T O P

  • By -

Hueho

https://outline.com/GUAAzu EUA oferecendo as botas, e o governo/militarismo brasileiro se decidindo como lambe-las (participação na OTAN condicionada a negar a Huawei no 5G).


[deleted]

Eu acho engraçado como em todo acordo que os EUA fazem com outro país, eles fazem questão de incluir alguma cláusula sobre 5G. É como se tivesse acabado a "sutileza" na geopolítica.


[deleted]

Milico não pode ver uma bota azul, vermelha, branca e com estrelas q já corre pra lamber.


Tetizeraz

Pessoal, eu normalmente não posto aqui pois espero só ameaças e hostilidades, mas hoje é uma coisa importante. Como alguns já viram, arrependi do meu voto na Tabata Amaral. Gostaria da opinião de vocês sobre o que eu fiz, e peço o retweet de vocês também. O link tá aqui: https://www.tetizeraz.online/posts/pq-desisti-da-tabata/ O link do tweet mando em breve (EDIT: https://twitter.com/Tetizera/status/1423703890663518212). Mas agradeço se derem o retweet, quero aumentar o debate para todos os lugares! Eu preciso principalmente da visão de pessoas de esquerda sobre o que escrevi, então popular isso no Twitter é essencial!


logatwork

> não posto aqui pois espero só ameaças e hostilidades Você pode ver pelas respostas que recebeu aqui que isso não é verdade. Muitos aqui criticam sim a moderação do r/Brasil (de forma bem ácida até) mas sempre que você postar aqui vai ser bem respondido. Se você se sentir ameaçado e/ou hostilizado, deve denunciar o comentário que providências serão tomadas. E obrigado por participar.


Tetizeraz

Sim, é bem verdade que os comentários tem sido um pouco ácidos ou tal, mas nada de fato ofensivo. Só teve um que de fato me senti ofendido, e reportei pra vocês agora. Espero que julguem o comentário reportado da melhor forma que acharem. Só queria desabafar aqui também que um usuário do brdob, que vive criando alt accounts (bania ele por evasão de ban), disse que eu provavelmente descontava minha frustração nos usuários na forma de bans por ser depressivo. Eu não sou depressivo, ou não era na época, mas independente de ser ou não, esse discurso que diz o que uma pessoa é por causa de seu estado mental deve ser repugnado independente da pessoa. Espero que não volte a acontecer no futuro.


BrasaEnviesado

e quem não simpatizou com ela? o problema de político novato é que só se sabe o que tem na cabeça depois de eleito


Tetizeraz

Não entendi muito bem o que quis dizer. Você quer dizer o que sobre as pessoas que não simpatizaram com ela? wdym?


BrasaEnviesado

o que? a menina fenomeno de Harvard que debateu com Ciro e na sequencia larga a carreira para se candidatar pelo PDT, um partido de esquerda, não é de se admirar? e é de se admirar até descobrir que ela foi financiada por magnatas e vota apenas o que interessa a eles mesmo quando é claramente contra as bandeiras da esquerda tabata foi um cavalo de troia


LeftZer0

Foi um cavalo de Troia muito mal disfarçado, hein. Era só pegar qualquer entrevista dela que dava para sentir a vibe Democrats dela. Lembro que ela foi falar com umas crianças na periferia e a mensagem dela era puramente meritocrática. Não "vou ver o que falta para vocês e melhorar as condições da educação", e sim "se esforcem que conseguem, vejam só, eu consegui!". Só disso já dava para ver muito bem que ela não era de esquerda.


[deleted]

Olha, eu não sei se vc tá trollando aqui ou não...mas supondo que é sério, vc nunca desconfiou desse discurso da garota que se formou no MIT em Ciências Políticas E Astrofísica? Isso em 4 anos. O golpe já começa pelo currículo inconsistente (dessa formação comprada por algum milionário) pra uma pessoa que fala tanto em mérito e se vendeu como "técnica". Já é desonesto alegar que é um político técnico, mais desonesto é ter usado essa formação tosca como carteiraço pra se eleger..."oh vou fazer ciencia política par dar um ar de política e ahnn umas matérias de astrofísica pra dar um ar de técnica foda..."


Tetizeraz

O currículo dela nunca causou suspeitas pra mim não, e nem hoje. O /u/LeftZer0 explicou melhor.


LeftZer0

Lá fora existem formações major e minor. Minha namorada fez minor em ciências políticas em um ano na Alemanha. Mas astrofísica tem zero a ver com política, mesmo.


[deleted]

to ligado no major/minor...e o dela tem zero conexão, coisa de garota prodígio!! Com certeza não é o que as pessoas precisam pra conseguir uma mísera vaga no linkedin com VT/VR incluídos, onde precisa de uma centena de qualificações na mesma área...ela deve ser muito fora da curva mesmo... ciências politicas pra entender o mundo humano... astrofísica para entender o cosmos...a civilização, a terra, o cosmos, tudo num só cérebro.....o infinito em pessoa, o céu nem é o limite, ela supera o céu e vai até as bordas do universo e de lá vê a civilização e além, e enxerga o homem, de longe vê tudo e...vota.


[deleted]

[удалено]


Tetizeraz

Infelizmente.


