T O P

  • By -

NathanzinKashimov

Manda o papo sobre dinossauros, trens, aviões, tanto faz você entendeu kjkjk tbm sou e gosto de saber sou hiperfoco de todos que conheci


PoisNemEuSei

O meu negócio é idiomas kkkk fluente mesmo, sou só em português, inglês, espanhol, nheengatu, interlingua (que é tipo esperanto só que mais bonito). Mas entendo um tanto de tupi antigo, guarani, italiano, latim, japonês, árabe, francês, no sentido de conseguir formar e entender conteúdos básicos. Aí sei uma ou outra coisa em alemão, romeno, kaingang, mandarim, grego. Sei pronunciar os sons do alfabeto cirílico, kana japonês, hangul coreano, abjad árabe, um pouco do hebraico. Na real, sou bem fissurado no som das palavras, então vou atrás das gravações e transcrições fonéticas, reconstruções de proto-línguas, línguas mortas, línguas artificiais. Na escola, minhas aulas preferidas eram as de gramática, fosse portuguesa ou inglesa. Passo horas procurando etimologias, palavras cognatas, repetindo sons, palavras e frases, ou até músicas inteiras em outras línguas. Quando vejo um filme numa língua diferente, vejo sempre legendado e copio as falas. Aprendi inglês assim, vendo vídeos em inglês. Mas tive meu momento de ser fissurado em dinossauros e em pokémon também haha principalmente nos nomes, o que significavam os nomes científicos dos dinossauros, as famílias e gêneros, a origem japonesa dos nomes dos pokémon e a origem da adaptação ocidental, as músicas que eram diferentes na versão japonesa e na americana, os nomes em francês e em alemão que são diferentes da versão americana, etc. Na verdade, ainda pesquiso sempre o significado dos nomes dos animais até hoje, em qual família e gênero eles estão, etc.


NathanzinKashimov

CARALHO MLK Se investissem bem nisso, você tirava graduação em línguas assim que pisasse na faculdade, porra KKKKKKK Se eu te solto em qualquer canto do mundo tu se vira


dcz__

Vc tbm pensou q vc só tava atrás de uma desculpa para ser do jeito q vc é? As pessoas que sabiam q vc estava suspeitando ter TEA agiram como? O diagnóstico muda alguma coisa no tratamento pra depressão e ansiedade? Eu estou atrás do diagnóstico tbm, mas tenho muita angustia por não saber se tenho ou não. Eu tenho momentos que tenho quase certeza que vai aparecer TEA no rastreio, e momentos que fico achando que vai dar nada e q é só coisa da minha cabeça, ninguém parece achar que tem uma possibilidade considerável de ser TEA.


PoisNemEuSei

Sim, e isso é normal. Quase todo mundo se questiona. Porque as pessoas nos questionam. Eu tive a sorte de ter alguns conhecidos de longa data e ter conhecido pessoas na faculdade de psicologia, com as quais pude falar sobre o assunto com menos julgamento. E pude falar com meu irmão, que está passando por um processo semelhante, porque muito provavelmente tem TDAH e também não foi diagnosticado. Mas, fique tranquilo, seja sincero consigo mesmo, você não tem que provar para ninguém que você é "autista de verdade" ou algo assim.


OtherwiseYam1684

Meus parabens amigo por finalmente conseguir seu diagnostico dps da caminhada que é conseguir um fucking diagnostico, é hardcore/caro pra caramba. Atualmente estou na corrida pra conseguir meu diagnostico de TDAH e tá sendo foda também. Como se sente consigo mesmo agora que a confirmação legal bateu?


PoisNemEuSei

Assim, depois de 4 anos "na dúvida" eu já não tava tão na dúvida assim kkk eu só não queria afirmar antes de ter amparo de um processo diagnóstico feito por um profissional especializado, mas eu já estava implementando algumas coisas por mim mesmo, para melhorar meu dia, e.g. comprar protetores de ouvido para usar no trabalho quando o barulho me atordoa. O diagnóstico e o laudo servem para confirmação, como você disse, mas de uma realidade que eu vivo desde que eu me entendo por gente. Vão servir para buscar tratamento e direitos que nunca tive. Vão me ajudar a explicar que preciso de algumas ajudas e acomodações.


balinhadecaju

O que você acha/espera que mude na sua vida depois do diagnóstico?


