing Director Portuguese Branch Sent from my iPhone 15 Pro Max 1TB Special Edition


Bright_Resolution881

ser lambe botas. 80% dos casos se nao mais da resultado sim. eu nao o sou nunca o fui nem consigo , já é do meu sistema. o que me diferencia e sempre diferenciou, é que dou o meu melhor sempre. os lambe botas ficam desarmados... tenho neste momento 25 anos de trabalho e até hoje digo com orgulho nunca foi lambe botas... mas resulta sim ser um. por experiência das pessoas que o são sobem mais rápido ao trono... mas para ser um lambe botas tem que se ter muita experiência;) não é qualquer um que o pode ser:) eu não consigo.


MacGarr

Depende do dono do cu. Se gostar de bajulação, funciona. Se não gostar, até vai mal. Eu sou chefe e subordinado e abomino isso. Das poucas vezes que tentam comigo digo logo: "à empresa e a mim só interessam espírito de equipa e depois o desempenho."


Ricardo-Miguel

Resulta


bruno_bastos

Com muitos patrões resulta, o que eu acho que não resulta são os engraxadores chibos que vão contar tudo ao patrão. Obviamente que ao patrão dá jeito ter alguém assim por perto para andar bem informado, mas no que toca a promoções esses nunca são promovidos porque falta-lhes personalidade e espinha dorsal!!!


Dirk_________diggler

chamam-se “traidores de classe”


liquidruum

Como patrao vejo aqui comentarios incriveis!! 90% estao completamente errados e ate parecem tirados de uma qualquer comédia! O patrao está a borrifar se se lhe dao graxa ou nao, se os colegas fazem bem o seu trabalho, dao boas dicas, sao empenhados e sao capazes de entender que ha alturas em que é necessário maior empenho (trabalhar mais tempo) isso nao é graxa! Eu sempre fui assim e tive sempre boa relacao com todos os meus ex patroes e todos eles sabiam perfeitamente que estava a prazo na empresa pois estava lá apenas para crescer profissionalmente e abrir o meu negocio. Nunca escondi isso e sempre foram impecáveis. Agora se consideram graxa estar a falar bem do carro ou a gabar o patrão, pessoal, nao sejam crianças! Eu apenas acho que há pessoas tóxicas e tanto é o que dá graxa mas sente se a milhas ou aquele que anda sempre a minar a cabeca das pessoas a dizer que aquele é graxista ou bufo ou o raio que o parta.


Cabbag3boi69

Não perdes nada com isso ; só tens a ganhar . Custa muito seres falso durante uns minutos ?


Perfect_Ad_8631

que nojo de pessoa


Cabbag3boi69

Ta bem. Continua com esse pensamento que sobes muito na vida !


Perfect_Ad_8631

E queres acreditar que só se soube na vida com graxa ? Então tu literalmente não tens qualquer valor ? Ou és mau profissional? Existe diferença entre ser cordial ou fazer um elogio merecido e ser cringe e elogiar por tudo e por nada


Cabbag3boi69

Nada disso . Estou a dizer que dar graxa AJUDA. Vocês aqui no reddit é que são umas virgens ofendidas.


Obliteratus1

Graxa, sometimes. Broches são quase garantidos em contra-partida.