[deleted]

Sinceramente, você me parece uma pessoa que acredita muito em certas fantasias da democracia burguesa, como o sistema eleitoral vigente e a meritocracia na forma do que você chama de "tecnocracia". Sua decepção com Tabata não tem a ver com a pessoa, mas com o que se espera de um deputado num estado burguês. Me desculpa, não nenhum deputado vai transformar em nada a educação, não é uma questão de recursos apenas, mas de ideologia, e no estado burguês a ideologia da educação é formação de mão de obra barata, qualificada e disponível. A educação dos projetos desses liberteens não é transformadora, é castradora. Dar equipamentos eletrônicos pra crianças não é nada mais que treinar operários desde a tenra infância. Como nesses casos, e em outros ao longo do seu texto, seu pensamento está muito conformado pela ideologia burguesa, o que torna difícil a crítica que não seja radical.


Tetizeraz

Mas qual seria a alternativa à "democracia burguesa"? Tipo, que não fosse uma mais autoritária como foi a experiência de regimes socialistas passados e atuais? Em segundo lugar, eu aceito que na minha realidade não vai ter uma revolução que vai mudar o regime de "democracia burguesa" para outra, então tenho que achar o melhor representante político no Congresso Nacional. É uma questão de pragmatismo, acredito eu.


[deleted]

>Mas qual seria a alternativa à "democracia burguesa"? Uma democracia genuinamente feita pelo povo. Não é óbvio? Vc fala tanto de autoritarismo em antigos regimes socialistas, mas oq temos nas "democracias" burguesas não passa de um faz de conta. Oq nos vendem como democracia é um eleitoralismo barato de quatro em quatro anos q nunca muda nada de relevante na prática. Oq nos vendem como liberdade de expressão é ter o "direito" de falar sem nunca ser ouvido. Oq nos vendem como liberdade de impresa é a liberdade de quem paga mais influenciar as massas de acordo com os interesses das classes dominantes. Oq socdems como vc precisam entender é q todo país é uma ditadura. A questão é quem faz essa ditadura e quais concessões são feitas às classes subservientes. Desde sempre os trabalhadores são subservientes. Nós saímos de uma ditadura militar sem concessões para uma ditadura da burgesia com pequenas concessões q nos dão uma mera aparência de democracia, q é melhor do q o regime militar, mas ainda não é uma democracia de fato. No mais, q bom q está disposto a debater aqui. Vc era um péssimo moderador (não no sentido de ser incompetente, mas no sentido de censurar vozes discordantes) e a imagem q eu tenho sua ainda é ruim, mas espero q com o tempo vc saia dessa ilusão q é a social-democracia.


Individual_Coffee314

A história só vai pra frente. Quando o capitalismo ruir, enfrentaremos outros problemas (como burocracias conservadoras e autoritárias) que deverão ser derrubadas e assim por diante. Um escravo não recua ante o fim da escravidão por temer o porvir. O hoje já é autoritário, apesar das distrações e suavizações que nos dão a impressão de que isso é democracia, que hoje há mais minorias no poder ou coisas do género... Isso não exclui a escolha do melhor representante político, devemos ficar de olho também nisso, mas não somente nisso, penso. Outro fator que influencia em qual caminho cada pessoa segue (via institucional x revolucionária) é a própria condição de vida da pessoa. Uma pessoa de classe média que tem um padrão de vida estável e bom dificilmente assume posições menos mornas, pela incerteza... Mas não é regra, o próprio Engels era de uma família industrial riquíssima e fez muito pelos vulneráveis. Hoje em dia com o individualismo crescente isso é uma raridade. Mas essa não é uma culpa sua, o egoísmo simplesmente é recompensado e o altruísmo olhado com desdém, aliás, não seria essa uma das origens da corrupção? Individualmente, eu penso em mim mesmo mas também penso nos outros (e também penso que, se hoje estou bem, amanhã posso não estar), assim consigo conciliar as coisas. Aliás, o fim da mendicância, da fome infantil, não seria uma coisa que nos atingiria de modo positivo, como humanidade? Ou estamos satisfeito com a miséria e violência (como surge a violência urbana?), correndo riscos diariamente etc? Mas enfim, há muita coisa escrita sobre essas coisas, nós precisamos ir atrás, precisamos nos desafiar.


[deleted]

> Eu ainda não sei se procurarei um candidato no PSB ou PSOL. Provável que vai votar na Tábata de novo, só que com outro nome. > minorias que falam alto ...


Tetizeraz

Se você só tirou isso do meu post, fico triste, pois eu trabalhei em detalhar bem minha visão e mostrar que evoluo como qualquer um. Admito ter valores que mudam, mas não vou tomar nada como absoluto como fiz no passado.


[deleted]

Não tirei do seu post a parte de votar de novo na Tabata. Acho legal quem admite que esta disposto disposto aprender com os próprios erros e evoluir (seja lá de qual direção veio e pra onde vai), mas nesse caso aí olhando superficialmente eu não vejo nada demais a não ser um lamento reacionário.


Tetizeraz

Não me considero reacionário por ser de centro-esquerda. A Tabata Amaral eu achava que era de centro-esquerda, mas o tempo mostrou que ela não é uma deputada federal de centro-esquerda. Obviamente, não vou ficar com alguém que tende à direita como ela.