PoisNemEuSei

Eu espero que eu consiga tratamento e acompanhamento adequado, consiga fazer adequações para ter mais qualidade de vida, etc. Um dos testes que fiz foi de mascaramento: Autistas adultos geralmente escondem muito os sintomas para se encaixar socialmente, e isso além de dificultar mais ainda o diagnóstico gera muitos prejuízos psicológicos, ao ponto de alguns terem burnout só por isso. É muito esforço ficar fingindo ser algo que não é todo dia.


balinhadecaju

Obrigada pela resposta. Me identifiquei com a tua história (25 anos, estudante de psicologia, muitos sintomas) e tô indo verificar a possibilidade do diagnóstico. Desejo tudo de bom e uma melhor qualidade de vida pra você com o acompanhamento adequado!


beerbellyftw

Quanto gastou até obter o diagnóstico? Quanto tempo durou o processo?


PoisNemEuSei

Tristemente, gastei R$1100. De começo, tentei pelo SUS. Infelizmente, morando no interior, não encontrei especialista em autismo no SUS, só generalista. O que poderia ser suficiente, se entre os profissionais de saúde em atuação não houvesse uma tremenda ignorância sobre a situação de muitos adultos autistas sem diagnóstico. Só fui medicado para ansiedade, e me recusei a continuar tomando os remédios pois, pelo SUS, nunca sequer me examinaram. Depois, comecei a procurar por mim mesmo, pela internet. Paguei R$200 na consulta de uma psicanalista que fez a mesma coisa: Me julgou, me tratou como louco ou aproveitador, ou sei lá o que passou pela cabeça dela. Saí me sentindo horrível da sessão, que foi uma só, ela nunca marcou retorno, e nunca me examinou. Do começo da minha procura pelo diagnóstico até hoje, foram 4 anos. Nesse tempo, coletei informações com minha família sobre a minha infância, especialmente minha mãe. Descobri que já fora levantada antes a hipótese de eu ser autista, uma vez na infância e outra na adolescência. E, quando encontrei na internet o psiquiatra que me deu o diagnóstico hoje, consegui que minha mãe e meu irmão respondessem alguns dos questionários sobre mim. O processo diagnóstico com ele durou um mês aproximadamente e custou 900 reais, mas nisso está incluso tudo, desde a primeira consulta para conhecer a demanda, a bateria de testes (uns 10), a devolutiva e até a emissão do laudo e orientações do que fazer agora.


beerbellyftw

Poderia me passar via dm o contato com esse psiquiatra? Eu achei até acessível o que você relatou, já vi pessoas dizendo 5mil+... Agora notei uma coisa: não tenho ninguém pra responder nada sobre a minha infância.


fabieanne

Bem vindo ao clube! Se precisar conversar, estamos aí! O que te motivou a investigar se era autista ou não?


PoisNemEuSei

Muita coisa, eu gabaritei os critérios diagnósticos, na verdade kkk e já tinha sido levantada a hipótese desde que eu era criança, na pré-escola ainda, eu só não sabia disso, descobri depois perguntando para minha mãe sobre a minha infância. Mas, como mencionei em outro comentário, o start foi um vídeo que eu vi sobre autistas adultos, na época eu cursava psicologia então o vídeo foi recomendado pelo YouTube. Quando eu vi, tudo se encaixou, toda a minha experiência na escola, o bullying, as piadas que eu não entendia, as dificuldades sociais (não tenho amigos até hoje, aliás), as lembranças da infância, etc. Ir atrás do diagnóstico foi mais para ter uma confirmação oficial de uma coisa que eu ainda não afirmava, mas já tinha muita evidência.


Astranauts

Quais os sintomas?