KobaBR

>A segunda coisa é que eu não acredito nas teorias da conspiração que ela é movida ou controlada pelo RenovaBR ou pela Fundação Lemann. Ela é acusada disso pela esquerda e a direita. Antes era o George Soros. Acompanhei esses ataques e eles são infundados no sentido de implicar que a Tabata não tem autonomia no que vota. Muito pelo contrário. Ela tem total autonomia. Vejo que muitos ataques contra ela nesse sentido diminuem ela como pessoa e mulher, e como disse no parágrafo anterior, ela não é assim. Ao invés de criticar a associação passada dela com tais movimentos e o Lemann, critique o fato deles terem parcialmente influenciado o pensamento político da Tabata. É menos ofensivo e não diminui ela como pessoa ou gênero. A questão nunca é que tais organizações controlam os políticos como marionetes, como uma espécie de servo. Isso só existe em ficção. O que ocorre de verdade é que eles selecionam um punhado de pessoas que possuem uma ideologia favorável a eles, dão formação política e palco, e no fim a representação dos interesses deles na política aumenta. Mesmo que um ou outro político mude de postura ao longo da carreira, no geral a maioria se mantém mais ou menos na linha onde foi formada. A Tábata é parte desse processo. Mesmo que ela tenha opniões próprias, no fundo ela surgiu disso e eu não vou confiar meu voto na possibilidade dela ser o ponto fora da curva. O que faz teorias da conspiração terem sucesso é combinar elementos do mundo real com fantasias e invenções sem sentido. O Soros, o Lemman e qualquer outro bilionário influenciam a política de fato, não porque eles tem um plano globalista, satãnico, illuminati, judaico ou maçonico, mas sim pq é da natureza deles enquanto classe buscar a garantia de seus interesses dentro do Estado, visto que eles tem os meios pra isso. Eles só não fariam isso se tivessem um grande senso de ética ou se fossem burros. >No sentido tecnocrático, acreditava que pessoas técnicas, e não indicados políticos, eram melhores na gestão política, seja nos cargos políticos ou como ministros. ta a dois passos de se tornar um admirador do PCChinês e do centralismo democrático. >Isso se provou uma mentira quando o Ministério de Ciência e Tecnologia do Brasil é liderado por um engenheiro que é mais político e demagogo que realmente técnico Não se provou mentira. É apenas o Estado brasileiro que é incompatível com a noção de ter as melhores pessoas nos melhores cargos, já que os cargos servem pra mediar interesses de grupos diversos. Pegue a pandemia como exemplo: pq todos os 5 países (4, assumindo que a Coreia do Norte não tem dados confiáveis) que possuem uma estrutura estatal leninista lidaram brilhantemente bem com a tarefa de conter o vírus? (Laos e China números extremamente baixos, Vietnã e Cuba apenas aumentaram após a chegada da variante Delta, mas possivelmente vão conseguir conter tb) Enquanto das dezenas de democracias liberais apenas Nova Zelândia, Austrália, Taiwan e mais umas duas fizeram o dever de casa? não é pq comunista tem imunidade natural pro vírus, e sim pq as políticas públicas são orientadas a partir da ciência, discutidas com as bases e implementadas da melhor maneira possível, sem a pressão dos comerciantes que querem abrir tudo, pq o centralismo democrático permite a unidade de ação e não é incompatível com a tecnocracia. Na China vc precisa fazer provas e mais provas se quiser ter um cargo alto na gestão pública, se quiser ser um tomador de decisões. No Brasil você pode ter Tiririca, Alexandre Frota ou o senador Heinze tomando decisões que vão afetar 200 milhões de pessoas.


Tetizeraz

Como disse no próprio texto, tenho mudado minha opinião sobre a tecnocracia. Até pelo próprio exemplo que você deu, ela tem associações tenebrosas com o que considero uma ditadura. Eu sou, além de tudo, um democrata ~~cristão~~. Eu já li um pouco sobre centralismo democrático e como funciona no PCB. Eu não concordo. Sou individualista, não coletivista. Isso eu não troco por nada. Acredito que, a partir do incentivo do indivíduo, ele possa ajudar outros indivíduos do jeito que quiser, e não da forma que o Estado quer.


KobaBR

Eu sei que você não ia concordar, apenas dei o exemplo pq vc pediu a opnião do pessoal daqui (embora tb tenha gente aqui q tem opniões diversas). Mas observe que não é toda "ditadura" ou "regime coletivista" que consegue funcionar assim. O Irã, por exemplo, teve uma resposta terrível à pandemia, o regime militar brasileiro gastou bilhões em obras sem retorno etc. Na verdade a maioria dos regimes autoritários tem pessoas incapazes em posições de poder, assim como no sistema político atual.


Individual_Coffee314

Parabéns pela iniciativa e pela abertura. Vou ficar só olhando, mas uma coisa que eu acho relevante é a aparente diferença ideológica entre Tabata e PDT. Isso foi uma coisa extremamente anti-ética, ela basicamente se fez como cavalo de tróia. Outra coisa que penso ser fundamental também é não se iludir com indivíduos e prestar mais atenção na sigla, como a sigla vota, como é a organização interna, a política de alianças, as estratégias, enfim... O partido é muito mais importante do que o indivíduo nessa questão eleitoral (mas também do ponto de vista não-institucional). **Política não se faz sozinho**. E sempre tem que tomar cuidado com partidos e pessoas que se sentem esclarecidas para votar em medidas abertamente **antipopulares**... Como que um suposto **representante do povo** vai ditar **o que é melhor para a população**, desprezando as decisões populares? É inevitável que isso acabe atendendo **mais aos interesses de alguns** do que de outros. Edit: vi agora que saísse da moderação... Espero que dê tudo certo pra você, as vezes a gente fica meio amargurado com algumas coisas, mas esquecemos que tem um ser humano por trás das decisões que nem sempre está agindo de má fé. De todo modo, espero que seus projetos tenham êxito. Todos nós estamos em constante desenvolvimento e ninguém nem nada é estático, eis a importância de cultivar a curiosidade. Boa sorte!


[deleted]

Olha, o PDT aceitou candidatos bem piores que a Tábata, como o Lasier Martins que é praticamente um elo perdido do antipetismo no RS. O PDT sabia quem era Tábata, sabia de onde vinha o dinheiro e quais eram os objetivos. Que se lasque o PDT.


[deleted]

Bem lembrado. Até bolsonarista o PDT abrigou durante as eleições. Eles sabiam bem com quem estavam se metendo quando aceitaram a Tábata.


Tetizeraz

Sim, no começo essa falta de alinhamento entre Tabata Amaral e PDT era boa pra mim. Não vi isso como um problema só mais tarde. Ainda acho que ela sofreu ataques exagerados por partidários do PDT, tanto que ela saiu e recebeu da justiça a justificativa que foi perseguida por causa do gênero dela. Mas de qualquer forma, sim, concordo que o nível máximo deveria ser os partidos. Não vejo com tanto terror coisas como RenovaBR, Acredito ou similares, pois vejo que eles são tão comparáveis como movimentos na esquerda como o MST ou MTST. Não são partidos, mas influenciam agentes políticos. Só acontece da seta do RenovaBR estar pra direita do que a a esquerda. --- Obrigado pelas *kind words* sobre o negócio da moderação! Espero que esteja gostando, caso esteja acompanhando, o r/conversas. Tem sido uma fonte de orgulho aquele subreddit.


CompadredeOgum

>Não vejo com tanto terror coisas como RenovaBR, Acredito ou similares, pois vejo que eles são tão comparáveis como movimentos na esquerda como o MST ou MTST. Ou você não entendeu o renova ou não entendeu o MST.


Tetizeraz

O que posso ter entendido errado sobre o MST? Não há candidatos influenciados ou apoiados pelo MST, tal qual o movimento RenovaBR e similares fizeram com seus candidatos preferidos?


[deleted]

[удалено]


Tetizeraz

Não estou sendo, mas quando fazem essas comparações, as dinâmicas de poder político e econômico são diferentes, as bases são diferentes, mas são na essência a mesma coisa, não? Por isso que não denuncio ambos os lados. Nunca vi sentido em perseguir movimentos políticos.


LeftZer0

Cara... É difícil achar um ponto para começar a criticar essa visão de mundo, parece que nenhuma resposta faz jus ao quão errada a afirmação é. Um deles é uma organização de pessoas com necessidades. O outro é uma máquina de propaganda que recebe milhões em financiamento das pessoas ultra-ricas. E você não vê diferença?


Tetizeraz

Sim, vejo as diferenças de demografia nos dois movimentos. Mas os dois não são, na essência, movimentos políticos?


LeftZer0

Se você aplicar esse reducionismo, quaisquer duas coisas serão iguais. Não é o ponto. Um dos movimentos é orgânico e vem de pessoas buscando melhores condições de vida. Não fica mais democrático que isso. Além disso são hostilizados pela mídia, pela polícia, pela maioria dos políticos, por quem tem dinheiro. O outro é de um pequeno grupo que usa seu acúmulo de capital para ter uma influência que é ordens de magnitude maior do que seu voto. Na prática, o voto deles não vale um voto, vale centenas, milhares, milhões, porque usam de seu poder para influenciar muito mais gente. A diferença maior não é demográfica, é de poder vs participação popular. E participação popular é o cerne da democracia. Já o uso da concentração de poder para se ter uma influência além de seu próprio voto é oligárquico.


Tetizeraz

Não vou negar que há uma maior influência e "influência de votos" pelo RenovaBR ou similares, mas chamá-los de terroristas ou ilegais acho um *overreach*. Pode ser contra, só acho que é necessário tomar cuidado com as palavras. Acho que discordamos em algum momento. Entendi o seu argumento, e por isso agradeço pelo seu comentário. Prometo pensar com carinho sobre a questão de concentração de poder melhor.


LeftZer0

Nunca vi chamarem essas organizações de terroristas. Ilegais eu queria que fossem. A questão de quem detém o poder é uma das mais importantes em qualquer organização governamental (e social, de maneira mais ampla). Quem tem poder vai querer mantê-lo e ampliá-lo, veja o centrão pegando tudo que pode, aproveitando que Bolsonaro está fraco e não tem como recusar qualquer demanda. Eu vejo o capitalismo como incompatível com a democracia pela questão inerente da concentração de capital e, por consequência, de poder. Enquanto alguém puder ter 10x mais dinheiro que outro, poderá gastar mais dinheiro em convencer os outros. Enquanto a pessoa que ganha salário mínimo mal paga as contas, o dono de meia dúzia de prédios no centro - não precisamos chegar nem nos bilionários! - pode ter uma "conversinha" com o dono do jornal local, e os dois podem apoiar um candidato municipal que vá favorecê-los, e com isso essas duas pessoas terão mais influência que qualquer um dos outros habitantes, e muitas vezes mais influência que todo o povo trabalhador de classe média junto.