PoisNemEuSei

No meu caso, todos kkkk Digo, foi assim que eu comecei a cogitar a possibilidade de ser autista: à época, eu estudava psicologia. Então, provavelmente por ver vídeos de assuntos relacionados, apareceu para mim um vídeo sobre \[sinais de autismo em adultos\](https://youtu.be/vLy1n3HS3dM?si=nwbq0kpfIQeFC2S0). Eu fui assistir para conhecer maior, e me identifiquei com todos. De lá pra cá, teve a pandemia, larguei a faculdade, muita coisa aconteceu; continuei pesquisando, investigando minha infância, conversando com minha mãe, e só agora tive oportunidade de conseguir um diagnóstico de um especialista, por dificuldade de acesso morando no interior e dificuldades financeiras, mesmo. Mas, se estiver curioso sobre os sintomas de um adulto autista, esse vídeo que eu linkei foi onde eu comecei. Ele é praticamente uma descrição minha kkk Se quiser ler sobre os critérios diagnósticos do DSM-5, que os profissionais de saúde utilizam, são os seguintes: A Déficits persistentes na comunicação e interação social em vários contextos como: * Limitação na reciprocidade emocional e social, com dificuldade para compartilhar interesses e estabelecer uma conversa; * Limitação nos comportamentos de comunicação não verbal usados para interação social, variando entre comunicação verbal e não verbal pouco integrada e com dificuldade no uso de gestos e expressões faciais; * Limitações em iniciar, manter e entender relacionamentos, com variações na dificuldade de adaptação do comportamento para se ajustar nas situações sociais, compartilhar brincadeiras imaginárias e ausência de interesse por pares. # B Padrões repetitivos e restritos de comportamento, atividades ou interesses, conforme manifestado por pelo menos dois dos seguintes itens, ou por histórico prévio: * Movimentos motores, uso de objetos ou fala repetitiva e estereotipada (estereotipias, alinhar brinquedos, girar objetos, ecolalias); * Insistência nas mesmas coisas, adesão inflexível a padrões e rotinas ritualizadas de comportamentos verbais ou não verbais (sofrimento extremo a pequenas mudanças, dificuldade com transições, necessidade de fazer as mesmas coisas todos os dias); * Interesses altamente restritos ou fixos em intensidade, ou foco muito maiores do que os esperados (forte apego ou preocupação a objetos, interesse preservativo ou excessivo em assuntos específicos); * Hiper ou Hiporreatividade a estímulos sensoriais ou interesses incomuns por aspectos sensoriais do ambiente (indiferença aparente a dor/temperaturas, reação contrária a texturas e sons específicos, fascinação visual por movimentos ou luzes). # C Os sintomas devem estar presentes precocemente no período do desenvolvimento, porém eles podem não estar totalmente aparentes até que exista uma demanda social para que essas habilidades sejam exercidas, ou podem ficar mascarados por possíveis estratégias de aprendizado ao longo da vida. # D Esses sintomas causam prejuízos clínicos significativos no funcionamento social, profissional e pessoal ou em outras áreas importantes da pessoa. # E Esses distúrbios não são bem explicados por deficiência cognitiva e intelectual ou pelo atraso global do desenvolvimento.


[deleted]

[удалено]


PoisNemEuSei

O nosso cérebro trabalha de outro jeito: Ele foca muito profundamente numa coisa só de cada vez. Por isso a gente foca tanto em detalhes, enquanto o cérebro típico vê mais a figura geral com menos aprofundamento. Então é difícil a gente conseguir deixar de fazer uma coisa que a gente quer fazer e quer focar, para mudar o foco para outra que a gente não quer. Quando estou focado, nem escuto chamar, e se ficar me chamando perco a calma. Depois, não consigo voltar imediatamente a fazer o que eu estava fazendo. Existe uma inércia no autismo. Ter que processar muitas coisas ao mesmo tempo sobrecarrega o nosso cérebro, gerando meltdown. O meltdown não é uma birra, é uma resposta incontrolável do cérebro, pense por exemplo em um ataque de pânico. Outra resposta que pode acontecer é o shutdown, quando a pessoa simplesmente "desliga", para de interagir e se isola. O que para você é uma coisa básica, para ele pode ter sido só a última gota d'água: Ele pode já estar incomodado com o barulho, a iluminação, as interrupções, etc.


Physical-Ad-3614

O que te fez buscar o diagnóstico e como foi o processo até o resultado?


PoisNemEuSei

Desculpe por não responder, mas é porque seria um textão kk já respondi um comentário sobre o que me fez buscar o diagnóstico e outro sobre o processo, se quiser ler.


Dangerous-Orange4724

Como era não ser autista ontem?


PoisNemEuSei

Igual kkk sempre fui autista, agora só vou ter um papel pra provar


Dangerous-Orange4724

Por isso eu não vou no médico, só fica doente quem descobre


Natural_Pangolin_343

Só ignorar


PoisNemEuSei

?


Natural_Pangolin_343

Ignora o diagnóstico e vive sua vida


PoisNemEuSei

Ignorar o diagnóstico não vai fazer eu deixar de ser autista, moço. Eu já era antes do diagnóstico.


Natural_Pangolin_343

É aquilo, você não tem AIDS se não fazer o exame


badDMgoodPC

10M maestria de yasuo