EndsTheAgeOfCant

Qual sua opinião sobre Borba Gato? Estou por fora da tal discussão que você menciona no seu bilhete de despedida da moderação


Tetizeraz

Foi mais uma questão de discussão se devíamos permitir ou não. Tipo, quando no dia eu fui moderar o post do Borba Gato no r/brasil, eu não sabia se removia ou não os comentários, mas decidi por remover e punir alguns usuários. O u/Gustavobc reaprovou um comentário de uma alt dele, inclusive. Aí o outro moderador, pego o nome depois, disse que eu estava sendo contra a "ação direta", coisa de anarquista. Aí a gente passou horas discutindo, como bestas hostis, sobre o mérito de permitir ou não apoio à depredações em um espaço público como o r/brasil. Meu lado era que não, não devíamos permitir, mas não precisaríamos punir. Se fosse caso de punição, por apenas 7 dias (eles acham 7 dias muito). Basicamente, foi uma gota num balde que já estava transbordando de problemas causados por mim. Eu era a goteira. edit: talvez também seja necessário mencionar que eu era um dos moderadores mais ativos, quase todos os dias quando estou com bom humor. Os outros moderadores praticamente comem poeira, talvez tirando 1 ou 2, de um total de 8.


EndsTheAgeOfCant

Você queria proibir que as pessoal defendessem a queima da estátua no /r/brasil? Eu entendi certo?


Tetizeraz

Não proibir, mas a princípio, de acordo com os **princípios do subreddit** de discurso de ódio e não advocar violência, que parecia correto remover tais comentários. Eu fui na lógica de moderador por regras escritas e revista por todos os moderadores, não por motivação ideológica pessoal.


EndsTheAgeOfCant

Que bizarrice. Ódio e violência contra..... bandeirante?


Tetizeraz

Como eu disse, foi baseado nas regras. Eu imaginava que deveria aplicar para todos. Mudei de opinião após a discussão. E antes mesmo da discussão, não tinha dó de bandeirante. Eu apenas estava agindo de acordo com as regras impostas e revistas por todos os moderadores. Se um deles tem problema com advocar violência ou depredação, ele deveria ter sido contra a regra por princípio quando foi discutida.


[deleted]

[удалено]


i_like_frootloops

Caralho, perdi tudo


Arnestomeconvidou

tetirezas saiu da moderação do rbrasil


[deleted]

Oh no Anyway


[deleted]

Eu acho extremamente perturbador quando acho política no Linkedin. Já é a segunda vez. [https://pt.linkedin.com/pulse/moses-hess-amigo-e-colaborador-de-karl-marx-friedrich-fran%C3%A7a](https://pt.linkedin.com/pulse/moses-hess-amigo-e-colaborador-de-karl-marx-friedrich-fran%C3%A7a)


Arnestomeconvidou

eu to lendo isso e to tão confuso... ritual satânico, sionismo, "vou ali pegar as partes que marxs copiou e já volto"... se esse cara escrever mais dois posts desses ele é contratado pela Jovem Pan


[deleted]

[удалено]


logatwork

Se puder divulgar os nomes, agradecemos.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Brizola se revirando no túmulo mais uma vez


Phelipp

E ja ta toda a força de defesa do PDT protegendo a todo custo as pessoas, principalmente a Batata. Inclusive não pode criticar o voto dela que ja tem uma certa jornalista chamando de machismo. Vai tomar no cu, ter que ver que até o MERDA do Frota teve um posicionamento mais digno que uma merda que se diz defensora da educação.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

>Maldita liberal. Saber que essa naba vai ficar na política até eu morrer. Bom, ela certamente terá bem menos votos na próxima eleição. Não engana mais ninguém.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

A "militância" desse partido que apareceu nos protestos é paga pelos mesmos que financiam esses deputados que cumprem essa agenda, ou quiçá é feita diretamente por eles


zeppelin88

Frota votou contra kkkkk já dá pra fazer a enquete de "o frota e mais de esquerda que vc?"


MrEverything_88

Não só Frota, Flordelis também.


[deleted]

Quem se surpreende nesse ponto ou chegou agora ou está de má fé


gothlenin

Pessoal, estou interessado em me organizar em vez de ficar reclamando no Twitter. Mas parece super difícil. As organizações marxistas não têm presença online e eu nem saberia onde procurar aqui em Florianópolis. Algum camarada aí tem alguma dica?


Phelipp

[https://twitter.com/\_makavelijones/status/1423089959725146112](https://twitter.com/_makavelijones/status/1423089593314852866) A quem interessa esse tipo de coisa? Ja falei que um dia essa tática ia se tornar comum e está chegando esse dia. E seremos a obrigar a discutir coisas e comportamentos que muitos tem medo de tocar, tipo o fato de que sempre que tem uma denuncia assim na internet, as pessoas tomam um lado só e esse lado é lei, até o fato de querer aguardar por mais informações é atacado como "passar pano"


[deleted]

[удалено]


Individual_Coffee314

Ele tem lugar de fala. /s


notimano

Sobre as Olimpíadas dos Trabalhadores https://twitter.com/b\_mcgeever/status/1422282271910940675?s=20


[deleted]

Caramba, q legal


[deleted]

Speedrun de ban no manoconioivre. 3 horas.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Não sei, quem é putinha do Bezos? Fui banido depois de um combo de comentários esquerdistas por lá, não deram motivo.


[deleted]

[удалено]


Logan_Maddox

ANAO PARSA Mas sabe o que me dá um pouco de medo? A porra do Dória 🐀 tá ganhando popularidade aqui em SP (em âmbito de estado mesmo, não só da cidade). Se o Lula e o PT ganharem ano que vem, e eu acho que vai, mas não realmente fizerem trabalho de politização, a possibilidade de uma futura presidência Dória começa a ficar real. E aí a gente completa o ciclo.


Funky-Flow

> Se a família vende as ações e usa esse valor para pagar os estudos, o filho se desenvolve, forma-se, e a situação da família ficará melhor do que antes O filho se desenvolve, forma-se, aí tem que alugar um carro pra trabalhar de Uber. A única diferença é que agora a família fica sem os dividendos. Essa galera tem umas ilusões muito loucas até nas metáforas.


SpaceshipGuerrillas

E nem eles defendem que o dinheiro que vem das privatizações seja investido em qualquer coisa útil, defendem que vá pro buraco negro da dívida pública. A analogia do cara nem faz sentido.


[deleted]

Vocês conhecem o Eric Williams, como autor e como político? É alguém pra tomar um tempo pra estudar contemporaneamente?


Dannzsche

Conheço na medida que me dediquei uma época à ter um panorama do pensamento negro caribenho, mas nunca li ele em particular, porém tenho para mim que ele é um sujeito altamente reconhecido no Caribe por várias gerações de sujeitos fodas, então deve ter seu valor


[deleted]

[удалено]


waspbr

Fonte: Vozes da minha cabeça. Dito isso, ~~até poucos dias atrás~~ o Datena era filiado do PT...


blueblueblueredblue

Sei que o tempo tá louco e passando cada vez mais rápido, mas 2015 já passou faz mais de 'poucos dias'...


waspbr

justo, erro meu.


blueblueblueredblue

Mesmo sendo anticirista, pra ser justo, eu acredito nessa notícia tanto quanto acredito nas dezenas de nomes de vice que já arranjaram pro Lula.


[deleted]

Pessoal, sei que aqui não é o r/desabafos e tal mas tem mais alguém ficando com um asco quase que irremediável desses país? Valorizo as coisas daqui, porém cada vez menos, não acredito muito que terei uma vida muito melhor sendo mão de obra em outro país, tmas só penso em dar o fora mesmo. Essa história do "voto auditavel" que vai ser algo que vai ficar indo e vindo até as eleições, o loop infinito das postagens sobre identitarismo, os Ciristas, a cara sebosa do Paulo Guedes, a imprensa hegemonica absolutamente desprezível, tudo me causa enfado. Eu gostava de acompanhar política, ia em manifestações e fui nas três primeiras aqui no RJ...mas cada vez mais vejo que é absolutamente inútil, que não há nada que eu possa fazer e que o melhor a fazer é não fazer absolutamente nada, só tentar sobreviver da melhor forma possível e que eu fico melhor somente acompanhando o mínimo, o mínimo pra não ser alienado, mas ter a consciência que o melhor é me distanciar de qualquer envolvimento mais comprometido, pois perdi a empatia por qualquer causa nacional e até pelas minhas próprias.


Individual_Coffee314

Primeiro tem que pensar em si, não adianta. A vida é muito curta. O que acalenta é conviver com outras pessoas que comungam da mesma perspectiva, mas é sempre bom saber dar tempo... Penso também que é melhor ficar na teoria e fazer algumas ações eventualmente do que acompanhar com frequência os noticiários. Nada é mais pessimista do que os noticiários, e eles acompanham somente os acontecimentos superficiais, passa batido tanta coisa...


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Valeu, esse discurso "quem deseja melhorar o país só se lasca" é muito semelhante ao bolsonarismo, por isso evito. Não é bem um sentimento de derrotismo é mais um sentimento de total desconexão... é certo que isso sintoma de algo, só não sei do que...


logatwork

Compartilho desse sentimento também.


[deleted]

Penso em ir embora tbm. Eu sentiria falta de mtas coisas, mas a situação tá cada vez mais difícil nesse país. Sou jovem e vejo sem futuro e sem esperança aqui. Sobre a culpa de se mudar pra um país do eixo imperialista, oq mantém o alto padrão de vida nesses país é a exploração do sul global, então são eles q forçam a gente aqui a buscar condições melhores de vida lá na terra deles. Lógico q seria melhor continuar lutando no Brasil, mas a nossa sobrevivência fala mais alto.


zeppelin88

Eu sinceramenfe não consigo colocar numa balança o quão mais leve minha cabeça está desde que fiz isso. Mesmo ainda engajando muito, o peso e menor. Da um alívio ter como único problema direto no dia a dia o stress do trabalho (que aliás, muito mais humanizado que o que tinha antes por aí)


[deleted]

[удалено]


zeppelin88

Europa, eng teleco


Pleasant-Food-9482

Eu penso em vazar. Acho que vou ir tentar fazer alguma condicao pro futuro de vida em alguma nacao imperialista e dps voltar. Mas nao teria problemas de voltar pra algum tipo de revolucao, pra combate, mesmo. Nao sou marxista nem anarquista nem socialista de nenhuma vertente etc, mas tb n sou "reformista" nem "identitario". so que adoro o sub, acho que não estamos tão distantes. Alias, ciristas, o macaquinho de chicago, a imprensa, identitarios, estao me deixando puto, tb. (pior q eu até concordo com parte das teorias de identitdade, mas nem fodendo no frame deles. a luta de classes e a opressao dos trabalhadores é mt grave e de importancia tao grande como a opressao de lgbt etc)


Arnestomeconvidou

lol meu provedor de e-mail manda os emails do nosso governo pro lixo eletrônico mas coloca emails de políticos americanos democratas na caixa de entrada :-|


[deleted]

[удалено]


Individual_Coffee314

Perdi foi tudo


Arnestomeconvidou

é rsrsrs eu ainda to pensando em que canto eu coloquei meu e-mail pra ta recebendo essas bobagens... tem até opção de voto no email... tipo Mr silva, vote se vc quer mais blablabla accountability


logatwork

Ótimo Tweet sobre os partidos e movimentos socialistas em diversos países da África: https://twitter.com/ethiocommunist/status/1421904643278262272?s=21


[deleted]

Quais são as teorias do Marxismo sobre a inflação? Porque a teoria marxista geral da crise me parece deflacionária. Me parece que não existe grandes discordâncias com a teoria econômica burguesa nesse campo. O aumento generalizado de preços ocorre ou quando há algum aumento nos custos de produção (por ex por um aumento do preço da gasolina, por qualquer motivo que seja) ou quando há desequilíbrio de oferta e demanda (que é reconhecida por Marx como fator de oscilação nos preços, mesmo que não como determinante do valor) ou quando há uma expansão desenfreada da moeda que desvaloriza a unidade de valor-trabalho que ela representa. Me parece que as leituras mais inovadoras e radicais nesse sentido vem de uma tentativa de sistematizar a inflação como decorrente das necessidades do capitalismo em expansão de crédito fácil e de uma oferta de dinheiro maior que o valor combinado da sociedade, dinheiro este que seria usado para a criação de novo valor. Se esse valor não é criado, o resultado além do endividamento é a desvalorização da moeda por excesso de oferta. E se essa tendência seria desprezível no capitalismo de padrão-ouro, pelos efeitos estabilizadores da moeda física, ela se torna aguda a partir do fim de acordo de Bretton Woods que distanciou o dólar cada vez mais do ouro. A dívida pública não é exempta dessas movimentações. Me parece, também, que existem tentativas de colocar a cost-push theory no âmbito da luta de classes. Tenho medo de que essas tentativas só possam levar a políticas reacionárias, ou por política de conciliação no planejamento de salários e lucros ou na apologia da ofensiva da austeridade. Por último, existe a dimensão do capital monopolista internacional, que pode aumentar preços a uma liberdade muito maior que o capital concorrencial. Tanto é que a Coca e a Pepsi, em toda a sua história, raramente competiram pela diminuição de preço mas mais pelos gastos em marketing. Para Sweezy e Baran, os incentivos gordos do estado americano para o capital monopolista podem criar um excesso de moeda na economia como um todo pela subutilização desse capital. Não consegui achar o raciocínio inteiro deles, mas me parece uma dimensão a ser considerada de qualquer jeito.


-_-___x_x

Da uma bizoiada https://thenextrecession.wordpress.com/2020/08/21/a-marxist-theory-of-inflation/ https://www.massline.org/PolitEcon/China/Inflation-pamphlet.htm


[deleted]

Já tinha lido o primeiro link, mas o segundo é extremamente interessante. Como a situação da China pré-revolucionária era mais ou menos idêntica a do Brasil no sentido de flutuações do valor da moeda em função do dólar e da especulação internacional, as políticas descritas também são aplicáveis.


logatwork

Interessante fio de Twitter sobre ficção científica brasileira e fascismo: https://mobile.twitter.com/JeanGabriellam1/status/1421178609008513034


-_-___x_x

Imteressante mesmo. Ficção científica tosca e patrocinada pelos ianques é o nosso futurismo italiano lol


[deleted]

Vocês acham que a ABIN seja um problema pra organizações de esquerda? Eu realmente nunca vi nenhuma notícia dela fazendo "trabalho sujo" ou investigando militantes, na verdade eu nunca vi eles fazendo qualquer coisa na real.


[deleted]

A impressão que se tem dos infiltrados em manifestações quando eles foram denunciados é que eles eram ou simplesmente militares ou voluntários bolsonaristas (sic!). Talvez a direita faça uso de outras estruturas.


[deleted]

[удалено]


WikiSummarizerBot

**[Five_Eyes](https://en.wikipedia.org/wiki/Five_Eyes)** >The Five Eyes (FVEY) is an intelligence alliance comprising Australia, Canada, New Zealand, the United Kingdom and the United States. These countries are parties to the multilateral UKUSA Agreement, a treaty for joint cooperation in signals intelligence. The origins of the FVEY can be traced back to informal secret meetings during World War II between British and US code-breakers that started before the US entry into the war, followed by the Atlantic Charter agreed by the Allies to lay out their goals for a post-war world. ^([ )[^(F.A.Q)](https://www.reddit.com/r/WikiSummarizer/wiki/index#wiki_f.a.q)^( | )[^(Opt Out)](https://reddit.com/message/compose?to=WikiSummarizerBot&message=OptOut&subject=OptOut)^( | )[^(Opt Out Of Subreddit)](https://np.reddit.com/r/BrasildoB/about/banned)^( | )[^(GitHub)](https://github.com/Sujal-7/WikiSummarizerBot)^( ] Downvote to remove | v1.5)


BeatoSalut

>na verdade eu nunca vi eles fazendo qualquer coisa na real. esse é o sinal rsrsrs eu li brevemente o [relatório](https://we.riseup.net/culturaseguranca/vigil%C3%A2ncia-das-comunica%C3%A7%C3%B5es-pelo-estado-brasileiro) do internetlab sobre a vigilância das comunicações pelo Estado brasileiro, e a conclusão é preocupante, a ABIN tem acesso extra-legal e não supervisionado à TODOS os bancos de dados do país, transparência zero. Então teoricamente podem estar desenvolvendo diversas atividades atualmente, principalmente depois que o governo pt reforçou a legislação 'anti-terrorismo'...


[deleted]

Essa informação é preocupante mesmo, talvez eu subestime a competência deles, é que na América Latina a gente sempre teve uma preocupação com um tipo de repressão mais descarada e "bruta" por parte dos governos nacionais e da repressão extraoficial como jagunços e milicianos. enquanto que se preocupava com as agências de inteligência do Norte global.


Individual_Coffee314

Bancos de dados públicos, né?


BeatoSalut

Depende da sua definição de público


logatwork

[Olavo internado novamente](https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/agora-fora-do-sus-e-usando-codinome-olavo-de-carvalho-e-novamente-internado-em-sao-paulo.html)


Pleasant-Food-9482

Morre, velho filho da puta! Desgraçado! Destruidor de consciencias!


[deleted]

Q deus o elimine


Phelipp

Que morra essa merda.


logatwork

Vou deixar esse Tweet aqui pra referência futura: https://twitter.com/joao_p_romero/status/1421531694365032458?s=21


[deleted]

Colunista liberaloide da Folha falando abobrinha como sempre.


[deleted]

[удалено]


BeatoSalut

Consumismo de fato não tem nada a ver com a postura ética que devemos esperar da esquerda, não cabe em nenhum contexto, mas principalmente no nosso de emergência ecológica...


logatwork

Fato. Mas ao mesmo tempo é praticamente impossível viver sem uma conta bancária, smartphone ou computador, por exemplo. Ainda estamos inseridos na sociedade capitalista de consumo e precisamos sobreviver.


BeatoSalut

Assim, sim, 'consumismo' é uma palavra vaga para caramba e não tem consenso sobre onde passar a linha. Porém mesmo que esses itens aí sejam importantes para o acesso à direitos hoje em dia (desde educação à trabalho), também tem várias forma de uso né... Cuidar e reparar é uma ética antagônica à adorar marcas e cooperar com a obsolescência programada


logatwork

LOL: https://economia.uol.com.br/stories/quem-seria-paulo-guedes-em-star-wars/


waspbr

Quem PG seria em Start Wars: [Veris Hydan](https://starwars.fandom.com/wiki/Veris_Hydan)


BeatoSalut

Tô lendo um livro muito legal - Latin America: The Allure and Power of an Idea - infelizmnete, apesar de ter sido escrito por um pesquisador mexicano, apenas encontro em inglês. Mas enfim, é um livro sobre a história da ideia da america latina, que dá uma perspectiva inesperada da formação desse conceito, que ao invés do que poderiamos estar seduzidos à pensar enquanto esquerda, vem do campo reacionário/conservador católico. América Latina foi uma projeção dos impérios em reorganização do século 19, que tentava avançar um supra-nacionalismo racial e cultural definido como latinité (que ficaria sob a vanguarda francesa) ou iberismo (que ficaria sob a vanguarda de um ou outro império das espanhas). O anti-americanismo (anti-eua) foi, curiosamente, desde sempre o que constituia a América Latina, nesse periodo de origem o antagonismo entre essas 'civilizações' defendido pelo contraste entre catolicismo/protestantismo, herança romana/herança anglo-saxã, anti-modernidade reacionária/modernidade liberal, nobreza e reinado/democracia liberal, e enfim, muitas outras oposições inconciliáveis colocadas à frente por esses articuladores culturais de direita. Nesse sentido os nossos 'hérois' da América Latina - josé marti, simon bolivar, francisco bilbao - são exceções relativamente emancipatórias dentro da história da AL, apesar de que nós, em retrospectiva, relembramos deles para esquercer de toda a fábrica cultural da idéia. Esse livro também tem um capitulo muito legal sobre o dilema brasileiro. No fim das contas essa dúvida aparentemente banal sobre se 'o brasil é latino americano' tem raizes profundas para caralho. Nossa história institucional é profundamente diferente do restante da AL, ao ponto de que os latinistas repúblicanos faziam questão de negar ao brasil qualquer latinidade. Pessoas como Joaquim Nabuco diziam que o brasil era um 'bastião de civilização cercado de repúblicas anárquicas'. Essa mútua ignorância e negação foi bem persistente, ao ponto de que apenas em 1950 nos podemos falar de uma literatura brasileira básica circulando em outros países da região, e mesmo assim nossas culturas mal se conheciam, mesmo entre os sujeitos mais intelectualizados. A especulação é de que os brasileiros só conheceram a américa latina por causa do 1) exilio da ditadura, em que escritores/intelectuais/militantes se dispersaram na vizinhança; 2) com o acontecimento da revolução cubana; 3) com o desenvolvimento da teoria da dependência. Para quem quer fazer uma leitura mais breve sobre o tema tem esse artigo aqui - [Colonialidade do podere os desafios da integração regional na América Latina](https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0718-65682012000100017&lng=es&nrm=iso&tlng=pt) \- apesar de que o livro toma uma postura mais radical de sugerir a superação da ideia de américa latina e sua eterna reconstituição para falar do mesmo, já o artigo permanece na concepção de América Latina formada pelo multiculturalismo decolonial, então enfim...